Ramon e Petkovic: Quem foi o melhor?

petkovicxramon


Ramon Menezes e Dejan Petkovic. Dois craques, dois meias ofensivos, dois ídolos do Vitória e de outras torcidas espalhadas pelo país. Estes dois atletas possuem muita coisa em comum, além da idade (36 anos). Eles são considerados os clássicos camisas 10, com boa visão de jogo, bons lançamentos, passes, condução de bola, habilidade e criatividade, ambos possuem uma linda história no Vitória.

Vamos começar por Ramon, já que ele passou aqui pela primeira vez em 1995, quando tinha 22 anos. Pet só veio em outubro de 1997 perto de completar 26 anos. Ramon foi revelado pelo Cruzeiro em 1989 e por lá ficou até 1993, quando fez sua primeira transferência para o Bahia. No tricolor ele não foi bem aproveitado e dispensado no final da temporada.

O Vitória decidiu apostar no jovem meia e colheu muitos frutos com o baixinho habilidoso. Ramon foi ganhando espaço no time aos poucos e  conquistou a torcida. Mas o ápice de sua idolatria ainda estava por vir. Em 1995 ele fez 25 gols no Campeonato Estadual, foi campeão (o primeiro da saga inédita do primeiro tricampeonato), muitos destes gols foram em clássicos Ba-Vi. No Barradão, ele raramente passava em branco e, por isso recebeu o justo apelido de Reizinho da Toca.

Ramon disputou toda a temporada de 1994 e o primeiro semestre de 95 na Toca do Leão. Seus 25 gols no Baianão de 95 despertaram o interesse do Bayer Leverkusen da Alemanha, que contratou o jogador antes do início do Campeonato Brasileiro. Ele ficou no futebol alemão até meados de 96 quando o Vasco repatriou.

ramon

No time cruz-maltino Ramon ganhou quase tudo. Foram 2 brasileiros (97 e 2000), 1 Libertadores (98), 1 mercosul (2000) e dois estaduais (98 e 2003). Sem falar de seus inúmeros gols, em especial os de bola parada – sua marca registrada.

Ele ainda passou por Atlético Mineiro, Verdy Tokyo, Fluminense, Botafogo e Atlético Paranaense. Sua melhor fase ocorreu entre 1997 a 2003. O retorno dele ao Vitória sempre foi especulado após a sua saída e somente no ano passado este sonho se concretizou.

Em seu retorno, Ramon levantou a taça de Campeão Baiano de 2008, fez gols decisivos e ainda foi o grande nome do time no primeiro turno do Brasileirão. Depois perdeu a condição de titular e seu clima com Vágner Mancini desmoronou, o que causou um racha no elenco, e entre Mancini e Ramon, a diretoria preferiu renovar com o treinador para a temporada 2009.

Ele saiu do Vitória e seguiu para o futebol turco. Depois da saída de Mancini para o Santos, o Leão abriu novamente as portas para o Reizinho. E para mostrar que sua história dentro do clube é gloriosa, ele levantou mais uma vez a taça do baianão e fez 3 gols na decisão contra o Bahia, mostrando que continua sendo carrasco do tricolor, como em 1995 e 2008.

PETKOVIC

pet e tulio

Já o gringo surgiu no Red Star da Antiga Iugoslávia e por lá levantou a taça de Campeão do mundo em 1991, quando o Red Star (ou Estrela Vermelha) surpreendeu o globo ao bater o Colo Colo do Chile, por 3×0. Pet tinha 19 anos e estava no banco de reservas.

Pet veio, do Real Madrid, ao Vitória em outubro de 97 para substituir o astro Bebeto, que tinha sido a maior contratação do Vitória naquela temporada e que preferiu voltar ao La Coruña, depois de ter escutado de Zagallo, que ele só iria para a Copa da França se saísse do Vitória, um time nordestino.

A relação de amor e idolatria da torcida com Pet foi na velocidade da luz. Em sua estreia ele marcou um golaço de falta e deu passe para o gol de Túlio Maravilha, no empate em 2×2 contra o União São João de Araras-SP.

Dejan Petkovic fez cerca de sete partidas em 97 e fez 05 gols. Uma ótima média. Todos rubronegros se encantaram com a sua qualidade técnica acompanhada da sua raça sérvia e sua disposição de sempre buscar os triunfos e, mesmo sem falar ainda o idioma, dava sinais de um futuro líder dentro do grupo, fato consumado a partir de junho de 98, quando já estava afinado com o Português e se consolidou como peça-chave da equipe.

Ídolo foi decisivo em 98 no Mineirão

Em 98 Petkovic foi vice artilheiro do Campeonato Baiano com 16 gols contra 18 de Ueslei do Bahia e vice-campeão baiano. Em termos de título, Pet só festejou o Baianão e a Copa Nordeste de 1999. Neste quesito Ramon sai na frente, sem dúvidas. No Brasileiro de 98, o sérvio foi avassalador, foram 14 gols em 21 partidas. E 14 golaços, diga-se de passagem. Ninguém esquece o que ele fez com a defesa da Portuguesa (canindé), Guarani (Barradão), Cruzeiro (Mineirão), Palmeiras, Flamengo, São Paulo, dentre outros.

1998 foi, sem dúvidas, a melhor temporada de Petkovic no futebol brasileiro. Talvez a que chegue mais perto foi a de 2001 quando ele esteve no Flamengo. Como sempre, o seu destaque despertou o interesse de todos os grandes clubes do sul e sudeste. O Cruzeiro tentou pegar ele por apenas um jogo na final do mundial de clubes contra o Borussia Dortmund, mas Paulo Carneiro rejeitou. O São Paulo chegou a oferecer os jovens promissores França e Dodô por Pet, mas novamente nossa diretoria rejeitou.

Veio 1999 e Petkovic conseguiu, enfim, ser campeão e artilheiro pelo Vitória. Foram 19 gols no Baianão daquele ano. Destaque para os 5 que ele fez contra o azulino Conquista na goleada de 7×1 na Fonte Nova e mais 3 na vitória de 5×0 contra o mesmo Conquista em Vitória da Conquista. Isto sem falar do golaço de falta em cima do goleiro Marcone, do Bahia, empatando o clássico no final da partida (1×1) na Fonte Nova.

petkovicnovitoria

Além do Baianão ainda existia a Copa do Nordeste. Em 1998 nem Pet conseguiu bater o América de Natal com Arthurzinho no comando. Mas em 99 a conquista foi  mais saborosa por ser em cima do rival, que adora ser nosso vice. Petkovic jogou a Copa do Nordeste até a segunda partida das semifinais contra o Sport.

Nas finais contra o Bahia ele não atuou por ter sido negociado para o futebol italiano (Venezzia, foi o seu destino). Coube a outro gringo, o uruguaio Hernandez, fazer os dois gols da Vitória por 2×0 no Barradão, garantindo nosso segundo título da Copa do Nordeste. Em jogos de Brasileirão, Petkovic realizou 28 jogos e fez 19 gols  (97 e 98). Depois do sucesso no Vitória, Pet brilhou no Flamengo e no Vasco e teve passagens discretas no Goiás, Fluminense e Atlético Mineiro.

Pet foi campeão carioca de 2000 e 2001 (Flamengo), Vasco (2003), Fluminense (2005) e campeão da Copa dos Campeões em 2001 pelo Flamengo. Mais uma vez Ramon em vantagem. Ramon levantou mais taças, sobretudo mais importantes das que Petkovic comemorou.

Ramon fez 325 jogos no Brasileirão e marcou 92 gols, faltando apenas mais um para aparecer na lista dos 10 maiores artilheiros da competição. Petkovic fez 190 jogos e marcou 66 gols (estatística de 2008, não tenho os dados de quantos jogos ele fez e de quantos gols ele fez pelo Atlético Mineiro ano passado).

CONCLUSÃO

Ramon, em números absolutos, foi mais vezes campeão (estadual, nacional e internacional) do que Pet, fez mais jogos e mais gols que o gringo. Porém tem quase o mesmo status no cenário nacional, ambos são muito respeitados, sobretudo pelas torcidas do Vitória, Vasco e Flamengo.

Só que Ramon aceitou reduzir consideralvemente seu salário para voltar a vestir a camisa do Vitória em 2008 e aceitou o teto salarial do leão em 2009. Já Pet, não aceitou as propostas feitas pelo Vitória entre 2004, 2005, 2007 e 2008. Ramon teve um desempenho melhor do que Pet no ano passado e não ficou seis meses sem clube, como foi o caso de Pet, que voltou ao Flamengo esta semana. O que mostra que Ramon ainda tem mais fôlego que Pet.

Mas a pergunta que não quer calar:

Quem dos dois É MELHOR? Por quem você vibrou mais com nossa camisa? Foi por Petkovic de 97 a 99 ou por Ramon em 95, 2008 e agora em 2009?

VITÓRIA SEMPRE!

79 respostas em “Ramon e Petkovic: Quem foi o melhor?

  1. Pingback: QUEM FOI MELHOR: Bebeto ou Aristizábal? « Eu Sou Vitória

  2. Respeito seu post, Fábio. Mas essa comparação remete a que um programa de esporte da tv já fez, e que não tem propósito algum.
    Os dois caras foram importantes pra nós e se o clube tiver memória, sempre os manterá como exemplos de raça e talento para o nosso Vitória.

    Abrçs!

    Relembrar a história dos ídolos (do passado ou recente), comparar estilos e mostrar cultivo de respeito e veneração a quem vestiu e se destacou por aqui é um grande propósito, meu caro.

    Curtir

  3. Fabio mano você desta vez pegou pesado!
    mas irei ficar com o Pet só porque ele fez parte do momento magico pra mim,pois foi na epoca que comecei a ir ao estadio e cara ele dava show!
    parabens pelo Post!
    qquando puder da uma visita comenta no blog co irmão caçula da turma
    https://valmerson.wordpress.com

    Curtir

  4. Fábio,

    Queria te perguntar uma coisa que não tem muito a ver com o tópico: Você não acha que a ida de Carpegiani para o Vitória não fez com que a mídia falasse do Vitória de um jeito diferente, respeitando mais? Na minha visão a mudança foi muito grande! Se fosse Ricardo Silva (apesar de eu gostar bastante do trabalho dele) acho que essa postura da mídia não seria a mesma.

    Mas o importante mesmo é que PCC não está mais inventando tanto assim. Passou a valorizar bastante a base. Eu estou gostando dessa opção dele. Sempre que a base foi valorizada fizemos grandes campanhas! Espero que o esquema de PCC se mantenha, ou pelo menos mude dentro do razoável, e que possamos fazer um grande campeonato!

    SRN!!!

    Curtir

  5. Pra quem não viu, ou não lembra, Ramón salvou o Vitória da segunda divisão ente 94/95, com gols salvadores de faltas, principalmente contra o Remo e o Bragantino, fora o que ele fez contra o Atletico-MG do canhoto Eder Aleixo..Esquecem tb que ele brocou 3 contra o Corinthians de Viola no pacaembu e foi destaque da Copa do Brasil de 95, que inclusive não foi nossa pq Ramon fez 2 gols, mas a defesa vacilou e tomou 3, em pleno barradão!…
    Ramón foi e é Rei em Bavis…Pet é excelente, mas não se compara.
    Pet foi campeão da COPA NE sem disputar as finais, e tem o título estadual de 99 pela desistênciado Bahia que já tinha ganho o primeiro Bavi.
    Ramóm foi quem mais esmagou o Bahia!

    Curtir

  6. fabio,
    vc tem acompanhado o treino do vitoria?
    porque que edson foi relacionado e não o neto berola ou robert?
    pois nem pra o banco esses jogadores foram ainda

    Curtir

  7. Da forma que está sendo feita a pergunta,até parece que os caras já se foram para o além,he,he.Mas vamos lá: Ramon quando em atividades,foi um ótimo jogador e o Pet foi um atleta diferenciado.Fico com o Pet,que na minha opinião,foi um dos maiores camisa 10 atuando no território brasileiro.
    Agora,quem foi pior? Luciano Almeida ou Thiago Gomes?Ninguêm merece!

    Curtir

  8. rpz nada a ver oque eu vou falar!
    mas o blog do globo.com ta muito fraquinho com aquela Larissa. Com todo o respeito mas ela é fraquinha. abraço

    Curtir

  9. fabio encontrei uns jogadores que poderia servi ao vitória, o atacante do figueirense, rafael coelho (artilheiro da serie b), e o lateral direito maranhão que atua no guarani, ele é extremamente ofensivo e habilidoso.

    srn

    Curtir

  10. rapaz acabei de vê na globo.com que tiago gomes está deixando o vitória, ele agora vai vestir a camisa da portuguesa..que noticia maravilhosa..essa foi pra encerrar o dia mais feliz ainda!que vá e não volte mas nunca!!

    SRNS

    Curtir

  11. Maldita Tv jahia, nem sabe dar uma informação correta, segue informação do globo.com:

    Sem acerto, Palmeiras e Vitória terão desfalques no confronto de domingo
    Marquinhos e Willians, que pertenceram aos baianos, e Washington e Willian, emprestados pelos paulistas, estão fora da partida no Palestra Itália

    GLOBOESPORTE.COM
    São Paulo
    Tamanho da letra
    A- A+
    As diretorias de Palmeiras e Vitória não chegaram a um consenso, e seus atletas que foram comprados recentemente ou emprestados ao outro clube não poderão participar da partida entre as equipes neste domingo, no Palestra Itália, pelo Campeonato Brasileiro. Desta forma, Marquinhos e Willians, que pertenceram ao time baiano no ano passado, e Washington e Willian, emprestados pelos paulistas aos nordestinos, não atuarão no confronto.

    – Não houve um acerto entre as diretorias, então fica como está – disse Vanderlei Luxemburgo.

    Marquinhos dificilmente jogaria contra os baianos, mesmo se houvesse um acerto entre as diretorias. Na tarde desta sexta-feira, o atacante queixou-se de dores na parede abdominal e, segundo o departamento médico palmeirense, o atleta será melhor avaliado para saber se há alguma ligação com a operação que o jogador foi submetido no começo do ano, quando foi detectada uma hérnia inguinal.

    – Vamos examinar e ver se não há alguma associação com o outro problema que ele teve – disse Vinícius Martins, médico do clube.

    Curtir

  12. O efeito suspensivo de Neto foi negado por conta disso vamos de Roger daqui pra frente… Boa sorte e que ele consiga se firmar de vez como nosso atacante!

    Ouvi no BATV que William foi liberado pelo palmeiras, mas como não treinou não iria jogar… Só pode ser piada né?? Isso não pode ser verdade… Se for, é mais uma prova de incompetência da nossa diretoria, pois brigamos para liberar o cara, conseguimos e ele não vai jogar?? Quer dizer que demos um tiro no pé, pois liberamos Marquinhos e Willians Santana para jogar pelo palmeiras e nem vamos usar Wllians??? Brincadeira de mau gosto, nem vou acreditar nisso!

    Curtir

      • não é o caso do treinador não querer escalar
        a diretoria do vitoria achou que estaria perdendo nessa
        pois willians santana e marquinho são sempre aproveitados e pode mudar o jogo
        já o vitoria só poderia contar com willian
        achei correto a decisão da diretoria

        Curtir

  13. E SOBRE CONTRATAÇOES… LI NA INTERNET, QUE OQUE DIFICULTA A VINDA DO PEREA AO LEAO, É O SALARIO DE CERCA DE 100MIL/MES

    AH, COMO EU QUERIA QUE O ESPIRITO DE FLORENTINO PEREZ(PRESIDENTE DO REAL MADRID) BAIXASSE NA DIRETORIA DO LEAO. UM DIA QUEM SABE, NÉ AMIGOS?

    Curtir

  14. ROBERTO MORAIS E EVERTON

    TAMBÉM CONCORDO COM VCS DOIS, PRA MIM O BEBETO É MUQUIRANA SAFADO, ESSE SIM, SÓ QUERIA SABER DE DINHEIRO MSM, EU LEMBRO Q NA VINDA DO PET, A DIRETORIA TENTAVA SEGURALO N LEAO, MAIS ELE BATIA O PÉ Q NAO QRIA FICAR, HOUVE UMA ENQUETE NA TV, EM QUE OS REPORTERS IAM AS RUAS SABER SOBRE ISSO, ENTÃO TODOS RESPONDIAM: SE ELE NAO QR FICAR, Q A DIRETORIA O DISPENSE MESMO, MELHOR ELE IR DOQUE FICAR INSATISFEITO NO VITORIA, ENTAO VEIO O GRINGO, E ARREBENTOU!!!!!

    O BEBETO É UM FALSO, INGRATO, ASSIM COMO ESSE VAMPETA E O EDILSON Q JUNTO COM PAULO CESAR CARNEIRO EM 2004 FUDERAM O LEAO

    Curtir

  15. BLZ MEU BROTHER!

    CARA É O SEGUINTE, EU VOU FECHAR NESSA PARADA COM O PET, PRA MIM NAO TEM PRA NIGUEM, EU ADMIRO ESSE JOGADOR PELO Q VI ELE FAZER NO VITÓRIA, EU ACHO Q ACONTECEU O SEGUINTE, O VITORIA O PROJETOU AO CENARIO BRASILEIRO, MAS ELE TBM FEZ O VITORIA, MAIS COMENTADO NAQUELA ÉPOCA, O CARA ESTRAÇALHOU NO LEAO! SÓ FALTAVA ELE BATER ESCANTEIO E CORRER PRA AREA PRA CABECEAR,SEM FALAR Q EU SEMPRE OUVI PET DECLARAR Q É TORCEDOR DO VITORIA, NAO ESQUEÇO QNDO O VITORIA CAIU Á TERCEIRA DIVISAO, PET ENTÃO NO FLUMINENSE, EM ENTREVISTA AO SPORTV, SE DISSE MUITO TRISTE O OQ TINHA CABADO DE ACONTECER, A QUEDA DO LEAO PRA TERCEIRONA, E VI REALMENTE TRISTEZA NO GRINGO, VI SINCERIDADE NELE, AGORA ELE TEM ESSE LADO MESMO, NAO ACEITA REDUÇAO NO SALARIO DELE NAO, SEMPRE FOI ASSIM POR ONDE PASSOU, BEM COMO DIZ MINHA MAE… “NIGUEM É TÃO BOM Q NAO TENHA DEFEITO”

    Curtir

  16. fabio eu estava vendo em alguns sites sobre a negociação de perea com o vitória, e todos falavam que a negociação num vai seguir adiante por um simples motivo: a politica salarial adotada pelo rubro negro, porque o salario dele é alto demias, oque voce acha fabio?.
    Fiquei sabendo do interesse do vitoria por dinei, me explique ai que eu não consseguir acha informações na net por favor.

    srn

    Curtir

  17. Senhores, O SMV está com 6.262 associados… Vamos conversar com nossos coligados e parentes para fazerem o SMV… É muito mais prático pagar 25 reais por mês e ter direito à arquibancada do que pagar 20 reais em cada jogo no barradão (Em um mês você gasta pelo menos uns 60 reais por três jogos)… Vamos apoiar nosso time e ajudá-lo a crescer!

    UMBORA BITÓRIA CARAJOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  18. se vc perguntar quem joga mais em modo geral eu preferia pet, mas o quisito é quem jogou mais em nosso leao (idolo) sem duvida Ramom, se não fossem ele, agente talvez não eram campeão estadual em 95,2008 e 2009.

    Curtir

  19. Pet nunca me fez passar raiva nem nunca criou (que eu saiba) rachas na equipe, dentro do vitória pra mim os dois tem o mesmo valor. Porém ficom com pet por sua personalidade. Acho Ramon muito “tirado”.

    Curtir

  20. pet é melhor q Ramom mais os dois serão inesqueciveis na história do leão.
    Agora veja como são as coisas naquele tempo a gente contratava jogador do Real Madri hoje contratamos do souza rsrsrs.

    Curtir

  21. É Fabinho fico dividido nessa…
    Gosto muito dos dois… apesar de Pet ter voltado pro Flamengo e Ramon fazendo as besteiras dele em campo…
    Mas sempre serão bem lembrados…
    Espero que Ramon volte a jogar bem que nós sabemos que ele tem muito futebol pra render e que Pet um dia ainda volte pro Vitória e jogue muito bem… pra o fascinio da torcida… que de acordo com ele… ele torce pro Vitória.
    Abraços Fabinho…
    Muito bom Tópico.
    =D

    Curtir

  22. Grande Fabio! Ramon joga muito, porém Pet mora no meu coração e no da galera Rubro-negra pois o futebol dele encanta e dá gosto de ver.

    Vitória sempre

    Curtir

  23. PZ QUE ENQUETE DIFICIL DE RESPONDER, MAS VOTO EM PET….EA MUITO LINDO VER PET JOGAR….TINHA MUITA HABILIDADE, RAÇA, E AGILIDADE…..ABRAÇOS

    Curtir

  24. na minha opinião o melhor foi e continua sendo Ramon cara ele mantem media de jogos coisa que pet nao faz a um bom tempo mas respeito ele foi um otimo jogador que passou por aki so que eu prefiro o reizinho e bebeto foi um dos maiores safado que ja passou pelo vitoria

    Curtir

    • Concordo planamente Everton, Bebeto é um safado.
      Eu não considero ele ídolo do Vitória como já vi em um comentário aqui, ele gosta tanto daqui que disse tinha vergonha de ser baiano, aliás não é só ele que é assim não, muitos que já passaram por aqui e cresceram profissionalmente utilizando as estruturas do Leão hoje em dia quando são entrevistados em qualquer programa nem lembram que o Vitória existe, Vampeta por exemplo, disse em um programa, acho que foi no 3º tempo, que era corintiano.
      No dia em que o Vitória ganhar um título de maior expressão tenho certeza de que vai aparecer gente que jogou aqui que nunca se disseram torcedores do Leão na mídia de lá só para aparecer, seu Bebeto será um deles.
      SRNS.

      Curtir

  25. Sou vitória não,mas comparar PET com Ramon é comparar Neto ((campeonato) baiano com Ronaldo Fenomeno!
    Pet é craque,Ramon é bom jogador!

    Curtir

  26. Como bem já falaram, Pet teve mais expressão nacional, era sempre elogiado na imprensa nacional e chegou a ser comentado na PLACAR!!! Isso mesmo, aquela publicação do eixo do mal, onde só se fala de times do sudeste, teve de se render ao bom futebol do gringo… Por isso fico com o gringo, que jogou muito na época do Vitória. Bom, alguem tem mais alguma notícia sobre a mudança da nossa “pseudo” fornecedora de material esportivo? Realmente a famigerada Champs será enviada para o ostracismo do futebol brasileiro e a Joma irá fornecer o nosso futuro manto? Quem souber alguma coisa, fala aí. CHAMPS JAMAIS!!!!!

    Curtir

    • sanches,
      pelas as informações que tenho a CHAMPS vai ficar até o final da temporada
      pois Alexi Portela falou que está satisfeito com ela,o pagamento vem se cumprindo e os materiais já foram todos entregue

      Curtir

      • Infelizmente… pois então seguirei até o final da temporada sem comprar o manto do nosso estimado clube, pois enquanto a Champs for a fornecedora e não respeitar o nosso time (camisas mais bonitas, qualidade melhor e preço justo) não irei dar um centavo para essa empresa safada. Jah estava colocando em meu orçamento desse mês a compra das futuras camisas do Vitória confeccionadas pela Joma…

        Curtir

  27. Tá de sacanagem, Fabinho?

    Pet tem amor de verdadepelo Vitória. Quisvoltar aoclube em 2007, 2008 e 2009, só que marcou 5 reuniões com Jorge Sampaio, e “tomou bolo” em todas….

    Ramon é um velho inútil, que deu muita sorte de encontrar um defunto de três cores para o consagrar, que se acha maior que o Vitória, só está aqui pois não encontra quem o queira, que ano passado quando foi pra reserva criou tumulto e ambiente ruim no clube indo na rádio do boca grande que só fala bobagem se dizer injustiçado….

    Ramon é um lixo xomo jogador (nos dias de hoje) e como ser humano

    PETKOVIC É FODA !!! A torcida queimando a bandeira dos EUA, e o gringo metendo duas caixas no Palmeiras…

    Não dá pra comparar….

    Curtir

  28. PET é melhor do que RAMOM.
    PET é um dos jogadores mais inteligentes e técnicos que eu vi jogar.
    RAMOM também foi muito bom, mas não chega nem perto do GRINGO!

    Curtir

  29. Pet , sem duvida rapaz eu lembro que toda vez que tinha uma falta no videogame eu gritava partiu pet pra cobrança e saco goooooooooool pet pet eu ate dei uma grana para aquela conta que Paulo Sacana Carneiro inventou o “Fica Pet” tempos bons aqueles ele realmente e o simbolo rubro-negro ate hj ele diz que vai voltar ….

    Curtir

  30. Eu era moleque quando o Ramon jogou em 95.
    Enquanto ao Pet tenho boas lembranças.

    Hoje em dia (para vestir a camisa do leao, ano 2009) prefiro Ramom.
    Mas respeito e gosto muito do Pet

    Curtir

  31. E ai meu velho!!! Estou bem parceiro!!!! Morando e trabalhando em MG e acompanhando mesmo de longe o nosso Vitória.

    Vou passar a ir uma vez por mês em salvador agora. Vou marcar para ir num jogo do Vitória pois sinto muita falta!!!!!

    Quando chegar ai marcamos p colocar as resenhas em dia!!!!

    SRN meu amigo!!!

    Curtir

  32. Eu sou muito suspeito para falar… Para mim Pet sem dúvidas… Fui a primeira vez a um estádio de futebol em 09/04/1999 pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. O jogo foi na Fonte Nova.
    Só assistia jogos da seleção brasileira, mas em 1992, quando tinha apenas 10 anos por livre e espontânea vontade começei a torcer para o Vitória… não era um aficcionado, mas gostava sempre que possível de acompanhar os jogos pela tv e noticiário. Só fui ao estádio em 1999 primeiro porque não morava tão perto de Salvador… Morava em Mata de São João, meu pai não gostava de futebol e odiava estádios… a única vez que ele foi, foi na inalguração da fonte nova, e disse que teve muita comfusão… Quem me levou para o estádio foi o pai de um amigo meu, que era amigo de meu pai… por isso ele deixou eu ir.
    E o que tem haver com minha preferência por Pet como melhor de todos os jogadores que já passaram pelo Vitória? Bem naquele jogo o Vitória enfrentava mais uma vez o poderoso Palmeiras na fonte nova… e o time levou logo dois gols…
    A primeira coisa que percebi é que todas as emoções dentro de um estádio são muito mais intensas… a alegria é muito maior… mas a triteza também.
    Mas não tinha nada perdido. Pet cobrou falta da intermediária!!! e GOLAÇO!!! Fiquei muiiito eufórico. E toda maça rubro-negra também…
    Mas o jogo não era nada fácil. O Vitória buscava reverter o placar… de repente escanteio… Pet cobra e faz UM GOL OLÍMPICO!!! a fonte nova parecia que ia cair!!!!!!!!!!! Fantástico jogo… Palmeiras 2… Pet 2!!!
    A partir daí sempre frequentei os estádios, e frequento sempre que posso.
    É isso! Aquele dia foi INESQUECÍVEL. Tudo graças a pelo almenos para mim… o Maior Ídolo e Jogador do Vitória de todos os tempos.
    O curiso é que meu amigo disse depois do segundo gol de Pet… -Rapaz nunca vi um jogador do Vitória fazer gol olímpico… Será que ele foi o primeiro?

    E isso foi em cima do todo poderoso Veloso…

    Pet um abração!

    Curtir

    • Outro dado importante… sabia que foi jogando no Vitória que Per fez o maior número de gols atuando por um clube de futebol do Brasil? Foram 24 Gols em 38 jogos, média fantástica para um meia!!!
      Segue tirado do futpedia…

      Petkovic

      times que defendeu
      J V E D GF
      Vasco 56 21 13 22 20
      Flamengo 55 19 13 23 21
      Fluminense 47 22 14 11 15
      Vitória 38 18 6 14 24
      Atlético-MG 31 11 10 10 5
      Santos 21 12 2 7 1
      Goiás 4 1 1 2 0

      Curtir

  33. Fábio pra mim Petkovic foi o maior jogador que nosso Rubro-Negro teve na era do Barradão , sensacional e letal .
    Menção honrrosa para Adoilson e Ramon também sensacionais porém o Pet pra mim foi o melhor.
    Abraços

    Curtir

  34. eu prefiro o gringo, que me enchia de orgulho ao chama-lo de petbull na escola ,era uma epoca que eu tirava a maior onda com os bahbahcas.
    mas porque nao celebrarmos os dois? afinal somos carentes de idolos e temos que celebra-los pelo que fizeram assim como ricky,flavio,vanderson,dão,dida e tantos outros.SRN

    Curtir

  35. Parabéns Fábio!texto brilhate,facilidade com que escreve,meu rei quem perdeu foi G1 coma sua saida e o vitória pagou o pato.continue assim,lá para atualizar e fogo.mas deixando isso de lado.o melhor foi Ramon!

    VITÓRIA SEMPRE!CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

    Curtir

    • É mesmo, lá demora para atualizar e a blogueira não tá nem aí para responder as perguntas, esse blog dá de 1000 a 0 no de lah.
      Continue assim fabão.

      Curtir

  36. Entre Ramon e Pet não escolho nenhum dos dois, ora onde já se viu esse negócio de ficar qual melhor homem?
    Rsrsrs…
    Brincadeiras a parte, voto nos dois, acho que cada um teve sua importância no clube.

    Agora Fábio, você disse que Ramon fez mais gols que Pet, mas segundo os dados informados por você se fizermos um calculo a nível de proporção, veremos que Ramon ficaria com uma média de 0,28 gols por partida, enquanto Pet 0,35 gols por partida, sendo assim o gringo teve um aproveitamento melhor.
    SRNS.

    Curtir

  37. Pet, com certeza! Sempre, desde pequena, fui apaixonada pelo Vitória, e pelo Pet (mesmo tendo só 6 anos na época, minha mãe sempre gostou dele, e eu segui os passos, e não me arrependo). Ele foi pro Flamengo, pro Atlético-MG, e eu sempre o quis de volta… Mas não veio, mesmo assim continuo a torcer pra que tudo dê certo pra ele!

    Curtir

  38. Sou torcedor do Galo mais famoso do mundo. Minha opinião, o Pet acho que é mais jogador, com uma visão maior de jogo, mais habilidade, com bola no pé. Porém sua passagem aqui pelo Atletico-MG foi muito apagada, com algumas contusões que o deixou de fora por muito tempo. Já o Ramon, acho um bom jogador, que se movimenta bastante, com ou sem a bola.
    Abraços ao pessoal aí da Bahia.
    Alessandro – Galo forte e vingador.

    Curtir

  39. Eu gosto do dois, mas o que vi o Pet fazer, jamais esquecerei. E apesar dos números, eu acho que Pet foi mais decisivo em alguns jogos.
    Mas se fosse pra escolher um dos dois hoje, eu prefiro o Ramon.
    Portanto, meu voto final acaba sendo um empate, ehehehehe.

    Abraços 😀

    Curtir

  40. Rapaz Pet fez escolinha no Vitória, na epoca em que esteve aki tinhamos muitos batedores de falta e todos eles se espelhavam em pet. Todas as vezes em que ele pegava de frente pro gol era 99% gol, a torcida já comemorava, escanteios então nem se fala foi muitos gols olimpicos e ele fez, arrancadas. Resumindo Pet era um monstro transvestido de rubronegro.

    O Reizinho mereçe o busto no barradão também mais.

    Curtir

    • Cara, eu ouvi ontem na radio que Dinei vem casar aki no brasil e o vitoria vai tentar a negociação.
      A respeito de Perea, eu assisti hj no globoesporte que o Vitória está negociando com o jogador. Espero q as negociações se concretizem.

      Curtir

  41. Mas Petkovic teve mais EXPRESSÃO NACIONAL.

    Me lembro q Ramon matava a pau, contra União São João, Bagay, Juventude, Portuguesa e outros desse calibre, mas quando o jogo era contra times MAIORES, ele se escondia.

    E na volta de Ramon em 2008, com os acontecimentos… ele CAIU MUITO, no meu conceito de Idolo e ainda hj está em declínio, de sua imagem.

    Petkovic teve mais repercussão, dava show contra os GRANDES, até mesmo na casa dos adversários ele mostrava bom futebol.

    Eu ñ tenho lembranças do Vitória antes de 1988-1990 até o atual, meu avô me contava q com 3 anos ele ja em levava a Fonte… e ñ me lembro, de ter visto um jogador como Dejan Petkovic em TECNICA.

    Foi um craque e um belo profissional!

    DEJAN PEKOVIC, sem duvidas!

    Curtir

  42. Bom resumo Fábio, também acho que cada um teve seu tempo no Vitória, sem dúvida os dois são ídolos da torcida, Não tenho como escolher o melhor, mas eu tenho mais lembranças de Pet do que Ramon.

    SRN

    Curtir

  43. Rapaz, eu acho que pela carreira Ramom foi melhor, mas se pudesse escolher um dos dois no melhor de sua forma hoje no Vitória, ficaria com o brilhantismo, raça e mágica de Pet… Esse cara é bala de matar bandido… Ele carregou o nosso time nas costas várias vezes e fazia gols e jogadas sensacionais!!! Por afinidade escolheria Pet, mas Ramom é monstro tb!!!

    Mas voltando a realidade eu queria era Dinei de volta!

    Curtir

  44. Galera, criei a liga do nosso blog no cartola fc…É só procurar a Liga Fabioblog e mandar as inscrições. Se apressem para montar seus times. O mercado fecha hoje às 19h Hoje tem dois jogos do Brasileirão. Santo André x Santos e Gremio e Nautico.

    Curtir

  45. Fabio, o Vitoria está tentando contratar Dinei, e eu ouvi hoje no globo esporte que está também tentando trazer o colombiano Perea. eu acho uma boa, não sei se vc lembra, ano passado eu até citei Perea para o vitoria e parece que vc tb gostou do jogador, apesar de ser caro, mas hj eu ouvi q as negociações estão adiantadas, comente por favor.

    Se for confirmada a contratação será muito boa.

    Curtir

  46. Os dois são grandes gênios e grandes jogadores, eu gosto de ambos os jogadores, mas fico com pet, só pq ramon ganhou mais titulos não ker dizer q pet fica para trás, ramon é um idolo no vitoria assim como pet, mas encaro pet como o maior idolo da história do vitoria, e não venham com bebeto, aquele sujeito nojento que nem gosta da bahia e nem pro vitoria torce. 100% Petkovic.

    Curtir

  47. Dois grandes ídolos do nosso clube. Gosto muito do Ramon, mas prefiro o Pet, pois ele era desconhecido e nós que o troxemos para o futebol brasileiro. Liguei muito pro Disk pet! Minha mãe quase me matava pois era ainda muito novo e ela que pagava as contas(como paga ainda), talvez até por frequentar mais o estádio na época do pet tinha 10 anos e na 1º temporada tinha apenas 8. Belo texto Fábio, parabéns!

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.