PRELEÇÃO| Náutico X Vitória

1x0 Náutico, Aflitos, 2008.

1x0 Náutico, Aflitos, 2008.

Hoje é dia de clássico nordestino no Campeonato Brasileiro. De um lado estará o melhor time da região que briga para recuperar a 3ª posição e do outro estará um time em crise, na 20ª posição, que não vence há 7 rodadas e que já está com o seu terceiro técnico no Brasileirão (começou com Waldermar Lemos, depois veio Márcio Bittencourt e agora Geninho, recém contratado pelo time alvirrubro).

Em extremos

Vitória e Náutico se encontram em pontos opostos da tabela, mas nem por isso o jogo será barbada para o Rubronegro. Mesmo colecionando fracassos dentro do caldeirão do Eládio de Barros (Aflitos), o time timbu é forte em seus domínios. Talvez a crise interna entre jogadores e dirigentes esteja causando tanto prejuízo ao timbu dentro das 4 linhas, principalmente em seu mando de campo, onde quase sempre consegue bons resultados.

A polêmica gerada por declarações de Márcio Bittencourt à imprensa de que o Náutico tem um elenco fraco e sem condições de disputar a primeira divisão afetou a todos no clube e com certeza, os jogadores irão se unir em torno disso para “calar” o antigo treinador que foi dispensado depois da derrota por 4×1 para o Palmeiras. Por isso, os jogadores do Leão não podem achar que vencerão na hora que quiserem e nem subestimar o Timbu.

Retrospecto

Em Campeonatos Brasileiros as duas equipes se enfrentaram 14 vezes e a vantagem é do Vitória, que venceu 7 vezes, empatou duas e perdeu 5 vezes para o alvirrubro pernambucano. Nestes 14 jogos, o Leão marcou 19 gols contra 14 do Náutico. Nos dois últimos encontros os mandantes se deram bem. Na Toca do Leão, o Vitória venceu por 2×0 e nos Aflitos, o timbu venceu por 1×0, naquele polêmico jogo marcado por intimidação policial e arbitragem caseira.

Quem pode desequilibrar

Como qualquer clássico há a expectativa de ambas torcidas em ver seus ídolos se destacando. Os atuais xodós do time pernambucano são os rápidos e artilheiros atacantes Gilmar e Carlinhos Bala, além do goleiro Eduardo, que completa na noite de hoje a sua 150ª aparição com a camisa do Náutico. Pelo lado rubronegro existe um futuro ídolo chamado Roger, autor de 7 gols nas últimas 5 partidas, além do paredão Viáfara, o lateral Leandro e os meias Willian e Leandro Domingues.

Gilmar é formado pela Divisão de Base do Leão e vive a melhor fase de sua carreira. No Vitória ele foi tricampeão baiano e esteve na artilharia do Leão em 2003, 2004 e 2005. Porém, a sua fase de gols era restrita ao estadual. Em Brasileirões ele penava para balançar as redes, por isso o Vitória não fez tanto esforço em ficar com o jogador e o negociou para empresários que colocaram ele no Santos, no futebol japonês e  no Náutico, desde 2008.

Carlinhos Bala todos conhecem. Jogador de muito nome e respeito pelo Trio de Ferro de Pernambuco. Foi artilheiro e ídolo no Santa Cruz e Sport (onde foi campeão da Copa do Brasil) e vem ganhando respeito também no Clube Náutico Capibaribe. Sem qualquer ponta de dúvida, o técnico Paulo César Carpegiani orientou o nosso sistema defensivo para estar atento às constantes movimentações destes dois velozes jogadores, que são os pontos fortes do Timbu.

Características do adversário / Pontos Fortes e Fracos

Se o ataque do Náutico é perigoso, em compensação, a zaga e os volantes deles são irregulares e violentos. Quando a zaga é composta por Negretti, Gladstone e Asprilla, os atacantes adversários têm que colocar caneleira de Adamantium, importada do Mundo dos X-Men.

Além disso, o fator psicológico no clube pernambucano vai de mal a pior. Existem boatos de que o grupo está rachado e que a diretoria está perdida sobre como contornar isso, além de estar tendo dificuldades para contratar novos atletas para reforçar o elenco.

Tática de jogo / Avaliação

Geninho ousou em sua primeira escalação no comando do Timbu.  O alvirrubro entrará em campo num atrevido 3-4-3:

Eduardo, Vágner Silva, Gladstone e Galiardo; Douglas Maia, Johnny, Aílton e Anderson Santana; Carlinhos Bala, Gilmar e Márcio Barros.

Tudo isso para quebrar a sequência de empates e derrotas na competição. Mas o Vitória tem totais condições de aproveitar o desespero do adversário. Confio no poder de marcação do trio de zaga para combater o trio de ataque pernambucano, apesar dos desfalques nos volantes. Mas Magal e Carlos Alberto deixaram boa impressão contra o Santos e podem repetir a boa atuação contra o Náutico.

Do nosso lado, há também a preocupação em voltar a vencer fora de casa. O leão só conseguiu isso na estreia contra o Atlético Paranaensee  ficou no “quase” contra Inter, Palmeiras e Flamengo. Carpê não alivia depois que mudou o discurso de coitadinho para ser de fato a “surpresa” do ano, e exige o mesmo empenho de triunfo para o time nos confrontos fora de casa. Para tentar acabar com o “quase”, PCC escalou o seguinte time para o jogo:

Viáfara, Wallace, Victor e Anderson; Adriano (Nino), Magal, Carlos Alberto, Leandro Domingues e Leandrinho; Willian e Roger.

Willian, que jogou no Náutico em 2008, enfrentará seu ex-time neste ano justamente no momento que retoma a boa fase vivida no Timbu. Quase dispensado, o meia ganhou apoio de Carpegiani assim que chegou no clube, tirando-o do G2. Depois de várias partidas horríveis no Baianão, Willian já tem duas boas exibições consecutivas (Gremio e Santos) e a expectativa é de mais uma partida boa deste bom jogador e se possível que tenha outro gol dele ou assistências.

Não se esqueça torcedor: Seja no rádio, no Pay-per-View da Sky ou nos Aflitos, a torcida rubronegra tem que estar mandando sua energia positiva para mais um triunfo a partir das 21h de hoje.

AVANTE LEÃO!

PS: A partir desta semana, toda véspera ou no dia de jogo terá a coluna “Preleção”, em que falarei dos momentos das duas equipes, ídolos atuais, confrontos diretos e formações táticas.

Anúncios

28 respostas em “PRELEÇÃO| Náutico X Vitória

  1. Até agora tô tentando ver como o juiz achou esse penalti. O pior foi o que saiu no Globo.com: “Wallace entrou com violência em Anderson Lessa, dentro da área baiana, e o árbitro Paulo Cesar Oliveira assinalou pênalti e expulsou o zagueiro do Vitória”. Alguém conseguiu ver essa entrada???

    Estamos sem os 3 zagueiros pra domingo, quero ver como vamos nos virar…

    Curtir

  2. Saímos dos aflitos com mt mais coisa para lamentar do que comemorar:

    1- Perdemos dois pontos preciosos e tidos como certos.
    2- Perdemos nossos três zagueiros para a partida mais importante do ano até agora…
    3- Se Leandro Domingues tivesse o aproveit$amento de Roger no jogo, estaríamos com mais uma vitória fora de casa…
    4 – Postura recuada do time no segundo tempo, pois depois que levamos o gol e ficamos com 10 jogadores voltamos a tocar a bola e municiar mais Leandrinho (esse é um caso diferenciado que vou falar depois)…
    5 – Que penalti foi aquele? Que falta e cartão foi aquele para Anderson Martins?
    6- Outros que a raiva não me deixa lembrar no momento…

    Pontos Positivos:

    1- Leandrinho joga muitoooooo… O cara carregou as jogadas do time e foi o mai consciente depois que o jogo complicou…
    2- Magal jogou muita bola também!
    3- Mais um gol de Roger
    4- Belo primeiro tempo do time, tocando a bola, criando chances e não tomando nenhum susto ou perigo de gol do naútico!

    O que fica desta quinta amarga é a dúvida e o medo para o jogo de domingo contra o lider e embalado galo… Vai ser duro, vai ser no sufoco e sem o apoio incondicional da torcida lotando o estádio e empurrando o time será ainda mais complicado…

    Eu não sei o que PCC fará, mas que o nosso esquema defensivo estará fragilizado no domingo isso é certeza! Nem sei se Marco Aurélio já pode jogar…

    Curtir

    • Segundo entrevista do médico do Vitória, na rádio Metrópole, MA não tem condições, a previsão é de que só possa trabalhar com bola a partir de segunda-feira.
      Desgraça pouca é bobagem!

      SRN

      Curtir

  3. Que raiva do caralho… era pra no ano passado o Vitória abrir as pernas contra o Vasco pra essa desgraça desse timeco de quinta categoria cair…
    pdp´s.
    Todo jogo é isso… caralho.

    Curtir

  4. Eta nervosismo da porraaaa… Vou agora para casa de um tio meu assistir a este clássico… Temos obrigação de vencer, mas estou com medo deste jogo… São desfalques importantes e duas icógnitas no time: Adriano e C. Alberto… Mas por falta de torcida não perderemos este jogo, a bahia toda e uma banda de sergipe estão se preparando par ver mais um show do melhor do nordeste!!!!!!! Umbora pra cima deles leão!! Com fé em deus, Nautico 0x2 VI-TÓ-RIAAAAAAAA!!!!!!!

    Curtir

  5. Otima noticia, vamos rezar que vai dar tudo certo Fábio, pelo menos capacidade vc tem de sobra!!! suuuuuuuuuuuuuuuuuucesso Fábio

    Curtir

  6. para mim é uma honra tremenda já que considero você e o Franciel como os melhores blogueiros esportivos do Brasil(é claro que tem o agravante de serem Vitória), mas sem duvida a qualidade dos textos de ambos é o grande motivo da minha admiração, e é logico que me espelho muito no seu estilo de cobertura das noticias do Leão , e fico encantado com a criatividade inigualavel de seu Francis…

    SRN.

    http://valmerson.wordpress.com

    Curtir

  7. Rapaz, vou tá na faculdade a noite, acho que não terei clima nenhum pra aula, em pensar que o maior do Nordeste estará jogando e eu assistindo aula de Contabilidade Gonernamental(Argh), não sei se vou suportar não, meu pensamento estará no jogo, e acredito sim na Vitória do nosso time, 1×0 pra min já basta!
    Abraços e boa sorte com o emprego na Nova Salvador!

    Curtir

  8. Temos que vencer esse jogo para quem sabe poder disputar a liderança domingo.
    Acho que vamos vencer, não sou muito de chutar placar mais ai vai:
    2 x 1.
    SRNS.

    Curtir

  9. fábio,
    2×1 hj com roger brocando e me calando.
    Quem vem pra recife? Vou está lá nos Aflitos.
    UMBORA VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  10. NADSON destruiu a carreira dele.
    SE queimou totalmente com a torcida Rubro-negra.
    Nunca mais kero ver esse jogadorzinho no meu Vitória.
    Ataque da cachaça no Jahia.

    Já vieram diversos jogadores do Jahia pro Leão que não deram certo; mas bem que a DIRETORIA poderia envolver Rogério(jahia) na negociação. Ele é bom jogador e sabe atuar na zaga e de volante. O Leão tá precisando de um jogador experiente com esse perfil. O que acha? Falei besteira?

    Acho Rogério jogador de Série B pra baixo. Não somaria nada ao Vitória. Eu penso em jogadores do naipe de Daniel Paulista, Radamés, Ramalho (Goiás) pra cima.

    Curtir

    • Oi Fiuza,concordo com tudo , exceto por rogério ele é um jogador mediano pra baixo e olhe lá..
      temos bida, ueliton,vanderson,magal, todos eles cem vezes melhor que rogério..

      abraços

      Curtir

  11. Excelente iniciativa Fabão como sempre saindo na frente no quisito informações, essa preleção ajuda a nós nos situramos a respeito dos nossos adversarios. Quanto ao jogo estou muito confiante pois o vitoria impondo o seu ritmo da forma como está jogando vai ser marmelada, minha analise é que realmente o nautico é muito fraco a zaga muito violenta onde o destaque deles é o goleiro no meio de campo jogadores de muito pouca criatividade é tanto que genino com sua experiencia futebolistica detectou esse problema e vai colocar 3 atacantes, falando no ataque tanto gilmar como carlinhos bala são jogadores velozes mas não são goleadores nesse ponto eu fico um pouco preocupado a respeito da nossa zaga, ela tera que está 100% ligada com os avanços desses jogadores, onde eles aproveitam a velocidade para minar a zaga com cartões e conseguir faltas proximo da area. Meu placar é 3×1 dois de roger e 1 de victor ramos.

    Curtir

  12. Galera. Estou organizando e dinamizando mais o blog. Confiram que separei os links ao lado, coloquei outros, sobretudo os dos blogueiros oficiais da globo/sportv que eu mais gosto. Além de colocar o link do TOP BLOG para voces continuarem votando no blog no concurso que estou participando.

    Curtir

  13. Fábio,

    Muito boa a sua análise! Acho que o respeito ao time do Náutico é fundamental. Eles nos Aflitos são muito fortes, principalmente com o apoio da torcida. O Vitória tem que jogar com seriedade que aí com certeza sairá vencedor!

    Li no futebolbaiano.net que Nino seria a opção para a lateral, e não Adriano. Espero que seja isso mesmo! Tomara que Nino tenha mostrado nos treinamentos que aguenta o tranco e possa jogar muito bem hoje a noite.

    Quanto à sugestão do savio, seria legal mesmo ter alguém do Vitória respondendo a essas perguntas. Não sei se você teria disponibilidade, mas seria legal ouvir uma palavra da diretoria sobre isso.

    Recentemente o leaodabarra.com publicou uma entrevista legal com Alexi Portela. Como você participa do site, não seria uma hora legal de incentivar uma nova entrevista com alguém da diretoria?

    SRNs!!!

    Curtir

  14. Texto ótimo, coluna ótima essa preleção. Só tem um detalhe, o Nautico trocou de técnico 2 veses, e não 3 como você falou, pois Waldemar começou o campeonato.
    De fato não tem jogo fácil na 1ª divisão… mas o Leão tem totais condições de brocar em mais esse jogo, e voltar pra casa com mais 3 pontos pra pegar o Atletico e brocar também.

    Curtir

  15. Fábio,

    uma informação que talvez você não saiba. Não é só a SKY que transmite o brasileiro.

    Há agora também uma nova opção que é a Via Embratel, tv por assinatura no mesmo esquema da sky, só que um pouco mais barata, a qual eu assino e assisto todos os jogos do Vitória, também pelo PFC.

    Dia de jogo aqui em casa é lotação esgotada, chegando a ter de 10 a 12 rubro-negros assitindo o jogo, e eu moro em Maraú, uma cidade pequena, mas que tem vários rubro-negros fanáticos, sendo a 2a maior torcida da cidade, só inferior a do flamengo.

    Mas voltando ao jogo espero um grande triunfo rubro-negro, mas sejamos justos, colocar Adriano no time é querer matar todos nós de ataque cardíaco, de resto Carpegiani para surpresa de muitos, inclusive a minha, está queimando minha língua e espero que continue de lingua queimada até o final do Brasileirão.

    Saudações Rubro-Negras

    VITÓRIA MINHA VIDA, VITÓRIA MEU AMOR

    Kercius

    Curtir

  16. Para o vitória mostrar realmente q quer lutar no mínimo, por uma vaga na libertadores, é mais q indispensável vencer o náutico hj, pois o mesmo é um bando e não um time.

    Curtir

  17. Fabio, mais uma vez o texto ultrapassou as expectativas, agora não sei se foi uma coincidência mas percebi uns pitacos dos dois ultimos textos deste blogueiro que vos fala, tem fundamento o que digo?
    será que fui ainda que discretamente influnciador do maior blogueiro do Brasil?
    SRN

    Curtir

  18. po fabio olha eu aqui mais uma vez e dest vez pra falar que este teu texto ta show de bola parabens pelo otimo trabalho que vc faz

    fabio estou fora do brasil e se puder gostaria de pedir um texto com uma entrevista tua com jorginho (ao qual gostaria de falar que sou fam dele pelo trabalho e pelo amor dele com o vitoria) sobre o que ele vai fazer pra que n aconteça o que aocnteceu ano passado no returno e tanbem sobre reforços

    muito obrigado parceiro e boa sorte la ma salvador fm

    Curtir

  19. Mesmo com os desfalques o Vitória é favorito pra estraçalhar esse time do Náutico.

    Quando o próprio técnico diz que o time é fraco e não tem condições de disputar a série A, isso se torna incontestável.

    O LEÃO tem que se aproveitar da insegurança do adversário e trazer esses 3 pontos.

    Fábio,
    Seus textos são excelentes! Com toda certeza o sucesso como blogueiro te impulsionará para alçar vôos mais altos na carreira profissional.

    Tomara Fiúza. Saiba que um radialista da Nova Salvador FM me reconheceu domingo passado e pediu meu currículo. Estou no aguardo de ser chamado.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s