Parabéns, Vânderson!

Foto: AVF/Larissa Dantas

Foto: AVF/Larissa Dantas

Hoje é o aniversário de um dos recentes ídolos do clube. O pitbull Vânderson chega hoje ao seu 30º ano de vida e mereceu a homenagem que a AVF (Associação Vitória Forte) e outras lideranças de torcida fizeram para o atleta, na loja oficial do clube, no Shopping Capemi por volta das 18h30 de ontem. Não estive presente porque tive que fazer prova do curso de espanhol no CCAA do Iguatemi.

Histórico – Vânderson chegou aqui em meados de 2006, na segunda fase da Série C e foi titular rapidamente. A sua garra, disposição e qualidade técnica conquistou a torcida imediatamente. Naquele time da Série C ele foi peça-chave do sistema defensivo da meia cancha leonina. Encaixou-se como uma luva ao lado de Preto Casagrande, Bida e Leandro Domingues.

Desde que o jogador veio para cá saímos das Série C e B, fomos campeões estaduais em 2007, 2008 e 2009 e disputamos uma Copa Sulamericana e estamos praticamente garantidos na próxima edição da competição.  Durante os quatro anos em que faz parte do Leão, o pitbull teve diversos parceiros no setor, mas os melhores companheiros dele na posição foram, em minha opinião, Preto, Chicão, Renan e Uelliton. Com estes caras, o pitbull não ficou sobrecarregado na marcação e teve o número de suspensões por cartões bastante reduzido.

Apesar de ser titular absoluto nestes quatro anos de clube, Vânderson ficou marcado por alguns torcedores assodados como um jogador brucutu, violento e irresponsável (por tomar muitos cartões). Este fato aconteceu na temporada 2007, antes de Chicão ser titular absoluto e quando Bida fazia a função de segundo volante. Se no Campeonato Baiano o ex-atacante do Ipitanga dava conta do recado, o mesmo não se podia dizer da Série B, onde ficou evidente que Bida cerca e cercar não é marcar. Em consequência disso, Vânderson tinha que marcar por ele e por Bida. Por isso, tinha que fazer mais faltas, tomar mais cartões e se desgastar mais.

Em 2008 a história se repetiu no estadual porque o time montado era muito fraco defensivamente e coincidiu com a vontade de Bida em sair do clube e sua falta de profissionalismo prejudicou muito a equipe. Somente com a entrada de Renan que o pitbull voltou a mostrar seu talento e até melhorá-los como vimos na Série A, quando participou de gols através de passes e lançamentos. Inclusive, em muitos jogos Mancini o escalou como 2º volante, com Renan sendo o primeiro marcador.

time2008

Em minha opinião, a melhor fase de Vanderson foi na Série A do ano passado quando muitos diziam que ele era jogador de Série C, por ter sido destaque em 2006 e ter recebido muitos cartões em 2007, esquecendo que o problema era a ineficiência de marcação por Bida e que quando Chicão jogou ao seu lado, seu futebol melhorou consideravelmente.

Em contrapartida, a pior temporada de Vanderson vem sendo neste ano, quando se lesionou algumas vezes durante o estadual e até agora não recuperou em 100% todo o seu potencial. Com Uelliton no time ele fica mais seguro e rende melhor, mas é visível sua falta de velocidade e de fôlego a partir da metade do segundo tempo. Sua qualidade de passe também caiu e contra o Náutico isso foi bastante claro quando “armou” 4 contragolpes timbus por errar na passagem de bola.

Mas reconhecemos o esforço, a garra, a luta e a entrega dele nas partidas. Se por um motivo muscular ou físico mal resolvido ele não está tão bem como em anos anteriores, ele também não vem sendo uma peça nula em campo. Vanderson é um jogador que se identificou demais com as causas vitorianas, se doa em campo, é atencioso com os torcedores, boa praça e merece todos os elogios da torcida. Felizes aqueles que possuem um volante tão raçudo e leal como o que temos aqui na Toca do Leão.

Parabéns Vanderson e se depender de mim você terá contrato vitalício com o Leão. Mesmo quando você encerrar a carreira você teria alguma função dentro do time, pois a sua liderança e seu carisma é inabalável.

21 respostas em “Parabéns, Vânderson!

  1. SÃO ESSES DIRIGENTES QUE QUER SANIAR O VITORIA EM 2011 ?

    Consultei um amigo meu que já foi conselheiro do clube (saiu em 2008) e ele me disse o seguinte:

    A dívida apresentada na reunião do conselho foi de 54 milhões de reais. Depois já se falou até de 80 milhões e agora virou 18 milhões(?????). Alguns débitos trabalhistas de PC apareceram depois, mas de valores baixos, jamais chegariam a 26 milhões. A verdade é que tudo é nebuloso e ninguem apura verdadeiramente como são gastos nossos recursos.

    Curtir

    • Sinceramente, confio na seriedade do Presidente. SEI QUE HÁ NEGÓCIOS ESCUSOS, que estão tentando resolver e que não é conveniente ao Vitória expor antes de fechar o Vitória S.A., afinal, o Vitória tem acionistas… uma dica… é coisa das Ilhas Caiman… Picaretagem da era PC

      Curtir

  2. Porra Fabinho, botou pra fuder nos dois últimos textos.

    O penúltimo, falando de Mancini: parabéns, soube assumir e botar suas idéias em discussão. Gosto dos seus textos porque, por mais que eu nem sempre concorde com tudo e as vezes te ache cabeça dura em alguns pontos :), você sempre tem seus argumentos válidos.

    E esse último, nada mais merecido do que essa pequena homenagem ao nosso pitbull VANDERSON.

    SRN!

    Curtir

  3. Falando em ídolos olhe só o que tem no site Leão da Barra:

    Torcida se mobiliza pra fazer grande homenagem ao Reizinho da Toca

    Na próxima quarta-feira, antes do confronto contra o Corinthians, a torcida do Vitória promete fazer uma grande festa no Barradão. Além dos milhares de piscas espalhados pelo estádio, os rubro-negros pretendem homenagear o grande ídolo Ramon por todos os serviços prestados ao Esporte Clube Vitória.

    Torcedores devem fazer uma bandeira com o rosto do ídolo estampado, uma placa de agradecimento e coroá-lo para eternizar nosso camisa 10 como o Rei da Toca, assim como foi feito outrora com Rick e Arturzinho.

    Mas para isso acontecer, é necessária a colaboração da torcida rubro-negra. Qualquer valor é muito importante. Quem puder e quiser contribuir pode depositar nas seguintes contas:

    BANCO REAL:

    Agencia: 0747
    CC: 1748195
    Titular: Cesár Chammas

    E-mail: a_t_e_u@hotmail.com

    BRADESCO:

    Agencia: 1707
    C/C 165020-3
    Titular: Marcus Laert Martins Motta

    E-mail: marcuslaert@gmail.com

    Após o depósito, favor confirmar por e-mail.

    Colabore! Faça parte desta grande homenagem ao nosso Reizinho!

    Esse aí merece muitas homenagens mesmo!!!

    Parabéns VANDERSON e muito obrigado RAMOM!!!!!!!!

    Curtir

  4. fábio,
    saiu uma reportagem sobre as dívidas dos times pernambucanos e fiquei na curiosidade de saber qual o montante da dívida do Vitória, sabe algo a respeito?
    SRN

    Em 2005 era de 50 milhões. A atual diretoria com as pífias e demasiadas contratações (e suas respectivas rescisões) nos anos de 2006, 2007 e 2008 aumentaram para 80 milhões, ou seja, 30 milhões a mais.

    Curtir

    • Eu pensei que o vitória estava quitando as dividas e ta aumentando mais?!!!, que absurdo!!!.Agora me falem (quem souber me responder) uma coisa, onde o vitória consseguio essa divida monstruosa até porque não lembro de nenhuma contratção galatica recente, Meu deus!.

      Não foi só as contratações de jogadores que fez a dívida aumentar, não. Passam aí treinadores e diretores de futebol, além de outros cargos no clube. Por isso AP está mais canguinha do que nunca…hehehe. Mais de 100 jogadores e de dez treinadores passaram pelo Vitória desde 2006 e nisso inclui as multas de rescisões daqueles que saíram antes de terminar o contrato. Por sinal tem um tal de Moscatelli que assinou contrato de três anos ano passado e o Vitória tem que emprestar a cada ano, pois não rendeu e se for dispensar a multa a pagar pesa.

      Curtir

      • Basta entender um pouquinho de economia para saber que facilmente uma dívida de 50 milhões vira 80 milhões. E maior impacto nesse crescimento não é com despesas com treinadores, diretores de futebol e demais cargos no clube e, sim pelos os altos juros e correções monetárias cobrados pelos Bancos e nos contratos de empréstimos feitos pelo antigo presidente.
        Só para dar um exemplo, cito a Dívida Pública Brasileira que em 2003 era em torno de 650 Bilhões de Reais, chegou agora em agosto de 2009 no valor astronômico de 1,380 Trilhão de Reais. Isso é 730 Bilhões a mais. Como se deu tamanho acréscimo? Muito simples! O Governo para saldar as dívidas que vão vencendo, emitem Títulos (por isso que chamam Títulos da Dívida Pública), é como se fosse um novo empréstimo para pagar o que venceu, e isso sempre com juros altos para dar maior liquidez ao papel do Governo. Desta forma, consegue mensalmente saldar os débitos. No mês de agosto de 2009 mesmo, o Governo teve que emitir 85 Bilhões em títulos, digo TEVE pelo motivo de não ter saída, pois caso contrário não teria como pagar as dívidas que estão por vencer e, assim sendo, seria “caloteiro”.
        É claro que fui muito simplista em minha explicação em relação às emissões de Títulos Públicos, têm vários outros motivos para emissão de títulos.
        Agora, fazendo uma analogia a empresa Vitória, verá que é muito semelhante. Além de ter que pagar juros e correções elevados, para amortizar as dívidas que vão vencendo, os gestores têm que pegar novos empréstimos para quitar dívidas que vencem praticamente mensalmente.
        Abraços!

        Curtir

    • Daí a pergunta que não quer calar;Se conseguiram aumentar de 50 p/ 80 milhões com times “quase na base do 0800”,como conseguirão em 2010/2011 montar time para brigar por títulos nacionais?Coisas dificíl de entender para nós simples mortais.

      Curtir

      • RAPAZ… parece que vcs gostam mesmo é de sofrer!!! Aff!!!… Todo mundo sabe que o ano já começa com um rombo…. ninguem quer que venda jogador, o dinheiro da arrecadação se limita a TV, pois nossa torcida ainda está devendo….

        Se não contratam reclama…. se contrata gasta e aumenta o rombo…

        O VITÓRIA ESTÁ EM BOAS MÃOS… NÃO CONFUNDAM AP COM PC

        Curtir

  5. para mesmo vandeson, lembro q ele chegou aqui alem de tomar muito cartão n sabia passar a bolo direito, hoje ele sabe fazer isso bem pq em 2008 eu brasileirão varios gols saires com lançamento dele do campa de defesa feliz aniversario.

    Curtir

  6. E ai Fábio!

    Depois de muito tempo, estou voltando a comentar aqui no seu blog. Andava meio sem tempo por causa do TCC mas sempre estive acompanhando, apesar de não comentar.

    Alias, essa semana vc ta de bom humor hein?!?!Elogiando bastante…hehehehehehe

    Duas coisas:

    1)Sobre Vanderson, só temos a agradecer e torcer para que este ÍCONE rubro-negro continue a honrar nossas cores. Na minha opinião clubes vencedores se fazem com jogadores identificados com o clube e que assumam a condição de ídolo sem titubear.Apesar no futebol moderno isso seja cada vez mais dificil acho que o Vitória vem caminhando bem nesse sentindo, construindo alguns ídolos recentes(Viafara, Ramon, Vanderson etc).

    2)Sobre o post passado de Mancini gostaria de compartinhar a minha opinião pois acho que ele realmente seja o tecnico que melhor encaixou no ECV desde Toninho Cerezo. Pode até não ser o melhor, mas com certeza esta entre eles. Além das feitos que vc citou, não poderiamos deixar de destacar a 5ª colocação no 1º turno do BR 08. Feito de grande relevância pra quem chegava da segunda. Alias não tenho o dado certo, mas acho que essa foi a melhor colocação em um turno de um clube de médio porte em pontos corridos. Este ano estamos em 4º no returno, mostrando novamente o bom trabalho de Mancini aqui.

    SRN

    Que bom ver vc de volta, Augusto.

    Curtir

  7. Esse meio campo ai; Vanderson, Preto, Bida e Leandro Domingues é o bicho. Pode botar na série A que da certo tranquilinho.

    Curtir

  8. Parabéns Van Der Son!!!! Jogador que sempre honrou e continua honrando o nosso manto sagrado!!! Que ele continue se doando e mostrando todo o seu amor pelo clube durante muito tempo ainda, mas que ele consiga também voltar a jogar o belo futebol demonstrado no brasileirão do ano passado! Contra o Corinthians na quarta vai ter parabéns atrasado cantado pela torcida no Barradão!!!

    SRN e Vamo que vamo Leão!

    Curtir

  9. No futebol de “hoje em dia”, onde o dinheiro fala mais alto, é cada vez mais raro jogador se identificar com o clube.Ainda existe idolo no futebol, e Vanderson é um deles.

    Parabéns Van der son

    Curtir

  10. Parabéns Vanderson e se depender de mim você terá contrato vitalício com o Leão. Mesmo quando você encerrar a carreira você teria alguma função dentro do time, pois a sua liderança e seu carisma é inabalável. [2]

    Curtir

  11. 30 anos,muito por si jogar e manifestando interesse em incerrar a carreira aqui no leão,fato raro nos dias de hoje.Parabéns Vanderson pelo seu caráter e profissionalismo,que sirva de exemplo para os demais.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.