Digas-me quem contratas e eu lhe direi aonde tu irás

*Atualizado às 9h27 de 18/11/2009

Trago aqui todas as contratações que lembrei desde que esta diretoria assumiu o clube, em novembro de 2005. Observem que realmente o ditado popular “quantidade não é qualidade” é a mais pura verdade. Olha quantas contratações o Vitória fez e observe quantas vingaram e me digam se vale a pena a nossa encantada, atrapalhada e fanfarrona diretoria continuar com esta política muquirana, rasteira e inútil de contratação? Se eu esqueci de alguém pode me lembrar nos comentários, afinal eu não sou um computador.

GOLEIROS

1 Emerson, 2 Rafael Cordova, 3 Ney, 4 França, 5 Viáfara, 6 Gléguer

LATERAIS DIREITOS

7 Apodi, 8 Carlos Alberto,  9 Marco Aurélio, 10 Evanílson, 11 Nino Paraíba e 12 Bosco

LATERAIS ESQUERDOS

13 Allysson,  14 Edinho,  15 Anderson Paim, 16 Roque, 17 Luciano Almeida, 18 Robinho, 19 Nill, 20 Ernanes, 21 Marcelo Cordeiro, 22 Leandrinho e 23 Alessandro

ZAGUEIROS

24 Alemão, 25 Cláudio Luiz, 26 Alex Oliveira, 27 Rafael Santos,  28 Sandro, 29 Leonardo Silva, 30 Jean, 31 M.Batatais, 32 Thiago Gomes, 33 Fábio Ferreira, 34 Luiz Henrique, 35 Marco Aurélio, 36 Saavedra e 37 Thiago Gama

VOLANTES

38 Vanderson, 39 Renan, 40 Carlos Alberto, 41 Jair, 42 Guilherme, 43 Preto Casagrande, 44 Rincón, 45 Marcelo Silva, 46 Garrinchinha, 47 Magal, 48 André Silva, 49 Gil, 50 Fernando e 51 Chicão

MEIAS

52 Edson Sá, 53 Moscatelli, 54 Silvinho, 55 Ricardinho, 56 Rafael Bastos, 57 Cléber, 58 Marco Antonio, 59 Heverton, 60 Danilo Rios, 61 Alcimar, 62 Hugo, 63 Luiz Fernando, 64 Marcos Vinícius, 65 Jackson, 66 Ramon, 67 Gláucio, 68 Reina, 69 Willian, 70 Cristian e 71 Faioli

ATACANTES

72 Mendes, 73 Renaldo, 74 Moré, 75 Elcimar,  76 Pantico, 77 Fábio Saci, 78 Valdir Papel, 79 Harlei, 80 Márcio Carioca, 81 Davi, 82 Joãozinho, 83 Edílson Capetinha, 84 Sorato, 85 Paulo César Spírito, 86 Jajá, 87 Hugo Henrique, 88 Leandrão, 89 Roger, 90 Rodrigão, 91 Dinei, 92 Derlei, 93 Neto Baiano, 94 Washington, 95 André Luís, 96 Michel, 97 Osmar, 98 Tripodi, 99 Robert (ex-Marília), 100 Paulo Mattos, 101 Muriqui, 102 Diego Silva e 103 Capixaba (meia/atacante)

TOTAL: 103 contratações a 0800 ou com multas rescisórias inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais)

APROVADOS (EM RENDIMENTO E PARTICIPAÇÃO EFETIVA): 23 jogadores

ISTO É, APENAS 22,33% DE APROVEITAMENTO NESTAS CONTRATAÇÕES. ISSO PARA MIM É MUITO POUCO!!!!!

*Bida, Indio, Neto Berola e Robert o Vitória gastou mais de 100 mil reais, em cada um, para trazê-los para cá.

**Jogadores da base repatriados não entraram nesta contagem, bem como os que surgiram da base ao longo destes quatro anos de gestão de 4 mãos (Aléxi Portela e Jorge Sampaio).

Com estes caras o Vitória foi tricampeão baiano, mas os títulos de 2008 e 2009 foram conquistados no sufoco nas fases decisivas e a sorte esteve ao nosso lado. Na Copa do Brasil o time parou na segunda eliminatória em 2006 e 2008, na terceira em 2007 e nas quartas de finais neste ano de 2009.

Ao invés de 103 contratações de jogadores, sendo a maioria esmagadora de qualidade extremamente duvidosa, sem grandes conquistas no currículo, bem que poderia ter sido feito 40 a 50 contratações de jogadores mais qualificados, mesmo que tenha que gastar mais. Olhe quanto o clube gastou com salários e rescisões de contratos com estes jogadores ximbungos.

A média de contratações do Vitória nesta gestão é de 25,75 atletas por temporada. Um número demasiadamente exagerado. Os grandes clubes, os mais organizados e com planejamento sério contratam no máximo 7 atletas por temporada e mantém a espinha dorsal do time do ano anterior.

Tenho certeza de que se em nosso clube não imperasse a mentalidade do “coitadinho” e, se aliado a isso, tivéssemos um diretor de futebol do ramo e com liberdade para trabalhar, o nosso time estaria melhor no cenário nacional e quem sabe poderia ter sido campeão de alguma Copa do Brasil, sobretudo as de 2008 e 2009, que eu achei mais fácil.

Os números estão aí. Esta política de contratações do clube aliada à falta de ambição da diretoria não levará o Vitória a uma conquista nacional, a não ser que seja como uma grande surpresa (zebra), como a LDU e Once Caldas na Libertadores, Grécia na Eurocopa e Paulista e Santo André na Copa do Brasil.

O VITÓRIA PRECISA MUDAR. PRECISA DAR O PULO DO GATO!


Anúncios

76 respostas em “Digas-me quem contratas e eu lhe direi aonde tu irás

  1. fabio vc ja tinha colocado Tiago Gama. Sobre Diego lateral esquerdo, ele veio do Vasco pro Bahiano de 2008, e nen estreiou, pois pediu uma semana de folga antes de estreiar (não ficou nem uma semana na toca e Mancine o dispensou alegando não encaixar no perfil de compromentimento). Parabéns pela memória, é muito dificil lembrar de todos, eu não conseguiria fazer esse texto.

    Curtir

  2. belo post.. se tivessemos mantido a base do ano passado aliada com contratacoes precisas, com certeza estariamos mais em cima da tabela. pena que jorginho soh se preocupa em contratar jogadores do bahia.. falando no morto quantos jogadores vieram do bahia nesses 100 e poucos jogadores, me arrisco a chutar uns 20, e quantos deram certo? ta na hora de procurar bons jogadores e nao refugos, quem sabe com um diretor de futebol de verdade o vitoria nao da o pulo do gato? eh preferivel pagar 50, 60,70 mil pra um cara qualificado do que 30 de varios jogadores “fracos” pra nao dizer outra coisa.

    Curtir

  3. Porra, até tu Pet (entrevista no dia 18 de novembro no Jô Soares):

    O sérvio também falou sobre sua amizade de nove anos com Adriano e contou sobre como resolveu deixar o Real Madrid para jogar no Vitória.
    – Disseram que o time era o campeão. Era verdade. Só não me disseram que era campeão baiano…

    Curtir

  4. Até q enfim os “blogueiros” mais famosos do Leão (Monteiro, Larissa, Lucas) estão reconhecendo o amadorismo e incompetência do Departamento de Futebol do nosso time.

    Sempre bati nessa tecla e vcs sempre blindavam J. Samapaio justificando como grandes dádivas os acessos das séries C e B.

    O VITÓRIA quer mais, quer arrojo e competência!!!

    Meu camarada você provou que não é meu leitor assíduo, pois nunca foi de meu feitio proteger e blindar ninguém, principalmente da diretoria. Para vc ter noção, eu tinha amizade com Jorginho, conheci sua filha (tenho ela no meu orkut), mas devido a algumas críticas que fiz a ele (como profissional), perdi um pouco desta amizade.

    Curtir

  5. Fabio, sei que não é assunto principal do post, mas com ele se relaciona indiretamente…sobre a nossa famigerada diretoria de marketing. Vi algumas declarações do intitulado “Diretor de Marketing do clube” e fiquei estarrecido, esse cidadão mal sabe se expressar e quer comandar o marketing de uma empresa. Me faça uma garapa!!! O que me parece é que tal qual o Estado, o ECV se apresenta como verdadeiro cabide de emprego ( com honrrosas exceções) aglutinando profissionais da pior especie em setores importantes do clube, e o pior, as custas da paixão do torcedor.
    Isso é revoltante !!!

    Curtir

  6. Fábio realmente vc tem uma ótima memória nunca vi tantos bondes e tantas mediocridades juntas , mas para não perder o gancho qual a sua opinião sobre a atitude que nossa diretoria tomaria se a briga de ontem entre Obina e Mauricio fosse com 02 dos nossos jogadores e eles fossem expulsos , pois a diretoria do Palmeiras mostrou que lá me parece que tem homen , demitiu sumáriamente e os 02 brigões por lá não jogam mais e digo mais no site da globo falam inclusive em justa causa, na minha opinião o encantado JS e o Sr. AP botariam no colo e ainda faziam denguinhos para estes rebanhos de filhos da puta que são os mercenários da bola , tou muito puto com este final de campeonato é lastimável.

    Curtir

  7. Postagem removida pelo blogueiro. MOTIVO: Falta de educação, civilidade, informação e propagação de calúnia, difamação, além de desviar o assunto do presente texto.

    Curtir

  8. Rapaz como deus é justo, não é que a mesma sena que aconteceu contra o nosso vitoria e são paulo, aconteceu com gremio e palmeiras. Pior que era duas equipes que esta brigando pelo titulo. Daí mostra a incopetencia ou medo do juiz que apitou ao jogo, estou cansado de ver esses juizes tedenciosos, barristas.

    Curtir

    • Voce disse tudo ai parceiro e pegando um gancho aproveito para falar que a Diretoria não contrata bons jogadores e ainda tem esse lance dos árbitros sempre favorecem os times do eixo.

      Assim fico muito complicado conquistar alguma coisas no âmbito nacional.

      Curtir

  9. Rapaz,são muitos pernas-de pau para um time só em tão pouco espaço de tempo,acredito que nem o “Ruim Acioly”(aquele lá do finado)conseguiu ser tão “competente” em suas contratações.Não lembrava mas nem de 1/3 dessas pragas.

    Curtir

  10. Já vi este filme…

    A diretoria do Vitória segue sua incessante procura por um fornecedor de material esportivo para 2010. Após ter praticamente dada como certa a renovação de contrato com a Champs, o Rubro-negro recuou na proposta feita pela empresa paulista e agora analisa uma interessante proposta feita nas últimas semanas.
    Surgiram rumores na imprensa do sul do país de que a Penalty já teria acertado com o Vitória, mas o diretor de marketing do clube, Ricardo Azevedo, desmentiu a informação. “Inclusive estamos em negociação com uma empresa que havia saído do brasil e está voltando para o mercado esportivo no país”, alertou o publicitário. “Eles [Penalty] possuem proposta, mas ainda estamos negociando com outras empresas”, completou.
    Indagado pela redação do Portal Futebol Baiano se a empresa seria a Kappa, Azevedo confirmou a negociação, mas procurou manter o discurso comedido. “No momento em que a gente tiver a concretização do negócio, estaremos divulgando para o torcedor. Eles fizeram uma proposta muito interessante e estamos analisando com muito cuidado”, revelou o diretor de marketing.
    Mesmo com a Kappa saindo na frente para ser a fornecedora de material esportivo para 2010, Ricardo Azevedo não descarta outras possibilidades. “Todas elas estão dentro do nosso planejamento”, revelou, incluindo a possibilidade de empresas como Champs, Penalty e Olimpykus também acertarem com o Rubro-negro até o final de dezembro.
    Atualmente, a empresa italiana Kappa não patrocina nenhum clube no Brasil. Pelo mundo, estampa sua marcas em clubes como a Roma-ITA, o Cerro Porteño-PAR, o Feyenoord-HOL, o Werder Bremen-ALE e a seleção jamaicana.

    qual a sua opinião?

    Curtir

    • E a novela continua , e eu acho que nao vai ter um final feliz pra ninguem principalmente para o torcedor (que paga pra divulgar estas carniças…)

      Curtir

    • Poxa, aí só faz diminuir o percentual de acerto da diretoria. Tá vendo que minha crítica a esta diretoria tem fundamentos? Mais um jogador que vc citou que esqueci, pois seu futebol foi tão fraquinho…Eanes foi na administração Paulo Carneiro. Veio em 2005.

      Curtir

  11. CONRRENDO AO REBAIXAMENTO COM BOTAFOGO E FLUMINENSE, CBF ESCALA ÁRBITRO CARIÓCA PARA VITÓRIA X BARUERI.

    VITÓRIA x BARUERI (Barradão)
    Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
    Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Jorge Luiz Roque (RJ)

    Curtir

  12. Realmente a falta de critério nas contratações e o pensamento “pés no chão” é o ponto fraco dessa gestão, claro que não precisamos pagar salários absurdos, mas dá para montar uma boa equipe com pouco dinheiro.

    Curtir

  13. Caro amigo Fábio
    Entrei no site do marketing do VITORIA e eles apagaram o meu texto (os dois que havia enviado esta semana sobre os equívocos deste setor neste ano) fiquei sem palavras com isto, é realmente a lei da mordaça imperando.Uma prova irrefutável de que estou certo, esta é uma ferramenta de mentalidades fracas e desprovidas de consciência democratica.
    Não entendi o motivo da censura pois teci críticas construtivas ,sem quaisquer ofensas morais , foram constatações e anseios de toda a torcida .
    Doravante me sinto feliz pois praticamente todos os sites sobre o nosso VITORIA colocaram e aceitaram o meu texto, assim agradeço a todos pela atenção.
    Vida longa à democracia.
    IURI JONES , Historiador e VITORIA de corpo e alma.

    Curtir

  14. Rapaz, nunca vi um jornalista, comentarista ou o diabo fazer o que você fez. Parabéns.
    Você tem que dar mais divulgação a isso. Não sei como, mas esses dados têm que ser mostrados para toda a torcida. Fantástico. Com números não tem discussão. A diretoria vem se mostrando incompetente e ponto final. O que restou ao Vitória foi apenas a divisão de base…

    Curtir

  15. De Rafael França no blg do G1:
    Os atletas, à partir do desembarque em Salvador, deveriam diariamente ler uma cartilha com a história do nosso clube. Deveriam assistir aos vídeos dos gols e dos títulos perdidos. Deveriam conversar com Rosicleide – nossa torcedora ilustre – ou experimentar, após um jogo iniciado às nove e quarenta, uma viagem do BARRADÃO à Ribeira, de ônibus, com escala na insólita Estação Pirajá.
    TODO JOGADOR DO VITÓRIA E PRINCIPALMENTE A DIRETORIA DEVERIA VER O SOFRIMENTO DE CADA TORCEDOR, TANTO PARA IR QUANTO VOLTAR DO BARRADÃO, PARA VER ESSE BANDO DE MERCENÁRIO QUE GANHAM MILHÕES E AINDA FAZEM CORPO MOLE E DEIXAM FAZER CORPO MOLE E NÃO NOS RESPEITA.

    Curtir

  16. é por essas e outras que precisamos de pessoas competentes em seus cargos.
    Ja é sabido que AP quer colocar pessoas de sua confiança no vitoria. o problema é saber se as mesmas tem competencia para os cargos que ocupam.
    Se tivessemos um Diretor de Futebol mais competente, com certeza não estariamos nessa pendenga todo ano.
    E contra o Barueri é obrigação do time se mostrar que é macho. Se nao for agora, não ser mais esse ano.

    Curtir

  17. JEu ja fico até imaginando JS anunciando O PACOTÃO DE NATAL pelo menos muda o nome coloca A HORA DO TERROR 2010. Parabens Fabio por esse comentario, nos torcedores rubro negro deveriamos exigir que a diretoria coloca-se o balanço patrimonial do clube para analisarmos as receitas e despesas se o clube saiu no lucro ou no preju. Essa politica 0800 e pior do que prostituição, tem prostituta que cobra caro exige pelo menos um cara com grana que a leve para um motel bom, mas tem outra as ralés da montanha aquela ali é a chamada ADIANTA O LADO MENINO QUE EU GANHO POR PRODUTIVIDADE, infelizmente o Leão está assim.

    Curtir

  18. Deixa o vitória em paz Fábio.Tá ótimo!Tá na série A,Ganhou os últimos 3646459532316 campeonatos baianos,esteve na sulamericana,tem estádio….Tá bom demais !!

    Curtir

      • KKKKKKKK…Pois é rapaz eu admito:Eu tenho medo que um cara que pensa da maneira ousada como vc pensa assumir a direção do meu rival.Quando PC saiu eu pulei de alegria….hhehehhehe

        Porra…Danilo assumiu!! eu nunca imaginei presenciar algo deste tipo.

        Curtir

    • Pois é …Vc no início do ano fez um monte de textos sobre a ida de PC pro baêa ,sobre a reestruturação do bahia,etc.Vc tb tremeu ,gaiato.Eu costumo dizer que o bahia tem o rival dos sonhos:Pensa pequeno,não chega a lugar nenhum,se não fosse a esperteza de PC o ecv seria hoje galícia da vida ,não teria usado a chantagem da CPI do futebol a CBF através de ACM em 99/00 para forçar a entrada no C-13,não teria utilizado o governo do estado para doar terreno,e ajudar FINANCEIRAMENTE(via emendas parlamentares) a fazer o barradão,etc,etc,etc,etc….O maior problema do bahia é a mediocridade da sua sua diretoria,pois o ecv,me desculpe,é inofensivo.hhhehheeeeheh

      Em planos estaduais não, mas não mesmo, Danilo.

      Curtir

  19. Boa Fábio.
    Mais pra frente faz um post com os nomes que vc acha q tem q ficar e quantos jogadores e de quais posições acha que devemos contratar.
    Tenho dito!

    Curtir

  20. Fábio faltou tbm o lateral esquerdo do vasco o diego
    e tbm o zagueiro que veio do sport o dú lopes

    Diego? que diego? Acho que nesta você errou. E realmente esqueci deste cracaço chamado Du Lopes. Então são 103 contratações e o número percentual de acertos diminui…hehehe…Lamentável.

    Curtir

  21. RAPAZ, O NEGÓCIO É GANHAR DO BARUERI.

    A TORCIDA TEM QUE LOTAR O BARRADÃO.

    FICAR NA RECLAMAÇÃO AGORA NÃO É INTELIGENTE!!!

    Assim como desviar o assunto do post também não é inteligente.

    Curtir

    • Rui, o Fábio só está fazendo um alerta, e a época que este alerta tem que ser feito é agora antes que comecem as contratações.
      Com certeza o Fábio vai fazer um post sobre o jogo contra o barueri antes do jogo.
      Tenho dito!

      Curtir

      • Pois é. O jogo é domingo às 18h30. Pra que diachos eu iria fazer o texto do pré-jogo na quarta-feira? Tem gente que acompanha o blog há um tempão e não aprendeu que eu só falo do jogo nas vésperas? hehehehehe. Em semana livre, eu posso e devo falar de outras coisas e focar a partida em suas proximidades, não é mesmo, Vitor? Nesta Rui se deu mal e se eu respondi um pouco rispidamente foi porque ele gritou, pois mensagens em CAPS LOCK é tido como grito na internet.

        Curtir

      • Esses são os melhores posts Fábio, onde vc tem espaço pra mostrar sua opinião e sua criatividade de verdade, nos posts pré e pós-jogo vc acaba ficando (como qq outro ficaria) meio engessado por ter que manter o foco do post no jogo. E tem outra acho q o blog é sobre o Vitória que envolve muito mais coisa do que somente os jogos do time.

        Verdade, Vítor. São nos intervalos de uma semana que eu fico matutando no que escrever sem ficar preso em notícias. Sempre consigo produzir algo de bom quando puxo um tema e discorro sobre ele, mesmo que seja polêmico.

        Curtir

  22. Faltou; Anderson Souza (do Itabuna, jogou contra o Remo em Belém qdo Marco Aurério-técnico brigou com Apodi), Rafael da Granja e Muriqui.

    Curtir

  23. Belo texto Fábio, gostaria muito de um dia poder perguntar pra essa diretoria o que eles podem falar a respeito desse fato que você relatou. Pois parece que só nós torcedores enxergamos isso, mesmo com os resultatos não vindo eles insistem nos erros, será que eles querem o bem do Vitória mesmo? Tenho dúvidas.

    Curtir

  24. Rapaz, aposto que ainda deve ter alguns outros nomes aí viu! A diretoria tem que mudar esse vergonhoso histórico. Jogador quase de graça ou de graça tem 90% de chances de ser não vingar.

    SRN

    Curtir

  25. Fabao mais uma vez vc brocou no texto!!
    Acho q é dificil a diretoria entender q nois nao somos COITADINHOS.
    Fabio se rolar uma cargo pra vc no vitoria vc aceitaria??

    Curtir

  26. Depois dos pacotões do inicio desse ano, foi só pressão e reclamação dos critérios de contratação. Quero ver se em 2010 teremos o reflexo disso tudo e se a torcida ainda tem alguma voz no clube.

    Curtir

  27. Vamos mudar de assunto e pensar nas causas. Vou PROVOCAR!!!! Estadual é ridiculo!!!!!!!!!! São quatro meses de futebol deficitário, 33% de todo nosso calendário. Nossos clubes pagam para jogar. Jogadores medianos preferem jogar nos times que disputam o paulista, já que lá a grana é mais alta e eles possuem visibilidade para uma transferência externa ou maiores contratos aqui no Brasil. Como consequência disputamos boa parte da Copa do Brasil com um time ruim e, ainda, so nós reforçamos apenas quando o Brasileirão está em andamento. É Estratégico para titulos e boas campanhas, que os times nordestinos tenham um campeonato inicial mais atrativo, onde existam patrocinadores fortes, tvs que pagam uma quantia boa e estadios cheios. Seu blogueiro, coloque uma enquete ahê!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estadual X Nordestão: Vocês preferem o que??????? Depois apure esse resultado e mostre para a diretoria. Poderia fazer essa enquete vinculada ao canalecvitoria e ao blog de larissa. Vi-tó-ria la, la, la, la……..

    Curtir

  28. Muuuuito bom o texto… Mais o titulo do post… FOI O MELHOR QUE EU JA VIR NO SEU BLOG… Nao desvalorizando os outros mais esse foi… MAGNIFICO, FENOMENAL, MARAVILHOSO…etc, etc, ect…

    Obrigado Lucas. Fico feliz por ter gostado de minha rara, mas feliz criatividade.

    Curtir

  29. … e faltou Fernado tbm, que era volante e jogou de lateral esquerdo no lugar de Gustavo. Colocando mais um, fica 1000 jogadores nesses últimos anos.

    Curtir

  30. … e faltou Fernado tbm, que era volente e jogou de lateral esquerdo no lugar de Gustavo. Colocando mais um fica 1000 jogadores nesses últimos anos.

    Curtir

  31. Afff… Quanto jogador ruim meu deus… Espero que ao invés de um Caminhão como esses a nossa diretoria traga de 3 a 4 ferraris pro nosso grupo!!

    Olhe, pelo treino de hj, parece q Mancine vai colocar o time pra cima, ele deve jogar com um único volante de ofício, Bida ou Willian podem aparecer de segundo volante, pelo menos Domingues, Roger e Berola devem voltar ao time titular!

    Curtir

  32. É, tive lembranças terríííveis depois de ver essa lista. Meu deus…
    O jeito é torcer para que ano que vem essa história comece a mudar.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s