Quem foi o melhor jogador do Vitória em 2009?

Já estamos pensando em 2010 e as especulações das contratações continuam. A mais nova é o oferecimento do atacante colombiano León Muñoz (foto), que jogou no Palmeiras entre 2001 a 2006. A diretoria leonina estudará se valerá a pena ou não a contratação deste jogador que foi muito feliz no Palestra Itália. Entretanto, como ainda estamos em 2009 vamos fazer uma pequena discussão, enquete ou debate sobre quem foi o melhor jogador do Leão na temporada.

Para mim só temos cinco candidatos: o goleiro Viáfara, o zagueiro Fábio Ferreira, os meias Ramon e Leandro Domingues e o centroavante Roger. Vamos começar conforme a escalação do time. Vamos ao primeiro candidato, o paredão colombiano Julian Viáfara.

Nascido em Cali na Colômbia no dia 19/05/1978, o goleirão que surgiu no Indepediente Medellín chegou ao futebol brasileiro em 2007 quando foi contratado pelo Atlético-PR. No time paranaense oscilou bons e maus momentos e terminou perdendo espaço depois de algumas falhas nos jogos do Brasileirão daquele ano.

Veio ao Vitória em 2008 e desde então vive uma das melhores fases da carreira. Aqui foi ídolo muito rápido. Neste ano se destacou por ser o rei dos pênaltis ao defender as últimas cobranças contra Asa e Atlético Mineiro na Copa do Brasil e contra o Coritiba na Sulamericana. Durante toda a temporada ele mostrou todo o seu arrojo debaixo das balizas, em que evitou derrotas maiores e ajudou a segurar resultados. É um líder em campo, um ser carismático e que tem muitos reflexos.

Fábio Ferreira chegou durante o Campeonato Brasileiro com muitas desconfianças da maioria da torcida. Mas eu disse aqui no blog que ele seria uma boa contratação e que tomaria a vaga de um dos titulares (Anderson ou Wallace). A estreia dele foi ótima contra o São Paulo, apesar de nossa derrota dentro do Barradão. Porém, as partidas seguintes caiu de rendimento. Mas com a contusão de Anderson Martins ele voltou à titularidade e passou a jogar muito bem, tendo uma ótima regularidade e terminou o ano nos braços da torcida e da diretoria, que ainda espera contar com ele em 2010.

Ramon é o cara. Em todas as três passagens no Vitória ele deixou um marco positivo. Em 1994 foi o responsável pela recuperação do time que depois de ter sido vice-campeão brasileiro estava brigando contra o rebaixamento. No ano seguinte, em 95, foi líder, artilheiro e campeão baiano. Foram 25 gols naquele estadual. As mágicas cobranças de faltas e sua habilidade encantaram os alemães que o levaram para o Leverkusen.

Em 2008 foi o cara que organizou o meio de campo e que foi decisivo na fase final do estadual. No Brasileiro foi destaque no primeiro turno, mas caiu no segundo e ainda teve uma desavença com o técnico Mancini. Este ano ele repetiu, basicamente, o ano de 2008. Foi destaque na reta final do Baianão, marcando 3 dos 4 gols rubronegros nas duas partidas da final contra o Bahia e inverteu a situação no Brasileiro. Começou como reserva, onde ficou todo o primeiro turno, mas voltou à titularidade com a volta de Mancini. Fez ótimas partidas, porém as últimas cinco deixou a desejar.

Leandro Domingues fez a melhor temporada no clube depois daquela de 2006 na Série C. Neste ano ele foi o grande nome do time no primeiro turno do Brasileirão. Suas arrancadas e qualidade de criação de jogadas  o fez entrar no hall dos seis melhores armadores do Brasileirão. Teve uma queda de rendimento na metade do segundo turno, mas sem dúvida alguma foi uma grande peça do time em 2009.

Roger veio e saiu criticado por torcedores impacientes (outros corneteiros) que se influenciaram com as opiniões de alguns torcedores xiitas do Sport Recife. Entretanto, o jogador vem melhorando seu handicap de gols a cada temporada. Em 2008 marcou 11 gols com a camisa do Leão Pernambucano e este ano fez 15 gols. Esteve brigando na artilharia boa parte da competição. É claro que ele poderia ter feito 25 gols. Realmente, ele perde muitos gols, mas qual é o atacante que faz em todas as chances que tem? E se ele fosse uma sumidade ele estaria, sinceramente, no Vitória, com o São Paulo pagando a metade do salário? Não é um craque, mas também não é uma carniça e fazer 15 gols numa Série A brasileira não é para qualquer um.

MEU VOTO

Bem, destes aí o meu voto fica para LEANDRO DOMINGUES, que jogou muito mais que em 2008 e mostrou que quando quer pode ser um jogador de muita utilidade. Não é um craque propriamente dito. Para mim está abaixo de Petkovic, Diego Souza, Claiton Xavier e Conca, mas tem qualidade. E para você, quem foi o MELHOR JOGADOR DO VITÓRIA NA TEMPORADA 2009?

Jogue duro aí nos comentários.

Anúncios

51 respostas em “Quem foi o melhor jogador do Vitória em 2009?

  1. Viafara foi com certeza o melhor jogador do vitoria na temporada de 2208 e 2009 !
    viafara será eleito o melhor goleiro do mundo
    xau

    Curtir

  2. EU ACHO QUE O CAMPEONATO NORDESTINO É QUASE UMA UNANIMIDADE ENTRE OS TORCEDORES, O QUE FALTA É A NOSSA UNIÃO ATRAVÉS DE AÇÕES QUE DEMONSTREM O NOSSO INTERESSE, COMO UM ABAIXO-ASSINADO, FAIXAS DURANTE OS JOGOS DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS E COPA DO BRASIL POR EXEMPLO!!! vAMOS LUTAR POR ISSO POIS É UMA CAUSA JUSTA E DE INTERESSE DE TODOS OS NORDESTINOS!!!
    PRECISAMOS FORTALECER OS NOSSOS CLUBES E ISSO SÓ ACONTECERÁ ATRAVÉS DE UM CAMPEONATO MAIS RENTÁVEL, POIS O ESTADUAL DAQUI DA BAHIA É DEFICITÁRIO, PROBLEMA QUE ACABA SUGANDO DINHEIRO PARA UM POSTERIOR INVESTIMENTO NOS CAMPEONATOS NACIONAIS!!!!
    FÁBIO, VOCÊ TEM UM CANAL DE COMUNICAÇÃO EM SUAS MÃOS QUE PODE NOS AJUDAR A ORGANIZAR NOSSAS AÇÕES.
    AGUARDO SUA RESPOSTA E IDEIAS DOS DEMAIS MEMBROS DESSA COMUNIDADE!!!!
    JULIANO SANTANA (TORCEDOR DO VITÓRIA E NORDESTINO DE CORAÇÃO!!!)

    Curtir

  3. fabio como é que ta cara?
    me diz ai podemos esperar tanto assim desse artur maia quanto se comenta ou é só conversa e você pode disser se o cara é essa bola toda e que posção ele joga ?

    Curtir

  4. cara sou muito fã de viafara,mas gosto muito do ramon tbm,e o elejo o melhor dessa temporada pelo vitóri poderia enumarar varias partidas em q ele fez a diferença nao deixandoa peteca cair,mas aquele jogo no barradão contra o flamengo… pra significou muito,pra mim q moro aq no rio então… foi muito bom,qndo eles falavam do pet, eu mandava de bate pronto,que -nada rapaz e o gol do ramon
    vcs viram? o bruno só olhou! ficou pregado no chao!
    _pow verdade né, q golaço do ramon ali foi um golaçao msm(fala dos flamenguistas)

    então a parada é essa: Ramon,NUMBER ONE!

    Curtir

  5. Apesar do probleminha na última rodada, não comprometeu minha adimiração e gosto por ele. Com certeza, o JULIAN VIÁFARA!
    Gosto muito do Ramon tbm!!!

    SRN! 😀

    Curtir

  6. É Fábio, fecha a conta e passa a régua, “O Cara” do Vitória em 2010 foi Viáfara msm.
    Há muito, mas muito tempo não tínhamos um goleiro assim, que agarre muito e se identifique tanto com o clube.

    Curtir

  7. Pra mim, o melhor jogador do vitória esse ano não foi nenhum desses aí não. Foi Paulo Carneiro. Botou pra fuder o bahia.

    huahauhauhau

    Mas desses, gostei muito do futebol de Fábio Ferreira. Pena q ele chegou tão tarde nessa temporada.

    Curtir

  8. Não voto em nenhum dos 5 e lanço o meu candidato, NETO BAIANO jogador goleador e brigador que nos deu o TÍTULO DO BAIANÃO. Por causa dele caçoamos do JAHIA o ano todo!!!

    Curtir

  9. Ramon por ter sido decisivo nas partidas finais do baiano e na conquista do título.
    Todos foram bem, mas é claro que tiveram excessões que espero nunca mais ver o nome numa frase que tenha o nome do Vitória.

    Curtir

  10. BOA NOTÍCIA DO FRONT – RESUMO DA REUNIÃO

    1. Fábio, estive na reunião do Conselho com um primo que é conselheiro. Pelo que ficou nas entrelinhas….Alex inventou essa história de redução drástica de investimentos pra 2010, como forma de forçar a demissão de Mancine (muito bom, assim não teve multa rescisória).

    2. Jorginho estava lá e foi homenagiado por todos. Falcão não teve a mesma devoção. Apesar do ocorrido, sinti que o Vitória não terá um racha como se comentava na imprensa.

    3. O orçamento do Futebol será maior. A Setorização está em andamento. A grama já está plantada. A via expressa já está no orçamento da Bancada baiana, com isso deve ter recurso pra início em 2010. Não se falou de nomes de jogadores. As obras de ampliação do Complexo Barradão devem ficar prontas em junho de 2010. Falaram muito de um tal de Artur Mais (dizem que é a grande promessa da Base)… enfim…

    4. Ricardo tá avaliando sonorizar o barradão, me explicou a situação do Õnibus ( a volks não tem interesse no mercado baiano, mas, por contrato, um parceiro deverá bancar em 2010)… a nova camisa será no Padrão tradicional.

    Curtir

    • Bom,a volks nao tem interesse no mercado baiano,mas fez o onibus do Sport,e pro Náutico fez o “Timbus”.
      Pelo que o Depto de Marketing fez em 2009,é bom sondar essa informação junto a Volkswagem…eu mesmo vou mandar e-mail.

      Curtir

      • Foi o que euví do próprio Ricardo… se é verdade…. só a Volks pode responder..

        Curtir

  11. è, difícies escolhas. Com excessão de Dominguez todo ele vestiram o manto rubro negro com orgulho. Por regularidade fico com El Paredón, VIÁFARA!!!

    Curtir

  12. Leandro Domingues… Apesar de que ele poderia ter desequilibrado muito mais a favor do Vitória… Mas destes eu faria força para manter Fabio Balada e Viafara aqui pro ano que vem… Um já foi, já o outro…

    Curtir

  13. Fabao concerteza VIAFARA!!!
    Pra mim ele sera o melhor ate quando for jogador do Vitoria…

    Minha lista é essa:

    1 – Viafara
    2 – Ramon
    3 – Leandro Domingues
    4 – Roger
    5 – Fabio Ferreira

    Curtir

  14. Fabio as mihas ferias foram forçadas por causa do trabalho que estava intenso nos ultimos dias, mas tive um tempinho livre e já atualizei.

    com Certeza: Viáfara
    com menção honrosa para Ramon.

    Curtir

  15. Fabinho, vou contar uma historinha de simplicidade.
    Estavamos (eu e Dan) no aeroporto de Montevideo, aguardando o time desembarcar para Dan tirar algumas fotos… chegou Viafara e falou : “vieram do Bresil para assistir o jogo? mui lindo, garotito (ele falando com Dan) quando terminar o jogo minha camisa é sua”. Como a torcida visitante no estádio Centenário fica distante, não deu como ele jogar a camisa e mandou agente ir no hotel pegar, já no hotel, a camisa estava trancada com o roupeiro sem condições de pega-la, aí, Viafara nos forneceu o celular dele para quando chegasse em Salvador, acertar um local para fazer a entrega da camisa “prometida”. Ufa, já estamos de posse da camisa.
    Agora lhes pergunto, qual jogador de futebol vai fornecer número de celular para um simples torcedor?

    “Todo time tem 1 goleiro,
    só nós temos Viafara”

    Curtir

  16. Levando em conta a produtividade em todos os jogos em que participaram eu escolho:

    1 – Viafara
    2 – Leandro Domingues
    3 – Ramon
    4 – Fabio Ferreira
    5 – Roger

    Curtir

  17. é o paredão q alem de suas defesas mostra q tem muito crinho com o clube principalmente quando ele recebeu uma proposta bem alta para sair e não saiu por causa do seu amor

    Curtir

  18. Viáfara, por ser um líder em campo e ser um homem de caráter, que já é ídolo do time e se sente muito bem no ECV. Foi importantíssimo esse ano [normal].

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s