Um desespero desnecessário

É muito difícil atualizar o blog nesta época do ano, principalmente quando a diretoria muda seu modus operandi em termos de contratações para a temporada seguinte. Foi-se o tempo dos pacotões “natalinos” de Jorge Sampaio e chega, enfim, a política de maior análise do mercado de atletas para se fazer as contratações certas para as posições certas. Mas alguns torcedores do Leão não deixam suas angústias e cornetagens de lado e comentam coisas completamente fora da realidade. E por isso estou aqui.

Bem, li aqui nos comentários pessoas dizendo que o Bahia está montando um time forte e que nomes como Leandro Amaral, Bóvio e Abedi já estão certo com o morto-vivo rival. Outro disse que um lateral que estava nos planos já acertou com o Itumbiara (como se só existisse apenas ele para esta posição).

Meu Deus, eu tenho que ter muita paciência com quem pensa assim. Primeiro que Leandro Amaral ganha R$ 280 mil e pediu UM MILHÃO POR MÊS para o Sport, quando o time pernambucano o sondou para a disputa da Libertadores deste ano. Amaral é o tipo do cara que olha para o Nordeste com desdém, como se aqui fosse o passo do retrocesso de sua carreira.

Vamos a Bóvio e a Abedi. Com todo o respeito que estes caras merecem, mas quem são eles? O que já fizeram na história do futebol? Tirando toda a sua marra, preguiça e má vontade de estar aqui, me respondam quem é melhor: Bida ou Bóvio? E quem joga mais Índio ou Abedi? Eu não entendo e às vezes perco as estribeiras com torcedores de nosso time que estão levando a sério as ESPECULAÇÕES de nossa imprensa e que não foram confirmados como aquisições do Bahia.

Nenhum jogador foi contratado nem para Bahia nem para o Vitória. Os dois times estão buscando ainda no mercado. Este festival de especulações faz parte do jogo da imprensa, já que sem esta estratégia como eles fariam as resenhas esportivas nesta época do ano? E o tricolor não tem bala na agulha para trazer Leandro Amaral nem Morais, o mais novo especulado. O ex-meia do Atlético-PR e Vasco não ganha menos que R$ 80 mil, e além disso, tem mercado em outros times paulistas, cariocas, mineiros e gaúchos.

Tem gente que esquece que a situação financeira do Bahia é pior que a do Vitória. Afinal já são 7 anos sem receber a cota máxima do Clube dos Treze. O tricolor só tem direito à metade dos R$ 11,5 milhões e mesmo assim, os pagamentos só começam a ser feitos a partir de abril (um mês antes do início da competição). Enquanto a dívida do Vitória está entre 30 a 50 milhões, a do Bahia é de 60 milhões para cima. Só em 2009 eles aumentaram em mais 5 milhões com tantas contratações equivocadas que eles fizeram e que ainda tiveram que pagar luvas, multas rescisórias e posterior rescisão.

Sinceramente, eu até me pergunto qual é o salário de Renato Gaúcho e como o Bahia conseguirá pagá-lo? E ainda tem o seguinte: O que adianta ter um treinador de certo nome e mídia, se ele não tiver condições de montar um time à altura? Treinador não faz gol nem defende chutes dos adversários. É importante, mas quem decide mesmo é o jogador em campo.

Quando a nossa diretoria contratava de forma afoita e movida por “empresários-amigos”, a torcida criticava (e com razão) e agora que o clube estuda melhor a situação das contratações já tem gente criticando, querendo espalhar o terror e cravando especulações do rival como se já fosse coisa concreta. Tenha paciência. A pressa é inimiga da perfeição e a cornetagem é inimiga mortal do bom senso e da inteligência.

Aposto com qualquer um que a diretoria irá trazer jogadores interessantes para o ano de 2010 e que o Bahia terá muitas dificuldades para contratar, pois ainda deve salários aos jogadores da temporada 2009, como Nádson, que só está apalavrado com eles, mas que tem propostas do Japão. Tenho certeza de que se o tricolor não cumprir com sua palavra, o traíra voltará ao Oriente sem pensar duas vezes.

Eu acho muito positivo o fato da diretoria do Vitória estar escondendo a sete chaves os nomes dos jogadores que interessam. E se formos julgar pelos primeiros nomes especulados teremos muito a comemorar quando forem anunciados. Ponto para a diretoria. Critico quando fazem bobagens, mas elogio quando estão no rumo certo e o momento é de elogio.

Aléxi “acordou” e o time de 2010 tende a ser forte!!

Já o Bahia não está sabendo segurar as suas informações e por mais amizade que Renato tenha com jogadores do estado do Rio de Janeiro como Tartá, do Fluminense, terá o atraso salarial e sua situação no cenário nacional – SEGUNDA DIVISÃO – como barreiras para aquisições de impacto.

E olha que Tartá é apenas uma promessa, nada de excepcional. Promessa por promessa eu prefiro Elkeson ou Arthur Maia, nosso meia esquerda de 17 anos, que FISICAMENTE lembra o Messi e coincidentemente é habilidoso e canhoto como o craque argentino.

Bem, nem eu estou conseguindo ter informações privilegiadas neste momento. Só nos resta torcer para que as contrações sejam boas, apesarem de serem consideradas tardias por alguns mais afoitos. Peço a estas pessoas que tenham mais paciência e daqui a 2 meses voltaremos a conversar quem contratou melhor: se foram eles ou nós. A lógica me diz que será o Leão.

42 respostas em “Um desespero desnecessário

  1. Mais uma vez um super texto!!
    Mais Fabio imagine um torcedor como eu q assisto tudo q é tipo de noticiario q fale do futebol baiano e que nao tem tanto acesso pra saber se a noticia veridica ou nao o que eu vou fazer?
    So me resta a acreditar no que a midea passa pra mim, pois nao tenho influencia, nao conheco diretor, conselheiro e etc.
    O lance mesmo do jaia trazer Leandro Amaral, bovio e etc rolou no ba tv que eu assisti e tbm ta no site dos galaticos.
    E o acesso que os torcedores tem, agora saber quem ta falando a verdade ou mentira ai so DEUS pra saber.
    Mais ainda bem q tem pessoas como vc q entende o torcedor e tem muita influencia pra saber se a noticia e verdade ou nao e retransmiti-la pra nois.
    Valeu Fabão

    Curtir

  2. Sugiro por uma reportagem que fale a origem da camisa do vitória.
    Ela é de listras verticais ou horizontais??
    Uma reportagem especial sobre esse assunto ajudaria a dar um fim sobre esse assunto.
    Pq eu sinceramente não sei dizer. Ja vi fotos antigas de listras horizontais e verticais.
    E agora josé??

    Curtir

  3. oi fabio ,

    O time do bahia pra 2009 , marcelo, marcos,nem,alisson,avine,leandro,bruno silva,paulo isidoro,MORAIS, NADSON E JAEL pode escrever que esse time comeca o campeonato baiano . a ainda tem rogerinho dentre outros jogadores bons que tem no elenco. sei nao se fosse vc nao confiaria muito em indio nao fez gols no bahia morto pegando pela frente uma zaga horroroso no bahia, depois caiu de producao e no baiano de 2008 foi uma porcaria e nos 2 ba-vis que ele jogou nao fez gol em nenhum e ainda foi horrivel a atuação dele.
    mas bom natal pra vc e espero que meu bahia venca o campeonato baiano esse ano ta na hora já um abraço

    Curtir

    • Ficaram lindas mesmo. Agora, teve gente que reclamou do último padrão da penalty que tinha um canal jeans feião na frente. Nessa bem que podia ser só OAS, né? Botar esse site imenso fudeu a camisa.

      Curtir

      • tb num gostei de colocar o site…
        So a logo ficaria bem melhor!!!

        Gostei achei bonita… mais falta o uniforme numero 03.

        Q tem q ser alem de muuuuuuuuito bonito, bastante polemico

        Curtir

  4. Perfeito, Fábio.

    Eu, particularmente, não estou nem ouvindo rádio nem lendo papo da comunidade (que é onde mais se sabe do blábláblá).

    Vou esperar tudo se confirmar, para elogiar e criticar.

    O momento agora é de esperar e ver o fator positivo, a política de contratações parece ter mudado realmente, e só tem a melhorar.

    Curtir

  5. Fábio,
    Acho ótimo a boca pequena de nossa diretoria isso evita que a concorrêcia entre na disputa, concordo com você no sentido de revelação por revelação sou mais as nossas vide nosso histórico nessa área, agora temos que esperar pra vê se a vinda de mauro galvão e a saida de JS teve sucesso e assim espero. Acho que devemos procurar no mercado nordestino em virtude do papel de destaque que temos. No mais, é só esperar as flechadas do destruidor de tricolor na bunda do renato gayucho.
    SRN

    Curtir

  6. Pode ser que o Fluminense empurre alguns jogadores que não vai aproveitar, para nos forçar a ceder no caso Marquinhos-Willians.

    Curtir

  7. “Tem gente que esquece que a situação financeira do Bahia é pior que a do Vitória. ”

    As radios por ai que fazem os torcedores mais influenciaveis pensarem assim. Sempre cogitam as melhores contratações pro finado e as sobras pra gente. Ouve quem quer, filtra quem sabe.

    Eu prefiro que continue assim, os irracionais acreditando e nós ganhando sempre.

    Dia 4 de janeiro espero ver o elenco mais bem contratado dos ultimos 6 anos.

    Curtir

    • Velho isso ai não da pra fazer nada não, ta no contrato a opção de compra pela traffic até 31/12 e se eles quiserem Alexi é obrigado a vender.
      Ou seja: o erro foi na hora de fazer o contrato.

      Curtir

  8. Só um detalhe:Não esqueça que o bahia tem potencial de arrecadar 5 milhões ano com bilheteria (com um time fraco nesse ano) e mais: em 2010 o time COMEÇARÁ A RECEBER AS PARCELAS DOS VALORES DA VENDA DA SEDE DE PRAIA.

    Curtir

    • Tinha esquecido deste detalhe. Mas tem tanto credor louco pra pôr a mão neste dinheiro, man. E para seu governo nos três últimos anos o Vitória arrecadou cerca de 4 milhões por temporada por renda de estádio também. Pode conferir desde 2007. Por sinal na Série B a gente arrecadou 3,4 mi.

      Curtir

      • …Que HOJE vale OURO em Salvador,Lionel ,devido a especulação imobiliária.Se vc não sabe somente na orla(amaralina a boca do rio) serão erguidos mais de 100 prédios após a liberação do PDDU.Fábio,o ECV arrecadou tudo isso na série A ,Sulamericana e os cambau…O bahia sem título há 7 anos,série b consegue arrecadar 5 mi.Imagine aí man,se o Bahia ganhar o baiano e conseguir fazer um time bom pra série B….

        Curtir

      • E tem mais seu Fábio:Vc disse que o ECV deve 30 mi.PC (segundo alexi portela) deixou um rombo de 50 mi.De lá pra cá o vitória pagou 20 mi de dívida foi ??????Aonde?????Tenho sérias dúvidas quanto a situação financeira do bahia ser pior que a do ECV.Pra mim são dois quebrados.Se bem que dívida não impede o sucesso do time ,vide flamengo que deve 400 mi…

        Curtir

      • Nem se anime Danilo, seus dirigentes FARÃO MERDA COM O DINHEIRO…. como sempre…..

        o caminho do Bahia é igual ao do Ipiranga….

        o Bahia todo ano luta pra não cair pra 3ª, que aliás, subiu na cagada, e com um juiz ladrão…. claro, pra não perder o hábito….

        2010, é pau na moleira!!

        Nosso objetivo é deixar o Jahia mais 5 anos sem título baiano. depois vamos deixar ganhar um… senão fica sem graça

        Curtir

      • pois bem angelo ,nós demos esses 15 anos pra vcs se estruturarem (com ajuda providencial de verbas públicas ,pra não perder o hábito…) e mesmo assim nada alcançaram a nível nacional.Todo dia eu digo:O bahia não será o mesmo nos próximos 5 anos:Quem viver verá….Fábio já tá tremendo na base…hhahahahhah

        Curtir

      • ô Danillo, vem cá: qua ajuda providencial de verbas públicas? A que gastou mais de 50 milhões em Pituaçu sem licitação e transgredindo às normas ambientais? Fora essa eu não me lembro de nenhuma.. só não me lembro…

        Curtir

    • A conta é mais simples do que isso tudo.

      Ano passado, o bahia não tinha dinheiro e não teve arrecadação de arquibancada relevante.

      Esse ano, gastou muito! Trouxe uma barca do mau, trouxe “Nadgol”, trouxe Rubens Cardoso, Rogerio Correa… Entre luvas (Que o Vitória evita pagar) e recisões e etc, o bahia só se endividou mais, alem de tudo melhorou a estrutura fisica do fazendiviris. A pergunta que fica é de onde o dinheiro saiu… Mas tudo bem.

      Esse ano já começa trazendo Renato Gaucho e especulando prá caramba… Isso vai fazer quem quer que venha prá ca cobrar mais, pode ter certeza.

      Esse ano Galo botou aquelas carniças prá jogar certinho e foi mandado embora. Renato Gaucho até hoje só pegou elencos no minimo bons, e com Tiago Neves fazendo chover, qualquer um chegaria onde ele chegou na libertadores.

      Eu não gosto de especular o futuro pq geralmente essas miseras tentam queimar minha lingua, mas… Eu vejo um ano negro prá o Intiga F.C.

      Curtir

  9. Apenas complementando sua informação: tenho a impressão que o rival não ganhará NADA do Clube dos 13 esse ano — parece que há uma previsão no sentido de que o clube que fica de fora da 1ª Divisão por cinco anos deixa de ganhar sua cota.

    Curtir

  10. Valeu pela atualização do blog!Sou leitor assíduo , tô aqui todo dia pra ver novidade!
    Bem , pelo visto é melhor esperar mesmo , dia 04 na reapresentação creio q teremos boas surpresas.
    Feliz natal e um ótimo 2010 pra nós e pro Leão!

    Curtir

  11. Fabio.

    Meu avô tem a assinatura do jornal A Tarde, e eu sempre discuto com ele sobre a “preferencia” da equipe de esportes do jornal.

    Nos ultimos dias por exemplo, eu percebi que sobre o Vitória só existe uma nota de canto de pagina, enquanto sobre o Bahia sempre, no minimo, há uma noticia de meia pagina com foto.

    Eu tentei juntar os jornais prá mostrar a ele, mas ele sempre joga fora os jornais passados.

    Então, você que deve ter mais acessos, dê uma olhada nas ultimas edições do A Tarde e fale sobre isso aqui.

    Outra coisa, se puder me mandar seu trabalho sobre a preferencia tricolor da imprensa, eu gostaria de ler.

    SRN.

    Curtir

      • Isso foi objeto da reunião do Conselho… Alex está atento a isso, e já se reuniu com os Diretores de A TARDE e da rede Bahia…. ´

        Eles só tem a perder, pois o torcedor do Jahia não tem poder aquisitivo pra comprar jornal

        Curtir

    • Eu sempre acompanhei seu blog, eu sou meio implicante, e as vezes muito otimista, ai me incomodo com alguns posts, em qualquer blog.
      Mas valorizo quem acompanha nosso Vitória com tanta dedicação.

      Então, por favor, vamos marcar sim. Me manda seu e-mail prá podermos combinar.

      Obrigado desde já, e até mais.

      Curtir

  12. Fábio, acho normal certa impaciência, mas discordo da cornetagem e das reclamações..se vc perceber nos noticiários e até mesmo em sites esportivos, existem mais especulações a respeito do Bahia do que do Vitória, e como vc, acho mto interessante que se mantenham ”in off” os nomes dos possíveis reforços!
    E em relação aos nomes levantados pela mídia em relação ao Jahia de itinga é normal, como sempre eles estão tentando levantar o defunto já morto dentro do caixão ao estilo ”Michael Jackson”, mas não vão conseguir.
    Fico muito feliz por esse ano de 2010 que está chegando, pq sinto de verdade que desde vez não haverão ‘bondes do maluco”, as contratações vão ser mais sérias e certamente de um nível muito maior.

    um bjo pra vc! e Feliz Natal!

    SRN!

    Curtir

  13. Fábio, fiquei sabendo de uma coisa e perguntei pra Alexi ontem, na resenha da Equipe gol, e ele me confirmou; Ele disse que já está apalavrado com dois jogadores, mas não revelou os nomes, é claro. Um deles deve ser o Luciano Henrique, o outro eu não sei, mas acredito que seja um atacante.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

