A história do Manto Sagrado Vitoriano

Tema sugerido pelo leitor/internauta Ginkgo (Igor Costa)

A história dos padrões vitorianos começa, obviamente, após a sua fundação em 13 de maio de 1899. A primeira escolha foi pelas cores verde e amarela em homenagem a bandeira do país, mas esta ideia foi logo cortada pelo alto custo da fabricação de camisas com cores mais fortes. Por isso, a economia determinou que o primeiro manto leonino fosse preto e branco.

Só que o Vitória só esteve alvinegro por míseros dois anos. Em 1901, o esportista César Godinho Spínola, que veio do Rio de Janeiro e era ligado ao CR Flamengo, foi incorporado no quadro social do clube e quando Pedro Gonçalves de Almeida assumiu a presidência do Leão e elevou o cargo de César, ele sugeriu duas grandes mudanças ao clube: a criação de uma sede náutica para incentivar a prática do remo e mudar as cores do time para VERMELHO E PRETO para homenagear seu clube de origem, o CR Flamengo.

Elenco campeão baiano de 1908 – listrada verticalmente

As primeiras camisas do Esporte Clube Vitória nas cores rubronegras eram listradas verticalmente, assim como a do Milan e a do Atlético Paranaense. Não consegui a informação-chave sobre quando o time passou a usar horizontalmente, mas de acordo com relatos de torcedores mais antigos do clube, o Leão usou as listras horizontais de 1950 a 1990, ou seja, 40 anos. Por isso que muitos dizem que a camisa tradicional do clube é com o traçado horizontal.

Com a entrada de Paulo Carneiro na gestão do clube houve uma verdadeira miscelânea com as camisas do time. A cada temporada um desenho diferente. Dizem que PC fazia isso influenciado por pessoas que diziam que o Vitória imitava o desenho do padrão flamenguista. Realmente o clube antes de PC tinha sérios problemas de caixa e utilizava SIM padrões do Flamengo.

A história que me passaram era de que assim que o Flamengo lançava um novo uniforme, os dirigentes leoninos compravam o modelo anterior do time carioca, retirava os patrocinadores e o nome CRF e inscrevia ECV no peito e os seus patrocinadores na parte onde ficava a marca da Lubrax (Petrobras). E se você que é muito jovem e não pegou esta fase, obviamente, pergunte a seu pai, tio ou avô se isto não é verdade. Ou procure fazer uma pesquisa na internet e note que nas camisas retrô do Vitória e do Flamengo das décadas de 70 a 80 são idênticas mudando apenas o CRF por ECV e o patrocinador.

Já a partir de 90 com a modernização do clube através da gestão PC, o Vitória passou a fazer contratos melhores com fornecedores esportivos e com isso novos desenhos fugindo completamente do modelo flamenguista se sucedeu. Praticamente a cada 2 temporadas o clube mudava radicalmente o design dos uniformes. Se por um bom tempo esta medida foi boa, já que muita gente começou a se queixar da nossa camisa ser idêntica a do CRF, por outro perdemos a nossa própria identidade.

Prévia do uniforme 2010 é um estilo que marcou as décadas de 70 e 80

Identidade é aquilo que regularmente mostramos ser e estas mudanças drásticas no padrão dão impressão de existir vários Vitórias com o mesmo símbolo, cores e tradição. Depois de passar o trauma com a aparência da camisa com a do Flamengo, PC voltou a assumir desenhos na horizontal como o padrão de 2005 que ficou no Leão até o Campeonato Baiano de 2007 (já sob a gestão de Aléxi Portela e Jorge Sampaio), só tendo algumas pequenas alterações na grossura da listra, patrocinadores e fontes da numeração da camisa.

Na Série B de 2007 e na Série A de 2008 nossos padrões mudaram completamente de estrutura gráfica. Em 2007 eu considero a evolução do padrão de 2004 e o de 2008 foi bastante inovador dando mais espaço ao preto do que ao vermelho. No começo estranhei bastante, mas depois me acostumei e considero o padrão 2008 um dos mais bonitos já feitos, mas seria muito legal que aquele design volte, mas para ser o terceiro padrão.

Este ano de 2009 voltamos a usar o tradicional vermelho e preto nas horizontais e a prévia do padrão de 2010 seguirá no mesmo modelo e mais ainda, muito mais próximo dos modelos das décadas de 70 e 80, por isso é que muita gente já está falando que está muito parecida com a camisa do Flamengo. Mas eu nem ligo para isso, pois  o Flamengo nem outro clube qualquer tem aparato judicial que lhe dê exclusividade no design de seu uniforme. Cada clube tem a liberdade criativa de fazer seu uniforme e se parecesse com o de outro clube, paciência. Quantos clubes no mundo são alvinegros e com o mesmo design do Botafogo?

Parecendo ou não com o Flamengo ou qualquer outro clube, o importante é que a prévia da camisa de 2010 é linda e acima de tudo vem com a marca do Vitória, com o distintivo do clube leonino e com nenhuma referência a outro clube. Tem torcedor que se prende a muita besteira e termina atrapalhando o time. Não estaremos imitando ninguém, o que aconteceu no passado foi por problemas de gestão e fluxo de caixa e não por invejar o clube carioca.

UM FELIZ NATAL A TODOS

Anúncios

41 respostas em “A história do Manto Sagrado Vitoriano

  1. Acho que deveriamos é concretizar um padrão só para se criar uma identidade. Quero desejar a todos um FELIZ ANO NOVO e que nosso LEÃO continue nos dando muitas alegrias e que esse ano seja repleto de conquista um forte abraço a todos.

    Curtir

  2. A de 2002 demais ! Tenho uma em casa, e não troco sua beleza por nenhuma outra. Na minha opinião as camisas do leão deveriam ser sempre na vertical.

    Curtir

  3. Até o ABC-RN já tem seu ônibus..Notícia extraida do blog futebolnordestino.com

    No Natal, o ABC se auto-presenteou.
    Com a ajuda de uma parceria com um laboratório de medicamentos, o clube anunciou a compra de um moderno ônibus, todo bonitão, que deve ser apresentado em março do ano que vem.
    Além de servir para as viagens e o transporte dos atletas do clube, o ônibus do ABC terá papel importante no âmbito social. Ficou definido que o transporte será utilizado para a implementação de projetos sociais organizados pelo clube, se constituindo num forte elo do clube com a sociedade em geral.

    E tem mais, o torcedor Alvinegro terá o privilégio de escolher o layout para o ônibus que melhor representará o Mais Querido. No site oficial será lançada uma enquete com três opções de layout para votação, além de escolher um nome para a nova “Nave Alvinegra”. Que tal, “Expresso da Vitória”?

    Quando o do Vitória ficará pronto,Sr. Ricardo??Menos papo e mais ação!!!!

    Curtir

    • Emocionante Manoel…

      Todos tem o direito e deve torcer pra dois times… um eh o da sua regiao e o outro eh a selecao do seu país.

      Vcs baianos, querem torcer… torcam pro Bahia (eh uma pessima escolha? eh sim, mais eh menos pior doque torcer pra Flamerda, Curintia, Sumpalo… pelo menos noix os torcedores rubro negros temos mais tricolote pra zombar a cada ano…kkkkk)

      Torcer pra um time que num eh da sua regiao… eh o mesmo q vc ser brasileiro, morar no Brasil e torcer pra Argentina, Alemanha, Italia…

      Deixem de ser BUUUUUUUUUUUUUUUUUURROS

      Curtir

      • Acho que o convencimento funciona melhor do que o enfrentamento, afinal, cada um torce para o time que quizer. Realmente, para nós conscientizados, é revoltante ver conterrâneos torcendo em nossos estádios contra nosas equipes. Chamá-los pelo nome – burros, tabaréus etc. – não ajuda em nada a mudança de atitude. Seria bom que esses “paraíbas”, “baianos”, como os sudestinos nos chamam, fizessem uma visitinha ao sudeste especialmente S. Paulo, para sentir na pele o preconceito e o desprezo que eles têm por nós, se não puder viajar, basta ver os humorísticos da Globo, e os personagens baianos das novelas,estes personagens têm um sotaque ridículo e só pensam em dar golpes para dar vazão à sua incompetencia e preguiça crônica. Enfim, não tenho mais raiva desses “torcedores”. Tenho pena, porque são realmente muito tolos.

        Curtir

  4. Essa não é a camisa definitiva:

    “Em tempo: a camisa que está sendo comercializada não seria a definitiva, mas é oficial.

    Segundo Ricardo Azevedo, a Penalty já tinha um material pronto há algum tempo, e o Vitória resolveu colocar à venda.

    No entanto, ele alerta que o modelo é muito parecido ao que será lançado no dia 28 de dezembro.”
    (http://www.futebolbaiano.net/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=80&Itemid=208)

    Vou esperar até depois do dia 28 pra decidir qual q eu compro

    Curtir

  5. Reparem no vermelho da camisa n°1. Muito bonito e vibrante. Esta é nossa identidade. Camisa branca é pra outro time. Vou comprar a n°1 pois este é nosso time: Rubro Negro. E tb já tem pra vender, quanta diferença! O outro fabricante só foi mandar camisas no 2° semestre e olhe lá. Bom começo! Valeu Penalty!

    Curtir

  6. Parabens pela pesquisa caro fabio.
    Muito bomo texto.
    Eu a tinha a minha opiniao.
    agora reforço: nosso padrao eh com listras verticais.
    e pronto.
    Esse foi o começo da nossa historia e nossa raiz.
    Essa eh a minha opiniao.
    Parabens pela pesquisa e espero q esse texto termine, ou atenue, essa discurssão.

    Curtir

  7. Estive na loja do Capemi para comprar a camisa, mais não comprei, porque, não tinha todos os tamanhos e que a camisa lançada já vai sofrer modificações (notem nas fotos que o patrocinador só está na frente da camisa).
    O material é de qualidade.
    Ao vivo são ainda mais bonitas.

    Fabinho e Cia.
    FELIZ NATAL

    Curtir

    • Ricardo confirmou que o padrão é esse. Ou seja, não sofrerá alteração. Comprei com a garantia do pessoal do capemi que a camisa é essa.

      Tá linda!!

      Curtir

      • Na verdade, a nova camisa do Vitória irá ter o escudo diferente do utilizado nos últimos anos.

        Por um motivo bem simples: Ricardo Azevedo, diretor de marketing do clube, explica:

        – Fizemos uma mudança no Manual de Identidade do clube e vamos adotar a marca sem a listra branca no centro do escudo. Retomamos um layout antigo e vamos utilizá-lo em 2010.

        Em tempo: a camisa que está sendo comercializada não seria a definitiva, mas é oficial.

        Segundo Ricardo Azevedo, a Penalty já tinha um material pronto há algum tempo, e o Vitória resolveu colocar à venda.

        No entanto, ele alerta que o modelo é muito parecido ao que será lançado no dia 28 de dezembro.

        Curtir

      • Ví essa entrevista também… mas, depois dessa ele afirmou que ESSA é a camisa de 2010.

        Em tempo: na etiqueta, vem escrito “camisa oficial vitória 2010”

        Curtir

    • A camisa VAI sofrer alterações sim, pois nem todos os patrocinadores estão estampados ainda. O layout não mudará, isso deve ser o que vc está falando Angelo.

      Curtir

      • então melhor ainda… pois, se encher de mais patrocínio, prefiro a minha com 2 (OAS e Habibs)

        Curtir

  8. gostei muito das camisas. são lindas e o material é de qualidade muito superior ao da champs. finalmente o Vitoria vai parar de passar vergonha com seu uniforme.

    nao to nem aí se a camisa parece ou nao com a do menguinho. como disse o fabao, a camisa vem com o escudo do vitoria e é isso que importa. vou comprar o quanto antes.

    FELIZ NATAL A TODOS

    Curtir

  9. Fábio, sempre critiquei a qualidade do material da Champs, e como eu disse, não comprei e nunca comprarei essa camisa da Champs, nem que me dêem de graça eu quero! A Champs faltou o compromisso acertado com o Vitória, e faltou tb com o respeito com o consumidor, ao oferecer uma camisa de qualidade suspeita e inferior ao ano anterior. Uma pena eu não passar as festas de fim de ano em Salvador, pois caso eu passasse, com certeza iria comprar essa camisa nova. Faltou só apresentar o padrão 3, que na minha opinião deve continuar todo preto, com os detalhes em dourado, tal qual foi a camisa 3 em 2008, que na minha opinião foi a mais bonita dos ultimos 4 anos. A Champs se foi e não deixou saudades.

    Curtir

  10. Adorei as camisas são muito lindas, e só para lembrar a camisa branca do flamengo na década de 80 e que o Vitória imitava era diferente as listas eram horizontais e no centro, parecida com a do são paulo e santa cruz.

    sds rubro negras

    Curtir

  11. Ótimo post Fábio.

    Já eu não gostei do padrão 1 de 2008, tanto que eu nem comprei (ainda). Tem um site do Vitória que ainda tem esse padrão.

    Adorei as camisas de 2010, ficaram bem legais.

    SRN

    Curtir

  12. tbm acho gostei da camisa e n gosto nem um pouco do flamengo para de reclamar e vamos apoiar o time e a diretoria nesse novo ano que com fè em Deus sera de muitas glorias

    Curtir

  13. Fábio, amei a camisa! \o/ graças a deus nos livramos daquela Champs, nossa que diferença viu! Quando sair a baby look vou comprar pra mim! *.*

    bjos! Feliz Natal!

    Curtir

  14. HORRÍVEL, RIDÍCULO, VERGONHOSO

    Não gostei do novo uniforme, time sem IDENTIDADE, copiar o estilo da camisa do flamerda parece amadorismo de time de bairro, voltamos a ser o time sem expressão de décadas atrás.
    Sei que muitos falsos torcedores do Vitória vao gostar, são os imbecis flmenguistas que dizem torcer pro Vitória.

    Vitória Sempre

    Curtir

    • AFF..eu respeito sua opnião, mas acho que foi muito duro nos comentários, a camisa tá linda e o material parece ser bom..

      esse povo só faz reclamar..deus que me livre

      Curtir

      • E tem mais meu filho..sou Vitória desde pequena, não sou imbecil e muito menos torcedora da merda do Flamengo…

        é cada uma!

        Curtir

    • Falow bosta! A gente tem q agradecer que a Champs se foi, pois essa empresa era uma merda! Com a Penalty a gente pode confiar. Assim que puder comprarei a nº 2 e se lançarem a 3, com certeza irei comprar!

      Curtir

    • Falou algumas besteiras, mais em partes eu concordo contigo Beto…

      A CAMISA EH LINDAAA

      maaaaaaaaaaaas…

      Nao eh nosso o modelo, dar a impressao de amadorismo mesmo… sem falar q eles tem mais um motivo pra fazer chacota da nossa cara, e ai com razao… Pois criticamos e zombamos a torcida e o clube rival (Jahia) quando nos compiao, agora fazemos o mesmo com o flamerdaaa… sei q essa eh nossa identidade, mais foi um erro q cometeram no passado e que naum pode continuar…

      APROVO os modelos inovadores e mudanca de padrao de preferencia a cada ano, pois com isso noix torcedores aleatoriamente compramos as camisas… sempre em busca da atualidade do lancamento, afinal, quando vamos comprar uma roupa procuramos pelas mais antigas (modelos antigos) ou as mais modernas?

      Tudo bem, temos q ter e manter a nossa identidade, CONCORDO COM ISSO, desde que num seja a copia de outro…

      Gostei mais do modelo 2004.

      APROVEU E GOSTEI MUITO DESSE MODELO 2010… PRINCIPALMENTE A BRANCA… MAIS GOSTARIA QUE O MODELO 03 FOSSE SUPER INOVADOR E POLEMICO, assim como as do Palmeiras, Corhintias, Coritiba e Sport foram… MAIS SEM COPIALAS.

      Feliz Natal pra todos!!!

      Curtir

      • Várias camisas de times do país se parecem vou fazer uma lista:

        Botafogo e Santos
        Corínthians e Botafogo
        Palmeiras e Goiás
        Vasco e Ponte Preta
        Atlético Mineiro e Botafogo
        Sport, Vitória e Flamengo

        Qual o problema disso? Se fosse assim, era melhor mudar o padrão pra Roxo com Bege…. (acho que não tem nehum clube que tenha essas cores…)

        Curtir

      • O q esta em palta eh o modelo/formato da camisa e naum as cores… e num vejo mal algum em ter um terceiro uniforme inclusive com o Roxo e Bege… creio q seria uma otima estrategia de marketing… pois isso almentaria mais ainda na venda de camisas do clube…

        Tem q mudar sim e a cada ano o modelo da camisa… pq por exemplo quem comprou uma camisa em 2009 dificilmente comprara a mesma camisa em 2010 (SENDO O MESMO MODELO).

        Nossas cores tem que ser VERMELHO E PRETO… isso que naum pode mudar!!!

        mais a camisa… tem q mudar, ate mesmo pra forca noiz torcedores a comprar… e sempre em busca da atualidade.
        Tudo bem, eu sei q mudar bruscamente o modelo da camisa, perde um pouco a essencia… mais independente disso EU ACHO que tem q mudar.

        Um clube ou uma empresa eh reconhecida pela SUA LOGOMARCA e pelas cores. Isso num pode ser mudado JAMAIS…

        Vcs chegaram a ver como seria o buzu do vitoria? A logo era a copia do Milan… ou seja o mesmo simbolo apenas com nome do Vitoria… isso eh certo?

        Curtir

  15. Sempre haverá uma conversa sobre o padrão do time.
    Esse ano foi a má qualidade dos padrões confeccionados pela champs, agora voltamos a Penalty que nem se compara com a champs e ainda assim sempre alguém vai reclamar.
    Pode ter certeza que se fosse a nike nosso patrocinador esportivo alguém iria falar dos modelos também.
    Gostei dos 2 modelos apresentados pela penalty só vou conferir a qualidade do material ao qual acredito ser muito bom, pois farei logo minha aquisição.
    Fábio, você sabe informar sobre o acesso dos sócios nos jogos do Leão em pituaçu?
    SRNS.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s