Paixão, gastos e esforços não retribuídos

Torcida Leonina marcou presença no Nelson Feijó em Maceió

Este menininho aí da foto é Daniel Novais, filho de um grande amigo, Manoel. Dan tem o privilégio de ter um pai rubronegro apaixonado pelo Leão e que tem condições de acompanhar o time até fora do país. Ano passado, Manoel e família estiveram no Uruguai no jogo contra o River genérico. Foi gasto uma considerável quantia em dinheiro nas passagens, hospedagem, alimentação e ingressos. O resultado em campo: 4×1 River Plate.

Ao longo dos últimos 2 anos esta família esteve ao lado do clube em diversos jogos fora da Bahia, mas o Leão raramente compensava a viagem com boas apresentações e resultados. Um dos últimos que fez esta família feliz foi a vitória por 3×1 sobre o Santa Cruz na Série B do ano 2007. Viajar para ver o Leão da Barra jogar não é exclusividade de Manoel, muita gente boa faz isso a exemplo do Grupo de Elite, sob a batuta de Abade, que está sempre planejando caravanas.

Neste jogo contra o Corinthians Alagoano, mesmo sendo em um horário comercial, de trabalho para a maioria da população do país, Manoel, Daniel, Cléber Lopes e mais algumas dezenas de pessoas saíram daqui em direção a Maceió só pelo amor ao clube. Aí chegam lá e o time faz um papelão daquele. Não respeita a torcida, não considera os gastos e a paixão dos viajantes. E depois estes mesmos jogadores e diretoria querem exigir “casa cheia” e SMV com 20 mil associados.

Não estou dizendo que só porque 100 ou mais torcedores viajaram que o clube tem obrigação de ganhar. Mas há a obrigação mínima de jogar com decência e disposição para sair vitorioso e dedicar aos guerreiros viajantes. E isso o clube não vem fazendo ao longo dos anos. Até 4 anos atrás não se via tanto torcedor do Vitória em outros estados nas arquibancadas e justamente quando a torcida passa a gostar da coisa, o time sempre decepciona.

O discurso de coitadinho e de menor abandonado parece que já está se internalizando na diretoria e jogadores, e estes vão para certos jogos fora com nenhuma gana de vencer e o pior, com discurso pronto para as derrotas. A última foi que o campo do Corinthians/AL é muito pequeno e com isso ficava difícil trabalhar a troca de passes. Me poupem. Faltou um esquema tático e uma escalação mais coerente por parte do treinador e de vontade, garra e talento dos jogadores de frente.

Uma das coisas que faz o torcedor se apaixonar mais pelo clube é o respeito que o time tem por ele enquanto torcedor. O Vitória não está respeitando o torcedor, pois está cobrando preços abusivos numa competição furreca como o Baianão, com o intuito de angariar sócios torcedores na tora e deste jeito não vai. Além disso, o time e o treinador não motivam a torcida ir a campo. São jogadores fracos em sua maioria, falsos ídolos e craques como Bida. Hoje o Vitória só tem 4 jogadores de nível Série A: Viafara, Vanderson, Ramon e Wallace. Os demais são meeiros e sem grandes passagens na elite.

A torcida do Vitória vem crescendo nas duas últimas décadas, mas a atual diretoria não está sabendo trabalhar com isso. Ao invés de pensar ideias de como melhorar o SMV, dar voos mais altos para o time (o que motiva o torcedor) e de montar times que deixem o torcedor esperançoso, a diretoria insiste num discurso de patinho feio, em que o clube é uma ONG carente e os torcedores têm que ajudar sem exigir nada em troca. E a banda não toca por aí. Querem aumentar o SMV mas não pensam em fazer o clube crescer.

Vejam o Internacional-RS que baseou seu plano de sócio torcedor ao antigo VitóriaMania e vejam o que eles têm hoje. Eles souberam jogar e deram respostas à torcida (com títulos de porte). Não ficou apenas querendo ajuda sem dar algo em troca.

A atual diretoria rubronegra precisa ser mais ambiciosa com o clube, focar realmente a Copa do Brasil, que é a competição nacional “mais fácil” para times médios e emergentes como o nosso. A chave disso é parar de achar que ganhar um estadual podre em cima de um rival em total decadência é o nosso máximo.

Salutti Rossoneri

Anúncios

30 respostas em “Paixão, gastos e esforços não retribuídos

  1. será q nós devemos torcer para o vitoria no no bavi ou torcemos contra para ricardo silva cair fora se bida jogar e se vanderson for de zagueiro talvés eu torça contra

    Curtir

  2. Pô Fabinho, nós não somos tão pé frio assim não, hehehehe

    Estavamos tambem nas vitorias :

    no PV em 2007 : Ceará 0 x 3 VITÓRIA
    no Amigão -PB em 2006: treze 2 x 4 VITÓRIA
    no Rio : Flamengo 0 x 1 VITÓRIA
    na Arena : Atlético 0 x 2 VITÓRIA
    no RS : Inter 0 x 0 e Grêmio 1 x 1 VITÓRIA e outros…..

    Quando posso, vou mesmo, ver nosso VITÓRIA é meu lazer preferido.

    Abraço

    Curtir

  3. na copa do brasil que o vitoria perdeu a semi final pra o flamengo
    o vitoria tinha perdido pro corintias 1 x 0 e no barradao ganhou de 2×0.
    e no mais o vitoria vai ganhar o bavi amanha de 3×0, e ai tudo fica normal
    todo time tem tropeso.

    Curtir

    • Gostei do seu otimismo!
      Eu também não acho o elenco rubro-negro fraco, pórem está sendo mal aproveitado. BIDA não vem rendendo e já deveria ter cedido o lugar para RAFAEL GRANJA; se temos um lateral-esquerdo de origem pq improvisar?
      Amanhã o LEÃO ganhará o BAxVI por 3 a 0 com gols de SHREK, do REIZINHO DA TOCA e de ADAÍLTON (melhor investimento da temporada, até agora).
      .
      PÉÉEÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉGA LEÃO!!!
      ESTRAÇÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁLHA!
      RUBROLATION NELES!

      Curtir

      • Fabio, vou além. : eu tinha falado no jogo contra o Ipitanga que nós iniciamos o ano de 2010 o pior time dos últimos 5 anos!

        Curtir

  4. agora vai ser aquilo,no proximo dia 10 contra o curintian de alagoas,vai ser uma pressao só,mas desde qndo o vitoria reverte algum resultado? é agora venho começar a entender pq a imprensa do eixo nunca dá moral pro vitoria msm qndo o msm amaeça fazer uma graça,pq sabe q qndo isso acontece o msm nao vai longe,é coca cola,ou melhor pepsi,com pouca pressao. isso nao ta me cheirando bem,essa politica pés no chão pires na mao,o brassileirão nao é brincadeira nao,requer ousadia,coisa q a nossa diretoria nao tem,fica bem colocado qm tem melhor investimento e ousadia.QUANTO MAIS OUSADIA MELHOR OS RESULTADOS!mas se nao for o caso… um exemplo pode ser o botafogo q perigou ano passado no brasileirao. o presidente falou q iarever a politica de baixo custos nas contrataçoes. e ja mostrou q vai metera mao no bolso msm,trouxe el loco abreu(bom atacante,inclusive de seleçao,titular absoluto)o argentino herrera,marcelo cordeiro,e agora fechou com edno,e o vitória? vou parar por aq msm. SRN!

    Curtir

  5. é… depois reclamamos q a imprensa nao nos respeita,respeitar como? toda vez é isso,o clube q tem q se fazer respeitar,tem inumeros casos,e fica cada vez pior,impressionante isso,como q um time com uma folha salarial bem maior,com o status q tem,vai me perder de goleada pra um time q nem divisao tem? essa foi mais uma de doer,é isso q o vitóriacom sua diretoria muquirana proporciona aos torcedores,né? pois é amigos,como na vida é vivendo e aprendendo… ja sei q o sonho de uma copa do brasil já era,pq o vitoria nao vai fazer porra nenhuma contra esse time alagoano,só se esse maluco,incoerente do ricardo silva,mudar o time,ele acabou de falar na radio sociedade q nao muda pq nao tem jogador pra posiçao,brncadeira! ano acredito nisso,e os jogadores q decidiram no ultimo jogo do baiano! cara que vergonha vei,é muita sacanagem.

    Curtir

  6. O Vitória apresentou seu último contratado. O meia Renato vestiu a camisa rubro-negra pela primeira vez nesta sexta. O jogador realizou exames médicos, assinou contrato até dezembro e já começou a treinar a parte física.

    – Espero ajudar ao Vitória junto com meus novos companheiros e atingir os objetivos que traçamos – afirmou o jogador na entrevista coletiva.

    Renato, de 24 anos, começou sua carreira no Atlético-MG e passou também por Corinthians, Vasco, Maccabi Haifa. Seu último clube foi o Botafogo, onde ficou até o fim da última
    deus que nos ajude e que bida e RS caia logo fora agora só falta ele tirar ramon e deixar bida

    Curtir

  7. Bom desde que me entendo como gente nunca vi o Vitória reverter placar nenhum, então para mim já era Copa do Brasil. Nossa diretoria conseguiu, treinador fraco, Bida sai daqui, os atacantes que fazem gols ficam no banco. Por ai não vai Leão!!!

    Curtir

  8. Cara eu já num sei quantos textos você fez falando sobre essa falta de planejamento e de interesse do clube pelo torcedor, e continuo concordando, mas infelizmente você está jogando pedra em santo e a diretoria continua a mesma, AP é honesto mas o mesmo banana de sempre sem ambição e que só pensa em economizar (ah eu detesto!) e por ai vai coisa que eu,você e muitos já cansaram de comentar aqui.

    Curtir

  9. Para Fábio Monteiro e Radi

    Companheiros Rubro-Negros trabalho algumas vezes viajando e ontem ao sair da cidade de Brumado/Ba parei para abastecer o veiculo e fiquei besta ao ouvir 04 frentistas discutindo fervorosamente sobre a rodada da noite anterior ( Quarta-Feira ) pela Libertadôres e Copa do Brasil 02 eram Flamengo, 01 Corintiano e 01 era Fluminense , discursão com fervor e eu me perguntando será que a responsável por isso só é a rede globo dos anos 80 pra cá , que só transmitem os jogos deles ???
    Quando volto para realidade tenho que admitir que nosso clube ai falo de uma maneira macro é tb responsável , quando (se) acabarmos com sindrome de vira-lata , sindrome de coitadinho de pensar minuscularmente ( diretoria) , talvez quem sabe a história comece a mudar ( tenho que admitir que melhorou um pouco + falta muito+muito mesmo ) Diretoria se cairmos pra série B tudo que vcs vociferam que depois que sanearem o clube iram partir pra disputar o titulo tudo isso cairá por terra acordem pra vida , futebol é momento e digo + uma vez boas contratações é investimento não custos extras pior depois é pagar rescisões e multas por dispensa sem justa causa por um monte de refugos contratados a 0800 dos clubes do Sul.
    Abraços

    Curtir

    • Lacerda a tv globo que transmitem os jogos de flamengo,fluminense,curintha e esses trem todo ai faz a transmissão pra rj e sp! a tv bahia que num faz as transmissões da dupla ba-vi frequentemente repassa as transmissões deles pra ca pro nosso estado, eles não focam aqui não. Um exemplo é a tv de minas ( como a tv jahia) que transmitem com frequencia os jogos do cruzeiro e do atletico raramente a programação do rj e sp aparece la.

      Curtir

    • Pois é Lacerda,culpamos a globo e esquecemos que se na década de 80 houvesse uma maior aproximação dos nossos clubes com o nosso povo interiorano,certamente não seria esse o quadro o qual você acaba de descrever.Os nossos dirigentes de hoje são o segmento dos de ontem,ou seja,família Portela,família Guimarães Filho e por aí se perpetua a mentalidade pequena e atrasada do nosso futebol.O colega Matheus Soares da a dica de outro grande responsável por esse panorama,a tv bahia(para mim outro câncer do esporte na bahia)que não se interessa em retransmitir os jogos dos nossos clubes(pelo menos os do leão porque os do bahia o ano passado e retrasado fora um show e mesmo assim a praga não conseguiu subir,bem feito).Só nos resta ver pela telinha um quase falido flamengo sem a estrutura que temos dar um salto e papá o título brasileiro, atraindo assim novos patrocinadores,graças tão somente a ousadia e inteligência dos seus dirigentes.

      abraços

      Curtir

  10. A poucos anos atrás um certo dirigente garantiu que o torcedor em estádio era a quarta fonte de renda do nosso clube,os de hoje dizem que sem o torcedor presente não pode fazer contratações a altura de nossas tradições,será que regredimos tanto no tempo?Como um clube com a estrutura que tem e com um dos menores orçamentos do Brasil em 2009 pode continuar com esse discurso e ainda se ver no direito de por a culpa no torcedor?A continuar com essa mentalidade,corremos o sério risco de perder-mos o respeito conquistado a duras penas na última década,infelizmente.

    Curtir

    • Lucas,eu diria avaliarmos o time e todo o trabalho da nossa diretoria,pois,o erro começa lá em cima e da forma que a coisa anda,vejo o nosso clube bem mas próximo de uma divisão inferior que de qualquer título de expressão.

      abraços.

      Curtir

  11. Fábio, um dos melhores comentários. Agora o que vc espera/esperava do ECV em sua vida como time de futebol? Eu já caí na real há muito tempo, velho! Contribuo, faço a minha parte APENAS por gostar de futebol como lazer, assim como a maioria, mas infelizmente a verdade é uma só: time regional e olhe lá. Não existe mérito em disputar uma primeira divisão, apenas gostamos de ver os GRANDES CLUBES, contra a gente. Divirta-se mais com o time e não leve o ECV tão a sério: o único prejudicado será vc!
    Depois vcs perguntão pq o nordestino torce pelo eixo! Taí a resposta.

    Curtir

      • rapaz caia fora danilo vc é muito introdão quen chamou vc na coverssa ceu intruzu va comentar no blog das carnissa ceu filho de uma rapariga
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk perdeu a linha incolor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        meu eu ja te falei o meu time é o melhor do norte nordeste e ñ tem pra nimguem morra de inveja kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a ñ cei pq eu estou descutino com vc pois eu so debato com tocedores da elite tocedores de 2 divisão eu ñ descuto agora fica falando ai só beijo na bunda e ate segunda vitoria 5 X 0 incolor segunda agente si fala kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Curtir

      • Por favor,alguém do blog poderia traduzir para UM BOM PORTUGUÊS,o que este elemeto vomitou aqui ??????

        Grato

        Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s