Você seria à favor?

Roman Abramovich colocou o Chelsea entre os grandes do fut.mundial

Numa entrevista especial a Revista Veja, edição de 1º de julho de 2009, o ex-jogador, Diretor de Futebol e atual treinador do Milan, Leonardo Nascimento, defendeu categoricamente, que a solução para os clubes brasileiros é se transformarem, de fato, em clubes empresas e serem vendidos a grandes investidores, a exemplo de diversos times ingleses como o Chelsea e Manchester City.

O Chelsea sempre foi um time mediano no cenário do futebol inglês, mas desde que o bilionário russo Roman Abramovich comprou o clube, os Blues ingressaram na nata do futebol mundial. De 2003 pra cá, o time conquistou dois campeonatos ingleses (2004/2005 e 2005/2006), duas Copas da Inglaterra (2007 e 2009), duas copas da Liga Inglesa (2005 e 2007) e duas Supercopas da Inglaterra (2005 e 2009).

Como se vê o clube ainda não ganhou a UEFA Champions League, que é o grande sonho de seu proprietário e de sua torcida que não para de crescer. Mas a postura do Chelsea mudou e muito. Saiu do conformismo de ser apenas coadjuvante nas ligas europeias e inglesas para favoritos a todos os títulos que disputa. A era de jogadores medianos deu bye-bye e a vinda de grandes nomes do futebol mundial passou a ser a tônica da equipe inglesa.

Mas o que tem isso com o Vitória? Você deve estar se perguntando. Bem, graças a um tricolor antenado chamado Danilo eu achei uma informação que até meus amigos que já foram conselheiros não tinham em versão atualizada. Desde que AP mudou quase todo o conselho deliberativo o Vitória passou a funcionar quase como uma maçonaria em relação a assuntos interessantes. Através deste link e deste, dá pra perceber o quanto o nosso Leão deve de fato. É uma soma considerável e visto que somos do Nordeste e sem grandes patrocinadores é até impossível de quitar uma dívida de R$ 91 milhões.

Man City foi na onda e ameaça crescer nas próximas temporadas

Por isso faço a pergunta: Se um bilionário estrangeiro ou brasileiro fizesse uma proposta de comprar o ESPORTE CLUBE VITÓRIA saneando suas dívidas e apresentando um plano de mudar a cara do clube, você seria à favor? É uma questão bastante polêmica, pois até onde sei, o Chelsea não tem mais interferência e politicagem de conselheiros e demais cargos administrativos como em qualquer clube de futebol tem. Quem dá as ordens é Abramovich.

Eu aceitaria se o comprador sanasse as dívidas anteriores e ficasse com o ônus de dívidas futuras, além de assegurar que símbolos, cores e a sede do clube (Salvador-BA, Brasil) não fossem alteradas. Eu concordo plenamente com o treinador Leonardo. Nosso futebol é pobre em relação ao europeu porque aqui tem muito vício de “empreguismo” e muitas “vaidades” ao redor dos dirigentes de clube, sem falar das formas amadoras de gestão. Não que na Europa não tenha corruptos, mas o nível é muito baixo e a criatividade na gestão dos clubes é imensa e sempre eles estão vários passos à frente na questão de visão de mercado e Marketing Esportivo em relação ao Brasil.

AP é um cara centrado, mas falta ousar mais

Infelizmente, eu acho a dívida do EC Vitória muito grande para o atual presidente vir com esta historinha que somente depois de quitar tudo teremos possibilidade de ganhar uma competição nacional. Para mim isso é uma forma de ludibriar a torcida e encobrir a incompetência de montar bons times e de implantar um planejamento sério de criar consciência nos jogadores da base e nos que forem contratados na importância de se buscar um título nacional pelo clube, ainda que seja uma Copa do Brasil, que tem menor valor simbólico que a Série A do brasileirão.

Acredito que o nosso clube já passou da hora de mostrar a sua cara no cenário nacional com uma conquista de peso e para mim somente com uma gestão mais profissional e arrojada poderemos ter o sonho mais próximo da realidade, mesmo que esta gestão tenha que ser através de uma compra do clube, minando assim a politicagem entre conselheiros do clube sobre Poder.

Claro que não é todo cara endinheirado que aparece que será a solução. Vide os problemas de Kia com o Corinthians entre 2005 a 2008. Mas para mim, uma solução para a uma transformação do Vitória seria através de um grande investidor. Mas aonde achar este cara? E quem iria apostar num clube nordestino? Infelizmente, estes bilionários quando aparecem por aqui vão logo pro sudeste influenciado pela grande mídia brasileira, esquecendo que aqui no Nordeste tem grandes torcidas que basta uma fagulha de esperança, que lotam os estádios e fazem uma festa até melhor que em torcidas consagradas como a do Flamengo, Corinthians, Grêmio e Internacional.

SALUTTI ROSSONERI!

Anúncios

43 respostas em “Você seria à favor?

  1. Na moral mesma Fabio, você acha que algum empresario bilionario compraria o vitoria?? não sonhe vei, gosto muito de suas críticas, mas dessa vez você viajou legal. O real problema do Esporte Clube Vitoria é falta de planejamento para conquistar títulos nacionais. No dia em que a diretoria(independente qual seja) tomar coragem e se estrutura corretamente, o vitoria vai conseguir um título de expressão

    Só levantei uma hipótese para uma solução radical ao Vitória amigo. Apenas uma Hipótese.

    Curtir

  2. Fábio é fato que se sanarmos às dívidas do clube teríamos mais dinheiro para investir em contratações de peso para o nosso time, mas como vimos pelo link anexado ao texto, O Vasco éo time que mais deve e foi o campeão da seríe B o Flamengo vem log atrás e foi campeão da seríe A, significa dizer que para ser campeão não precisa estar com todas as dívidas sanadas não. Alex Portela estar faltando é planejamento, passei pela Centauro e o preço da camisa do Vitória esta por 150 reais, acho realmente um absurdo e quase 1/3 do salário mínimo, enquanto a Camisa do Corinthias de Ronaldo estava de 100 reais, acho extramamente desproporcional, todos os anos compro a camisa do Vitória, mas tenho que dizer que estar ficando mais díficil torcer por esse time, o SMV aumentou, os ingressos aumentaram, em São Paulo os ingressos custam 50 reais, mas lá iremos ver Robinho, Ronaldo, Neimar e cia jogarem, aqui tenho que pagar 30 pra não ver um jogador de “peso” no nosso time.
    Sou Vitória, vou aos jogos, meu SMV acabou de vencer e estou realmente em duvídas quanto a renovação, quero deixar claro que não estou fazendo campanha nem pra os torcedores de irem ao jogos e nem se filiarem ao SMv, pelo contrário, estou apenas mostrando um ponto de vista meu, e minhas atuais condições e a diretória esttão me afastando dos jogos.
    Saudações Rubronegras.

    Curtir

  3. O danilo filho de uma rapariga isso é pra vc . Árbitro do Ba-Vi é afastado pela FBF

    O presidente da FBF (Federação Bahiana de Futebol), Ednaldo Rodrigues, reunido na tarde desta terça-feira, com o presidente Comissão de Árbitros de Futebol, decidiu afastar o árbitro Arilson Bispo da Anunciação que apitou o clássico Ba-Vi de domingo, no Estádio Governador Roberto Santos.

    O árbitro ficará afastado até o próximo teste do quadro nacional da CBF (Confederação brasileira de Futebol) nos dias 18 e 19 de março.

    Arilson Bispo da Anunciação deixou de marcar um pênalti sofrido por Schwenck e ainda validou o gol de Abedi, que começou numa jogada irregular: Edílson ao receber o passe estava impedido, conforme mostra claramente a imagem da TV Bahia.

    Curtir

  4. “Agora falando sério…

    Me lembro que em 98 quando o Opportunity resolver fazer aquela parceria com o Bahia,PC e a tal “imprensa tricolor” cairam matando dizendo que tinham vendido o bahia,que o bahia agora era BASA(Inclusive na véspera de um Bavi em 99 saiu numa publicação OFICIAL do vitória uma ficha técnica Vitória X BASA).
    Mas pouco tempo depois o vitória também fez um parceria com um grupo estrangeiro.E qual foi o comportamento da tal “imprensa tricolor”???

    Ôh.. o Vitória tem uma diretoria moderna,que pensa pra frente,foi buscar investidores pro clube,etc,etc,etc.

    Agora todo mundo está vendo que o processo iniciado por Tiririca pai em 98 ,apesar de ainda imperfeito,era de fato a solução para os clubes médios como os nossos,mas agora creio que se bavi abrissem suas caixas pretas,permitindo uma associação em massa de torcedores ,com mudanças nos estatutos jurássicos,acho que teríamos uns 30 mil sócios cada clube e assim poderiam fazer frente as grandes do eixo.

    Mas,fazer o quê ??Mataram o ovo ainda dentro da galinha…”

    o problema é que o Grupo Opportunity queria usar o Bahia para lavar dinheiro, não era o salvattore cacciola que tinha um envolvimento ou era dono desse grupo?

    Curtir

  5. Rapaz, essa seria a única alternativa a curto prazo, porém solução melhor é a encontrada pelos times que começaram com o empreendimento do sócio torcedor, mas isso é um investimento de longo prazo e infelizmente a torcida do Vitória não está aderindo como o esperado, o Inter se não me engano já passou dos 100 mil associados o que gera uma receita de 40 milhões de reais anuais, infelizmente não ultrapassamos nem a barreira dos 10 mil, chegar a 100 mil é praticamente impossível, só foi possível ao Inter pois como é de conhecimento geral a população do Rio Grande do Sul tem um poder aquisitivo maior, a solução do sócio torcedor vêm trazendo para os times gaúchos até jogadores argentinos que são marrentos por natureza e só saiam da Argentina para a Europa(Tudo bem que isso veio aliado a uma grande crise no futebol hermano), pórem os sócios-torcedores são os “donos” do clube, muito embora eu não me posicione de maneira contrária a venda do Vitória, desde que seja para alguém muito rico e estabilizado e que não esteja envolvido em faucatruas.

    Curtir

  6. olha eu acho q vou torcer contra o vitoria na copa do brasil se bida for escalado, no bavi eu torci contra só porque ele escalou bida enqunto bida for escalado eu torço contra coitado do vitoria nas mãos
    de um tecnico incompetente e viado q tem um caso com bida

    Curtir

  7. não vou me alongar.Apenas parabenizo pelo alto nível dos comentátios e vou tentar em breves palavras fazer alguns comentários.A divida contábil é diferente da dívida de caixa.A dívida fiscal do clube foi parcelada em 20 anos e é paga com os recursos do Timemania.Mas aparece integralmente no Balanço.Em 2000 havia uma febre de fusões e arrendamentos no futebol e o Vitória vendeu suas ações.Depois o mercado mudou e em 2004 recompramos as ações.Essa dívida com o Exxel é uma dívida de caixa mas deve ser tratada como Investimento pois na outra ponta recuperamos as ações.Vendemos por 6 milhões e recompramos por 500 mil.O restante era emprestimo que teria que ser pago recomprando ou não as ações.Deixamos o Vitória com dívidas é claro mas muito menores que o que está sendo indicado.E nos Ativos deixamos o clube com 100% das ações e com vários atletas formados por nós e vendidos por essa gestão.Alem dos 8 milhões da venda da sede comprada por mim na gestão de Ademar pelo preço de um Opala na época.Com esse recurso subimos para Serie B.E sem nenhuma critica quanto a venda de atletas, pois entendo que tem que vender mesmo.Mas bem e nao como aconteceu com Marcelo Moreno.E construimos todo o Patrimonio e o modernizamos.Esse patrimonio vale hoje cerca de 70 milhões.Imaginem quanto valia quando eu peguei.A conta deve ser feita nas duas pontas senão a análise não é justa.
    Saudações rubronegras e parabens.É assim que se constroi uma organização esportiva secular como a nossa.Com participação em alto nível.

    Curtir

    • Oh Fábio, queria saber de Paulo deixaria Arilson apitar esse bavi depois de tudo que já aconteceeu anteriormente… Aondeeeee??? Paulo errou muito em determinados pontos, mas em pontos como esse ele defendia os interesses do ECV com unha e dentes…
      Obs: Caso Arilson apitasse, no intervalo do jogo apanhava… Hehe…

      Curtir

  8. Rapaz, é a gota d´agua… Bida vai perder a posição de meia no Vitória… Nem comemore, o fdp do RS vai escalá-lo como segundo volante, mesmo Marconi se destacando nos treinos… Brincadeira… Ainda disseram que se Vinicius e Lee se machucarem RS bota ele de goleiro no jogo de amanhã… Pu.. Q Pariu meu Loro…

    Curtir

  9. gostei da contrataçao do lenilson,esse cara joga bem,se estiver afim de recuperar a o bom momento vivdo no sao paulo vai jogar mt,fora alguns atos de indisciplina, gosto do lenilson,enfim uma boa contrataçao,espero q de tudo certo msm entre clube e jogador.

    agora sobre seu post,fabio,concordo em tudo msm,até qndo vc diz q no nordeste isso seria muito dificil. SRN

    Curtir

  10. Pra não perder o costume Lenilson não joga a 6 meses… Aff… Essa diretoria só contrata jogadores que estão sem jogar há mt tempo, que vício… Mas pelo menos disseram que Lenilson teve um filho agora e deixou de lado a balada e a noitada… Tá mais família… Se for verdade será uma boa contratação e com certeza será o substituto imediato de Bida… Toc toc… Deus me livre do craque Bidane…

    Curtir

    • Se o Vitória contratasse Tite, aí eu realmente começaria a acreditar em algo melhor daqui pra frente… RS como técnico é um excelente Auxiliar…

      Curtir

  11. Sou totalmente a favor, mas sei que não acontecerá isso… Mesmo assim vou continuar incluindo esse ítem na minha pauta de reza noturna… Hehe…

    E contratações Fábio, tem novidades além de Lenilson e a possível contratação de Fernando??

    Abraços e quarta dia 10 vamos lotar o Barradão… Por saudades e para empurrar o time para a sua missão ingrata de tentar reverter um placar adverso!

    Ingressos a 15 reais e mulher não paga! Temos que botar pelo menos 25 mil pra ferver nosso saudoso caldeirão!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. quem sabe um cheique vai e compra o vitoria vai q tem algum tocedor do vitoria influenciando isso eu só sei de uma coisa se um clube da serié A for cmprado todos os outros tambem vão ser comprados pois os outros cheiques tambem vão ficar com inveja

    Curtir

  13. Fiquei curioso com uma coisa.
    No texto você cita: “…somente com uma gestão mais profissional e arrojada poderemos ter o sonho mais próximo da realidade…”

    Eu gostaria de saber o que é, na sua opinião, uma gestão mais profissional e arrojada??

    é não pagar débitos antigos e investir todo o dinheiro no departamento de futebol??

    optando por não pagar dívidias, nao ficaremos a mercê de ter cotas travadas pela justiça como no ano passado??

    Fábio, me esclareca por favor, o que seria uma gestão profissional e arrojada por você. Por que todo mundo fala isso mas ninguem é específico. Pode me ajudar a entender??

    Eu vejo gente que quer que o clube deixe de pagar dívidas para contratar jogadores bons. Mas será que essa alternativa é válida??

    Abraços.

    Curtir

    • R – É não ficar focado apenas em pagar dívidas. O Vitória pode sim gastar um pouco mais nas contratações e pagar algumas luvas e valores de empréstimos de atletas. Sei que não temos condições de pagar, digamos, mais de R$ 1 milhão para ter jogadores em definitivo, mas em empréstimos dá sim pra se gastar R$ 100 mil, R$ 200 mil. Além disso, uma direção arrojada busca patrocinadores, não desiste da luta, vai na negociação e não fica apenas sentado esperando ou torcendo que Ricardo Azevedo consiga realizar tudo que promete. Diretoria mais profissional dá mais valor ao seu torcedor e leva em conta as reclamações dos associados e busca formas de aumentar os associados. Enfim, é tanta coisa que falta a esta diretoria.

      Curtir

    • Ginkgo, o ECV não é uma empresa? Como administrar uma empresa de forma arrojada e profissional? Como vc administra sua carreira? Tudo é a forma que vc administra os recursos $$$ disponíveis, ou não? O gestor com suas habilidades (o que fábio está falando) entra no processo pra isso.

      Curtir

  14. ” Eu aceitaria se o comprador sanasse as dívidas anteriores e ficasse com o ônus de dívidas futuras, além de assegurar que símbolos, cores e a sede do clube (Salvador-BA, Brasil) não fossem alteradas. Eu concordo plenamente com o treinador Leonardo. Nosso futebol é pobre em relação ao europeu porque aqui tem muito vício de “empreguismo” e muitas “vaidades” ao redor dos dirigentes de clube, sem falar das formas amadoras de gestão. ”

    Esse trecho traduz minha opinião sobre a questão ! CONCORDO PLENAMENTE ! O que falta é quem invista !

    Curtir

  15. Fábio obrigado pel menção a minha pessoa.

    Na verdade quando o torcedor do vitória abre a boca pra dizer que o bahia vai virar Ypiranga,vai falir etc,etc não têm noção nenhuma do que estão falando.Eu também tenho uma fonte conselheiro do vitória com quem conversamos muito futebol ele diz sempre que a situação ainda não desandou geral pq AP mete a mão no bolso direto.

    Pouca gente sabe (acredito que nem vc Fábio),mas o ESTÁDIO MANOEL BARRADAS esteve em 2007 a um passo de ir a leilão para pagto de dívidas.Graças a intervensão de AP aos 47 do segundo tempo isso não ocorreu

    Quando AP fala na rádio que vai sair da presidencia todo mundo entra em pânico:É conselheiro,diretor todo mundo liga pra rádio pedindo pelo amor de Deus pra ele ficar ,pois sabem que no dia que ele PARAR DE BOTAR DO DELE,aí todo mundo vai ver o tamanho do buraco.

    abraços

    Curtir

    • A história do Leilão é falsa! Meu primo é conselheiro e na maioria das vezes vou com ele as reuniões. O Vitória enfrenta sim problemas financeiros, mas, a maior parte é com o Governo Federal (INSS e etc), coisa que sempre é renegociada a perder de vista.

      O grande objetivo é fechar o S.A., pra isso, é necessário 3 milhões de Dólares, cerca de 5,7 milhões de reais.

      Isso acontecendo, o clube deve voltar a investir e muito. Prova disso que só esse ano, o Barradão deve dobrar sua área útil, com novos campos e um aterramento ao lado da concentração.

      Confio em Alex, apesar dos erros, acho que ele vai deixar o Vitória 1000% melhor do que pegou!

      Curtir

      • e esses 5,7 milhões podem vir da possível negociação de David Luiz com o Chelsea que equivalerá a 122 milhões, dos quais o vitória teria o direito a um valor entre 5 e 6 milhões. Porém, todo mundo quer David Luiz, mas ninguém compra.

        Curtir

  16. Agora falando sério…

    Me lembro que em 98 quando o Opportunity resolver fazer aquela parceria com o Bahia,PC e a tal “imprensa tricolor” cairam matando dizendo que tinham vendido o bahia,que o bahia agora era BASA(Inclusive na véspera de um Bavi em 99 saiu numa publicação OFICIAL do vitória uma ficha técnica Vitória X BASA).
    Mas pouco tempo depois o vitória também fez um parceria com um grupo estrangeiro.E qual foi o comportamento da tal “imprensa tricolor”???

    Ôh.. o Vitória tem uma diretoria moderna,que pensa pra frente,foi buscar investidores pro clube,etc,etc,etc.

    Agora todo mundo está vendo que o processo iniciado por Tiririca pai em 98 ,apesar de ainda imperfeito,era de fato a solução para os clubes médios como os nossos,mas agora creio que se bavi abrissem suas caixas pretas,permitindo uma associação em massa de torcedores ,com mudanças nos estatutos jurássicos,acho que teríamos uns 30 mil sócios cada clube e assim poderiam fazer frente as grandes do eixo.

    Mas,fazer o quê ??Mataram o ovo ainda dentro da galinha…

    Curtir

  17. Sabe por que senhor Alexis começou a contratar pior q o ano passado?? Pq esse ano ele perdeu o contrato que tinha com a Petrobras a qual ele prestava serviço através a TELENGE empresa de telecomunicações. Quero dizer q de agora em diante Alexis só vai querer tirar o que ele colocou lá no Vitória, podem colocar as barbas de molho.

    Curtir

  18. Estava ouvindo a resenha (nova salvador, 92,3) agora a pouco, e Emidio Pinto fez a chamada do seu blog sobre esse tema.

    Tá com moral!!!!

    Sobre o tema, acho muito dificil.

    Sobre o “juiz” de domingo, no site oficial do Vitória, fizeram um pesquisa bastante relevante, trechos abaixo:

    “Nos últimos 25 Ba-Vis em Campeonato Baiano, o rubro-negro só perdeu do Bahia em seis oportunidades (ganhou 10 e empatou 9), sendo quatro dessas derrotas com atuações questionáveis de Arílson. No total, Arilson apitou cinco Ba-Vis – houve um empate.

    O aproveitamento do Vitória em Ba-Vis nesse período com o questionado árbitro no apito é de 6,7% e sem ele é 63,3% (quase 10 vezes maior). Já o Bahia tem aproveitamento de 86,7% com Arilson em Ba-Vis estaduais, e sem Arilson cai para 23,3%.

    E analisando os pontos ganhos pelo Bahia, nesses 25 jogos, nos cinco que Arilson apitou o rival conseguiu 13 pontos. Nas outras 20 partidas conquistou 14 pontos (quatro vezes mais jogos e quase a mesma pontuação).”

    Curtir

  19. Isso é muito perigoso, dar poderes totais no clube a um desconhecido e que provavelmente não tem identificação com o clube… nunca houve isso aqui no Brasil, e acho difícil isso acontecer um dia aqui.
    Mas, vamos torcer ae, quem sabe um torcedor do Vitória não ganha uma bolada na mega-sena e resolve investir no clube? ehehehehehehehe

    Abraços 😀

    Curtir

  20. Com certeza Fabio, com a politica de AP, nunca vamos almejar alguma coisa, o marketing não funciona, eles não tem criatividade pra nada, a solução está aí. Sou a favor.

    Curtir

  21. Já tivemos uma experiência dessa, na época de Paulo Carneiro, e nos demos muito mal. Chegamos inclusive a mudar de nome, passando a nos chamarmos de Vitória Exxcel.

    Até hoje, pagamos por esse ‘empreendorismo’ de Paulo Carneiro (ou seria Paulo Lobo?), que culminou em perdermos várias promessas da base.

    Por isso, sou terminantemente contra.

    Curtir

    • Reinaldo, o Vitoria nao mudou de nome e nem a Excel comprou o Vitoria naquele ano (1997). Teve sim uma frase na camisa no centro em forma de patrocinio master, o que era a excel economico na epoca. O que eu falo é vender o clube totalmente a um ricaço ou a um grupo que investe em futebol. O que aconteceu em 97 foi patrocinio master.

      Curtir

  22. Seria a favor, mas realmente é praticamente impossível um investidor desse porte apostar num clube do nordeste. Até porque, a questão principal para ele não é lotar estádio, mas sim consumir os produtos do clube como um todo. É por isso que o São Paulo é muito mais estruturado que o Corinthians, por exemplo: apesar deste último ter uma torcida muito maior, a torcida do SPFC tem mais grana, compra mais produtos do clube, se associa etc. etc.

    No Brasil de um modo geral e no nordeste especificamente, nós não temos tanta grana quanto os torcedores europeus, de modo que é pouco interessante para um investidor colocar o dinheiro dele aqui. Sem contar a competição com produtos piratas, a falta da cultura de se associar ao clube e por aí vai.

    Mas, sonhar não custa nada. Quem me dera um árabe maluco resolvesse gastar seus milhões aqui…

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s