O inimigo ataca novamente

Virgílio é um tricolor à moda antiga. Prejudicar o Leão é o seu prazer!

A torcida do Vitória já elegeu há 10 anos o seu inimigo número 1 na cartolagem: Virgilio Elisio Neto, ex-presidente da Federação Baiana e declarado torcedor do Bahia. Há rumores que ele também é conselheiro vitalício do tricolor. Já dissertei sobre o passado de Virgílio e esta “eleição” unânime pela massa rubronegra aqui mesmo neste recinto, no dia 16/06/2009. Por isso irei pular o histórico dele para falar do que realmente se trata atualmente.

Assim como fez no ano passado, ao montar uma tabela bem mais complicada do que em 2008, com o objetivo implícito de forçar um péssimo início de competição do rubronegro, o que poderia causar crises dentro do clube, como demissões de treinador, jogadores e até de dirigentes, o que poderia contribuir para um posterior rebaixamento, Virgílio apelou mais ainda pra 2010.

Acabo de receber de meus leitores assíduos, a Tabela da Série A deste ano e confesso que fiquei chocado com a malícia com que foi feita a trajetória do Leão nas 10 primeiras rodadas. Se no ano passado nossos 10 primeiros jogos em sequência foram:  Atlético-PR (F), Sport (C), Cruzeiro (F), Grêmio (C), Palmeiras (F), Internacional (F), Botafogo (C), Santo André (C), Flamengo (F) e Santos (C); receba agora, pelos peitos, a maldade do Eterno Inimigo do Leão

O Vitória estreará contra o Palmeiras no Palestra Itália e pega na sequência Flamengo (C), Ceará (F), Atlético-MG (C), Avaí (F), Fluminense (F), Atlético-PR (C), Grêmio (F), São Paulo (C) e Goiás (C). Está nítida a diferença de dificuldade se compararmos as 10 primeiras rodadas de 2008 e 2009. Comece a coçar o bolso Aléxi Portela Júnior. Você terá que abrir o cofre, pois a Série A deste ano promete ser bem mais difícil do que no ano passado.

Roger, destaque da goleada por 6×2 sobre o Santos

Ano passado Virgílio quebrou a cara, pois da primeira até a 14ª rodada, o esquema de Paulo César Carpeggiani deu liga e fez muito time grande rodar aqui na Toca, além de perder pontos em derrotas e empates com o Leão em seus territórios, como o Atlético Paranaense (2×0 pra gente) e Internacional (0x0), e mesmo nas nossas derrotas, demos testa, como contra o Palmeiras e o Flamengo.

O problema se deu quando os times descobriram nossos pontos fracos e o ego de alguns jogadores nossos subiu causando o famoso salto alto (ou excesso de confiança, se preferir), como Wallace, Uelliton e Leandro Domingues (em menor escala, é verdade). Na minha avaliação de 2009 eu considero que estes fatores determinaram nossa queda de produção, que só piorou quando PCC voltou a experimentar táticas mirabolantes com jogadores fora de suas posições. Depois disso veio o mal estar dele com certos atletas e ele saiu.

A minha preocupação é que o futebol não é receita de bolo, por isso a diretoria não pode continuar com esta política de “pés enterrados”, pois o limite do pão-durismo de AP é inferior ao chamado “pés no chão”.  Desejo que a diretoria não repita a mesma estratégia somente pelo fato de termos feito um primeiro turno brilhante em 2008 e 2009 com jogadores medianos.

Este ano, teoricamente, temos jogadores melhores com o que disputamos o Baianão’09, mas infelizmente não posso dizer do comando técnico. É triste constatar isso, mas Ricardo Silva não “funfou” e mesmo com algumas doses de alquimia, PCC conseguiu surpreender o Brasil com um esquema ferrolho, mas que criava muitas chances de gol nos contragolpes liderados por Leandro Domingues que, muito adjetivado pelo treinador, arrebentou.

Eu critiquei bastante Carpeggiani enquanto esteve aqui, mas não deixo de reconhecer, que quando ele tomava o remedinho tarja preta, o time jogava um futebol bonito, apesar de ter apenas um meia de criação, três zagueiros e três volantes. O problema foi quando ele não soube criar uma Tática B depois que os nossos adversários estudaram a fundo nosso esquema de jogo e nossos pontos fortes, neutralizando-nos e explorando nossos pontos fracos.

Para o Vitória repetir o mesmo sucesso do 1º turno do BR das duas últimas edições eu acho que precisaremos de um treinador mais gabaritado, de maior renome nacional; e  pelo menos umas 5 contratações de boa qualidade. Na minha avaliação precisamos de um zagueiro xerifão, um volante que, no mínimo, ameace Uelliton, um meia habilidoso, rápido e criativo e dois atacantes com bom histórico na Série A, um de beirada e um centroavante.

Somente com este tipo de medida preventiva poderemos deixar Virgílio com o burros n’água. Antes de mais nada, o cargo de Virgílio na CBF é justamente o de organização das competições promovidas pela Entidade. Portanto, a formatação e organização das tabelas das diversas séries do Brasileirão, tem o dedo, aval, conhecimento, etc de Virgílio Elísio. Não estou falando nenhuma bobagem, pois quando ele era presidente da FBF houve muitas queixas da torcida e diretoria rubronegra na formatação das tabelas do Baianão.

Vitória, contra tudo e contra todos, sempre!

Anúncios

47 respostas em “O inimigo ataca novamente

  1. Fabio, de boa, vc foi muito mal nesse texto. Deveria criar um outro pedindo desculpas pelo seu “equívoco”. Afinal, “errar é umano*).
    SR

    Curtir

    • Na sua avaliação. EU gostei do debate e tenho uma linha de pensamento. Para mim este ano a tabela dos 10 jogos iniciais estão mais dificeis e se o Vitoria não se reforçar vai ter uma vida dura no Brasileirão.

      Curtir

  2. Fábio,

    Achei nosso início esse ano melhor que o do ano passado.

    Mas escrevo aqui exclusivamente para pedir que você faça um post o mais rápido possível convocando a torcida rubro-negra e apelando pro nosso lado emocional.

    Precisaremos de um Barradão cheio para reverter essa situação. E você, como comunicador, tem importante papel em incentivar a presença da galera. Conto com você!

    Abraço!

    Curtir

  3. Tem jhogo fácil na serie A??? Se tem eu nunca vi… Acho que isso é pura especulação, se teria uma tabela “mais fácil” aguardo alguem me mostrar como seria.
    Se nem o jogo contra o ceará, que acabou de subir, é fácil qual seria???
    De boa Fábio não concordo com esse tipo especulação de que A ou B queira prejudicar ou beneficiar. A tabela é essa e temos que conviver com isso, estamos na 1ª divisão e os jogos são difíceis.

    Curtir

  4. Sabemos que o time é limitado,mas, dai esperar moleza,é melhor sentar no pudim.e como o Vitória, não gosta de sentar,vamos par cima deles.
    Não temos que temer nada,e fazer as contratações que estão faltado e jogar.que venham os club mais forte e tenho certeza que vão cair na muzeza,vamos para te nos tratarmos como coitadinhos,queremos ser grandes,vamos se fazer grandes,que venha os grandes,é melhor bater neles logo e sairmos na frente e tentar mantér nas primeiras posições e que sabe briga por título,samos ou não de primeira!

    VITÓRIA SEMPRE!CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

    Curtir

  5. Independente das (más) intenções do seu virgílio em prejudicar o Vitória sempre que possível, acho que não cabe esse tipo de discussão. Temos que nos preocupar em entrar em campo para vencer. Vamos jogar contra todos os clubes, e, não importa a ordem, temos que ter raça do primeiro ao último! Sinceramente, o Vitória é time de série A (e não é estreante ou visitante), não tem que temer adversário. Se não montarmos um time competitivo, pelo menos nisso, ele não tem responsabilidade.

    SRN

    Curtir

    • Concordo Jessica; O Vitória tem que entrar na competição com autoridade e mostrar que não é nenhuma galinha morta. Essa tabela desse jeito de serta forma, é até bom, só assim força Alex Portela a entrar na competição com um time competitivo. Se o time apanhar nas primeiras rodadas, da mesma forma, ele será obrigado a investir em contratações.
      Cláudio Souza!

      Curtir

      • Concordo, a gente tem que se preocupar em montar um bom time e não ficar com medo dos adversários, afinal vamos ter que enfrentar todos eles. E acho até melhor pegamos mias fortes no inicio, ja que esses provavelmente vão escalar times mistos por estarem mais focados na Copa Libertadores da América.

        Curtir

  6. É engraçado essa mania de defamar nosso time. Ano passado seriamos rebaixados, mas vamos direto ao assunto. Ninguem cita o Ávai esse ano, sabe que é o campeão do 1º turno de lá?? Joinvile (sem divisão). Sabem que disputou a final do 1º turno?? Guarani de Sobral e Fortaleza. (Guarani sem série e fortaleza 4º div.). O BArueri (agora Prudente) se desfez do time, e o Góias??? e o Atlé. Goi.. Chega de terror e vamos apoia o nosso time.

    Curtir

  7. Fábio eu ia falar sobre isso, imagine o ECV precisando de resultado (como sempre) nas 2 últimas rodadas do brasileirão? Flamengo e Palmeiras? Obrigado Virgílio Elísio…

    Curtir

    • Se o Vitória chegar ao fim do campeonato nessa situação, é por incompetência. Poderíamos não dar esse gostinho a ele, não é ?!

      SRN

      Curtir

  8. Segue relação de convocados para o jogo de quarta:

    Goleiros
    Viáfara e Vinícius
    Laterais
    Marcos Pimentel, Nino e Egidio
    Zagueiros
    Reniê, Anderson Martins e Wallace
    Volantes
    Neto, Marconi, Vanderson e Uelliton
    Meias
    Rafael Cruz, Elkeson, Kleiton, Renato e Ramon
    Atacantes
    Júnior, Adailton, Neto Berola e Schwenck.

    Temos que comemorar a ausência de Bida, a presença de Egidio e lamentar a ausência de Artur Maia…

    Mas vamo que vamo né, pra cima deles e seja lá o que Deus quiser…

    Curtir

  9. Pra mim o problema n esta em BIDA e sim no velho ramon Deveria experimentar manter Ramon no banco por umas 3 partidas e sentir o time.

    Curtir

    • Marcus, novamente acho sua opinião equivocada. Ramon está jogando mais discretamente justamente por causa de Bida. Todo jogador quando envelhece perde velocidade e vitalidade, por isso para render bem na veterania precisa de jogadores jovens e rápido ao lado. Qualquer jogador velho que jogue ao lado de um cara mais novo e com fôlego rende. Bida é lento, preguiçoso e não é efetivo nem na armação de jogadas e nem na marcação. Com a velhice o jogador vai perdendo aos poucos a técnica, mas um craque ainda tem sobrevida e pra mim uma sobrevida a Ramon não é com Bida ou jogadores de características semelhantes a ele.

      Curtir

      • tb acho q o problema principal naum eh Ramon e sim Bida.

        O problema eh q naum da nem pra ter uma certeza de quem eh esse parceiro de Ramon no time titular pra começar o brasileirão, pois RS naum quer testar os muleques como deveria… Ja passou da hora de fazer esses testes. Bota os muleques pra jogar zooora.

        Tomara q Renato broque e RS seja obrigado a tirar Bida de uma vez por todas pra botar Renato.

        Curtir

  10. Agora uma coisa é certa;A série A de 2010 está Barril !!!
    Temos por baixo 8 candidatos a título:

    Inter
    Corinthians
    São Paulo
    Cruzeiro
    Flamengo
    Fluminense (tem um bom time sim senhor!)
    Atlético-Mg(Quase chega ano passado e manteve a base)
    Grêmio (tem um time razoável pra bom)

    Intermediários :
    Botafogo(Só tem El Loco e Joel Santana.Nada mais.
    Palmeiras (Um time que trata Diego Souza como craque merece a série B).
    Vasco (Dodô,Carlos Alberto (joga quando quer) e quem mais ??????
    Goiás (sempre dá trabalho)

    O resto na MINHA OPINIÃO vão lutar de foice no escuro pra não cair.

    Sendo que ninguém tira a vaga no C4 do Ceará.Esse pra mim não deveria nem disputar,já caiu!

    Curtir

  11. Pare com isso…

    Em 2008 vcs fizeram uma partida A MAIS em casa em relação aos outros times… Tanto é que sonharam com Libertadores durante boa parte do campeonato.

    Sem contar que esse ano (de novo) vcs farão a última partida em CASA…

    É muito melhor pegar os GRANDES de cara,pois muitos estarão preocupados com COPA DO BRASIL E LIBERTADORES que será decidida lá pra junho ou julho…

    Além disso esses GRANDES comprovadamente só engrenam no RETURNO….

    Marcelo,parabéns por não cair nesse terrorismo de Fábio.
    hehheHEHEHE

    Depois ele vai culpar a tal “impensa tricolor” por disseminar o “terror psicológico” na torcida…

    Esse Fábio é Onda….

    Curtir

  12. Ah, em relação à PCC.

    Sempre gostei dele… E desde que ele saiu o Vitória nunca mais jogou aquele futebol bonito que jogou quando ele estava na toca… Ele inventava de vez em quando… Mas ninguém é perfeito…
    As vezes me dá a sensação que a torcida do Vitória quer Felipão aqui…

    Eu achava ele um técnico muito bom. Acima da média. Achava que tinha muito mais pontos positivos do que negativos… E pra mim o que mais pesou na sua saída foi o complô dos jogadores, e não as suas invencionices de vez em quando…

    Parece que o grupo limou ele por falar muitas verdades… Como a de que faltava qualidade na finalização… E faltava mesmo !! O time jogava muita bola, criava 30 oportunidades de gol, Roger perdia 29 e ainda chutava o trigésimo na trave!!

    Fez 15 gols porque o time criava MUITO. Se fosse um Dinei da vida tinha feito 30.

    SRN !

    Curtir

  13. Fábio,

    Não vejo tanta diferença assim entre as 10 primeiras rodadas de 2009 e as 10 primeiras rodadas de 2010.
    Acho que estão bem equiparadas…
    2009 | 2010
    1ª Rodada – Atlético-PR (F) < Palmeiras (F) [Vale lembrar que o palmeiras está um saco de pancada)

    2ª Rodada – Sport (C) Ceará (F)

    4ª Rodada – Grêmio (C) = Atlético-MG (C)

    5ª Rodada – Palmeiras (F) > Avaí (F) [Tomamos um sapeca do avaí ano passado na ressacada, mas, palmeiras é palmeiras… E ano passado palmeiras era O palmeiras… E não esse timeco desse ano… Apesar de continuar sendo um time de tradição…]

    6ª Rodada – Internacional (F) = Fluminense (F)

    7ª Rodada – Botafogo (C) = Atlético-PR (C)

    8ª Rodada – Santo André (C) São Paulo (C)

    10ª Rodada – Santos (C) = Goiás (C) [Botei igual, pois pra mim os dois são jogos duros… Mas, teoricamente o santos é um adversário mais difícil do que o Goiás…)

    Bom, por isso que não entendi porque essa revolta toda com a tabela desse ano… Analisando a minha análise (redundância, hehe) dá pra notar que os dois anos estão bem equiparados… Vi pouquíssima, ou nenhuma, diferença!

    Abraço,

    SRN!

    Marcelo

    Curtir

    • Marcelo, os times deste ano estão mais fortes, com elencos mais robustos ao passo que o nosso está mais fraco em relação ao time que arrebentou no primeiro turno Brasileirão. Leandro Domingues e Roger não estão mais e Ramon está um ano mais velho, o que significa maior perda de condição física e técnica. E queira ou não Roger eh melhor que Shwenck e Junior n pode entrar nesta comparação pq vimos mto pouco do futebol dele para dizer se ele é melhor ou pior a Roger. Entendeu a minha preocupação?

      Curtir

      • Entendi cara…

        Concordo com você em dizer que o nosso time está pior do que o do ano passado… E concordo quando diz que os times estão mais fortes (no papel, pois não tem nenhum jogando bem… Só o Santos e o Cruzeiro, mas já já eles se acertam e o bicho vai pegar…).

        Até aí tudo bem… Só não entendi porque você relacionou a dificuldade que teremos com Virgílio Elisio… Com as palavras “receba agora, pelos peitos, a maldade do Eterno Inimigo do Leão”…

        Não pense que estou defendendo ninguém… Não tenho nada contra e nem a favor dele… Pouco sei sobre ele… Mas simplesmente não entendi a lógica da revolta… Sacou?

        Abraço,

        SRN

        Marcelo

        Curtir

      • Virgílio tem um grande histórico de tentar prejudicar o Vitória. E com o cargo que ele tem na CBF, a possibilidade é na confecção das tabelas das competições nacionais. A cada ano a tabela fica mais dificil na reta inicial. Tá na cara que é uma tentativa de inibir o que o Leão fez em 2008 e 2009. Já no ano passado foi isso. Estreamos contra o Atletico-PR que é duro dentro da Arena (mas que no percorrer de 2009 se mostrou fragil), depois encarar o Sport que vinha de titulo de Copa do Brasil e com boa participação na Libertadores, depois Cruzeiro, Palmeiras e Inter fora. Enfim, Virgilio quer frear o Vitória e para isso usa seu cargo na organização da tabela do Brasileirão. Foi ele que programou um jogo da gente às 11h em Belem do Pará contra o Tuna Luso na Série C e que mudou diversos jogos do Vitoria de finais de semana das 16 ou 17h para 18h10 ou 18h30 que tirava publico, alem dos que foram antecipados para o meio de semana às 21h40. O histórico dele de nos prejudicar em arrecadação e “arranques” em competições dá um livro, meu camarada.

        Curtir

      • Infelizmente isso acaba sendo interessante pra o restante dos times e um fdp desses vai continuar no poder por um bom tempo.

        Curtir

      • Fabio,

        Apesar de frequentador assiduo do seu blog as vezes não entendo alguns comentarios. Concordo com o Marcelo quando ele diz que não ve muita diferença nas tabelas do ano passado com o deste ano.

        Uma coisa é fato. O time esse ano ainda não está jogando bem e não é porque não deu liga e sim porque os jogadores são fracos com pouquissimas exceções. Temos que apoiar o time quarta pra ver se classificamos e cobrar a cada dia da diretoria atitudes e reforços que honrem nossas tradições.

        Curtir

      • É johny… Fábio diz que teoricamente temos esse ano jogadores melhores que os do ano passado… O que contradiz o que ele escreveu resposta ao meu comentário… Sendo que a resposta por si só já é uma contradição (pelo menos para mim), já que no post ele põe a culpa da tabela difícil em Virgilio Elisio, e na resposta põe a culpa no time ruim… Sendo que a tabela tem pouquíssimas diferenças para a do ano passado!!

        haha

        Tá doidão Fabinho????

        Abraço,

        SRN !!

        Curtir

      • Concordo plenamente com Marcelo. Fabio pisou na bola: Virgílio é culpado porque o Vitória tá pior que ano passado? Eu hein!
        Mas vamos avante Leão!

        Curtir

  14. fábio,
    em relação a 2008 a tabela tá mais difícil mas em relação a 2009 tá parelhar, tem clubes repetidos, um nordestino(sport-ceará), um provável candidato ao rebaixamento(sto andré-avaí);cap, gremio e flamengo, times fortes e médios-midiáticos parelhos. Acho até que devemos ter um técnico que mostra quem é pai-de-chiqueiro e não precisar ser de renome, mas RS não sabe se impor e usa desculpa de q o atleta é patrimônio e outras baboseiras. Essa tabela serve pra diretoria acordar e não buscar tentar fazer um plantel ao longo do campeonato pq aí pode ser tarde pra recuperar, vide o Sport.
    SRN

    Curtir

  15. Assino em baixo no texto de Fábio… Perfeito com a realidade! Acho muito bom o Sr. AP mudar sua postura ou o Vitória terá diversos problemas nesse ano…

    Pra não começar a estragar o nosso ano, precisamos ganhar bem do Curintia pra salvar a CB e o semestre… Pra quarta eu entraria com:

    Viafara

    Nino
    Wallace
    A. Martins
    Egidio

    Vanderson
    Uellington
    Elkesson
    Ramom

    Adailton
    Junior

    Pelo menos o time joga mais leve e sem o peso de Bida e Schwenk… A depender do jogo, no segundo tempo entramos com Berola, Kleiton e Artur Maia, mudamos o esquema pra 4-3-3 e seja o que Deus quiser…

    Curtir

  16. Fabio, precisamos tambem de bons laterais. Quanto ao “de cujus” sua leitura é prefeita, entretanto iremos a luta mais uma vez, contra tudo e contra todos. Ser Vitória é isso, luta e guerra, sempre. Abraços e continue em frente.

    Curtir

  17. Virgílio é um filho de uma puta que deve ser morto ! Nosso time é bom, só falta alguém que comande ele e tal, tenha pulso e ousadia. Ricardo é mais amigo de jogador do que outra coisa. Ele tem que ficar à sombra de outro treinador mais rodado pra aprender mais um pouquinho ! Pra mim, só falta um bom meia , um atacante rodado e um técnico experiente !

    SRN

    Curtir

  18. Fábio, se temos uma tabela complicada, não é culpa de Virgílio Elisio. A Série A de 2010 SÓ TEM PEDREIRA, não tem para onde correr, ainda mais com Ricardo Silva no banco.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s