Nossa zaga, nossa praga!

Venho notando nos últimos jogos as grandes vaciladas de nosso miolo de zaga. Quando a sorte está ao nosso lado não sofremos gols.  Além disso estamos numa época do ano em que os adversários são tão fracos, que não conseguem aproveitar as pixotadas de Wallace e Anderson Martins. Os dois já fizeram partidas memoráveis com o manto rubro-negro, mas em 2010 estão deixando a desejar e muito.

Vamos começar por quem tem mais “tempo” de time principal. Anderson Martins subiu em 2006 na Copa do Brasil contra o pequeno Santa Cruz de Recife. Ao lado de David Luiz e Cláudio Luiz, o leão segurou o ímpeto do modesto clube pernambucano e saiu de lá com um ótimo empate em 2×2. Mas Anderson sofreu uma grave lesão nos ligamentos do joelho. Ficou parado um ano e quando voltou fez algumas boas partidas, mas voltou a lesionar o joelho com a mesma gravidade.

Somente no meio da Série B 2007 que ele reapareceu. Era reserva imediato de Jean ou Sandro. Mas nas vezes que entrou fez muitas besteiras. Nem de longe parecia ser o zagueiro que todos falavam da base. Afoito, nervoso, sem noção e meio truculento fez o Vitória passar maus momentos como no pênalti que cometeu no Remo quando estávamos dando 2×0 em Belém, que depois do gol o time local passou a nos sufocar até o fim, sem falar da expulsão contra o São Caetano, no Barradão, ainda no 1º tempo.

Em suma, no ano de 2007, Anderson Martins foi péssimo. No Baiano de 2008 suas atuações foram ridículas ao lado de Marcelo Batatais. Parecia que o fim da carreira de Anderson no Vitória seria naquela temporada. A torcida passou a pegar no pé do jogador, mas com uma enorme força de vontade além da chegada de Leonardo Silva, Anderson cresceu muito e ganhou a torcida com as excelentes atuações durante a Série A daquele ano.

Por mais que o leitor Lacerda discorde, a melhor fase de Anderson foi em 2008. Eu que também fui um crítico contumaz dele, tive que mudar meu conceito com as belas partidas que ele fez naquela temporada. Uma ótima retomada, uma reviravolta surpreendente.

Wallace também surgiu em 2006, mas ao contrário de David Luiz e Anderson Martins, ele não aparecia com boas referências e confirmou isso nas suas primeiras partidas no time de cima, em que se mostrou totalmente inerte, inseguro e roceiro. Da safra daquele ano, foi o jogador que mais demorou a ter sua titularidade no time principal. Apenas no ano passado ele assumiu a camisa 3 e a reescrever sua história no clube.

Em 2008 fez algumas boas partidas até como volante e teve seu ápice no jogo contra o Santos, no Barradão, quando conseguiu anular Kléber Pereira, no suado triunfo do Leão por 1×0. Anderson e Leonardo Silva eram os titulares, mas víamos que Wallace começava a mostrar evolução em seu futebol.

Ano passado vimos a melhor temporada de Wallace até agora. No primeiro turno do Brasileiro ele foi soberbo, fez gols importantes como o primeiro em cima do Atlético-PR na Arena da Baixada (foto), ficou mais de 7 jogos sem cometer uma falta, depois ficou um bom tempo sem levar cartão, além de mostrar uma certa técnica com a redonda que fez Carpeggiani compará-lo com o pentacampeão mundial Lúcio.

Viáfara vem salvando as bobagens da zaga

Mas voltando a falar de 2010, estamos vendo que nossos dois zagueiros estão sendo nossas verdadeiras pragas. Ainda batem cabeça em lances fáceis, dormem em outros momentos, além de surtarem de vez em quando (entradas desleais). Entretanto, o que mais vem me assustando ultimamente é a falta de concentração e de posicionamento dos dois.

No jogo da Copa do Brasil contra o Náutico eu fiz o texto comentando sobre o resultado, pois não tinha assistido o jogo, mas quando vi o VT eu fiquei horrorizado. Tanto Wallace como Anderson pareciam estar dopados, tamanha a displicência em lances vitais. Se não fosse Viáfara teríamos sofrido, no mínimo, o mesmo placar do jogo contra o Corinthians-AL.

Na partida de ontem, em vários lances, nosso miolo de zaga vacilou e só não levamos gols porque os atacantes do Bode não souberam aproveitar e na bola que teve a direção do gol esbarrou no paredão colombiano. Acredito que já está na hora da diretoria e a comissão técnica sentarem com os dois para cobrar mais atenção, concentração e foco nos lances. Ou trazer um zagueiro mais experiente para ser titular.

Infelizmente, do jeito que está,  e visualizando o Brasileirão 2010, com os times do eixo recheados de atacantes e meias de extrema qualidade, teremos muitos dissabores, porque Adriano Imperador, Ronaldo, Fred, Conca, Kleber Gladiador, e etc, não são Sassá, Diogo, Ermínio e Marcos Chaves.

Tanto Anderson Martins como Wallace possuem qualidades, mas possuem defeitos semelhantes e em má fase o risco de prejudicar o Leão é o dobro de quando eles estão em sua melhor forma. Os dois são de veneta, com momentos de extrema competência defensiva com de extrema lerdeza e falta de posicionamento. Por isso acho que necessitamos sim, de um zagueiro de maior gabarito para tomar o lugar de um dos dois, ao contrário do que acha a diretoria. Temos que valorizar nossos pratas da casa, mas não podemos omitir seus defeitos. No momento, nossa zaga precisa de um alerta.

Salutti Rossoneri!

Anúncios

28 respostas em “Nossa zaga, nossa praga!

  1. Fábio,

    Acho que pela primeira vez na história desse blog eu concordo 100% com absolutamente tudo que você disse.

    Onde eu assino?

    Anderson Martins e Wallace, principalmente o primeiro, estão me dando arrepios a cada partida. É impressionante o quanto eles conseguem se desligar do jogo, parecem dopados em campo. Lentos, dispersos e, por vezes, violentos, sem necessidade alguma.

    Anderson está se especializando em fazer faltas infantis quando o atacante adversário encontra-se de costas pro nosso gol, cercado pelos nossos jogadores e implorando pra ser empurrado. E o que é que o nosso zagueirão faz?! Chega igual a um trator empurrando o cara…

    SRN!

    Curtir

    • Bem menos Vitor, 90% da torcida do leão reconhece e agradece que Alex tem valor em termos ADM, e eu mesmo estou nesse meio… Adimiro muito ele por estar pagando nossas dividas e ele ganhou milhares de pontos comigo depois desta.

      Mas em termos de contratações, ele é uma disgraça nacional para um time que NECESSITA ser campeão nacional com urgencia ( Apos 110 ) até mesmo para atrair maiores investidores.

      Fabio vc tem detalhes dessa negociação?
      Será que vão vender alguns jogadores da base?
      ( Será que Artur será a salvação pra pagar essa divida? Eu apoiaria, desde que fosse por uma excelente grana, que desse pra pagar essa divida toda e que o Vitória ficasse ainda com uma boa parte dessa grana e que ele ficasse mais aqui no leão até o terminio de um bom contrato )

      Parabéns Alex, continue pagando nossas dividas e envista muito no elenco pra o Brasileirão se não quiser cair e principalmente ser campeão da Copa do Brasil ainda esse ano.

      Fabio, essa atitude de Alex merece um texto unico pra isso, com mais detalhes, por favor.

      Curtir

  2. Realmente esse ano a nossa saga está deixando muito a desejar. No ano passado, no inicio do campeonato brasileiro, juntamente com Vitor Ramos, AM e Wallace estavam muito bem, o que pode ter acontecido de um ano pro outro? Desaprenderam a jogar? Acho pouco provável. Entendo que a falta de um treinamento especifico de posicionamento e tática pode estar acarretando nessa queda de rendimento. De qualquer maneira os reforços são imprescindíveis para uma melhor campanha na CB, Sulamericana e Brasileirão. Vi uma matéria hoje no correio da bahia que o meio campista Fernando está fazendo um periodo de testes da mesma forma que Junior e Lenilson fizeram. A diretoria está insistindo nessa politica do “bom e barato” mas até agora não tem surtido efeito visto a pífia campanha que estamos realizando esse ano. Isso mesmo, pifia. Campeonato baiano e copa do brasil contra adversarios de segunda pra baixo temos que fazer igual ao Santos, golear. Precisamos de reforços urgente pra zaga, meia e ataque. Laterais nem falo mais pq o mercado está em baixa.

    Curtir

  3. Rapaz, acho que existem fatores para essa péssima fase de nossa zaga:

    1 – Insistência na titularidade, mesmo jogando mal
    2 – O meio de campo não marca a saída de bola do adversário, em 2008 Marquinhos e Willians faziam isso e em 2009 Willian e Domingues… Mas em 2010 nem Ramom, nem Bida fazem, sobrecarregam os volantes e consequentemente os zagueiros
    3 – Pra mim o Vitória não tem treinamento certo e específico pra defesa… Culpa de RS
    4 – É preciso um zagueiro experiente pra jogar com um deles

    Eu acho que esses fatores auxiliam nessa má fase, mas não justifica as falhas grotescas de tempo de bola, de domínio e de interceptação de jogadores que esses caras estão errando… O problema tb é psicológico!

    Curtir

  4. Quem acompanha o Anderson Martins desde a base conhece a sua qualidade e todo o seu potencial,mas infelizmente,após aquela gravíssima lesão no joelho e o excesso de cobranças,o tornou um zagueiro inseguro a ponto de contagiar os próprios companheiros de zaga.Nossa diretoria tem a sua parcela de culpa ao jogar todo o peso do nosso manto sobre esses dois promissores atletas mas ainda garotos.Precisamos de pelo ao menos mas um zagueiro tarimbado que possa dar tranquilidade alí atrás.

    Curtir

    • SEU COMENTÁRIO FOI PERFEITO!
      5 Sugestões:
      FABIANO ELLER
      FABÃO
      ADAÍLTON
      JUNINHO (Ex Botafogo e São Paulo)
      RODRIGO (Ex São Paulo)

      Curtir

      • boa lista, mas daí poucos são possíveis. Adaílton e Juninho estão fora do país, Rodrigo e Fabiano acho dificil

        Curtir

  5. Essa idéia foi dada ao Marketing do ECV por mim, vejam o que vcs acham…
    Apenas a grosso modo…

    Poderiamos atingir facilmente a meta de 35.000 associados se fossem associados mensais. Explico:

    Para participar o torcedor teria que fazer a carteirinha do clube .. ex. R$ 20,00 em seguida no promeiro jogo de cada cobraria um valor do ingrasso , ex. R$ 50,00 e o torcedor teria direito a mais 3 jogos.

    Esse controle seria feito pela carteirinha (como se fosse uma especie de creditos).

    – Vamos supor que seja uma média de 20.000 torcedores já não seria de bom tamanho?

    Curtir

  6. Onde vc viu que a diretoria acha que não precisamos de outro zagueiro??? Eles só não vão contratar pra o baiano, mas pro brasileiro vai vir um zagueiro sim.
    “O Fabão é um jogador que a gente sabe que tem qualidade, jogou em vários clubes do Brasil e tem boas passagens, mas nesse momento não teríamos a intenção de contratar um zagueiro para essa fase. Pro brasileiro sim, nós temos esse pensamento, mas agora nesse momento, com os zagueiros que nós temos o Vitória está bem servido”
    Palavras de Mauro Galvão.
    Fonte: http://www.galaticosonline.com/index.php?menu=noticia&COD_NOTICIA=5921

    Curtir

  7. Precisamos sim de um zagueiro mais experiente e com tarimba no futebol. Mas não podemos desistir desses dois zagueiros formados na base, pois eles podem gerar um bom lucro para o time no futuro, quando forem vendidos. Pois ambos ja mostraram competência em alguma fase da carreira, esse ano que estão vacilando bastante. Mais sabemos do potencial de cada um deles. Simbora Leão!!! E Vilson chinelinho NADA de se curar da lesão.

    Curtir

  8. Eu acho que eles so rebdem quendo tem sobra pra eles, pq eu prefero o ranie, eles sabem que não tem ninguém pra subtitui eles, vilson ate hj DM.

    Curtir

  9. Ótimo ponto de vista em relação aos nossos zagueiros Fabio. Precisamos de um zagueiro mais “tarimbado”,para da tranquilidade tipo Leonardo Silva que não saiu mais da zaga do Cruzeiro. E, precisamos com uma certa urgência, haja vista, que na Copa do Brasil só está ficando os principais times. Chega de ficar na fila por mais um ano…
    Cláudio Souza

    Curtir

  10. Fábio,
    Concordo plenamente com você, os meninos da base não estão em boa fase, e isso já tem tempo viu? desde o meio pro final do brasileirão de 2009. Ao contrário de Mauro Galvão, que disse que estamos bem servidos na zaga e n precisamos de jogadores nessa posição, precisamos sim e MUITO! E um jogador como vc falou, experiente, que dê uma orientada nos meninos. Falou-se da Fabão, não sei..pra mim contratava dois, um pra ser logo titular e outro no banco de reservas.

    Agora Fábio, uma coisa que eu realmente fiquei muito feliz, foi ouvir a resenha esportiva depois do jogo com ECPP, que o grupo está realmente unido, já tinha visto uma entrevista de Vanderson e agora ouvir umas declarações de RS e vi que o grupo tá fechado e mto unido,e isso é mto importante no futebol, pq os jogadores jogam com mais raça e garra de vencer! Então, apesar de tudo, analisando bem, acho que n seria bom tirar RS até pelo menos até o fim do Baiano, pq talvez pudesse desestabilizar o grupo! Bom, é isso! BJO 🙂

    SRN!

    Curtir

  11. A zaga que enfrentou o Santa Cruz, à época na série A e o nosso time na famigerada série C foi formada por Anderson davi Luís e ITAMAR (tecnico) professor pardal ARTURZINHO.

    Curtir

  12. Mesmo sem xerifes na zaga, penso que não era para nossos dois defensores estarem dando tantas pixotadas num campeonato que não exige tanto (Anderson Martins chega ser ridículo, com seus erros de tempo de bola e chegadas bruscas nos adversários). Falta, também, o dedo do treinador, que não sabe corrigir posicionamentos, nem montar esquema melhor de proteção. R. Silva não consegue extrair melhor potencialidade dos dois, pois, isso eles tem; não podem ter perdido na esquina.
    Urge, assim, a necessidade de contratação de um chefe de zaga, um referencial, para que Wallace e A. Martins sejam orientados. É um forma deles crescerem nas partidas. Se não for dessa maneira, já que não possuímos um técnico experiente, vai ficar difícil ver Vanderson e Uellington cada vez mais sobrecarregados.

    Abrçs!

    Curtir

  13. Duas coisas: em 2008 (Leonardo) e 2009 (fabio ferrira) conseguimos que pelo menos um dos dois melhorasse. Isso se deve a que? à experiencia e qualidade de quem está ao lado. NO entanto, nossa muquirana diretoria faz o que? Deixa os dois irem embora, sem que ao menos pensar que estão dando certo. Então a culpa é da diretoria que quer gastar pouco e achar q tem dois “lucios” na nossa zaga.
    A segunda coisa é que se eles estão desligados, fala com a TUI pra da um “ta ligado” neles heheheh

    Curtir

  14. Bom dia galerinha!!
    Ouvi Mauro galvão falar q o vitoria esta bem servido de zagueiro…
    Por q RS nao tenta trocar um dos dois por Vilson??
    E tbm por q nao trazer Fabão??? O cara ate aceitou baixar o salrio pra vir pro Leão.
    Agora va dzer q o vitoria nao tem $$$ pra trazer fabão….
    Veja essa qusrao ai Fabio moral mesmo.

    Curtir

  15. Negão, concentração e posicionamento é coisa de treino. Tem que ver como eles estão treinando no dia a dia e fazer um trabalho focado nisso, acho que só cobrar isso dos dois não adiantaria muito não.

    Curtir

  16. Olá Fábão , tudo blz
    Realmente amigo não tenho + estômago para assistir nossa zaga atuar principalmente o Anderson Martins que pra mim é um zagueiro inseguro , comete faltas infantis e principalmente não tem senso algum de colocação , no jogo contra o ECCP quando venciamos por 1X0 o atacante deles recebeu um cruzamento sozinho na area e cabeceou com o ombro rsrsrs pois é se tive-se um pouco de talento tomariamos o empate neste lance falhou os 02 zagueiros , sei que é difícil passar o jogo todo sem dar brecha ao adversário + uma zaga que seja pelo menos regular em um campeonato fraco como o nosso dar tanta braga assim é muito preocupante ( não acho nossa zaga regular acho péssima mesmo) e em 2008 no Brasileirão foi o campeonato menos pior feito por este jogador , acho que jogou na sombra de Leonardo Silva , por isso acredito que com todos atualmente doidos para levantar o moribundo lá de Itinga é imperioso a contratação de 01 zagueiro de respeito para esta reta final de bahianinho já que o presidente não vai trazer ninguém mesmo agora que traga pelo menos . um xerife , delegado ( no sentido de impor respeito ) , alguém que arrume nossa cozinha pois se não estamos correndo verdadeiro risco sim de entregar o campeonato ao defunto não por méritos daquela carniça + por deficiência nossa mesma.
    Abraços
    Lacerda

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s