Análise do Leão neste 1º semestre

Desde a metade da segunda fase do Baianão ficamos sabendo que o elenco que aí está será este mesmo até o final do estadual. Ao contrário dos anos anteriores, a diretoria não fez contratações para a etapa decisiva do Campeonato Baiano por alegar, como sempre, problemas financeiros. Com isso, podemos analisar o que o clube apresentou até aqui e o que precisa melhorar para o 2º semestre.

Um fato que está claro para toda a torcida rubronegra e parte da imprensa baiana é que o Vitória não fez um campeonato baiano agradável. Até agora, e olhe que já estamos na semana da Final, o time ainda não tem um padrão de jogo definido, fez poucas atuações convincentes e, em relação ao estadual passado, ficou devendo bastante num setor que é importante demais para qualquer equipe: o meio de campo.

Eu nunca esperaria dizer isso, mas a boa fase de Jackson em 2009 fez muita falta neste ano. Na temporada passada, o velhinho de Codó comeu a bola. Para mim foi o melhor primeiro semestre dele com a camisa do Leão. Jackson fez gols (até três numa única partida) e ajudou bastante na feitura de outros com passes e pela sua extrema dedicação e movimentação em campo.

Jackson deu muita dinâmica no meio de campo no Baianão 2009

Já neste ano Ramon só encontrou um parceiro legal  jsomente na segunda fase, depois de Ricardo Silva se convencer de que Elkeson merecia ser titular. Por quase todo o estadual, o companheiro do reizinho foi Bida, que adiantado pelo treinador, não confirmou (mais uma vez) a pecha de craque que algumas pessoas, sobretudo torcedores carentes de ídolos, colocaram nele. O resultado foi um meio ofensivo limitado à inspiração de Ramon, que um ano mais velho tem mais dificuldades de ter uma boa regularidade nas atuações.

Em 2009 fizemos muitos gols no Baianão. Só Neto Baiano fez 18, mas como já disse, Ramon tinha Rafael Bastos, Jackson e depois Leandro Domingues para auxiliá-lo na tarefa de criar boas situações de gols para os atacantes. Neste ano o nosso aprendiz de treinador usou de um esquema frouxo e com uma tática que privilegia o seu grande pupilo: Bida. Mesmo tendo um elenco levemente superior ao do baianão passado (laterais e atacantes), Ricardo não fez este time ser melhor do que o de 2009.

Em verdade vos digo que o time do Vitória está para conquistar mais um estadual, mas desta vez sem aquele brilho de vencedor por mérito. Mesmo sem jogar bem por quase toda a competição, em que ficou notório o despreparo do treinador e a má vontade do elenco com a competição, o rubronegro conseguiu a melhor campanha entre os 11 adversários e até contou com a sorte neste último domingo com o empate do Bahia com o xará de Feira de Santana.

Júnior repete o sucesso de Neto Baiano em 2009 e ainda joga mais

A contrapartida disso tudo é a participação nesta Copa do Brasil, que  supera  e muito a do ano passado, pois passamos sufoco contra o ASA de Arapiraca e quase fomos eliminados pelo Atlético Mineiro mesmo tendo vencido o jogo do Barradão por 3×0. Sofremos o mesmo placar no Mineirão com Diego Tardelli desperdiçando uma chance incrível aos 42min do 2º tempo. Se saísse aquele gol nem penalidades máximas teríamos.

O que dá pra perceber bastante, neste ano, é que depois do susto contra o Corinthians de Alagoas, o time passou a respeitar mais a Copa do Brasil à medida que esnobava o nosso estadual. É incrível a diferença de vontade dos caras nos jogos da competição nacional com a regional. A nossa única derrota na competição foi lá em Maceió. De lá pra cá fizemos 3 goleadas seguidas sem sofrer um mísero gol. Isso nos alegra e faz até sonharmos mesmo tendo consciência das limitações de nosso grupo e do treinador, mas a força de vontade deles faz a limitação ficar meio que em segundo plano.

Contratações – Apesar de não fazer nenhuma contratação de impacto para o Estadual, Aléxi Portela Júnior já anunciou à toda mídia baiana que para o Campeonato Brasileiro dobrará a folha do time que hoje está em R$ 450 mil, o que significa, que ele contratará jogadores mais gabaritados para o resto da temporada. Espero que desta vez ele cumpra de fato com o que vem falando e não me venha com 8 jogadores medianos de R$ 50 mil cada um que não valha apenas um de 150 mil.

Fernando pode jogar de volante e meia

Agora um setor que o time está contratando em demasia, até porque eles reconheceram o problema no setor, é o meio de campo. Pior que os jogadores que estão vindo são lentos e perto da veterania a exemplo de Lenílson, que só deve assinar em 05 de maio e Fernando, que já reestreou e que tanto faz a função de segundo volante como terceiro ou quarto homem do meio de campo.

Mas o Vitória precisa de jogadores de velocidade neste setor. Só temos de velocidade o garoto Elkeson, que vem crescendo de produção, mas ainda é uma incógnita para um Campeonato Brasileiro Série A. O mesmo se pode falar de Kleiton Domingues e Arthur Maia. Ramon, Bida, Renato e Fernando possuem sérios problemas de velocidade e um meio de campo lento deixa o ataque fraco e previsível de ser marcado, por mais que Ramon e Fernando sejam diferenciados.

Seria ele um Bosco II?

Outra coisa que tá ficando clara é que Egídio não pode ser eleito como o lateral titular do ano. Ele é muito fraco defensivamente e ainda tem uma mania horrível de querer virar a bola da esquerda pra direita e quase sempre entrega a bola de presente, sem falar de seu jeitinho mascarado de passar. Além disso, nosso time precisa de um zagueiro mais experiente, pois Reniê, Wallace e Anderson Martins não inspiram muita confiança. A chegada de um cara mais rodado deixará o outro titular, seja ele quem for, mais tranquilo.

Está bastante evidente, pelo menos para mim, que este time merece de uns 4 a 5 reforços de qualidade para encarar um Brasileirão de maneira digna e  com capacidade de galgar algo a mais do que uma simples Sulamericana. Ademais, seria ótimo a vinda de um treinador de maior currículo, pois com Ricardo Silva eu tenho medo, pois o que esperar de um treinador que joga retrancado num campeonato baiano contra adversários do porte de Camaçari, Bahia de Feira, ECPP, entre outros?

Vitória Sempre!

Anúncios

31 respostas em “Análise do Leão neste 1º semestre

  1. Fonte: Bolg da Baixada ( Atlético – PR)

    Torcida do Vitória encampa campanha antirracismo

    A torcida do Vitória da Bahia também vai protestar nesta quarta-feira contra o racismo, solidarizando-se contra as ofensas segregadoras de Danilo contra Manoel. Torcedores do Leão vão sair de Salvador rumo a Goiânia, onde o rubro-negro baiano enfrenta o Goiás pela Copa do Brasil, levando uma faixa com os dizeres “Racismo – Tô fora”. No Serra Dourada, também estarão com as caras pintadas. A informação foi enviada ao blog pelo torcedor Manoel Novaes.

    Postado por GUERRILHEIRO DA BAIXADA às 21:23 0 comentários

    Curtir

  2. Alguém sabe se poderemos comprar mais de um ingresso para o Ba x Vi ?

    Preciso comprar uma inteira e uma meia… Mas agora com essa história de preço único não sei se será permitido…

    SRN !

    Curtir

  3. Parece que a ida de Roger para a Lusa melou! Não acertou as bases salariais. Da mesma maneira que falei contra a contratação de Renan, acho que Roger não é a melhor opção. Mas como estamos carentes para a posição de atacante, somente com Júnior, aceitaria a sua volta para

    Quanto a Schwenck, lembro de ter visto a informação de que ele teria dado muitas assistências no Figueirense ano passado, jogando pelas pontas. Alguma chance de ele ser aproveitado nessa posição, jogando ao lado de Júnior?

    Curtir

      • Aff meu deusssssssss!!
        Vai rodar não vai acertar com nenhum time ai depois vai parar aqui com má vontade e aquele seu futebol horrivel,agora não tem leandro domingues,e ramom entrosados pra colocar ele toda hora na frente do gol e perder um milhão pra fazer um,ai quero ver!!
        Mais ainda torço pra ele ficar longe do barradão!!

        Curtir

    • Acho que deve ser dada uma chance a Schwenck de segundo atacante ao lado de Junior. Para homem de área ele não serve nem pro banco!

      Curtir

      • Como homem de área ele está complicado mesmo! Foram muitas chances e um aproveitamento muito baixo.

        Agora o que eu não sei foi como ele conseguiu meter aquele gol no Goiás! Que patada foi aquela?!?! E ainda não foi com a perna “boa”!! Mas o que eu achei legal foi que no momento do gol ele pareceu bem feliz… empolgado… sei lá. Torço para que ele possa pelo menos compor o elenco, entrando bem e com vontade em algumas partidas.

        Curtir

  4. Quanto ao assunto principal do post, acho que a política terá sido válida caso ganhemos o campeonato baiano e continuemos bem na copa do brasil. Caso contrário, acho que a diretoria tem que rever os conceitos e passar a qualificar o elenco desde o início do ano.

    A propósito, Celso Roth está sendo especulado no Goiás. Esse era um nome que eu queria ver no Vitória. Não é mais o mesmo que passou por aqui e não deixou muitas saudades, está mais experiente e acho que tem características importantes que as vezes sinto falta no Vitória desse ano. Quem o Vitória podia contratar para o Brasileirão? Outro que eu queria aqui de volta era Péricles Chamusca, mesmo com a passagem apagada na sua volta ao Brasil.

    Curtir

  5. Fabinho, já foi sorteado o mando de campo das quartas de finais da Copa do Brasil, e o Vitória joga a 1ª em casa, semana que vem, entre os dois jogos da final do baiano, foi bom porque não cansa o time das viagens no caso de a 1ª fosse fora.

    Curtir

    • Tomara que façamos que nem contra o Goiás, garantir na partida de ida em Salvador. Também acho melhor ainda pois o Vitória não precisará viajar na semana entre as finais.

      Que o Vitória possa confirmar a classificação amanhã com uma grande exibição (de preferência ganhando bem novamente) e que chegue empolgado para largar na frente mesmo jogando fora a primeira partida.

      Alguém sabe como está o gramado de Pituaçu depois da reforma? Pelo menos não vi mais nenhum comentário negativo falando da arena de beach soccer.

      Curtir

  6. Agora já foi… Perdemos Renan pro grande guarani de campinas e de Mancine… Brincadeira a morosidade de nossa diretoria… Domingo teremos uma final javi e pela suspensão de Vanderson nem temos um volante confiável pra colocar em campo…

    Curtir

    • Renan não é essas Coca-cola toda, não! Acho que ficamos muito bem sem ele. Como já discuti em um tópico anteriormente, acho que se é para trazer alguém melhor apostar em quem ainda pode crescer. Renan já mostrou que não passa do feijão com arroz. Foi promessa no São Paulo a muito tempo atrás, mas nunca vingou de verdade.
      Prefiro apostar nos meninos da base (Fernando entra nessa categoria, hehe) do que trazer ele. Além do mais volante é a posição que temos menos carência no elenco.

      Curtir

    • Gosto muito do futebol de Renan, mas nós temos no grupo Vanderson, Uelliton, Fernando, Neto e Marconi.
      Pra mim a vinda de Renan somente seria válida se Uelliton fosse vendido.

      Curtir

      • Caso a venda de Uéliton seja mesmo realizada, a diretoria precisaria trazer outro nome mesmo. Ainda não vimos partidas suficientes de Fernando para assegurar que ele aguenta o tranco no brasileirão, nem Neto e Marconi que pouco jogaram no campeonato baiano.

        Vou pesquisar nomes interessantes e volto aqui para sugerir!

        Curtir

  7. fabio eu acho q o meio de campo bruninho e jacson do bahia de feira seri otimos reforços els jogam muito bem e ainda tem o outro o joão neto

    Curtir

  8. AP deveria fazer boas contratações nesse momento, para poder ultilizar esses novos jogadores na Copa do Brasil, por existir uma chance real de o vitória chegar as finais da CB, mas para isso precisa de melhorias, principalmente no meio e um atacante. Vale lembrar que a CB é o caminho mas proximo para a Libertadores. AP fala tanto da situação financeira do vitória, mas pense bem, se ele investir agora o vitória vai ganhar dinheiro no ba-vi so pra comecar e na CB, por cada fase que passar. E cada vez que o vitória passar de fase vai ter o barradão sempre cheio.
    VAMOS INVESTIR NO VITORIA AGORA AP, QUERO O TITULO DA CB TAMBEM.
    obs: as inscrições já estão acabando.

    Curtir

  9. O Vasco está negociando a contratação do argentino Ariel do Coritiba e para isso envolverá o Fumagali na negociação. O nosso time tambem precisa se adiantar. No post anterior sugeri alguns nomes que poderiam nos ajudar. Acho que pra ser ainda mais ousado AP teria que tentar a contratação de Marcelinho Paraiba que é rápido, goleador, tem bom chute de longa distância e está encostado no Sao Paulo. Vamos abrir o cofre Portela

    Curtir

  10. Ah, Fábio ja tinha me esquecido: ótima análise do Leão do 1° semestre! Com ou sem (Deus é mais, toc, toc, toc) o Baiano, suas análises estão pertinentes!

    Curtir

  11. O que vc acha de Nem e Avine Fábio? Dizem que eles vão pro Vitória na série A…

    Quanto as contratações poderiamos já está adiantados… Poderiamos ter investido pesado em Renan, Nunes e Carlinhos Paraíba… Com esses três nosso time já daria uma bela arrumada…

    Vamos torcer pra AP escolher bem esses novos jogadores e agir rápido pois jogadores bons não ficam mt tempo sem fechar contratos a espera do ECV…

    A tv jahia vai dar o braço a torcer e mt a contra-gosto vai ter que transmitir ao vivo a classificação do Vitória diante do Goiás né? Eu disse que isso aconteceria…

    Curtir

  12. Seu comentário é de quem observa com cuidado o time do Vitória.A Diretoria estabeleceu uma política e parece que está dando certo pois chegamos a final com vantegem e estamos muito bem na Copa do Brasil.Se vierem os reforços para serem titulares aí poderemos fazer boa campanha no Brasileiro mas sem ambições desmedidas pois para ambicionarmos uma vaga na Libertadores temos um longo caminho a percorrer.Quem sabe a Copa do Brasil nos traga a grande alegria.

    Curtir

    • Concordo plenamente com paulo carneiro.
      chegamos com vantagem na final do baiano e, bem focados na copa do brasil, com mais alguns reforços podemos ser um time muito competitivo no brasileirão, mas sem grandes ambições. o verdadeiro foco é a copa do brasil!

      Curtir

  13. Velho, vamos retomar:
    1. o time é mal treinado, pq vc repara que quando joga com dois atacantes, principalmente tirado BIda, o time rende mais;
    2. ainda bem q colocaram Elkson o meio, da mais movimento;
    3. a zaga precisa de um experiante. e neste caso a culpa é da direitoria: acertou a zaga com Leonardo (2008) e Ferreira (2009) e o que a diretoria fez? deixou-os ir …
    4. Temos q ter um meia muito bom e um laterial esquedo, pq Egidio displicente feito a porra.

    E pra finalizar: se RS jogar com 4-5-1 com o finado vai entregar o título, ja disse varias vezes aqui no blog, nem vou mais falar pra naum dizerem qu naum sou rubro-negro…..

    AH, Junior joga demais! O pai de meu amigo tem 40 anos que assiste jogos do vitória (é amor, pai) e disse q nunca viu um centravante como ele…

    Curtir

    • Meu velho, em relação ao que o pai de seu amigo falou referente a Junior, também concordo com ele, apesar de nao ter visto tantos atacantes aqui no Leão da Barra, mais é um sacanildo de muito qualidade. Agora fico a me perguntar, ele ficou em periodo de teste e o tal do Swenk chegou, assinou e ainda pegou logo a 9 de inicio, brincadeiraaa viu!!!

      Abração!
      SR meu caro!!!

      Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s