Será que o time já aprendeu com o passado?

Hoje é o grande dia do Vitória na Copa do Brasil. Digo isso porquê é histórico em nosso clube o fato de golear na primeira partida, relaxar em excesso no 2º jogo e sofrer o mesmo placar, decidir nos pênaltis ou até mesmo perder a vaga. Hoje o time tem mais uma chance de mostrar que quer ser grande e que atuará como tal ou se vai deixar a caruara e a pecha de Vitorinha da Bahia permanecer.

Ontem o Correio fez um levantamento que começa lá em 1998 quando o Leão bateu o Flamengo por 5×0 no Barradão e depois de estar vencendo por 2×1 no Maracanã deixou o Urubu virar para 5×2 com quatro gols de Romário. Depois veio a Copa do Brasil de 2003 quando demos 7×2 no Palmeiras no Palestra Itália e no jogo de volta, o time tomou facilmente 3×1 do Verdão, em que ficou visivel a falta de foco do rubronegro.

Em 2007 vencíamos o Atlético Paranaense por 4×0 e sofremos o gol no finalzinho aqui no Barradão. Lá na Arena da Baixada o nosso treinador da época, Givanildo Oliveira, escalou o time todo na defensiva e tomamos o placar que os paranaenses precisavam (3×0) e se fosse pra dar 4×0 sofreríamos o quarto, pois o CAP se poupou quando fez o terceiro tento e o Vitória continuava horrível em campo.

Contra o Galo em BH, Neto Baiano deu mole

No ano passado demos 3×0 no Atlético Mineiro botando o Galo na roda, jogando um futebol lindo, mas quando fomos jogar a decisiva em Minas, o time fez de tudo pra perder a vaga. Até penalidade máxima que poderia nos dar um gol na casa deles e complicá-los de vez perdemos através de Neto Baiano. O castigo veio à galope. 3×0 Galo e no final, Tardelli perdeu um gol incrível que selaria a classificação da equipe mineira. O final todos sabem, se não fosse Viáfara nas disputas de pênalti, o King Kong estaria feito.

Por isso, hoje eu não admito que a nossa classificação seja por uma derrota de 3×0 ou por vitória nas penalidades máximas. Se isso acontecer vai mostrar o quanto o Vitória, infelizmente, não pode ser chamado de time grande. Pois time grande de verdade, aprende com os erros do passado e quando constrói uma boa vantagem, não se desliga tanto no segundo jogo como o rubronegro baiano é acostumado a fazer.

Estou até preparado para uma derrota, mas que seja de uma forma digna tipo: perder de 2×1, 3×1, 3×2 ou até mesmo 2×0, mas que o nosso time tenha postura em campo, ou seja, jogar no ataque também, fazer o goleiro deles ter trabalho, deixar a torcida do Goiás apreensiva e não ficar jogando todo atrás e sem nenhum tipo de vibração em campo.

Uma coisa que é importantíssimo é o time fazer um gol em Goiânia. A vantagem que fizemos aqui na Toca é maior do que a feita contra o Galo ano passado e se a gente conseguir fazer o que perdemos no Mineirão somente uma tragédia bem “Batalha dos Aflitos” para a gente ser desclassificado. Por isso, os jogadores precisam entrar em campo não só para se defender. Contra-atacar é obrigação, assim como buscar um gol para não se complicar.

Para o grande duelo desta noite, Ricardo Silva resolveu poupar o reizinho Ramon que está com dores no Tendão de Aquiles. No lugar do tradicional camisa 10 a dúvida: Renato ou Fernando. A tendência é dar Renato, que já tem mais condicionamento físico. Mas não me surpreenderia se ele escalar Fernando como meia avançado. O problema é a insistência com Bida.

Ricardo aponta novamente para colocar Berola de início, mas o jogador que ele pensa em tirar é Elkeson. Aí não, seu Ricardo. Você acha pouco tirar o melhor meia do time e ainda quer tirar o único que além de criativo é veloz? O que Bida fez ou faz para merecer tanto mimo? Por que não coloca Renato (ou Fernando) e Elkeson na armação e Neto Berola ao lado de Júnior no ataque? Qual é o problema em deixar Bida no banco? Está no contrato isso?

Ricardo Silva não consegue justificar suas escolhas

O Goiás vem completo desta vez ao contrário do jogo da semana passada. Como não deu certo a preferência pelo estadual, já que foi eliminado pelo Atlético-GO por 4×2, eles só podem recuperar o 1º semestre através da Copa do Brasil. Com a eliminação no Goianão, o treinador deles caiu e a crise já está chegando no bairro onde fica a sua sede esportiva. A nossa defesa que conseguiu tomar 3 gols de cabeça do Camaçari precisa se redobrar com Fernandão e Felipe, que são feras neste fundamento.

O Vitória está praticamente classificado, mas o passado nefasto do time neste tipo de situação faz-nos ser cautelosos. Como disse anteriormente, nada de ganhar a classificação no sufoco depois de construir uma vantagem enorme. Isso mancha o nosso nome e a nossa reputação. Que o time saiba ser inteligente e competente o suficiente para voltar de lá com dignidade.

Salutti Rossoneri

Anúncios

44 respostas em “Será que o time já aprendeu com o passado?

  1. O perfil de Ricardo Silva é ideal para o tipo de campeonato que é a Copa do Brasil.
    È o que penso.
    Joga sempre na retranca e só arisca quando não tem jeito.
    Quando o time esta defendendo é só reparar que todos estão atrás da linha de meio campo não importa a posição da bola. Apenas Junior sai da posição as vezes.

    Curtir

  2. Esse Virgílio Elísio é um FDP mesmo. Li no site dos galáticos que ele havia negado a transferência do jogo que o Vitória fez com o Goiás de quinta para quarta. Porém, como o Vitória foi fiel à CBF na votação do novo presidente do clube dos 13, Ricardo Teixeira ORDENOU que o jogo fosse alterado. O FDP do Virgílio Elísio queria beneficiar o Jahia na primeira partida das finais do Bahianão.
    Vamos fazer uma campanha para que a torcida leve faixas com críticas a esse FDP!!!!
    Abraço!!!!!

    Curtir

  3. Não sei quanto a vocês, mas eu achei que Vilson hoje jogou muito melhor do que Wallace, pelo menos ele conseguiu ganhar algumas bolas de cabeça. Será que ele tá melhorando?

    Curtir

    • O Menino entrou bem, conseguiu até um knockout no Rodrigão, mas de qualquer modo o Goiás não dá pra servir de parâmetro, não chegou a ser uma prova de fogo. Continuo afirmando que o vitória precisa contratar zagueiros experientes, pois a defesa tem falhado muito e quando um atleta não tem uma sobra pra se preocupar então continua cometendo os mesmos erros. Se o Wallace se quebrar quem entra???
      Vocês viram a declaração dele? Até sem uma perna ele vai jogar. Ele está pensando no time ou nele?????????????

      Não confio nem nele nem no A. Martins, o tempo passa e eles continuam do mesmo jeito, sem malandragem nenhuma. Assim como os atacantes, zagueiros têm que ser malandros e os nossos não são, basta ver os gols que estamos levando.

      Abraços!

      Curtir

  4. olhao bide não jogou mal ele só tava cansado no segundo tempo ele jogou muito bem no brimeiro e olha q é a primeira vez q eu defendo o bida ta para ver ele e o juniot tavam muito cansados

    Curtir

    • Bida não jogou mal?????????? vc tava assistindo o mesmo jogo??? O cara errou passes bobos, fez firulas na defesa, perdeu gols importantes, deixou de dar passes importantes no ataque… q mais??? Ricardo Silva deveria ter tirado ele e deixado o elkerson para a entrada do fernando, teríamos vencido.

      Empatando em 2×2 com um time frágil, pra não dizer medíocre, se contentar com um empate, no final do jogo tocando bolinha para tras ao invés de brocar, como teriam feito com a gente se pudessem.

      NUNCA VI UM TIME TÃO SEM VONTADE DE VENCER!!!

      VERGONHA DE SER VITÓRIA, SE CLASSIFICAR SABENDO Q NÃO VAI GANHAR NADA!!! QUE MERDA!!!

      Curtir

  5. Rapaz, é uma pena que o Vitória não tenha mais pernas pois ganhariamos facil esse jogo de hj… Perdemos 4 gols feitos no segundo tempo e o goiás nada…

    Curtir

    • Tomar no c… bidaaaaaaaaa…. caralho, erra a porra do passe e ainda perde um gol incrivelllllllllllll…. Agora Junior perdeu outro gol.. Que festa de chaces desperdiçadas… Espero que estejam guardando pro Javi…

      Acabouuuuuuuuuuu…. UMBORA TETRATÓRIA CARAJOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Curtir

  6. Gooooooooooooooollllllllllllllll Desgraçaaaa, vê se segura esse primeiro tempo no empate…. Cada gol besta da porra…. Vamos VITÓRIAAAAAAAA……

    JUNIOR BROCADORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • Rapaz, que desgraça de bida é essa… Erra todos os passes nos ataques do Vitória… que porra, já era pra estarmos ganhando o jogo…

      Curtir

  7. Rapá, que porra é essa nos Juniors? Na boa, ficou estranho, principalmente por todo o campeonato e pelo primeiro tempo… Daqui uns dias a gente fica sabendo o real motivo….

    Curtir

  8. Já estou preparado pra sofrer… Não tenho confiança nesse time e nem no retrospecto de vantagens do nosso time… Espero que se for sofrido, pelo menos nós avancemos na CB e Matemos o jahia no domingo no Negopolitano pra jogarmos com tranquilidade do Barradão!!!

    Que papelão do time junior do ECV… Ser massacrado pelo itinga no nosso santuario é piada….

    Curtir

  9. eu estou pensando em todos esses acontecimentos negativos,desde primeiro jogo com o goiás,e ainda mais q poderemos pegar o vasco novamente,se o vitoria nao fzer as cagadas recente,vai ser mt bom.mas confesso estou apreensivo,SIM! SRN

    Curtir

  10. Se nos classificarmos já jogamos na próxima quarta-feira contra o Vasco e a pergunta é a seguinte:
    Onde estão os nossos reforços?
    Daqui pra frente os jogos serão cada vez mais difíceis e o time necessita urgentemente melhorar.

    Curtir

    • infelizmente pra nossa diretoria existe um time barato pra ganhar o campeonato baiano e depois um time pra se manter no Brasileiro, enquanto a nossa diretoria não acreditar e sempre andar de cabeça baixa o vitória vai sempre disputar a copa do brasil com o time do baianão e com isso ficar pelo caminho. A ultima vez que vi o time investir
      pra ganhar a copa do braisl foi em 2004 tanto que foi nossa melhor colocação em toda história.

      Curtir

    • O cara é o artilheiro do Vasco em 2010, com 11 gols. Atualmente ta comendo banco, mais eh um bom atacante, conhecido pelos seus belos gols… Porem é um pouco velho e levou 1 ano parado… por isso não ta rendendo muito.

      Mas não é o que precisamos no momento… o que eu quis dizer é que o Ceará esta buscando grandes nomes e com excelente experiencia de serie A.

      Seria um GRANDE reforço para o Ceará e pro Leão tb… mas ele naum quer vim pro nordeste, entaum que fique comendo banco onde esta e por muito tempo.

      Curtir

  11. Queria saber quais as sugestões de zagueiros experientes para o Vitória. Especulações como a de Nem do Bahia mostram o perfil procurado. Luis Alberto acabou de rescindir com o Boca e é outra opção. Não sei se são as melhores opções, mas são algumas delas.

    Alguém sabe de outras opções nesse mesmo estilo? Acho que Teco pode agregar muito, principalmente se puder se livrar da série de contusões que o perseguem. Mas mesmo assim precisamos de um mais experiente, e menos aposta.

    Curtir

  12. Dodô é procurado pelo Ceará, mas quer dar a volta por cima em São Januário.

    Até o Ceará parece que esta se preparando melhor pro Brasileirão.

    Curtir

  13. O Jogo de hoje é importante não somente pela Copa do Brasil, mas pelo Baiano também.

    Se eu fosse RS, entrava com Fernando no lugar de Vanderson, e com Renato no lugar de Ramon.

    Assim, ele já deixava praticamente o time do BA VI.

    Uma vitória hoje dá moral ao time pra decisão de domingo.

    Ah! quanto a sonho… não sei por que… mas acho que o campeão sai domingo.. Vitória goleia o Jahia por 4 X 0.

    Curtir

  14. E o pior é q eu sonhei que passaremos nos penaltis. Pelo menos passaremos.

    Não entendo pq o VITÓRIA tem o costume de complicar jogos e/ou situações fáceis, mas parece que gostam de fazer com que nós torcedores possamos sentir fortes emoções, queira DEUS que sempre com finais felizes!

    Aí vai minha escalação ideal: Viáfara; Nino, Wallace, Reniê e Egídio; VANDERSON, Uelliton e Fernando; Elkeson, Neto Berola; Junior

    Curtir

      • Liga não. Contra o Naútico sonhei que o Vitória perdia no Barradão e Ricardo Silva estava pra ser demitido.

        Final da história: O Vitória goleou por 5 x 0 e espero que a estrela de Ricardo Silva continue a brilhar. Quando ela tava para ser demitido… Eu acordei.

        Avante Leão!!!

        Curtir

  15. realmente esse histórico é de meter medo .Mas vamos acreditar nessa união grupal.Vamos que vamos meu vitória!

    Curtir

  16. Verdade, mancha feio mesmo mas esse ano estou mais confiante porque nessa mesma copa do brasil demos 1-0 no nautico fora de casa e eu e muita gente pensou que o vitoria ia levar sufoco aqui por causa da vantagem mas o time se superou e destruiu o timeco dos aflitos, agora que vamos ter uma verdadeira prova contra um time de serie A com a nossa maior fraqueza: jogar fora de casa.

    Curtir

  17. RS é louco ta cabeça e Gay(tem caso com bida) esta mais que provado isso!!
    Que Deus nós ajude e que o time não jogue tão recuado sem nenhum meia de oficiol!!

    Curtir

  18. Não me venha recordar essas tragédias,espero que o grupo adote um outro tipo de postura,podendo assim comprovar a vontade de vencer essa competição

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s