OPINIÃO| Santa Cruz 1×1 Vitória

Que joguinho chato! Realmente esta Copa do Nordeste feita à facão, imposta e colocada durante a Copa do Mundo, no meio do ano, desmotiva qualquer um. Dos atletas aos torcedores. Não é a toa que os públicos das partidas são fraquíssimos e os principais clubes da região disputam com seus elencos mesclados entre titulares, reservas e juniores.

Começamos até bem fazendo 1×0 aos nove minutos, depois de um ótimo cruzamento em cobrança de falta de Fernando, que foi bem aproveitada por Schwenck, de cabeça. Tivemos maior posse de  bola e um domínio da partida, ainda que estéril, por boa parte dos 45 minutos iniciais, mas ficou visível como os nossos jogadores não levam a competição a sério, pois se levassem não deixariam o lateral esquerdo do Santa vir com a bola dominada quase do meio de campo até a quina da grande área e chutar em gol. Logo depois, o pênalti bobo cometido por Fernando. Na cobrança, os subnutridos do Santa empataram com o ridículo atacante de prenome Brasão.

Depois do empate da atual terceira força do futebol pernambucano, o jogo se transformou num baba de pior qualidade. O segundo tempo foi marcado pela sonolência de ambas as equipes, mas como aqui o foco é o Vitória vale ressaltar mais o nosso lado. Quem não sabia que Fernando e Renato juntos deixaria o meio de campo improdutivo e lento? Aí é que estão as minhas constantes críticas a Ricardo Silva. Um cara que está comandando o clube diariamente a seis meses me vem com uma escalação maluca desta e nem leva para o banco caras rápidos e que poderiam dar conta do recado como Renan Oliveira e Adaílton, por exemplo, merece críticas ou elogios?

Renato não dá mais. Jogador meeiro, inconstante, que numa mesma partida oscila pra caramba. Fernando é um cara que já fui fã no fim dos anos 90, mas que atualmente não consegue mais repetir aquele futebol. Hoje esteve discretíssimo. Foi heroi na cobrança de falta que resultou no gol de Schwenck, mas vilão no pênalti cometido e depois na expulsão boba no segundo tempo. O futebol de hoje exige um meio de campo dinâmico e dinamismo requer velocidade e os caras escalados por Ricardo não possuem este predicado. As minhas críticas a Ricardo Silva são pontuais, não é nenhum tipo de perseguição.

Tudo bem que empatar fora de casa não é um resultado para “se matar” de raiva, chorar ou espernear. Mas a forma de jogo sim. Não jogamos bem, não imprimimos nossa superioridade que é latente em cima do adversário. Afinal, nós estamos 3 andares acima do Santa Cruz, que hoje em dia não difere em nada de uma equipe do Amazonas, por exemplo. O Santa Cruz é um timinho xarope, liliputiano mesmo. Todo o brilho que algum dia eles já tiveram se perdeu com tantas gestões desastrosas que culminaram ao rebaixamento ao subsolo do futebol brasileiro.

Ricardo volta a cometer erros na escalação do Leão

Pior que a forma de atuação do time é a constatação de que nem sempre a quantidade de volantes significa uma marcação mais eficiente. Hoje jogamos com Neto Coruja, Ricardo Conceição e Fernando, e  mesmo assim vimos o Santa passear em campo em muitos momentos da partida. Jackson pintou e bordou. Criou várias jogadas ofensivas, justamente por não ter sido bem marcado. E quando não é marcado, mesmo tendo uma idade avançada, o maranhense joga duro, pois conhece do traçado, apesar de suas manias terríveis de prender a bola em demasia e ficar rebolando.

Por falar em Ricardo Conceição eu considerei a sua atuação lamentável. Muitos erros de passes, se escondia do jogo e da marcação. Horroroso. Hoje eu senti saudades até de Magal, que pelo menos tinha mais raça. Mais uma vez está claro que nosso elenco é fraco para a sequência do ano. Estou bastante preocupado com o nosso futuro, pois nosso presidente acha nosso elenco fantástico só por estar na final da Copa do Brasil e ter dado 5×1 no Bahia com boa parte do time sendo poupado.

Precisamos de reforços emergenciais para não corrermos riscos de rebaixamento. Olhem o que estou falando agora. Podem me cobrar lá na frente, mas eu não vejo neste elenco, força e talento suficiente para disputar o Brasileirão do mesmo nível que em 2008 e 2009. A cada ano, graças a pão-durice de Aléxi Portela, o Vitória tem um time pior. O elenco do Brasileiro de 2008 era melhor do que o de 2009, que por sua vez é melhor do que o deste ano.

RELEMBRAR É BOM Quantos gols nosso centroavante fez na Série A até agora? Neste mesmo período de jogos (do Brasileiro), Roger tinha quantos? E comparando com este ano, quem tá melhor no Brasileirão, o novo “Neto Baiano” ou o cara que metade da torcida expulsou daqui? Ano passado tínhamos Leandro Domingues, que mesmo com suas limitações e oscilações é um jogador diferenciado, de boa arrancada e que quando está no dia destrói qualquer adversário.

O fato de eu comparar Junior com Neto Baiano se dá através de que estes caras fizeram gol pra caramba no Baianão, com isso ganharam prestígio com boa parte da torcida, mas no Brasileirão deixaram a desejar. Nas primeiras rodadas do BR-10, Júnior não balançou as redes, enquanto nosso último camisa 9 já tem uns 5 pelo Guarani, não é mesmo? Também não estou dizendo que Roger é craque e merecedor do prêmio da Fifa, mas o considero mais apto a disputar uma Série A do que Neto Baiano e Junior, que não possuem handicap* na competição.

Espero que na volta do Brasileirão, Junior queime a minha língua, assim como Aléxi Portela, que o time tenha reforços emergenciais, pois pelo que se vê dos nossos reservas que estão sendo utilizados na Copa do Nordeste e de nossos titulares, não temos condição de disputar o Brasileirão sem sufoco.

Vitória Sempre! Conformismo Nunca!

*handicap: No contexto deste artigo é História, experiência, vivência.

Anúncios

17 respostas em “OPINIÃO| Santa Cruz 1×1 Vitória

  1. corneta ligada..
    tava demorando
    elogiou, elogiou junior
    quem colocou o apelido de adriano do nordeste?
    agora..já quer roger de volta
    brincadeira viu..

    e só te flar uma coisa:
    roger fez aquela quantidade de gols, pq tinha quem colocasse ele na cara do gol e se n fosse tão ruim faria o dobro de gols..
    e junior, quem coloca ele de cara?
    renato? uelionton?
    sua comparação além de ser maldosa, foi injusta e sem critério algum

    Curtir

  2. Fábio , vc acha q anunciar contratações agora podeia abalar o time para as finais do brasileirão?Penso q isso deve estar acontecendo , pq eh impossivel em 1 mes nada de novos jogadores…..se n for isso , ap e mg sao muito incompetentes

    Não acho que abalaria até porque na Copa do Brasil não se pode inscrever mais ninguém.

    Curtir

  3. subnutridos do Santa Cruz ??

    Magal melhor que Ricardo Conceição ???

    Roger melhor que Júnior ??

    Tá na hora de rever alguns conceitos Fabão !!!

    Que o Vitória precisa de reforços eu concordo com você e hoje já não acho Ricardo Silva tão ruim assim e olhe que eu pedi muito a sua saída há um tempo atrás!!

    Curtir

  4. Caro Fábio. Uma pequena reflexão por gentileza. Na sua análise nos três últimos anos, este é o pior time que o Vitória tem. Como explicar que justamente o pior time tem o técnico com melhor desempenho?

    Avante Leão!!!

    Simples, não acho que a ida a final da Copa do Brasil foi perfeita e graças aos conhecimentos ludopédicos de Ricardo, mas apenas teve a combinação da sorte por pegar times fracos até a final, somada aos caras terem respeito e muita amizade com Ricardo Silva.

    Curtir

    • Por causa desses motivoso Vitória não. tem méritos ???

      Claro que tem méritos. O problema é que muitos torcedores estão superdimensionando isso.

      Curtir

    • Bom… Eu vejo a vida de uma forma diferente (se todo mundo pensasse igual, a mesma não teria sentido). Por exemplo: Você para chegar a ter a quantidade de inteligentes-leitores que aqui postam ou visitam, apostaria que você: Nasceu com o dom para a boa comunicação. Teve apoio da família. Cursou faculdade de Jornalismo e hoje já consegue bons resultados na vida profissional (se eu estiver errado, por favor, me corrija).

      Se Deus permitir em um futuro breve em algum jogo do Vitória, caso você passe próximo a mim. Terei o maior prazer em falar para minha filha ou meu filho, meu pai ou meus irmãos, meus amigos ou parente…

      – Aquele ali é o competente Fabio Monteiro que leio quase todos os dias. Acessem. É bem legal a turma que posta por lá. Vale a pena conferir.

      E não…

      – Aquele ali é o sortudo de um blogueiro que escreve sobre o Vitória. Quando ta com sorte tem até alguns acessos.

      Avante Leão!!!

      Curtir

  5. Comentei em outro post, que esses jogadores encaram O Nordestão como um baba, não estão ligando.
    Em outras competições, ele rendem mais e já provaram isso.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s