Aprendemos com os erros do passado

Depois de dominar regionalmente, Leão quer rugir a nível nacional

Ao contrário de algumas mulas que não sabem ler e interpretar textos e, que por isso terminam fazendo comentários ridículos, bestiais e julgar-me como pessimista e negativista na tag de comentários, o texto anterior tocou numa ferida REAL do clube, que está sim em nosso retrospecto quando o assunto é conquista nacional.

Não sou eu que estou dizendo, a própria história do Maior do Nordeste revela que quando estamos perto da taça, o time fracassa (e que desta vez não se repita). O texto de ontem, independente da repercussão, teria sua segunda parte postada hoje, como está sendo agora.

O propósito do texto anterior foi causar choque mesmo, reflexão, e ao mesmo tempo, nos comparar com o antes e o agora. Claro que eu sei que 1993 ficou lá atrás e blábláblá, mas o que não pode ser esquecido são os erros cometidos tanto na final de 93 como na de 92. Sei que os elencos são diferentes, ÓBVIO, e os adversários também, assim como a competição. Mas é fato também, que às vezes parece que há algo sobrenatural no clube que faz o time vacilar na hora H.

Acredito que o Vitória tem muito mais chance de sair vencedor nacional agora do que em 93 e 99. Acho que o sentimento que sinto agora é parecido com o de 2004. Entretanto, naquele ano o time do Leão tinha um time mais qualificado tecnicamente, enquanto agora temos um plantel de guerreiros, com jogadores altamentes dedicados e raçudos e com menos técnica.

Não sei porque, mas é verdade mesmo quando se diz que as pessoas preferem um falso elogio do que uma crítica verdadeira, ou no popular, quando se toca na ferida. Alguns dos leitores “afetados” do blog desceram o sarrafo em mim, mas todos vocês que fizeram isso estão altamente enganados. É muito fácil falar coisa lindinha e colocar o clube no pedestal, mentir, pintar um céu azul com o sol amarelão dando risada pra humanidade, mas difícil é aceitar os traumas que nosso clube ostenta ao longo dos 111 anos de existência.

Bem diferente de PC, Aléxi está perto de fazer história

O texto anterior foi feito pra relembrar este trauma, não para depreciar o clube, mas para analisarmos onde erramos para não repetirmos agora. Dou todo parabéns a Valmerson, talvez o único que entendeu, de fato, o propósito do post anterior. Erramos nas entrevistas (as de PC e dos jogadores na época da decisão com o Palmeiras – falaram demais, se expuseram demais), o grupo que era jovem sentiu a responsa e também a pressão da mídia, etc.

Este ano temos um elenco mais experiente, com jogadores rodados e os jovens do grupo já tem cerca de três anos jogando juntos, o que ajuda muito na questão de entrosamento. Entretanto, como infelizmente conheci um lado de Ricardo Silva que até então eu não sabia – a sua falta de ousadia no plano tático – resolvi usar 1993 para construir minha ideia de que ele, RS, não precisa retrancar o time todo lá atrás. Por isso falei do medo, da zaga e dos volantes do Santos, que não são tão seguros.

Acho que agora, depois de três fracassos nacionais (1992, 93 e 99), o clube parece ter aprendido com os nossos erros do passado. Estou vendo um presidente cauteloso com o que diz na imprensa, da mesma forma agem os jogadores. A torcida está mais otimista que em outros tempos e melhora a cada dia, a cada temporada. Por isso, sinto que o título está muito bem encaminhado, só falta a bola rolar e o time fazer por onde. Mas em TERMOS PSICOLÓGICOS, a coisa parece estar fluindo e se eu lembrei de 93 ontem foi para reafirmar que temos que acreditar em nós mesmos, em nossa força e que temos SIM capacidade de vencer um título nacional seja com quem for.

Não é só os acontecimentos bons que nos fazem melhorar. Pelo contrário, a gente aprende muito mais com os nossos erros, quebrando a cara do que de outra forma. Foi isso a intenção do texto anterior. Sinto que é sempre bom reforçar um apoio psicológico e falar aos caras que eles são bons e podem bater o Santos, o São Paulo, sei lá. É chegar lá e jogar bola.

Se chegamos até a final dando goleada em quase todas as fases e adversários é porque qualidade também temos, por isso nada de deixar a baixa autoestima do “ah, sou nordestino e jogador do Vitória e eles são do Santos, da grande mídia, os meninos da vila…por isso é impossível ganhar deles” reinar. Somos Vitória, temos um time bom, guerreiro e que tem tudo pra levantar a taça!

*Se me chamaram de tanta coisa ruim, se adjetivaram de merda o texto anterior, além de de me compararem com Zé Eduardo (Bocã0), como se todo torcedor mais crítico fosse influenciado por ele, eu também posso sair da linha e chamar quem me alcunhou disso de mula, pois nunca fui fã de Bocão e sei que ele exagera demais quando critica, mas eu sou eu e ele é ele. Nem escuto a rádio dele, aliás, minto, só quando o Bahia perde por causa de Pai Ambrósio. Agora seria muito bom, para o andamento do blog, que antes de me julgar procure a interpretar e captar melhor a mensagem de cada texto.

74 respostas em “Aprendemos com os erros do passado

  1. O nosso time amanhã vai ser esse:

    Lee, Rafael Cruz, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Neto Coruja, Fernando e Ramon; Elkeson e Schwenck

    Do que temos a nossa disposição esses são as melhores opções!!!!

    Curtir

  2. Pois por agora eu digo chegaaaaaaa!!!!!
    Acredito muito na força positiva !!!!
    E eu afirmo a vocês ,eu não vou perder amanhã !
    eu não vou perder amanhã !
    eu não vou perder amanhã !
    eu não vou perder amanhã !
    eu não vou perder amanhã !
    eu não vou perder amanhã !
    eu não vou perder amanhã !
    Essa taça é minha ,com fé em Deus!

    Curtir

    • eu não vou perder amanhã !
      eu não vou perder amanhã !
      eu não vou perder amanhã !
      eu não vou perder amanhã !
      eu não vou perder amanhã !
      eu não vou perder amanhã !
      Essa taça é minha ,com fé em Deus!

      Curtir

  3. KKKKKKKKKKKKKKK
    Rapaz eu tô aqui morrendo de rir com esse blog!
    Quem diria que em plena decisão de CB estaríamos discutindo Quem é e QUEM NÃO É MULA!!
    heheheheheheheehehheheheh.

    Eu tenho meus candidatos(as) a mula do Blog.Mas eu não vou divulgar agora não..Deixarei pra dia 05/08.Aliás dia 04/08 eu simplesmente dormirei com o dedo no F5…

    Fábio vc poderia instituir um “TROFÉU MULA DA SEMANA”para “premiar” aquele que fizesse o pior comentário.

    A disputa seria acirradíssima!

    heheheheheehehehehehhe

    Curtir

    • É só pra descontrair até a hora da decisão, dan!

      Se é vc quem vai indicar os candidatos do “concurso”, o resultado não vai fazer jus à verdade… ou será que é pq vc é “hors concours”?

      Menino, vc vai dormir com o dedo no “F 5”? Você é doente! rsrrs

      Curtir

      • Vou!
        Ah,se vou!Vcs tratem de ganhar esse campeonato,pois se não ganharem…Vcs terão que sair de SSA.

        Vcs não tem noção do que a torcida tricolor está preparando para brindar mais um vice de vcs.Vai ficar na história…heheheheehhe.

        Repito:Tratem de ganhar!

        hehehehhehehe

        Traduza “hors concours”.É francês?
        heheheh

        Estudei pouquíssimo de francês…

        Curtir

      • Ah, eu juro que não acredito que a torcida tricolorida está gastando seu tempo se preocupando conosco… Será que eles não tem mais nada a fazer, um time pra torcer, um título pra disputar? É, acho que não…

        Poxa, só por curiosidade (sabe como é mulher), como foi que vcs brindaram os seus 4 (seguidos) últimos vices?!

        Pena que não vou poder te desafiar a me fazer sair de SSA! rsrsrsrs

        Curtir

    • “Vcs não tem noção do que a torcida tricolor está preparando para brindar mais um vice de vcs.Vai ficar na história…heheheheehhe.”

      Que nível chegou os torcedores do falido! Por essas e outras seu time é fadado ao desaparecimento, essa é sua mentalidade!

      Curtir

    • VAAAAZAAAA
      Vc é inconviniente! E não posto no blog a muito tempo por causa da sua participação ridicula. Pq vc nao vai pra o seu lugar. Que é o lixo da 2ª divisão. Eu e muitos aqui nõ gostam da sua presença.

      Curtir

  4. Fábio,
    Acho só que esse não é o momento para reflexões ou lembranças dolorosas, e sim momento de palavras de ordem e apoiamento incondicional. Veja que no outro lado não se está lembrando das decisões que santos perdeu, dos erros pretéritos cometidos por não ter ganhado outros títulos.
    Você tem todo o direito de dizer o que pensa, agora distoa do pensamento geral que é de apoio e pensamentos “exclusivamente” direcionados para contagiar o time, para que se crie o clima ideal para a vitória. Para mim, me permita, o texto não contribui da melhor forma, veja a celeuma criada às vesperas da decisão. Você não deve permitir mal educação, mas deve tê-la mesmo com aqueles que não tem.
    Eu só penso no bom desempenho da equipe em sp e que possamos decidir com mais tranquilidade no barradas.
    VAMO, VAMO, NÊGOOO!!!
    VAMO, VAMO, NÊGOOO!!!
    VAMO, VAMO, NÊGOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. Pára tudo, como assim, eu sou mula?!

    Mas eu sei ler textos, interpretá-los, não faço comentários ridículos, nem bestiais, não ofendo o blogueiro… Poxa!

    Curtir

  6. eu estou vendo notícias de q david luiz pode estar sendo vendido por uma grana altissíma , será q o vitoria ganha algum percentual? além disso encontrei essa declaração do jogador q mostra q ele tem um carinho especial pelo vitória
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=443484 qdo perguntado se iria assinar pelo real madrid ele responde : “assinar? só se for pelo vitória”

    Curtir

  7. Isso eh bom ou ruin minha galera???

    Tudo indica que Robinho, o rei da pedalada, não defenda o Santos contra o Vitória, na segunda partida de final da Copa do Brasil, no dia 4 de agosto. Isso, porque o Manchester City solicitou o retorno do craque à Inglaterra ao fim do contrato de empréstimo, exatamente no dia da decisão, no Barradão.

    Robinho é o jogador mais caro já contratado pelo time inglês, por 40 milhões de euros, equivalente a R$ 92 milhões. Apesar das tentivas do Peixe em mantê-lo no clube, está difícil de isso acontecer.

    Um clube da Turquia, além do Milan e do Barcelona, quer o futebol.

    Será que ele fica?

    Curtir

  8. Bem, em meio a tantas picuinhas, fiquem sabendo que o glorioso juiz que apitará o jogo de quarta é nada mais nada menos que o SENHOR LEONARDO GACIBA. Desde já falo que eu não gosto desse cara, ele já garfou muito o Vitória quando teve oportunidade. E agora em uma final, contra o Santos….JESUS MARIA JOSÉ QUE NÃO! TOC TOC TOC

    SRN

    Curtir

  9. Rapaz mudando de assunto aqui..

    Fiquei sabendo que ainda tem 4 mil ingressos pra dia 4/08!!!!
    Isso é verdade mesmo ??Essa torcida do vitória(não agravando todos) NÃO MERECE essa taça de jeito nenhum,vai ser omisso assim longe!Como é que pode 27 mil ingressos PRA UMA FINAL DE CB levar mais de 60 DIAS pra ser vendidos???Ou será que os CAMBISTAS estão de férias???

    Depois me venham com pesquisas feitas em condomínio pra dizer que “a torcida tá crescendo””que os jovens TODOS são vitória”,etc,etc!Garanto que se o time trouxer um empate da vila,quinta 6 da manhã acabam esses ingressos.Tem “torcedor” que está só esperando pra ver se vai ou não.Absurdo!

    Curtir

      • se vc ler o restante do blog verá que o ambiente já está “contaminado” pelas picuinhas de Fábio e os “mulas”…

        huahauahauahjauahauahauah

        Curtir

      • Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;Eu não sou mula;

        Curtir

    • Esse 4 mil ingressos restantes que foram anunciados foram desde a semana passada, então não queira criar ”confusões e bla bla bla bla” pq vc n vai conseguir..O NORDESTE INTEIRO SERÁ RUBRO-NEGRO BAIANO NA QUARTA-FEIRA, QUER ISSO DOA NA TORCIDA DO JAHIA DE MERDA OU NÃO. Então, só o que te resta, é secar..mas seque na casa do caramba!

      Curtir

  10. Fábão, não liga para estes comentários importunos vc é um torcedor coerente e que sabe realmente o que fala, o seu texto anterior foi justamente para nus tocar nus mostrar o quanto foi difícil e árdua essa jornada de 92 pra cá sei que fez isso visando que nos não podemos baixar a cabeça e nus contentar com apenas um ”vice” chega chegou a nossa hora o nosso momento de ser campeão.
    Vamo, Vamo, Negro..Vamo Vamo, , Negro..

    Curtir

  11. Jéssica ,você é uma das nossas ,não fuja a responsabiliodade ,além disso se fugir eu não te dou mais carona para o barradão……… Queremos um blog seu também …além disso eu nunca discutir com uma mulher futebol como você …..o que tem de pequena tem de danada ……………queremos mais um blog rubro-negro ….e acho que escolhemos e indicamos você ….não fuja da responsabilidade………………..danilo já tá tremendo ………..kkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  12. Eu tô com Fabio.
    Apesar de nao concordar com a atitude que ele tomou.
    Vi o texto anterior nao como uma coisa antagonica. Mas como podemos evitar um vexame.
    Só isso.
    Acho que a galera exagerou.
    Mas é como outro cara aki em baixo falou. Quem tem blog tem que estar aberto a esse tipo de coisa. De falarem o que quiserem de vc.
    Se vc nao quer um retorno dos leitores, faz um site.
    Flww

    Curtir

    • pois desceu o nivel sim.. na minha opinião chamar o blogueiro de BOCÃO é a mesma coisa de ta chamando de ” MULA” ! e o cara é obrigado a ficar quieto? em partes não concordo com algumas atitudes de fábio, inclusive com o texto anterior, mas é ele que escreve, ninguém é obrigado a seguir filosofia de ninguém, ao meu ver vcs estão tentando “impor” ao fábio uma maneira de escrever seus textos.. MINHA OPINIÃO, POR FAVOR NÃO ME BATAM !

      SRNS !

      Curtir

  13. O que este blog tem de melhor é o espaço para o pessoal discutir, expor as idéias, escrever errado, rir com os outros, rir dos outros, concordar, discordar etc.
    Só tenho medo disto estar acabando.

    Curtir

    • Danilo,

      Você tá falando isso por causa do “lençol” que ela lhe deu no post anterior. Eu nunca havia sorrido tanto aqui nesse blog.

      Danilo disse:
      KKKKK…
      Tava na FN trajando uma camisa VERDE…Fomos mais de 20 torcedores daqui da rua.Todo mundo fazendo a maior festa.Na volta só eu ria…kkk
      hehehehe

      Jessica Disse:
      Bem a cara de torcedor tricolorido…

      Essa foi phoda, Danilão!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Avante Leão!!!

      Curtir

      • kkkkkkk
        Não ,rapaz!Ela é stressada mesmo qq coisa fica brava.Veja só, ela vive pegando no meu pé.
        Imagino se o ECV for campeão(toc,toc,toc) ela vai ficar INSUPORTÁVEL !!!Ninguém vai poder falar nada contra o time dela durante uns 30 anos que ela vai relembrar a Copa do Brasil…
        hehehehehehheh

        Curtir

  14. Acho que tem alguma coisa errada: se lermos quantos cometários existem no post passado, veremos que a maioria das pessoas entenderam o texto com ele foi escrito e não como ele foi imagindo.
    Fábio, gosto de suas analises e dos texto, e por isso gosto de ler e comentar, mas se não aceita CRÍTICAS, OPINIÕES DIVERGENTES, acho que o melhor caminho não seja um blog, mas um site, onde as pessoas só lêem, de form passiva, sem trocar ideias e opiniões.

    SRN

    Chegou a nossa hora e Oxalá nos abençoe!

    Curtir

  15. Claro fabio que no ultimo texto voce não estava sendo pessimista ou algo desmerecendo o time e como o propio titulo do texto fala é PRA EVITA 1993, não sei como que teve gente que achou umas besteiras dessas.

    e vamos vamos nego!!!!

    Curtir

  16. Nao eh momento de brigas…..Fabio sabe q no fundo no fundo foi infeliz no texto de ontem!!! Nao so ele mais todos nos rubro negros temos magoas de 93 e ele so quis nos alfinetar.
    Mais peço a DEUS todos os dias para q o Vitoria seja camopeao e tenho certeza q DEUS ira me escutar.
    Galera vms passar positividade sempre para nosso time vibracoes negativas naoOOOooOooOooOOoo
    Fabio vc eh um cara muito inteligente e sabe q nosso time tem condicoes reais de ser campeao da copa do brasil.
    Hoje tudo eh diferente de 93…..

    Curtir

  17. Vcs são uns malas mesmo,hein!rsrsrsrsrr
    O time a 48 horas de jogar o jogo do século e vcs ficam discutindo picuinhas que levam do nada ao lugar nenhum!
    Francamente

    Curtir

  18. PELO AMOR DE DEUS… VAMOS ESQUECER BRIGAS… É HORA DE UNIÃO….

    VITÓRIA SERÁ CAMPEÃO.

    GANHAREMOS EM SANTOS ESCREVA, COM GOL DE FERNANDO!

    Força e fé, humildade de altivez…

    Curtir

  19. Torcida Rubro-Negra está chegando a hora , que deus ilumine nossos jogadôres dando fôrça e bastante concentração , porém não iria nem comentar sobre isso + não resisti tanto que falamos aqui e em outros blog`s para Alex tomar muito cuidado com quem seria o juiz do jogo e pra minha desagradável e esperada surprêsa ( se é que surprêsa se espera )ouvi na rádio ontem que o juiz do jogo vai ser Leonardo Gaciba aquele mesmo que joga sorrindo e debochando dos jogadôres e que sempre prejudicou nosso Leão ( estilo aquele careca filho de uma rapariga de nome Hebert Lopes ) não me esqueço daquele jogo em Recife contra o Sport que este ladrão nos roubou descaradamente e outros tantos , mais vida que segue já que a merda foi feita se consumada , iremos ganhar o jogo ( mesmo com este cara apitando ) pois as energias positivas estão conôsco , tb estou com uma forte impressão que Fernando vai brocar 01 de falta lá na Vila .
    Fôrça Esporte Clube Vitória , tua história és tão linda e tão cheias de glórias ,
    Traz essa taça

    Curtir

  20. Torcida Rubro-Negra está chegando a hora , que deus ilumine nossos jogadôres dando fôrça e bastante concentração , porém não iria nem comentar sobre isso + não resisti tanto que falamos aqui e em outros blog para Alex tomar muito cuidado quem seria u juiz do jogo e pra minha desagradável e esperada surprêsa ( se é que surprêsa se espera )ouvi na rádio ontem q

    Curtir

  21. Olá!

    Tenho uma proposta para seu blog que acredito ser relevante para você.

    Caso haja interesse, entre em contato!

    Atenciosamente,
    Cristiano

    Curtir

  22. 28/07 – Santos 0x1 Vitória – Meu presente de aniversário!
    04/08 – Vitória 2×0 Santos

    Isso sim é que IMPORTA!!!

    Estrela no peito pai véi… Isso é o que eu e a nação rubro-negra queremos!!!!!!!!

    Curtir

  23. O fato, Vc Fabio até hoje não aprendeu a receber criticas, FATO.

    Creio que como leitores, podemos sim dizer se o texto foi bom ou não, concordar ou discordar, elogiar ou criticar. Afinal o blog é sim de fato seu, mas sem leitor um blog não tem utilidade, no qual os LEITORES tem direito sim de julgar.

    Se aceita os elogios porque não aceitar as criticas? Sei tb que tem gente que so comenta aqui pra criticar e pra te tirar do serio e vc tem o direito de revidar sim.

    Eu achei e comentei que o texto anterior tipico do eu avisei…
    e não é tocar em ferida não, até pq vc tinha a razão no que dizia, o que foi contestado foi o momento ( por ser vesperas da decisão… o que eu acho q desanima, mas doque ajuda )

    Enfim… Mas esse não é o momento para essas chatiações tolas ( de ambas partes ) é hora de torcer e apoiar.

    Vamo ki Vamo meu Leão!!!

    Curtir

    • Apartir do momento que se critica ou elogia, automaticamente vc esta julgando.

      Assim como vc acha que o texto foi mal interpretado pela grande maioria dos leitores, vc tb interpretou mal alguns comentarios.

      Eu achei que o texto foi tipico do eu avisei e por ser LEITOR aciduo do blog, mim senti no direito de comentar e não comentei com intenção de ofender, infelizmente acabei julgando, mas também não sou obrigado a agradar ninguem e comento mediante o que eu achei do texto, assim como elogio SINCERAMENTE os bons textos que geralmente vc faz e repito que vc tinha razão noque dizia, porem o momento foi completamente inoportuno por ser vesperas da decisão.

      Estamos numa final de campeonato, igual a 93, qual ocasião mais oportuna de falar de 93 do que esta? Não teria sentido se eu fizesse do nada. Mas estamos numa final e eu quis falar e pronto. Que saco esta mania de querer impor o que eu tenho ou não de escrever, me deu vontade e pronto.

      Curtir

      • Pareeei.

        é final da copa do Brasil, chegou o grande dia e é momento de alegria.

        Vamo ki Vamo meu Leão!

        Curtir

  24. Fábio concordo plenamente com o que você disse. Passei a torcer e amar o Vitória em 1995 quando cheguei aqui em Salvador. E desde então, essa força negativa vinha acompanhando o Vitória quando se falava de títulos expressivos. Hoje, isso não está acontecendo, apesar de alguns erros de Ricardo Silva durante alguns jogos. Parece que o time, a imprensa baiana “parte dela”, e os torcedores estão com aquela confiança de time vencedor. O primeiro passo já foi dado, que é mudar a mentalidade de coitado para o time vencedor e de guerreiros, algo que partiu da torcida e que tem contagiado o time como um todo.
    Sucesso para nosso Leão e rumo a Libertadores 2011…
    Cláudio Souza

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

