Torcida Leonina em revolução

Ontem estive pela primeira vez numa reunião do Movimento Somos Mais Vitória. Realizado no auditório do Salvador Trade Center (Av. Tancredo Neves), cerca de 100 torcedores estiveram presentes na noite de ontem debatendo o esboço da Carta de Princípios e Diretrizes em forma de Estatuto do MSMV. Vale ressaltar a garra e a disposição de Franciel e Thiago Mattos.

Além disso, a reunião serviu para enfatizar novamente que o maior objetivo do Movimento Somos Mais Vitória é assegurar ao torcedor rubro-negro, sobretudo os associados do SMV, o direito à participação política no clube como tendo direito a votar e a ser votado, bem como “abrir a caixa preta do leão”, exigindo que os dirigentes sejam transparentes na divulgação dos balanços financeiros do ECV, além da busca de profissionalização em todos os setores e definição de metas esportivas que visem o crescimento do clube enquanto time de futebol.

O Movimento idealizado por Franciel é baseado no modelo do Internacional, liderado pelo torcedor colorado Luís Milano, que esteve em Salvador na semana passada e passou um pouco de sua experiência neste tipo de revolução na torcida brasileira, que após a promulgação do Estatuto do Torcedor, quer ter sua voz ouvida e respeitada por quem dirige o clube e o melhor, o poder de um grupo de torcedores conseguir fazer uma chapa e fazer parte do Conselho da Agremiação Esportiva e posteriormente galgar o posto de presidente.

De fato, o torcedor associado ou não, é um consumidor do clube. E como qualquer relação de Consumidor (Cliente) x Empresa, não se pode apenas uma parte sair ganhando e outra não ter direito a nada. O passo que a torcida do Vitória está dando aponta para a direção de que os torcedores NÃO AGUENTAM MAIS VIVER DE CAMPEONATOS ESTADUAIS E CAMPANHAS MÉDIAS NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS.

Pois, ao se exigir que o clube seja mais transparente com as suas contas,  mais democrático nas suas eleições para Conselho e Presidente, que todos os seus departamentos sejam profissionalizados, definição de metas claras e melhor uso das receitas para contratações de jogadores qualificados e investimentos na infra-estrutura e divisão de base, os torcedores do Movimento estão indiretamente preparando o clube para grandes conquistas, para um crescimento real como clube de futebol.

Se todos os objetivos do Movimento forem alcançados, o clube tem muito a ganhar. Pois todo torcedor quer ver seu time bem arrumado, planejado e preparado para conquistas de expressão. Tendo condição de votar e ser votado, o Clube tem a chance de crescer por aparecer pessoas “comuns” com alta capacidade intelectual e gerencial capaz de mudar os paradigmas do Leão. Para ser um bom presidente de clube, conselheiro ou outro cargo relacionado, não precisa ser exatamente podre de rico e de conhecimentos acadêmicos ou apadrinhado (o pior caso). Grandes dirigentes da História surgiram no povo e não na “realeza”, a exemplo de Nelson Mandela e Lula.

Me senti honrado em ver o auditório repleto de Rubro-Negros com pensamentos parecidos com o meu (de transformar o Vitória num clube vencedor e referência no cenário nordestino e baiano), de sair das mesmices das mesmas desculpas de não podermos competir com outros clubes, sobretudo os do eixo RJ-SP-MG-RS. Volto a repetir, se o clube passar a ouvir o torcedor, agir com mais transparência e foco em metas e resultados, o Leão da Barra começa a ganhar peso pra brigar por títulos de relevância.

Que bom saber que a torcida rubro-ngra cansou da repetição dos fatos e falácias das sucessivas diretorias que aqui passaram e agora começa a se organizar para ajudar e exigir do clube uma postura mais profissional, democrática e transparente. A torcida sempre ajudou o clube e não exigia nada em troca, agora estamos exigindo, pois sabemos que o Vitória tem tudo pra poder dar saltos maiores e não se contentar com migalhas.

MSVM – Por um Vitória cada vez mais forte

Anúncios

135 respostas em “Torcida Leonina em revolução

  1. Elenco até o momento:

    Viafara – Gustavo

    Nino – Leo – Romario – Ernani

    Alan Henrique – Gabriel – Dankler – Reniê

    Uellinton – Neto – Marconi – R. Conceição

    Artur Maia

    Elkesson – Adailton – Edson

    Com esse elenco não ganhamos nem o baiano e nem podemos sonhar com a série B… Acho bom nosso presidente mudar a política enquanto tem tempo… Acorda AP, aprenda com os erros de 2010 seu sacana… Porra burra do caralho!

    Curtir

  2. Exclusivo! André Curvello será o novo diretor de Marketing do Vitória

    O Vitória irá anunciar nas próximas horas o nome do novo Diretor de Marketing, André Curvello. Com 44 anos o próximo funcionário do rubro-negro chega para substituir Ricardo Azeredo, que pediu dispensa do clube para atuar em outro estado.

    André Curvello já passou por todos os veículos de comunicação em Salvador, seja jornal, rádio ou televisão, além de agência de publicidade. Atuou como chefe da sucursal do jornal A Tarde em Feira de Santana, onde foi secretário de Comunicação na gestão de João Durval. Também participou de várias campanhas políticas.

    Em 2008 foi nomeado como Secretário Municipal da Prefeitura de Salvador e acabou saindo em setembro de 2010.

    André Curvello terá o suporte da equipe de trabalho de Claret Namedala, que será o responsável por contactar com as empresas para gerar recursos para o clube.

    Curtir

  3. Rapaz…Eu fico olhando…

    Ver esses dirigentes do vitória especialmente o Phd em finanças da Estácio de Sá,falar até parece que o vitória se classificou pra Libertadores em 2011!
    Uma arrogância do tamanho do barradão.Achando que o vitória está sozinho na série B.Parece que ele ainda não olhou a tabela da série B pra ver que o vitória terá Portuguesa,Guarani,Sport,Goiás..só pra falar dos do clube dos 13 que terão as mesmas receitas de tv que o vitória.Eu tô só olhando neguinho(e branquinho também..)falando que o vitória vai subir de avião…vai ser campeão…Futebol é jogado…O coxa esse ano investiu 36 milhões e ganhou o campeonato por 4 pontos,no empate contra o bahia e ganhando o figueira.Ou seja,não foi com o “pé nas costas” como Vasco e corinthians.

    O vitória com 28 milhões tá todo se achando…

    Vamos pra frente…

    Curtir

    • Parece que eles querem ludibriar a torcida do vitória com frases de efeito,do tipo “7 anos é muito tempo”,”não vamos subir de elevador…”.Desviar o foco das trapalhadas que fizeram(e continuam)em 2010…Estão indo no mesmo caminho…

      Curtir

    • danilo tem razão.

      Pra mim 2011 vai ser um ano com as calças na mão.

      E no fim do ano vai ser aquela conversa fiada de metade das cotas do C13, que nao arranjaram renda alternativa, que os jogadores nao corresponderam, que o time que podia ser armado era esse mermo e por ai vai.

      E olha que essa conversar acima é a mesma usada nos 3 anos de serie A.

      Se com 100% de cotas da serie A nos tivemos um time bizarro, um pior que o outro a cada ano, o que esperar com 50% de cota na serie B??

      Pra mim o time de 2011 vai ser pior que o de 2010. Espero que o tempo e AP queimem a minha lingua

      Curtir

    • Concordo em tudo com o tricolete, só acho que é bom ele se preocupar com o pacotão de bondes que estão caindo em itinga… Os caras estão achando que estão cheios das granas e com o orçamento em alta, mas parte de 2011 já foi gasto em 2010… A porra vai inchar e vai inchar muito lá em Lauro de Freitas…

      Curtir

      • kkkkkkkkkkkk

        É verdade.É verdade…
        Mas por incrível que pareça,o bahia tá mais “na dele” que o vitória.Pelo menos nas declarações dos dirigentes…

        Vira essa boca pra lá rapaz!O baea vai ficar entre os 4…primeiros

        huaaushaauuausausaushaushausha

        Curtir

    • Danilo tudo bem , um bom 2011 pra vc tricolor ( Ressalva : Bom na vida pessoal e profissional pois no futebol não tenho como lhe desejar um ano bom ) pois apesar deste mau gosto que vc tem no futebol vc é do bem , quanto ao seu comentário os únicos na Bahia que possam estar se achando eu lhe digo sem medo de errar são o Alex ameba Portela e este ai PHD em finanças , pois tenha certeza que a maioria esmagadôra da massa rubro-negra está preocupada para karaio com as mesmas conversas idiotas que estes 02 patetas teimam em repetir , quando eu falo na grande massa rubro negra vc abstrai o torcedor chapa branca que é um cara simpático ( este ai é o terceiro pateta ) com boa criatividade, mais para o clube Vitória contribui pouco , pois atribuir sempre a torcida este papelão do final de ano é brincadeira , este trio devem ser os únicos a estarem comendo espinha de peixe e arrotando caviar neste final de ano no que tange ao futebol.
      Feliz 2011 a todos que frequentam o blog de Fábio Monteiro.

      Curtir

    • Feliz Aniversario!!! Que Deus continue lhe abençoando.

      Torcerei para que em 2011 você continue com muita saúde e seu presente seja antecipado com o acesso do Vitória para serie A.

      Ah!!! Já ia me esquecendo a cereja do bolo vai ser o TITULO.

      Parabéns Leão Guerreiro!!!

      Avante Leão!!!

      Curtir

  4. Rapaz, estamos idênticos ao início desse ano, tentando, tentando e ninguém sendo contratado… Ap não tá liberando a grana e o gerente perdendo um monte de jogadores… AP já falou que vai contratar depois do baiano!!! Alguém está com sentimento de deja vú??? Vamos ter um horrível 2011 isso sim… Temos uma base fraca pra buscar título da série b, não podemos e devemos jogar essa responsabilidade em cima da nossa base… Temos que ter jogadores tarimbados para isso!!

    Curtir

    • Rapaz, nem jogadores do Londrina, Maringá ou Engenheiro Beltrão nós estamos conseguindo contratar… A pão-durice de AP está acima dos limites aceitáveis… Estamos lascados…

      Curtir

  5. GAlera comprei hoje minha camisa que foi divulgada na comunidade do Orkut “Vamos subir de avião”custou R$ 20,00 na loja Fauta na Avenida Sete, Há só mais uma coizinha fui o terceiro cliente a adquirir esta á venda desde o ultimo sábado, mas só colocaram na vidrina hoje.

    Curtir

    • Desde que foi apresentado oficialmente em Salvador como gerente de futebol do Vitória, há exatamente uma semana, Oscar Yamato passou apenas dois dias na sua nova cidade. Sequer conheceu o bairro onde fixará residência na capital baiana e, muito menos, resolveu as pendências familiares que ainda o amarram ao Paraná, seu estado natal.

      No último domingo, 19, Yamato esteve com dois atletas, já para fechar contrato. Uma proposta surgida do Qatar, porém, praticamente melou as negociações com o rubro-negro. Sem condições financeiras para oferecer uma contraproposta, o gerente do Vitória apelou para a falta de garantias nesse tipo de transação como tática de convencimento. Deu prazo até quarta-feira desta semana para os jogadores se decidirem.

      “Não posso revelar os nomes enquanto não fechar com eles, ou desistirem de vez. Pedi para que não divulgassem a proposta também, para que não ficasse fácil ser identificados. Espero fechar, mas ofertas como essas costumam ser muito tentadoras”, reconhece o gestor. A única pista dos atletas procurados passa a ser o local onde Yamato esteve durante o dia de ontem: o norte do Paraná. Especula-se que sejam jogadores do Londrina, Maringá ou Engenheiro Beltrão.

      Problemas – Incansável na busca, Yamato viaja nesta terça-feira, 21, para São Paulo. Enquanto seus esforços não gerarem resultados concretos (ou seja, reforços apresentados na sala de imprensa do Vitória) continuará vivendo sob o signo da desconfiança pela torcida rubro-negra.

      “Nosso orçamento não permite maiores voos e ainda tem o fato de que o Baiano não ajuda muito”, justifica Yamato. Por estes motivos, o meia Morais, ex-Bahia, está praticamente descartado, sobretudo, para o primeiro semestre.

      Grêmio Maringa?Londrina?Putz….

      Curtir

  6. A verdade é que o torcida do vitória tem espirito de vencedora ja seu presidente…
    Ouvi circular uma noticia ae que ele disse que ta dificil contratar. Esse papo já é velho pois ele não quer entrar na briga por nenhum jogador então já sabemos o que vai acontecer, vamos ficar com as sobras.
    falam que o jahia ão ta formando esse time todo mas nenca que AP ia ter condições de trazer Boquita para nosso clube. Não tenho inveja do presidente que o jahia tem, e sim queria um presidente corajoso em meu time.

    Curtir

  7. De todos os contratados do timinho de itinga só sinto inveja de Boquita, esse menino joga muito!!!

    Tomara que ele venha p/ passear e comer água aki na Bahia.

    Curtir

  8. Fábio Monteiro e torcida Rubro-Negra bom dia!
    Algum de vcs poderia me dizer algo sobre a continuação das merdas que este presidente continua fazendo , se não vejamos:
    Kleiton Domingues para mim sempre foi uma promessa , ficou no Vitória por mt tempo entrando exporáticamente em algumas partidas e tendo participações apenas medianas , quando o cara joga as ultimas partidas do Nordestão bem inclusive sendo decisivo na conquista que eu penso comigo , me parece que este ano ( 2011 ) vai ser de Kleiton , vai deixar de ser apenas o irmão de LD , o bostético presidente permite sua saída , bem como a de Lee e agora o Aldair que vem crescendo de produção, então pelo amor de DEUS o que este senhor quer para o nosso clube , dia 17/12 ele foi aclamado ( kkkkkk me bata uma vitamina com caco de vidro eu ouvir esta aqui não sei quem postou é eu tenho de rir para não chorar )será que PHD em finanças do Vice-Presidente Tb não enxerga que só pra citar estes 03 permanecendo em nosso clube , seriam jogadores já conhecidos com potencial e acredito o custo beneficio seria mt melhor ???? Alguém aqui por gentileza poderia dar uma explicação plausível para tanta ingerência e incompetência juntas em uma diretoria, eu enxergo realmente a mudança de postura de nossa torcida + precisamos cobrar muito mais muito mais do que vem ocorrendo, eu estou de um jeito que qd este senhor aparece na televisão ou qualquer rádio em simplesmente desligo , não tenho estômago para ouvir/assistir este engodo permanente, eu não sou gado para ser tocado, então rubro-negros Fábio Monteiro, Abbehusen, Roberto, Angelo,Hebert,Jéssica, Manoel Novaes, Jota Pirajá, Jorge Bassu etc…… vcs que são Vitória iguais a mim, me digam ai o que é isso eu não agüento maiissssssssssssssss.

    Curtir

    • Vcs ´perceberam que os únicos J ( iniciais ) que citei foram o Pirajá o Bassu e a Jéssica , pois o outro Jota é um gozador e não merece ser levado a sério. Apesar de ser um bom môço suas colocações ( lá nele ) futebolisticas são piadas motivacionais segundo ele próprio e como falei desde o inicio de 2010 o momento não era para piadas pois o fim todos sabemos o que ocorreu ,então vamos começas 2011 diferente com novas idéias e atitudes.

      Curtir

    • Lacerda, quem souber morre! rsrs

      Falando sério, isso se chama, antes de tudo, burrice. Fazer economia de palito, tenha santa paciência! AP (empresário que é) deveria saber o significado da palavra INVESTIMENTO.

      Pra começo de conversa, uma total incoerência, nossa gestão entende pn de futebol. Falta espírito de competição, não entramos em uma briga sequer por um bom jogador, contratamos aqueles que ninguém mais quer (no fim das contas, o barato sai caro), nunca estamos dispostos a mexer no bolso.
      Essa história de “pés no chão” não cola mais… acho que nenhum torcedor espera que contratemos o Messi, mas por favor, não dá pra ficar pensando apenas em economizar para pagar dívidas (diz ele), poderíamos perfeitamente achar um meio termo: lucidez + planejamento + profissionais competentes do ramo. Some-se a isso essa torcida guerreira e apaixonada, tcharam, temos um clube competitivo e com espírito vencedor.

      Mas, para mim, o defeito mais grave de AP (como gestor do Vitória) é não admitir que errou, e pior, cometer os mesmíssimos erros, tem jeito não… Isso não dá para perdoar!

      SRN

      P.S.: Ainda bem que a Torcida Leonina está em revolução. As mudanças não aparecem da noite para o dia, mas sempre tem que ter um ponto de partida, vale a pena participar.

      Curtir

    • Simpaticíssimo Lacerda.

      Que historia e essa de não levar a serio um Motivador? Mesmo não sabendo a qual Jota você esta se referindo, entrei para defender um companheiro de luta.

      Lacerda, você que perseguiu o elenco do Vitória por quase todo ano de 2010, quando viu que a vaca estava indo para o brejo retornou como um Motivador, me responda:

      Por que esse exemplar Rubro-Negro, escreveria isso aqui na Casa após eliminar o Vasco pela Copa do Brasil???

      “Manoel Novaes Disse:
      06/05/2010 às 16:59 | Responder

      Cheguei !!!
      Vixe, quem morreu?
      Aqui é o blog do Vasco, é?
      Vergonha???
      Vergonha é quem ficou pra trás, estou muito feliz.
      Qual a finalidade da competição, é conquistar ou jogar bonito? vcs queriam que entrasse com 3 atacantes é?
      Vcs querem o que afinal?”

      Diga. Vamos. A Nação Rubro-Negra esta esperando. Como é que pode??? Um time passar para a semi-final da Copa do Brasil e a Casa ficar como um velório? Um Absurdo!!!

      Quer parar por aqui ou quer ver as outras 111 provas que selecionei???

      Avante Leão!!!

      Curtir

      • E nenhuma novidade até agora. Estou,repito,muito preocupado com os destinos do E.C. Vitória em 2011.

        Curtir

      • Verdade Roberto. Também estou. Perdemos boa parte do time base (Lee, Wallace, Anderson Martins, Vanderson, Kleiton e Junior) e ate agora não chegou jogadores para suprir estas lacunas. Mesmo sabendo que não vai ser nada fácil encontrar pelo custo/beneficio jogadores com a qualidade comprovada como esses que saíram.

        Depois de trazer Ernani, seria interessante que antes da virada do ano, Alexi garantisse logo 01 Zagueiros, 01 Meia e um outro bom atacante.

        Sei que o elenco que nos temos, temos chances de ganhar o baiano tranqüilo, mas a Copa do Brasil são outros 500…

        Viafara

        Nino (Leo), Gabriel (Dankler), Renie (???) e Eduardo (Ernani)

        Uelinton (Ricardo Conceição), Neto Curuja (Bida), Elkesson (ArthurMaia) e ??? (Ramon)

        ???? (Adailton) e Neto Baiano (Aldair)

        Avante Leão!!!

        Curtir

      • Amigo Jota Mocota:

        Concordo contigo,entretanto,creio eu ser preciso mais que isso pra um time competitivo.Precisamos de mais um goleiro,uma boa dupla de zaga,dois meias (um armador e um mais raçudo) e uns três atacantes,pois ainda não confio muito em Neto Baiano( mas pode surpreender).
        Em vista disso, que se promova uns seis meninos da divisão de base (todos os nomes citados por ti eu tb reitero),e que se monte uma equipe forte pra 2011. Planejamento já,e nao em abril ou maio.

        E quando eu for em Salvador,levarei uma garrafa de Johnnie Walker pra você,intrépido sacaninha..

        Curtir

    • Lacerda, eh dificil responder a sua pergunta mas da maneira que eu vejo falta a AP ousadia, coragem para investir e correr risco calculados (como todo investimento eh um risco).
      Creio tambem que por ser uma torcida jovem, muitos de nos vivemos na “cultura” imediatista, do hoje e agora, o que eh o outro extremo.
      Um bom investidor sabe e deve saber a diferenca e o Alex infelizmente nao sabe.
      O Alex desperdicou uma grande oportunidade de se tornar o dirigente vitoriano ( ae Larissa) mas popular que o clube ja teve. Bastava ele ter dado uma olhada e porque nao dizer, credito a algumas dessas mentes jovens cheias de ideas inovadoras e creativas que hoje fazem o perfil da maioria da nossa torcida. Mas ao inves, ele preferiu dar continuidade a mentalidade retrograda, do mesmismo, da oliagarquia que hoje tenta afundar esse clube querido e sofrido.
      Dai a importancia do MSMV, que reuniu essas cucas que estao tentando dar um novo rumo para um Vitoria moderno e consequentemente Vitorioso.
      Um abraco.

      Curtir

  9. Sempre defendi a diretoria, mas isso é pura incompetência:
    “Atacante Aldair não deve ficar no Vitória, afirma empresário
    19/12/2010 – 19h06
    Da Redação – Elton Serra

    Destaque do Vitória no Campeonato Brasileiro sub-20, o atacante Aldair não deve permanecer no Vitória em 2011. Pelo menos é o que acredita o empresário Oldegard Filho, que intermediou a ida do jogador para o Leão.
    “No momento da negociação, chamei por diversas vezes a atenção para o Vitória definir um valor transacional ao final do período do empréstimo, mas não foi feito”, explicou Oldegard. Aldair tem vínculo com o Joinville-SC e veio por empréstimo até 31 de dezembro.

    Oldegard Filho mantém poucas esperanças do jogador permanecer no clube. “Infelizmente está chegando o final do vínculo e o que percebemos é que o atleta não permanecerá, o que é uma pena, pois vem demonstrando que terá um futuro promissor”, finalizou.

    Jogador de 19 anos, Aldair teve poucas oportunidades no time principal do Vitória, mas foi titular na reta final do Campeonato do Nordeste, vencido pelo Rubro-negro. No Campeonato Brasileiro Sub-20, Aldair marcou quatro gols em seis partidas.”
    http://www.futebolbaiano.net/index.php?option=com_content&task=view&id=13114&Itemid=41

    Assim fica muito dificil!

    Curtir

    • Tô dizendo que AP insiste nos erros.Que Deus nos ajude.Com o time que o Bahia está montando + a começão de mosca de Alexi,meu temor em perder o baiano só aumenta.Pra subir,temos que ter mais ousadia,porque senão…

      Curtir

      • Eu não tô vendo esse time todo no baea,não..
        Deus queira que na última rodada o bahia não pegue o corinthians,senão vai faltar jogador pra jogar…….

        Esperava e espero MUIIITO mais…

        Curtir

      • Rpz, pra mim (pelo menos por enquanto) o jahia não ta montando esse time todo não, principalmente pq os jogadores que contratou até agora são muito novos.

        Curtir

  10. CANGUINHA o rival está contratando ate agora vç só me trouxe um lateral esquerdo que nunca ouvir falar aposta por aposta preferia ver o da base seja mas profissional.

    Curtir

    • Nao se preocupe com o que o finado faz ou deixa de fazer.

      Vms nos preocupar com as merdas que AP esta fazendo na gestao dele.

      Uma eleição fajuta e contratações bizarras.

      Sinto que 2011 vai ser um ano dificil para nós. Pior que 2010.

      Curtir

  11. Depois da queda, o coice. Elevados ao status de ídolos pela torcida, por serviços prestados anteriormente ao Vitória, o trio Vanderson, Ramon e Fernando não teve mesmo o contrato renovado para a temporada 2011. A situação dos três foi discutida em reunião da diretoria de futebol, logo após a fatídica queda. O presidente do clube, Alexi Portela, esteve presente no encontro.

    Considerando conquistas, experiência e identificação com o torcedor, pesou, por fim, o argumento da “necessidade de reformulação do elenco”. Nenhum dos três sequer foi cogitado para estender o tempo de vínculo profissional.

    “Doeu não mantê-los aqui. Por tudo que representaram. Mas precisávamos oxigenar o Vitória, era um ponto fundamental no momento”, afirmou o diretor de futebol Beto Silveira, resumindo a decisão.

    Enquanto o Reizinho da Toca Ramon Menezes nem atende às ligações para comentar a saída, o volante Vanderson ainda nutre esperanças de voltar a defender as cores do clube. De Belém, sua terra natal, onde passa férias, mostra indignação pelo desligamento.

    “Quero voltar… Acho que a permanência do treinador Antônio Lopes foi decisiva para não renovarem comigo. Não que tenha problemas com ele, mas não tive tempo para mostrar meu futebol durante seu comando. De qualquer forma, o presidente poderia ter intercedido por mim, por tudo que já fiz”, comentou o volante, em entrevista por telefone.

    Afastado do grupo em vários momentos da temporada, o meia Fernando não esconde a insatisfação com a diretoria. Escolhendo palavras na hora da queixa, para não passar a imagem de ingratidão, a ex-cria da Toca revela mágoa com o tratamento recebido. “Mesmo que me oferecessem a renovação não aceitaria”.

    Fonte: A Tarde

    Curtir

    • Pede ao jornal A Tarde que os contrate e de ao time de itinga de presente.
      Mentalidade retrogada da porra. Manter os jogadores que nao PRODUZIRAM so porque tem historia.
      Eh cada uma.
      Me bata uma com caco de vidro e me chame de meu amor.
      Um abraco

      Curtir

      • Rapaz… se eu fosse Fernando tinha ate vergonha de dar entrevista… Não chutou uma bola dentro da baliza.

        Curtir

  12. Segue uma relação de jogadores que estão sem clube e podem ser mais fáceis de ser adiquiridos pelo nosso clube:

    Laterais:

    Marcão – Ex goias
    Fernandinho – Ex atl-mg
    Fábio Santos – Ex gremio

    Zagueiros

    Leonardo Silva – Ex cruz
    Fabio Ferreira – Ex Bota
    Ronaldo Angelim – Ex Fla

    Meias

    Caio – Ex-Avai
    Renato Cajá Ex-Botafogo
    Netinho – Ex-Atl-PR

    Atacantes

    Robert – Ex palmeiras
    Maikon Leite – Ex Atl-Pr
    Gilmar – Ex Nautico

    Eu apostaria em alguns desses nomes pois podem nos ajudar mt no baiano, CB e Série B!!

    Temos que acreditar na mudança de AP, ele disse que nosso orçamento para 2011 será de R$ 28 milhões… Dá pra aumentar a nossa previsão de folha inicial… Temos que subir essa porra nem que seja no grito e na ponta da faca!

    Essa semana farei minha parte, vou levar minha namorada, minha filha de 2 meses e meu enteado pra se associar ao ECV!!!

    Curtir

    • Acho que podemos fazer uma folha de R$ 800 mil no baiano e início da CB e na série B podemos chegar a R$ 1 milhão e 200 mil!! Com uma folha menor que essa o coxa subiu e ainda foi campeão!! Temos é que errar pouco, acertar nas posições carentes, temos que gastar mais com jogadores certos!

      Curtir

    • Caio – Ex-Avai
      Netinho – Ex-Atl-PR
      Leonardo Silva – Ex cruz
      Fabio Ferreira – Ex Bota
      Gilmar – Ex Nautico

      EU FICARIA BASTANTE FELIZ VIU ALEXI PORTELA!! =D
      mas, eu acho dificil =/

      Curtir

      • E você acha que Portela quer gastar?Rapaz,vi uma entrevista desse senhor na TV Bahia,e não consegui parar de rir…ele é muito lerdo,até pra falar.Em que mãos nosso time se encontra,viu?

        Curtir

      • Hee um bom jogador o caio, livrou o avai do rebaixamento.. chamando toda responsabilidade. 150 mil pra ele nãão he nenhum exagero!

        Curtir

  13. J Mocota, tava brincando com o lance de você ser jahia.
    Para mim Alexi tá confiado na falta de qualidade da Série B desse ano, no ano que vem seremos nós, disputando com o Sport, a Lusa, o Bugre, o Goiás e acho que talvez o Paraná para subir, pode ser que o Criciúma também esteja forte.
    O Vitória só não sobe se a diretoria vacilar muito.

    Curtir

    • Junior, repare, o Vitória tá jogando com a camisa sem o nome da PENALTY, tem uns dizeres escrito que só agora descobrir quando focalizou de perto, e bem de perto, tinha escrito:
      “brasil não
      se explica,
      se sente”

      Esse “lema” não é o da TOPPER????
      Será que em 2011 vai ser a TOPPER????

      Curtir

      • Percebi, mas o ECV tinha fechado um contrato longo com a penalty…

        1×1… Se continuar assim vai pros penaltis…

        Curtir

  14. Fábio, digo o mesmo do meu desaparecimento aqui na Casa Rubro Negra.

    Os contatos com a diretoria sobre o projeto: 13 de Maio Um nome na História esta em andamento, Branco Almeida do programa Solta o Leão me pediu autorização para levar o projeto a direção e agendar uma possivel data para discussão do mesmo junto ao ECV.

    SRN

    Curtir

  15. Ap foi reeleito! Segue pontos que ele disse que irá cumprir em seu mandato:

    1 – Ativar Estatutariamente o Departamento de Futebol, criando uma diretoria;
    2 – Concentrar esforços para criação de uma gerência profissional para as divisões de base;
    3 – Aumentar os investimentos nas divisões de base, inclusive pessoal técnico e na parte de entretenimento para os atletas em formação;
    4 – Estudar a viabilidade da criação de uma fundação para criar receitas alternativas;
    5 – Propor ao Conselho Deliberativo um novo organograma para o clube;
    6 – Melhorar o atendimento ao torcedor com a criação de programas específicos;
    7 – Reorganizar os setores de imprensa e comunicação do clube;
    8 – Investir no setor de Marketing melhorando a captação de recursos com práticas arrojadas.

    Vitória 0x0 Goiás. Segue link: http://www.assistir0800.com/ – clica em PFC

    Curtir

    • ele é um vagabundo ! ele tinha que largar o meu vitória, tô revoltado com essa situação ! pelas contratações ja da pra ver que vai ser tudo a mesma merda.. ai depois ainda vem um Mocota da vida dizer que a culpa é da torcida que “perseguiu” e mexeu com o EMOCIONAL dos pobres coitados dos jogadores.. LAMENTAVEL !

      SRNS

      Curtir

  16. Olha nosso lateral esquerdo… Espero que esse seja o reserva! Espero que AP anuncie um bom L. Esquerdo porque senão vamos passar mais um ano improvisando por incompetência… Brincadeira, demora tanto pra contratar e me traz uma merda dessas… PUTA QUE PARIUUUUU….

    Curtir

  17. Mocota,

    Em primeiro lugar não tenho podido comparecer ao Barradão porque não moro na Bahia, mas sou associado SMV Prata, por isso os gestinhos de certos jogadores não foram para mim, mas independentemente de ter sido ou não, os gestos são para a TORCIDA do VITÓRIA, essa história de personalizar os gestos é coisa de quem está querendo tapar o sol com a peneira.

    Em segundo lugar bróder, é justamente devido a cultura como a sua que fomos rebaixados, é justamente por achar tudo que veio acontecendo duramente o ano normal é que fomos rebaixados.

    Se os jogadores tivessem dado resposta em campo, tivessem jogado bola, feito gols, armado jogadas, segurado atacante adversário, marcado bem no meio campo, apoiado bem e coisas que somente os jogadores em campo podem fazer, ninguém teria criticado!!!

    Afinal, ELKESSON jogou bola ou não jogou durante a campanha de 2010?? EGÍDIO marcou bem ou não pelo lado esquerdo??? WALLACE e ANDERSON MARTINS foram ou não bons zagueiros??? VIÁFARA cagou no pau ou não quando mais precisamos (lembrem do gol olímpico do Guarani e da eliminação na sulamericana)????

    É isso que tem quer ser respondido, o resto é papo de torcedor-funcionário-puxa-saco-lambe-botas.

    E tenho dito,

    J.Pirajá

    Curtir

    • Lamento informar, Pirajá.

      Mas você esta enganado duplamente.

      Primeiro não sou funcionário do clube. Se você tem certeza prove como eu provei que você se preocupa mais com as coisas do Bahia que do Vitória.

      Segundo: Torcida tem sim participação no emocional da equipe. Vamos fazer o seguinte? Em 2011 nos jogos do Vitória dentro do Barradão, vamos lançar a campanha “100%”. Uma partida a toda a torcida fica calada. Na outra toda a torcida fica xingando e vaiando os jogadores. Na outra toda a torcida fica cantando e incentivando o time. Na sua visão quais serão as partidas que o Vitória terá melhor rendimento?

      Olha Jotinha. Acho que a saudade de casa ta mexendo com a sua cuca. Esta historia já ta ficando chata. Você acha que torcida não interfere no emocional do time. Eu tenho certeza que sim. Vamos fazer o seguinte: Você continua daí torcendo pela Sky e eu continuo aqui catequizando os perseguidores. Tenho certeza que você vai ser emocionar quando ver o Barradão em toda sua totalidade cantando e incentivando o time como as Imbatíveis e a torcida argentina faz (eu acho muito massa). Quando isso acontecer, eu sei que com lagrimas nos olhos você vai pensar.

      – É, realmente Mocota tinha razão. Quando for a Salvador vou levar uma Caixa de Johnnie Walker para aquele sacaninha motivador.

      Essa nossa guerrinha ta deixando o clima no blog chato, beleza? Quem rebaixou o Vitoria foram os persegudores mesmo, nada mais pode ser feito. Entao bola pra frente. Com passes de Bida.

      Avante leão!!!

      Curtir

      • Deixa eu colocar meus 2centavos nesse debate….depois eu tiro o corpo fora hehehehe.
        Uma pergunta Mocota:Ja que a torcida mexe com o “emocional” do jogador, nao seria coerente dizer tambem que quando esses “professionais” honestos e dedicados (hahaha…perdao, nao conseguir conter minha gargalhada), fazem merda dentro do campo nao estarao eles mexendo com o emocional do TORCEDOR?
        Nao sei voce, mas quando eu os Ramons da vida, os Egidios, os Wallaces, os Uelingtons fazendo meu time de palhaco, EU FICO PUTO
        DA VIDA!! Voce acha que eles mexeram no meu emocional quando me sinto assim?
        Um abraco

        Curtir

      • Você provou que eu o quê, rapá? Que eu me preocupo mais com o baêa? Quando vc provou isso? Tá pirado?

        Não acho que essa discussão tá deixando o clima chato aqui no blog, não… Pelo contrário, tem um monte de torcedor se posicionando aqui, e ninguém parece achar que é culpado pelo rebaixamento, não…

        Para vc, Mocota, a culpa foi de todo mundo menos de jogador e dirigente.

        Os comentários de Mocota no país das maravilhas…

        Curtir

      • Bassuuuuu…!!! Nossos Guerreiros estavam se doando ao maximo. Os Perseguidores atrapalharam o baba. Você viu as imagens de Uellinton, Viafara, Anderson Martins… Todo mundo arrasado, após o rebaixamento???

        Eu me comovi.

        Avante Leão!!!

        Curtir

      • Pira… Meu brother. Posso chamar assim??? Vamos ser amigos de novo???
        A culpa foi da dos perseguidores, depois dos jogadores, técnico e por ultimo da direção.

        Essa é a minha opinião. Para mim todo mundo que ta aqui postando contra mim vaiou o time. Todos tem culpa no cartório Todos estão com peso na consciência. Eu não os condeno. Te digo com sinceridade. Vocês merecem o meu perdão. Motivador não persegue. Perdoa.

        Avante Leão!!!

        Curtir

  18. parabéns ao pessoal do movimento somos mais vitória.
    onde anda Adailton? depois do santos nunca mais ouvi nada dele, ele eu tenho certeza que além de ser uma boa opção, torce pro Vitória.

    Curtir

  19. J Mocota é jahia.
    Nem sabia nada de Elkesson, da parte dele eu ainda relevo, mas Wallace é um descarado, quero ver ele dar dedo pros marginais gambás.

    Curtir

    • Caro Alexandre o gesto que Elkesson fez após um gol marcado por ele, foi informando que tinha alguns torcedores falando besteira demais. Quanto a Wallace ainda bem que ele só mostrou somente o dedo para os atrasa-baba que fica atrapalhando o time. Pense ai. Romário com aquela cara de lerdo meteu a mão em torcedor imbecil. Imagina se Wallace salta o alambrado com aquela cara de psicopata??? Eu num queria nem ver como ia ficar o grupinho que vaia jogador.

      E quanto a ser Bahia. Não julgue, para não seres julgado. Vá nos blogs do Bahia e veja se tem uma virgula minha analisando jogador deles. Responda: Se eu fosse torcedor do Bahia, você acha que eu estaria aqui perdendo o meu tempo ensinado como certos torcedores devem mudar a postura e ajudar o Vitória a vencer a maioria dos jogos dentro do Barradão?

      Avante Leão!!!

      Curtir

      • Rapaz quer dizer que vc com corda com o que o vagabundo de um jogador de merda fez sendo que agente que paga o salário dele assim como foi aquele torcedor poderia ser vc rapaz si ponha no céu lugar e acorda pra vida

        Curtir

      • Com corda não Magestade. Sem Corda.

        Achei uma atitude feia a de Wallace. Mas aquilo foi fruto do emocional abalado. Ele e um ser humano que já defendeu, ama e já trouxe muitas glorias para o nosso amado clube. Perdoe o rapaz. Ou você nunca magoou uma pessoa querida?

        Eu ja.

        Avante Leão!!!

        Curtir

      • Sabe Mocota, diante de suas palavras sobre analisar jogadores do time rival e tal, cheguei a uma conclusão:

        Danilo é torcedor do Vitória!

        SRNS.

        Curtir

      • Dando indireta pra mim,né ordinário ???rsrsrsrsr

        Não te defendo mais! Quando quiserem acender a fogueira da inquisição pra vc eu venderei a gasolina a preço de banana…rsrsrsr

        Curtir

  20. prezado fábio monteiro,

    parabés pelo comentário.

    também sou associado do clube e integrante “msmv” (apesar da distância).

    gostaria de sugerir uma reflexão sobre o marketing do vitória.

    com a saída de ricardo azevedo, acho interessante uma análise dos maiores acertos e erros da gestão do ex-diretor e os desafios que o gerente enfrentará para aumentar as receitas com o marketing.

    Curtir

  21. O Movimento só esta começando…
    Só em pensar que a 3 meses atrás era apenas uma idéia de um torcedor (Franciel), e hoje, já com 600 cadastrados no nosso site e quase 20.000 acessos mostra o quanto a torcida esta avida por mudanças, ao ponto de Luis Milano (torcedor do Inter,convidado para o lançamento , trouxemos do RS para contar um pouco da historia do movimento deles), antes no seu pronuciamento comentar: ” Tô feliz em ver esse auditório cheio, em nosso lançamento lá no sul, tinha uns 20 torcedores”.
    Teve o lançamento interno que foi dia 07.12 e dia 15 de janeiro vamos fazer o lançamento “aberto”, com imprensa e tudo mais, inclusive uma das ações desse dia será “levar” até a loja do Sou Mais Vitória no minimo 50 novos torcedores para se associar, então, alguns de vcs que estão pensando em fazer o SMV em janeiro, junte-se a nós.

    SRN

    Curtir

  22. Estamos mesmo f…… , iniciamos o ciclo de contratações com um tal de
    Ernani, que veio do Vasco, já se sabe que o cara veio de contusão.
    Presidente Fulero.

    Curtir

  23. Fábio, beleza?
    creio que a reunião de ontem a noite, apesar de muito exaustiva, foi fundamental porque mostrou e demonstrou que as pessoas estão dispostas a encarar mesmo os debates mais áridos e cansativos para construir e fortalecer o Movimento e consequentemente lutar por um clube democrático, transparente, profissional e que respeite o torcedor.
    Foram quase tres hora de um debate, às vezes acirrado, mas sempre respeitoso e construtivo.
    E, ao contrário da ultima reunião, que teve como atração uma palestra do concelheiro do Internacional, nesta as pessoas foram com o único objetivo de consolidar as bases conceituais do Movimento, o que as vezes pode parecer algo chato, mas que é de extrema importáncia.
    Por tudo isso, é que não canso de dizer. Parabéns a todos, tanto os que estão desde o inicio quanto os que chegam agora. Cada um é fundamental nesta luta.
    Avante, rebain de hereges.

    Curtir

  24. O Vitória começou muito mal, contratou o 3º reserva do Vasco!
    É brincadeira?! Tomara que esse cara jogue bola, mas acho muito difícil, olha currículo dele, vários clubes sem expressão e já teve a bacia fraturada, sei não…

    Curtir

  25. agora sim com esse movimento de revolução do torcedor,acredito que voltaremos logo pro nosso verdadeiro lugar de direito que é a serie a,por um vitoria mas forte e vencedor estou nessa e vou divulgar para todos meus colegas torcedores que tenha ou não o sou mas vitoria.alguem por favor pode me dizer quando sera a proxima reunião. vitoria sempre

    Será em janeiro, com dia a definir.

    Curtir

  26. Leões,

    Penso, no atual estágio de letargia e desrespeito da nossa diretoria, temos que consolidar o MSMV. A nossa única saida estar em nós mesmo, na nossa força de convencimento de outros torcedores, de ganhar legitimidade e de confiança. Pelo visto a partir desta diretoria é a apenas decepção e desengano que nos resta.
    Vamos fortalecer o Movimento, preparando para as batalhas do dia-a-dia e a grande guerra do Estatuto e da eleição dos Conselheiros e Presidente!

    Seremos, sempre, Mais Vitória!

    Curtir

  27. é ess parada aê Pirajá,concordo com vc,
    exatamente isso,vjo q no vitoria,os jogadores podem dar dedo pra torcida entre outras coisas,e nao serem sequer advertido pela diretoria.
    esse fato q vc realatou sobre o tiem do flamengo,foi com Juan e teve outro fato com leonardo moura tbm.
    esse elkesson,bastou a imprensa dar uma moral pra ele e pronto,o moleque virou uma carniça total,e ainda nao qria ser vaiado…brincadeira,eu gosto de ver esses moleque s assim nos clubes do RJ E SP,viram logo uma mocinha,o comportamento muda que é uma beleza,fica no banca de reservas calado, e as vezs sorrindo,mas no vitória…

    Curtir

    • O pior foi “nosso presidente” que ao final da partida pós rebaixamento contra o ACG foi nos vestiários e apertou a mão de todos os jogadores.
      De repente ele reconheceu o esforço dos jogadores em nos rebaixar…
      SRNS.

      Curtir

  28. Vejo uma luz no fim do poço, pois a torcida nunca desiste, mas infelizmente a nossa Diretoria não nos ajuda.
    Espero que este movimento vá alem das expectativas, e que ajude o nosso querido VITÓRIA a ser o que realmente ele é.
    Parabens pela iniciativa de todos.

    Curtir

  29. É fundamental que a torcida do Rubro-Negro se organize.

    Devemos exigir que o ESPORTE CLUBE VITÓRIA 1899 seja respeitado por dirigentes e jogadores, e que a torcida seja respeitada.

    Jogadorzinho bola-presa como Elkesson achando que é craque fazendo gestinho pra torcida depois de fazer gol é inadimissível, só na cabeça de puxa-saco é que uma coisa dessa se justifica!!

    No Flamerda por exemplo, quando Leo Moura (ou foi Juan?) pensou em fazer gestinho pra torcida logo logo foi enquadrado e pediu kaô-kaô, aqui aparece uns chapa-branca pra defender o jogador, é mole?????

    Jogador que faz gol e não comemora, jogador que faz gestos pra torcida, jogador come-e-dorme, nada disso pode ser tolerado no VITÓRIA, time grande não tolera esse tipo de coisa!!!!

    A organização da torcida é fundamental!!!!!

    Curtir

    • Tricoleão, perdoe discordar de você.

      Veja só. Elkesson é da base, ama o Vitória e quis passar que tinha ALGUNS torcedores que estava prejudicando o time. Ele fez aquele gesto por que é um profissional dedicado, pacifico e queria que o time tivesse o mesmo incentivo maciço de 2008 e 2009. Ele revelou. Você não viu, não?

      Agora, já no caso de Wallace, você sabe como é, ne? Treinado para ser “Xerifão”, chegar junto nos atacantes, botar ordem na cozinha, desde do infantil sempre botou moral mesmo, fez carta motivacional (onde já se viu isso no futebol brasileiro?), ganhou muitos titulos, ama o Vitória… Mandou o dedão foi para os perseguidores. Eu como sou um motivador, não me sentir ofendido. Mas achei um gesto feio. Pela educação que ele teve, não deveria ter feito aquilo, não. São gestos que combinam com a sua pessoa e não com a dele. Tanto que depois, alem dele pedir desculpas, revelou nos meios de comunicação que o “dedão” foi para um GRUPINHO de torcedores que só vai ao Barradão vaiar o time. Que pareciam mais até que eram torcedores do Bahia. Não é que ele acertou, pela metade!!!

      Então, ta explicado. O dedão foi para você mesmo. E ai? Você gostou? Já participou no blog do Bahia hoje? Já mandou um torpedinho para Marcelo Guimarães e um outro para Paulo Carneiro???

      Ps. Um fiel e 100% Rubro-Negro estará sendo eleito, hoje. Compareça. Cobre um Vitória vencedor, democrático e deseje sinceros votos de sucesso a Alexi Portela ou a Ivan de Almeida. Eu vou fazer isso. E você? Tem alguma coisa mais interessante para ver no Fazendão?

      Avante Leão!!!

      Curtir

      • Velho se vc gosta de jogador tirando onda com a sua cara, o problema é seu. Fique ali bem pertinho do alambrado da próxima vez e peça para Wallace ou o próximo marginal que deseje dar dedo para a torcida apontar o médio bem no meio de sua cara.

        Concordo com o que o rapaz falou açi em cima. Quando chegam num Corinthians, Palmeiras, Flamengo esses caras nem se atrevem a pensar em fazer uma coisa dessas, quanto mais levar a cabo. Parece que esses caras só respeitam a violência, truculência, marginalidade.

        Não tem essa de “alguns” torcedores, não, camarada. O torcedor é uma instituição sagrada, é o que todo clube tem de mais valioso. Ele merece ser respeitado em seu ponto de vista e merece isso mesmo quando está ali na arquibancada xingando pois ali é o seu moment de extravasar. Jogador que não sabe lidar com isso não merece estar num clube profisisonal, muito menos num como o Vitória que dá toda estrutura, assistência ao atleta, cuida dele e paga em dia.

        Se essa diretoria vagabunda se desse ao respeito além de aplicar uma multa considerável nos vencimentos de Wallace e colocá-lo para treinar à parte por uma semana, faria ele pedir desculpas publicamente pelo que fez. Mas…

        Curtir

      • Rogério, Rogério, Rogério…

        Saiba que todo grupo tem suas divisões. Na torcida do Vitória, (não sei se em outras acontece isso, só frequento o Barradao), você já deve ter visto e ouvido, tenho certeza que você não é cego nem surdo, um monte de indivíduos vaiando jogador justamente quando o time mais precisava de incentivo. Já que você admira tanto as torcidas do Sul Maravilha, acredito que você fica babando quando vê o agito das torcidas do Flamengo no “Maraca”, do Corinthians no Pacaembu, do Inter no Beira-Rio… Por que você não se espelha nelas e incentiva 90 minutos do jogo? Quer mudar o seu comportamento no estádio? Cole nas Imbatíveis. Você fica provocando jogador para depois ta vendo dedada e não poder fazer nada, realmente deve ser traumatizante.

        É por que meia dúzia de pessoas vestem a camisa do Vitória, pagam o ingresso, eles tem direito de ofender e baixar a auto-estima do elenco? É isso? Eu não concordo. Ta precisando “extravasar”? Vá para o show de Ivete Sangalo. No Barradão é preciso que certos torcedores entendam um pouco de psicologia coletiva e torçam com inteligência.

        Foi um ato feio e condenável de Wallace? Foi. Mas quem não perde a cabeça quando esta sendo difamado? O cara dando ali sangue pelo clube que ele ama e ainda lhe paga o salário em dia, pela diretoria, como você mesmo falou, e ainda fica meia dúzia de sujeitos, que torce, sabe lá para que time, vaiando alguns jogadores.

        O grupinho deu sorte. Se não fosse o alambrado, Wallace ia era meter a mão na cara dos sujeitos que estavam vaiando o time. Igual Romário fez com aquele atrasa-baba no treino do Fluminense lá no Rio. Lembra? Teve torcedor da Laranjeira que adorou a atitude de Romário. Mesmo não tendo nada a ver com aquela situação, eu não gostei. Alem de ser 100% Rubro-Negro, sou amante da PAZ.

        A propósito Rogério, você escreve muito bem. Mas sou mais Danilo. Coloca você no bolso brincando. Pena que ele é tricolor. Desculpe. É a minha opinião.

        Avante Leão!!!

        Curtir

  30. Esse Movimento para mim é o futuro dos torcedores na gestao do clube.
    Somos quase 9 mil associados e pouco menos que 600 cadastrados no movimento (dados pegos de um post do Blog da larissa)

    Se isso for verdade mesmo, os associados nao cadastrados precisam ser apresentados ao Movimento.

    Acharia legal que as pessoas que levam o Movimento a frente fizessem umas camisas do Movimento e fossem ao Barradao com ela. Para identificar que aquela pessoa pode passar informações sobre o movimento e assim aumentar o numero de participantes.

    Vamos apoiar o Movimento galera.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s