Carpegiani testa time no 3-5-2

Era esperado, mas até que demorou. O técnico Paulo César Carpegiani, ao contrário de 2009, não implantou seu esquema de jogo preferido logo em sua chegada, pois achou melhor manter a tática que vinha atuando no Campeonato Baiano com Cerezo e depois Ricardo Silva. Mas vendo algumas fragilidades enormes nas laterais e, de certo modo na zaga, Carpê já testou nesta quarta-feira o time com o 3-5-2.

Antes que os corneteiros venham chiar, eu digo o seguinte: O São Paulo foi tricampeão brasileiro jogando com este esquema e vários clubes grandes da Europa ganharam títulos ainda maiores neste esquema de jogo. O 3-5-2 pode ser defensivo ou ofensivo a depender das características dos seus jogadores, quem farão as alas e quantos volantes perdigueiros são escalados entre os titulares. Carpê montou o ofensivo, vejamos:

Renan, Victor Ramos, Rodrigo e Gabriel Paulista; Léo, Rodrigo Mancha, Michel, Pedro Ken e Tartá; Marquinhos e Neto Baiano.

Como se vê, Renan volta ao posto de titular depois de Douglas não ter participado dos treinamentos da semana e para quem entende de cara a escalação de um time no 3-5-2 já viu que Tartá será o ala esquerdo. Nada de invencionice, pois muitos clubes europeus jogam com meias abertos na função de ala e em 2009 vários jogos do Leão teve o meia Willian como ala esquerdo e quem era o técnico? Carpegiani! E deu certo, Willian deu boas assistências e fez Leandrinho tomar um “acorda pra vida” e retomar a posição de titular alguns jogos depois.

Acho válido este teste de Carpegiani. Ao contrário da maioria dos treinadores que trabalham dentro do país, Carpê não fica atrelado a uma tática de jogo só. E mesmo sendo 3-5-2 a sua formação tática favorita ele deu chance para os jogadores mostrarem serviço no 4-4-2 e até no 4-3-3 como foi na partida contra o Guarani. Mas na visão dele o time não rendeu o que ele esperava, por isso ele já começou a testar a formação 3-5-2.

Acredito que ele não comece o jogo já no 3-5-2, pois uma mudança tática desta natureza precisa de um certo tempo para se pôr em prática. Mas se Carpê sentir confiança e lançar o time assim diante do Goiás só nos resta torcer para que dê certo desde o princípio e que surpreenda e detone os esmeraldinos lá em seu mando de campo.

BOLETIM CARTOLA FC – Conforme eu previa, o meu time, Shaman Metal FC, saiu da 23ª para a 19ª posição. Agora eu estou com 196,09 pts. Subida modesta é verdade, mas já estou galgando o top 3 da Liga Blog Casa RN Oficial, que teve uma pequena mudança em relação a rodada anterior, pois o Vitória de Catu (258,8pts) que estava em terceiro caiu para a sétima posição e quem assumiu o seu antigo lugar foi o Real ECV (286,52 / caiu uma posição), tendo o segundo lugar agora com Vitória Riacho (292,1pts). O líder continua sendo o Cara DIH Safado com incriveis 339,94 pontos.

Anúncios

70 respostas em “Carpegiani testa time no 3-5-2

  1. Calma, Fábio, tá assustado? rsrs
    Acho que testar um esquema tático (que já exista kkk) não é invenção, desde que se tenha condições (material humano) para fazer isso.

    Ananias deve entrar no lugar de Michel, que sentiu a coxa.

    SRN

    Curtir

    • E desde quando eu estou falando de invenção Jéssica? E Ananias ninguem merece…Nosso meio de campo tem tudo pra ser uma avenida. Não sei o que o Vitória viu neste cidadão…jogador abaixo da crítica.

      Curtir

      • Penso na avenida Saci – Ananias! Deus nos salve, basta ajustar a zaga pra empenar os volantes… Eta zica! Mesmo assim não vamos perder amanhã!

        Curtir

      • Isso é porque nossa torcida e alguns membros daqui é muito influenciado pelo Boca Grande e sai emprenhando aos 4 ventos o pior das cornetagens, quase sempre vinda do Boca Grande.

        Curtir

  2. Acho uma ótima tentativa.
    Por um motivo simples: jogadores.

    Nós temos bons zagueiros e bons meias, mas não temos bons laterais.

    Eu colocaria um 3-5-2 com 2 volantes e 3 meias armadores: Pedro Ken, Eduardo Ramos e Tartá.

    E Geovani tem que voltar pro banco.
    Ele é muito mais útil que Xuxa!

    SRN

    Curtir

  3. Rapaz, apesar de eu não ser muito fã do 3-5-2 eu acho muito válido treinar alternativas, até para tentar mudar a situação de um jogo. Muito mais treino tem que ser feito antes de ser colocado em prática! E é preciso ter confiança no reserva imediato da zaga, já que ele deverá entrar bastante. Dankler, Reniê ou Alan Henrique estão prontos?

    Acho que no 3-5-2, se o adversário pressionar e congestionar o meio de campo, o time pode acabar perdendo poder de criação (caso joguem dois volantes e um meia) ou deixar sempre alguém do time adversário sobrando no meio (caso joguem dois meias e um volante). Para funcionar, os alas tem que estar muito bem, seja para desafogar a subida ao ataque ou recompor o meio de campo.

    Quanto mais opções tivermos, mais podemos surpreender os adversários e mais perto estaremos do título e da série A!!!
    Abs

    Curtir

  4. Se é pra jogar no 3-5-2 só não concordo em não começar jogando assim… Jogador só pega entrosamento e esquema tático jogando… E quanto mais tempo jogando assim, mas rápido vão aprender a jogar.

    Esse negócio de ficar mudando de esquema que não se tem intimidade no meio do jogo, só confunde a cabeça dos jogadores.

    Já que nossos laterais esquerdos não estão disponíveis, eu até aceito Tartá na esquerda… mas ele rende MUITO mais jogando pelo meio mesmo…

    Acho que Mansur vai se dar muito bem nesse esquema, já que ele é rápido, e sabe recompor sem a bola…

    SRN

    Curtir

  5. Pra quem joga futebol virtual, alguém conhece as questões de licenciamento do Vitória? Porque no FIFA por exemplo, logo no primeiro ano que o Jahia voltou pra Série A estava lá com o escudo e uniforme genuínos, já nos anteriores quando o Vitória estava na primeira divisão tinha nome (“Salvador”), escudo e uniformes genéricos, só lembro do Vitória todo licenciado lá no FIFA 2004 se eu não me engano. No PES 2013 terá camp. brasileiro e Náutico e Sport estarão licenciados, dois clubes nordestinos.

    No FIFA 08 o Corinthians mesmo na Série B estava lá no “Resto do Mundo” junto de outros companheiros de divisão como o Guarani, Fortaleza, Jahia, São Caetano…

    Nessa Série B temos 3 ou 4 clubes que dão pra aparecer no Resto do Mundo, o Vitória, Atlético PR., Goiás e Ceará. Os caras fazem um c* doce desnecessário pra liberar as licenças, pra coisa assim deveriam liberar de graça, se duvidar o Jahia que gosta de aparecer não fez forças pra autorizar uso de imagem, esse tipo de licença faz bem ao Marketing do clube.

    Curtir

    • O que tenho visto nos últimos anos é que só estão entrando os de série A mesmo (do ano em que o jogo é lançado). Seria legal se esses clubes que você falou, quando não estivessem na série A, aparecessem no resto do mundo ou numa segunda divisão do Brasil mesmo..

      Da última vez que o Vitória apareceu no jogo, a EA disse que ocorreu uma troca na empresa que fazia os licenciamentos que acabou atrasando o processo e por isso ela só conseguiu acertar com oito clubes. Como caímos no final de 2009, agora só quando voltarmos pra série A. Queria muito ver um Vitória licenciado no FIFA 14, seria bem legal!

      Apesar de ser pouco coisa, concordo que é bom ter uma exposição nesses jogos! Quanto mais puder aparecer melhor!!! Não sei se a diretoria não aceita o que é oferecido, ou disponibilizar de graça… É esperar 2014!!
      Abs

      Curtir

      • Tenho o FIFA 2011 e para ter o escudo do ECV tive que baixar um patch.
        Concordo com Felipe, a Diretoria deveria liberar isso até de graça, pois em um jogo como esse de distribuição mundial é ótimo para a visibilidade e ainda tem a questão da série B.

        Espero que em 2014 o Leão esteja entre os 20 da série A e licenciado, jogar com o nome Salvador é horrivel.

        SRNS

        Curtir

  6. Gosto muito do 3 – 5 – 2.

    Uma formação que tem uma aparência defensiva, mas que, a depender dos jogadores escalados, de defensiva pode não ter nada.

    No caso do Vitória, acho ainda mais válida, em função da nossa deficiência nas laterais.
    Além de não termos laterais no elenco, os que temos, ou estão sempre machucados, ou não estão rendendo bem. Além disto, não atacam tão bem, e tampouco defendem tão bem.

    Tendo dito isto, acredito que com 3 zagueiros e 2 bons volantes marcadores e que saibam sair para o jogo, podemos montar uma base sólida na defesa, que dará um bom suporte para os meias e atacantes atacarem com maior segurança.

    A “falta” de laterais é suprida por alas. Pois temos um meia-armador jogando centralizado e que pode cair para os dois lados do campo, e dois meias-atacantes que funcionam como alas (da mesma forma que jogaram Williams e Marquinhos). Entraremos com dois atacantes, podendo ser Neto e Dinei, ou Neto e Marquinhos.
    E esta formação abre um bom leque de opções para possíveis formações, que serão condicionadas pela importância do jogo, adversário, local da partida, etc…

    Por exemplo: jogando fora de casa, contra um adversário muito perigoso, poderíamos, inclusive, entrar com apenas um atacante, e escalar mais um falso-volante, como Pedro Ken, que é um jogador híbrido, que joga de volante e também de meia, para dar uma sustentação na meiúca e sairmos no contra-ataque.

    Apoio incondicionalmente a utilização do 3 – 5 – 2.

    Espero que os jogadores se acostumem, pois isto é essencial para que a formação funcione.

    Curtir

  7. Lembrem-se que fiz “mea culpa” quando falei em invencionice de carpê quanto ao esquema 3-5-2.
    Mas tem um experimento que faço, chamado DGGE, onde separamos DNA amplificado numa “peneira” chamada gel. Rapaz… esse experimento tem várias etapas e sua sensibilidade não permite um errinho sequer em nenhuma delas, senão você perde um dia de trabalho.
    Pois bem, comparando ao Vitória, mesmo que alguns jogadores falem que são um grupo experiente, há mudanças chave, que dificultam uma assimilação rápida e que podem fazer diferença no final do jogo. Minha cornetagem é nessa direção. Mais cornetagem ainda porque não assisti e nem assisto (estou a 500 Km de SSA) aos treinamentos do time. Não sei como ficou, e aí está a aflição.
    Mas li, aqui, que Rodrigo não vai jogar, o que nos leva a dupla desejada há séculos.
    Assim dá pra sossegar a corneta e crer num jogo melhor.
    É mais uma variável que permanece intacta.
    O prego na engrenagem do relógio pode melhorar seu funcionamento, se achar um lugarzinho que o molde.

    Abrçs!

    Curtir

  8. Galera, estou sumido um pouco, pois estou de férias e raramente tenho ficado colado na Net. Tenho descansado o que posso, lido e visto alguns jogos, pela Eurocopa e Brasileirão. No início de julho volto com força total. Abraços!

    Curtir

  9. O Benfica e o Sporting estão de olho em Gabriel e Dankler… Só espero que não saiam de graça…

    Se eu fosse AP venderia uma pequena parte de Gabriel pra um time grande de SP ou o Cruzeiro em dezembro, mandava ele jogar lá por 6 meses e depois vendia pra fora por 10x mais do que se ele continuar aqui… Vide Marcelo Moreno e Anderson Martins!

    Curtir

    • A grande questão é essa,Abb..
      O Vitória está acostumado a vender 100% dos jogadores a preço de banana para os times do eixo. Tinha que vender porcentagem pra ganhar nas prováveis negociações com times estrangeiros.
      Se vai vender 100%, melhor vender direto para o exterior pois, pelo menos, o ECV receberá em euros,hehe!
      A relação que o Vitória estabelece com o Cruzeiro é a ITAPARICA, conhece!? o horário não permite descrevê-la..
      VV!

      Curtir

      • vamos aliviar

        Danilo, você viu no facebook como a torcida do Curinthia chamou seu time? Hahahaha. Aposto que sabe, mas como é fraco prefere omitir.

        Curtir

    • Isso de vender pra time Brasileiro por “porcentagens do passe” eu não concordo… Só vendia com a multa rescisória paga e dando preferência aos clubes Europeus, pois isso dá visibilidade maior ao Vitória, pois se o cara sair daqui direto pra um Vasco, por exemplo, e depois pra Europa, só vão lembrar que aqui o cara foi jogador do Vasco e se esquecerão do clube revelador. Lembro de entrevistas do Hulk e David Luiz que mencionavam mais o fato de que os caras passaram pelas categorias de base do SPFC do que começaram profissionalmente pelo ECV. Se o Vitória quer ser maior no cenário nacional, tem que começar parando de ceder nossos melhores jogadores da div. de base aos clubes “bacanas” do eixo Sul-Sudeste , por mais que eles tenham maior poder aquisitivo.

      Curtir

      • É impressão minha ou a galera prefere vender Gabriel direto pro exterior por 2 milhões de reais do que vender 50 % pro palmeiras por 1 milhão e depois o palmeiras vender pra Europa por 8 milhões e o Vitória ganhar no total 6 milhões na negociação??????

        Não existem melhor venda, existe a que se ganhe mais… Se der mais dinheiro vender percentual pra time do eixo e esperar ser revendido que se faça isso… Tô pouco me lixando se o jogador vai dar entrevista falando do Vitória, o importante é o retorno do investimento no momento da sua venda!

        Além do mais acho que David Luis fala e mt do Vitória pois o Benfica está vindo no Vitória buscar seu substituto e não em outro time, isso que vale…

        Observação: O ideal seria vender Gabriel direto pro exterior por 6 milhões, mas não podemos sonhar e sim contar com o que acontece na realidade!

        Curtir

  10. O esquema 3-5-2 já deveria ter sido testado em jogo há mais tempo..
    Temos bons zagueiros (Gabriel, Victor Ramos e Rodrigo-esse é regular,abaixo de bom) e péssimos laterais a disposição. PCC que gosta de treino e tática, já deveria ter feito isso.
    Mas para estrear o esquema em jogo fora de casa contra o forte (padrão série B) Goiás, é melhor manter o 4-4-2.
    No mais..
    ..Vumbora Vitória!

    Curtir

    • Abb, se o time for esse mesmo eu aprovo.
      Só reprovo Léo na direita. Colocava Carlinhos (ninguém pode ser pior do que Léo na lateral direita).
      VV!

      Curtir

      • hehehe!
        Vou corrigir então:
        “ninguém pode ser pior do que Léo na lateral direita, NO ATUAL ELENCO DO VITÓRIA.”,hehe!
        dei risada e tive medo ao menos tempo lembrando dessas assombrações..
        VV!

        Curtir

  11. O esquema 3-5-2 já era por enquanto pois Rodrigo foi vetado e teremos finalmente Gabriel e Vr na zaga!

    PCC voltou para o 4-4-2, mas o que me deixou mais preocupado é que ele uso saci na esquerda e parece que Dener é carlinhos2…. Que urucubaca essa das nossas laterais hein?

    VR deu entrevista dizendo que está focado apenas no futebol e que não influencia negativamente o corno levado! Assim espero!

    No mais é torcer e mandar energias positivas pra goiânia no sábado e lotar o barradas dia 30!

    Curtir

    • Não digo que Rodrigo fora é reforço, porque se você olhar quem são os reservas de Gabriel e VR, tem Dankler e Alan Henrique (esse último, na última vez que entrou quando jogou no estadual deu braga atrás de braga, fez dois pênaltis e ainda foi expulso, tudo isso contra o Juazeirense)

      Curtir

  12. Oi Fábio,

    O esquema 3-5-2 já era p/ ter sido testado qdo não tínhamos nenhum lateral em boa fase e PCC improvisou o desengonçado Gabriel de lateral direito e depois de LATERAL ESQUERDO comprometendo o resultado do Vitória.

    Não gosto do estilo de Carpeggiani, mas espero que ele consiga definir um padrão de jogo p/ o Vitória seja no 3-5-2, 4-4-2, 3-4-3, 4-3-3, 4-5-1, 3-6-1, 4-2-4, etc…

    Curtir

  13. Mocota tudo bem com vc , seja bem vindo de volta , novamente , outra vêz , soube que vc convidou toda galera da Casa Rubro Negra para o São João em Paulo Afonso tudo 0800 é VERO ????

    Curtir

    • A 0800, irmão Lacerda?!

      Ai você quebra seu irmão Mocota.

      É melhor sustentar jegue com leite e arroz-doce que encher a barriga de chopp de DiegO. (rs!)

      Avante Leâo!!!

      Curtir

      • sai dessa,Vanélio,hehe!
        parece coxo falando de aleijado..
        no nosso caso, eu estou andando de muletas e vc já está tetraplégico no quesito GG, se é que vc me entende,hehe!
        Pra me satisfazer vc já sabe.. Basta fazer escabeche de sardinha (dica do colega Lacerda) todo dia que tá beleza!
        VV!

        Curtir

      • e Fábio dando risada aê tá precisando comer muita sardinha pois tá só a capa do Batman,hehe!
        VV!

        Curtir

  14. Só tenho uma ressalva quanto ao uso do 3-5-2 como esquema principal desse time que são as peças de reposição para a zaga. Em caso de contusão ou suspensão do trio de zagueiros, teríamos que lançar Dankler ou Alan Henrique no time? Como esquema alternativo no decorrer duma partida, acho interessante, mas pra mim, o elenco tem peças mais adequadas para um 4-4-2.

    Curtir

  15. Pois é Fábio , quando vc fala já algum tempo que Carpegiane só inventa quando não tem material humano suficiente vc está coberto de razão , pois até o momento estou gostando muito do seu trabalho , a única resalva que faço é a questão de ficar na beira do campo , pois acho importante para a equipe , pois do jeito que está os jogadores chegam num momento que ficam sem entender nada pois fica o RS e o filho dele berrando ao mesmo tempo ai pra mim complica um pouco.
    Vamos deixar o treinador trabalhar , até o momento não vi nem percebi nenhuma invencionice , tudo nos conforme , ele não tem culpa se o Carlinhos não apresentou regularidade nos treinos para jogar ,e a preferência dele por Rodrigo é sua opção ( não concordo ) coisas normais do dia dia de um clube de futebol.
    Vamos ter esperança e colar de vêz com a equipe e apoiar incondicionalmente quem jogar , pois apesar de todos os pesares que conhecemos ( todos sabemos quais ) sem sombra de dúvidas que começamos bem este ano ou não foi???

    Curtir

    • E outra ele sai da MESMICE eterna destes treinadores brasileiros, o mesmo discurso , o mesmo esquema , as mesmas falas, pelo menos vejo nuances que bem treinadas podem mudar a historia de uma jogo que por ventura estejamos mal e necessitemos mudar não só as peças mais a forma da equipe atuar.
      Possa ser que não der certo , ninguém pode escrever o futuro , mais hoje já consigo assistir meu time jogar com um esboço de padrão tático e os jogadores sabendo o que fazer , negar isto é difícil pelo menos para mim.

      Curtir

      • Carpegiani é o melhor treinador que passou aqui no Vitória na gestão Alexi Portela. E sobre ele ver o jogo de cima, de acordo com Raimundo Queiroz a partir deste jogo contra o Goias, Carpê vai ficar na beira do campo normalmente. Segundo RQ, Carpê fez isso para entender, absorver e perceber o comportamento tático da equipe NAS PARTIDAS VÁLIDAS e que este período de observação encerrou-se. Vamos ver, né?

        Curtir

      • Lá-Lá-Lá-Lá-Lá-Lá… LACERDA!!!

        Como vai você, caro amigo motivador?

        Seu comentário foi tão fantástico quanto o texto de Fabinho, sabia?

        Mocota apoia a tentativa de Carpê e tenha certeza que não será por falta de apoio que não dará certo.

        Válido lembrar que os membros da Casa Rubro-Negra vem dando show em avaliações, motivação e fé.

        PS 1 – Vê Neto Baiano fazendo gol é uma grande satisfação.

        PS 2 – O prazer vem depois ao ver as justificativas de Felipe com sua corneta do fole furado que só faz… FUMMM!!!

        Avante Leão!!!

        Curtir

      • Antes das cornetagens que possam a vir , eu mencionei ESBOÇO , porém acredito que com o tempo joguemos com um padrão tático definido de jogo , não me lembro qual foi nossa ultima vêz que conseguimos isto , me parece que foi com próprio PCC nos ultimos tempos foi bufo bufo bafo bafo e seja o que Deus quiser.

        Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s