E agora CAIO JÚNIOR?

Reinauguracao da Fonte

Não sei se vocês já perceberam, mas Damian Escudero é o jogador de confiança de Caio Júnior. Desde a sua estreia eu não me lembro sequer uma vez dele ter saído do jogo para entrada de outro atleta. Caio Júnior tira qualquer um, menos Escudero e com a volta do bom futebol de Marquinhos e o futebol ainda muito fraco do argentino, todo treinador coerente já saberia quem perderia a vaga entre os titulares.

Para mim é óbvio que o time ficaria bem mais perigoso aos adversários com Marquinhos pela ponta esquerda, Máxi na direita e Dinei ou Nicácio de centroavante, além de Renato Cajá centralizado. Engraçado que no Grêmio, principalmente no primeiro semestre dele lá no time gaúcho, Escudero pintava e bordava e foi até exaltado como ídolo. No Atlético Mineiro oscilou entre bons e maus momentos e até agora no Vitória seu futebol só acontece em esporádicos 20 minutos e depois some que nem vapor d’água.

Está na hora de Caio Júnior parar de agir como amigo e mais como treinador. Enxergar quem tá rendendo e quem não está e consertar a escalação do time. Pega muito mal para o grupo saber que um ou outro jogador sempre terá seu espaço entre os 11 mesmo sem estar mostrando serviço. Escudero pode virar esta primeira impressão, basta ele aparecer mais nos jogos, chamar mais a responsabilidade e parar de vez de brincar de “aonde está Wally?” durante os jogos. Por enquanto ele já está merecendo um bom banco de reservas para Marquinhos, que parece ter reencontrado aquele futebol alegre de 2008 e 2011.

Outra falha que venho notando desde o ano passado. Acho que já descobri um dos fatores para a má fase de Gabriel Paulista. Ele é zagueiro central, o famoso zagueiro que joga no lado direito da defesa e desde que Victor Ramos voltou ele vem jogando como “quarto-zagueiro”, ou seja, o zagueiro que joga no lado esquerdo e até 2011, Gabriel sempre jogou na função do legítimo camisa 3, lado direito da defesa e foi por aí que ele se destacou mais. Pode parecer besteira, mas isso influencia sim pois qualquer um se acostuma a jogar por tal região do campo e não é fácil jogar no lado contrário depois de já ter calejado atuar em outra faixa.

Só por curiosidade, alguém aqui imagina Anderson Martins atuando no lado direito da zaga? Pois bem, Anderson Martins jogou cerca de 4 anos no Leão com a camisa 4, no lado esquerdo da defesa tendo Wallace, camisa 3, no lado direito. Em todo time do mundo é assim. Puyol joga no lado direito e mesmo sendo um zagueiro top de linha eu aposto que se colocar ele de quarto zagueiro, ele não renderá a mesma coisa.

Quem eu acho que pode compor bem a zaga com Victor Ramos neste sentido é Fabrício, que é canhoto e lateral esquerdo e pelo que eu lembro dele em outros clubes, ele era o famoso quarto zagueiro. Creio que Gabriel Paulista disputa a posição com Victor e jamais ambos podem jogar juntos, não é a toa que várias vezes vi Gabriel indo pra direita e até atrapalhar VR3, justamente por seu cacoete de atuar no lado direito da defesa.

Anúncios

82 respostas em “E agora CAIO JÚNIOR?

  1. 1 – Deola.
    2- Nino.
    3 – Victor Ramos.
    4 – ?
    5 – ?
    6 – ?
    7 – Biancuchi (ou Vander).
    8 – Luís Alberto.
    9 – ?
    10 – Renato Cajá (ou Cáceres).
    11 – Marquinhos (ou Escudero ou Leílson).
    Faltam, ao menos, 4 peças para a equipe titular.
    O 4: Rafael Marques (reserva no Atletico-MG) ou Anderson Martins.
    O 5: Jumar (ex Vasco e atualmente na China, inclusive ele é baiano isso poderia facilitar sua vinda).
    O 6: Posição mais difícil para contratar. Tem Ricardinho (Ex Coritiba, atualmente no futebol sueco), Juan ou Anderson Pico ou Raul (do Vitória da Conquista).
    O 9: Ricardo Oliveira ou Alecsandro. Ainda, am última hipótese, eu traria Adriano com um contrato de produtividade.
    1 – Deola

    2-Nino 3- Victor Ramos 4- Rafael Marques/Anderson Martins 6- Ricardinho/Juan

    8- Luís Alberto 5- Jumar

    10 – Renato Cajá/ Cáceres

    7-Biancuchi/Vander 11- Marquinhos/Escudero

    9- Ricardo Oliveira/Adriano

    Penso que essa equipe lutaria na parte de cima da tabela e não se preocuparia nem um pouco com rebaixamento.

    Curtir

  2. No esporte espetacular desse domingo vai passar uma matéria sobre David Luiz, a chamada da reportagem dos sacanas é: “De dispensado do São Paulo a titular da seleção”. Já que o cara saiu daqui direto pra europa e não passou por nenhum clube do eixo os caras me tiram essa história… Sacanagem.
    Tomara que citem o Vitória pelo menos.

    Curtir

      • A que eu vi a poucos minutos eles citam só o São Paulo. Se você viu eles citarem o Vitória, ainda bem, seria muita sacanagem.

        Curtir

      • Vi, eles falam quando ele passou pelo Vitória, agora como ele foi dispensado pelo SP, é mais provável que eles enfoquem mais nisso do que na passagem dele por aqui, o que é uma pena.

        Curtir

  3. Uma bela opção de quarto zagueiro seria Heize que atualmete está no Newell’s Old Boys, da Argentina e tem passagens por grandes clubes como Real Madrid, Manchester UTD, PSG e seleção argentina.
    O Time dele é líder do apertura “1º turno do campeonato argentino”. O jogador experiente tem 34 anos, e pelo fato de Caio Junior não gostar de Caceres infelizmente uma hora ou outra perderemos o jogador, abrindo espaço para outro gringo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Heinze

    Curtir

    • Heinze jogava normalmente na lateral… é o tipo de cara q já ganhou tudo e agora quer voltar para o seu país para encerrar a carreira. Não tem como o Vitória contratar!

      Curtir

      • Não, ele joga nas duas funções, tanto de lateral como de zagueiro. Além do mais, o Vitória nunca vai saber se não tentar… O Botafogo conseguiu trazer Seedorf que é mais velho e tem muito mais títulos que ele.

        Curtir

    • Tá de brincadeira, Eduardo? Nem quando esteve no Vitória ele era aceitável, agora que está em franca decadência voce vem com essa? Sai prá lá meu!

      Curtir

      • É uma pergunta. Diante do mercado de zagueiros, acho que ele ainda poderia recuperar a grande forma. Ele é relativamente novo, 28 anos. Mas queria saber a opinião do resto da turma! heheeh

        Curtir

      • Sou a favor. Bom zagueiro, teve um desempenho excelente no São Paulo e chegou até na seleção.

        Curtir

    • Não acho não. Seguidamente o cara foi mandado embora do cruzeiro e do flamengo que tem hoje uma das piores zagas do futebol brasileiro. Essa é uma fria.

      Curtir

  4. Foto bonita Fabio? Onde encontrou? Belo texto, Só discordo da citação de Anderson Martins.. Ele joga dos dois lados pois é ambidestro. Lembro na arquibancada a gente ficar tentando adivinhar qual era a perna dele… Ora ele batia tiro de meta com uma perna ora com outra..

    Curtir

  5. A palavra da moda agora é “compor”…
    Traz o cara ái, pra ver no que é que dá.
    Maranhão veio para compor…
    Rômulo viria para compor…
    Giancarlo vem para compor…
    E Escudero não pode compor.
    Gamalho era o cara, não Maranhão.
    Rômulo, pra mim, comporia melhor: vê-se que é um cara que tem frieza na hora de definir e não teme times de mídia.
    Giancarlo, não sei. O que aprontou contra cearás e fortalezas?
    Onde está o ferrin nesse mmento, no campeonato serarense?
    Não seria Rômulo um cara mais adequado, se a palavra agora é compor?
    O futuro dirá se as apostas disseram ao que veio ou se vieram para compor os times b, c, d…

    Abrçs!

    Curtir

  6. E Jael? Esculachou tanto o Vitória, chamou de vice quando quis contrata-lo, agora fica pedindo PPU pra o jahia.
    **************************************************************************************************************************
    http://www.futebolbahiano.com/2010/05/atacante-jael-nao-jogo-nao-vice.html
    **************************************************************************************************************************
    Jael_Gol ‏@Jael_Gol 18 abr

    que saudades de uma torcida de verdade feito a do BAHEA… aqui no sao caetano tem tudo menos torcida pra ajudar nos jogadores. 😦
    **************************************************************************************************************************
    TOMA SACANA!
    Aprenda a ser profissional.

    Curtir

  7. Para aqueles que defendem que o Vitória mande seus jogos na fonte nova:
    Jogo : botafogo 1 x 0 Vitória
    Renda bruta – 362.990,00
    Renda liquida – 62.812,00
    Ou seja o mandante do jogo ficou com apenas 17,30%, da renda.
    Isso é para quem vive de aluguel.

    Curtir

    • Isso+Estacionamento reforça a idéia que o Vitória deve ficar no Barradão; Embora eu ainda seja a favor de colocar jogos importantes do Brasileiro e Copa do Brasil na Fonte.

      Curtir

      • Ubaldo já discute sobre isso aqui, por mais confortável que a Arena seja, a maioria não tem condição de adquirir sequer o ingresso, por tanto a consequência é óbvia rendas baixas que não pagam nem a luz que é consumida na Arena.

        Curtir

    • Se o Barradão fizesse uma cobertura, não de concreto cara e pesada, mas alguma coisa que proteja a torcida do sol e chuva já ia ser 100% diferente. Mais umas cadeiras pra uma parte maior do estádio, sem cobrar aqueles valores abusivos, o Barradão ia ficar 10. Mas tomar sol na cara a tarde toda é foda.

      Curtir

      • Rapá, sou do contra… Detesto estadio com cadeira… Limita mt a comemoração dos gols…. A cobertura seria show…

        Curtir

      • Não quero só cobertura, iria maquiar muito as verdadeiras necessidades do estádio.
        Na boa, somos o país da copa, em vez do Vitória pensar neste tipo de coisa deveria tentar construir uma arena, não acho que em canabrava seria uma boa, o ideal eu acho que seria o local onde se encontra o Wet n Wild, ou então negociar uma troca com Pituaçu e transforma-lo em uma arena, é lógico que pensando antes em suas vantagens para não ficar como um aluguel como a acontece com as 5ard1nhas e a arena 51.

        Curtir

      • Concordo Fabinho, é arcaico mesmo, mas não é racional, é questão de gosto pessoal. ..

        Curtir

  8. Sobre Escudeiro, ele ainda não rendeu o esperado, mas está sendo muito útil ao time. Se for ficar sacando todo mundo do time a cada queda de rendimento a equipe nunca vai entrosar o suficiente. A torcida reclama da imprensa, mas adora uma polêmica gratuita. Deixa o gringo jogar em paz.

    Curtir

    • Concordo em relação a Escudero, discordo em relação a tal polêmica gratuita. Este blog é um espaço para discurtimos o Vitória, em todos os aspectos, diferente do que deve ocorrer no estádio…
      Mas, voltando a Escudero, acho que ele ainda não deveria ser sacado do time.

      Curtir

      • Eu acho super saudável o espaço de discussão do blog. Inclusive por isso que leio e comento alguma vezes. Sobre polêmica, é que a história de querer sacar esse ou aquele jogador, as vezes chega na arquibancada, e em inúmeras oportunidades atrapalha mais do que ajuda. Mas é legal o debate.

        Curtir

  9. Abre o bolso, Alexi! Até a carniça tá contratando um pacotão de reforços pra depois do Baiano. Acha que porque meteu 5×1 em timecos tem um timaço é??? Tire um Lateral-Esquerdo bom do quinto dos infernos, mas traga, já que a melhor opção para nós no momento, Marcelo Cordeiro, fechou com o Sport.

    Curtir

  10. A observação sobre a zaga do Vitória e o posicionamento de Gabriel foi muito interessante. Por outro lado, eu me questiono mais sobre a contribuição de Cajá ao time do que a de Escudero. Acredito que este último esteja sendo mais útil.

    Curtir

  11. Todo mundo fala mal de escudero, mas o cara joga legal e MARCA MUITO na saída de jogo. Não sei de onde tão tirando que o cara é uma merda. No BAVI ele marcou muito a saída de bola. Ele abafa o zagueiro e essa é a diferença dos sulamericanos. MAXI E ESCUDERO MARCAM BEM A SAÍDA DE BOLA. De Marquinhos eu sou fã, mas o cara esmorece fisicamente depois de alguns jogos. Escudero joga razoável quase todos jogos. Marquinhos é 8 ou 80. Ou arregaça em um jogo ou faz uma partida medíocre. Vamos com calma com Marquinhos.

    Curtir

    • Diogo, eu falo a mesma coisa em relação a Escudero. Não entendo o porque do pessoal criticar tanto ele. Ele é bem regular em quase todos os jogos. Mas, realmente dá pra perceber uma certa proteção de CJ com ele. Ele quando é pra ser substituído não é.
      Enfim…

      SRN

      Curtir

      • É que marquinhos agora é a bola da vez, não se preocupe não, pois a primeira partida ruim dele se volta a falar que ele adora a noite, que não se cuida, que já deu o tinha que dar e por ai afora.

        Curtir

      • o “problema” é que a torcida ver o jogo pela emoção, vai entrar um atacante? saca um meio p o time ficar mais ofensivo; ja CJ “enxerga o jogo c a razao, se fosse p sacar escudero no ultimo jogo quem entraria era Caceres, nunca Vander, pois esta formaçao nunca foi treinada e o time ficaria desprotegido; Escudero nao salta aos olhos d0 torcedor, mas é muito útil ao esquema de jogo…

        Curtir

    • Oi, Diogo….

      No meu caso, apenas cobro mais dele.
      Sendo um dos grandes nomes do time na temporada, nada mais natural a cobrança. É assim em todo time que possui uma “estrela”.
      A questão é que Marquinhos está voando baixo e, se há um jogador que está melhor que outro no time, o primeiro deve ficar. Concorda?
      Também não sei se Escudero poderia jogar junto com Marquinhos. Não sou expert.
      O bom é que no time jogue quem esteja melhor no momento. Essa é a filosofia
      do próprio técnico.
      Uma boa sombra seria legal para Escudero, que muitas vezes parece sonolento e pouco inspirado durante o jogo.

      Curtir

      • O bom é que no time jogue quem está melhor mesmo. Concordo Kant. Sempre fui defensor de Marquinhos. Ano passado era uma perseguição ao cara desnecessária. acho que marquinhos tem que jogar em esquema de rodízio, pois o físico do cara é uma droga e todo mundo sabe. Mas escudero está bem também, não vejo o porque de criticar. O fato é que o nosso problema é a defesa e não o ataque.

        Curtir

  12. Concordo com as duas colocações, Fábio.
    Escudero precisa realmente ser mais cobrado, para que renda mais.
    A questão é que o sr. técnico já disse: “…Mas tem manter o nível, senão…”
    O que esperar dessa fala então?
    Conhecendo o Marquinhos, sabemos que não vai ter aquela performance em todos os jogos.
    Creio que nem dá: lançando, dando assistência, driblando, fazendo gol…
    Parece que Marquinhos está fadado ao esgotamento físico e ,principalmente, mental.
    Enquanto isso, a bola aérea continua perturbando e Escudero continua intocável.
    Tem que manter o 5 x 1, Caio Jr. Tem que manter.

    Abrçs!

    Curtir

  13. Vander,Dinei e Marquinhos na frente e coloca o resto pra disputar vagas.Vcs acham que a velocidade e os gols que sairam com os 3 em campo foi pura coincidencia? Eu nao acho nao e o Vander chuta a gol melhor que ninguem nesse time.Formacao para pegar o juazeiro.Deola,Marcos,VR , Fabricio e Mansur; Michel,LA e Escudero;Vander,Dinei e Fraquinhos.

    Curtir

  14. tem um erro … marquinhos se destaca na direita como um ponta(só olhar a ultima partida) ..e maxi mostrou seu bom futebol na esquerda…(lembre-se do bavi) , ou seja , marquinhos no lado direito , cajá centralizado , maxi aberto na esquerda e dinei ou nicacio na áreaa;

    Curtir

    • Neto não teria saído do Vitória se fosse valorizado pela diretoria.
      Ele se identifica com o Vitória, mas tem um bom contrato com o Goiás e deve ficar por lá.

      Curtir

      • Acabou falando besteira, poderia dizer que queria ficar no Goiás, agora vontade de voltar nem um pouco, ele exagerou, porém apesar de ele ter feito tantos gols no inicio do ano passado, ele não é o camisa 9 que o Vitória precisa pra uma série A!

        Curtir

    • Quando o Vitória quis Marcelo Cordeiro ele ele ficou de chiada. Não acho uma boa. Marcelo Cordeiro só vem decaindo na carreira.
      Anderso Pico e Juan tem que ver como esles estão. O tal do Eron eu não estou lembrado.

      Curtir

    • Não traria nenhum deles, principalmente o Pico que foi liberado pelo grêmio , por ter dificuldade com o peso.
      Juan, esse já acabou, nenhum clube o quer. No santos, comeu banco do velho Léo .

      Curtir

      • Você fala como se Léo fosse o pior lateral do mundo. Se o Santos o mateve como titular, algo de bom ele tem. Essa questão de ser velho não influencia em nada, vide diversos jogadores do futebol mundial que mesmo em idade avançada batem um bolão.

        Curtir

  15. Fábio,
    Acrescentar mais alguma ideia no seu post, seria chover no molhado. Você está certíssimo, penso até que, aos poucos, o clube empresa está se transformando em clube da amizade, haja vista, que alguns atletas são privilegiados no ECV, pois, mesmo não estando na sua melhor fase, continuam titulares, a exemplo disso, como você, bem informou, Gabriel e Escudero, não digo que são horríveis, mas, estão devendo e muito, aliás, o Escudero não deixou nenhuma saudade p/ os torcedores do galo.
    Diante dessa situação, nos vêm a pergunta: Onde está o profissionalismo do técnico e/ ou da diretoria?
    Grande abraço.

    Curtir

  16. O Escudero pode até atuar bem taticamente, mas tem que ser agudo, criar jogadas de perigo, chutar em gol essas coisas. Eu queria ver o Cáceres atuando na posição dele, afinal de contas dizem que o paraguaio vai bem nos treinos, e como todos sabemos é um meia de ofício.

    Curtir

  17. Escudero pode e deve render mais pelo meio… Acho que pela parte tática, caio jr sacrifica o seu futebol… Pra mim Escudero deveria brigar por vaga com Caja e com Caceres. ..

    Curtir

  18. Ótimo texto Fábio!!!

    A boa atuação de Marquinhos realmente deve ter gerado dúvidas em Caio Jr. Mas entendo que o “gênio granzino” (by Seu Françuel) disputa vaga com Maxi. Escudero tem poder de marcação, recompõe o meio-campo e erra poucos passes (fora a pixotada no gol do Sanduíche). Acho que o Vitória fica mais equilibrado com 2 meias e 2 atacantes do que com o esquema da moda 4-2-3-1 ou 4-2-1-3 (como preferir…). Percebo que sempre falta fôlego em Maxi no segundo tempo, existe uma grande disputa nesta posição e o Vitória ainda tem Vander, Willie e Leílson.

    Qto a Fabrício é o penúltimo zagueiro a ser testado; David Braz e Cardoso já tiveram suas chances e não passam segurança à defesa. O último zagueiro do elenco é Reniê, até tem estilo de zagueirão mas muitas vezes fica sonolento.

    O fato é: o Vitória p/ o Brasileirão pode fazer uma promoção e trocar 3 zagueiros por 1. Tem bons zagueiros negociáveis que passaram pelo Leão e teriam uma boa aceitação no retorno:
    – Wallace, Alex Silva, Anderson Martins e Adaílton.
    Outros 2 são Edson Silva (SPO) e Bruno Rodrigo (CRU).

    Curtir

    • Concordo plenamente Fiuza, vc foi perfeito, principalmente sobre Escudeiro, o cara é muito bom taticamente, ñ erra passe e não perde bola. Mas realmente muitas vezes é bem sonolento em campo. Um amigo atleticano disse q ele era assim no por lá tb, craque, mas às vezes sem vontade.

      Permita-me discordar só de uma coisa: Wallace é horroroso e Adaílton nem sei se joga bola ainda.

      Sds.

      Curtir

      • Valeu Rafael,
        Mas se Wallace é horroso, o que dizer de Gabriel Paulista, Cardoso, Braz e cia limitada?
        Adaílton talvez seja tecnicamente o melhor dos citados, tem 30 anos e quando saiu do Santos, jogou na França, Suíça e agora está na China.
        Se estiver em boa forma física, formaria uma ótima dupla com VR3.

        Curtir

      • Adailton é meu coligado… Voltou pra Suíça e só faltou pedir pro Vitória contratar ele, mas o sr. Beto Silveira nun a retornou a ligação para assinar o contrato….

        Falo com ele sempre e seo Vitória for atrás contrata ele…

        Curtir

    • Beleza Fiuza,

      Gabriel, Cardoso e Braz, com “menção honrosa” para p último, são beeeeem fracos tb, mas Wallace tá muito mal, dá até dó de ver quando atuou esse ano em alguns jogos do flamingau. Sem contar que no Corinthians não fez absolutamente nada, muitas vezes nem banco era.

      O que quis dizer é que seria meio que trocar 6 por meia dúzia. Sobre Adaílton, confesso que não ouço falar dele há um bom tempo.

      Valeu. Sds.

      Curtir

  19. vc acha que o escudero não tá jogando nada só por que marquinhos deu mais passes a gol? Escudero é quem organiza o meio, se não for ele vc acha que marquinhos vai voltar, tocar a bola, e puxar ataques? marquinhos é um bom jogador mais a função dele é mais na frente, sem escudero o time viveria só de contra-ataques rapidos, Ele ainda não tá 100% como no boca ou no gremio, mas ja é de grande ajuda ao vitoria, vide o ultimo jogo, e até contra o botafogo, eu não vi ele errar um passe mesmo com o time jogando muito mal, se marquinhos for titular, o tecnico tera de escolher escudero ou cajá, mesmo os dois sendo grandes jogadores, eu esperaria mais um ou dois jogos pra mudar.

    Curtir

  20. Escudero é taticamente Perfeito!!!
    Adoro o Marquinhos, mas todos nós sabemos que ele oscila muito, joga uma partida brilhantemente e na outra some, portanto acho que deveríamos ter um pouco mas de calma com as mudanças na equipe!!!

    SRN

    Curtir

    • Concordo com você George,Escudero é taticamente perfeito,tem bom passe e perde poucas bolas bestas e mantem sua função com regularidade,o Marquinhos joga muito mas parece que joga quando quer…caso ele permaneça com um bom futebol colocaria ele no lugar de Cajá…sendo que a função deste quem faria seria Escudeiro,e Marquinhos aberto pelas pontas…porem muita calma nessa hora!

      Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s