Feedback

vitoria93

Olá galera. Não sei se todos sabem, sou blogueiro desde 2003 apesar de só ficar “conhecido” e ter ampliado o número de leitores e “comentadores” entre 2008 e 2009 quando consegui ser selecionado para o Projeto Blog das Torcidas do site globoesporte.com. Por causas de algumas crises de derrotas, entregadas e por cansar do Vitória sempre fraquejar quando tem tudo pra conquistar seu primeiro título nacional eu já ameacei fechar o blog e por um período de quase 1 mês eu fiquei praticamente off (no início deste ano), voltei atrás e estou à todo vapor. E pela primeira vez venho pedir o feedback de vocês, de forma franca e sincera.

Sei que muitas vezes sou um pouco rude nas respostas quando interpreto que alguém está querendo me provocar, me pirraçar e me ironizar. E que por causa disso muitos deixaram de postar aqui. Outros tiveram tantas chances, tantas conversas mas insistiram em pirraçar não só a mim, como aos demais leitores-comentaristas e por isso virou persona non grata na CRN (porém se esta pessoa estiver lendo este tópico, pode se pronunciar aqui mesmo, desde que seja respeitoso).

E é bem por aí que queria saber de vocês, o que posso melhorar no blog, não só na forma de tratamento a todos vocês na Tag de Comentários, mas também como ideias que vocês tenham para eu implantar no blog e assim deixar este espaço mais atraente, interativo e dinâmico. Bolei 5 questões centrais para vocês responderem para ver o que posso fazer para me melhorar, e por tabela, o blog.

1-LAYOUT

Gosto de variar o visual do Blog. Geralmente 1 por temporada. Recentemente inovei em apostar numa textura de gramado e um background também de gramado para combinar com a o Head Banner (topo da página). Eu particularmente, e modéstia à parte, achei que ficou muito bom o meu trabalho, pois era foi uma tentativa de referenciar que o blog falava de futebol, e o efeito gramado é pra justamente isso. Muitas pessoas gostaram, outras não. Então resolvi fazer um novo. Como em 2013 faz 20 anos de nossa melhor campanha no Campeonato Brasileiro e daquele timaço inesquecível fiz este que simula o padrão de 93. Vocês acham que devo deixar por toda a temporada de 2013 ou que eu use por um tempo determinado ou que fique trocando a cada 7 dias?

2-CRÍTICAS E SUGESTÕES

Respondam para mim aonde estou errando, o que não vem agradando na CRN nos últimos tempos? O que preciso para melhorar? Sugestões de temas? Pautas? Quadros?

3-TAG DE COMENTÁRIOS

O que preciso melhorar em minhas respostas? Na interatividade? Como avaliam a minha moderação?

4-LINKS

Percebam que tenho os links de nossos adversários, todos eles do Projeto Globoesporte.com. Vocês acham que devo manter ou só deixar apenas os que têm a ver com o Vitória e nossa imprensa esportiva?

5-FORMA DE ESCREVER

Vocês gostam da minha forma um tanto quanto cômica de escrever? Por exemplo, uso termos como “balofão”, “posição de cagar no mato”, fora os apelidos que invento para os jogadores, além das piadas com várias situações do futebol que comparo com algo bem lúdico e por vezes até juvenil? Ou tenho que ter um texto mais sério, tipo de imprensa mesmo? Esta pergunta também serve para se devo ou não mudar a Linha Editorial do blog, isto é, se devo manter no esquema de comentar os eventos rubro-negros com a visão de torcedor ou mudar pra um estilo mais próximo da imprensa esportiva tradicional.

Enfim, vou ver todos os seus comentários e verei o que posso mudar, o que posso fazer. Com certeza terá coisas que eu tentarei implantar na hora, outras vou criar resistências e outras eu devo refutar. O espaço, as ideias, as críticas são de vocês. Este texto ficará ativo até a sexta-feira, já que no sábado pretendo fazer o pré-jogo de Vitória x São Paulo. Não esqueçam de colocar a numeração das questões para eu entender melhor.

51 respostas em “Feedback

  1. Parabenizo Fábio por essa iniciativa. Estou feliz pela sua demonstração de humildade em reconhecer alguns excessos e por buscar a restabelecer a relação com alguns antigos participantes. Quanto ao blog penso que não há muito o que melhorar, talvez uma maior rapidez nas atualizações dos post’s pra não ficarmos comentando, por exemplo, contratações num post que fala da última partida do Vitória. Mas, só isso mesmo.

    Curtir

  2. O Vitória se quiser se manter no G4 tem que ganhar o jogo de domingo, a carniça de Itinga está na terceira colocação, vejam o que está passando essa miséria de time e foram lá dentro do Morumbi e meteram 2×1, infelizmente por mais apaixonada que sou pelo Esporte Clube Vitória, o Jahia mesmo com crise está hoje no G4 ocupando a terceira colocação que era do Vitória. Espero que domingo isso se reverta a nosso favor claro, vejam meus caros, o quanto está custando perder três pontos no jogo contra Valter obeso, porque vamos combinar que o cara deu um banho e mostrou que quem vê pança não vê preparação.
    Estarei no Barradas torcendo como sempre farei pelo Vitória, mas se alguém souber a resposta se habilite o que acontece com o Vitória?

    Curtir

    • Só jogamos bem contra o Goiás até os 23 minutos do primeiro tempo, depois o time sumiu, errou muitos passes… se essa irregularidade persistir não almejaramos grandes coisas na competição. O rival a todo momento mostra que não há “bicho papão” no Brasileiro, mas o Vitória ainda não passa confiança, não dá pra saber em que pelotão o time de Caio Jr. irá lutar.

      Curtir

    • Basta ter atitude em seus domínios, Renata.
      O Spa está mais pra sparring, em frangalhos. Além disso, vem sem o, agora, para mim, “imbecílico” Luís Fabiano e sem Clemente Rodriguez.
      Quanto ao jaia, não me importo muito. Apresenta falhas nítidas que podem ser altamente exploradas. Que bom que aconteça num jaVi.
      No tete-a-tete, ainda sou mais Vitória. Aliás, na rima comparativa, tete combina com Lec.

      Curtir

      • Concordo em parte com você Kant, eu dava como favas contadas os três pontos contra o Goiás e o resultado já sabemos, nada disso abala o meu amor pelo Vitória, mas nos deixa sem confiança quando achamos que o nosso time tem todas as chances de trazer um resultado positivo o Vitória nos decepciona, confio no time montado esse ano, mas não sei o que acontece, parece uma coisa mística, sei lá, algo fora da minha compreensão entender, mas como disse estarei domingo firme e forte no Barradas, torcendo, sofrendo, e como diz o hino “… seremos (serei) Vitória até morrer”.

        Curtir

      • Simples. Não tem explicação. Futebol é jogado. Foi falha individual. Agora, se Maxi fizesse aquele gol, não seria diferente?Lógico. Se o Pedro fizesse aquele gol contra o Brasil, não seria diferente?Lógico. O Corinthians, que na série B detonava todo mundo, perdeu para o Jahia que naquela época nem subiu. Se o Elias não acertasse aquele chute, o Jahia bateria a invencibilidade do Corinthians?

        Poderia passar a tarde aqui citando casos de jogos que foram decididos por detalhes. Sejam eles por falhas grotescas individuais – no caso do jogo contra o Goias – ou por acertos.

        Curtir

  3. Peraí que falta eu nessa bagaça…

    Sobre o layout,arte etc… – NADA A DECLARAR…Prefiro OUTRAS CORES…hehehe

    Sobre a rispidez de Fábio acho sim que ele às vezes exagera…Tem que melhorar isso aê…

    Se bem que “gente” arrogante,cheio de si ,creio eu não são bem vindos aqui…Contra esses Fábio tem que mostrar os birros da chuteira mesmo…Minha opinião

    Curtir

  4. Huehuehue… Sou suspeito pra falar, pois sou fâ de Fábio desde 2008 quando descobrir os blogs do globo.com… Entro literalmente todos os dias nesta casa e fico com abstinência com a falta de novos textos!

    Fabão perde a noção quando pisam no seu calo, mas é uma excelente pessoa, tive a honra de conhecer ele pessoalmente e é parceirão! Acho que ele poderia ignorar alguns comentários ou retrucar de forma mais irônica e menos ácida!

    O layout pra mim tava bom e agora ficou legal tb!

    Só sinto falta de maior frequência de atualização, mas os textos de Fábio são excelente e seu humor é imprescindível para o sucesso da casa!

    Os links tanto faz, pois entro aqui pelo seu texto, o resto é resto!

    Mas a melhor coisa desse texto não foi a humildade, nem o respeito pela opinião dos frequentadores, e sim a clara e definitiva extinção de um possível fim da nossa CRN!

    Ainda lembro o quanto tremi pela responsabilidade de fazer o primeiro texto aqui,,, Huehue… Hj já chuto a porta da geladeira e as porra…. Brincadeira! Acho que isso pode melhorar, ganhei um concurso no jogo Vitória e Avaí no blog do Avaí e tive o direito de fazer um texto do pós jogo lá… Foi uma satisfação imensa e até agora o blogueiro deles tem meu imenso respeito!

    Abraços a todos meus parceiros e vida eterna a nossa CRN!!!!

    Curtir

  5. Fábio,

    A minha relação, e acho que a de muitos aqui, com os blogs sobre o ECV são de simplesmente uma extensão da arquibancada, aquela boa e velha resenha que encontramos durante o intervalo do jogo ou num barzinho pós jogo. Digo isso porque ultimamente tenho ficado meio carente disso, pois a minha relação com o ECV é estreitamente ligada a meu pai, que me levou ao estadio desde 1992 e era com ele, meus tios e quem estivesse do lado. Meu pai infelizmente faleceu ano passado, e antes disso ele já tinha deixado de frequentar estadios à algum tempo, juntando ao fato de quase todos os meus amigos proximos serem tricolores e meu parça rubro negro ter ido morar em Teixiera de Freitas, fiquei orfão dessa troca e os blogs são os meios que encontrei de compartilhar opinioes sobre o ECV. Como alguem disse anteriormente, hoje em dia sao 3 os blogs que acompanho: o seu, o de valmerson e o de Franciel e a pouco tempo o de Larissa, que gostava muito mas acho que ela se afastou pois tinha o projeto da candidatura. Os outros dois tem estilos completamente diferentes do seu, mas o que realmente difere eles de voce e o tratamento ao visitante. Eu nunca vi nenhum dos dois retrucar um comentario divergente de opiniao com rispidez, e isso tinha se tornado frequente aqui. Ja tinha falado isso contigo lá no blog de Valmerson e falei que realmete tinha deixado até de ler o blog, e que apesar de não ser de comentar muito, achava um absurdo o tratamento dado aos leitores e não me sentia confortavel para comentar, inclusive te alertei que isso poderia fazer com que mais pessoas deixassem de frequentar o blog, mas acho que aquele ponto isso já era obvio pra você.

    Acho que você lembra, mas o primeiro contato que tive contigo foi bem polemico: eu falei no orkut na comunidado do ECV que te achava corneteiro e voce ficou bastante irritado, tanto que pouco depois fez um post que voce dizia que iria ensinar o que era o termo corneteiro. Na epoca eu achei muito arogante da sua parte, posso ter te desrespeitado por ter te chmado de corneiteiro, mas a forma como voce replicou a priore não foi das melhores. Pois bem, depois trocamos alguns email debatendo numa boa e a coisa ficou mais amena, desde então tenho respeito por ti e acredito que tambem tenha por mim. Por fim, vou tentar ser sucinto no tópicos:

    1) cara, acredite no conselho de um publicitário formado que já trabalhou em direçao de arte e criação: agradar a todos é tarefa complicada! Sempre tem alguem que vai por defeito, ainda mais quando voce abre a discussão do layout. Vejo que aos poucos voce foi melhorando, esse atual ficou mais clean, mas tambem voce deve deixar esse parte ao seu gosto pessoal, que apesar de ser um espaço de debates, no fim das contas o blog é seu e leva seu nome.

    2) o que sempre achei que voce precisa melhor e a questao do pos jogo… quando perde! Quando o resultado é decepcionante, em dois minutos depois do jogo o blog esta atualizado com voce cuspindo fogo de todas as formas, as vezes diminuindo o clube por causa da raiva. Meu conselho seria sempre esfriar a cabeça antes, ou se tiver muito puto passa pra outra pessoa fazer, porque quando isso acontece acho que voce escreve coisas sem pensar direito. Sobre pautas, as vezes abrir debates sobre selecões e momentos é muito legal, por exemplo o site impedimento, que Franciel é correpondente, tem abas como “10 maiores humilhacoes de tal time”. Poderia se fazer aqui algo do tipo: seleção de todos os tempos, seleçao das decadas, “seleçao” dos piores que ja passaram no clube, top five dos jogos mais emocionantes da historia do barradao etc. Te garanto que ia render bastante.

    3) no “prologo”, acho que já falei suficientemente sobre isso. Enfim, você já vem melhorando bastante este aspecto.

    4) eu acho que tem que deixra, pois sempre leio e acho interresante saber o que torcedores de outros times pensam da gente.

    5) você não precisa mudar sua forma de escrever, escreves muito bem, essa é sua caracteristica própia. Seu senso de humor é mais direto, pessoalmente prefiro o de Franciel, mas isso você não precisa mudar. Acho que vi alguem dizendo que voce admira Arthur Mulemberg; eu acho ele um babaca! Não siga muito essa linha, por favor.

    Parabens pela iniciativa, não é fácil dar a cara a tapa assim.

    Curtir

  6. Eu era leitor assíduo na época do globo.com, mas confesso que me afastei justamente por causa da sua postura com relação aos comentários. Passei a visitar apenas esporadicamente, coisa de uma vez por semestre ou até menos.
    Note: eu nunca me envolvi em nenhuma discussão com você — na verdade, nunca nem postei um comentário sequer –, mas as suas respostas aos leitores às vezes transmitem uma imagem antipática e até arrogante. Não estou dizendo que você É antipático ou arrogante, estou dizendo que isso é o que PARECIA para quem não o conhece pessoalmente.
    Por causa disso, acho que você pode ter perdido alguns leitores, o que é uma pena, porque você realmente tem conteúdo e escreve bem.
    De todo modo, essa postagem parece demonstrar um grande amadurecimento de sua parte, pelo que lhe dou meus parabéns.

    Curtir

  7. Antes de dar uma opinião Fábio, me permita um comentário sobre o Rubro-negro…
    O Kant falou que não será surpresa o Vitória ganhar do SP, mas é vergonhoso perder do Goias com o Jotalhão de atacante. Kant, até aí concordo com tudo contigo. O que eu não concordo é com o grau de insatisfação da glr, dessa vez não citaram segunda divisão, mas lemos cada coisa absurda. Não gosto do futebol de Gabriel, fiquei puto com ele, mas o cara não é o pior zagueiro do Brasileirão. Deslizes sempre acontecem, eu só gostaria de ler críticas plausíveis quando perdemos.

    LAYOUT
    Gostei desse e acho que vc deva deixá-lo até o final do ano. Uma troca a cada 7 dias é uma assunção de comprimisso, em semana que não puder efetuar a troca, acredite, a cobrança existirá.

    CRÍTICAS E SUGESTÕES
    Acho que vc deve continuar com seu estilo, sua linha editorial, até pq foi ele que consagrou a casa. Atentar somente para alguns comentários “invasivos” por assim dizer em relação aos comentários dos visitantes, muitas vzs a opinião ali exprimida não foi no sentido provacativo.

    TAG
    Legal a sua interação com os comentários, deixa a área mais dinâmica.

    LINKS
    Nem sabia que eles existiam, acredito que sejam discretos, o que é uma vantagem, odeio blogs cheio de pop-ups eróticos ou ganhe 1 milhão de dólares clicando aqui…

    FORMA
    Legal, como disse antes, mantenha a maneira como foi sendo feita a casa. Vc desenterra umas paradas do século passado que remetem a minha infância, hehehe, tenho 27 anos, é legal relembrar…

    Abs cara!

    Curtir

  8. Prezado Fabio Monteiro,

    Ha muito tempo deixei de comentar em seu blog por diversos motivos. A maior parte deles relacionados a maneira como você reage quando contrariado, muitas vezes com falta de educação e autoritarismo. Recentemente temos observado diversas manifestações populares que demonstram o quanto o nosso povo esta clamando por democracia e liberdade de expressar suas ideias, e como jornalista acho que você nao gostaria de andar na contra-mao da historia. Gostaria de ressaltar que esta eh uma opinião pessoal e como tal nao necessariamente significa que esta certa ou errada apenas estou emitindo-a devido a sua solicitação (absolutamente admirável diga-se de passagem). Fabio, gostaria de dizer também que entendo que o seu comportamento muitas vezes eh motivado por comentários também mal-educados e que como seres humanos de sangue quente as vezes perdemos as estribeiras. Na minha opinião a melhor forma de lidar com isso eh a indiferença. Importante salientar que como humanos, temos direito de errar, mas reconhecer o erro e pedir desculpas demonstra o quanto estamos comprometidos a melhorar, evoluir como pessoa e cidadão. Essa sua atitude de solicitar feedback demonstra que você esta no caminho certo. Ja foi dito em outros comentários abaixo aquilo que mais me incomodava: falta de capacidade de aceitar opiniões divergentes, comentários agressivos e mal educados com pessoas, autoritarismo demonstrado por frases como “o blog eh meu e faço o que eu quiser”, criticas excessivas e muitas vezes infundadas a jogadores e diretoria (a critica eh valida mas precisa ser construtiva/respeitosa), etc. Lembro de um episódio recente que você criticava um determinado jogador do atual elenco e dizia que ninguém poderia mudar sua opinião, que se o jogador passasse a render dentro de campo e você percebesse nao teria problema em reconhecer. Ate ai tudo bem so que quando as pessoas passaram a defender o tal jogador você foi novamente ríspido nos comentários pois a opinião da maioria era divergente da sua.

    Justamente por isso passei a comentar mais no blog de Valmerson, pois ele demonstra respeito por todas as pessoas que postam la, independente se compactuam com a mesma visão dele ou nao. Nao estou dizendo para você ser igual a ele ate porque a beleza da vida, na minha opinião esta nas diferenças, mas acho que educação e respeito sao princípios fundamentais para uma convivência mais harmoniosa. Outra coisa, discordo veementemente do tal facão da moderação. Se o próprio slogan do site eh ” O lar virtual da torcida do Vitoria” na minha opinião você deveria ser mais susceptível a aceitar que as pessoas comentem, discutam, opinem sobre aquilo que desejarem. Obvio que sempre com respeito e educação.

    Em relação aos seus demais questionamentos gostaria de dizer que acho seus textos bons, bem humorados, bem escritos, o layout atual esta muito bom e que acho que você deve manter seu estilo, pois ja faz parte da sua marca registrada. Seu blog, em geral, eh bem frequentado, os debates sao interessantes e segue como referencia para demais blogs do gênero.

    Gostaria de finalizar minha participação dizendo que sou fa dos comentários de Danilo e J Mocota. Acho que sao pessoas que trazem dinâmica e opiniões inteligentes, particulares, que nos fazem olhar as coisas com uma perspectiva diferente. Posso discordar de algumas coisas mas sempre procuro analisar e refletir com calma, pois sinto que aprendo muito eles.

    PS: Desculpe pela falta de acentuação em algumas palavras pois meu teclado eh internacional e algumas vezes o corretor automático nao funciona.

    Curtir

  9. Depois de muito tempo vou postar aqui pelo convite no blog do Valmerson.

    Vou comentar o que você mencionou:

    1- Layout. Não gostei do layout de grama porque doía os olhos… Acho que não precisa mudar a cada semana, mas mudanças periódicas sempre são bem-vinda, chama a atenção e distrai. Só acho que a essência em cima da “marca” do blog deve ser respeitada… olhe as grandes marcas quando vão mudar de embalagem… muitas vezes antes de fazer uma mudança brusca da embalagem A para D eles fazem a embalagem B, deixam no mercado por 6 meses ou mais, depois fazem a embalagem C deixam por mais um tempo, só depois colocam a embalagem D no mercado, que era o foco final… lógico que a embalagem B e C vão já tendo características da embalagem D mais sem chocar e sem perder sua identidade visual.

    E não esquecendo que a expressão “MENOS É MAIS” é a moda do design comtenporâneo…

    http://gizmodo.uol.com.br/google-design-icones-logos/

    http://www.des1gnon.com/2011/10/menos-e-mais/

    Uma sugestão para o Layout é abrir para os amigos do blog fazerem um banner pra você de forma voluntariosa ou de repente fazer um concurso com um prêmio simbólico, aí os 3 melhores seriam usados por você aqui por um tempo… mesmo que você não goste… pois acredito que o blog existe por causa das pessoas que o acessam, se a arte é feita por leitores, você vai estar valorizando seu público. Afinal se ninguém acessasse seu blog ele não existiria não é mesmo?

    2- Críticas e Sugestões… Constância e timing. Essa seria a palavra-chave na minha opinião. Tipo, o pré-jogo pode ser feito uns 2 dias antes do jogo… tipo, pra que fazer um pré-jogo duas semanas antes? Vai acabar o assunto em 2 dias, e no resto o post vai ficar parado. Se fizer 2 horas antes do jogo não vai dar tempo do pessoal enxergar ou vai ser notícia velha rápido demais… assim como o pós jogo tem que ser feito o mais rápido possível depois do jogo… se possível escrever e postar de dentro do estádio 🙂 Mas também não deve deixar o pós jogo parado lá por uma semana inteira…

    Nas semanas em que não houver jogo, procurar trazer alguma informação opinativa ou também relembrar algo do passado, fazer um post com os 10 maiores craques da história do clube… dos 5 melhores estrangeiros… de alguma curiosidade que está em algum livro sobre o Vitória… sei lá, tem que usar a criatividade.

    3- Moderação e interação… Aí é que está o maior problema no meu caso particular… primeiro acho que a galera deve estar a vontade para postar sobre o que quiser… “com moderação é claro” esse “moderação” não é passar a navalha nos comentários, mas ter limite, tipo, eu postei uma vez no blog do Valmerson sobre o banho que a Microsoft tomou da Sony na 3E (feira mundial de jogos) e nem por isso ele ficou de cara feia… mas só foi um comentário, e repliquei aqueles que responderam é claro… não fiquei post atrás de post falando sobre isso, nem enchendo a tag de comentários deste assunto. Diferente de gente que ficou postando tudo quanto era informação do EGO aqui, post após post só pra provocar aí já é outra história…

    Outra coisa é que se alguém postar algo que você não concorde, você não precisa necessariamente replicar… se você já escreveu no post e o cara já escreveu na tag algo diferente não quer dizer que ele está te afrontando… morreu ali… mais em muito momentos você ficou replicando comentários atrás de comentário só pra ter a última palavra… e depois nos posts seguintes você ficou falando insistentemente sobre aquele assunto, só pra impor seu ponto de vista, mesmo quando ninguém concordava com você… como exemplo temos o caso Roger.

    Se você já deu sua opinião, a galera já deu a dela, fica de boa… se você ficar insistindo no mesmo assunto toda vez que postar um novo texto fica chato pra caramba… E outra coisa é que não se deve alimentar “o”s Trolls… (será que alguém vai perceber a sutileza?”

    Então resumindo se o cara te chama de filho-da-puta porque você deu nota 5 para um jogador é uma coisa, mas se o cara argumenta, dizendo que acha que ele deveria ter nota 8 por causa disso, e mais isso e aquilo outro não deve ser tomado como ofensa, e muitas vezes você toma.

    Outra coisa é que seu humor varia muito se o Vitória está mal em campo… o que é normal… até certo ponto. Por muitas vezes você pegou ar aqui porque alguém falou que Elkesson fez uma grande partida pelo Botafogo… despejando toda sua fúria só porque alguém comentou que Elkesson fez uma grande partida… e nem foi Mocota… e ainda estufa o peito pra dizer o que o blog é seu, você vai limar os comentários sumariamente e quem não gostar pode abrir seu próprio blog e deixar de acessar o seu.

    Em todos esses momentos em que citei você só demonstrou uma grande imaturidade.

    Sim teve momentos de serenidade, como agora, mais agora é muito fácil ser equilibrado, pois o Vitória está na parte de cima da tabela… vamos ver se o time sofrer mais algum rebaixamento (bate na madeira…)

    4- Em relação aos links é legal ter sobre o Vitória apenas, todos, pois já teve sites que ganharam meus acessos só para que ver o link para um outro site que eu não havia decorado ainda…, mais para seu trabalho pessoal é bom que você tenha principalmente o Facebook da Casa, Twiter, Stagram, etc…

    5- Forma de escrever: Não mudaria nada, sua redação é ótima, seu humor é ótimo, sua opinião na maioria das vezes traduz o pensamento de muitos rubro-negros… seria bom só ter cautela com algumas coisas… por exemplo, quando você chama Alexi Portela de Bigode de Foca não é para ser engraçado, mas sim para ofender… de vez em quando quando estamos putos com ele é até legal, mas não acho isso legal se vira tônica…

    A única coisa é ser imparcial DENTRO do elenco do Vitória… Esquecer sua predileção por determinado jogador e relatar a realidade… Por exemplo sobre Lúcio Flávio, você tinha indicado o cara e não permitia que ninguém falasse mal dele, demorou muito para você perder a paciência com o cara, mais a tempos que ele não estava mais jogando absolutamente nada.

    No mais eu sempre leio seus posts, mas não sei se um dia vou voltar a comentar… eu sou muito polêmico e você é muito mais ainda, você em muitos momentos não aceita uma opinião diferente da sua e eu não sei ficar calado…

    SRN

    Curtir

  10. Com licença…

    Mocota muito chateado com a situação que encontrou o próprio quarto:

    Mocota ficou assustado com:

    – Várias cornetas de Felipe espalhadas por todo canto;
    – Fuzil de Cabo Tenório debaixo da cama;
    – A camisa de força de Rogério Silveira atrás do armário;
    – Um livro sobre “Lagartixas e Panelinha” de Thiago no criado mudo;
    – Boletos de um banco holandês nas gavetas,
    – Um porta-retratos com o vidro quebrado tendo a foto do grande finalista ao lado de Fabio, atrás do ventilador;
    – A camisa de sardinha de Danilo dentro do vaso…

    Peraí, gente de Mocota…

    Vocês já estão bastante crescidinhos para ficar bagunçando o quarto alheio.

    Tá ligado?

    É como o velho ditado diz:

    “Quando Mocota sai os sábios fazem a festa.”

    —————
    1º – As personas non gratas não merecem perdão. São figuras que não tem humildade simplesmente pelo fato de acertar nas previsões mais que as demais.

    2º – Layout – Pare de olhar pelo retrovisor e dirija olhando para frente. Tá tentando matar o Leão na estrada da vida, seu Fabinho?

    Chega de retrô. No lugar de esboço do Barradão e da camisa de 93, explore a possibilidade do Vitória construir a própria Arena multiuso na Paralela.

    Afinal de contas, quem foi um dia que ensinou a Mocota?

    “É preciso sempre pensar macro, construindo o futuro”.

    3º – Críticas e sugestões – Seja um pouquinho mais jornalista e menos torcedor. Quando agimos somente com o coração, ou pecamos no pré-julgamento ou comentemos injustiça com quem acerta mais vezes.

    4º – Tag de comentários – Abaixo a moderação!

    Siga o Mocoestilo:

    Escreva somente o que você tiver a certeza que dificilmente vai falhar. Após isso, se alguém tentar lhe aplicar uma rasteira, você devolve a gentileza em dobro e de forma “Fatalities” e/ou “Babalities”. Sacou?

    5º – Links – Para Mocota tanto faz como tanto fez….

    6º – Forma de escrever – Evite perseguir os protegidos de Mocota e seja feliz. Simples assim.

    7º – Arena Rubro-Negra na Paralela – Você deveria promover um debate entre Alexi Portela, Paulo Carneiro e Mocota sobre o tema.

    PS I – Se AP ou PC não tem argumentos o suficiente para derrubar as Mocodicas?

    Rum! Mocota ta muito preocupado, viu?

    PS II – Bela iniciativa do Feedback.
    Plac, Plac, Plac…

    PS III – “Quando uma pessoa constrói uma casa para abrigar os seus, ela deverá estar preparada para conduzir um ambiente onde prevaleça a harmonia entre o amor e filosofias diferentes.” (by Mocota Mesmo)

    ——————-

    Diga não a Fonte Nova. Diga $im ao Novo Barradão na Paralela em 2016.

    Avante Leão!!!

    Curtir

  11. Prezado Fábio,

    Gostaria de realizar alguns comentários.

    1. Pessoalmente, acompanho três blogs: 1. A CRN organizada por Fábio/ 2. Leão Minha Paixão de Valmerson/ 3. Vitoria quae sera tamen de Franciel.

    2. Acho que cada um tem seu estilo e não vejo razões para mudanças de estilo. No entanto, percebo que alguns atritos que podem ser minimizados (isso agregaria outras opiniões).

    3.Acho os layouts bem elaborados: gosteio do layout do gramado e esse aí.

    4. Acho a idéia de se ter um cronograma interessante.

    5. Sobre os temas, sinto falta de discussões estruturais acerca do Vitória. O problema é que problemas estruturais nem sempre contam com a participação ativa dos torcedores.

    Eu tenho uma sugestão sobre temas pouco explorados que, no meu entendimento pessoal, foram enumerados em razão do grau de importância:

    1. Torcida do Vitória no interior.

    A Bahia tem uma economia similar a do Rio Grande do Sul, mas os times do sul estão em outro patamar.

    Além da organização e estrutura, reputo a inexistência de torcida do Vitória no interior como uma limitação ao crescimento do clube.

    Enquanto 2,5% dos gaúchos torcem para time de outros estados, 60% dos baianos torcem para times de fora. No interior, esse percentual atinge a 90%.

    O que pode ser feito ?????

    O que a torcida pode fazer ?????

    Acho que poderíamos começar com uma “cultura de respeito” aos moradores do interior (inclusive aqueles que fazem parte da torcida mista – não podemos simplesmente exigir uma mudança de cultura instalada em anos de colonização da noite para o dia).

    O que a Diretoria do clube pode fazer ?????

    Campanhas com ex-atletas/ Exposição de troféus pelos interior em lojas de parceiros comerciais/ Consulados/ Pré temporadas/ Jogos Esporádicos (achei um avanço o jogo do cap em Feira e o convênio com o Esporte Clube Feira de Santana).

    2. O Estádio.

    A Arena Fonte Nova foi inaugurada e não se divulgou nada de oficial acerca do Barradão.

    Qual seria a alternativa econômica mais viável para o clube ???

    Para mim, deveria envolver um estudo de capacidade de público/ investimento/ pib per capita em comparação com outras capitais/ possibilidade de construção da linha viva do metrô de salvador dos novos empreendimentos imobiliários

    Pessoalmente, acho que deveríamos adaptar o projeto da era Paulo Carneiro na Paralela de um Estádio para 32.000 com 3 restaurantes e 15 lanchonetes e um ginásio arena para 4.000 (é só uma visão inicial pessoal).

    A Conder divulgou uma licitação de projeto de via expressa paralela barradão.

    Isso foi feito ????

    O que a torcida pode fazer ????

    Organizar uma manifestação no Bairro ????

    3. Plano de Sócios.

    Acho 6.000 sócios ridículo para nosso clube.

    No atual contexto, com a mudança do estatuto com direito de minoria dos derrotados no conselho e com uma razoável rede credenciada, poderíamos atingir a marca de 10.000.

    Por outro lado, após uma reforma do Barradão (com investimento em torno de 30 milhões ou 35 milhões) e com um acesso mais confortável) poderíamos atingir 15.000 associados.

    4. Marketing do clube.

    O problema histórico da era Portela.

    5. Alteração do Estatuto.

    Busca democratizar o conselho com um sistema que as chapas derrotadas elegessem determinado número de conselheiros, inclusive, para fiscalizar os vencedores.

    Curtir

  12. Primeiramente gostaria de deixar bem explicito que sou fã dos textos do Fábio e que ele sempre foi uma influência muito grande para mim no Leão Minha Paixão, acompanho seu trabalho desde 2005(lá sem vão 8 anos) e a minha única ressalva, é justamente no que diz respeito a forma como responde aos comentários, daqueles que se opõem, mas em todo resto o blog é de qualidade muito elevada.

    Valmerson Santana/Leão Minha Paixão

    Curtir

  13. Boa iniciativa Fabio, parabéns.
    Seu site já faz parte da minha lista de favoritos ha alguns anos e durante a semana não passo um dia sequer sem entrar aqui nessa Casa.

    1 – Sobre o Layout, acho que pode ser válido mudanças periódicas no Head Banner, a depender dos acontecimentos e situação, mas o “contorno”, a parte externa, quanto mais neutra, mais clean melhor. Achei show a homenagem ao time de 93.

    Agora aqui pra nós, essa sua fotinha aí vc tinha uns 15 anos e hoje já deve estar com uns 28, só atualiza a camisa do leão pelo Photoshop, hehehehehe.

    2 e 3 – Como disse o Leonardo, acho que um cronograma fixo melhoraria nossas expectativas, dos seus leitores.

    4 – Sobre os links sou indiferente, ñ os uso. Mas eu particularmente pelas manhãs, faço uma busca em vários grandes sites baianos e nacionais sobre noticias do Vitoria, é tipo um ritual, após ler as noticias do dia busco informações do clube. Nesse sentido, ñ sei a viabilidade disso, poderia se criar um link que nos direcionasse para os principais sites que noticiam coisas sobre o Vitoria, Globo, EI, Terra, UOL, BahiaNoticias, Galaticos, etc etc… Mas como disse ñ sei se é viável.

    5 – Vc escreve muito bem, só não precisa levar ara o pessoas as opiniões contrárias a sua.

    No mais, parabéns meu velho, seu espaço é muito bacana, é muito bom vir aqui todos os dias, ter o espaço para opinar, concordar, descordar, desopilar o fígado com raiva de Gabriel Paulista, enfim… SHOW.

    Abraço. Rafael.

    Curtir

    • Acredite meu velho, esta foto foi tirada no dia que comprei a camisa de 2012. Eu tenho 29 anos, mas não sei como, ainda tenho as feições da adolescência. Será que no meu chuveiro tem formol e eu não sei? Ou tenho algum distúrbio hormonal? Não sei. Mas esta foto é atual cara, na semana que lançou esta camisa e eu fui um dos primeiros a comprar.

      Curtir

  14. Boa, Fábio! É sempre bom ter um feedback.

    1 – Gostei do Layout atual. Valoriza nossas cores e tem um significado especial. Acho que deveria ser mantido até o final da temporada.

    2 – A única coisa que acho que poderia melhorar seria criar um cronograma mais fixo. Por exemplo: lançar os pré-jogos sempre no dia anterior pela manhã, fazer as análises dos jogos sempre no mesmo dia a noite ou sempre no dia seguinte pela manhã. Isso facilitaria a divisão do seu tempo e nós já saberíamos quando encontraríamos as atualizações.

    3 – Você precisa trabalhar a aceitação de opiniões diferentes das suas. Nem sempre quando alguém defende uma opinião diferente é porque ela está querendo te pirraçar. É preciso avaliar caso a caso e verificar se a pessoa, por mais estranha que seja a sua opinião, tem coerência na sua linha de raciocínio. Se constatar a pirraça, o melhor que tem a fazer é ignorar.

    4 – Eu particularmente já tenho minha própria lista de links, portanto sou indiferente quanto a isso.

    5 – Sua linha editorial é o que de melhor você tem. Aconteça o que acontecer, conserve SEMPRE seu posicionamento como torcedor passional. Aquele que xinga quando tem que xingar, que sacaneia o Jahia sempre que pode, aquele que não se contenta com qualquer migalha, enfim, seja aqui aquilo que você é na arquibancada. Esse é o seu diferencial. Sites e blogs informativos nós temos aos montes por aí. Acessamos o seu porque buscamos informações e opiniões parciais e verdadeiras.

    Espero ter ajudado! Abraços

    Curtir

  15. Olha o Fábio seu blog e único que entro todos os dias ver. des:globoesporte.com.eu leio seus blog, apesar de poucos vezes comentar já comentei alguns vezes ja entramos discordância pra esse bom blog cada um tem sua opinião.Então pra mim só precisar mas noticia, seu que as vezes falta tempo pra nos todos. no mas vou fica com opção. 1-LAYOUT tem gente que sabe esculta as verdades que vc fala, acho vc deviria junta galera fazer um bolão dos jogos do vitória cada dava contribuição a depender valor arrecadado, colocar prêmio ingresso.

    Curtir

  16. Fábio,
    Excelente iniciativa!
    1) Prefiro detalhes em vermelho e preto, o blog é sobre o Vitória. O gramado verde não tava legal.
    2) Sinto falta das notícias de bastidores, as eleições estão batendo na porta. Ahhh… acho tbem que deveria falar mais um pouco sobre o Cartola e a Liga Oficial da casa.
    3) Suas respostas ásperas afastam alguns, mas também atraem, pois o público em geral gosta de polêmica e outros gostam de ti provocar… hehehe
    Cada blogueiro tem seu jeito, vc não precisa virar uma seda…rsrsrs
    4) Só links do Vitória!
    5) Gosto da sua forma de escrever. Existe alguma possibilidade de vc voltar p/ o globo.com? O blogueiro atual tá envergonhando a torcida rubro-negra.

    Abraço, Fiuza

    Curtir

    • Não sei. Se abrir seleção posso até me candidatar mas acho que pelo ocorrido em 2009 eu já começo na guilhotina e eu voltando pra lá não poderei ter um layout exclusivo (pois todos os blogueiros seguem o padrão estabelecido pelos arte-finalistas do ge.com, porém lá eu teria muito mais visibilidade por estar elencado num dos sites mais visitados no Brasil).

      Curtir

  17. Segue a minha opinião:
    1) Quanto mais “clean”, melhor. Mas foi valida a homenagem.
    2) Voce reage “com o fígado”, exagera e ofende em boa parte das vezes, tanto aos comentários, quanto aos resultados em campo. Me lembra quando eu tinha 6 anos, na Copa da Espanha(82): prometi nao torcer mais para a seleção…
    3) Vide resposta anterior.
    4) Manter do jeito que se encontra.
    5) Continue brincando, faz parte do seu estilo, mas prefiro humor tipo Franciel do que tipo Muhlenberg. Se puder conciliar opinião e informação, vai ser legal.
    De qualquer maneira, seu blog se tornou essencial para esta torcida. Parabéns!

    Curtir

  18. “Mesmo com tantos motivos prá deixar tudo como está…
    E nem desistir, nem tentar agora tanto faz,
    Estamos indo de volta prá casa…” Rubro Negra.

    E é com essas palavras da música “Por Enquanto”, da IMORTAL, ETERNA e FANTÁSTICA banda Legião Urbana, que volto a postar aqui na Casa.

    Primeiramente devo esclarecer que parei de comentar aqui, porque achei uma falta de respeito com os apreciadores do seu trabalho você não postar NADA no blog no período da Copa das Confederações. Fiquei puto da vida e decidi sumir por um tempo daqui.

    Outro fator foi você não responder as sugestões que seus leitores faziam a você referente a opções de assuntos para o blog não ficar parado. Você poderia muito bem atualizar com um tema livre ou algo que você achar melhor, porque não considero o blog só como algo para falar do Vitória, mas sim uma confraternização de amigos virtuais.

    Agora falando das 5 questões que você trouxe a tona.

    Já que você pediu pra ser sincero vou ser sincero, não tenho intenção nenhuma de te ofender.

    1-LAYOUT
    Sinceramente eu gostava do layout de antes, você poderia também mudar a foto pois essa já tem um tempinho. Mas deixo claro que o mais importante é a qualidade na escrita, e isso você tem.

    2-CRÍTICAS E SUGESTÕES
    Já falei sobre isso. Você deveria interagir mais com a galera da casa como você fazia antes. Tem muito tempo que eu li uma boa disputa de argumentos aqui na casa. Outro ponto é que você tem que parar de ficar regulando demais o que a galera está conversando. O blog é do Vitória mas nunca os assuntos vão ser 100% Vitória, vão ter algumas exceções. Acho que você deve deixar a galera mais a vontade. Agora se for algo que realmente não tenha nem pé nem cabeça “como uma receita de bolo que postaram tempos atrás”, aí sim, você deve passar a moderação.

    3-TAG DE COMENTÁRIOS
    Há muito tempo o pessoal te critica por causa da sua forma grosseira de responder aos membros da casa. Muita gente te irrita e você tem mais é que esculachar, mas porque fazer isso com todos? Se um cara coloca um ponto de vista que você não concorda aí “Puts Q Parovisk”, você sai soltando o Cerberus em todo mundo. Percebi que você mudou um pouco referente a isso, mas muita gente deixou de comentar aqui por causa disso.
    Outro ponto, eu acho que algumas vezes você não valoriza alguns membros da casa que realmente apreciam o seu trabalho. Vou dar um exemplo meio que bizarro hehehe… O cara é Danilo, que apesar de ser jahia e vacilar as vezes está sempre presente aqui e nunca vi você fazer nenhuma citação em posts de um cara que contribui em muito para o bom humor e resenhas no. Ao contrário de outros que claramente só fazem sacanear você e outros membros e você de vez em quando dá destaque.
    Outro ponto que eu acho que você deve melhorar é achar que todo mundo quer tomar o blog de você. Quando alguém dá uma sugestão que você não concorda, não quer dizer que quer tomar o blog de você, não precisa você ficar dizendo “O blog é meu”, fica muito feio essa atitude, vi você fazendo isso algumas vezes.

    4-LINKS
    Por mim continua como está, e acrescento que poderia ter o facebook do CASARUBRONEGRA.

    5-FORMA DE ESCREVER
    Se você mudar a sua forma de escrever o blog vai perder a sua identidade. O Blog é do torcedor, então nada mais justo que comentários de um torcedor. É pela sua forma bem humorada e escrachada que eu gosto de ler seu posts. Tem blogueiro aí que tem muita qualidade mas “Puts Q Parovisk”, os textos tem uma linguagem tão chata que chega a dar sono de ler. Futebol é uma coisa simples, vamos deixar a formalidade para os livros e apostilas da faculdade, textos de futebol tem que ter uma linguagem simples, humor, xingamento e o principal, CONTEÚDO, algo que o CASARUBRONEGRA tem.

    Então é isso aí. Desculpa se o ofendi em algo.

    SRN.

    Curtir

  19. Primeiramente, parabéns pela maturidade da iniciativa!
    Vamos aos tópicos:
    1- Gostei do atual layout. Entendo que é melhor manter um layout por temporada, para criar uma identidade visual para seu blog;
    2- Acho que seu blog vem pecando na frequência de atualizações. Acho que vc pode maximizar este espaço como um grande canal de comunicação para a torcida do leão e entre a torcida do leão. Acho que seu blog não busca informações de bastidores, não prima pela notícia em primeira mão, não mantém a torcida antenada sobre o dia a dia do clube, ficando limitado a comentar o pré e pós jogos do leão (muito embora vc se pronuncie eventualmente quando essas questões surgem em comentários);
    3- Como vc já reconheceu, entendo que costuma reagir de forma desproporcional a alguns comentários. Sinceramente, acompanho seu blog a alguns anos e vi pouquissimos casos que justificassem uma reação mais forte de sua parte. De qualquer forma, entendo que vc como comunicador e mediador deve procurar ter uma paciência maior aos comentários indesejados, a fim de evitar a formação de um estereótipo agressivo que, consequentemente, afastará seus seguidores. Doutro lado, também sinto pouca interatividade de sua parte com seus seguidores, na medida que poucos comentários dirigidos a vc são respondidos. Sei que nem sempre é possível responder a todos, mas talvez a maoria valha a pena…;
    4- Não vejo problema em mantê-los;
    5- Gosto da sua forma de escrever. É um diferencial seu, uma marca registrada. Sugiro mantê-la, sob pena de cair na mesmice dos demais canais esportivos.

    É isso, forte abraço e avante Leão!

    Curtir

    • Realmente eu venho tendo dificuldades em postar as coisas de bastidores, até porque muitos dos meus contatos já não fazem mais parte do Conselho do Clube. Sobre notícias eu geralmente comento quando eu percebo relevância. O blog de Valmerson está seguindo mais esta linha. Ultimamente tenho preferido apenas o lado “opinativo” do que o “informativo”.

      Curtir

  20. O Layout ficou bacana, acho que vale a homenagem, eu aprovo. Apesar desse vermelho ser um pouco forte demais, eu acho que vale a homenagem pelo time de 93.

    Em relação a sugestão, eu acho que você poderia fazer uma analise mais abragente de todos os adversários. Por exemplo: falar de forma concreta como o time adversário atua taticamente(obvio, às vezes é complicado saber, mas é só para dar uma ideia ao pessoal da casa) e citar como o Vitória pode vencer o jogo. Explorando mais o lado esquerdo, saindo em velocidade na diagonal e etc …

    A moderação ta ok e os links são bacanas, por mim continua, acho sempre bom saber sobre os adversários.

    E em relação à forma de escrever, a forma cômica, eu acho excelente. Os textos são criativos e divertidos, é algo que você não deveria mudar. Pra mim é a melhor coisa que tem no blog são os textos, a forma mais descontraida como você escreve.

    Curtir

  21. Oi Fábio. Parabéns por trazer a democracia para seu blog. Para mim na verdade, pouco me importa se está verde demais o vermelho de menos. Venho ao seu espaço, buscar e passar informações e opiniões sobre o Vitória. Sinceramente, gosto muito dos seus textos e dos de Júnior, quando ele te substitui.
    A única ressalva, seria com relação as suas respostas aos comentários,
    Acho que elas deveriam ser mais numerosas, principalmente quando te fazem uma pergunta direta.
    Porém, sei muito bem o que é ter inúmeros comentários para dar atenção e ainda ter que discernir quem está sendo sério de quem quer sacanear.
    Mas faz parte do item interatividade.
    Demais consultas suas, acho que não devem mudar. O que importa mesmo, são seus textos e suas ideias. Esta parte periférica para mim, com já disse, não importa muito.
    (Obs.: Quanto ao cômico, é amplamente aceitável. Afinal, a vida já é séria demais para tudo ser levado na ponta de faca, não é mesmo?)
    Abração, velho!
    Haroldo Mattos

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

