Especial 1993 – 20 anos | Parte 2

especial_1993_banner

Antes do novo texto do Especial de 20 anos da campanha de 1993 do amigo e empresário Marcus André Lyrio (em breve), a minha contribuição para este especial, além da ideia em si da homenagem, é falar de quão importante foi aquela campanha e como ela moldou os anos seguintes do clube, que cresceu assustadoramente.

Segue alguns números – Em 1993, o Rubro-Negro tinha 94 anos de idade e apenas 13 títulos do Campeonato Baiano. Naquela época, o Barradão já existia, mas não era mando de campo oficial, pois o estádio era muito carente de infra-estrutura para abrigar, com segurança, os torcedores e membros da imprensa, era usado tão somente para treinamentos. Em 93 a nossa base ainda não era conhecida mundialmente, aliás foi em 93 o marco zero, ou inicial, da construção da Fábrica de Craques da Toca do Leão.

Até o vice-campeonato de 1993 nossas melhores classificações na Série A do Brasileiro foram 8º lugar em 1974, 9º em 1979 e 10º em 1973, ou seja nada muito marcante e empolgante para qualquer torcida, não é mesmo? Por isso que devemos valorizar a nossa história e enaltecer sempre o ano de 1993 mesmo não tendo sido campeão. Torcer para times europeus ou do eixo RJ-SP-RS-MG é muito fácil e cômodo, ser Vitória é amor verdadeiro, sem ser interesseiro, é “jogar no nível Very Hard”, moçada.

O fato é que depois dos timaços de 1992/93 e a chegada nas duas finais das Séries A e B de forma consecutiva e com uma base repleta de jovens valores das divisões de base renderam muito dinheiro e prestígio ao Vitória, que com as vendas dos jovens ídolos conseguiu melhorar a estrutura do Barradão, sendo oficializado como mando de campo em 1995, além da chegada de grandes patrocinadores como Excel Econômico, Topper e Umbro, além de um maior poder de convencimento para entrar no Clube dos Treze, fato que aumentou consideravelmente a receita anual do clube pelo contrato assinado com a TV.

Os reflexos de 1993 nem sempre foram tão rápidos, aliás como quase tudo na vida. O primeiro grande fornecedor de camisas do clube foi a Topper em 1997, a Adidas já tinha sido nas décadas de 70 e 80 mas não era conhecida e admirada como é hoje em dia, muito menos pagava algum tipo de royalty ao Leão da Barra, era mais ceder camisas com o nome da marca dela e pronto. Sem falar dos anos que o Vitória pegava as camisas anteriores do Flamengo e trocavam apenas o CRF pelo ECV e a Lubrax pelo Econômico ou Coca-Cola.

De 1993 para os dias atuais já conquistamos 14 estaduais, 4 títulos da Copa do Nordeste, passamos a chegar com mais frequência nas retas finais da Copa do Brasil, sendo finalista em 2010, terceiro lugar no Brasileirão de 1999 e tendo status de favorito a título da Copa do Brasil de 2004 pelas principais emissoras de TVs fechadas e abertas, por aquele bom time do primeiro semestre que tinha Adailton, Nenê, Vampeta, Edilson, Magnum, Obina, Cleber Santana e do goleiro Juninho, que vivia grande fase.

De 1993 para cá, o Barradão se consolidou tanto a ponto de ser chamado de “o melhor centroavante do clube”, a nossa torcida quadruplicou, praticamente. Até 93 nossa torcida era bem diminuta e reduzida apenas a Salvador, hoje em dia já estamos ficando fortes até em cidades do interior, muitas até com certa distância da capital baiana.

Nos últimos 20 anos revelamos  inúmeros ótimos jogadores que até hoje jogam ou no exterior ou em times grandes do eixo sul-sudeste como Dudu Cearense, Matuzalem, Hulk, David Luiz, Anderson Martins, Marcelo Moreno, Leandro Domingues, Alecsandro, etc e também pelo aumento do poder aquisitivo do clube, que de 93 pra cá trouxe vários jogadores importantes e renomados como Bebeto, Túlio Maravilha, Aristizabal, Petkovic, Edilson, Vampeta e Mazinho, por exemplo.

_____________

Pequenas notícias do ECV

*A arbitragem do BA-VI está definida. Será pelo paulista Paulo César Oliveira, com bandeirinhas e 4º árbitro baianos.

*Começa hoje, às 20h30, a Copa do Brasil sub-17 para o Vitória, que estreia contra o América-RN em Ceará-Mirim-RN

*Quem quer ir ao Ba-Vi e não for sócio SMV corra para comprar seu ingresso, antes que “sobre” na parada. As lojas TicketMix e lojas do clube estão vendendo ingressos, confira mais detalhes no site oficial (clique).

_____________

Me siga no Twitter: https://twitter.com/casarubronegra

Curta a Fan Page: http://www.facebook.com/CasaRubroNegra

_____________

*Galera, acompanhem mesmo o Twitter e o Face da CRN, muita gente pediu que eu fizesse estes canais e são nestes canais que estou postando pequenas notícias do dia-a-dia rubro-negro, bem como avisos de quando terá atualização no blog.

Anúncios

65 respostas em “Especial 1993 – 20 anos | Parte 2

  1. Rapaz

    Falando em fatos históricos…

    Domingo é um bavi especial.

    DESDE 1979 o bahia não entra em campo num baxvi SEM SER ADMINISTRADO PELOS INTEGRANTES DA CORJA…

    Já entramos domingo com 1 x 0 A NOSSO FAVOR…hahsahsauhaush

    Curtir

    • Ops, tinha reclicado o comentário errado… lá vai (-_-)

      Observe bem que esta matéria está falando de porcentagem de aproveitamento dos estádios… e no final fala que no Brasil os times da Série A tem a maior quantidade de assentos:

      “Juntando a capacidade total oficial dos estádios da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, soma-se 701.642 lugares, a maior dentre todas as ligas citadas nesta matéria.”

      Portanto é fácil subir nesta média… é só diminuir a capacidade dos estádios… Isola-se 20 mil lugares no Barradão e a gente vai ter uma taxa de ocupação de 60%

      Tome cuidado, na faculdade quando peguei a matéria de estatística o lema era: A matéria que te ensina a manipular os dados…

      Neste site você pode ver as médias do camp. brasileiro até agora:

      http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/publico-brasileirao.html

      E o Vitória está atrás de vários times que tem torcida menor…

      Aí você vai me dizer, mas o Inter tem torcida bem maior que a nossa e está bem atrás da gente… beleza… mas eles tem + 100.000 associados para ajudar o clube e um orçamento que dá 3x o nosso.

      ps. o Bahia tem quase o dobro de média do que a gente… beleza, a torcida deles é maior também, o que talvez não seria justo uma comparação entre as duas equipes… mas citanto o fato deles terem perdido o campeonato baiano de forma humilhante e de estarem numa crise política dos infernos eu acho que isso iguala um pouco as coisas… mesmo assim eles tem quase o DOBRO de média sendo que eles não tem o dobro de torcida…

      SRN

      Curtir

      • Deivid,

        Entendo seu ponto, acho que você está correto no que você diz, faz todo sentido, Obvio, o Vitória deveria ter mais torcedores no estádio, isso está claro, isso tem que mudar, mas o público em estádios no futebol brasileiro é ridiculo, irrisório, isso é uma realidade. Seedorf uma vez falou sobre isso, disse não entender o motivo do Brasil, ” o país do futebol”, jogar com estádios tão vazios. A reportagem faz sim sentido, mas também acho que você tem certa razão sobre a média e as estatisticas. O ponto principal é: O Brasil tem uma média ridicula de público, isso é fato!! Pra mim, isso se deve ao amadorismo de quem comanda o futebol em terras tupiniquins. CBF e os clubes, pois o futebol virou uma máfia, deixou de ser uma paixão nacional e virou uma máquina de fazer dinheiro. Essa reportagem traz um alerta sobre os rumos que o futebol está tomando. E é preocupante, pois do jeito que ta, a situação só tende a piorar.

        Curtir

      • Entendi o que você quis dizer Oliveira, em comparação a OUTROS PAÍSES o campeonato brasileiro tem uma média de público muito baixa… concordo plenamente com você tem… neste link o Brasil está em 17º de 20 países…

        http://esporte.ig.com.br/futebol/2012-09-13/brasileirao-tem-publico-de-paises-nanicos-da-europa-e-leva-banho-da-argentina.html

        Nisto eu concordo plenamente com você… o que não concordei foi você dizer que o público do jogo Vitória e SP não foi baixo…

        Estamos num campeonato de público baixo e o Vitória detém um dos públicos mais baixos… ou seja, somos os baixos entre os baixos…

        O Bahia, mesmo com toda crise vivida tem média de 14.106… se eles estivessem no momento que nós estamos, teriam uma média muito maior… nós temos média de 8.668 e é aí que a crítica de Portela ganha fundamento… nosso clube tem poucos recursos, ele faz um investimento alto para termos um time qualificado, para agradar uma torcida exigente como a nossa, e pouquíssimos de nós fazemos nossa parte para retribuir ou ajudar nosso clube. Eu já fui para jogo Vitória X São Paulo que vários amigos meus tiveram que cair foi na mão de cambistas para conseguir ingresso… e alguns deles acabaram não entrando… pois o cambista queria 150 conto. Eu como tinha SMV entrei de boa.

        SRN

        Curtir

  2. Olha um dos comentários de um torcedor do JEC:
    Alexandre Reinert, esse é o meu medo…!
    Tudo o que voce comentou atras é previsivel e vem acontecendo faz bastante tempo, mas continua do mesmo jeito…
    Artur Maia joga nesse meio campo no lugar seja de quem for… e jogando mal, joga mais do que qualquer outro jogando bem.
    Viva o “rei” Arthur!

    Curtir

      • … tem gente que não enxerga que Neto Baiano é o Artilheiro do Barradão, Arthur Maia joga muito, Léo tem o futebol respeitado no CAP e o Vitória construindo uma Arena na Paralela poderá montar um time mais caro que o do Atlético-MG.

        ————————-
        Diga não a Fonte Nova. Diga $im ao Novo Barradão na Paralela em 2016.

        Avante Leão!!!

        Curtir

  3. Arthur Maia não está sendo aproveitado no JEC, e a própria torcida cobra nos blogs a presença dele no time, se é pra ser reserva do JEC tras pra cá que acho melhor do que Vander e supriria muito mais nossas necessidades.

    Curtir

      • Não tem jeito Fiuza, é característica do torcida pedir o retorno dos que já foram. Neto Baiano, Pedro Ken, Adaílton, LDomingues, Cordeiro…

        Tem que dar oportunidade a quem não teve! Maia teve inúmeras chances. Marcone joga muito e não foi aproveitado ainda. Capaz do Cruzeiro vir e pegar a preço de banana.

        Curtir

      • O JEC tem um plantel com uns 40 jogadores, e não é pra se destacar é pra compor elenco. O que não dá pra entender é investir em Vander que ão foi nada em lugar nenhum, pra mim Arthur Maia seria mais útil.

        Curtir

      • É isso aí…o Maia tem no Joinville a sua grande oportunidade de mostrar que é um grande jogador e não está aproveitando,conclusão: Artur Maia é um jogador mediocre e não o grande craque que muitos achavam(ou acham)!

        Curtir

    • Observe bem que esta matéria está falando de porcentagem de aproveitamento dos estádios… e no final fala que no Brasil os times da Série A tem a maior quantidade de assentos:

      “Juntando a capacidade total oficial dos estádios da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, soma-se 701.642 lugares, a maior dentre todas as ligas citadas nesta matéria.”

      Portanto é fácil subir nesta média… é só diminuir a capacidade dos estádios… Isola-se 20 mil lugares no Barradão e a gente vai ter uma taxa de ocupação de 60%

      Tome cuidado, na faculdade quando peguei a matéria de estatística o lema era: A matéria que te ensina a manipular os dados…

      Neste site você pode ver as médias do camp. brasileiro até agora:

      http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/publico-brasileirao.html

      E o Vitória está atrás de vários times que tem torcida menor…

      Aí você vai me dizer, mas o Inter tem torcida bem maior que a nossa e está bem atrás da gente… beleza… mas eles tem + 100.000 associados para ajudar o clube e um orçamento que dá 3x o nosso.

      SRN

      Curtir

      • ps. o Bahia tem quase o dobro de média do que a gente… beleza, a torcida deles é maior também, o que talvez não seria justo uma comparação entre as duas equipes… mas citanto o fato deles terem perdido o campeonato baiano de forma humilhante e de estarem numa crise política dos infernos eu acho que isso iguala um pouco as coisas… mesmo assim eles tem quase o DOBRO de média sendo que eles não tem o dobro de torcida…

        SRN

        Curtir

      • O Vitória tem média de 8.668 e o Bahia 14.106, clicando nos times você consegue ver as partidas e seus respectivos públicos…

        SRN

        Curtir

  4. Ah! Muito bom texto.

    Plac, Plac, Plac…

    Mocota só gostaria de informar que ficou faltando, após “jogar no nível Very Hard”, o “by Ciro”.

    No mais é lembrar que se o Vitória tivesse segurado um pouco mais suas crias na era PC o Vitória poderia ter faturado muito mais e chegado melhor colocado nas competições que disputou.

    Mocota ficava MUITO PUTO quando uma nova revelação era vendida na primeira temporada que disputava.

    Como Mocota sempre defende:

    É melhor pagar R$ 100 MIL a um excelente jogador como Ueliton ao invés de R$ 150 MIL a Zé Luiz.

    Falar nisso, vamos todos torcer para Ueliton se destacar no Cruzeiro. Ele sendo transferido para Europa o Vitória lucra 5%.

    —————————————

    Fabinho, Fabinho…

    Depois tem como você fazer um texto de treinadores que o Vitória revelou (Abel Braga, Geninho, Artuzinho, Mario Sergio, Chamusca, Cof-Cof… ) e quem o Vitória poderia investir para lançar no futuro (Bebeto, Petkovic, Ramon Menezes…)?

    ————————-

    Diga não a Fonte Nova. Diga $ima ao Novo Barradão na Paralela em 2016.

    Avante Leão!!!

    Curtir

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Mocota vc É MITO demais…

      Curtir

      • Ô Mocota…
        Excelente jogador Uelington?!
        Faça-me uma garapa com limão, abacaxi e maracujá

        Curtir

  5. Me corrijam se estiver errado: poucos clubes aproveitaram bem um vice campeonato como o ECV. Estrutura, jogadores, títulos (14 baianos em 20 anos, mais que os 93 anos anteriores), projeção, etc.
    Em 2013 faremos história!
    SRN e Fábio, parabéns pelo texto, muito oportuno e motivante. Pena que o Marketing não sabe aproveitar isso.

    Curtir

  6. Fábio, tenho uma sugestão, porque você não dá uma chance de lermos uma opinião feminina aqui no blog? Tem muitas Leoas que entendem muito do riscado.
    SRN.

    Curtir

  7. Como assim, o ano de 93 foi o “marco zero” para a fábrica de talentos?
    E Bebeto que foi “fabricado” aqui bem antes de 93!?!?

    Curtir

  8. MEU DEI CONTA DO SEGUINTE….

    TEMOS QUE TORCER PARA O PATÉTICO MINEIRO SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES.

    Explico, o CAM é, sem dúvidas, um dos times que devem brigar pelo título, como ele campeão das libertadores e ficando entre os 04 primeiros do CB, abre-se uma nova vaga pra libertadores.

    O mesmo vale para a Copa do Brasil (temos que torcer para que o campeão seja um time do G4)

    Curtir

      • Devid, eles não ganham um Brasileiro desde a decada de 70, garanto que vão querer sim brigar pelo Brasileirão. Se conseguirem isso, podem entrar para a história do CAM. Bote fé que muito provavelmente o Atl Mineiro entra na briga pelo titulo, pois a torcida está esperando isso, vão cobrar dos jogadores.

        Curtir

      • É Marcelo agora ficou mais complicado…

        De qualquer forma se eles ganharem não acho que vão querer botar o pé em divididas no Brasileirão…

        Bom, vamos torcer que dê tudo certo para o Vitória…

        SRN

        Curtir

  9. Pela primeira vez na história, (e depois de 1993 hehe) vamos ter nosso amado clube de futebol licenciado num jogo de videogame, ou seja, nosso escudo, uniforme oficial, nome dos jogadores, provavelmente estádio (pois é NOSSO!) vão estar presentes no game FIFA 14.

    http://www.trocajogo.com.br/blog/post/fifa-14-com-19-equipes-do-brasil-licenciadas

    E o finado Bahia não vai estar como licenciado! hahahaha vale ressaltar que o time de Itinga está licenciado na versão 13.

    Curioso é que Bahia e Corinthias não estão nesta lista… e o Palmeiras mesmo na Série B vai estar licenciado também… Palmeiras também estará licenciado no PES 2014.

    SRN

    Curtir

    • Rapaz “empurrar Alan Pinheiro” para o Japão é coisa de profissional, negocião.

      Agora, eu particularmente gosto muito do futebol de Wiilie, mas Fabio me disse q ele tem problemas de indisciplina. Eu acho ele bem melhor q Marquinhos por exemplo. Tomara que arrebente no vasquinho falido.

      Sds

      Curtir

      • Rapaz eu fui pra um BaVi da base este ano, Willie jogou com uma MÁ VONTADE DA ZORRA só porque tinha voltado a categoria de juniores. O cara tem 18/19 anos, é funcionário do clube, o clube escala ele no profissional ou na base na hora que quiser, pois ele tem idade de juniores…Só porque jogou meia duzia entre os profissionais já se acha o último pacote de passatempo recheado no supermercado?

        Curtir

  10. Observo que muito jogadores oriúndos da base do Vitória são negociados no exterior por verdadeiras fortunas. Pelo que sei o Vitória tem direito a até 5% de cada venda.

    O jurídico do clube está atento a esta situação?
    Segue um exemplo:
    Nas minhas contas o Vitória teria que ganhar cerca de 8 milhões referente a esta contratação.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/07/17/hulk-fecha-contrato-com-o-monaco-por-r-175-milhoes-diz-radio.htm

    Curtir

    • Fiuza, Hulk só ficou aqui 2 anos, por isso o percentual que o ECV tem direito é menor, especulou-se na venda de Hulk para o Zenit que o receberíamos 1.5% do valor da transferência, se isso se repetir receberamos uns 2 milhões de reais com a ida dele para o Monaco.

      Curtir

      • E a grana na venda do Zenit, será que o Vitória recebeu?!
        Além disso, vários jogadores se transferiram nos últimos anos:
        David Luiz
        Elkeson
        Marcelo Moreno
        Anderson Martins
        Dudu Cearense

        Curtir

      • Quando recebe Fábio… o dinheiro da venda de David Luiz o Vitória não recebeu até hoje…

        Sim Alexi Portela já falou sobre isso, ao menos o presidente está atento…

        Agora o jurídico eu não levo fé… o caso do jogador da base que foi para o Vasco está aqui rolando em Simões Filho desde 2011 (uma liminar!!!) e o jurídico do Vitória sequer deu as caras aqui…

        Vale muiiiiiiiiiiiiito a pena dar uma olhada na matéria…

        Originalmente foi postado no site olheiros.net, um site independente… mas acho que o site infelizmente não existe mais… mais segue a matéria na íntegra:

        http://www.ecvitorianoticias.com.br/2011/09/por-debaixo-dos-panos-e-o-tema-da.html

        SRN

        Curtir

    • O Mecanismo de Solidariedade da Fifa prevê ressarcimento aos clubes formadores dos 12 aos 23. 12 aos 15(0,25%) demais(0,5%), perfazendo os 5%. Se Hulk passou 2 anos aqui, no máximo 1,0%. É responsabilidade do novo clube calcular e pagar a grana em até 30 dias. O jogador pode auxiliar no processo e falar em quais clubes atuou dos 12 aos 23.

      Na teoria é assim, agora na prática…

      Eu acho que o Jurídico não dá trela para essas coisas…A Diretoria pode até estar atenta, mas acho que não dá devida atenção, vide também a inexpressividade do Marketing do clube ( acredito que poderíamos ser mais fortes nesse quesito – aposta na venda de camisas numeração fixa, a 7 Maxi, a 2 de Nino seria sucesso de vendas, hauuahuahuaa. Divulgação maior do SMV, etc…)

      No doc da Fifa tem a indenização de clube formador, que por alto, verifico que o Vitória possivelmente perdeu muito dinheiro nas transferências de Alan Santos, Manteiga, Dankler, possivelmente Romário e tantos outros que saíram. Nada mais lógico. O garoto chega no clube, faz seu nome, o clube te proporciona seu desenvolvimento e ele sai do nada? Simplesmente negando a renovação? A Fifa estipula que o clube tem preferência na renovação de contrato ( caso Romário e Dankler ) e caso ele saia, o clube formador tem direito a uma indenização, seguindo critérios FIfanísticos.

      Eu acho que os caras ficam com medo de melar as relações com os clubes do eixo, só pode…Que eu me lembre só o Santos tirou da nossa base Guido, Alan e Giva – que por sinal, eu fazia muita fé nele. É FODA!! No caso de Giva, os caras venderam ele mesmo. Aí o cara vai para lá, nem tem chance. Udinese pediu 17 milhoes de reais p emprestar Maicosuel ao Santos. E diziam que o Vitória podia trazê-lo…

      Curtir

  11. Belo texto! O Brasileiro de 93, a reinauguração do Barradão, a valorização da base e tudo mais que aconteceu na década de 90 mudou o rumo da história do ECV.
    Hoje pra seguirmos crescendo precisamos: da construção da Arena Barradão, para angariarmos mais receitas; continuar valorizando a base que sempre foi nosso forte; e precisamos vê a torcida cada vez mais próxima do clube, se associando especialmente ao SMV. É por aí.

    Curtir

  12. Pessoal desculpa a minha mudança de assunto, mas vcs não acham que a saída da copa do brasil foi uma grande negócio para o Vitória, caso consiga a vaga na sulamericana? Hoje é mais fácil chegar na libertadores por lá do que pela Copa do Brasil, com a participação de todos os grandes, ou do Brasileirão.

    Curtir

  13. Foi fundamental para a história do Vitória os anos de 92/93… Lembro bem da expectativa das finais contra Paraná e Palmeiras…. Tínhamos obrigação de vencer em 92, mas 93 era impossível! !

    Belo e muito informativo seu texto Fábio, mas uma vez parabéns pela rápida adaptação e forte engajamento na melhoria continua da nossa CRN…. Show de bola!!!

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s