Cadê a Libertadores Sub-20?

vitoria campeao sub20

Taí uma pergunta que eu e toda a torcida rubro-negra quer saber. O Vitória foi o primeiro campeão da Copa do Brasil da categoria ano passado ao vencer o Atlético Mineiro na decisão e o regulamento previa que campeão e o vice iriam para a Libertadores sub-20 no ano posterior. Já estamos na metade de outubro e nada da competição começar ou dar sinal de que vai acontecer.

Tudo para a gente é mais difícil e obscuro. No ano que a gente foi vice-campeão da Série A em 1993 a gente não foi pra Libertadores, porque na época só o campeão do Brasileirão e o da Copa do Brasil se classificavam. Em 1999, os três primeiros se classificariam e numa enrolação danada falaram que a gente foi o 4º naquele Brasileirão marcado pelo trio Cláudio-Artur-Tuta e treinado por Toninho Cerezo. Lembro que, contando as fases inicial e as de playoff, nós fomos levemente superiores ao São Paulo, mas a CBF definiu que o Tricolor do Morumbi estava classificado pra Libertadores de 2000.

Agora é a vez do nosso clube ser engabelado pela Conmebol e por tabela pela CBF e Mídia Nacional, que não se mostram interessados em lutar pela realização da competição. Pois, não vejo uma notícia sequer seja pela mídia especializada e tida como “nacional”, muito menos no site da CBF. Por isso, faço a pergunta escrota: Será que se o campeão fosse algum time do eixo, principalmente de RJ-SP a CBF esqueceria de dar uma pressãozinha na Conmebol?

Todos sabem que uma competição que ostenta o nome Libertadores e ainda para a divisão de base atrai empresários de futebol, olheiros de clubes da Europa, Mídia por Transmissão de TV e, por consequência, dinheiro e exposição da marca dos times participantes, principalmente do Campeão legítimo pelo Brasil. Volto a perguntar, será que se fosse pra promover as divisões de base de Flamengo ou Corinthians, a CBF e a Rede Globo já não teriam dado um jeito pra começar a competição?

E o mais curioso ainda é que nossa diretoria pouco (ou seria melhor, quase nunca?) fala sobre o assunto e nossa imprensa piorou. Afinal de contas não foi o time querido deles o Campeão da Primeira Copa do Brasil sub-20, então pra que fazer alarde para isso? Pra que buscar o que está acontecendo, quando o beneficiário é o LEÃO DA BARRA e não a sardinha?

De acordo com pesquisas feitas pelo amigo blogueiro Valmerson, a competição começaria em Junho, só que alguns clubes alegaram dificuldades e foi adiado pra Julho…Só que já estamos na primeira quinzena de Outubro e não se tem uma resposta ou notícia mais atual sobre a competição.

É realmente, parece que por parte de nossa entidade-mor esportiva e de mídia não há um apelo para a realização da TLA Sub-20 e talvez o motivo seja do time campeão ter sido uma equipe do Nordeste e o vice uma equipe mineira…fosse um time de SP ou RJ… O fato é que não podemos deixar isso passar em branco e exigir, através de emails ao clube e a imprensa uma movimentação maior por parte do Vitória, Atlético Mineiro e CBF. Estamos brigando por um direito adquirido, por uma promessa feita e estabelecida no regulamento da Copa do Brasil sub-20. Não estamos pedindo favor nem coisas absurdas.

Por causa desta desorganização e falta de pressão por parte da CBF e Imprensa Esportiva Brasileira, o elenco campeão está com sérios riscos de não poder disputar a competição por estar perto de estourar a idade permitida para a competição. Como diz Bóris Casoy: “Isso é uma vergonha!”.

Victoria in Omnia Paratus!

Anúncios

13 respostas em “Cadê a Libertadores Sub-20?

  1. Na boa, acho que nem os próprios jogadores querem disputar essa competição. Pra que? Relegados ao máximo, nossa divisão de base se destaca e em contrapartida nem uma convocaçãozinha para banco de reservas ou um treinamento de reserva contra reserva do reserva.
    Perdemos na Copa Ecohouse para o Alecrim – RN. Sim. Esse time aí.Calendário apertado, muitas competições, jogador se fuder para nada? Não ser valorizado? A base do time campeão que jogou; Vc acha que eles desaprenderam? sem falar dos outros fracassos da base nesse ano.
    A tendência é que mais jogadores da base façam o mesmo caminho de Dankler, Romário, e cia, sair do clube, mesmo à revelia, pq aqui não se valoriza a base. Valoriza o que é de fora. Ou quem foi da base, fez quase 60 jogos em clubes do eixo e marcou somente 1 gol, e retorna ao clube com status de ídolo. Deixa os empresários chegarem e botarem o olho nos jogadores, p forçar uma saída abrupta do clube.
    Welinton, Mauri, José Welison, Marcone, Josué, Salustiano, Guilherme…caralho…muita gente boa…Enquanto isso, gasta recurso financeiro com apostas de cunho duvidoso e atletas com idade avançada, que em nada vai contribuir com a agremiação.
    Lembro que falaram que a meta do clube é vender 1 atleta da base por ano, para equilibrar as finanças. Quem será o atleta de 2014?Certamente será Willie, pq para o clube valorizar, tem que jogar no eixo primeiro, para depois ser titular cativo aqui.
    Welison, Welinton,Marcone e Salustiano – que eu considero os mais talentosos – dei a dica.

    Curtir

    • Ciro!Até certa parte do comentário eu concordo,mas dizer que eles não querem disputar,já é um exagero,né?Mesmo que eles não tenham uma oportunidade no elenco profissional,eles cobiçam interesses externo e segue sua vida profissional,ou você acha que o sonho deles é atuar pelo time nordestino?Infelizmente se tornou um câncer social essa discriminação regional.
      SRN a todos.

      Curtir

    • A imprensa é um meio de comunicação que independente de que a noticia seja
      relacionada ao time rival,é sabio que se entenda que a busca pela realização do torneio beneficia não só o EC VITÓRIA ,mas todo nordeste.Como Fábio citou
      “Será que se o campeão fosse algum time do eixo, principalmente de RJ-SP a CBF esqueceria de dar uma pressãozinha na Conmebol?”
      A imprensa já teria se manifestado a muito tempo meu rapaz!
      SRN a todos.

      Curtir

  2. Fábio,

    Em 2000 o São Paulo não participou da libertadores.
    Em 1999, os seguintes times brasileiros se classificaram:
    – Palmeiras (campeao libertadores 1999)
    – Corinthians (campeao brasileiro)
    – Atletico MG (vice campeao brasileiro)
    – Juventude (campeao copa do brasil)
    – Atletico PR (campeao seletiva libertadores)

    Naquele ano o Vitoria teve chance quando particpou do torneio seletiva da libertadores, que reunia os times eliminados do campeonato brasileiro para definir o ultimo participante do Brasil, mas foi eliminado pelo Cruzeiro na primeira rodada.

    Curtir

  3. Belo post Fábio. Quando deixamos a paixão de lado e analisamos o futebol friamente, percebemos a sujeira que existe. A globo deve estar se revirando de raiva, uma vez que o futebol de minas esse ano comanda o cenário nacional e sul americano, e para piorar curintia e flamidia irão receber 170 milhões de reais nos próximos anos, o que só vai dificultar ainda mais a nossa vida.

    Curtir

  4. Tenho o agora Deputado Federal Romário no meu Face e sempre que pergunto algo ele é muito educado e responde na maioria das vezes no mesmo dia. Vou levar essa questão ao conhecimento dele, Fábio! Excelente post!

    Curtir

  5. Concacaf, não! Conmebol…

    Concacaf = Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe
    Conmebol = Conferação Sul-Americana de Futebol

    Saudações Rubro-Negras

    #EuAcreditoNaLibertadores #AvanteVitória

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s