No caminho certo!

vitoria_1x0_Botafogo_br2013

Enfim, o Vitória deu sinais que quer alguma coisa neste Brasileirão. Finalmente venceu um dos concorrentes à classificação para a Libertadores de 2014. O jogo contra o Botafogo era tido como um daqueles que faz parte do clichê “jogo de seis pontos”, além do que o time carioca tem os craques Seedorf e Lodeiro, que organizam, finalizam e praticamente carregam a estrela solitária nas costas. Só que hoje não teve nada para os nomes mais badalados do Botafogo, quem ditou o ritmo foi o Leão da Barra, com os habilidosos Marquinhos, Juan, Escudero e William Henrique, que mais uma vez mostrou sua vocação para Talismã Rubro-Negro nesta campanha que começa a ganhar ares de histórica e inédita.

O primeiro tempo foi de total domínio do Maior do Nordeste, exceto em dois lances mais agudos do Botafogo, com Lodeiro depois de uma pixotada do menino Marcelo, aos 6 minutos e depois com Seedorf que ia fazendo um golaço de primeira, mas o seu parceiro uruguaio apareceu no meio do caminho, para sorte de Wilson e de toda a torcida leonina. Só não saímos para o intervalo com o placar aberto porque o goleiro deles estava impossível. Renan fez intervenções brilhantes em chutes de Renato Cajá, Marquinhos, Dinei e Escudero.

Já o segundo tempo foi marcado pelo equilíbrio, principalmente depois que o técnico botafoguense colocou o arisco, porém inconstante, Henrique (que passou aqui em 2010). A ex-estrela da base São-paulina quase quebrou seu jejum de quase 20 jogos numa vacilada total de nossa defesa, sobretudo de Victor Ramos. Depois, Seedorf começou a incomodar quando passou a atuar na faixa esquerda do campo e deu bons passes para Rafael Marques, que perdeu duas chances de ouro.

vitoria_botafogo-felipeoliveira-ae

Depois desta pequena blitz botafoguense e ao perceber que o Leão não estava tão impetuoso assim no ataque, Ney Franco confirmou mais uma vez que não é sistemático como Caio Júnior e lançou a entrada de Euller e William Henrique nos lugares de Marcelo (que depois da pixotada no início do jogo melhorou consideravelmente) e de Renato Cajá, que continua devendo um futebol mais vistoso, alegre e ofensivo. A partir deste momento, voltamos a pressionar o time carioca e a nossa marcação em cima da defesa deles foi um grande facilitador para nosso triunfo. Como é bom ver (ainda que não tão constante como desejo) o time do Leão marcando em cima, sufocando a saída de bola dos adversários, isso facilita demais a coisa pra quem quer vencer.

Aos 31 minutos, em boa triangulação ofensiva, Juan recebeu, fez o giro e foi derrubado na área na cara do larápio do árbitro Alício Pena Jr, que fez vistas grossas. A arbitragem parece que veio com vontade de nos prejudicar, pois no primeiro tempo já tinha invalidado um gol legítimo do mesmo Juan e neste lance não marcou a penalidade máxima. Só que a noite era nossa e minutos depois Juan tabelou com o garoto Euller, que fez um bom cruzamento para o pica-pau William Henrique balançar as redes mais uma vez. Vitória 1×0 aos 34 minutos do segundo tempo!

W. Henrique comemora a la Joãozinho!

W. Henrique comemora a la Joãozinho!

Daí pra frente a gente fez o bom papel de segurar a onda e ainda ter tido uma chance de ouro de fechar o caixão em um contra ataque poderoso entre Juan, Marquinhos e William Henrique, só que o magrelo da cara de Walking Dead errou na precisão do passe e W. Henrique teve sua finalização dificultada. Mesmo com o juiz querendo ver o Botafogo empatando, pois deu 5min de acréscimos, nosso Rubro-Negro foi bravo e competente para garantir o triunfo, que nos coloca na 5ª posição e firme e forte em busca da inédita classificação à Libertadores via Brasileirão de pontos corridos, fato que será inédito para o Futebol Nordestino.

NOTAS E AVALIAÇÕES

Wilson deu umas pixotadas no segundo tempo que deu calafrios. 5,0

Ayrton foi muito razoável e péssimo nas bolas paradas. 5,0

Victor Ramos esteve seguro, apesar de alguns vacilos no começo do segundo tempo. 7,0

Luiz Gustavo parece que joga melhor como zagueiro mesmo. 7,5

Juan joga melhor a cada dia. Melhor do jogo. 10

Marcelo deu bobeira no primeiro lance, mas depois jogou sério pra caramba. Surpreendeu. 8,5

Cáceres é apenas aguerrido, mas é muito meeiro. 6,0

Escudero ótimo na parte tática e deu um passe lindo pra William Henrique, que fuzilou forte…pena que Renan salvou. 7,5

Renato Cajá segue jogando abaixo da crítica. 4,0

Marquinhos atuou bem, invertendo os flancos e sempre jogando na vertical. 7,5

Dinei teve mais uma atuação discreta. 6,5

14 Euller parece ter futuro. Entrou no time principal com muita personalidade. 8,0

15 Elizeu entrou pra fechar o meio. 7,0

17 William Henrique entrou para decidir o jogo. 8,5

NEY FRANCO teve uma leitura de jogo perfeita. Novamente ganhou o jogo com as modificações que efetuou no segundo tempo. 10

Anúncios

37 respostas em “No caminho certo!

  1. o CAP so volta a jogar na vila capanema contra o nautico se não estou enganado daqui a 5 rodadas pois perdeu o mando de campo no jogo do inter e do sp bom pra nós parece que tudo esta direcionando o vitoria a libertadores 2014

    Curtir

  2. Galera, uma coisa que percebi e que pode ter sido crucial para a brilhante campanha do CAP nessa série A foi a sua longa pré temporada realizada no início do ano… O presidente do clube decidiu levar o time principal para o exterior e jogou o campeonato paranaense inteiro com o time junior… O resultado não está definido, mas ele pode ter trocado um título costumeiro e local por uma libertadores. .. Isso se chama planejamento!

    O que acham disso? Poderíamos fazer isso em 2014? Jogar a primeira fase do baiano e nordeste com time mesclado entre jogadores da base e algumas apostas contratadas no fim do ano…

    Curtir

  3. Que jogaço!!!!
    O Barradão estava lindo (não sei onde caberiam mais 21000 pessoas ali…).
    O juiz não conseguiu estragar e NF mostrou que conhece e merece toda confiança.
    Quem vê o jogo ao vivo sabe da importancia de Escudero, o cara joga em todas no meio campo (para mim, depois de NF, é a presença mais importante para a Libertadores)
    Pica Pau é uma figura iluminada, tomara que consiga jogar um futebol mais consistente.
    Dinei é o exemplo da raça, da entrega ao time que mesmo sem ser craque de bola conseguiu ter mais moral com a torcida, (nunca mais se falou no nome de Rômulo Freio de Mão Puxado, que nem consegue ser relacionado para os jogos)

    Curtir

  4. Não acompanhei o jogo, mas resultado maravilhoso!

    Como já disse no blog de Valmerson e algumas pessoas nao gostaram, pra mim esse ano a diretoria acertou muito mais do que errou nas manobras de mercado. As contrações para o segundo turno deram muito resultado (alguem ainda fala em problema nas laterais?) e somadas as de Escudero, Caceres e Maxi formam um time muito competitivo.
    Lógico que tiveram erros crassos, como Giancarlo e a demora pra demitir Caio Junior. Nao sou fã dessa diretoria, mas temos que ser justos.

    Falando em CaioJunior, logico que futebol nao existe SE, mas tento imaginar qual seria a posiçao do Vitoria agora se por exemplo Ney Franco pegasse o time desde o começo do campeonato…
    Inclusive tambem tenho dito desde o começo que esse é treinador por Vitoria a longo prazo. Falou que a meta era titulo do turno e olha ai, só estamos atras do cruzeiro. Se ganha o turno, quase impossivel nao entrar na liberta!

    SRN

    Ps: Fabio, nao vai rolar boletim cartola nao?! Faz um ai por favor que como o Vitoria faça grande campanha de recuperaçao e sou lider do returno!

    Curtir

  5. Belo jogo e muito tenso… Não levamos gol depois de séculos, mas contamos com a sorte também!

    Eu iria de Marcelo e Luiz Gustavo como volante e colocaria Caceres e Escudero na criação… Espero que Maxi volte no embalo do time e retome tb sua boa fase! Bora Vitóriaaa!!!

    Curtir

    • Abb, também acho que esse seria o meio de campo ideal, no momento. quanto ao retorno de Maxi, tenho duvida de sua escalação. O time hoje tá jogando com todos os jogadores participando, inclusive o Dinei, na marcação, coisa que ele Maxi não faz. É, na minha opinião, relativamente um bom atacante e tem força,mas que só se movimenta e joga com a bola nos pés, além de que nos últimos jogos em que esteve em campo virou um verdadeiro delegado e comprometendo o coletivo.

      Curtir

      • Concordo, Ubaldo. Maxi vai ter que se adequar ao novo momento da equipe, onde todos marcam, inclusive o Dinei.
        Por isso o Vander perdeu espeço…

        Curtir

  6. Boa tarde pessoal!

    Tem um assunto que tem me irritado bastante. Já repararam que o dia e horário de nossos jogos não tem permitido a transmissão por TV aberta. Isso é visibilidade, exposição que atrai torcedores e simpatizantes para o nosso clube, entre outros benefícios a marca do LEÃO. O VITÓRIA tem que cobrar isso, de forma que sua marca seja mais exposta na TV, não pode aceitar. Não quero criticar mais ainda a diretoria, pois não sabemos a realidade, time subindo da segundona, fora do eixo, talvez isso implique em algo. A TV JAHIA contra, muitos são os fatores desfavoráveis. Enquanto, transmissão dos jogos dos times do eixo rio-sampa para todo o Estado. Saudações RBN.

    Curtir

  7. Gol que valeu os três pontos e que coroou a bela apresentação do Vitória ontem.
    William Henrique se destacou pelo gol, mas o grupo esteva bem, com atuações muito boas de Juan, Euller e Marcelo, e outras interessantes de Escudero, Luis Gustavo e Vitor Ramos.
    Sobre a atuação da arbitragem, não sou de comentar muito, pois acho que é responsabilidade maior da CBF e da FIFA. Para uma série A, câmeras e mais câmeras, além de uma junta de árbitros externos resolveriam tudo.
    Mas os caras ontem queriam que o botinha respirasse e que aos 50´do segundo tempo, fizessem um golzinho. Ainda bem, os alvinegros foram incompetentes ou pararam na boa marcação do Vitória.
    Gostei de Osvaldo quietinho. Vai que…

    Abrçs!

    Curtir

  8. Eu sempre bato nessa tecla pois é algo mais claro que água: quem quer alguma coisa tem que bater seus concorrentes diretos! Não adianta dar 10 x 0 em times do Z4 e perder de 0,5 x 0 para nossos concorrentes diretos, aqueles que vão brigar mesmo até o fim na parte de cima da tabela. Não é à toa que estamos nessa posição, senão vejamos nossos resultados no returno contra aqueles que brigam conosco:

    1) CRUZEIRO = ainda vamos pegar (no 1ºturno perdemos FORA)
    2) GRÊMIO – empate, 0 x 0 no Barradão (no 1º turno perdemos FORA)
    3) ATLÉTICO-PR = vitória, 4 x 2 fora (no 1º turno ganhamos EM CASA)
    4) BOTAFOGO = vitória, 1 x 0 no Barradão (no 1º turno perdemos FORA)
    6) GOIÁS = vitória, 2 x 1 na Fonte Nova (no 1º turno perdemos FORA)
    7) ATLÉTICO-MG = ainda não jogamos (no 1º turno empatamos em CASA)
    8) INTER = empate, 2 x 2 fora (no 1º turno empatamos em CASA)
    9) SANTOS = ainda vamos pegar (no 1º turno perdemos FORA)
    10) FLAMENGO = ainda vamos pegar (no 1ºturno perdemos FORA)

    Não perdemos pra nenhum dos nossos concorrentes nesse returno e são esses resultados que fazem a diferença! Vejam a grande quantidade de derrotas pra esses times no 1º turno…

    Simples como somar 2 + 2. Se no 1º tuno tivéssemos resultados melhores contra eles, certamente estaríamos no G4 agora.

    Curtir

    • Concordo, Everson. Melhor será sempre vencer, pelo menos, 70% dos dez melhores times em potencial financeiro e técnico no Brasil, pois serão postulantes ao título e ao G4..
      De qualquer forma, casou que ainda enfrentaremos alguns times que estão na briga pelo G4 ou que querem se livrar do descenso. Esses times estão oscilando muito (flamengo, santos, fluminense, corínthians) e poderão dar bom caldo pra gente.
      Fora a gana de vencer nossos jogos, agora é observar os confrontos posteriores de grêmio, atlético paranaense e, principalmente, botafogo, para que saibamos as possibilidades de figurar no pelotão da frente.
      Nada é matemático apenas, pois existem as surpresas do futebol, mas podem indicar uma direção favorável.

      Curtir

      • Botafogo, Goias, Atlético-PR e Inter terão jogos muito duros nessa reta final, com eles se pegando em vários jogos de 6 pontos e um vai tirar ponto do outro, alem de enfretarem o Grêmio também.

        Coincidiu que nossa tabela de reta final está ótima e é outro ponto à nosso favor no momento, além do ótimo momento do time e de vários jogadores.

        Lusa, Flu e Corinthians sao times ainda em meio de tabela, que ainda não estão naquele desespero e pressão de rebaixamento (o que tornaria o jogo mais difícil ainda). Então é aproveitar e fazer NO MÍNIMO masi 6 pontos nesses 3 próximos jogos.

        Curtir

  9. Eu realmente não entendo determinadas críticas ao Cáceres. O cara além de ser tecnicamente um bom jogador, é aguerrido, corre o tempo todo e não se esconde, diferente de outros . É desse tipo de jogador que o vitória precisa.

    Curtir

    • Concordo com vc! É um dos melhores jogadores do Leão! Tem evoluindo jogo a jogo! Joga demais pro time! Aliás o nosso meio de campo com: Escudero. Caceres. Marcelo (grata surpresa) é muito bom! Se manter essa base e reforçar podemos sonhar com algo melhor em 2014!

      Curtir

  10. Oxe…
    Como assim “finalmente venceu um dos concorrentes à classificação para a Libertadores de 2014”? E a goleada em Curitiba em cima do Atletico PR? Eu hein!!!!! É cada blogueiro que me aparece.

    Curtir

  11. Cara eu acho q até Cajá e Cáceres, q p mim seriam banco, jogaram bem e com disposição ontem. Claro q a gente espera muito mais principalmente e Cajá.

    Luiz Gustavo na zaga, apesar de 2 falhas por nervosismo talvez, pra mim jogou mais do que Kadu, é só reparar no posicionamento nos escanteios e no tempo de bola, q Kadu é horroroso.

    Que grata surpresa esse Marcelo, errou o primeiro lance mas depois acertou tudo e mais um pouco, muleque f…

    Pra mim esta acontecendo algum problema com Wilson, ele ñ sai do gol e quando sai caça borboleta, muito estranho quando a bola atravessa nossa área, até mesmo a pequena área, ele ñ sai.

    Jogamos muito ontem e mostramos q estamos na briga. É pra cima da lusa no esquema NF 100% ataque. O foguinho ficava desnorteado com a subida de Marquinhos, Juan, Escudeiro, Euller, WH e Dinei… Heheheheh

    Curtir

    • Rafael,

      Só não concordo sobre o posicionamento de LG, nos escanteios é deficiência dele. Se eu não me engano tomamos dois gols falha dele na bola áerea e ele é uns 9 cm mais baixo que o zagueiro completo.

      Mas é isso, opinião é que nem bunda, e cada um tem a sua, vc deu a sua. De boa..

      Abs, SRN

      Curtir

  12. Temos que ganhar domingo para Portuguesa! A CBF vai mandar para as proximas duas partidas (Fluminense e Corinthians) arbitros para nos prejudicar. Fiquemos atentos!

    Curtir

  13. Que bela Vitória, com requintes de terrorismo nos minutos finais.
    Uma ótima estreia do garoto da base, nem tem o que falar da atuação. Notória diferença na pegada, que um 1 volante deve ter. Se eu não me engano a posição nativa dele é 3 homem, assim como Euler. Por isso, a facilidade de sair jogando, diferente de Magal, por exemplo.
    Lembrei de um post de alguem daqui, que dizia…calça de homem não dá em menino. Pro Marcelo deu.

    Tive uma conversa com um brother hje, que me falava que era absurdo a direção não renovar com Maxi desde já, que ele vai pro time do eixo se não formos rápidos e talz. Entretanto, comungo com a direção em esperar o melhor momento para negociar – que seria ao término da competição, quando se poderá saber quais projeções prospectivas realmente tomar. Por ex, Maxi ganha X Dilmas hje, e o empresário pede 2X ou uma luva de Y dilmas. Caso o clube for para Libertadores, a direção poderá oferecê-lo 1,3X ou Y/4 dilmas, ou menos, ou mais. Enfim, o clube terá poder de barganha para efetuar a renovação. Entre ganhar menos e jogar a liberta e ir para o SP ( supondo que não irá disputar o certame ) creio que sabemos qual a escolha do gringo. Sem falar que o cenário muda, tanto p melhor, quanto p pior e o melhor momento realmente é ao final do CBR.

    Curtir

  14. Texto perfeito!!! Sem maiores comentários, retrata muito bem o que foi o jogo.

    E Alexi disse que vai entrar com uma representação na CBF contra o trio de arbitragem, tomara que faça isso mesmo, esse é o papel dele!!
    Ele disse claramente que o juiz roubou o Vitória e que ele tem que se aposentar, ta certo!! Va roubar no pqp!! Toda hora é isso, cansa!

    Curtir

  15. Que partida do Rubro Negro, Cajá oscilou durante o jogo poderia ter sido o dia dele. O melhor de tudo foi ver um time aguerrido em campo, apesar de o juiz se esforçar bastante pra empenar, no mais queria ver Juan no meio desde o inicio, ou quem sabe até Caceres mesmo na vaga de Cajá.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s