BOMBA! Botafogo pode perder pontos e classificar Vitória pra Libertadores

tapetao

O Botafogo pode perder de 3 a 6 pontos por usar jogador de forma irregular no Brasileirão. O zagueiro Dória foi expulso pela Copa do Brasil no confronto contra o Flamengo, em que a “estrela solitária” terminou sendo eliminada e jogou a partida seguinte, contra o Atlético-MG pelo Brasileirão. Em competições realizadas pela CBF a punição pode ser aplicada em outra, desde que também seja promovida pela entidade-mor do futebol brasileiro.

A denúncia partiu do leitor do CRN, Filipe Menezes, fui consultar algumas comunidades do facebook, onde tem pessoas que são do Conselho e/ou tem amizade dentro do Leão e parece que tem sentido sim. Já acionei um grande amigo meu, que é conselheiro e comentarista esportivo de uma rádio daqui (e não é a do Boca de Latrina, muito pelo contrário) para averiguar.

Mas antes mesmo do Vitória averiguar, eu ja fiz uma pequena busca junto com outros torcedores no forum Arena Rubro Negra e percebemos que a súmula (clique) de Botafogo x Atlético-MG foi alterada, pois o Dória atua na partida e ainda leva cartão amarelo e fica suspenso pro jogo posterior, que foi contra o Goiás. Veja o vídeo abaixo, a partir dos 3:52 min. Porém na súmula não consta o nome do atleta. ISSO É MUITO ESTRANHO!

O fato é que eu já avisei a este amigo meu, que conhece gente dentro do clube e que passará isso a eles. Agora eu quero ver se no STJD/CBF a vontade de julgar coisas assim só acontecem pra beneficiar times do eixo ou se há a verdadeira imparcialidade e impessoalidade! Já tem o caso do Cruzeiro, que ao invés de perder pontos, pagou R$ 10 mil de multa também por uso de jogador irregular neste mesmo campeonato brasileiro, que agora quer se retirar pontos da Portuguesa, para livrar o Fluminense.

Como dizia Rita Lee “pra fazer silêncio, eu berro. Pra fazer barulho, eu mesmo faço!”

PS.: Vitória x Flamengo hoje na SPORTV a partir das 20h pelo Campeonato Brasileiro sub-20.

Vitória Sempre!

Anúncios

72 respostas em “BOMBA! Botafogo pode perder pontos e classificar Vitória pra Libertadores

  1. Nada a ver. O Dória tinha condições pra jogar contra o Galo, pois ainda não havia sido julgado. Em caso de competições diferentes, não se cumpre a suspensão automática. O Flamengo poderia ter escalado o André Santos contra o Vitória, pois ele ainda seria julgado, ou seja, a não escalação não teve nenhum efeito no cumprimento da suspensão, que só viria para o jogo contra o Cruzeiro.

    Curtir

    • Art. 58 – O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará
      automaticamente impedido de participar da partida subsequente,
      independentemente de decisão da Justiça Desportiva no julgamento da infração
      disciplinar.

      Art. 68 – Quando ao final de uma competição uma penalidade de suspensão por
      partida aplicada pelo STJD à atleta restar pendente, tal pena deverá ser cumprida
      obrigatoriamente em competição subsequente, de qualquer natureza, mas
      necessariamente dentre as competições coordenadas pela CBF.

      A regra é clara. Suspensão automática. Se a competição acabou, paga em outra administrada pela CBF.

      Curtir

  2. o time tem ganhar em campo,nao é em porra de tapetão não,se não tivessem perdido tantos gols contra portuguesa,cruzeiro e criciuma o time tava na libertadores,parem de querer ganhar por métodos escussos

    Curtir

  3. “O empresário do Escudero pediu quase 300 mil mensais fora a luva. O de Maxi pediu um milhão de luvas e mais 200 mil por mês. O Vitória não vai entrar em leilão”, explicou o presidente Alexi Portela.

    Curtir

  4. Tá tudo muito confuso!

    A única coisa que me parece claro é o seguinte… manda o BOM SENSO que das duas uma, ou o Fluminense cai, ou perde o título brasileiro de 2010…

    Curtir

  5. Só vale lembrar, a punição não é automática, tem que ser depois do julgamento no STJD, portanto se o atleta foi julgado e teve de cumprir um jogo de suspensão, o fará no jogo imediatamente após julgamento em um campeonato organizado pela CBF (campeonato brasileiro no caso). Analise e veja quando foi o julgamento e qual o jogo após o julgamento e veja se o atleta entrou ou não em campo.

    Curtir

      • Sempre soube que o jogador, após a expulsão o jogador fica no mínimo uma partida sem jogar dependendo do julgamento pode pegar mais. A não ser que o seu advogado, recorram e ele pegue o efeito suspensivo, agora isso de advertência para mim é novo.

        Curtir

      • Muniz é assim mesmo, mas somente quando se tratar da mesma competição, no caso do Dória foi em competições diferentes, logo deveria aguardar julgamento. E o Dória inclusive recebeu só a punição de advertência. Poderia jogar qualquer jogo.

        Curtir

  6. Grêmio esta com a mesma situação. Veja a expulsão do Kleber contra o Léo após o jogo da semi final.. no STJD foram absolvidos de uma suspensão maior do que a automática. E no Brasileiro jogou tanto contra o cruzeiro (após o jogo) como contra o goiais (após o julgamento)

    Curtir

  7. o Doria ta na sumula sim, Matheus Doria Macedo! e com fé em deus a cbf vai averiguar e o vitoria va se classificar a libertadores

    Curtir

  8. Essa situação é bem semelhante a do Flamengo, realmente espero que essa notícia se espalhe e alguém do Vitória tome as providências necessárias. Se esse caso sair na mídia duvido muito que alguém rebaixe a Portuguesa para favorecer o Fluminense, essa conversa de perda de pontos logo acabará e será aplicada pena de multa à todos os clubes que jogaram com jogadores sem condições, como o próprio Cruzeiro já foi apenado.

    Curtir

    • Sobre o caso do “tapetão” ou melhor da “virada de mesa” pra rebaixar a Portuguesa e manter o Fluminense na primeira divisão eis mais uma prova, para os que estão engolindo essa história de regulamento de que regra é regra e que a Lusa deve perder os pontos vejam o que próprio procurador do STJD falou em 2010 em caso semelhante quando o prejudicado seria o Fluminense:

      Paulo Schmitt afirmou que seria imoral buscar a perda dos pontos do Fluminense, apesar possível a punição. No caso em questão Tartá havia jogado a última partida do Brasileiro de forma irregular, o atleta estava suspenso, mas mesmo assim atuou pela equipe carioca, o que acarretaria a perda de 3 pontos pelo Fluminense bem como do título brasileiro daquele ano.

      Curtir

      • Dois pesos e duas medidas. As duas vezes ele buscou favorecer o Fluminense, em uma ele não quis a punição na outra quer sempre tendo como beneficiado o clube carioca. Nunca confiei nesse STJD. Essa matéria já saiu hoje na globo.com e Schmitt agora está em maus lençóis!

        Curtir

  9. GENTE VAMOS PARAR COM ISSO. o jogador sendo expulso na copa do brasil, pode cumprir na próxima edição do torneio.

    a suspensão não é automática para competições diferentes.

    Daqui há pouco algum time se queixa que o vitória escalou alguém irregular, e faz processo querendo “15 pontos” do vitória.

    Vamos pensar em 2014

    Curtir

  10. Joga o barro na parede, quem sabe não cola!?!kkkk
    Brincadeira galera, assim como o Abb falou, só espero que pelo menos o Vitória se movimente..

    SRN

    Curtir

  11. Fabio…. estou ainda sem compreender isso tudo… não estou duvidando de você…. mas, não há uma repercussão sobre o assunto..

    Curtir

  12. O empresário de Escudero começou o JOGO SUJO plantando na “mídia tricolor”,que ele foi oferecido ao BAHIA POR 300 MIL/MÊS + 1 MILHÃO DE LUVAS.

    É pra rir ??

    Curtir

      • Isso é mentira Yuri.
        Escudero é um bom jogador,mas 300 mil + 1 milhão de luvas…

        Isso é expediente de empresário pilantra que gosta de ficar oferecendo jogador pro maior rival pra pressionar o time a fechar logo com ele.
        A história se repete…Foi assim com Moré,Rafael bastos…

        Curtir

    • Pode até estar em água dura, mas foi lúcido no que disse. No Brasil, só o que vale é a mística, a camisa e as glórias passadas. Quem trabalha sério, sem dever a ninguém, sem apoio do governo, ainda tem que se contentar em ouvir sobre nivelamento por baixo,etc.

      Curtir

      • Mocota amou essa passagem da declaração de Raimundo Queiroz:

        “Eles que não se prepararam e é do tamanho que eles são mesmo. Os outros é que evoluíram.”

        PS I – Raimundo Queiroz acaba de ganhar muito crédito com Mocota.

        PS II – Saber aproveita será com RQ e a… Competência.

        ————–
        Eleições Diretas em 2016.

        Avante Leão!

        Curtir

  13. Mas após o julgamento ele jogou no jogo do dia 16/11 contra o Atlético/PR. Era pra ter cumprido a suspensão nesse jogo e ele foi escalado.

    Curtir

  14. Galera o Jose Silva tem razão, o caso é identico ao de Andre Santos do Framenguito… como se trata de outra competição a suspensão ñ é automatica e sim após o julgamento. André Santos cumpriu a “automatica” contra nós no brasileiro, mas era p ter cumprido após o julgamento. Essa é a bronca q o mingau vai resolver no STJD na segunda tb.
    Infelizmente nada p nós galera, é um pouco de pêlo em ovo isso aí.
    Infelizmente tb tô vendo a coitada da lusa se fudê diante de uma sujeira, ñ digo por escalar jogador suspenso, mas sim por ñ ter sido comunicada oficialmente da suspensão de 2 jogos. Infelizmente é muito interesse e grana em jogo. Espero na segunda ñ ficar mais enojado ainda com o futeba brasileiro. E se fosse torcedor da Lusa torceria p a Diretori ir p justiça comum e esculhambar tudo.
    Sds.

    Curtir

  15. São as filigranas da lei.
    A CBF também é responsável por ter aceitado a inscrição de jogadores irregulares.
    A CBF deve ser notificada das decisões do STJD e como maior interessada, deve garantir a boa imagem do campeonato, respeitar as regras e fazer cumprir as decisões da justiça desportiba. Simples, validar a regularidade do jogador antes de liberar para campo. Simples operação de processamento de dados e em um universo relativamente pequeno.
    Seria tão fácil resolver isso de uma vez por todas.
    Mas não, fazem um sistema falho e depois se aproveitam das brechas legais.
    Se a Portuguesa tivesse se valido do jogador irregular para alguma coisa. Mas não, ele entrou no final do jogo e não mudou nada. E vejam que mesmo que a Portuguesa tivesse perdido a partida ela não seria rebaixada. É a pena de 3 pontos que lenha com o time da Lusa. Rebaixamento é pena de 30 anos de cadeia para um crime que não refletiu em nada no mundo dos fatos.

    Curtir

  16. Segundo informações de Marcio Martins Radialista e Advogado depende do dia do julgamento, como ele foi julgado pelo STJD no dia 13/11. Essa informação não procede Fabão.
    Mais não vou mentir que fique com água na boca..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Curtir

  17. Acho que os casos são diferentes: quando a expulsão se dá em uma competição, não cumpre a automática em outra. Nesse caso, é aguardado o julgamento e após isso o STJD estabelece que ele cumprirá em uma competição alternativa da própria entidade. Por ex: André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil. Ele não jogou contra o Vitória no Barradão. Nesse caso ele cumpriu a automática contra o Vitória. No entanto, por se tratar de competições diferentes, ele deveria aguardar o julgamento do STJD, o que houve na última Sexta. Aí é que ele deveria cumprir contra o Cruzeiro e não cumpriu. Por isso o Flamengo vai ser punido. Ou seja, a partida contra o Vitória, de nada serviu. Ele deveria aguardar o julgamento e então cumprir contra o Cruzeiro, pós julgamento.
    Abraços,
    Cristiano

    Curtir

    • Mas aí que está o problema se, ele cumpriu a suspensão contra o Góias, pelo terceiro cartão está sim irregular(pq o mesmo ainda teria q cumprir a pena pela expulsão nesse brasileiro mesmo) não existe essa pena alternativa pois se tivesse a mesma o Flamengo ia recorrer a ela no caso de André Santos.

      Curtir

    • Não tem a ver com julgamento e sim pelo princípio básico da expulsão. Todo jogador que é expulso não joga a partida seguinte e isso vale pra Copa do brasil e Brasileiro pq ambos são da CBF. Se fosse de BR ou CB pra estadual tudo bem, poderia jogar, mas entre competições nacionais impera a lei simplória da expulsão.

      Curtir

      • Ele tem razão Fabinho, olha só:

        “Art. 250. Praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente.

        PENA: suspensão de uma a três partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta,
        mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo
        prazo de quinze a sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida
        a este Código. (AC).

        (…)

        § 2º É facultado ao órgão judicante substituir a pena de suspensão pela de
        advertência se a infração for de pequena gravidade. (AC). ”

        Ou seja, a pena que seria de 1 a 3 partidas, mudou para APENAS advertência…

        Curtir

      • Olá Fabio, Um tempão que não comentava no blog, mas sempre o acompanho.

        Primeiro lugar, Excelente Post. Realmente colocará em check o STJD/CBF e abrirá uma gostosa discursão no blog.

        Analisando os artigos, n vejo irregularidade no caso do Dórea. Porém, acho que o Vitória deve ficar atento com isso, pois o resultado do Caso André Santos pode ser usado ao nosso favor.

        O caso do Flamengo, se analisarmos é o oposto do nosso. O André Santos, foi expulso no jogo da Copa do Brasil e nao jogou contra nós no Barradas, alegando que estaria cumprimdo a suspensão automatica. O correto, como um dos membros da casa falou, é ser cumprido depois do julgamento, por se tratar de competicoes diferentes. Portanto não exite a automática, deve ser considerado como opCão do treinador. Então, acho que o Flamengo tem que ser punido.

        Porémmmm, Porémmm, Porémm …. Senão punirem o Flamengo, significa que o Flamengo fez certo em nao escalar o André contra nós e escalar contra o Cruzeiro. Aii o juridico do Vitoria deve entrar logo de “Sola”, perguntando “Por que com o Dorea não foi automatica ?”

        Abracão e parabenizo mais uma vez pelo excelente trabalho.

        Curtir

      • nao fio ta errado, em caso de competições diferentes, ele foi expulso na copa do brasil ele so vai cumprir a pena após o julgamento msm, caso o botafogo se classificasse ai sim ele cumpriria a automatica…. arnaldo cesar coelho falou isso hj pra citar o exemplo de andre santos na copa do brasil 😉 ele foi expulso na final contra o CAP e o time pensou que ele nao poderia jogar contra o vitoria, assim ele nao foi escalado, mas na verdade a punição so vem apos o julgamento

        Curtir

      • Ah, se o Botafogo fosse tão amador quanto a Portuguesa…Acho injusto se falar em virada de mesa, quando existe uma situação irregular perante a lei. E não há nem sequer controvérsia no caso da Portuguesa. Acho que o advogado está para Portuguesa, assim como o médico está para o Vitória, no caso do Escudero…

        Curtir

  18. Tem nada haver, o Doria ainda tinha que cumprir a suspensão no jogo de volta da CB contra o mesmo flamengo, isso so ocorre quando o time ja esta eliminado da copa, o que não foi o caso do jogador!!!

    Curtir

  19. Isso infelizmente é Brasil, mais se temos direito de recorrer vamos correr na frente para averiguar esse caso do botafogo, pois tanto a justiça quanto as entidades do futebol, só querem beneficiar os considerados “grandes” aqui no Brasil, chega disso!!!

    Curtir

  20. Não sei não, sempre somos prejudicados e nunca termoa sorte nessas jogadas… Vamos ver no que dá, só espero que o vitória se movimente…

    Curtir

  21. kkkkk, eu tinha até feito essa pergunta aqui, mas infelizmente acho que não temos a minima chance, pois se houver irregularidade, se dirá que o prazo para ingressar com a denuncia expirou ou então se dirá que é um caso totalmente diferente, blá, blá, blá…na realidade a lusa será punida por ser um time pequeno, de torcida pequena e como há brecha na lei para se favorecer o florminence…azar da lusa. vergonha !!!

    Curtir

    • Para os leigos de plantao que estao falando do Doria do Botafogo, a suspensao dele dependeria de julgamento já que se tratava de outra competiçao e assim NAO é automatica…(Leiam o artigo que diz que é automatica apenas quando se trata da mesma competiçao) pois bem, dia 13/11 ele foi julgado e recebeu apenas uma advertencia diante das provas apresentadas pelo advogado… podem ver na pagina do STJD http://imagens.cbf.com.br/201311/2019090157.pdf Usem a inteligencia!!!

      Que mal lhe pergunte, Jose, vc é Vitória?

      Curtir

      • Nao, sou torcedor do ABC de Natal… estudo direito e o caso me chamou a atençao! Nao julgo com paixao e sim com a razao.

        Curtir

      • Palavras do Paulo Schmitt Procurador Geral (Pra quem nao sabe o Bam, Bam, Bam do STJD)
        O caso de André Santos é um pouco diferente. O lateral foi expulso na final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR (numa quarta-feira), e ficou fora do jogo seguinte do Flamengo, já pelo Brasileiro, contra o Vitória (num domingo). No entanto, não existe suspensão automática quando se trata de competições diferentes. Como a Copa do Brasil havia terminado, André Santos teria de esperar o julgamento e só então cumprir a pena, no Brasileiro mesmo, competição também organizada pela CBF.
        – O Flamengo não escalou (contra o Vitória) porque não quis. A lei não é de hoje, e todos sabem disso – comentou Paulo Schmitt.
        A situação é descrita no artigo 171 do CBJD:
        Art. 171. A suspensão por partida, prova ou equivalente será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração. § 1º Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do órgão judicante, na forma de medida de interesse social. (NR). Quando se trata de outra competiçao tem que esperar o julgameto, mesmo ambas sendo promocinadas pela CBF.

        Curtir

      • Então vc tem q chamar uma instituição centenária de leiga e seu advogado capacitado Michel Assef, pq o Flamengo fez o contrário do Botafogo não colocando o André em campo diante do Vitória que segundo esse Flamengo ele já estava cumprindo a suspensão.

        Curtir

      • Em primeiro lugar Sr José Silva, ninguém te chamou aqui.
        Em segundo lugar, este espaço é dedicado aos torcedores do Vitória e não do ABC.
        Em terceiro lugar, seja mais respeitoso com os outros para você ser respeitado.

        Curtir

  22. Interessante o post, mas por se tratar de competições diferentes, a suspensão não é automática, ele poderia jogar o próximo jogo como foi contra o atlético mineiro, a suspensão só vale após ser julgado, eu não tenho como verificar, por favor verifique se ele foi julgado e cumpriu esta suspensão da expulsão no jogo do Flamengo em outro jogo, é isto que tem que ver, mas realmente é estranho ele não aparecer na súmula. Mistério.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s