Classificação Garantida

ferrari_rules

O Vitória fez bem o seu papel ontem à tarde em Alagoinhas e venceu a Catuense por 3×1 com dois gols do volante José Wellison e um do zagueiro Ferrari. Em relação à partida da última quinta-feira em Pituaçu, o Leão teve uma pequena melhora na atuação, mas precisa ser mais encorpado (com contratações de verdade) para as competições nacionais que virão por aí como Copa do Brasil e Brasileirão.

Está na cara que com este elenco que temos até então o horizonte é da 15ª posição pra baixo. Temos que melhorar muito para chegar num nível mediano em relação às equipes do sul e sudeste, pois não será todo ano que alguns deles não darão a famosa “liga” como em 2013, em que Internacional, Corinthians e Fluminense com elencos bem melhores que o nosso foram bem abaixo do esperado.

Ontem ficou provado que Ferrari é mais regular que Defendi e ainda faz gol quando vai ao ataque. Olha que o beque argentino já fez dois gols e atuou bem menos vezes que o sub-reserva do Botafogo-RJ. Destaco os dois gols de Wellison, que desta vez apareceu jogando mais a frente, que é a sua posição natural e aproveitando-se da fragilidade defensiva da Catuense apareceu em dois excelentes momentos para marcar seus primeiros gols no Campeonato Baiano (ele já tinha feito um de falta pelo Nordestão).

Enfim, em campeonato baiano não tem muito o que se falar não. O Leão fez a parte dele, venceu bem, melhorou um pouco o nível da atuação, mas nada de oba-oba, o time ainda está muito abaixo das pauleiras que virão pela frente. Não se enganem, a fase ruim de alguns times do eixo não é certeza de acontecer de novo. Então diretoria, trate de reforçar o time de verdade para não pagar o pato lá em dezembro! Escute a torcida, Carlos Falcão! 

PS.: Vale ressaltar que nosso time ano passado teve seus méritos, mas foi notório que a má fase de Internacional, Corinthians, São Paulo e Fluminense contribuíram bastante para nosso 5º lugar ou alguem ainda vai teimar em dizer que nosso elenco de 2013 era sim superior em qualidade a estes times citados?

Anúncios

149 respostas em “Classificação Garantida

  1. Em entrevista ao Ibahia, treinador do jahia disse que tá de olho em Rafael da Granja, hoje no Vitória da Conquista.

  2. Queiroz está de sacanagem???
    Nada contra a idade do jogador, muito menos contra o Araújo, mas o problema é que Araújo não joga em alto nível tem uns dois anos(ou mais), acho que não serve para o Vitória. Se ele estivesse jogando em alto nível, concordaria com a contratação dele, não sendo o caso, prefiro que fique lá mesmo. Raimundo Queiroz quer contratar todos os amiguinhos dele, já veio o Souza, agora vem o Araújo, quem será o próximo???

    http://arenarubronegra.com.br/destaques/atacante-do-goias-entra-na-pauta-do-vitoria/?utm_source=Arena+Rubro-Negra&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ArenaRubroECV+%28Arena+Rubro-Negra%29

      • A culpa é, em parte, da diretoria. Felipe e Mineiro já tiveram inúmeras chances.
        São jogadores sem brio, conhecidos como pipoqueiros.
        O Tite parou eles no grito em um dos primeiros BA X VI.
        Quem já jogou babá sabe que, mesmo você morrendo de medo diante de uma ameaça do adversário você parte para cima, ao invés de fugir.
        O Vitória precisa dar chances a Gabriel Soares, o tal de Ceará, que o NF já elogiou muito mas nunca deu uma oportunidade, entre outros.
        Mineiro, Felipe e cia têm que ser emprestados para ver se conseguem deslanchar suas carreiras. Precisam respirar novos ares.
        Porquê NF não põe Euller de meia esquerda?

  3. Tava conversando com um brother que mora em Natal/RN e torce pro América de lá. Ele me falou maravilhas de maia, disse que o menino tá comendo a bola.
    Enquanto isto nós aqui contratando os hugos da vida a peso de ouro….
    triste sina!

    • “Enquanto isto nós aqui contratando os hugos da vida a peso de ouro….
      triste sina!” (2)

      ———–

      E sabe o que ta deixando Mocota mais triste brother Yuri?

      É quando Mocota percebe que a imprensa baiana ta manipulando a parte da Nação Rubro-Negra dos desinformados.

      Yuri você sabia que a estrategia para empurrar Souza goela abaixo foi utilizar as declarações de Ney Franco, Juan, Marquinhos, Alexi Portela.. aprovando a contratação?

      Mocota torce que Souza faça mais gols no Vitória que Neto Baiano. Mas também acredita que se a imprensa fosse imparcial e tivesse ouvido os Rubro-Negros que não aprovam a contratação de Souza o Vitória ganharia muito mais.

      PS I – A entrevista de Carlos Falcão no GE não esclarece nada.

      PS II – Carlos Falcão declara no GE que no Vitória não rola “jabá” mas não explica sobre as “churrascadas”.

      PS III – O GE deu grande enfase ao gol de Souza no treino. Dos dois um: Ou Souza ta uma cara sem fazer um gol em jogo oficial ou a chamada da matéria faz parte de uma estrategia de marketing a favor das decisões da direção.

      Mocodica do dia:

      “Quem apoia a tirania, atrapalha o progresso.”

      ———–
      Eleições Diretas em 2016.

      Avante Leão!

    • A questão é contra quem ele joga lá. São times de grande glórias: Alecrim, Assu, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Seridoense, Baraúnas, Corinthians de Caicó, Palmeira de Goianinha…

      • Amigo,

        A referência tem que ser a Copa do Brasil e o Brasileiro. Não o Baiano, muito menos o potiguar.

      • Concordo. Imagino que o torcedor do America também está feliz com o futebol do grande jogador Adriano Pardal.

      • Se nem no baiano deixam o rapaz jogar, imagine no brasileiro.
        O tempo me explicará as razões que levam a diretoria do ECV agir desta forma com AM.

      • Amados irmãos Rubro-Negros!

        Vamos parar com essa essa filosofia que jogador que tem destaque em campeonato baiano, potiguar, alagoano, paraibano… não merece atenção.

        Vamos?

        Mocota diz isso pelo seguinte:

        Quantos jogadores conquistou independência financeira no futebol brasileiro ou mundial saindo destes campeonatos?

        Será que ninguém percebeu que os destaques do Campeonato Baiano, por exemplo, são cobiçados pelo CAP, Cruzeiro, Flamengo…?

        PS – O problema seria se Arthur Maia tivesse sendo taxado de pereba no Potiguar.

        Mas se Maia já demonstrou alguma qualidade na divisão de base, Rubro-Negra, no Catarinense, Serie B e no potiguar, fica claro que Arthur Maia merecia muita mais oportunidade e paciência que Lúcio Flávio, Geovani, Renato Cajá… tiveram por aqui.

        Concordam?

        ———————-
        Eleições Diretas em 2016.

        Avante Leão!

    • Perfeita a colocação de Eduardo, comparando o desempenho de Maia com Adriano Pardal.
      Sou um dos que, infelizmente, não acredita no futebol de Maia; gostaria imensamente de estar errado.
      Em relação a jabá, o Vitória realmente não tem isso. Como disse o nosso presidente, que é também vendedor de precatórias, o conselho do Vitória é muito atuante, além do clube ser muito transparente com auditorias externas e interna.
      Os maiores exemplos dessa transparência do Vitória são:
      1. A não publicação regular dos balanços, especialmente o de 2010 onde foi escondido a dívida do clube;
      2. O atual presidente do conselho fiscal é o ex-presidente do clube e o antigo era nada menos que o tio d e Falcão, que exerce esse cargo desde a época de PC ( Já perceberam que até PC não critica Falcão?)
      3. Contratação de empresa de consultoria desconhecida do mercado. Um time grande deveria contratar empresas de consultoria reconhecidas no mercado, para que não paire nenhuma dúvida sobre a prestação de suas contas.
      O vitória não tem dono!

  4. Mudando de assunto…. minha fonte me disse que o barradão vai ficar lindo… o escudo já foi reconstruído e as obras seguem a todo o vapor…. a drenagem anterior praticamente não existia… os caras estão cavando cada vala da zorra…..e os caras que foram contratador são os mesmos do maracana e etc…. são feras…. segundo esse amigo o Engenheiro da empresa responsável disse que nosso gramado vai ficar melhor que o maraca…. (não sei se é forma de dizer)… além disso estão rolando outras intervenções…

    • Mudando de assunto…

      Olá Bruno!

      Quem fala aqui é Mocota. Tudo bem?

      Bruno, por um acaso sua fonte sabe dizer o que Falcão acha de cada sócio, adimplente durante 18 meses, no dia da eleição entrar no Barradão e ter o direito de votar para presidente?

      Bruno, por um acaso sua fonte sabe dizer por que Carlos Falcão não devolveu o dinheiro ao CAP assim que a negociação foi finalizada com o Flamengo?

      Bruno, por um acaso sua fonte sabe dizer por que um membro da diretoria do Vitória tentou parcelar a dividida com o CAP e hoje Carlos Falcão vem numa sequencia de declarações do tipo:

      – Ah! Não tô sabendo de nada…

      – Ah! Quer dizer… eu já sabia… só que estamos esperando o CAP depositar R$ 500 mil para liberar a outra metade do atleta…

      – Ah! Não depositamos o dinheiro por que a Caixa suspendeu o pagamento do patrocínio…

      – Ah! Vamos processar o CAP por difamação…

      Bruno, por um acaso sua fonte sabe informar o que sai mais em conta para um clube: Jabá ou churrascadas?

      Bruno, por um acaso sua fonte sabe dizer quanto o Vitória vai estar faturando daqui a uns 06 anos permanecendo em Canabrava?

      PS I – Sim! Por que a escola da vida ensina que “Planejamento Estratégico” sem especificar claramente objetivos, datas e cifra$ é manobra de metidos a sabidos para enganar um rebanho de tolos.

      PS II – Mocota ansioso esperando o retorno das suas fontes.

      tic-tac, tic-tac, tic-tac…

      ——————–

      Eleições Diretas em 2016.

      Avante Leão!

      • Mocota,

        Primeiro queria lhe parabenizar por perceber que vocë é capaz de criticar, pois aqui vocë ficou conhecido como puxa-saco oficial de Ricardo Silna, Uélington e cia…

        Segundo, isso aqui é uma democracia e as pessoas escrevem o que pensam e acham… veja você por exemplo, já disse sempre o que quiz (por mais abssurdo que fosse), a ponto de irritar diversos torcedores e o Administrador da casa.

        Terceiro – não reconheço em vocë pessoa apta a falar em Planejamento, afinal, vocë é dono de idéias “geniais”, sem jamais dizer quanto custará, quem bancará (não vale o chutômetro como base científica)…

        Além disso tudo, acho que você nunca me viu defender Falcão nessa história do CAP (que eu até acho que é controversa), ou nesta conversa de que não sabe de nada.
        Então amigão, continue com seu personagem e deixe as pessoas se expressarem…. QUASE TODOS DESSA CASA JÁ SE IRRITARAM COM VOCÊ… Eu espero que algum momento vocë cresça….

      • Colé Bruninho!

        Mocotinha, aqui, ávido por informação fresquinhas de suas preciosas fontes e é vem você desvirtuar a parada?

        Bruninho, Bruninho, Bruninho…

        Se liga aqui, ó:

        1º) Mocota não tem fama de “puxa-saco”. Mocota tem a fama de “Acertador”. Tanto é que Mocota já puxou a orelha de Ueliton quando o mesmo comeu água e badernou na própria cidade natal, como também mandou pancadinha no ri de Ricardo Silva quando foi preciso. Exemplo: Deixar Arthur Maia em SSA e levar Lúcio Flávio na Copa do Brasil/2012 frente ao Botafogo.

        2º) Para cada Rubro-Negro que acha que Mocota escreve “absurdo” existem dez que declaram: “Rapaz… Mocota manja demais! Que cara é aquele”.

        3º) Mocota para colocar em pratica a possibilidade de uma Arena Turística na Paralela solicita necessariamente nessa ordem: Um amplo debate, estudo de viabilidade do projeto realizado por diversas correntes ligadas ao Vitória e busca de patrocínio, para somente depois disso partir para a fase de construção.

        Ou Bruno acha que o grupo de Mocota desafia a atual direção para um amplo debate a toa?

        Bruno, faça um favor ao futuro do Vitória: Peça as suas fontes para promover um amplo debate.

        Ou será que suas fontes só tem liberdade para divulgar o que é do interesse de Carlos Falcão?.

        4º) Olha Bruninho vacilando…

        Na história do CAP, Mocota não declarou que Bruno tava do lado de A ou B. Mocota solicitou apenas que Bruno pedisse explicações convincentes as fontes. Só isso.

        PS – Por gentileza, Bruno. Pare de faniquito banal.

        Pois saiba que QUASE TODOS DESSA CASA JÁ SE IRRITARAM COM VOCÊ… E sinceramente, Mocota espera que em algum momento você cresça….

        ————-

        Eleições Diretas em 2016.

        Avante Leão!

  5. Esse campeonato baiano é tão interessante que nós quase não falamos do triunfo do Leão sobre o time do… time do… time do… ah não importa.

    Alguém tem alguma informação sobre a Puma? O negócio vai ser fechado mesmo?

    SRNS

  6. Ouvi essa maldade de uma pessoa e não contive o riso:

    abre aspas

    A jornalista que se hospedou com MGF estava tentando dar um FURO(jornalístico) no quarto do presidente

    fecha aspas

  7. Sobre Caio, acho que é um jogador promissor, uma boa contratação, concordo com os que disseram que ele é melhor do que os atacantes de beirada que temos no elenco.
    Mas tb só acredito quando ele estiver na Toca, pq já li que o Figueirense tá interessado nele tb e Caio se destacou por lá ano passado. Ligando isso ao histórico da nossa Diretoria… só creio quando estiver com a camisa cinza de treino do Leão.

    • E também não sabemos se o Internacional vai liberar ele, tem isso. Se o Inter não liberar, ele não vai para lugar nenhum. É esperar pra ver se pinta algo de concreto.

    • Parece que o Internacional vai esperar até o final do campeonato gaúcho para tomar uma decisão (eventual) de liberação do jogador.

    • Foda a gente ter que ficar esperando o bel prazer do Inter de liberar ou não o jogador. Procura outro a altura.
      Sds

  8. Vitória negociando com os atacantes Caio do Inter e ex-botafogo e Kleber Gladiador.

    Caio é uma aposta/promessa e Kleber é decadente e problemático.

    Mas, ainda assim, Caio é melhor do que Marquinhos e Kleber se resolver jogar bola e tiver a cabeça no lugar é uma boa contratação.

    Ainda precisaríamos de mais um zagueiro para compor a zaga com Ferrari e mais um camisa 10 pra disputar posição com Hugo, que é um jogador de mais idade, e, além disto, toma muitos cartões.

    Por enquanto:

    Wilson – Ayrton – Salustiano/Luiz Gustavo – Ferrari – Juan – Marcelo/Welison – Cáceres – Hugo – Escudero – Kleber Gladiador – Souza

    Enquanto Escudero não volta:

    Wilson – Ayrton – Salustiano/Luiz Gustavo – Ferrari – Juan – Marcelo/Welison – Cáceres – Hugo – Caio – Kleber Gladiador – Souza

    • CARA… pelo amor de Deus…. Kleber é CRAQUE DE BOLA..

      Agora, se você quer jogador que não tem problemas… aí é melhor nem sair de casa… Ronaldinho tem problemas, Neymar, Pato e cia…

      Kleber é raçudo e encaixaria como uma luva em nosso time…

      Seria tão bom ter Kleber que me custa acreditar que essa Diretoria esteja negociando…

      • Gosto de Kleber, mas o seu futebol está decaindo já há alguns anos.

        No Grêmio ele não fez nada.

        A última vez que ele jogou bola foi no primeiro ano dele de Cruzeiro, em 2009.

        Depois entrou em decadência e pouco fez no Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio.

        Não estou dizendo que jogadores não podem ter problemas, mas que eles existem e os times devem ponderá-los ao efetuar as contratações é incontestável.

        Dos exemplos que você citou, Ronaldinho pouquíssimo fez no Flamengo. Apenas quando ficou mais recluso e com a cabeça no lugar que jogou bem, no Atlético-MG, e, mesmo assim, muito longe daquele Ronaldinho que todos conhecem.

        Neymar nunca deu problema. Um único incidente foi aquele com Dorival Junior, mas isto foi do jogo e ele era menino. Se não me engano tinha 18 anos. Fora isso, nunca aconteceu nada. Neymar é tão completo e tem uma carreira tão bem orientada que sequer bebe. Ele só aparece tomando red bull nas festas.

        Pato, na minha opinião, é a maior criação de todos os tempos da mídia brasileira. Jogador fraquíssimo tecnicamente, totalmente fabricado pela imprensa.

        Voltando ao objeto principal da argumentação, Kleber é, de fato, um bom jogador, mas ele toma muitos cartões amarelos e vermelhos, o que prejudica o andamento do time na competição.

        Este site tem uma tabela interessante, que mostra a quantidade de cartões que Kleber tomou na carreira.

        http://www.soufla.com.br/2013/06/sim-o-kleber-e-um-gladiador/

        Por isso, reafirmo, se vier, que esteja com a cabeça no lugar e venha para somar. Espero que com 30 anos ele esteja mais maduro e recupere o seu futebol aqui.

      • Cara, as vezes eu leio os comentários aqui e penso que estou no site do Real Madrid…

        Gladiador, pra um clube nordestino seria pra ir buscar no aeroporto com status de craque do time e, sem dúvida, faria MUITO gol com a camisa do Vitória.

        Mas é óbvio que ele não vem, pelos diversos motivos que já conhecemos.

      • Só que tem quatro temporadas que ele não produz nada, seja por indisciplina ou por contusão. Na minha opinião está em declínio na carreira. O Caio, ao contrário, depois que foi para o inter/rs, amadureceu e tem jogado melhor.

      • Não é questão de ser Real Madrid, Leonardo.

        É questão de ser jogador-problema mesmo. O Vitória não precisa disso.

        Prefiro muito mais contratar um jogador promissor e disciplinado como Caio, que já mostrou um bom futebol em equipes de grande porte e inclusive em competições internacionais, do que trazer um jogador de 500 mil em declínio na carreira, indisciplinado e problemático como Kleber.

        Acho que o risco é muito maior com Kleber.

        E tem mais, Kleber não é nenhuma sumidade no futebol nacional/internacional para a gente ter que ir buscá-lo no aeroporto como se estivéssemos trazendo o novo Messi.

        Sei que não somos o Real Madrid, mas também não somos o Alecrim-RN, ou pior, não somos o jahia.

    • Gosto de Kleber, mas acho difícil ele vir para o Vitória.
      Repito: ele acabou de passar por uma cirurgia e vai ficar 40 dias parado, além disso ele ganha algo em torno de 500 contos no Gaymio e o mesmo disse que não tá afim de dividir o salário dele, que convenhamos, mesmo dividido, 250 pilas ainda é salgado para essa nossa Diretoria.
      Pelos motivos expostos, acho dificílimo a vinda de Kleber para o Leão com a mentalidade desa Diretoria, para mim seria uma enorme grata surpresa se acontecesse, mas acho que tá longe disso.

      Sds.

      • Com esse salário ele não vem pra o Vitória de jeito nenhum. O Vitória não tem condições de bancar um salário alto desses.

        Ainda existe uma chance do grupo não se sentir valorizado caso ele não renda ganhando esse absurdo de salário enquanto outros que estejam produzindo muito mais ganhem menos da metade.

        SRNS

    • Se Caio vier é titular na certa, Kleber acho dificil, mas um quadrado feiro por Escudero, Hugo, Caio, Souza ou Dinei, E com um Dupla de volantes com Caceres e Welisson ou Luiz Gustavo, teriamos um time muito forte do meio pra frente e na marcação do meio tambem, ai só faltaria arrumar a zaga, mas é um baita time, com boas opçoes de banco ainda !

  9. Rapá… que mangue…

    Que a gostosa gostava de goleiro e zagueiro eu sabia, mas presidente… mito!

    Qt a divulgação dessa lista supostamente verdadeira, tem 5% de futebol e o resto de política… vamos pra frente…

    Rapaz, deixei pra falar de souza depois do carnaval pra ver se a loucura passava, mas vou falar aqui pra não dizer que sou engenheiro de obra pronta… podem me escaldar, mas acho que esse fdp vai dar certo aqui, não sei pq, mas tô com essa impressão…

    • uahsauhsaushaushashausau

      Diiiiiiiiiiiizem(By Adelson) que ontem voou pratos,quadros,taças na direção do canalha …Passou raspando na cabeça e danificou um pouco das mechas trabalhadas no gel…hehehehehehehe.

      O mar da Ribeira tá barril, Abbehusen….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • De uma certa forma, a melhor “conquista” do jahia nos últimos anos foi exatamente a do ex-presidente… Aquela mulher é sensacional.

    • Tecnicamente acho que souza tem muita qualidade, principalmente a sua capacidade de finalização! Já que contratou vamos vê-lo dentro de campo.

  10. Jogaram a merda no ventilador! E me parece que a parada vai feder muito mais!!!!!
    Até que está cobrindo o lado de cá está envolvido no JABÁ.
    Parabéns diretoria do Bahia! Baixando a bola desta imprensa inescrupulosa e covarde!

  11. Roberto Morais, você não me conhece. Respeito é bom e eu gosto, portanto não lhe permito dizer que apoio essa diretoria ou qualquer outra . Não tenho costume de me deixar levar por outros, mesmo que sejam amigos ou parentes. Se você tem opinião diferente da
    minha é problema seu, só não faça ilações.

    • Meu querido, isso aqui é um blog, um fórum pra debate das coisas do Vitória, quase ninguém se conhece, quem dirá conhecer a índole do outro… Não se leve tão a sério.

      Quem não quer ser interpretado como “a” ou “b” aqui é simples: basta não participar.

    • Desculpe-me Ubaldo se de alguma forma lhe ofendi, não foi minha intenção.
      Sempre respeitei todos aqui.

      SRNS

  12. Esperei o anúncio oficial para dizer que não vou aceitar essa piada de mal gosto!

    A contratação de CACHA_SOUZA é uma triste marca da ridícula política desta diretoria!!!
    Sinceramente, não tenho mais o que esperar de bom nesta temporada… vou me afastar e torcer para que eu esteja errado… mas com a continuidade desta incompetência fico no aguardo da perda do baiano para o fraquíssimo rival e inevitável queda para série B.

    TCHAU GALERA DO BLOG CRN!

    • calma galera, ai o cara entra no time e desenvolve um bom futebol, vamo esperar pra ver se essa aposta da diretoria vai dar certo !

  13. GENTE… SOU RUBRO-NEGRO NA VEIA…mas…. QUERO AQUI ELOGIAR A DIRETORIA DO BAHIA (vou até chamar pelo nome).

    COMPROVARAM O QUE TODA SOCIEDADE DESCONFIAVA…Segundo site http://www.futebolbahiano.com/

    Jailson Baraúna 45 paus…

    Jéssica Senra em quarto duplo…hummmmmm (nossa, ela é muito linda!)

    Parabéns a atitude da Diretoria do Bahia!

  14. Júnior Abbehusen, meu parceiro….

    Tô aqui abismado com a lista jabazeiros….uehuehueheuheue

    Quem diria que até puladas de cerca em hotel 5 estrelas foi financiada com dinheiro do baea…
    Agora dá pra entender certas figuras da imprensa…

  15. Talvez na matéria de hoje publicada no globoesporte.com, esteja a razão, ou motivo do CAP solicitar a devolução do dinheiro. A compra houve , e não precisava de novo contrato pois o de empréstimo do atleta já garantia ao CAP, a preferência, desde que o valor pago fosse igual ao de uma eventual proposta de outro interessado. Bastava eles cobrirem a proposta de flamengo e acordarem com o jogador o seu direito federativo , ou seja o contrato.

    • Leia o parecer sobre o caso e verá que, de fato, o Atlético pisou na bola, e não tem razão:

      O polêmico ‘caso Léo’, que envolve Vitória, Atlético-PR e Flamengo segue sem solução. O Atlético-PR quer que o Vitória devolva o dinheiro depositado pelo clube paranaense, que pretendia comprar parte dos direitos econômicos do atleta, e por outro lado o Leão afirma que o Furacão é quem ainda precisa completar o pagamento.

      Após o atleta se destacar durante o período de empréstimo, o Flamengo acabou se interessando por Léo, e pagou R$ 2 milhões por 50% dos direitos econômicos, o que obriga, por contrato, o Atlético-PR a pagar a mesma quantia, o que não aconteceu.

      Em um artigo jurídico assinado por Maria Alice Menezes e Márcio Martins Barbosa, o caso foi estudado passo a passo, e a conclusão é de que o Atlético-PR ainda precisa fazer op restante do pagamento, como já havia sido previsto em contrato.

      Confira o artigo jurídico que esclarece o caso:

      Muito se tem debatido a respeito das frenéticas movimentações financeiras entre o Esporte Clube Vitória, o Atlético Paranaense e o Clube de Regatas do Flamengo. O caso envolve os direitos federativos e econômicos do atleta profissional Leonardo Moreira Morais.

      O cerne da polêmica abarca conceitos básicos do direito desportivo e exige uma interpretação sistemática do contrato firmado entre o Atlético Paranaense e o Esporte Clube Vitória. Imperiosa, então, nos parece, de plano, a delimitação de determinados instituto desportivos.

      Por força da previsão estabelecida no § 2 do artigo 28 da lei Pelé, extrai-se que “o vínculo desportivo do atleta com a entidade desportiva contratante tem natureza acessória ao respectivo vínculo trabalhista”. Dessa forma, os direitos federativos pertencem exclusivamente ao clube empregador, afinal o atleta fica vinculado a uma entidade de prática desportiva ao celebrar o contrato de trabalho.

      Nesse diapasão, os Direitos Federativos podem ser integralmente cedidos, o que ocorre quando o Vitória empresta o seu atleta para que defenda o Atlético Paranaense. No caso de empréstimo, a agremiação esportiva, na qualidade de cessionária, passa a deter temporariamente os direitos federativos oriundos do contrato de trabalho celebrado entre o atleta e o clube cedente.

      O Esporte Clube Vitória, em fevereiro de 2013, celebrou contrato denominado “Instrumento Contratual de Cessão Temporária de Atleta Profissional de Futebol” com o Clube Atlético Paranaense. Observa-se que os direitos federativos são indivisíveis, todavia, passíveis de serem cedidos a título oneroso ou gratuito pelo Esporte Clube Vitória, através de empréstimo, tendo este natureza acessória ao vinculo trabalhista.

      Na avença pactuada entre o Vitória e o Atlético Paranaense, conforme estabelecido na cláusula segunda do contrato, a cessão temporária não previa qualquer prestação onerosa, salvo na hipótese do cessionário, o Atlético Paranaense, utilizar o atleta em partida envolvendo o Esporte Clube Vitória. Portanto, a priori, o empréstimo do atleta Leonardo Moreira para o Atlético Paranaense foi realizado a título gratuito.

      Em outro vértice, destaca-se a possibilidade fundada no pacto firmado, do exercício da “Opção de aquisição dos Direitos Federativos e de 50% (cinqüenta por cento) dos Direitos Econômicos do atleta, em caráter definitivo”, desde que observadas as condições previstas contratualmente.

      Atracado a este preceito contratual, o Atlético Paranaense afirma ter exercido a opção de aquisição dos direitos econômicos, no dia 23 de Dezembro de 2013, através de notificação encaminhada via fax ao Esporte Clube Vitória, tendo, inclusive, dentro do prazo contratual, realizado a transferência de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para aquisição do percentual de 50% dos direitos econômicos do atleta. Desse modo, alega o Atlético Paranaense que o Esporte Clube Vitória não fez a restituição do valor depositado, o que deveria ocorrer diante da não transferência do atleta, bem como do não repasse da titularidade de 50% dos direitos econômicos.

      Ocorre, todavia, que a real cronologia fática revela uma situação distinta, mas também respalda contratualmente. Ou seja, sob o ponto de vista estritamente desportivo e contratual, o valor depositado pelo Atlético Paranaense não corresponde à cláusula 11.1 do pacto firmado, em verdade, trata-se do cumprimento parcial da cláusula 9.3 do mesmo contrato. Entenda o caso.

      O Esporte Clube Vitória, no dia 19 de dezembro de 2013, portanto, em data anterior à notificação de opção enviada pelo Atlético no dia 23 de dezembro de 2013, enviou notificação ao Atlético Paranaense informando-o do recebimento de proposta do Clube de Regatas do Flamengo para compra de 50% dos direitos econômicos do atleta Leonardo Moreira. O Vitória, inclusive, solicita a rescisão do contrato de trabalho e o retorno do atleta no prazo de 48 horas, conforme disciplinado no contrato.

      Vejamos a íntegra da cláusula contratual que respalda o comportamento do Esporte Clube Vitória:

      9.3 Na hipótese do CEDENTE negociar os direitos federativos e/ou econômicos do atleta durante o período de vigência do presente contrato, o CESSIONÁRIO obriga-se a rescindir o contrato de trabalho e providenciar o retorno do atleta para o cedente no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da notificação recebida, COM A PROPOSTA RECEBIDA DO OUTRO CLUBE, sob pena de pagamento de indenização no valor equivalente à proposta que tenha sido recebida pelo cedente para negociação do atleta.

      A realidade contratual revela, portanto, que o não atendimento das obrigações acessórias estabelecidas na cláusula 9.3, isto é, a rescisão do contrato de trabalho e o retorno do atleta no prazo de 48 horas, gera ao Esporte Clube Vitória o direito ao recebimento de indenização no valor equivalente à proposta recebida do Clube de Regatas do Flamengo, ou seja, R$ 2.000.000,00.

      Como já foi dito, sob o ponto de vista contratual, o valor depositado pelo Atlético corresponde ao pagamento da indenização estabelecida na cláusula 9.3 do contrato. Aliás, a negociação dos direitos federativos e/ou econômicos do atleta é um direito potestativo do Esporte Clube Vitória, que se contrapõe a um estado de sujeição do Clube Atlético Paranaense, tendo este fato sido livremente acordado entre os clubes.

      Portanto, fato anterior, qual seja, a notificação do Esporte Clube Vitória para que o Atlético Paranaense promova a rescisão do contrato de trabalho firmado com o atleta, providenciando o seu retorno no prazo de 48 horas, não produz contradição com a cláusula contratual que permite ao Atlético exercer o direito de opção de aquisição dos direitos federativos e de 50% dos direitos econômicos. De fato, ocorreu a preclusão lógica deste direito de opção, visto que o Esporte Clube Vitória anteriormente notifica o Atlético e exerce o seu direito estabelecido contratualmente.

      O Vitória ainda fornece ao Atlético o direito de preferência na aquisição do percentual de 50% dos direitos econômicos, desde que depositado valor equivalente à proposta do Flamengo.

      Portanto, situação distinta da prevista na cláusula de opção e, inclusive, situação diversa seria consumada se o Atlético tivesse exercido o seu direito de opção antes da notificação apresentada pelo Vitória. Pois, neste caso teria sim o Atlético direito de adquirir os direitos federativos e 50% dos direitos econômicos pelo valor de R$ 1.500.000,00, já que tinha até o dia 31 de dezembro para exercer a sua opção.

      Repita-se, uma interpretação contratual permite concluir que tinha o Vitória direito de negociar os direitos federativos e econômicos do atleta, tendo, inclusive, o Atlético concordado com o pagamento de uma indenização, caso não rescindido o contrato de trabalho firmado com o atleta e providenciado o seu retorno no prazo de 48 horas quando notificado pelo cedente da situação apresentada.

      Observa-se que é esta a realidade fática que sustenta a não restituição do valor depositado pelo Atlético, que cumpriu parcial o pagamento da indenização devida, já que o valor da proposta corresponde à quantia de R$ 2.000.000,00 e o valor depositado foi de R$ 1.500.000,00.

      Diante das informações fáticas apresentadas e da interpretação do contrato firmado entre os clubes com a anuência do atleta, o Esporte Clube Vitória faz jus à indenização proveniente da cláusula 9.3 do contrato, não tendo respaldo contratual a restituição do valor depositado pelo Atlético Paranaense.

  16. Não concordo com o que a diretoria do Vitória está agindo no caso Léo… mas, há base legal para discutir o assunto. Vamos lá:

    Premissas para entender o caso:
    1. Desde a Lei Pelé, nenhum jogador joga onde não quer. Há 02 questões, os direitos econômicos (o que os clubes detém), o o direito federativo (o que os atletas detém).
    Em outras palavras, você pode adquirir o direito “econonômico” do atleta, porém ele só vai jogar em seu time se você acertar com o jogador os “federativos”, a saber: salário e as vezes luvas.

    2. O Vitória era dono de 100% dos direitos econômicos de Leo.

    3. Não é uma relação de consumo ( reguladas direito do consumidor). Mas sim uma relação comercial entre grandes instituições, com obrigações e multas.

    Pois bem, o CAP tinha o direito de preferência na aquisição de APENAS 50% dos DIREITOS ECONÔMICOS do jogador, obrigando-se a cobrrir oferta maior ao valor pre-fixado (1,5 mil)

    O CAP foi notificado de oferta superior, feita pelo Flamengo.

    Apesar de notificado, o CAP deposita apenas o valor mínimo pré-fixado.

    Mais grave ainda é que o Atleta não acerta as bases com o CAP (direitos federativos), optando por jogar no Flamengo.

    Sendo detentor de 100% do atleta o Vitória vende 50% dos direitos econômicos ao Flamengo, o que não impediria a venda de 50% ao CAP e que o mesmo jogasse no CAP, acaso acertasse suas bases salariais (direitos federativos).

    Ocorre ainda que com o valor de 1,5 milhões depositados, o CAP não compra sequer os 50%, já que, como previsto no contrato, o valor seria fixado ante a proposta superior (no caso a do Flamengo).

    Juridicamente, o CAP não é dono de 50% do jogador por que não pagou tudo.

    Para embolar o meio-campo, o CAP, apersar do depósito parcial, parece desistir da compra… ai onde o Vitoria começa a errar (penso eu).

    Certamente o contrato prevê multa por desistência. O Vitória deveria RETER A MULTA por destrato e devolver a diferença. PRA MIM, ESSA É QUESTÃO.

    O que ficou estranho é, por que o CAP nem disse que não queria o Atleta nem disse que não queria, ficando a relação contratual em aberto.

    Mais estranho ainda é o CAP ter tentado exercer a compre sem se assegurar dos direitos federativos (acertar com o Atleta).

    O fato do Vitória querer parcelar é vergonhoso… mas, estejam certos de que DESFAZER O NEGÓCIO é uma liberalidade do Vitória (aceita se quiser).

    EU ACEITARIA E DESFARIA LOGO, Pois acho que em breve Léo vai valer muito mais..

    • Parceiro Bruno,

      Eu pensava assim, até o CAP divulgar na íntegra a cláusula décima primeira do contrato de empréstimo de Leo, a qual fala em direito de preferência na compra “DOS DIREITOS FEDERATIVOS e de 50% dos direitos econômicos do atleta”.

      Ou seja, quando o Vitória faz a negociação com o Flamengo, devido a este ter oferecido um valor superior, ele está negociando justamente os direitos federativos + 50% dos atletas, eliminando qualquer chance do CAP negociar diretamente com o atleta.

      O Vitória reteve indevidamente o valor depositado pelo CAP, uma vez que não houve a conclusão da venda. E se não houve venda, tem que devolver o dinheiro.

      O CAP errou ao ter depositado o valor a menor, mesmo tendo sido notificado de proposta superior do Flamengo, mas o Vitória comete um crime quando não devolve esse valor…

      Confira a cláusula na notícia abaixo…

      http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2014/03/caso-leo-vitoria-tentou-parcelamento-antes-de-negar-divida-com-o-furacao.html

      • Eu percebi isso em você Leonardo, logo nos primeiros post que você fez em relação a esse acontecimento e inclusive postei esse link que você postou agora.

        Ubaldo, não deixe o seu apoio incondicional a essa diretoria e a recusa a chapa contrária cegarem você. Se o Vitória tivesse vendido Léo para o CAP certamente ele não tentaria dividir o valor depositado pelo mesmo em 12x em uma tentativa de devolução do dinheiro, e só lembrando da falta de caráter de Carlos Falcão que no começo dessa história disse que desconhecia o débito.

        SRNS

  17. Não sei se estou sendo muito simplista na minha avaliação, (perdoem, não sou da área jurídica), mas pelo que entendi:
    O CAP queria ficar com o atleta;
    Surgiu uma proposta melhor e o Vitória deu a preferência para que o CAP cobrisse, segundo contrato;
    Segundo o “esclarecimento” de Falcão, o CAP deu uma de “joão-sem-braço” e depositou só os 1,5 mi… o que não interessa, se não fechou o negócio tem que devolver o dinheiro, me parece o correto, mas sei lá também né…
    Pelos e-mails (se verdadeiros) fica clara a admissão da dívida, afinal não se tenta negociar o que não é devido de direito.
    Agora, depois que tudo foi jogado no ventilador, por esta declaração “O ECV esclarece que, em nenhum momento e sob nenhuma circunstância, foi informado que os recursos utilizados pelo CAP para aquisição parcial dos direitos econômicos do atleta “Leo” pertenciam de fato, conforme extrato divulgado pela imprensa na ultima sexta-feira, a CAP S/A Arena dos Paranaenses, empresa não integrante da relação contratual.”, parece que vão partir por outro caminho… aí já é papo para advogados!

    O que eu sei, e me preocupa, é que:

    Tá feio, muito feio, começou mal, muito mal, Falcão!

    Por que, como, essa falta de.dinheiro assim? Quer dizer, será que gastamos demais, gastamos por conta ( não com contratações né?!)? Sem o dinheiro da Caixa não temos nada?

    Tentando entender aqui…

    SRN

    • Jessica, o vitória tentou recomprar os 50% do CAP, só que parcelado, diante da manifestação do clube em desfazer o negócio..

      • Ubaldo, não há que se falar em “recompra” quando sequer houve efetivamente a venda.

        Justamente por não ter havido a venda dos 50% dos direitos econômicos do atleta é que o Vitória está se apropriando indevidamente do valor pago pelo CAP.

        Se tivesse, de fato, havido a conclusão da negociação, o Vitória estaria inteiramente certo.

  18. Ô meu Jesus!!! Como eu queria ter lido sobre Kleber Gladiador em qualquer site minimamente confiável… Seria um sonho. Jogador pra ir receber no aeroporto! Pena que é mentirinha de bocudo…

    • Leonardo, Kleber Gladiador acabou de passar por uma cirurgia semana passada, vai ficar uns 40 dias para se recuperar.

      Acredito que a a imprensa (Bocão e Cia) deram uma barrigada com essa aí. Falcão deve estar negociando com outro atacante aí.

      • ah, sem contra que Kleber ganha 500 K no Gaymio… até dividindo o salário ficaria muito caro.

      • Esse cara cairia como uma luva aqui… Mesmo tendo feito cirurgia por agora, seria um reforço de peso pra Copa do BR e Brasileiro. Mas, como já sabemos, mas uma “novela” sem embasamento do boca de lixo…

        Mas que dá raiva, dá… Porque, no fundo, a gente sempre pensa que isso pode ter 1% de verdade e no fim é decepção!

      • Eu prefiro LUCA que tá retornando ao Criciúma (bom jogador)

  19. Rapaz, o Globoesporte.com, deu uma boa desmascarada em Falcão em relação às suas declarações de ontem. Ficou muito feio para a Diretoria, coisa desonesta, sujando o nome do clube. Quiseram dar uma de esperto, infelizmente é uma prática horrorosa que o nosso povo (baiano) e o povo carioca usa muito (sem generalizar, é claro).
    É até hilário, para não dizer ridículo, o cara receber 1,5K à vista e pedir para parcelar em 12 x sem juros, aí só nas Casas Bahia seu Falcão.

    http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2014/03/caso-leo-vitoria-tentou-parcelamento-antes-de-negar-divida-com-o-furacao.html

    • Com essa troca de e-mails e, PRINCIPALMENTE, com a cláusula décima primeira exposta na íntegra pelo CAP, fica incontestável a apropriação indébita por parte do Vitória. Sem qualquer chance de defesa… O direito de aquisição previsto em contrato não era de apenas 50% dos direitos econômicos, mas sim de 50% dos econômicos e de 100% dos federativos, ou seja, o jogador necessariamente estaria vinculado ao CAP no ato da compra.

      Ora, se o clube recebeu uma proposta mais vantajosa do Flamengo e, por sua vez, o CAP não quis cobrir, vende ao Flamengo e devolve a porra do dinheiro do CAP, até porque não houve a aquisição.

      O Vitória não erra em não ter vendido ao CAP, o Vitória comete um CRIME quando retém sem qualquer justificativa o dinheiro depositado pelo CAP.

      É como se você tivesse num leilão, desse o seu lance, outra pessoa desse um lance superior, levasse a mercadoria e a casa de leilão ficasse com o seu lance pra ela…

      Que papelão! Que queimação desnecessária…

      Pra quem enchia a boca pra falar da saúde financeira, do superávit e da inexistência de dívidas públicas, o clube se complicou todo por causa do não recebimento de uma das parcelas da Caixa. Planejamento feito no limite dá nisso… Vai atrasar salário agora também???

    • E quem lhe disse que as casas bahia vendem em 12x sem juros parceiro? Vá nessa, os juros estão embutidos na maciota, e ninguém percebe.

      SRNS

  20. Pelos e-mails o Vitória assume claramente a dívida, só quero saber o que Falcão vai falar agora.

  21. A versão do Vitória pelo site oficial, tirem as suas conclusões:

    O ECV- Esporte Clube Vitoria, tendo em vista noticia publicada na imprensa, sobre uma ação de cobrança relativa a um possível debito existente junto ao CAP- Clube Atlético Paranaense, apesar de ainda não ter conhecimento oficial do processo, vem esclarecer, ao publico esportivo em geral e a torcida do Vitoria em especial, a realidade dos fatos:

    1- Em 04/02/2013, o ECV celebrou contrato de empréstimo do atleta “Leo” (Leonardo Moreira Morais) com o CAP, estabelecendo, neste mesmo contrato, uma clausula de preferência para aquisição de 50% dos direitos econômicos do atleta, pelo valor inicial de R$1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais) estabelecendo, também, que caso houvesse uma proposta superior a esse valor, o CAP para fazer valer seu direito, deveria igualar o valor da proposta recebida.

    2-Em 18/12/2013, o ECV recebeu proposta oficial oferecendo R$2.000.000,00 (dois milhões de reais) pela outra metade dos direitos econômicos do atleta. Proposta imediatamente comunicada ao CAP, conforme determinado no contrato, ficando, por conseqüência, estabelecido como valor referencial de aquisição do percentual de 50% dos direitos econômicos pelo CAP, o mesmo valor proposto por esse Clube.

    3- Não obstante, o CAP ter sido previamente comunicado do novo montante a ser depositado, em 26/12/2013 foi efetuado um deposito no valor de R$1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais) na conta corrente do ECV, tendo sido novamente notificado o CAP, para complementar o valor, conforme estabelecido no contrato firmado, complementação que não foi efetuada.

    4- Concomitantemente as tratativas referentes à negociação dos direitos econômicos do atleta, tomamos conhecimento que o CAP, surpreendentemente, não celebrou nenhum contrato de trabalho com o atleta “Leo”, nem apresentou qualquer documentação que comprovasse a relação de trabalho com o clube.

    5. Em 05/01/2014 recebemos a informação que o atleta diante da inércia do CAP, optou por transferir-se para o Flamengo, que veio, posteriormente, a adquirir a outra metade dos direitos econômicos do atleta, conforme proposta feita ao ECV.

    6- O atleta então celebrou seu contrato com o Flamengo, o ECV liberou o atleta e a transação com o Flamengo foi concluída.
    7-Posteriormente foi o ECV informado que o CAP desejava cancelar unilateralmente o negócio já realizado, isto é, a aquisição dos 50% dos direitos econômicos e que dessa forma não faria o depósito complementar dos R$ 500.000,00 restantes.

    8 – O ECV por acreditar na valorização do atleta, aceitou discutir administrativamente a possibilidade de recomprar, na integralidade, a participação do CAP no atleta, em condições a serem pactuadas pelas partes, ou, ainda, de instrumentalizar a cessão parcial dos direitos econômicos, ficando detentor do percentual dos direitos econômicos, relativo ao valor em aberto.

    9 – O ECV esclarece que, em nenhum momento e sob nenhuma circunstância, foi informado que os recursos utilizados pelo CAP para aquisição parcial dos direitos econômicos do atleta “Leo” pertenciam de fato, conforme extrato divulgado pela imprensa na ultima sexta-feira, a CAP S/A Arena dos Paranaenses, empresa não integrante da relação contratual.

    10 – Ressaltamos que durante todo período cronológico da realização dos fatos acima narrados, o ECV procurou estabelecer um amplo canal de diálogo com o clube paranaense, buscando por todas as vias possíveis, resolver a pendência de forma negociada, tendo sido surpreendido com o ajuizamento de processo judicial.

    11- O ECV reitera que cumpriu rigorosamente o que determinava o contrato e a legislação vigente. Restando, nesse momento, aguardar o teor da ação impetrada, para que possa provar na Justiça a lisura dos procedimentos adotados pelo Clube, comprovando a inexistência dos débitos alegados, passando a exigir, também, judicialmente, a cobrança dos valores que ainda lhe são devidos, bem como fazer valer seus direitos, relativos a reparação de possíveis danos morais e materiais ao clube, aos seus dirigentes, que possam advir, em razão do ajuizamento de ações indevidas e despropositadas ou de denuncias caluniosas.

    Salvador, 10 de março de 2014.

    Esporte Clube Vitória

    Carlos Sergio Falcão

    Presidente do Conselho Diretor

    • “O ECV reitera que cumpriu rigorosamente o que determinava o contrato e a legislação vigente.”
      Não cumpriu a legislação vigente!!!
      Está bem claro e evidente que a má fé do Vitória, uma vez que não pode haver “recomprar” se não houve “compra”.

      A intenção do Atlético era comprar os mesmos 50% comprados pelo Flamengo, pois como estabelecido no contrato, esta era a parte do atleta à venda. De tal modo, obedecendo o que reza a legislação vigente com referência aos contratos, deve ser respeitada a boa fé nas relações comercias.

      Sem mais, diretores pilantras!

    • Não diz nada com nada.
      Se tivesse alguma integridade teria depositado o valor da compra do CAP em juízo.
      E a lista do Vitória dos jabás?
      Há, no leão é diferente. Todo mundo é honesto, o clube é transparente e periodicamente temos eleições diretas.
      Isso só ocorre no lado de lá.
      O rival anda se passando a limpo e nós estamos ficando no meio do caminho.
      O discurso de Falcão é dos anos 80, quando o Vitória não ganhava nada.
      Os mais velhos sabem o que estou falando.

  22. Sobre o caso Leo: antes de torpedear os dirigentes do ECV, é preciso estudar todos os argumentos. Favor ler os tópicos abaixo no site ECVITORIANOTICIAS:
    http://www.ecvitorianoticias.com/2014/03/ec-vitoria-esclarece-verdade-dos-fatos.html
    e
    http://www.ecvitorianoticias.com/2014/03/e-mails-mostram-que-vitoria-tentou.html

    Ah, um detalhe: por pura coincidência o advogado que representa o CAP é o mesmo que entrou na Justiça com uma ação de pedido de intervenção no ECV…

    • Meu amigo, Francelso.
      Leia direito os links que você postou e verás que os dirigentes do Vitória estão completamente errados. Eles cometeram o crime de apropriação indébita e, inclusive, eles mesmos sugerem que a dívida seja paga de forma parcelada.
      Isso que eles estão fazendo é uma verdadeira canalhice e merece é cadeia (pena para o crime 1 (um) a 4 (quatro) anos de reclusão).
      E ainda por cima estão sujando no nome do vitória.

      • Ubaldo, com todo respeito, você não deve usar este argumento para justificar o erro da diretoria do Vitória. O assunto aqui é outro completamente diferente.

        SRNS

  23. “CAVEIRÃO”, apelido de Souza, que foi dado pelo canhotinha Gerson, na época que ele jogou no flamengo. Palavras, do próprio jogador. Sendo assim, não foi a torcida do jahia.
    Espero que qdo for escalado, faça gols. É o que a Nação Rubro – Negra, mais deseja de Souza ou Caveirão.
    SMV

    • Perfeito, Shirley. Torcemos e queremos bem ao Vitória, então que ele (Souza) arrebente e ajude o nosso clube a estar nas cabeças!
      Sobre o assunto, segue declaração do comentarista Paulo Cerqueira:
      “Acho que é uma contratação de qualidade, embora seja uma contratação que envolve risco (aliás como toda contratação), mas o Vitória fez um contrato de produtividade, Ele e Dinei poderão até eventualmente jogar juntos…”

    • Retirado do portal de notícias Metro1:
      A chegada do atacante Souza gerou opiniões divididas entre os torcedores rubro-negros. As críticas por parte da torcida já eram esperadas pela diretoria do Vitória. No entanto, o presidente do Leão, Carlos Falcão, afirmou que tinha certeza da polêmica que causaria. Mesmo assim, os pedidos do diretor de futebol e do treinador do clube pesaram.

      “Tínhamos a certeza que era uma contratação polêmica. Tínhamos também a certeza que uma parte da torcida iria ficar a favor e outra ficaria contra. Por que nós decidimos aprovar a contratação de Souza? Primeiro, porque já jogou com nosso diretor de futebol, foi artilheiro do Brasil com Raimundo Queiroz. Segundo, porque jogou com Ney e ele desejava um jogador com as características dele para disputar posição com Dinei”,

  24. O melhor do Nordeste, quando enfrenta times ruins, tem que permanecer na frente, ratificar sua superioridade. Assim faz o Vitória.
    Os times do grupo do jaia são fraquíssimos, inclusive o próprio.
    Interessante é que o regulamento nos fará enfrentar, terminando nas posições que temos hoje, o segundo melhor time do campeonato: o Vitória da Conquista!
    Ficará para o incolor, pasmem, uma catuta ou um juazeirense. E segue o Vitória auxiliando o time da cor da roupa do Bozo.
    Mas…assinado é assinado. Resta o Vitória manter-se bem, ganhando de todos, que é o seu dever.
    Na parte tática, concordo que o Vitória atuou bem. Melhorar suscita constância.
    Embora a catuense seja um time com pouquíssimas alternativas, o Vitória soube jogar bem, inclusive com o louco Luiz Gustavo (até então, pra mim, o melhor jogador em atividade no clube) sendo expulso.
    Na técnica, alguns jogadores ainda precisam atuar bem: Juan, Cáceres, Ayrthon, Marquinhos…
    Fica difícil o time desenvolver bem o jogo, com atletas sendo mais peso que caminho.
    Modificando, mais que esse campeonato ruim, importante é o foco na Copa do Brasil. Esse sim, pode ser um divisor de águas para o Vitória: possibilidade maior de título e visibilidade dada com a vaga na libertadores. Vencer o jaia é sempre bom, mas existem outras prioridades. O “Jotinha” Malucelli é mais importante.

    Abrçs!

  25. Souza vive a té hoje se vangloriando do fator de ter sido artilheiro do Brasileirão há 9 anos. Sendo que ele fez naquele ano 17 gols. Ou seja sou valorizar Dinei, que fez 16 gols ano passado do que valorizar essa praga por ter feito um gol a mais, há quase uma década. Ainda não aceitei essa contratação, empurrada garganta a baixo!

  26. Sobre Léo uma coisa também pesa:
    A relação de PETRAGLIA COM PC ,enciumou muita gente no barradão…..heheeheueueueheuhe

    Confirma,Abbehusen…?

  27. Essa declaração de Fabio é histórica ,viu!
    Dizer que parte do sucesso d vitória foi devido a má fase dos outros times…

    Se um EU DA VIDA falo uma zorra dessa,ai,ai…

  28. A verdade é que o Vitória está com o caixa zerado, pois não recebeu a cota da Caixa Econômica. De tal modo, quando entrou o dinheiro do Atlético o banco reteve para pagar os cheques voadores.
    Agora está sem grana para devolver ao Atletico.
    Caloteiros!!!

  29. No caso Léo quem tá agindo de má fé é o Vitória. Qualquer juiz meia boca dar ganho de causa ao Atlético-PR. Fato!

    • Concordo integralmente.
      É mais um episódio a demonstrar que Falcão não pode mais ser presidente do Vitória.
      Alex Portela era ruim (no meu ponto de vista), mas Falcão como presidente é pior, é um desgoverno.

    • Presumo que todos os que estão aqui opinando tenham tido acesso ao contrato e tenham lido todas as cláusulas…

      Porque a única forma de CRAVAR quem agiu legalmente (leia-se coberto pelo contrato assinado) é essa.

      • Leonardo,

        Independente do que esteja em contrato, hodiernamente o que impera nos contratos é a boa fé objetiva e subjetiva, disciplinadas tanto pelo Código Civil Brasileiro, como pela Constituição Federal.

        E repito. Qualquer juiz meia boca sabe que o Vitória é que tá agindo com má fé.

      • Depois deste “hodiernamente”, eu dou o caso como concluído em favor do Atlético Paranaense!

      • Pires,

        Então ainda bem pro Vitória que você não é juiz, apesar do incrível talento para “decidir” casos sem nem ler o processo.

      • Só tem GATO MESTRE nesse futebol brasileiro, mas que essa diretoria do Vitória está meia boca nessa história, eu não tenho dúvidas. Onde foi parar o dinheiro de Gabriel Paulista, o dinheiro da Caixa, os 2 Milhões do FLAMERDA que comprou a metade do passe de Léo, entre outros, e agora onde foi parar esse dinheiro depositado pelo Atlético do Paraná, ai tem coisa.

      • E o mais engraçado nisso tudo é que o Sr. Falcão disse no começo dessa polêmica que desconhecia a dívida…

        Salafrário desse manchando a imagem ECV nacionalmente.

        SRNS

  30. Não podemos achar que este time vai nos levar longe numa série A, pra mim Fábio disse tudo… Eu só acho que, no ano passado agente foi bem porque a maioria das equipes não se preocupavam muito com sistemas defensivos e nós jogamos no ataque igualando as vezes 50% de chances ,afinal na minha opinião a maioria dos jogos que ganhamos, nós poderíamos ter perdido de verdade, e toda vez que pegávamos uma equipe mais fechada Ex: Corinthians, Grêmio, a dificuldade aumentava e agente não conseguia reverter, mesmo que Ney Franco conheça os adversários do brasileirao e saiba armar bem o que pra mim faz diferença, daí colocar o time pra frente como sempre.
    Agora a dúvida maior é, se agente não tiver dois zagueiros competentes vamos tomar só de 5 como foi do Ceara porque Ney Franco gosta de táticas Kamikaze e essa ousadia funcionava bem com Kadu e VR estamos sentindo falta de uma zaga mais sólida além de Escudero e finado primo do Messi Nosso time enfraqueceu bastante se não contratar o fumo pode entrar mesmo.

    • 1 ) “…Eu só acho que, no ano passado agente foi bem porque a maioria das equipes não se preocupavam muito com sistemas defensivos e nós jogamos no ataque igualando as vezes 50% de chances …” – Quer dizer que não fomos nós os competentes, e sim, todos os outros times que enfrentamos incompetentes? 2 )”…afinal na minha opinião a maioria dos jogos que ganhamos, nós poderíamos ter perdido de verdade…” – Aí eu concordo, afinal de contas todos os jogos começaram no zero a zero ! Este é um verdadeiro exemplar (não tão raro) do complexo de vira-latas!

    • Por favor Renato, não assassine o portuga! Agente só se for agente policial, de trânsito, de saúde. Agora, em relação a uma porção de pessoas, a escrita é “a gente” SEPARADO! Fica a dica, pois percebi que não foi um erro corriqueiro por desatenção, foi sistemático devido a sua repetição na grafia errada. Abraços.

      • Já que a brincadeira aqui é corrigir o português alheio. Acho que o Fábio poderia rever o significado da palavra “corriqueiro”. Já que no texto ela foi usada como oposição à palavra “sistemático”. E na verdade essas palavras possuem semânticas muito mais próximas do que distantes.

  31. Acho que o ponto positivo da partida foi mesmo a atuação de J Welison.

    Campeonato baiano é obrigação vencer qualquer time do interior por 2 ou mais gols de diferença, não tem muito pra onde correr não.

    Destaque pra uma defesa de cinema de Wilson – reflexo afiado.

    SRN!

Deixe a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s