A “mitologia” acabou?

ney franco.pjpeg

Ainda não foi campeão pelo Vitória, não vence clássicos e já disputou 3, sendo um deles com o time todo titular (exceto na lateral direita, pois teve que improvisar Luiz Gustavo) e não classificou o time pra Libertadores, nem para a chamada “pré-libertadores”. Mesmo assim, alguns torcedores imbecis, afoitos e com mania de imitar as torcidas dos clubes do eixo Rio-São Paulo passaram a chamar Ney Franco, de Ney Mito, de não sei o que, querendo dar um status de Deus, de Super-Treinador, a um ser humano, que é apenas um bom profissional da bola.

O mesmo pode se falar em relação a Damien Escudero, que é sim um bom jogador, que tem uma determinação, raça e obediência tática fundamental, mas que não é nenhuma sumidade. Tanto é que se assim fosse, a verdade é que no Vitória ele não estaria e se fosse este “escuDEUS”, “escuMITO”, que os babacas proliferam nas redes sociais, o cara estaria no mínimo em algum grande europeu da Liga Espanhola, Inglesa, Alemã ou italiana. Muita gente coloca Ney Franco e Escudero como se fossem mais que seres humanos normais, como se fossem os deuses em carne e osso e não é assim. Tem gente que bate pé firme dizendo que o Vitória só perde quando Escudero não joga. Parece até que ficamos invencíveis com o “deus da 11” em campo (outro apelido babaca). Parece que estamos falando de Messi, CR7 ou Ibrahimovic.

Temos que respeitar nossos atletas e treinador, mas nada de criar pedestais e imitar as torcidas dos times do eixo, que piora mais ainda! Coisa de menino mimado que quer ser o “vizinho rico”. Espero que com as seguidas patacoadas feitas por Ney Franco neste ano sejam capazes de acabar com esta “mitologia fajuta” criada. Não posso afirmar com que propósito NF está tendo estes ataques de Caio Júnior, inclusive com visões de jogo completamente oposta ao que a torcida está vendo, mas que está estranho está e a diretoria tem que saber chegar para cobrar e melhorar o diacho do time com REFORÇOS e não com meras contratações sem nenhum critério válido.

escudero-vit1x1flu

“Mito” pra mim será o elenco e o treinador que conseguir levantar um título nacional ou internacional pro clube, que tem 115 anos e que nunca gozou de tais conquistas. Aí sim este elenco e treinador merecerá todas as honras, gravação de todos os envolvidos na parede da sala do Museu do Clube, no Complexo Barradão, fotos, mini-estátua dos protagonistas (do autor do gol do título), menção honrosa ao presidente e diretor de futebol que conseguiu tal proeza. Aí sim. Agora por causa de 3 meses de um futebol bem jogado em 2013 e que culminou na bela, mas estéril 5ª posição ser chamado de mito é ser besta demais…é um pensar menor que anão sentado em meio fio de calçada.

Já estou visualizando barbaridades nas redes sociais. Gente dizendo que estamos perdendo e jogando mal porque Escudero tá fora, como se o cara fosse ao mesmo tempo goleiro, lateral direito e esquerdo, zagueiro central e 4º zagueiro, volante, 2º volante, meia, atacante e centroavante e que fosse mais decisivo que todos os grandes craques mundiais da era atual. CHEGA  DE LOUCURA, meu povo! Parece que a gente estava jogando melhor que Barça, Real, Man City e Bayern Munchen com Escudero e sem ele estamos que nem o time reserva do Íbis. Pára que tá feio! Cadê o senso crítico?

Enfim, não temos um elenco “mítico”, Escudero não é Messi, nem CR7 e Ney Franco não tem 1% da carreira brilhante e vencedora de Alex Fergusson, que reinou 25 anos à frente do Manchester United, vencendo diversos títulos importantes como a Premier League, Uefa Champions League, Mundial e os diversos torneios em formato Copa, do futebol inglês. O nosso clube precisa melhorar muito e ganhar coisas de relevância para podermos ter um pouco mais de credibilidade para imitar as “manias das outras torcidas”.

Anúncios

82 respostas em “A “mitologia” acabou?

  1. Querido,

    Acho que você precisa deixar de ser tão radical. É claro que o 5º lugar no brasileiro passado fio estéril, mas foi um grande resultado para um time com elenco limitado como o nosso. É claro que Escudero e Ney não são mitos – e acredito que esses “apelidos” façam parte do folclore do futebol -, mas para o nível do futebol da nossa região estão bem acima da média. O problema de Ney é o mesmo de Caio, enquanto ele teve peças para colocar no time o time funcionou. Em relação a não ganhar clássicos concordo com você. Mas uma coisa é ser campeão de tudo com times com orçamentos bilionários com jogadores a disposição como Cristiano Ronaldo, Beckham, Rooney, Van Persie (como é o caso de Fergusson) é uma coisa. Outra coisa é ganhar títulos nacionais e internacionais quando se tem a disposição jogadores como Marquinhos, Alan Pinheiro, Dinei e cia ltda.

    Curtir

  2. Correção: O gol de Arthur Maia não foi algo que chamou a atenção da mídia nacional de forma positiva.

    Numa rápida busca Mocota percebeu que o gol de Arthur Maia chamou a atenção da MÍDIA INTERNACIONAL de forma positiva.

    Argentina:
    globoesporte.globo.com/rn/noticia/2014/03/ole-destaca-golaco-de-arthur-maia-e-chama-jogador-de-maiadona.html

    Portugal:
    relvado.sapo.pt/internacional/videos/video-um-golo-monumental-no-brasil-493561

    Inglaterra:
    101greatgoals.com/blog/george-weah-v-verona-esque-arthur-maia-america-rn-v-globo/

    PS – Bom…

    Mocota aposta em Maia desde 2011. Mas sabe como é que é, né? Sempre aparece uns “Raimundo Queiroz” no seio da torcida para atrapalhar o Vitória.

    ———–

    Mocota ficou na dúvida se esse torpedo de Maia via GE tem endereço…

    – “…Estou muito feliz aqui em Natal, estou tendo oportunidade de jogar e isso faz a diferença.”

    globoesporte.globo.com/rn/noticia/2014/03/ole-destaca-golaco-de-arthur-maia-e-chama-jogador-de-maiadona.html

    ————–

    O Marketing Rubro-Negro continua a todo vapor…

    Souza após ser contratado com reprovação de 80% da torcida, não mais será chamado de “Caveirão” e sim “Cavernão”!

    Mocota fica sem palavras com essas grandes sacadas.

    Sem a menor duvida, até o dia 01 de abril de 2014, teremos a noticia de 20 mil novos sócios no SMV depois deste grande Planejamento Estratégico que foi a contratação de Souza Cavernão, o ex-Caveirão.

    êêêêêêêêêêêêêêêêêêêê…!

    plac…..plac……….plac……………plac………………..plac.

    ——————-

    Eleições Diretas em 2016.

    Avante Leão!

    Curtir

  3. Na minha opinião, Ney está surtandooooooooooooooooo…
    Por que Neto Coruja e Euller não estão na relação dos que foram para Conquista?
    Os defensores precisam funcionar no meio campo, e a armação de jogadas no Vitória está pobre. Sem falar na desorganização geral, quando o adversário ataca, com os zagueiros batendo cabeça.
    Não considero o conquista melhor que o jaia, mas na “atual conjuntura” .todo time contra nós é barça.

    Abrçs!

    Curtir

  4. Rapaz, concordo com Fábio quando fala que os dois estão longe de serem mitos, que são seres humanos e erram muito sim,mas é claro e escandaloso a diferença desse time com e sem Escudero… Os números mostram isso e a postura dos jogadores tb… na série A tivemos 60% de aproveitamento com ele em campo e 30% sem… Isso não é mt diferença não?? Querendo ou não a falta de Escudero faz com que NF invente um monte de alternativas (na maioria das vezes erradas) para suprir a sua falta… NF tem errado mt e mostrou que não tem mt capacidade de indicar contratações (Nesse ponto Caio Jré mt melhor), mas ignorar o fato do mesmo ter mudado a postura e o comportamento do Vitoria frente aos grandes em 2013 é injusto, prefiro mil vezes ele em má fase aqui do que as merdas que apequenam e acovardam meu time fora do estado… Ele está mal, deve ser cobrado e muito, mas tem mais pontos positivos que negativos…

    Quem tem toda a culpa por essa merda toda é a incompetente diretoria do Vitória, como montar um time ofensivo se vc perde VR, caja, Kadu, Maxi e não contrata ninguém capaz de brigar pela titularidade?? Ahhhh, mas NF aprovou Defendi, Zen e etc… Mas vc acha que essa era a primeira opção dele??? Ou ele pediu Bolatti, A. Lima e etc? Essa diretoria de merda com mentalidade micro vai ferrar meu time e transormá-lo em um jahia…

    Curtir

    • Abb, sinceramente não sei se podemos dizer que NF não tem muita capacidade de indicar contratações, pois duvido muito que, dos que vieram, foram todo indicações dele. SOuza e Hugo tá claro que RQ pegou os amiguinhos do Goias, Lucaz Zem e defendi o Botafogo queria se livrar e se é de graça a diretoria pega, Ferrari caiu de paraquedas.
      Enfim, não sei se dá pra cravar isso, já seria caso de internação. kkkkk
      Abc

      Curtir

  5. Concordo com grande parte do seu texto, exceto nas partes que critica em algo que voc tbm faz em momentos de alegria extrema e acabou sendo incoerente, que è apelidar jogadores, comparar com craques. Isso sempre vai existir no mundo da bola, faz parte do sentimento momentanio.

    W. Henrique sempre foi ruim, mas era o talisma do time naquela epoca, era o pica pau e hj todos querem meter o pau no cara, com razao.

    Curtir

  6. Rpz com este meio com Zen, Cáceres e Hugo sei não, continuo com aquela sensação que Ney Franco está doidinho para se picar do rubro-negro e não pagar multa alguma.
    Pode até dar certo , mas quem aqui na casa concorda com um meio novamente escancarado depois do fiasco de domingo, porra alguém precisa chegar nele , assim está d+.
    Zen é fraquissímo, Cáceres nunca me convenceu muito e este ano está uma lástima e Hugo totalmente fora de ritmo , será que ele não enxerga isto ?????????????????????? por isso minha grande desconfiança.
    Pq não armar o meio com Marcelo ( domingo foi mal + sou muito mas ele ) Mauri , Felipe e Euller.
    Já que não podemos contar com Welisson e Luiz Gustavo povoaria mas a meiúca com pelo menos jogadores que se movimentem e procurem fechar os espaços é minha modesta opinião com as atuais opções e não ESCANCARADO ainda por cima jogar em mas um pasto dos campos da Bahia.
    Outra efetivaria sem dúvida o Nino pois Airton está uma miséria.

    Curtir

  7. Fabio,

    Não é questão de endeusar Ney e Escudeiro. Não vejo ninguém falar com os termos que você utilizou. Tanto Ney, é um dos melhores técnicos do Brasil quanto Escudeiro é um dos melhores jogadores do Brasil, é. Isso não se discute!!! Se você fizer um pouco de esforço você perceberá que Ney deve estar entre os 10 melhores treinadores do Brasil da Atualidade. Não por causa de um resultado que êle vai perder sua “patente”. O cara trabalha e muito. Escudeiro está entre os melhores volantes/meias do nosso futebol. Se não for melhor é um o mais completo.
    Os times do eixo endeusa qualquer um jogador de meia “tijela” e você(a maioria dos torcedores) sempre acham que o melhor é o que vem de fora. Muita gente fala VAMOS CONTRATAR. Quando o jogador é contratado para o ECV em vez de haver apoio começam a jogar na lama. Quando o jogador sai do ECV a própria torcida e imprensa diz que o Vitória ficou frágil, que não deveria ter perdido…..Vou citar(Analisar) o caso de Maxi, Renato Cajá, Victor Ramos, Kadu.
    Maxi, no Vitória jogou 25% das partidas os 90 minutos. É um bom jogador, mas não é e nem nunca será a oitava maravilha. Cajá sempre foi questionado pela torcida. Quando era substituído(sempre) fazia gestos obscenos pra torcida. Nunca foi diferencial para o time. Kadu e Victor Ramos juntos foram a terceira defesa mais vazada do campeonato. E, pasmem Victor Ramos estava na seleção dos piores do Campeonato Brasileiro de 2013.

    E você precisa ser mais respeitoso comigo, sempre vc chega com tom de arrogância, com ironia…desta vez estava tudo perfeito até a sua última frase que foi moderada. Se voce quer ler seus comentários aqui, saiba como chegar! Depois não fique falando de mim em blogs alheios.

    Curtir

    • Não sou desrespeitoso com você! Gosto do tom emotivo que você coloca em seus debates. Só acho que você, em alguns comentários, exagera emotivamente e perde a análise mais profunda. Lembre-se você é um formador de opinião!!!! Se você não embasar seus comentários(aprofundar) você não ajudará nunca o ECV(Eu acho que é o que você no fundo quer). É por isso que o Bahia ganha tanto espaço. Como diz Renato Piaba, na segunda partida partida que o Bahia ganha em sequência, a terceira partida a torcida e imprensa e outros, já acreditam que ganhará o campeonato e vai ser campeão.
      No Vitória, a torcida e os formadores de opinião, o time ganha várias partidas e perde uma, o caos fica estabelecido. O time não presta, os jogadores do time são os piores, que a Série B vem por aí etc. Esquecem de fazer uma análise superficial dos times da série A, que tem times bem piores do que o Vitória ainda tem um monte: Criciuma, Chapecoense, Figueirense, Sport, Bahia, Goiás, Curitiba, Goias…E, outros times considerados grande, com algumas exceções não são tão extraordinários que o ECV. Veja o Flamengo, Botafogo, Fluminense…Se estruturarmos um pouco mais o ECV nós vamos melhorar muito. Poderemos fazer uma boa campanha no Brasileirão.
      A direção, tem pessoas como nós que queremos ver o ECV, ganhar títulos e crescer.
      Tom desrespeitoso você é quem utiliza, as vezes, com os jogadores, com a direção etc…Faça um levantamento do que você escreveu, principalmente quando o ECV perde, os termos que você utiliza. Você é desrespeitoso e utiliza termos pejorativos, que já vi com Alexy Portela, Falcão, Raimundo Queiroz e outros do passado……

      Curtir

      • A prova de que vc realmente não entende meu posicionamento ou é tão fanático e “torcedor-modelo” que não gosta de ver uma critica sobre o time e/ou diretoria. Dizer que eu não embaso meus debates é uma MENTIRA deslavada, injusta e que me deixa p da vida. Olha meu irmão, faz o seguinte. Se vc não aceita meu blog, deixe de vir aqui. Se não entende meu blog, não venha até aqui. Mas dizer que eu não embaso minhas críticas é de se lascar viu…eu pontuo sempre as minhas críticas, nunca faço crítica por criticar e muito menos faço este estilo de se perder uma nada presta. Me poupe!

        Curtir

      • Meu amigo Fábio, não tenho intenção de ofendê-lo. Jamais ousaria utilizar palavrões. Me desculpe!!! Jamais vou manter diálogo com você. Mil desculpas!!!
        Não foi a intenção. Passar bem.
        Sou Rubro Negro e tento não ser somente torcedor!!!! Administrar um clube de futebol, grande como ECV não é fácil!
        Vejo muita gente cometendo justiças e principalmente injustiças com os dirigentes do ECV. Não sou amigo de dirigente nenhum do ECV. Mas conheço um pouco de gerenciamento. E, gosto de enfatizar as coisas boas que êles fazem, não fico só martelando as coisas ruins. As coisas ruins prefiro dirigir ao próprio clube(pessoas do clube) para tentar influenciar em algumas melhorias. Sei que o ECV, este ano, necessita de alguns reforços. Com certeza virão. Não sou de condenar jogador nenhum por apenas um jogo. Não sou tão especialista assim!!
        Mais uma vez mil desculpas!!!
        Abraços!!!

        Curtir

      • Pelo texto você parece mesmo um ” peru ” da diretoria.
        Esse time não jogou uma ou autra partida ruim não, até agora o Vitótia foi uma lástima.
        Você ainda duvida disso ?

        Curtir

  8. Enquanto torcedores rubro negros ficam discutindo ¨ o sexo dos anjos¨, do outro lado as hienas, sardinhas, corujas mortalha ficam delirando com essa discussão que não chega a lugar nenhum e é tudo que ¨ eles¨ querem, pessoal apesar de tudo vamos acreditar e nem tudo está perdido. Agora ficam caindo nas armadilhas dos inimigos é dar de mão beijada o título desse ano. AVANTE LEÃO. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  9. Para mim escudeiro é um dos melhores jogadores que já vi jogar no Vitória, assim como Petkovic. Para mim ele é um craque, é titular de qualquer time Brasileiro.

    Curtir

  10. Prezado Fábio,

    Também acho que não devemos idolatrar quem quer se seja.

    Ney Franco é bom treinador e ponto.

    Escudero é bom jogador e ponto.

    Mas, concordo com Mocota, o que interessa é bola na rede.

    Também gostaria de rebater o comentarista Danilo (apesar de, sinceramente, não ter nenhum interesse na opinião da torcida rival).

    I. Vitória não tem uma base de excelência.

    É uma base mais ou menos, mas, com um clube de orçamento mais ou menos, nossa base poderia ser muito mais utilizada.

    II. Artur Maia.

    Maia nunca teve chance real no Vitória.

    Entrou no segundo tempo do ba x vi da semifinal do estadual em 2011 e fez uma boa partida.

    Entrou em alguns jogos com Benazzi (único treinador que, de fato, oportunizou alguma sequência ao rapaz) com relativa produtividade.

    Em 2012, foi subutilizado num time de Lúcios Flávios e Geraldos …..

    Em 2013, foi emprestado ao Joinvile e teve algum sucesso no primeiro semestre.

    Em 2014, foi escorraçado pela torcida do Vitória.

    Se fosse Maia, honestamente, só voltaria aqui se fosse obrigado (qdo do empréstimo ele renovou o contrato com o Vitória até o fim de 2015).

    Não é craque, é apenas um bom jogador.

    O problema é o excesso de expectativa em torno de Maia.

    III. Comportamento da torcida em relação à base.

    Quem é Vitória sabe que a cobrança com os jogadores da base do Vitória sempre foi violentíssima.

    Felipe saiu daqui por desentendimento com PC após ser insultado pela torcida (e não foram poucas vezes).

    Leandro Bonfim e Marcelo Moreno já foram hostilizados pela nossa torcida.

    Wallace e Anderson Martins foram hostilizados pela torcida.

    Elkesson foi hostilizado pela torcida.

    Acredito que a torcida pode cobrar de todos os profissionais do clube, mas, se alguém merece mais compreensão, é o jovem até 21 anos oriundo da base.

    Paciência com Defendi é que não dá.

    Curtir

    • Dizer que Maia nunca foi aproveitado é brincadeira. Agora Maia é um CRAQUE. O que é isso? O cara teve diversas oportunidades e a verdade é que ele não aproveitou nenhuma. E é fato, para mim, continua sendo um jogador medíocre.

      Curtir

    • bom mesmo é hugo que jogou pra ´´caralho´´ no ultimo jogo .Ai depois vem ele me dizer que teve um bom rendimento tecnico,e depois ney vai la e reforça isso.Pelo amor de deus ai é chamar a torcida de otaria pq se contra o bahia ele jogou bem n quero nem ver quando ele n jogar nada.

      Curtir

  11. Sinceramente, acho que estou meio por fora do que rola nas redes sociais, aliás, ironicamente, o único lugar em que vi esse termo “deus da 11” foi aqui rs.
    Quanto aos apelidos acho que é uma forma de demonstrar carinho, consideração, uma brincadeira que torcedor gosta de fazer quando tem um jogador diferenciado (por diferenciado entenda-se que se destaca no seu time, não que seja o bola de ouro do ano).
    Acho que Escudero nunca precisou ser “contestado”, sempre foi útil, regular e comprometido, se não o fosse tenho certeza de que não seria poupado.
    Eu sou uma das que, não repete mantra porque isso pejorativamente é repetir sem consciência do que fala, preferia Escudero a Máxi, óbvio que a ideia não era escolher entre um e outro porque se tratam de jogadores de funções diferentes(!) e a diretoria poderia ter ficado com os dois se quisesse.
    Assim como Escudero não costuma fazer gol e não joga nas 11, Máxi também nas algumas belas jogadas que resultaram em gol, não pegou a bolas nas mãos do goleiro adversário atravessou o campo todo e fez o gol, ele recebeu essa bola na medida de alguém, teve competência e fez… cada um no seu quadrado. Só acho um mais importante pra o time que o outro.

    Acho sim que se ele estivesse jogando a qualidade estaria melhor, simplesmente porque a bola não passaria sempre pelo meio de qualquer jeito, isso reflete em todos os setores do campo, assim. Agora, Defendi continuaria sendo Defendi, quem perde gol feito continuaria perdendo gol feito… não sei se dá pra entender o que a gente quer dizer quando fala que com Escudero em campo o panorama muda um pouco…

    SRN

    Curtir

    • Exatamente tudo que eu falei… O povo aqui as vezes é muito 8 ou 80. Impressionante!!!

      Você fala: “Escudero faz muita falta pra esse time”.

      Aparece alguém e diz: “Ah, claro…Porque Escudero certamente é um craque de nível internacional e, se ele estivesse jogando, Defendi não ia falhar, Dinei não ia perder gol, NF não ia inventar”.

      Ahn???

      kkkkkkkkk

      Curtir

  12. Oremos:

    Na impossibilidade de contar com JW, NF repetirá o esquema de jogo do último domingo, o 4-3-3. Em seu lugar o treinador promoverá Lucas Zen (Meu Deus!!!) e Souza em lugar de Alan Pinheiro.

    Prezados… tomaremos ferro do Conquista, alguém tem dúvida? Adeus campeonato baiano!

    TÉCNICO INCOERENTE/INCOMPETENTE!

    Kd Neto Coruja, Mauri, Felipe e Euller?
    Imagina só um meio campo formado por L. Zen, Caceres e Hugo! PQP! Que merda!

    Curtir

    • Na verdade será uma 4-4-2. Ou seja, adicione o Cara de Desgraca (Marquinhos) nesse já medíocre meio campo.

      É rezar pra pelo menos empatarmos ou perdermos por um gol de diferença pra trazer a “decisão” pra cá! Kkkkkkk

      Que fase!!!!

      Curtir

      • O Conquista é perigoso… e se quisermos vantagem na final, considerando que estejam pensando nisso, não pode pensar em derrota!
        Já achei mais uns amigos pra orarem comigo, Tiago! Rsrs

        SRN

        Curtir

      • Não, parceiro. É 4-3-3 mesmo.
        Ele abre cara de osso em um lado e Souza do outro, com Dinei mais a frente.
        Duas merdas na marcação (Zen e Caceres) e um fora de ritmo na armação.
        Duas bostas nas laterais, um zagueiro a la Jr. Tuche e outro que é uma desgraça.
        Junta-se a isso um time sem esquema tático e… tome ferro!

        Curtir

      • Bom, o maluco do Pedro Canísio que assistiu ao treino hoje, falou no globo esporte que Ney recuou Marquinhos pra jogar como um meia…

        Só saberemos isso amanhã no jogo!

        Curtir

  13. Fábio tudo bem? Em seus textos, sempre vejo uma coisa que me chama a atenção.

    As vezes, quando você se projeta sobre um jogador do nosso time, nas últimas temporadas, e que o mesmo é o nosso “diferencial” em campo, parece que o vitória “deu sorte” ou ficou com a “rapa do tacho” desse jogador. Nunca o Vitória tem esse “jogador-fodão” em seu auge. É sempre assim: “Se ele fosse esse bonzão todo, tava no sudeste”, “Se fosse esse jogador todo estava na europa”. Claro, que esses comentários são seguidos de uma decepção rubro-negra em campo.

    Concordo que nós, torcedores sem ídolos, nos apegamos rapidamente a um jogador que mostra algo a mais que a maioria mostra. Ta ai o “escumito”, “escudeus” e por ai vai. Eu não sou fã disso. Prefiro mantê-lo sempre refém da realidade.

    Baseado nesse seu discurso, para mim, posso presumir que para você, o Vitória não teve, desde a sua história Fábio como blogueiro lá no globoesporte.com, jogadores que estão a altura do nosso clube. Acha que o Vitória é sempre feito de refugos, jogadores em baixa, vindo de lesões, problemas com times antecessores, demasiado tempo sem jogar e muito mais.

    Não quero falar de PC e tudo mais, mas fica a pergunta: Houve algum jogador, do início da época de Alexi Portela até hoje com Falcão, que na sua opinião era ou é muito bom, que está a altura do clube e que não se enquadrasse nas características que falei acima??

    Forte abraço e escreva mais man!!
    Seus textos sempre são recebidos por mim com muita alegria.

    Curtir

    • Ginkgo, a pergunta não foi para mim, mas como intrometido, permita-me dizer que não. Não lembro durante a gestão de Alexi, de um jogador que possa se enquadrar nesse modelo e não acredito que com Falcão a politica de contratações vá mudar. É histórico que o nosso futebol vive de jogadores, com raríssima exceção, de refugos que não tem mais mercados e vai para o nosso futebol custando 0800. No sul todo mundo sabe que quando um jogador tá em final de carreira, já não produz nada, vai para o futebol do nordeste, principalmente para a Bahia, ganhar um dinheirinho e viver na boa. Tento, mas não lembro de um time da Bahia ter pago a outro para contratar algum jogador. O amigo, lembra?

      Curtir

    • Nada disso. Você se equivocou total aí. Na época de PC, o Vitória contratou Bebeto em 1997 e que era campeão do mundo de 94 (tres anos antes) e que esteve na Copa de 98 (um ano depois de estar aqui e como titular). Túlio que tinha sido campeão e artilheiro pelo Botafogo em 1995 (dois anos antes de chegar à Toca do Leão). Bebeto e Túlio eram, simplesmente, os reservas imediatos do ataque da Seleção de 96 (Romário e Ronaldo) quando vieram pro Vitória em 1997. Aristizabal foi artilheiro e campeão da Copa America de 2001 e chegou no Leão em janeiro de 2002, fora outros grandes jogadores CONTRATADOS em seu devido auge. Edílson em 2004 ainda batia um bolão e foi ídolo do nosso time, mesmo com as confusões no final do ano, com tiro no alto na concentração, briga com Evaristo de Macedo. Desde que os “pés no chão” entraram no clube, o Vitória não tira um jogador destaque de outro time médio/grande. Só espera a xepa da feira, só forma elenco com refugos…mesmo assim ainda deu sorte com Viafara, Joãozinho, Vanderson, Escudero, Maxi, etc. Mas os erros superam de longe! Na era AP/CF ainda não vi uma contratação de nível similar dos da era PC…Estou mentindo?

      Curtir

      • Fábio, eu me referi a gestão do Alexi e Falcão, mas de qualquer modo os jogadores que você falou não foram comprados, e eu me referia a isso.

        Curtir

      • Como eu falei, nao queria trazer as contratações de PC pois eu sei desses jogadores ai. Só no fim que você se concentrou na parte que me interessava, que é a época de Alexi Portela até hoje com Falcão.

        Agora que já tenho a sua opinião, espero ler um dia um jogador que, a partir de de hoje, chegue no Vitória e você diga “Esse cara ai é foda!!!”, ou “Agora sim eu vi jogador de verdade!!”.

        Abração

        Curtir

  14. Outra coisa que percebo é que quando o time perde e vai mal seu Falcão, bem como seu antecessor fazia, nem aparece pra dizer nada, fica escondido debaixo da mesa.

    Um grande frouxo, isso é o que ele é!
    SRNS

    Curtir

  15. Tira a canela da frete que Mocota vai entrar de sola.

    E quem não aguenta uma entrada mais dura que vá brincar de chicotinho queimado.

    Tá ligado?

    O seguinte é esse:

    Escudero: Tá fazendo uma falta enorme ao Esporte Clube Vitória. Ou seja, continuamos “Escuderodependentes”.

    Lógico que com Escudero em campo o Vitória não se torna IMBATÍVEL, mas para um clube que não tem condições de contratar atletas que sempre são lembrados para a seleção de seu pais, Escudero é uma excelente opção, mesmo não sendo o maior craque revelado no futebol argentino.

    Então Mocota exige mais respeito e consideração com o hermano argentino. Ta ligado?

    Ney Franco: Desde de 2013, o seu trabalho tem o respeito de Mocota a frente do Leão, mas ainda não tem a confiança plena.

    O motivo é simples: Para Mocota futebol bem jogado não quer dizer ZORRA NENHUMA.

    Futebol é bola na rede e ponto final.

    Ta ligado Ney Franco & cia?

    Mocota prefere 1.000 vezes Ricardo Silva ganhando das sardinhas com as calças na mãos e vencendo os campeonatos regionais na base da cagada e do bufo-bufo.

    Isso é uma questão de lógica e não preferencia. Simples assim.

    PS I – A DEMOCRACIA TRICOLOR ta botando no bolso fácil a tirania rubro-negra.

    PS II – Depois que a situação politica for resolvida dentro do clube, o Vitória voltará a crescer.

    Por enquanto o que ocorrer de bom para o Leão terá mais a cara de “acaso” que “Planejamento Estratégico”.

    PS III – Até por que planejamento estratégico sem conter objetivos, datas e cifras é uma piada de muito mau gosto e só agrada Bruno e os escolhidos para votar em presidente e filar as “churrascadas”.

    ——–

    Danilo, senhor Sardinha Cambota, se Maia for do nível de Elkeson, Wallace, Anderson Martins, Victor Ramos… e você e Raimundo Queiroz achar que atletas desse nível são dispensável para um clube não-riquinho, tá explicado por que as sardinhas sofreram muito num passado recente e o Vitória ta capengando no presente.

    UM VIVA A ARTHUR MAIA PELO BELÍSSIMO GOL DE PLACA!

    Plac, Plac, Plac…

    PS – Adriano Pardal em vários anos de America-RN não conseguiu nada que chamasse a atenção da mídia nacional de forma tão positiva no fraco campeonato potiguar…

    Fica a Mocodica.

    fiu, fiu, fiu..

    ——————

    Eleições Diretas em 2016.

    Avante Leão!

    Curtir

  16. Pessoal, nf é sim um bom treinador, esta tendo algumas falhas sim mais nao é tao culpa dele, o fluminense ano passado estava com um baita time e nem vanderley luxemburgo que é considerado um dos melhores tecnicos do brasil resolveu, estao falando que nao tem tecnicos para substituir o nf, mais tem sim, tipo eu gosto muito do wagner mancine, e acho ele um bom treinador tb, fora que tem varios.

    Curtir

  17. Belo texto, parabéns!
    O futebol brasileiro carece de verdadeiros ídolos e entendo que culturalmente somos passionais. Em 3 meses deixar de ser mito, para ser um réles plebeu que ainda não venceu um BAVI.
    Ainda acredito no trabalho de Ney, pois não vejo outro treinador que possa vir pra cá e fazer um trabalho igual ou melhor do que o dele. Entretanto a cobrança deve sim existir, futebol é dinâmico, as equipes estudam umas as outras.

    Curtir

  18. Mandou bem Marcelo no comentário abaixo. penso exatamente como vc.

    Concordo que NF é o melhor treinador que passou no nosso clube nos últimos tempo, as comparações acredito serem brincadeiras como vc disse.

    Ano passado NF podia adotar seus esquemas de jogo, suas variações durante as partidas, algumas inclusive emblemáticas para o clube como a virada sobre o fluminense no Maraca com uma menos. O time dava gosto de ver, jogava pra frente, não importava o adversário, ou se era fora de casa. Hoje NF não tem nem perto do elenco do ano passado, ele tem que se reinventar, com as fraquíssimas peças que restaram. Ainda não conseguiu esse feito.

    Pra mim, ele ñ ter vencido o ba-vi não quer dizer nada, CJ aplicou as maiores goleadas da história ano passado e nem por isso todos nós achamos ele o melhor técnico que passou na Toca, muuuuito longe disso.

    Tenho que concordar com algumas coisas estranhas como a escalação de Mansur e Alan Pinheiro no ba-vi. Como Fabio disse, é bem estranho, não dá para entender, já levantaram aí a hipótese das negociações desses 2 jogadores e suposta pressão da direção para escalá-los.

    NF pra mim pode estar desmotivado, pq sabe que tem mercado em times mais sérios que querem brigar por título e viu que essa Diretoria está longe de querer isso. OU ele pode estar esculhambando mesmo pra vazar, mas pode tb estar tentando alguma mágica com essas figuras que a Diretoria apresenta pra ele como Hugo e Souza. Não sei.

    Vamos nos colocar no lugar do treinador, vamos olhar as peças que perdemos, vamos olhar as que colocaram-nos a disposição. PQP. Aí vem um Diretor com aquela cara de não sei o que, bate na porta do escritório de NF com aquela voz de sacana e diz: “professor Ney, estamos contratando Leandro Euzebio para reforçar nossa zaga”. PQP tá explicada aquela cara de NF de cachorro que cansou de correr atrás do osso.

    Sds.

    Curtir

    • É só ele ter personalidade e isenção e dizer ao diretor: esse eu não quero.
      Outra coisa Rafael, esse ano ainda não enfrentamos nenhum time do porte do Fluminense, só iguais ao nosso ou pior, e não fomos bem.

      Curtir

      • Concordo contigo Ubaldo.

        Me dá a impressão que NF tá tentando alguma coisa desesperadamente, como ano passado deu certo, em muitos jogos Juan destruiu pelo meio, a entrada de WH tocou o terror no ataque, etc… Porém ele ñ tem mais aquele elenco, o desse ano é bem pior, na minha visão.

        OU é isso, ou ele tá chutando o balde mesmo pra partir sem pagar multa rescisória. Pq se submeter a essas contratações não é para qualquer um não.

        Abc.

        Curtir

  19. Fábio, pra variar, você disse tudo.

    1) Falar dessa diretoria CRIMINOSA E MAU CARÁTER é chover no molhado, já constatei tudo que precisava nos últimos anos. É necessário uma acepcia geral na administração do clube.

    2) Além da Diretoria, Ney Franco tem errado feio e ainda está mentindo pra torcida e fazendo o jogo do patrão canalha. Os erros dele são tão primários que suspeito que esteja forçando uma demissão. ECV é um clube sujo e sem transparência, não podemos esperar conduta ética do treinador ao lidar com seu patrão mau caráter.

    3) Nós torcedores temos que assumir nossos 5% de culpa também. Somos passivos e facilmente manipuláveis por canalhas. superotimistas e de visão rasa. Afinal quem foi que repetiu o mantra: “entre Escudero e Maxi, que fique Escudero”??? Como se Escudero cruzasse a bola e ele próprio fizesse o cabeceio. Como um meia que não faz gols e que joga longe da área pode substituir um atacante eficiente??? até hoje eu quero entender. Tem gente que até hoje repete que a base do ano passado foi mantida.

    OBS:
    1) Aposto que ainda essa semana teremos um texto de um notório superotimista torcedor que suspeito ser “coisa mandada” dessa diretoria canalha.
    2) Pra apimentar(se é que é possível depois do gás da PM) vou dar meu palpite: Vitória 2×2 J.Takeshita.
    3) Nem com nossa ala radical, A T.U.I. podemos contar num momento como esse, afinal eles apoiaram Carlos Falcão em defesa do patrimônio(sic) do Clube.

    Curtir

  20. Tambem não sou de muita idolatria com jogadores nem treinadores,eu idolatro o clube que pra mim é mais importante.Mas simceramente Escudeiro é fundamental no time do vitoria,isso é fato.Jogador de futebol é normal ser perfeito em um time e no outro nem tanto…vide o Messi q no barcelona é um fenomeno mas na seleção já é questionado. Os numeros dele qundo joga mostra por se so…quando ele se lesionou já previa essa dificuldade do time e não deu outra…Escudeiro pra mim é 50% do time,pelo menos aki no vitoria.

    Curtir

      • Ué, agora quem não entendeu nada fui eu…

        Você me questiona por eu dizer que com Escudero em campo a situação não estaria tão ruim e, no entanto, afirma que ele é 50% nesse atual time ridículo do Vitória.

        Vai entender!!!

        Curtir

      • ok Leonardo. o que queria dizer é que se ele é 50%(coisa que eu não concordo e que não existe no futebol mundial) é porque o nível do time é muito ruim. Acho escudero um bom jogador, tem técnica, disposição, raça, é inteligente e profissional. muito bom como 3º homem de meio campo. Mas ele é superestimado pela torcida e por isso é usado como subterfúgio para a mediocridade da equipe titular e para o superotimismo daqueles que não querem ver que a situação está feia e não vai mudar de uma hora pra outra, apenas com a volta dele.

        Pra mim escudero é 10% do time e isso não é pouco.

        Curtir

      • Entendi agora!

        Ainda acho que ele é mais de 10%, mas respeito sua opinião.

        Realmente, querer dizer que o nível do time está assim horroroso só porque ele não está e que quando ele voltar tudo vai mudar, é se iludir demais.

        O que Escudero certamente faria seria amenizar esse futebol ridículo dando mais lucidez e cadência pra o nosso meio-campo fantasma!

        Curtir

    • Paulinho, no decorrer do Campeonato Nacional, o Escudero, por lesão ficou alguns jogos fora, e nem por isso o time, naquela oportunidade, deixou de jogar um bom futebol. É um bom jogador, mas não essa coca- cola toda. Se fosse, ele e Maxi não estariam jogando no futebol da Bahia.

      Curtir

      • Ubaldo, quer dizer que se ele fosse excelente não estaria jogando na Bahia. Parabens por esse seu pensamento arcaico e pequeno. Quer dizer que não podemos nunca ter craques? Para mim escudeiro é um excelente jogador e é titular de qualquer time no Brasil

        Curtir

      • A. Franco, não deturpe as minhas palavras. Como pessoa inteligente que é deveria saber que quando digo e reafirmo que jogador de ponta enquanto estiver produzindo em alto nível não vai jogar no nosso futebol é porque ele tem um custo, e sabidamente os nossos dirigentes não gostam de pagar para contratar jogador. 0800 é a politica deles.
        Outra coisa, Escudero é um bom jogador sim, mas não passa disso, e talvez por isso não vigou nos clubes em que jogou no Brasil, voltou para terra dele e lá ficou sem jogar por um bom tempo até que o Vitória foi busca-lo.

        Curtir

      • Relembrando amigo. O Escudeiro saiu por dopping. Passou 9 partidas sem jogar. Dos 27 pontos disputados o Vitória só ganhou 8. Jogou 5 partidas fora de casa. Ganhou duas partidas dentro de casa: Ponte Preta e Náutico. Empatou dentro de casa: com Atlético MG e empatou com Internacional fora de casa. Portanto amigo não foi bem assim que você relatou.

        Curtir

  21. Concordo em partes com o que foi dito. Acho sim que o time merece críticas, principalmente a diretoria com o elenco que ela disponibilizou. Essa parte de chamar uns e outros de mito e esses apelidos que os torcedores colocam, eu prefiro acreditar que grande parte deles são brincadeiras e uma maneira de distração e de resenha. Tenho certeza que ninguém que chama Escudero e Ney Franco de mito querem compara-los a Messi e Ferguson. Ou pelo menos prefiro acreditar assim hahahaha

    Falando em Ferguson como foi citado no texto, fui procurar saber da sua trajetória inicial no United. Ele chegou em 86 ficando em 11º lugar. Em 87/88 ficou em segundo lugar, 9 pontos atrás do líder. Em 88/89 ficaram em 11º lugar. O primeiro título dele com o United foi em 89/90, vencendo a FA Cup. Será que teríamos paciência e ele continuaria no clube após campeonatos de meio da tabela?

    Acho Ney Franco disparado o melhor técnico dos últimos tempos que tivemos aqui pelo simples fato de fazer o Vitória jogar fora do Barradão, não entrar em campo acreditando na derrota. Não me lembro ultimamente de um técnico que apenas com o reposicionamento das peças em campo mudar a postura do time, sem precisar de alterações ou coisa parecida. Sei que não ganhamos nada com isso, ou melhor dizendo, não ganhamos nada de material com isso. Mas todo torcedor viu nele a oportunidade de tirar essa mentalidade mesquinha e pequena encarnada no clube. E eu continuo acreditando que ele é a melhor pessoa, atualmente, para fazer isso.

    O fato de acreditar em Ney Franco não quer dizer em nenhum momento que não devamos fazer críticas ao trabalho atual dele e algumas incoerências do mesmo. Sabe aquela coisa que mãe sempre fala… “Vou começar a cortar suas asas que você tá muito ousado”… Acho que deve ser por aí. Já tivemos provas suficientes esse ano pra mostrar que o ano passado PASSOU! Que aquele time que estava voando já foi!!! Alternativas precisam URGENTEMENTE serem procuradas e a cobrança tem que existir mesmo. Principalmente em termos de reforços! É inadmissível não termos atacantes de beiradas e zagueiros!! Ney Franco é um deles que tem que entender que o time que jogava fácil ano passado, PASSOU! Tem que ser menos ousado e saber que com elenco devemos jogar mais por resultados.

    Que fique claro que não estou desprezando quem critica Ney Franco, o elenco e a diretoria. Só fico com receio dessa crítica aumentar demais o tom e acabar tirando Ney Franco do Vitória. Qual seria a outra alternativa?

    SRN

    Realmente muitos brincam, mas eu já vi pessoas falando como se fosse verdade no facebook. Tem pessoas que não admitem uma crítica ou um questionamento tanto pra Ney Franco como para Escudero. Por isso fiz este post. O pessoal da CRN nem fala muito nestes termos, mas a função do blog não é só “mergulhar na forma de comentar dos meus leitores” e sim puxar de outras fontes comportamentos que eu acho exagerado e fora da realidade.

    Curtir

  22. Fábio, aí você forçou a barra, amigão…

    Torcida, em termos gerais, não tem que ter compromisso com a realidade em tempo integral não. A graça do futebol passa, também, por criar apelidos, por exagerar propositalmente nos jogadores de melhor qualidade técnica do time, ainda que essa qualidade técnica passe longe de ser indiscutível.

    Você acredita mesmo que a maioria dos torcedores que, como você disse chamam Escudero de “Deus da onze” de “Escumito” realmente acreditam que Escudero seja um craque de nível internacional e que tem futebol para jogar nos melhores times das melhores liga européias, mas prefere jogar no Vitória por amor???? Menos, né? A galera também quer ser feliz nos momentos bons, Fábio… Quer zuar, se permitir, mas a grande maioria sabe que aqueles apelidos nada têm a ver com a realidade. Agora, quem efetivamente acredita na mitologia de NF e em outros apelidos, esses sim têm que buscar tratamento médico. Garanto que (se realmente existirem) são minoria absoluta, o que não mereceria ser tema de um texto aqui na Casa.

    É óbvio que não estamos com esse futebol horroroso simplesmente porque Escudero está lesionado, mas todos nós sabemos que se ele estivesse em campo com toda convicção a situação não estaria tão ruim. Você, inclusive, sabe disso.

    Quanto à NF, naquela sequência sensacional na reta final do campeonato, eu me recordo muito bem das suas análises dele. Quase todas as notas pra ele eram 10, com ressalvas pra alegria de ter um treinador que entendia a vocação ofensiva histórica do Vitória e colocava os times pra frente, sem medo dos times do eixo e etc. A sua opinião sobre aquela fase de NF era a mesma de quem chamava ele de Ney Mito, a única diferença era que você não chamava. Hoje em dia, pelo menos aqui na casa, eu não vejo NINGUÉM evocando a mitologia de Ney e dizendo que ele é inquestionável e perfeito, muito pelo contrário, tou vendo geral criticando as incoerências dele. É o que tenho visto também nas redes sociais e no estádio.

    Se só pudermos dar apelidos e fazermos “ídolos” os jogadores com futebol incontestável internacionalmente, coitados de nós. Iremos morrer sem qualquer ídolo ou jogador referência… Por isso, sou a favor de “idolatrias” quando a fase for boas, desde que com consciência e bom humor.

    Realmente muitos brincam, mas eu já vi pessoas falando como se fosse verdade no facebook. Tem pessoas que não admitem uma crítica ou um questionamento tanto pra Ney Franco como para Escudero. Por isso fiz este post. O pessoal da CRN nem fala muito nestes termos, mas a função do blog não é só “mergulhar na forma de comentar dos meus leitores” e sim puxar de outras fontes comportamentos que eu acho exagerado e fora da realidade.

    Curtir

    • Oxente Leonardo, “todos nós sabemos que se ele estivesse em campo com toda convicção a situação não estaria tão ruim”, se isso não é superestimar Escudero….Escudero faz gol de falta?? Escudero garante que os atacantes não percam gols??? Escudero garante que a zaga não dê braga??? Escudero garante produtividade dos laterais?? Escudero supre as invenções do treinador.

      Acho que era sobre isso o assunto da mitologia falsa…

      Curtir

      • Gabriel, se Escudero fizesse tudo isso, eu teria dito que com Escudero estaríamos voando em campo e nas finais da Copa do Nordeste.

        O que eu disse foi que com Escudero em campo a situação não estaria TÃO RUIM. Simplesmente porque, principalmente com a saída de Cajá, o jogo do Vitória passa necessariamente pelos pé de Juan, Escudero e, neste ano, por Welison… Na melhor partida do Vitória no ano (4×1 contra o Serrano) Escudero ditou o ritmo do jogo o tempo todo.

        Enfim, os números estão aí, as análises também. Escudero não é nenhuma sumidade, mas ele encaixou no Vitória e faz uma falta absurda num meio campo tão carente de cadência e visão de jogo.

        Curtir

    • Realmente eu não frequento muito grupos em Facebook, Whatsapp e etc… Mas, se realmente existem esses torcedores, eles precisam de ajuda profissional, acompanhamento médico mesmo.

      Ainda bem que o nível aqui é melhor!

      Curtir

      • Eu entendi e respeito sua opinião Leonardo. Mas discordamos. Acredito que com Escudero o time melhoraria mas não o suficiente pra ter ganhado os pontos que perdeu. Com Escudero o time estaria a mesma miséria que está, não teria ganhado do ceará, não teria ganhado nenhum dos bavis e etc…não vejo nele capacidade de influenciar dessa maneira sobrenatural um coletivo que é muito ruim. Ele é um meio campo muito bom para o vitória, mas diante de carências crônicas diversas do plantel ele não tem como resolver tudo sozinho, ninguém teria. também pelas características dele, ele não resolve partidas, e isso não é demérito.

        Nunca vi Escudero pegar a bola driblar 2 ou 3 e brocar um gol!!! essa não é a função dele. se ele fizesse isso eu concordaria que ele poderia mudar o panorama da equipe, em termos de placar de jogo, mas não vejo nele essa capacidade toda. Essa é a maneira que eu vejo.

        Deixa ele jogar o feijão com arroz dele, muito bem jogado por sinal. quem tem que resolver é camisa 10 e atacantes e por isso são mais valorizados e ganham os maiores salários do futebol.

        é minha opinião.

        abço

        Curtir

  23. Imaginem se estivéssemos disputando a Libertadores… Estaríamos passando vergonha nos campos da América! Vide Cruzeiro(Campeão Brasileiro, ohhh) e Flamengo(Campeão da Copa do Brasil, ohhh).

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s