Quando voltaremos a apostar num goleiro da base?

gustavo

Gustavo sempre foi destaque nas Seleções de base.

Longe de ser perseguição ao atual titular Wilson. Mas é fato que o mesmo não é aquele goleiro que completa as medidas da torcida do Vitória. Faz muitas defesas importantes, outras bem difíceis, só que é recorrente sua falha em cortar cruzamentos e de espalmar a bola sempre nos pés dos adversários que, óbvio, estão de frente com a meta leonina. É incrível, parece que ele procura um jogador do oponente pra espalmar a bola.

Não revelamos um goleiro desde as temporadas 2003/2004 e 2005, quando Felipe e Juninho revesam-se entre os titulares. Hoje vimos Felipe sendo titular do Flamengo, depois de ser titular no Corinthians e ser considerado como um excelente arqueiro dentro de nosso futebol. Depois daquela bola que Wilson soltou e quase saiu o primeiro gol de Maxi com a camisa da sardinha em cima da gente eu cravei que é hora de trocar o goleiro. Como não confio em Fernando Miguel – quase 30 anos e nunca foi destaque em time nenhum na carreira, a solução é apostar em Gustavo, 20 anos, que sempre é convocado para as seleções de base ou em Viscarra, arqueiro boliviano, de 19 anos, que já foi convocado para a seleção principal da Bolívia.

Todo goleiro precisa de sequência pra se aprumar e creio que tanto Gustavo e Viscarra poderão mostrar seu talento, se alguém do clube e a torcida deixar. Com todo respeito a Wilson, mas a torcida do Vitória não merece ter um goleiro que não inspira confiança em bolas alçadas na área, que vira e mexe dá rebote nos pés dos atacantes adversários e que num clássico ensaia tomar um frango num lance bastante besta aos 40 minutos do 2º tempo.

Viscarra foi o goleiro menos vazado em 2013

Viscarra foi o goleiro menos vazado no Estadual Sub-20 em 2013

De acordo com o que andei colhendo de informações, Viscarra parece ser mais completo que Gustavo, inclusive tem 1,94m de altura e não tem medo algum de sair pra cortar cruzamentos, tendo este fundamento como uma de suas grandes virtudes. Ah vão falar que é muito arriscado lançar goleiro da base com tão pouca idade num BRASILEIRÃO, mas o Vitória já fez isso com Dida em 1993 e com Juninho e Felipe em 2003/2004. David Luiz foi titular com 18 anos numa Série C em que tínhamos obrigação de subir, como tantos outros exemplos. O que é preferível? Arriscar com um potencial talento da base, que pode gerar receita pro clube numa possível negociação ou com um goleiro de 30 que não tem mais um horizonte extenso pela frente?

Enfim, só acho uma sacanagem enorme com os preparadores de goleiros do clube e principalmente com nossos goleiros das divisões de base que há quase 10 anos não temos um goleiro oriundo da Toca como titular da nossa meta, sendo no máximo terceira opção do elenco profissional. Repito, respeito muito o goleiro Wilson e até já troquei alguns e-mails com Gustavo Neves, seu assessor de imprensa particular, mas o fato é que as SUCESSIVAS FALHAS PONTUAIS estão prejudicando o Vitória. E antes de ser cordial com os atletas e assessores, eu sou torcedor do Vitória e defenderei o que for melhor para o clube, SEMPRE.

fla_2014

Pra encerrar segue a mais nova camisa do Flamengo…Camisa 2014/15. Realmente está idêntica a do Vitória [pra não dizer o contrário]…Só pra mostrar o quão é idiota este negócio de se preocupar com que time o nosso padrão parece, como se TODO CLUBE tivesse a obrigação de ter um padrão específico e único. Como se TODOS os outros clubes de cores iguais fugissem das tradicionais listras, sejam elas verticais ou horizontais. E mesmo que pensássemos em uma faixa grande em vermelho, a outra em preto, já tem o Newell’s Old Boys assim. A marca do Vitória é o seu DISTINTIVO.

Não tem pra onde correr, ou então faz como eu disse, listras em espiral, colocar a camisa vermelha com todos os tipos de polígonos em preto chapado, listras em zig zag na vertical – oposto da camisa 93. Pois se colocar quadriculado lembrará a Croácia, listras na vertical terá o Milan, Leverkusen, Atlético-PR. Quando se fugiu disso aí como em 94/95/96/98/2007 e 2008 também lembro de escutar críticas. Ê torcida que nunca fica satisfeita com NADA é essa do Vitória – mas isso será retomado em outro post.

Anúncios

51 respostas em “Quando voltaremos a apostar num goleiro da base?

  1. Mocota,
    Parabéns, pela sua visão no sentido de projetar uma identidade própria para o nosso Vitória. Você disse tudo, ninguém à distância, jamais confundiu a camisa do flamídia com com a camisa do ECV, mas, ao contrário, até aqui é óbvio. Você está correto, devemos sim, parar de fazer publicidade 0800 para o queridinho do sudeste e, para isso devemos desenvolver a nossa marca para que seja inconfundível, mas para chegar lá, contamos com companheiros do seu nível de conhecimento e sensibilidade em marcketing.

    Grande abraço.

    Curtir

    • O Palmeiras não é bom assim, do contrário não precisaria da arbitragem para vencer o todo poderoso Criciúma, tampouco teria perdido para o Sampaio Correia. E eles estão desfalcados de Valdívia, Fernando Prass, William Matheus, Wendel, Leandro e outros. Portanto, se completos não assustam ninguém, imagina com o time em remendos. Até PVC, no site da ESPN, apostou as suas fichas que o Vitória vencerá.

      Só enfrentamos dois bons times até agora: o Inter e o Fluminense. O resto é tudo time mediano, como o nosso. Tanto CAP, Jahia e agora Verdinho. É tudo do mesmo nível do nosso time. Portanto, vencer é possível e necessário.

      Curtir

  2. Tempo chuvoso, time em baixa, vindo de derrota, sem treinador, desfalcado e a diretoria decide fazer uma bela “promoção” para atrair a torcida… Aumenta o ingresso de 40 pra 60 reais kkkkkkkk Na moral, se o Vitória tivesse nome de filme seria: DORMINDO COM O INIMIGO.

    Curtir

  3. Voltando ao assunto goleiro, nem Amadeu deixou de relacionar Wilson e Fernando Miguel para o jogo de amanhã. E ele treinou e conhece muito o Gustavo e o Guilhermo, mas nenhum foi relacionado. Ele relacionou Guilherme, Euller e Willie também, o que demonstra uma visão diferente da de Ney Franco. SRN.

    Curtir

  4. Mocota,

    Meu email é amneto23@gmail.com.
    Passe um e-mail que eu repasso para os administradores do grupo VITÓRIA LIVRE inclui-lo.
    Estou viajando. Hoje tem ação na loja Capemi 9 às 12. E amanhã em Pituaçu. Precisa-se de voluntários.
    CONCORDO PLENAMENTE COM FÁBIO SOBRE ESSE TEMA DOS GOLEIROS. WILSON É MUITO FRACO EM SAÍDA DE BOLAS.

    Saudações rubro-negras

    Curtir

  5. Acredito que Wilson merece ser o titular, mas sinto a falta de uma política de base mais estruturada. Já fomos um clube verdadeiramente reconhecido como formador de talentos, sejam eles jogadores ou técnicos. Minha percepção é que a qualidade da nossa base caiu e nossa política de gestão do futebol é amadora, ou lançando jogadores a esmo, como fizemos no início de 2014, ou não preparando a chegada dos goleiros da base ao time profissional, dando preferência a um goleiro de pouca expressão vindo de um time da terceira divisão. Sempre tivemos aquele jogador que sabíamos que ia ser vendido por milhões para equilibrar as finanças do clube. E hoje, quem é esse jogador? No time de 2013, os caras da base eram Marquinhos e VR, vindos de gerações anteriores. E em 2014, quem serão os caras da base?

    Curtir

  6. Olá pessoal, com relação ao goleiro tambem acho que Wilson já gastou sua cota de falhas na hora(H) muito bem enumeradas por Fábio. Quanto a camisa vermelho e preta: achei simples porém bonita, mas o que me deixa realmente preocupado é mais uma vez a atitude da diretoria ou a falta dela. Ora, qualquer dirigente minimamente profissional, deveria considerar a saída iminente de NF, tava claro que ele já tinha chegado no limite e o time não engrenava, pois bem logo após a saída dele os caras declararam que foram pegos de surpresa, não sei até que ponto isso é verdade mas já tinha que ter um nome engatilhado, e se esse nome é Carlos Amadeu tem que dizer isso com todas as letras e efetivar o cara pô. Mas ficam nessa, Amadeu vai treinar o time mas estamos procurando um treinador e aí espera o resultado do jogo e a atitude dos jogadores. Essa diretoria me dá sempre a impressão de que são um bando de amadores mesmo e que só tomam a alguma posição na base do que ocorrer. Porra aqui é VITÓRIA estamos disputando um brasileirão série A. Acorda Falcão e cia.

    Curtir

  7. Não podemos cobrar nada de Amadeu, mas ele precisa ter cuidado ao escalar. Já colocou a filosofia de entrar com a garotada para jogar contra o Palmeiras. Entre os nomes está o de Alan Pinheiro. Infelizmente o jogador não tem confiança, joga como centroavante e não consegue impor força e técnica a defesa adversária, nem mesmo no fraquíssimo campeonato baiano.

    Curtir

    • Time que contrata refugos não pode te numeração fixa, isso é coisa de time com diretoria que pensa grande, não nos pertence, pelo menos no panorama atual com esse bando de amadores brincando de dirigir clube de futebol.

      Curtir

  8. Referente as camisas, eu acho que muita gente se animou com uma camisa Do Vitória que um torcedor fez utilizando como base uma camisa se não me engano da seleção de Camarões. A camisa ficou simplesmente phodastica!!!
    Aí quando apareceu a camisa basicão listras verticais, acabou de decepcionando muita gente que esperava um padrão naquele estilo.
    SRN

    Curtir

  9. A principio não gostei da camisa, olhando de perto parece ser bonita, de qualquer jeito, esperava maisb da PUMA, camisas rubro negras são as que na minha opinião mais podem ter opções para inovar. Se fizerem um uniforme 3 espero que seja inovadora. Enquanto a do goleiro que não é muito comentada, bom a principio eu gostei.

    Curtir

  10. eu tambem acho que deveriamos apostar nos goleiros da base, eu pensava isso para substituir o deola,mas como o wilson apareceu jogando bem nao foi necessario colocar um jogador da base.Eu acho que agora seria um momento muito arriscado para colocar um jogador da base na meta do leao.Eu seguraria até o ano que vem e colocaria os dois pra jogar,um jogando o baiano e o outro jogando o nordestão.As veses me preocupa como sao trabalhado alguns jogadores da nossa base,que nao tem sequenceia e nem a paciencia dos torcedores,vide arthur maia e salustiano.Mas eu acho bom ficarmos atentos a esses dois goleiros da base pois pelo que eles vem apresentando nas divisoes de base do leao eles tem um grande futuro pela frente.

    OBS:ainda tem o goleiro caique de 16 anos que foi pra seleção e que no jogo contra o galo-sub17 pegou umas duas ou tres bolas que estava no mano a mano.

    Curtir

  11. Complementando o anterior. Continuo achando que deveríamos, por exemplo, ter um padrão que reproduzisse o fundo do nosso escudo. Com metade de cima vermelha e metade de baixo preta, incluindo calção e meias. Mas aceito as opiniões …

    Curtir

  12. iões em contrário, pois já vivi e aprendi com a vida que não se conquista a adesão das pessoas no grito. Fábio, desculpe se lhe ofendi ou desrespeitei. Vou passar um tempo sem comentar aqui, pois não acho legal suas respostas ” com o fígado”, apesar de saber e já ter visto em caps lock e negrito várias vezes, que o blog é seu e etc. Abraços. Obs: continuo achando este o melhor blog sobre o Vitoria.

    Curtir

    • eu acho graça do grau de afetamento de alguns aqui. Você chega no outro post, insinua que sou menino criado por vó e que dei chilique…aí quando respondo pedindo respeito, se ofende e ameaça deixar o blog?

      Curtir

  13. Puxa vida, Tiago propôs revezamento de Wilson com os goleiros da base. Não éramos nós que criticávamos o revezamento de Douglas e Renan, que nos custou o Baiano de 2012? Nossa torcida se contradiz demais. Imagina a gente tomar uma goleada com Gustavo ou Viscarra no gol. No outro dia aparece um monte de gente crucificando técnico, presidente, etc. Os novos Didas, Fábios Costa e Felipes terão seu momento. Agora o gol fica com Wilson mesmo. SRN.

    Curtir

    • Eu acho que já está na hora de trocar. Wilson já jogou UM ANO E MEIO COMO TITULAR e vem falhando SISTEMATICAMENTE em momentos chaves de partidas importantes. Hora de testar outro goleiro, sim, Oscar. Minha opinião. OU será que vai ser preciso perder ou empatar mais quantos jogos por falha de Wilson, pra ele dar espaço pra outro mostrar o seu valor?

      Curtir

      • Fábio, a imprensa baiana endeusa Lomba. O cara falhou no BaVi, justamente no lance do nosso gol, mas ninguém apareceu para questionar a titularidade do cara. Quantas vezes Wilson salvou nosso time de tomar goleadas? Até no BaVi ele salvou o lance de Pittoni e o de Maxi, ambos cara a cara. O que acho incoerente em nossa torcida diz respeito a cobrar titularidade de alguns garotos da base e criticar sistematicamente outros, como Mauri, Euller, Willie, Marquinhos, etc.

        Lomba não falhou no Ba-Vi, ele tropeçou no pé de Demerson. E não tem como comparar Lomba com Wilson, além dele ser melhor, é muito mais completo e regular.

        Curtir

      • Wilson é um bom goleiro e teve um papel fundamental no Brasileirão 2013. Ele que deve ser titular absoluto. Nessa, não concordo com Fábio…

        Curtir

      • No mínimo, gostaria de ver Gustavo atuando mais vezes.
        Inspira confiança, liderança, repõe as bolas com velocidade, dá dinâmica.
        Embora Wilson faça muitas defesas difíceis, falha em bolas consideradas fáceis. Sempre rebate para frente; por vezes solta a bola nos pés de algum atacante.
        Eu ficaria com Gustavo, mas antes de nos preocuparmos com o goleiro, penso que temos problemas maiores e blá, blá, blá…que vocês já estão chatos de saber.

        Abrçs!

        tomamos gols em quase todas as partidas.

        Curtir

      • Vixi!!! Fábio implicou com Wilson agora!!! Na moral nego, os meninos da base tem que começar o ano na baba do baiano, ir pegando segurança. Colocar logo agora no momento que a gente vem passando é meio complicado.
        E não é por nada não, mais Wilson é um dos poucos que se salva no nosso elenco. Vira ou mexe ele falha? Falha! Mais na minha humilde opinião ele tem muitos méritos também. E outra o cara se cuida e quer trabalhar, se não vemos os meninos atuando é por quê ele não da lugar, joga todas as partidas. Tirar o cara por quê? Agora na moral, com todo respeito e admiração que tenho por você, me desculpe ai.
        Mais LOMBA UMA PORRA!!! ELE É VIADINHO PÃO COM OVO!!!
        Sem essa que a grama do vizinho é mais verde que a minha!!!
        Ele é tão completo que está naquele time de merda!!!

        Curtir

      • Beleza, Dogão. Não tenho postado muito, mas sempre leio os comentários de vocês. Abraço!

        Curtir

    • Penso como o Kant que nós “temos problemas maiores”. Gustavo ou Viscara podem ter uma sequência como titular no início de 2015, salvo, claro, se Wilson começar a cometer falhas seguidas e que comprometam os resultados das partidas, aí a oportunidade para um dos goleiros da base se tornaria premente. na época em que Wilson se tornou titular eu preferia Deola com a camisa 1 do que ele, até hoje tenho a mesma opinião, apesar de ambos terem problemas com bolas alçadas na área o ex goleiro palmeirense teve atuações mais regulares no ECV do que Wilson. De qualquer maneira entendo que esse não seja o momento ideal para a mudança na nossa camisa 1.

      Curtir

    • Oscar, Douglas e Renan não eram da base, vieram de outros clubes, não fazia sentido algum, o que estamos falando aqui é em colocar sempre um goleiro da base em jogos teoricamente mais tranquilos. E convenhamos, esse Gustavo quando entra não peida na farofa, quando entrou deu conta, sempre! O que custa botar o menino pra pegar Chapecoense, Figueirense e Criciúma? Para mim o único obstáculo é a zaga que por ser fraca depende muito do desempenho do goleiro, só isso.

      Curtir

    • Cornetagem? Bem, cornetagem é quando se critica aleatoriamente e sem boa fundamentação. Coisa que eu passei longe com este texto. Fundamentei algo que venho notando DESDE O ANO PASSADO, mas fazia vistas grossas. Mas no último Ba-Vi quase que o pigmeu argentino da boca de Popeye e que fica escrevendo merda no twitter fez um gol na gente graças a este goleiro que MAIS UMA VEZ erra em jogos decisivos. Imagina se aquela bola entra, como seria a tv sardinha, as radios e o proprio mini-judas iscariotes? Você sabia que Wilson NÃO VENCEU UM BA-VI sequer? Vc lembra quem falhou na Copa do Brasil de 2013 contra o Salgueiro? Lembra das falhas de Wilson nos jogos da reta final do Br2013, entre eles um gol do Criciuma e nos dois jogos contra o Fluminense ele falhou. Se ele fosse excelente – A PALAVRA VEM DE EXCELÊNCIA, ele estaria em um clube maior, talvez até no exterior. Ele é de mediano pra baixo. É o típico goleiro que engole um elefante e se engasga com mosquito e que além disso tem uma péssima saída de gol.

      Curtir

  14. Entendo que diante das inúmeras vulnerabilidades percebidas em nosso time, a (única) posição que preserva uma qualidade compatível com o campeonato que disputamos é o goleiro.
    Particularmente confio em Wilson para o campeonato, diferentemente da zaga, laterais, meios de campo e ataque.

    Entendo que no momento, o que temos de mais importante, no que se refere ao nosso clube, não são os próximos jogos, mas sim o fato de já ter sido praticamente fechado o documento que será submetido a nossa torcida exigindo uma Assembleia Geral Extraordinária. Vitória Livre!!!
    SRN!!

    Curtir

  15. Não acho que seja o momento apropriado pra sequer pensar numa mudança no gol.

    Acredito que Wilson realmente não seja o goleiro dos sonhos de nenhum rubro-negro, mas é um bom goleiro e tem seus créditos. O Vitória atualmente já está passando por tantas mudanças forçadas (técnico, jogadores saindo, outros chegando, machucados, etc) que a última coisa que ele precisa é de uma aposta no gol.

    Sim, aposta. Porque por melhor que sejam os goleiros da base, colocá-los em campo no profissional num brasileirão sempre será uma aposta. Dando certo, ótimo. Mas e se der errado? Perde o Vitória e perde o jogador que provavelmente nunca mais vista a nossa camisa.

    Quanto à nova camisa, depois de vê-la em outra fotos mais aproximadas, comecei a simpatizar com ela. Não acho que tenha nada a ver essa questão de parecer time a, b ou c, mas realmente esperava algo mais inovador por parte de Puma.

    SRN

    Curtir

  16. Pra mim, as camisas são semelhantes só na cor. Como o Pires escreveu, as golas são diferentes, as listras horizontais são diferentes as laterais também e pra ser honesto, achei a do flamengo mais bonita, não que a camisa do Vitória seja feia, mas pela expectativa criada se comparada a do flamengo a do Vitória esteticamente ficou inferior, não posso falar do material porque não vi as duas de perto.

    Quanto aos goleiros da base, ao meu ver, não vão provar nada se não forem experimentados e o Wilson parece mais um Highlander, não quebra nem as pontas do cabelo. Um revezamento já poderia ter se tornado uma política do clube, deixar os meninos defenderem em jogos fora de casa, longe das cornetas seria uma boa.

    Curtir

  17. Analisando as duas novas camisas, do Flamengo e do vitória, e constatei que elas NÃO estão idênticas. Existem muitas diferenças e de idêntico tem as cores e as listas na horizontal.

    A gola completamente diferente, a manga completamente diferente, o peito está bem diferente…

    O fato é que realmente as cores são iguais e quando postadas da mesma forma (horizontal), visualmente uma lembra a outra.

    Contudo, ser de cores preta e vermelha na horizontal é uma marca dos dois clubes e não poderia ser diferente!

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s