Vamos parar com uma mania terrível?

marquinhos400

Eu e Marquinhos num evento comemorativo em 2008.

O papo de hoje é sobre uma mania terrível que venho notando na torcida do Vitória, seja aqui no CRN e principalmente nos fóruns do facebook e twitter. Falo da mistificação e exagero quando um ex-jogador nosso faz uma partida boa em outro clube, geralmente quando tem pouco tempo de ter saído daqui.

É roteiro batata…o jogador aqui oscila pra chuchu, divide a opinião da galera em quase 50% entre “quem gosta” e “quem não gosta”, sai daqui praticamente jogando nada, como se fosse escalado a contragosto e quando chega nos times do eixo dá aquela fumacinha, se dedica pra caramba, não falta treinos, não briga com treinador e até deixa as baladas de lado. Como já vi em CENTENAS de casos de meus quase 20 anos de arquibancadas e TV, muitos são jogadores medianos, nada de excepcional e em menos de 2 meses voltam a ser o mesmo jogador que aqui passou, oscilante demais e termina perdendo a titularidade e, irremediavelmente, é emprestado ou negociado para equipes menores depois de um certo tempo.

Só pra focar nos exemplos mais recentes: Apodi, Bida, Elkeson, Wallace, Leandro Domingues e Marquinhos (quando foi pro Palmeiras e depois pro Flamengo e AGORA em 2014, no Cruzeiro, a história volta a se repetir). Todos estes fizeram excelentes jogos iniciais logo que saíram daqui, mas com o tempo foi perdendo espaço e sendo negociado para times de porte menor, como Apodi (passou no Cruzeiro e Santos, depois São Caetano e agora está escondido em um time pequeno do México), Bida (Santos, depois Atlético-GO),  Elkeson (Botafogo, depois time chinês, que só tem de bom pagar bem porque é administrado por um bilionário. Ahh campeonato chinês é uma baba), Wallace (que ficou um ano inteiro como suplente de reserva no Corinthians e só é titular no Flamengo por falta de outro melhor), Leandro Domingues (que aqui foi sensacional em 2009, mas nos times do eixo foi o velho fogo de palha inicial e atua na Série B japonesa) e mais uma vez Marquinhos, que começou bem no Fla e Palmeiras, mas logo em seguida virou “bancário”, as vezes nem relacionado era.

O que peço a vocês é coerência e autoavaliação do jogador em questão no tempo em que esteve aqui. Sobre Marquinhos, o foco do texto em questão. O cara jogou aqui QUATRO TEMPORADAS INTEIRAS + 06 meses de 2014 (de acordo com o perfil do atleta no wikipédia, ele atuou pelo Leão em 193 partidas). Já temos a exata noção (quem frequenta ou assiste na Tv os jogos do Vitória com grande frequência) do que é Marquinhos, de seus defeitos, suas virtudes e potencial. Quatro temporadas inteiras é muita coisa (2008, 2011/12/13), mais o 1º semestre deste ano. Já vimos este mesmo jogador NUM MESMO JOGO, num mesmo campeonato ser CRAQUE e PEREBA diversas vezes, capaz de fazer um belo gol de cobertura e destruir defesas adversárias, com dribles e velocidade estonteante e passar umas 10 seguidas sem nenhum brilho sequer, com direitos a incríveis gols perdidos, uma preguiça monstra e total omissão.

Se ele mantiver estes jogos iniciais por todo o restante da temporada pelo Cruzeiro só confirma o quanto ele respeitava o Clube, o quanto ele levava a sério sua carreira aqui (para não dizer o contrário). Mas eu duvido realmente que ele seja UM JOGADOR que nunca foi em lugar algum, agora lá no Cruzeiro. Não podemos ser reféns de jogadores, principalmente dos meeiros. Sei que nem Messi joga 80 partidas seguidas em alto nível, mas não sofismem por favor. Neste caso, guardadas as devidas proporções, Messi oscila muito menos que Marquinhos, Elkeson, Apodi, etc…

PETKOVIC3

No Vitória eu ouso dizer que o jogador que teve a maior regularidade positiva de atuações foi Dejan Petkovic. Não me recordo de ter visto três jogos ruins de Pet em sequência. Não recordo mesmo. No meu puro chutômetro “memográfico” acredito que ele foi eficiente, participativo e decisivo em 80% de suas atuações pelo EC Vitória entre outubro de 1997 a maio de 1999.

Enfim, se Marquinhos virar um “neymar cruzeirense”, bom pra ele, bom pro Cruzeiro, bom pro seu empresário. Mas no Vitória ele nunca se comportaria assim, seja por falta de incentivo (motivação) dentro do clube ou pelo mesmo atleta não considerar o Vitória um clube sério, em que precise concentrar todas as suas forças no máximo das partidas que jogar. Então, esqueçamos Marquinhos. A história dele aqui no clube se encerrou a partir do momento que rompeu o seu contrato. Mesmo com altos e baixos, pelo menos de minha parte, fica o reconhecimento das belas atuações de 2008, 2011 e principalmente da reta final do último Brasileirão. Mas o Vitória não pode e nem deve ser refém de jogador que a cada dez partidas se destaca positivamente em no máximo 3, sendo figura decorativa nas demais.

Obrigado Marquinhos! Mas não me interessa mais o que você faz ou deixa de fazer. Só me interessa quem está no Clube e quem pode, efetivamente, mudar o cenário atual.

Anúncios

34 respostas em “Vamos parar com uma mania terrível?

  1. Como diria Milton Leite: “Que Faaaaase, amigo”
    Empatar jogo treino contra a FTC, depois de perder o primeiro tempo por 2×1.
    Convocação da seleção sub-20 e não ter um mísero jogador nosso.
    É a coisa tá feia atualmente no Leão.
    Sds

    Curtir

    • o excesso de contratações de estrangeiros da américa do sul está deixando de lado as oportunidades da base. O palmeiras será rebaixado. com esse novo treinador colocará mais da metade do time de estrangeiros.

      EU JÁ DISSE E VOU REPETIR: a maioria dos jogadores da américa do sul em atividade no Brasil são medianos pra baixo. não decidem nada.

      jogador de divisão de base tem que adiantar seu lado e tentar um pronatec, prouni, porque do jeito que está, em 5 anos alguns clubes não terão mais base.

      Curtir

      • Que discurso fora da lógica é esse, meu chapa? Olha quantos sul-americanos estão fazendo sucesso na Europa e em times grandes. Alexis Sanches, James Rodriguez (comprado por um valor exorbitante), David Luiz, Luis Soares, os goleiros Navas, Bravo e Ochoa; Cuadrado, Guardado, Messi, Ocampos (argentino e titular do Monaco, joga parecido com James Rodriguez). O fato dos países vizinhos terem campeonatos mais fracos e de pouca visibilidade não impedem o surgimento de jogadores interessantes. Os times da Europa sempre tão garimpando aqui e na Africa, pq sera?

        Curtir

      • Fábio, estou me referindo aos jogadores que são contratados pelos times daqui do Brasil. são na maioria medianos sim! os mendieta da vida vão lenhar clubes como o palmeiras, pode crer.

        Curtir

      • Tô com Fabio nessa, muitos sul-americanos têm boa qualidade. Só vou fazer uma pequena correção, Navas, Ochoa e Guardado ñ são sul-americanos.

        Mesmo não indo muito longe, até a Europa, notamos os sul-americanos bons de bola, vide os cara do Inter, alguns do Grêmio, Corinthians, Valdivia, dentre outros. Dá p montar uma boa seleção de gringos que atuam no Brasil por exemplo.

        Acho que o problema não é esse e sim os jovens no Brasil que jogam uma temporada razoável e já pedem fortunas de salário, enquanto tem jogador tarimbado na Argentina, por exemplo, com passagem por seleção, que ganha menos do que essas pseudo estrelinhas, sem contar que o nosso dinheiro hoje é bem mais valorizado do que o deles.

        Sds

        Curtir

      • Verdade que os times da Europa sempre estao garimpando por aqui, mas a diferenca eh que eles levam as joias raras e dexam para traz as de menos valor, que por sua vez, sao “aproveitados” no nosso Brasil varonil.
        Creio que foi isso que o Leandro quiz dizer, se nao foi, perdao Leandro…mas eh o que eu quero dizer.

        Um abraco

        Curtir

      • Que visão distorcida é essa Bassu? A gente não tem capacidade de descobrir antes da Europa não? Tevez foi o que? Gamarra foi o que? Mascherano? Aristizabal? Peraê, eu sou veementemente contra esta visão vira-latista. Mesmo a gente focando nos países vizinhos agora, mostrei em poucos minutos alguns nomes trazidos primeiramente pelos times brasileiros antes de estourar na europa.

        Curtir

      • A questao nao eh descubrir antes da Europa, a questao eh ter condicoe$$ de contrata los e mante los.
        Convenhamos, entre jogar no Brasil ou na Europa eh claro que o jogador nao iria pensar duas vezes.
        Tevez foi um investimento que o Corinthians fez juntamente com o patrocinador.
        Assim que o contrato terminou ele opitou ir para a Europa ao inves de renovar com o time paulista.
        O Aristizabal fez uma campanha boa no ECV, assinou com o cruzeiro depois sumiu.
        Quanto a visao distorcida e a visao vira-latista…talvez as drogas psicodelicas dos anos sessenta distorceram a MINHA realidade.
        Um abraco

        Curtir

  2. Só acho que você foi bonzinho com Marquinhos “a cada dez partidas se destaca positivamente em no máximo três”. Eu diria que a cada 100 partidas se destaca em no máximo 3. Outro exemplo de jogador supervalorizado pela torcida é Vitor Ramos. Para mim jogador de razoável para ruim. A mesma coisa Kadu.

    Curtir

  3. Bulecota,

    Não sei se você tem conhecimento, mas os clubes do interior de SP fazem aquelas campanhas dando testa aos riquinhos graças ao dindin das indústrias de lá.

    Aqui em Camaçari temos: ABB, FORD, PNEUS CONTINENTAL, BRASKEM, PNEUS BRIDGESTONE…e muitas outras.

    PS. ABB não é o amigo aqui da casa, é a líder mundial em tecnologias de energia e automação. Localizada em Zurique, na Suíça, a empresa emprega 150.000 funcionários e opera em aproximadamente 100 países. Suas ações estão listadas nas bolsas de valores de Zurique, Estocolmo e Nova Iorque.

    Se quiser ver a lista completa, acesse esse link: http://coficpolo.com.br/2012/interna.php?cod=98&pagina=2

    Aqui vão alguns números sobe o POLO que podem ser encontrados no mesmo site:

    – Investimento global superior a 16 bilhões de dólares.
    – Investimentos novos acima de 6,2 bilhões de dólares até 2015.
    – Faturamento de aproximadamente US$ 15 bilhões/ano.
    – Exportações: 30% do total exportado pelo Estado da Bahia. Destinam-se a praticamente todo o mundo.
    – Responde por mais de 90% da arrecadação tributária de Camaçari.
    – Responde por 20% do PIB estadual.

    E aí, Bulecota? Será que dá para a turma do POLO dar uma forcinha ao Vitória??????????????

    O problema é que são empresas sérias que não se misturam com os tipos que estão encrustados no clube.

    Abs do amigo criativo.

    Curtir

    • … Fiquei por muito tempo sonhando com um Sheik que viria para a Bahia, se apaixonaria por uma Rubro-Negra e investiria parte de sua incalculável fortuna no Vitória. Hoje vejo que os Sheiks estão aqui ao lado, em Camaçari, muitos deles doidos pra fortalecerem suas marcas no cenário nacional, mas quem é que cai investir em clubes com administração mambembe? Quem vai querer atrelar sua marca a um clube que a qualquer momento pode protagonizar um escândalo financeiro??????? Quem vai é Qwêyo!!!

      Curtir

    • UNIMED é fanfarrona… minha comadre sofre com esse plano, eles não têm boa imagem a zelar rsrsrsrss E no caso deles a GLOBO/CBFLU dá uma ajudinha, né? É mais barato patrocinar o fluminense do que pagar comercial em horário nobre NA MESMA EMISSORA.

      Curtir

  4. Ótimo texto. deu uma certa melancolia quando li o nome Elkeson no texto. nunca esquecerei aquela miséria que perdeu o 2º gol da decisão do baiano contra o jahia de feira. bola pra matar o jogo, e depois deu no que deu.

    Curtir

    • Vc lembra tb que todos os lances de ataque foram protagonizados por Elkeson naquelas 2 fatídicas partidas, só ele fazia e só ele perdia, esse era o problema, queriam que um bom jovem jogador(só isso mesmo, não acho que ele seja craque) decidisse já que não tinham outros jogadores para ser protagonista com ele.

      Vc vai ver como José Welison vai melhorar com as novas contratações, jovens jogadores com bom futebol como ele e Elkeson(não são craques, mais podem ajudar) cressem quando o time é bom, precisam de jogadores como Escudero, Pet, Preto … E olha que os novos contratados nem são isso tudo.

      SRN

      Curtir

    • Eu tava lá em 2010 tb, sempre achei Elkeson bom jogador, pena que não tinha melhores companhia, principalmente de meias naquela época, Ramon já tava velho e Junior seu companheiro de ataque já chegou aqui no finalzinho da carreira.

      Curtir

  5. Galera achei interessantíssimo entrar na pagina do Flamengo agora para ler sobre a notícia da rescisão de André Santos e nos comentários da torcida uma galera massacrando a contratação de Léo por parte da Diretoria de lá. Jogador medíocre e chinelinho foi o mais light que vi.
    Sds.

    Curtir

  6. Fábio, texto irretocável. Não tem nem o que falar desse assunto.

    É preciso que se faça justiça com torcedores como Eduardo, por exemplo, que sempre defenderam o bom futebol de Marquinhos enquanto este ainda desfilava sua preguiça por aqui.

    Mas é preciso botar o dedo na cara daqueles que criticavam o “jogador” aqui e, após sua saída, se comporta de maneira incoerente a elogiar o início maravilhoso no cruzeiro e lamenta sua saída.

    Todos nós sabemos como a cabeça desses jogadores mudam quando vão para grandes clubes do Brasil. Qualquer um de nós, se estivéssemos estagnados em uma empresa e fôssemos contratados para uma empresa com nível bem superior, salário bem superior, iríamos começar com todo entusiasmo querendo provar que valemos o investimento.

    Pelo amor de Deus… Esperem o jogador se firmar lá… Parem de jogar pedra por duas más atuações e parem de endeusar por duas boas atuações… Exemplos não faltam!!!

    E tem mais, se Marquinhos se firmar lá como titular e virar ídolo, ainda assim eu vou defender a saída dele no Vitória, POIS AQUI ELE NÃO VINHA JOGANDO NADAAAAAA HÁ 2 ANOS. E o que importa para decidir se a saída de um jogador foi ou não correta era o que ele apresentava enquanto defendia o clube, e não o que ele está jogando agora no novo clube.

    Afinal, não posso fazer nada se, por exemplo, o Real Madrid contratar Josa e ele se tornar o novo Schweinstigger.

    Ps.: Isso aqui era mais agradável quando mocota estava, de fato, banido…

    Curtir

  7. Concordo com você, quando diz que só interessa agora pelos jogadores, que estão em atividade no Vitória.
    Sei, que muitos vão me criticar, mas gosto do futebol de Pica Pau. O que realmente tá faltando é um técnico, tipo Muricy e Tite, para orientar o garoto, a ter responsabilidade na hora que o espaço clareia para bater na bola, ao invés de dar mais um DRIBLE. Isso é que mata o torcedor de raiva, inclusive a me, que já estava preparada para gritar gol.

    Curtir

    • Rapaz… taí Shirley eu tenho a mesma impressão, se WH pica pau pegar um técnico que saiba lidar com esse tipo de jogador, eu acho que ele deslancha. Ele tem habilidade, tem velocidade, mas dá a impressão de imaturidade, de pecar pelo excesso as vezes, às vezes até errar em alguns fundamentos bobos.
      Tenho a mesma impressão que vc faz tempo. Mas acho q, infelizmente, no Vitória vai ser difícil de termos um técnico com esse perfil.
      Sds

      Curtir

      • Pois é Rafael, eu sou fã de Marquinhos, e acho que a torcida do Vitória, não tem paciência, com os meninos da casa. Quando vem os chamados medalhões de fora, eles deitam e rolam, em cima da diretoria, treinador e torcida. Os da base, quando erram muito, e mais um pouco, a galera não tem paciência, e vai logo escaldando: ¨Começa a vaiar o jogador, e a fazer os elogios de praxe: tira essa carniça, sonolento, cachaceiro, caveira, enceradeira, raquitico, boneco de posto, faquir,e por ai vai os elogios, no estádio. Presenciei varias vezes, xingarem Marquinhos. Ficava triste, porque ele nos tirou várias vezes de momentos dificéis. Quantos gols bonitos, eu já vi esse cara fazer!!!
        Hoje, vejo Pica Pau, entrar em campo, com fome de bola, afoito, querendo resolver os problemas da falta de gol. Com isso, ele quer fazer bonito, driblar dois, três, sair na cara do gol, correr para o abraço, e dar as cambalhotas, que tanto ele, e a torcida do Vitória, gosta. Tá faltando um treinador como Tite, Muricy e o do cruzeiro, que não lembro o nome, para orientar os garotos. Falta uma psicologa, para um bom bate papo. Tem mais o Wille, Vander, Euller, Mansur, Nino, José Welison, outros. Já chegamos, em uma final de Campeonato Brasileiro, contra o palmeiras, com a BASE do Vitória. Eu, tenho 56 anos, sonho em ver um título nacional. Meus pais, morreram acreditando que um dia chegariamos lá. Já chegamos a ser vice, na A, B e C, na Copa do Brasil, tb fomos vice. Será, que estamos caíndo, ou crescendo??? O jahia, tem duas estrelas, e inúmeros campeonatos baiano, mas estão caindo cada vez mais para o abismo, porque não cresceram em NADA, estão estacionados. Enquanto nós, já chegamos a quatro finais de competições nacionais. Sei, que apenas chegamos ao vice campeonato, de cada série, e da cp do Brasil. Nos chamam de vice de tudo, porque eles teem inveja, do quanto crescemos em campo, sem falcatruas. Temos um estádio padrão fifa, acho que esta cada vez mais lindo!!! Tive orgulho, quando cheguei nas proximidades do estádio, e vi mudanças, como estacionamento asfaltado, e autdoor, com frase impaquetante, provocando os visitantes, com respeito. O que achei cruel, foi pagar 10,00( dez reais), de estacionamento, quando já pago SMV Ouro. Pelo menos, poderiamos pagar metade do preço.
        Rafael, abraços, ffique com Deus, e avante Vitória!!! Sairemos da zona de rebaixamento, para lutarmos, por algo melhor.

        Curtir

  8. Esqueci também que Marquinhos era muito criticado por muitos aqui, mas bastou fazer as primeiras fumacinhas no Cruzeiro que ganhou aura de craque. Já virou rotina, jogador sai daqui como ruim e os mesmos que falam isso, mudam o disco e passam a acha-lo craque por um ou dois jogos bons fora do Leão.

    Curtir

  9. Disse quase tudo Fábio! Só faltou dizer que daqui a alguns meses ou anos Marquinhos estará de volta ao clube com o rabo entre as pernas. Pois é bem a cara do Vitória esse tipo de coisa, não da para se dizer quem é mais descarado: O clube ou os atletas!

    Curtir

  10. Fábio, como marquinhos não te interessa mais e mudando de assunto, falei aqui há uns 15 dias, que isto aqui é Brasil e que não vai mudar nunca. A prova disto: o “novo” técnico da seleção, Dunga.
    Qualquer semelhança com nosso ECV é pura coincidência. O planejamento é sempre mais do mesmo….. Sai Felipão, que já teve seu ciclo, volta Dunga que já teve seu ciclo, depois volta Mano Menezes e por aí vai…
    Todo mundo de acordo com determinadas posições e muito R$$$$$$…..

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s