Saindo do aperto!

Vitoria_2x1_Gremio_BR2014

E o Vitória deu mais um passo para sair do aperto chamado Zona de Rebaixamento ao vencer, de virada, o Grêmio por 2×1, numa presença muito agradável da torcida leonina, que mesmo atuando no estádio afastado de tudo às 21h colocou 11 mil pessoas (fato que vai passar despercebido pela nossa imprensinha. Só a título de comparação, na mesma situação ruim na tabela, o rival colocou 5 mil contra o Inter, na Fonte Nova, estádio central e de com a Estação da Lapa do lado).

Novamente fizemos um primeiro tempo fraco, com os jogadores dando muito espaço pro adversário pensar as jogadas. Nosso lado esquerdo foi uma baba com Euller e Richarlyson batendo cabeça, além de mais uma partidapífia de Wellison, que não é primeiro volante e ainda insistem com ele nesta função. Me irrita a forma teltárgica que Wellison “marca”, nunca dá o bote, fica só no olho e na corridinha “engana-trouxa”.

Com o lado esquerdo batendo cabeça, sem volante pegador na meiúca, o Grêmio dominou a maior parte do primeiro tempo, depois de alguns poucos ataques nossos, inclusive com uma patada do estreante Luis Aguiar, que por pouco não marcou seu primeiro gol com a camisa do Leão. O Tricolor dos Pampas explorou bastante a habilidade e a velocidade de Dudu e foi através deste menino que saiu o gol gremista. Aos 10 minutos, ele recebeu bola em lançamento pela direita, viu a entrada de Barcos na área e mandou com açúcar, nossa defesa parou pedindo impedimento, mas o Pirata não tava nem aí e fez Grêmio 1×0.

Tormenta. Pânico e preocupação. Não vencemos nenhuma partida como mandante no atual Campeonato Brasileiro e depois de 9 minutos promissores, o Grêmio encaixou um contra-ataque e abriu o placar. Quem ali não pensou que o jogo iria morrer em mais uma derrota é um mentiroso de marca maior (haja visto como este elenco se abatia na adversidade). E realmente após o gol, o Vitória murchou total e o Grêmio boas oportunidades de ampliar, por isso pagou o pato depois.

Na volta do intervalo, parece que o esporro do Sobrancelha Esquisita deu resultado e logo aos 2 minutos Caio acertou o travessão num chute/cruzamento…A substituição de Richarlyson por Willian Henrique melhorou nosso poderio ofensivo e ajustou melhor aquele lado, já que Euller e o ex-são paulino não estavam se entendendo. O Rubro-Negro passou a acuar o tricolor gaúcho e aos 14min veio a redenção de Euller (que havia errado todos os passes e cruzamentos possíveis), num cruzamento milimétrico para a cabeçada de Caio, que começa a dar sinais de melhora técnica.

Com o empate conquistado num bom momento do jogo, o Leão partiu pra cima com aquela fome de vencer. O Grêmio começou a ter dificuldades de sair pro jogo e quando conseguia, parava na boa presença aérea de Kadu e Alemão. Luis Aguiar que tinha se lançado mais à frente na etapa inicial, ficou mais recuado no 2º tempo, dando mais proteção e confiança a Wellison, que apesar de não ter mudado muita coisa, errou menos, em compensação.

O jogo seguia indefinido, apesar de maior possibilidade do gol do Leão em relação ao do Grêmio quando aos 31min a mística do Barradão entrou em campo. O juiz que estava travando o jogo para o Rubro-Negro com inversões de faltas, outras que não nos foram dadas, deu penalidade máxima num lance em que Dinei caiu na área (como estava prestando atenção no início da jogada na ponta esquerda, não vi direito o lance, por isso não posso dizer se foi ou não). De relance, eu acho que não foi, mas o árbitro deu e melhor para Caio, que bateu, o goleiro reboteou e o nosso novo camisa 7 fez 2×1, para alívio da Massa Rubro-Negra.

Caio foi o destaque da noite, com jogadas agudas, inteligentes e muita movimentação. Será que ele leu meus textos de jogos anteriores ao do Criciúma? Já são 4 gols nos 2 últimos jogos e vem melhorando nos fundamentos básicos de um atacante de beirada que apontei no pós jogo do Corinthians.

Com o triunfo, o Leão sobe para a 12ª posição (só que pode descer ou se manter a depender dos jogos deste domingão) e já vislumbra o tal equilíbrio citado por mim, que é se afastar rápido e com segurança da zona maldita. O ideal é abrir logo uns 10 pontos acima do rebaixamento, para a partir daí traçar metas mais ousadas dentro da competição.

edinho_gremio_get2

Avaliações & Notas

Wilson fez um jogo razoável, sem ser muito exigido. 7,0

Ayrton foi apático. 5,0

Alemão deu algumas cochiladas, mas foi eficiente nas bolas aéreas. 7,5

Kadu fez uma boa partida. 7,0

Euller teve uma noite ruim, apesar do belo cruzamento do 1º gol. 6,0

Welisson não é e nunca foi volante pegador. Fraco. 5,0

Luis Aguiar mostrou qualidade no passe. Sabe o jogo. 7,0

Richarlyson não jogou nada. Facilitou pro Grêmio. 2,0

Marcinho fez uma boa partida, com movimentação e velocidade. 7,5

Caio foi o melhor da partida, buscou sempre a meta adversária, abusou a defesa gremista e fez dois gols. 10

Dinei ainda tá devendo nas finalizações e como referência de ataque. 5,0

15 Luiz Gustavo entrou bem. 7,0

16 Tarracha entrou perto do fim. S/N

19 Willian Henrique fez algumas boas jogadas e outras maluquices. 5,5

DT Jorginho poderia ter escalado um meio mais pegador com Luiz Gustavo e Marcelo como volantes, com Aguiar e Marcinho como meias, mas preferiu insistir com Wellison. Usou bem o banco de reservas e conseguiu, na base da raça, fazer o time virar e vencer a partida. 7,0

Anúncios

38 respostas em “Saindo do aperto!

  1. O posicionamento de Richarlyson está totalmente equivocado, ele é volante carregador de piano, não tem cacoete pra jogar aberto pela esquerda como quer o Jorginho, e como volante ele não tem espaço visto que Adriano, Marcelo e Cáceres vivem momentos melhores, pra mim ele é reserva.

    Zé Welison foi razoável, não jogou mal como estão dizendo. O problema é que no momento ele é apenas um jogador mediano que pode ajudar, mas a torcida acha que todo jogador que vem da base tem que ser craque e dono do time, aí fica difícil.

    Gostei muito do futebol de Aguiar e Marcinho, especialmente o segundo que está surpreendendo mostrando muita vontade, eu mesmo não levei muita fé por ele está a muito tempo no futebol árabe, achei que viria pra cá só passar férias mas parece que queimei a língua.

    Curtir

  2. O posicionamento de Richarlisson está totalmente equivocado. Ele avança como um ponta esquerda e deixa Euller sobrecarregado.

    O meio campo com Adriano, Escudero, Aguiar e Marcinho é muito qualificado. O Vitória pode fazer um excelente segundo semestre!

    VAMOS VITÓRIA! VENCER A SULAMERICANA!!!

    Curtir

  3. Gostei do futebol de Luiz Aguiar, tomara que o entrosamento seja cada vez melhor, com os companheiros. Acredito que o Vitória, vai dar muito trabalho aos adversários, nesse Brasileiro. Temos chance de chegarmos a uma boa colocação.

    Curtir

      • Jogou de 4. Homem de meio campo no 1 tempo… No segundo, com a saída de richarlison ele foi ora 2volante… Mas o cara conhece!

        Curtir

      • Desde o inicio do jogo percebi ele mais próximo de JW que Rycharlison, em entrevista coletiva se não me engano Jorginho também falou que utilizou ele mais como segundo volante, apesar de realmente no primeiro tempo ele ter chegado mais ao gol adversário.

        Curtir

  4. O Leão jogou muito no segundo tempo. BELA VIRADA!
    Parabéns Jorginho! tá começando a ajustar o time…
    Parabéns aos jogadores pela raça, ganhar do Grêmio não é fácil!

    Tirei boas conclusões:
    – Kadu é um monstro e Alemão não compromete.
    – Caio tem faro de gol
    – Marcinho e o gringo Aguiar entendem de futebol
    – Já vi que nosso time não cai

    E ainda tem Escudero voltando!
    VAMOS VITÓRIA! VENCER A SULAMERICANA!!!

    Curtir

  5. Rapaz tomara q Jorginho não leia o comentário desse “Marcelo. Pelo amor de deus meu amigo q time e esse.. 3 zagueiros 2 volantes pegadores doís meias jogando de ala e tendo q compor lateral, muito longe das virtudes principalmente de Marcinho. Respeito sua opinião mais esse time ai não dar!

    Curtir

    • Amigo,

      Em outro post teci um comentário sobre a insistência do brasileiro em achar que 3-5-2 é um esquema defensivo.

      Como se explica então a Alemanha jogar com QUATRO, repito, QUATRO, zagueiros, e o MUNDO INTEIRO considerá-la um time ofensivo?

      Você pode vir com mil justificativas, mas te garanto que nenhuma vai me convencer.

      Já cansei de falar isso aqui, mas vou falar mais uma vez de forma rápida:

      O esquema com 2 laterais é INÚTIL caso não se tenha na equipe dois laterais DE QUALIDADE. Caso contrário, o ônus de se jogar com esses dois jogadores é muito grande.
      No caso dos laterais do vitória, eles sobrecarregam a defesa e os dois volantes, cometem muitas falhas na marcação, deixam espaços que precisam ser cobertos pelos volantes ou zagueiros, o que cria buracos na meiuca, e, não são exímios e incontestes apoiadores, cruzadores de bola na área, chutadores de longa distância, velocistas, dribladores…

      Com 3 zagueiros, a liberdade para os volantes saírem jogando é muito maior, e os meias e atacantes podem se preocupar mais em criar do que serem SECRETÁRIOS de laterais, como bem disse Fábio.

      Curtir

      • eu discordo. se não temos laterais que joguem bem no 4-4-2 piorou pra jogar no 3-5-2. eu tb acho desperdício colocar meias pra jogar de alas já que rendem muito mais no meio do campo do que nas laterais. o brasil não tem zagueiros que saibam jogar de laterais defensivos e nem laterais completos que saibam marcar e atacar. quanto mais o vitória!

        Concordo com vc quanto ao esquema determinar se o time será ofensivo ou defensivo. não determina mesmo. a questão central pra mim é ter muitos jogadores que façam bem as funções ofensivas e defensivas e essa é pra mim a maior qualidade da alemanha. eles tem jogadores completos como Lahm, Scweinsteiger, Kross. kedhira, ozil,…

        pra o 3-5-2 encaixar em algum time acho que precisa de um zagueiro muito bom e inteligente pra ser o líbero(ex: edmilson na copa de 2002), volantes que saibam armar. e mesmo assim os alas tem que marcar muito bem. além de um treinador muito bom pra treinar os jogadores.

        eu acho bem difícil um 3-5-2 encaixar bem no vitória.

        Curtir

  6. O público de ontem realmente foi excelente principalmente em se tratando de sábado 21 hs com ameaça de temporal…Mas…”Na mesma situação ruim do rival” vírgula né Fabio monteiro?/Meeeeenos…

    1 – O vitória vinha de um bom triunfo fora
    2 – O bahia de uma GOLEADA APÁTICA para o corinthians.
    3 – O jogo do bahia foi tão motivante para a torcida ir pro estádio que o treinador na véspera deu entrevista avisando que só iria treinar o time pq o outro treinador ainda não havia chegado…!!

    É MUITO fácil pegar contextos de partida isoladas pra tirar conclusões…Com CERTEZA ABSOLUTA vc não sabe que a torcida do vitória é a 16º colocada em média de público,né?
    Ou sabe ?
    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/publico-brasileirao.html

    Curtir

    • Além disso conte aí POR JOGO uns 3 mil ingressos a menos que Bamor,Terror tricolor e Povão deixaram de mamar…A TUI segue recebendo os ingressos de boa…

      Curtir

    • MIMIMIMIMIMIMI ETERNO. A conversa não envolve MÉRDIA DE PÚBLICO e sim a diferença de tratamento desta imprensa triconojenta. Quando o Vitória tem bom público NUNCA é exaltado, mas quando falta É DURAMENTE criticado. Quando o jahia tem bom público é EXALTADO como a OITAVA MARAVILHA, mas quando é público ruim todo mundo esquece da torcida. E sobre sua outra desculpa. Sua TORCIDA DE OURO não deveria deixar de ir por causas de resultados, pois vocês não são mais apaixonados que Romeu&Julieta pelo time e que lotam INDEPENDENTE de qualquer coisa?

      Curtir

  7. É foda aguentar o que esses caras do eixo fazem, eles simplesmente minimizam os times considerados menores, ouvi de tudo, menos que o tal de barcos dominou no braço antes marcar e que Alemão sofreu penalty claro que o juiz da copa virou a cara na maior tranquilidade. Mas vamos lá de qualquer jeito tentar vencer o São Paulo recheado de estrelas em pleno Morumbi. VITÓRIA SEMPRE…

    Curtir

  8. Meu time seria:

    Wilson – Kadu – Alemão – Roger Carvalho – Adriano – Luis Gustavo – Escudero – Marcinho – Luis Aguiar – Caio – Beltrán

    Em jogos que o time estivesse buscando o resultado eu botaria Richarlyson no lugar de Luis Gustavo, ou botaria Euller na função de ala e jogaria Escudero ou Luis Aguiar para fazer a função de segundo volante.

    Ou tiraria um dos volantes pegadores e meteria Willian Henrique para infernizar.

    Curtir

    • Quando tiver todo o elenco disponível , penso que a melhor formação seria: Wilson(Gatito) – Ayrton – Kadu – Alemão – Juan – Adriano –Luiz Gustavo – Escudero – Marcinho – Caio – Beltrán

      Curtir

  9. Esse uruguaio tem um bom passe, vira bem a bola e não mostrou muita coisa mais do que isso.
    Ontem chegou pouco no ataque (2 vezes) e marcou muito mal. Recuava, dava espaço e não chegava junto. No 2o tempo Jorginho até melhorou o posicionamento dele.
    Para mim, José Uelisson jogou com garra, se entregando ao jogo com vontade.
    Jose Uelison erra, faz parte, não é craque e ainda é garoto. Mas outros também erram, e muito mais do que ele. Errar é do jogo.
    O garoto tem qualidade, por que não apoiá-lo?

    Curtir

      • Alguém precisa conversar com esse menino… Ele tem que aprender a jogar simples..ontem várias jogadas que passavam por ele poderiam fluir melhor se ele desse um toque só na bola.. ,as ele sempre amarra a bola extermina fazendo o que poderia ser feito com um toque apenas…

        Curtir

  10. Eu não sei não mais quando escudeus voltar o Jorginho vai ter uma baita dor de cabeça para arrumar esse meio de campo, pois o Marcinho está jogando muito o Aguiar superou as nossas expectativas e se Carceres voltar a boa forma também vai querer beliscar uma vaga no time titular, e o nosso meio de campo finalmente está jogando.

    Curtir

    • Meu brother, menos com o “Escudeus”!
      Trata-se de um bom jogador, gosto muito do futebol dele. Mas ele tem que voltar e conquistar o lugar dele no time, ninguém pode ter cadeira cativa nesse time (não que você tenha falado isso), inclusive, as novas contratações estão dando conta.
      Abraços.

      Curtir

  11. Pessoal, wellison fez um primeiro tempo terrível, porém jorginho corrigiu seu posicionamento e ele demonstrou todo seu potencial tecnico no segundo com belos passes.. No lance do penalti Welison virou uma bola espetacular para euller (se não me engano) cruzar. Ele eh uma prata da casa que tem muito a render ao leão ainda, tem que procurar mais elogiar do que criticar, inclusive os radialistas ontem estão valorizando e muito a atuação dele, talvez até demais

    Curtir

  12. Gostei do resultado e da atuação no segundo tempo,pois na etapa inicial o ECV foi um desastre(duas avenidas nas laterais e nenhum combate no meio de campo).Esse post poderia ser um muro de lamentações hoje, se o Gremio tivesse aproveitado as oportunidades do primeiro tempo.Torço para que o “sobrancelha esquisita” (como bem definiu o Fabio) reveja seus conceitos e coloque José Uelisson na sua real posição:sentado no banco.Gostei muito do Luis Aguiar e se não for leao de estreia será titular,facil!

    Curtir

    • Ah sim… Olha o título do Globo Esporte: “COM GOLS POLÊMICOS, VITÓRIA BATE O GRÊMIO E ENCERRA JEJUM EM CASA”.

      Se o jogo tivesse terminado em 1×0 com aquele gol dominado com o braço do Barcos o título seria: COM GOL POLÊMICO, GRÊMIO BATE VITÓRIA EM SALVADOR?

      Acho que não… É nessas horas que me orgulho de ter torcido para a Alemanha brocar a SeleGlobo!!! Eles tentam nos massacrar o tempo todo, mas de 4 em 4 anos pausam e pedem para que torçamos pela seleção DELES. Não vou nem falar sobre o horário do jogo porque é óbvio demais.

      Bom domingo, Nação!

      Curtir

      • Tiago,referente a REDEBOBO vc destacou somente o tituo do artigo mas o conteudo esta ainda mais interessante.1o gol- “caio se apoiou nas costas de Geromel e fez o gol”.Penalty- “Dinei aproveitou o contato de Edinho e caiu”.Nao teceram nenhum comentario sobre o provavel penalty em Alemao,SRN.

        Curtir

  13. Temos um bom elenco, só falta encaixar as peças nos seus devidos lugares. O que faltava pra gente era confiança.
    Na minha opinião Marcinho, Aguiar e Alemão foram os melhores em campo. Pelo o que vi a melhor formação do meio de campo é Adriano, L. Gustavo, Aguiar e Marcinho. Prefiro ter 2 volantes pegadores.
    Para o final de semana ser perfeito, basta a carniça tomar uma porradinha e segurar a lanterna!!!!!

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s