Coisas do Vitória!

vitoria1x0Sport

Se eu fosse personagem daquela historinha infantil, eu faria a seguinte pergunta ao Espelho Mágico, “espelho espelho meu existe um time mais esquisito que o meu?” Pois, toda vez é assim, quando a torcida em peso desconfia e crava que o time vai levar um sacode, eis que eles vencem e ainda jogam bem, com garra e determinação como vimos na noite de ontem na Ilha do Retiro, quando de forma surpreendente, o Leão venceu por 1×0 o rubro-negro de Recife, jogando bem e dominando a maior parte do jogo. O contrário também acontece, quando criamos expectativas e acreditamos numa vitória tranquila, o Vitória vai e empata ou perde, mesmo que o adversário seja uma seleção de refugiados da guerra.

Com um time misto, repleto de jogadores reservas e questionados pela torcida, sem um volante pegador no meio, time aberto, com três atacantes e três meias com tendências mais ofensivas que defensivas, ninguém esperava uma partida e um resultado tão positivo. Só os metidos a super-torcedores, que cá entre nós, isso é lenga-lenga, no íntimo deles também pensava em mais uma derrota. Para mim este perfil de torcedor é apenas fachada, não é de corpo e alma.

Sou pelo justo. Critico quando precisa e elogio quando merece. Ontem, finalmente vi José Wellison prestar para alguma coisa. Marcou muito bem, distribuiu bem as bolas, jogou com uma raça que até então não tinha visto nas partidas anteriores. Agora, quase que ele voltava a cair em meu conceito, quando fez aquela falta na entrada da área no fim do primeiro tempo. Outro que me surpreendeu foi o estreante Ednei. Mostrou segurança e parece ser aquele que vale o ditado “bola pro mato, que o jogo é de campeonato”…Só espero que não seja mais um Leão de Estreia, como foi Alemão e uma dezena de jogadores que aqui passaram.

Só que nem tudo foram flores. Não gostei de Luiz Gustavo e Mansur no primeiro tempo. Estavam muito estabanados e foram presas fáceis do modesto e liliputiano meia Ananias. Por sinal, não confio em LG na zaga, justamente por ele lembrar o desengonçado Gabriel Paulista, sempre chegando afobado e cometendo pênaltis e ontem ele, LG, fez um e por sorte o árbitro não deu. Richarlyson e Marcinho deram o ar da graça, o primeiro marcou, atacou, tocou bem a bola e o segundo, além de enfim mostrar ser um meia armador, ainda fez um golaço aos 9 minutos depois de um contra-ataque do Brinquedo Assassino e a tabelinha do camisa 10 com Ayrton. O gol nos deu tranquilidade e soubemos cadenciar a partida desde então e poderíamos até ter ampliado com Beltrán e Vinicius na segunda etapa.

Enfim, o Vitória de ontem deixou um bom alento à torcida rubro-negra. Mesmo com time misto, o grupo se comportou com foco, determinação, garra e inteligência tática. Vi um pouco do ECV de 2013 na noite desta quinta-feira. Espero que seja o marco inicial de uma virada no Brasileirão.

44 respostas em “Coisas do Vitória!

  1. O Vitória ainda não venceu um JaxVi esse ano e parece não ter mesmo a menor vontade. Nossa última oportunidade é na 23ª rodada do Brasileirão, com mando de campo do Vitória. Aí você pensa: ” Vai ser no Barradão, cenário perfeito para manter o feito de ter vencido pelo menos um clássico por ano desde 95 “. Mas você descobre que sua diretoria de merda decidi que o mando de campo vai ser a Arena 51. Tudo bem que no início vencemos todas lá, mas desde que Ney Franco chegou o Vitória não ganhou sequer um dos 5 JaxVis disputados na Arena e no Pituaçu. Seria seu 1º clássico no Barradão e teriamos tudo para ganhar. Não que isso signifique que não possamos ganhar, mas sem duvida nenhuma jogar no Barradão contra jogadores que tiveram retrospecto ruim lá e outros que nunca nem jogaram seria muito melhor que na Fonte Nova onde jogam quase toda semana.Triste, lamentável o que estão fazendo com o Vitória.

    Curtir

  2. Fábio permita-me um comentário fora do tema Vitória.
    Que povinho preconceituoso estes gáuchos , não querendo generalizar mas se acham a nata brasileira , há uns 15 dias a torcida do Grêmio entôou cânticos referindo-se ao finado Fernandão não respeitando a dor de uma família, agora vieram com estas ofensas racistas ao jogador do Santos , raça ordinária é por essas e outras que quando eu pego um destes vagabundo tirado a superior aqui em nosso estado , elcaldo mesmo sem piedade .
    Viva a Bahia e o nordeste.

    Curtir

    • Lacerda, eu estive em Porto Alegre recentemente e discordo de tudo o que você disse. Se eu pudesse, eu moraria lá. Cidade linda, bem organizada, limpa, bem diferente de Salvador.

      Nunca vi um povo tão simpático e tão cordial como o gaúcho. Fui muito bem tratado, fiz várias amizades lá, inclusive de vários torcedores do Grêmio. Estive lá no final de semana do Grenal. Eu falei que eu era baiano e os torcedores do Grêmio até brincaram com o fato de terem perdido para o Vitória na semana anterior.

      Ontem falei com ele a respeito e ele se disse muito envergonhado, que aquilo não representa a verdadeira torcida do Grêmio e o que aconteceu é de uma facção da Geral (TO de lá) que tem ligação com movimentos nazistas. Na opinião dele, deveria ser até extinta!

      O preconceito com base em cor é um fenômeno que ocorre em todos os lugares, infelizmente, até aqui em Salvador. Quer ver uma pessoa negra da periferia ser maltratada? Basta ela ir para a Graça. Lá vai ter um monte de gente com o “rei na barriga” que olha torto pra você, que só porque é “quatrocentão” acha que é dono da cidade. E eu te digo, brother, que lá no Moinhos de Vento ou em Bela Vista (bairros nobres de Porto Alegre) eu seria muito mais bem tratado do que pelo povo da Graça, do Itaigara, da Barra, do Horto Florestal, enfim.

      Eu já tive essa mentalidade e confesso que quando eu fui pra POA, eu fiquei com medo até de ser linchado (pelo que diziam de lá). Mas o que eu vi foi totalmente diferente. Eu fiquei assutado porque eu achava que só veria branco. Mas o que eu vi foi diferente. Vi muitos negros, inclusive torcedores do Grêmio.

      Curtir

      • João eu não generalizei , porém já passei 06 meses em POA e nas 02 cidades que fiquei o preconceito existe sim , sei que a discriminação existe em todas as cidades brasileira outras mais , outras menos, porém na capital Gaucha vi vários casos , ainda bem que vc foi bem tratado , mais no contexto geral existe sim o preconceito contra o negro e o nordestino.

        Curtir

    • Preconceito existe no Brasil inteiro,até mesmo a torcida do Vitória já agiu com preconceito,os gritos de “vá pra casa tabaréu” que se houve quando o Vitória joga contra o flamengo ou algumas vezes contra algum time do interior são uma forma de discriminação.

      Curtir

      • De vez em quando ocorrem umas tragédias nos lados do Sul/Sudeste que servem pra mostrar que eles se afogam, sangram e queimam como qualquer outro ser humano, independentemente de cor ou raça. Canso de ver comentários racistas deles nas notícias do globo.com. O sonho de alguns deles é se separar do Brasil e criar um novo país, se acham melhores rsrsrsrs coitados.

        Curtir

  3. Sem Fiuzismo,mas eu tava aqui viajando numa hipótese…Já pensaram se Bahia e Vitória a despeito – NA MINHA OPINIÃO – de já estarem REBAIXADOS,fizerem a FINAL DA SULAMERICANA…kkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  4. Vou esperar cinco rodadas pra tecer algum comentário sobre o time de ney franco. Muito, mas muuuuuuiiiitttooooo cedo mesmo pra qualquer avaliação mais certeira.

    Curtir

  5. No futebol brasileiro, há inúmeros casos de times que vão mal numa competição e mesmo assim conseguem ir bem numa outra competiçâo jogada paralelamente.
    O próprio Vitória em 2010 chegou à final da CB e depois foi rebaixado.
    É relativamente comum isso.

    Curtir

  6. Sinceramente, ou eu estou louco ou eu não entendo mais porra nenhuma de futebol. Não senti firmeza nenhuma neste goleiro. Achei ele assustado e um pouco atrapalhado. Mas, no mais boa Vitória. Mas vamos com calma, não é hora ainda de ânimos exaltados. Vamos ver o comportamento contra o Flamengo para ver realmente se o time melhorou.

    Curtir

    • Quer que eu te interne aonde? Rsrsrsrsrs…Como é que um cara que cortou todos os cruzamentos, que não temeu em dividir bolas com os adversários e ainda fez uma defesa incrível de um chute/cruzamento de Patric não te deu confiança rapaz? Jr Fernandez tomou a 1 do Braços de T-Rex.

      Curtir

  7. Não creio que na torcida existam super-torcedores. É histórico que boa parte dos nossos torcedores fazem criticas e elogios precipitadas, principalmente aos jogadores oriundos da base. Esse ano a bola, ou bolas da vez são Mansur, JW e Dinei, em termos de criticas. No que não concordo mesmo, mas respeito as opiniões em contrário.

    Curtir

    • É só ver nos estádios e no facebook, Ubaldão. Talvez por morar em Brasília, frequentar pouco os grupos do face e as bancadas do Barradão vc esteja por fora. Infelizmente esta raça de “paladinos do otimismo exacerbado e moralismo futebolístico” está que nem o consumo de crack, se proliferando que nem uma praga.

      Curtir

      • Amigão, não é bem assim. Mesmo morando em BSB, tenho residência em Salvador, e, para registro, tenho certeza que vou mais a Barradão do que muitos dos nossos corneteiros torcedores, inclusive hoje estou indo com meu filho que é Vitória e meu genro flamenguista para acompanhar o jogo de domingo. Quanto a grupos do face, a CRN me despertou para esses canais e tenho participado de vários, nem sempre comentado, mas acompanhado as manifestações dos “paladinos do otimismo exacerbados”, sempre que o tempo me permite.

        Curtir

      • Rapaz, este tipo de torcedor, metido a super-otimista irrita demais, e o pior que pousam como se fosse um Torcedor Vip, de nível superior em relação aos demais. Se enxergam como doutrinadores.

        Curtir

  8. É… Parece que nunca vamos mudar mesmo!!! kkkkkkkkk… Quando o fumo é 100% certo, alguma coisa acontece e o Vitória apronta! Contra o Fluminense esse ano, ganhamos, mas jogamos pedra em santo. Ontem não… Vencemos e convencemos.

    Se eu fosse Ney, como forma de justiça e até para chacoalhar o elenco, manteria exatamente esse time de ontem que esbanjou garra e praticou um futebol objetivo, com saída de bola rápida, sem muitas ligações diretas e muito bem postado defensivamente.

    Destaques:

    – Gatito Fernandez foi extremamente bem no jogo. Fez defesas importantes e mostrou ter uma boa saída do gol em bolas cruzadas;

    – Beltrán perdeu um gol feito, mas brigou muito por todas as bolas no ataque. Tem que manter no time;

    – O Dino Ovo entrou aceso no jogo… Banco serviu?

    – Belíssima estreia de Edinei;

    – Welisson, assim como toda a defesa, marcou muito bem, com a raça e objetividade que tanto pedimos.

    Ainda há esperança!

    SRN!

    Curtir

    • Discordo sobre manter o mesmo time!
      tem jogadores sem ritmo ai sim seria loucura e veriamos dois times um da sula e um do Brasileirão que é o que não queremos

      Curtir

  9. EU achei que o esquema de NF, apesar do receio antes da partida, deu certo. Bagunçou o Sport todo. O time de Recife não conseguiu jogar nem impor seu ritmo. O Vitória jogou certinho, sabia q é o último do Brasileiro q estava apenas com 2 titulares absolutos em campo e jogou como tinha que jogar.
    Como Fabio disse, temos que reconhecer quando é merecido. NF voltou e arrumou um time, não fomos um bando em campo ontem. JW jogou bem ontem tb.
    Esse maluco q nunca ouvi falar, o zagueiro Ednei, jogou muito bem, grata surpresa.
    Marcinho fez uma grande partida.
    Agora quem pra mim jogou mal, principalmente no 2º tempo foi Willie, eu já botei muita fé nesse garoto, mas ultimamente… ele parece q ñ tá nem aí p nada, uma displiscência da zorra.

    Enfim, tomara que NF consiga organizar o time como fez ontem e que façamos uma boa partida e principalmente que vençamos o flamingau no domingo.

    Sds

    Curtir

  10. Destaques positivos:
    Gatito (se continuar a atuar nesse nível, Wilson não volta), Ednei (mostrou segurança), Mansur (subiu de produção no segundo tempo, boas arrancadas e conseguiu acertar a marcação), Richarlison (jogou bem como volante, o burro do Jorginho achava q ele era meia), J Welisson (partidaça do garoto), Marcinho (ainda lento, mas é o clássico camisa 10, mostrou muita técnica).

    Destaques negativos:
    Beltran (limitadíssimo), Marcos Jr (pior em campo) e Luiz Gustavo (estabanado, afobado e quase entrega).

    Parabéns a Ney franco!
    Não fui a favor do retorno… mas ontem ele conseguiu montar um bom esquema. Espero que ele consiga vencer o Flamengo, seria uma excelente volta por cima!

    Curtir

  11. Essa vitória não me engana, domingo as coisas voltam ao normal. provavelmente um empate sem gols, é meu palpite.

    sem essa de ser campeão de sulamericana. É sonho sem fundamento. nunca vi esse time ser leão da tribo de judá pra entrar pra decidir. não temos time para isso.

    o problema é que torcedor e eleitor acreditam em tudo, e se empolgam fácil com o mínimo.

    DOMINGO EU QUERO QUE O TIME DÊ RESPOSTA. o treinador vai manter esse time, ou vai ficar com o time mediocre que perdeu para o figueirense?

    Curtir

    • Olha Falta de Confiança no time todos temos
      Mas Olhando o passado recente da competição posso te dizer que o ECV tem muitas chance de ser campeão da sula.
      E no brasileirão o que me preocupa com certeza não era o TIME do ecv; mas sim a arrumação, nada dava certo.
      se as coisas derem certo vamos sim conquistar os pontos necessários e estaremos fora da zona em no maximo 03 rodadas.
      o times de baixo não estão tão distantes assim do ECV.

      Curtir

  12. Agora vemos que apesar de não ter jogadores muito qualificados, Ney Franco conseguiu tirar o melhor de cada um deles, coisa que Jorginho não iria conseguir fazer nunca. O esquema do jogo de ontem foi bom contra o sport, mas contra um time mais qualificado tecnicamente é melhor colocar um volante um pouco mais de pegada no lugar de José Welisson que quase entra o ouro naquela falta batida por Diego Souza. Bom destacar também a atuação de Gatito, agarrou bem.

    Curtir

  13. Belo texto Fabão… Bem doido nosso time mesmo… que voltemos a jogar como em 2013 e que o sofrimento não seja grande até dezembro…

    Curtir

  14. Rapaz, não vou mentir, estou louco para ver o Vitória eliminar o Sport, não só pela nossa classificação, para baixar a bola desse medíocre time também. O Sport é estilo a sardinha de itinga, contrata dois jogadores bons e já se acham o Barcelona do Nordeste, pra completar a imprensa pernambucana está puxando o maior saco do time e o pior, o esporte interativo que no início achei um canal muito bom, mas hoje começo a ver que não são nada impaciais.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

