Vitória 2×0 Internacional | Um alento

Ricky fez uma ótima partida e ditou o ritmo do Leão.

Ricky fez uma ótima partida e ditou o ritmo do Leão.

Finalmente o treinador Ney Franco saiu de sua prisão da tática 4-3-3 sem nenhuma proteção no meio de campo e com três atacantes fracos, sendo dois deles aberto pelas pontas e um centralizado. Depois da declaração forte de Marcinho após o jogo do Santos, de que era preciso jogar mais fechado, o treinador resolveu povoar o meio de campo e ontem vimos um time muito mais organizado e principalmente com mais vontade de vencer.

PRIMEIRO TEMPO Diferentemente dos outros jogos, vi os jogadores batalhando para retomar a posse de bola e com ela dominada buscava atacar, dava mais passes verticais e tanto é verdade que logo aos 7 minutos abrimos o placar com um golaço de falta de Richarlyson. Para mim ele tentou cruzar aquela bola, mas o importante foi o efeito que ela fez e como surpreendeu o veteraníssimo Dida.

Claro que cometemos muitas falhas no sistema defensivo, ainda não estamos marcando com tanta veêmencia e com maior diminuição de espaço para o adversário. O Internacional teve muitas chances de empatar o jogo e para nossa sorte, os caras não souberam aproveitar e Júnior Fernandez deu sorte numa defesa que por pouco não virou frangaço. E mais uma vez perdemos Neto Coruja com 15 minutos por lesão. Acho que já deu pra Neto. Já são 4 anos sem conseguir jogar três partidas seguidas. A única temporada em que ele jogou inteira foi 2010.

SEGUNDO TEMPO Atrás do placar, o bravo time colorado partiu para cima no início da segunda etapa, forçando nosso time se recuar. Ao saber de nosso ponto fraco, os jogadores do Inter passaram a apostar em sucessivos lançamentos e bolas cruzadas na área e finalmente os treinos da semana deram certo no jogo. Luiz Gustavo, Kadu e Adriano (que entrou no lugar de Coruja) estavam tirando todas.

O colorado chegou a ter uns três escanteios seguidos e em todos fomos eficazes na arte de cortar a bola. E quando parecia que o gol dos caras iria sair, conseguimos ampliar o placar com um belo contra-ataque, em que Richarlyson (destaque da partida) abriu na esquerda para Escudero, que partiu pra cima e fez um cruzamento maroto para Marcinho, de peixinho, marcar o segundo gol! Delírio e alívio para os 5 mil guerreiros nas arquibancadas.

Após colocar 2×0, a equipe colorada morgou de vez em campo e nós só tivemos o trabalho de cadenciar e perder uma ou outra chance de gol. O Inter se apagou completamente da partida e parece entrar numa má fase, já que vem perdendo vários jogos em sequência, inclusive com direito a virada de 3×2 do Figueirense, no Beira Rio, após ter aberto 2×0 no placar.

O futebol é difícil e exige muito trabalho, mas apesar de parecer completamente paradoxal, este esporte é simples e muitas das vezes o ato de simplificar deixa um time “perdedor” com ar de vencedor. Só foi povoar mais o meio de campo e botar um pouco mais de alma e disposição pra vencer a partida, que saímos vitoriosos e sem tomar grandes sustos.

Não estou dizendo que agora vamos ganhar todos os jogos somente pela mudança da formação tática. Entretanto, a vitória de ontem mostrou que a simplicidade em reconhecer que não temos um time de alta qualidade, e que, por isso precisamos dar mais atenção ao ato de se defender, do que atacar a esmo e sem organização. Não podemos ser ultra-defensivos, tampouco mega-ofensivos, temos que ser o meio termo. Saber dosar marcação e ofensividade e foi isso que vi ontem. Espero ver outras partidas assim, corrigindo as falhas e que jogadores mostrem o que fo visto ontem, mais foco e determinação para vencer o jogo, pois a bola não entra por acaso e a torcida merece respeito.

ficha_final_vitoria_2x0_inter_2014

Avaliação e Notas

Jr Fernandez deu alguns sustos, mas é melhor que Wilson. 7,5

Nino Paraíba é o novo dono da camisa 2. #digatchauayrton. 8,0

Luiz Gustavo foi um monstro na zaga. 8,5

Kadu fez uma boa partida. 7,5

Juan teve uma atuação “feijão com arroz”. 6,5

Neto Coruja esteve bem até sentir a contusão. 6,0

15 Adriano entrou muito bem e merece ser titular. 7,5

Cáceres atuação muito boa no plano tático. 7,0

Richarlyson está destruindo na posição de 2º volante 9,0

Escudero joga muito e tem ótima visão de jogo. 8,5

18 Edno não fez nada de extraordinário. 5,0

Marcinho alternou bons e maus momentos. 7,5

Dinei continua sonolento e pouco ágil. 5,0

21 Béltran ainda não se encontrou no time. 4,5

NEY FRANCO mostrou humildade e inteligência em sair do engessado e fracassado esquema do ano passado, para uma formação mais conservadora e cautelosa. Agora deve rever a situação de Adriano e desistir de preferir Neto Coruja a ele. Com a volta de Roger Carvalho seria bom ver Adriano e Luiz Gustavo como volantes. Pelo jogo de ontem sua nota é 8,5.

Anúncios

13 respostas em “Vitória 2×0 Internacional | Um alento

  1. Mesmo com o meio campo povoado sofremos pressão em casa no primeiro tempo e em alguns momentos no segundo. Gosto dessa formacao mas é necessário treinamentos pois tem q funcionar melhor. A zaga bateu cabeça e pixotou muito principalmente do lado esquerdo refletindo no miolo.

    Curtir

  2. O Vitória contratou um excelente jogador de basquete, o nome dele é Béltran. Em pouco tempo em campo o cara pegou a bola com a mão umas 5 vezes.

    Curtir

    • Verdade Paulo, a atuação de Beltran deu até “vergonha alheia”.
      Esperava bastante desse jogador, mas com a bola do pé ele se mostrou um desastre, ontem nem isso, dominou 5 com a mão e ficou impedido 754 vezes.

      Curtir

    • amigos, vcs viram um panfleto que um maluquinho tava entregando dentro do estádio na porta do SMV prata? era mais ou menos assim
      “Será que a culpa da atual situação do Vitória é mesmo de Falcão? torcedores, vamos refletir conscientemente (…)” , quem viu pode me ajudar a lembrar o resto do texto.
      Talvez a culpa seja nossa de ir pro Barradão 22hrs vê o lanterninha.
      SRN

      Curtir

  3. Com o retorno de Ney Franco, o Vitória melhorou seu futebol. Já estão a venda os ingressos para o jogo contra o florminense, no valor de $20,00(vinte reais), enquanto isso quem tem SMV, não tem nenhuma promoção, e continua pagando estacionamento de $10,00(dez reais), quando anteriormente o valor era de $5,00(cinco reais) para quem tinha SMV.

    Curtir

  4. Tá na hora do NF rever a escalação Juan. Acho que qualquer dos laterais disponíveis, com uma perna amarrada, é sumamente melhor do que ele atualmente.

    Curtir

    • Num sei o que é mais complicado de intender: Mulher ou torcedor do Vitoria?

      Quando Mansur tava jogando ele era o pior do mundo. Botou Euller, verde, verde, verde, verde. Tarracha no time B nem sequer era lembrado, Iury? Quem! E agora qualquer dos laterais disponíveis, com uma perna amarrada, é sumamente melhor do que ele atualmente.. kkkkkkkkkkkkk

      Curtir

  5. Bom resultado.

    Futebol razoável.

    Concordo que a nova formação tática e mais adequada ao time.

    Se temos uma equipe mediana, vamos jogar como tal é não como um Barcelona.

    Curtir

  6. Para a droga que estava, o Vitória melhorou nessa partida.
    Não exatamente pela parte tática que, claro, ajudou o time, mas principalmente pelas atuações individuais e por aproveitar o péssimo momento do inter.
    Nino, Cáceres e Escudero jogaram muito.
    Sobre Richarlyson, ainda tenho muitas ressalvas, embora tenha se apresentado melhor.
    Juan é o mesmo de sempre, não comprometendo devido a boa partida do conjunto.
    O resultado foi um alento mesmo…
    Ainda temos que remar muito para sair da situação tenebrosa, mas foi bom saber que alguns jogadores do elenco podem ainda mostrar que estão vivos.
    A sequência do time, vista agora após essa vitória, parece possível de render alguma coisa.
    Não tenho nenhum oba-oba, e ainda acho que o time será rebaixado. O elenco é muito limitado e um time mais caprichoso saberia explorar os clarões ainda deixados pela defesa e meio-campo.
    Que chapecoense, botafogo, jaia, coritiba e criciúma sejam piores que isso.

    Abraços!

    Curtir

  7. Por essas e outras eu venho dizendo que a nossa posição com mais opções de qualidade é o meio-campo, logo, temos que usar 5 meias.
    O 4-5-1 já é um grande avanço, comparado ao 4-4-2 ou ao 4-3-3.
    Ainda acho que a abolição dos laterais vai ajudar muito.
    Mesmo com Nino entrando bem nos jogos, ele pode muito bem ser aproveitado na ala.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s