Qual é a razão do medo das eleições diretas?

alexi_portela

Alexi Portela, o presidente que perdeu 2 pentacampeonatos para timecos do interior.

Recentemente, o ex-presidente do clube, Alexi Portela deu entrevista a um dos periódicos desta província e afirmou que é contra as eleições diretas no Vitória, porque, segundo ele, daria espaços a “aventureiros”. Tal expressão me causou revolta, nojo e assombro, pois quem nasceu sabendo ser dirigente de futebol ou alguma outra profissão? Todos nós seres humanos nos qualificamos para nossas funções ao longo de nossas vidas e nenhum ser humano já vem ao mundo falando, andando, dando palestra ou dirigindo carro.

Há quase 30 anos, o País lutou para as “Diretas Já”, para poder votar a Presidente da República e a situação na época, era radicalmente contra usando quase o mesmo argumento do fraco ex-presidente rubro-negro. Qual é o medo? O clube, assim como o país, não tem dono. Da mesma forma que o país pertence ao povo, o clube pertence (ou deveria pertencer) a torcida. Pois o que é um país sem um povo? Um clube sem torcida? É algo completamente sem vida, sem brilho e energia, não é mesmo?

Acredito que Alexi Portela e quem discorda das eleições diretas por SÓCIO-TORCEDORES tem o único medo é de perder o poder e a influência quase que hereditária das famílias da podre elite baiana. Infelizmente, o Clube é administrado por Famílias “tradicionais” desde o princípio. Até Carlos Falcão tem um grande rubro-negro que está ou esteve dentro do clube, se não me falha a memória é Nilton Sampaio, que é tio ou primo dele. Isso tem que acabar. Qual era o know-how de Paulo Carneiro antes de assumir o clube? O de Juvenal Juvêncio (São Paulo) ou de Eurico (Vasco) antes de serem presidentes? Cursos de MBA em Gestão Esportiva é algo bastante recente, coisa de 2008 pra cá. Da mesma forma que não existe Faculdade de Presidente da República.

Portanto, nós torcedores temos que cobrar sim a abertura completa do clube, com eleições diretas, com sócios do SMV podendo votar e ser votado, formar chapas. Um grande exemplo foi no Inter, em que o presidente campeão do mundo de 2006 veio das arquibancadas, virou sócio, tomou corpo dentro do clube, formou sua chapa, foi eleito e ganhou o maior título do Colorado. Então, Portela, Falcão e Epifânio…deixem de mimimi, o clube não é empresa particular de vocês. Quer dizer que só servimos (torcida) pra ser o otário financiador de tudo (camisa oficial, ingressos, SMV, PFC), mas para podermos formar chapa e ser dirigente não podemos, porque na sua ótica somos “aventureiros”? Carlos Falcão era o que até começar a rondar dentro do clube entre meados de 2007/2008? Qual é a sua experiência no futebol antes de assumir o Clube em janeiro deste ano? Você pode ser “aventureiro”, sua trupe pode ser “aventureiro”, mas o torcedor de arquibancada não pode? Todos nós somos analfabetos, desempregados e famintos?

PERGUNTAR NÃO OFENDE.

Anúncios

35 respostas em “Qual é a razão do medo das eleições diretas?

  1. Que foto sensacional meu caro Fábio!!! Ver o rosto desse senhor me dá asco….

    Sabe aquele ditado que diz quem vê cara não vê coração?? esse não é o caso.

    Curtir

  2. É, pessoal, o caminho é esse mesmo, é buscar um novo grande de sócios. O Vitória pertence aos torcedores que realmente é Vitória, quem paga, quem ama, quem sofre. Atualmente temos sofrido mais, motivos dos múltiplos equívocos, que se tem vivo nessas décadas, principalmente pela perda patética de dois pentacampeonatos pra times inexpressivos, e rebaixamentos ridículos dentro de casa.

    Curtir

  3. E o ano de série B começa com as mesmas trapalhadas. Esperemos o pior.
    O cara tava empregado, podendo disputar série A 2015. Então recebe contato de um amigo de confiança que apresenta um projeto e então por sua amizade resolve sair do seu time atual e assumir o Vitória.
    Já faz planos, contatos, aponta contratações, antes mesmo de de ser apresentado.
    Eis que então, o cara é apresentado e no mesmo dia o Gestor q o contratou é dispensado.
    Taquiupariu. Gestão Falcão.
    Dêem uma olhada na entrevista de Drubski sobre a saída de Marcus Moura.
    Não estou questionando quem é melhor do que quem, mas a forma em que as coisas são feitas. Como fica a cabeça do um profissional que chega e conhece o clube dessa forma?
    Sds.

    Curtir

    • Você foi na ferida. Era exatamente isso que iria falar. O cara foi contratado pelo gestor que foi despedido. Absurdo isso!

      Curtir

  4. Não sei se vcs estão acompanhando. Mas no site do GE eles fizeram um dossiê sobre a queda do botafogo. Já estão na terceira parte. Todos sabemos que isso foi feito por se tratar de um time do eixo. Mas os detalhes que eles contam que aconteceram nos bastidores são muito sórdidos. Mostrando o interesse próprio de alguns dirigentes em detrimento do clube. Gostaria de ver algo parecido no vitoria, mesmo sabendo que só devo ficar na vontade. Mas imagine o que essa diretoria não tem a esconder… Enfim.

    Curtir

  5. Esse assunto das eleições diretas é de extrema importância. Nunca antes na minha história rubro-negra, vi a nossa torcida (eu inclusive) tomada por tamanha apatia. Já vi nossa torcida orgulhosa do SEU estádio, da SUA divisão da base, das imensas possibilidades que SEU futuro trazia. Mesmo sem os sonhados títulos nacionais, o Vitória nos representava, fazia parte da nossa alma.

    Minha percepção é que hoje a torcida está mais consciente, sabe que não existem santos e o que o “seu” clube pode ser utilizado para enriquecimento financeiro e ganhos políticos dos seus dirigentes. Só que, diferentemente de 20 anos atrás, o perigo é que não há mais tanto espaço para criação ou retomada da identificação entre um clube e sua torcida. Tem jogo do mundo inteiro todo dia na TV, tem internet, outros esportes passaram a despertar a atenção do brasileiro, hoje a galera começa a namorar mais cedo, dentre inúmeras outras distrações que “competem” com o futebol.

    Já achei que o nosso maior rival caminhava a passos largos para virar um Ypiranga. Hoje, acredito que tomamos a dianteira deles no processo de “ypiranguização”. Eles conseguiram sair do fundo do poço da “cerei C”, foram o clube nordestino que mais tempo passou na série A dos pontos corridos, resolveram o problema do centro de treinamento, tem um puta estádio pra jogar (alugado, eu sei, mas um puta estádio), e tem eleições diretas, o que com certeza renovará a esperança e a conexão da sua torcida com o clube a cada 3 anos.

    E nós, torcedores do Vitória, de que podemos ter orgulho do Vitória hoje? Eu não sei citar um motivo, a não ser o amor passado que tenho por esse clube. Alguém tem outro? Caso realmente amem o Vitória, os seus “donos” precisam urgentemente reconectar o clube à sua torcida. Percam os anéis para não perderem os dedos!!! Não tenho dúvida que uma maior abertura do clube para sua torcida (não apenas aquela que ganha ingresso pra assistir os jogos) poderia reacender a chama dessa paixão, e não tenho dúvida de que as eleições diretas seriam um combustível para que voltemos a amar esse clube como NOSSO.

    Por Eleições de Verdade Já!!!

    Curtir

    • Caro Rômulo venho lutando pela democratização do clube há anos. Mas, sempre fui ridicularizado. Confesso que estou cansado, por isso tirei meu time de campo. O problema que vejo é o que torcedor hoje se contenta com um campeonato baiano e esquece de todas as mazelas. Meu medo é que se um dia a democracia chegar em nosso time seja tarde de mais!

      Curtir

      • Marcelo, acho que nossa torcida anseia por mais do que tem hoje, mas o nosso problema é de articulação de uma oposição às gestões que perduram por anos e anos no clube. Assim foi com a era PC, assim é com a era AP. Não temos oposição no Vitória, os candidatos são eleitos por aclamação. A nossa imprensa é dependente dos clubes, pouco crítica, não ajuda. Em que programa esportivo baiano se tratou sobre o Movimento do Bom Senso F.C.? Não ouvi nenhum. As torcidas organizadas só sabem virar faixa de cabeça pra baixo em ano de série B. Adicionalmente, não temos líderes no Conselho com destaque político que “comprem” essa briga por motivos nobres, de real interesse pelo clube. É difícil gerar essa mudança unicamente pelas redes sociais. Pra mim, esse é o grande nó a ser desatado pra essa bagaça mudar.

        Curtir

  6. Este mesmo tipo de gente que é contra eleições diretas no clube e fala que os possíveis candidatos seriam aventureiros critica o governo atual, fala que vivemos em uma ditadura e chama lula de analfabeto.

    Viva a elite!

    Curtir

    • Anafalbetismo funcional tambem vale. Essa história de que a culpa é da elite é tipica de quem ainda acredita que Cuba é melhor do que Estados Unidos. Então porque será que ninguem vai morar lá? Cuba não é democrática segundo o Pt? Sei coisas sobre Lula e PT que deixaria qualquer um de queixo caído. Sinceramente não compreendo como um país onde os poderes judiciário, legislativo e executivo estão completamente aparelhados, onde o governo tenta a todo custo calar a imprensa, onde o pobre tem medo de que seja eleito algum outro candidato que segundo o PT acabaria com o Bolsa Família, onde isso tudo é exposto para a população e o sujeito não tem nem sequer a mínima capacidade de discernimento, de identificar até onde vai o limite da mentira. O problema da democracia não é o sistema democrático, não é o poder votar em quem quiser mesmo tendo consciência de seus atos, o problema da democracia é que muitos ainda acham que ela se resume apenas a isso, de modo que seja criada uma utopia de que qualquer um que critique a eleição de um determinado candidato por meios “democráticos” seja um defensor da ditadura. Aqueles que afirmam isso eu só tenho algo a lhes dizer: “A pior ditadura é aquela que nos torna réfens de nossas próprias necessidades.”

      Curtir

    • Sou a favor de eleições diretas no clube, critico (e muito) o governo atual, não acho que vivamos numa ditadura (longe disso) e não tenho nada contra o fato de Lula ser semianalfabeto, mas sim de ser um sujeito politicamente asqueroso.

      Parabéns, os colunistas esquerdopatas ficariam orgulhosos dessa sua relação…

      Curtir

      • Parabéns também, só o fato de você não achar que vivemos em uma ditadura já te coloca mil anos luz à frente da maioria dos reaças que acham que estamos virando uma Venezuela!

        Curtir

  7. Fábio, meus parabéns. Muito oportuno a temática, muito bem colocado os questionamentos.
    Dia 22 tem reunião do Conselho e eleições diretas segue fora d pauta, a não ser na previsão genérica “o que ocorrer”.
    Dirigentes Rubro Negros repensem a posição de vocês, adiram a tendência democrática, vocês podem ser aliados nesse processo. Caso contrário arrancaremos vocês na tora. Vocês escolhem, depois não fiquem de mimimimi.
    Vitória Livre!
    Axé

    Curtir

      • O presidente do conselho deliberativo até um tantinho atrás não era presidente do pr? o sr. do 5º mandato da assembleia tb não tá lá piruando feito o cabrunco? o ex secretario de comunicação de wagner tb? e o florence? e nosso senador? … … …

        Curtir

    • Viajou… Já estão infiltrados e SEMPRE estarão. Onde existir poder de alcance público, existirá interesse político. Isso nunca vai mudar.

      Curtir

  8. Fabinho, pesquisei, este Rogério jogou no Náutico. Jogador PT. Basta pegar as estatísticas dele no nordestão e no Bota. Pouquíssimo gols na carreira. Você é o cara Fabinho. Entende muito de futebol

    Curtir

    • Para quem não lembra ele fez gol em cima do Vitória no Barradão.
      E se eu não estou enganado, foi o primeiro gol dele com a camisa do Botafogo.

      Curtir

      • Não estou justificando que ele é bom, só estou mostrando um fato. E eu me enganei, parece que ele já tinha feito um gol contra o flamengo antes desse gol. Ou seja, parece que ele marcou 2 gols no campeonato brasileiro, um verdadeiro craque. hahahahahahaha
        Eu não gosto de criticar, mas pelo jeito ele não sabe mesmo fazer gol, é apenas jogador de velocidade, deve ser um ” Rildo o retorno”. hhahaha

        Curtir

      • Tranquilo Marcelo. Eu entendi. Só estou brincando kkk. É rir para não chorar

        Curtir

      • Rir para não chorar mesmo. hahahahaha

        Sai William Henrique e chega Rogério. ahahhaahah
        Quer piada mais engraçada que essa? Acho que não tem como ser mais engraçado que isso. hahahaha

        Curtir

      • Tenho a mesma impressão que vocês. Rogério é limitado e não deverá assumir a titularidade, será mais um pra tirar a vaga da base e que pouco deverá acrescentar. Espero estar errado, mas parece que será mais um jogador pra compor o elenco, contratação sem muito critério…

        Curtir

      • Meu Deus! não sabia desse detalhe! sinceramente esse tipo de informação a grande mídia não passa pra nós. sendo assim fica difícil pensar em novos horizontes para o clube.

        Pois é. O Vitória é um feudo!

        Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s