O futebol fica no 2º Plano

raimundoviana-eleito

O Vitória encara às 19h30, pela Copa do Brasil, a equipe do Anapolina, no interior goiano. Iremos com poucas mudanças no time titular. Somente os lesionados estarão ausentes. A torcida espera que o time mantenha a pegada dos últimos 2 jogos e faça uma bela estreia na Copa do Brasil e seria ótimo uma eliminação direta do adversário, sem a necessidade do jogo de volta.

Mas, assim como o Conselho Deliberativo do Clube decidiu ontem à noite, o futebol do Vitória está relegado a segundo plano. Portanto, vou me focar na eleição de Raimundo Viana, que abre um precedente perigosíssimo no ECV.  O atual grupo de conselheiros do Leão foi escolhido a dedo pelo metido a dono do clube, sir Alexi Portela. Os conselheiros que ele indicou entre 2009 e 2010 que começaram a criticá-lo mais forte e a se mostrar que não seria conivente com a atual política “pés no chão” foram sistematicamente eliminadas do conselho, a exemplo de Larissa Dantas, Petter Silva e Michel Silva, fora os políticos Albérico Mascarenhas e Fábio Mota.

Enfim ou segue a cartilha dele ou cai fora, mesmo aquele que tenha alguma expressividade no meio político. Talvez isso explique o expressivo voto que elegeu Raimundo Viana (186 x 47) contra Ivã de Almeida. Fora a carta “ameaçadora” de Alexi publicada aos conselheiros na manhã de ontem. Sinval falou hoje de manhã, na Transamérica, “que ontem foi Raimundo, mas se fosse Antônio, João, Pedro, iria ser eleito, se fosse da situação”. Não há avaliação pela pessoa escolhida ao cargo, pouco importa, basta ser da patotinha do coronel Portela.

Raimundo Viana é, simplesmente, o ex-presidente rubro-negro que permitiu o HEPTACAMPEONATO BAIANO do nosso rival na década de 70. Viana tem uma série de acusações e alguns processos em escândalos, como a tentativa de institucionalizar o Jabá na imprensa baiana para promover o futebol local, quando foi presidente da Federação Baiana. Com 74 anos, voz cansada e muitos anos DISTANTE do cenário futebolístico atual, é este o indicado pelo Coronel pra terminar o mandato de Falcão, outro indicado dele, que colecionou mais fracassos pelo clube num curto espaço de tempo.

viana_zoeiro

Uma das “promessas” feitas pelo próprio Viana, é que seria a favor de eleições diretas e que em 2016 isso seria possível para os sócios torcedores. Após confirmada a sua eleição, o “dono” do Clube foi entrevistado por uma equipe de rádio e informou que vai reassumir o futebol do Leão, e que o sócio SMV não pode mais ter o direito a voto, por já ter o direito de entrar nos jogos de mando de campo rubro-negro, e que ele estaria pensando em permitir a voto só quem é Plano Ouro e Diamante (que estava extinto) e os sócios patrimoniais, acabando-se assim, a história de 18 meses seguidos para os planos Prata e Bronze (coisa que eu previ em 2013 e enfatizei um pouco mais ano passado).

O Vitória, para mim, MORREU ontem. Jogaram a última pá de cal. O Clube se tornou propriedade de Alexi Portela e sua trupe. Só a patotinha dele é capaz de administrar o clube. Todo e qualquer candidato de oposição é demonizado e desqualificado nas redes sociais, rádios e tevês (seja por membros corruptos da imprensa, perfis fakes e perus de carteirinha). Em seu discurso pós-vitória, Raimundo deixou escapar, que uma de suas missões é fazer AP o novo presidente da CBF. Daí um torcedor no facebook fez uma analogia interessante: Ano passado o gestor de futebol do clube era filho de Ricardo Teixeira…AP esteve recentemente acompanhando a Seleção Brasileira na Europa, a convite da CBF…AP já é presidente da Liga do Nordeste…Enfim, o clube virou trampolim para a ambição pessoal de Alexi Portela. Para sua satisfação do ego e melhoria do status quo.

Como Abbehusen previu, AP está soltando alguns nomes sonantes de jogadores, na rádio que ele tem prestígio, pra ludibriar a torcida. O famoso calaboca, a tentativa de repetir 2013, onde o time em campo escondia os problemas internos e os questionamentos da torcida com seu modus operandi administrativo. Já falam em Kléber Gladiador, que viria com o mesmo salário pedido por Maxi Biancucchi e que eles bateram firme em não renovar o contrato com o ídolo argentino da temporada 2013, que foi parar no rival e já começa a voltar a ser aquele Maxi de 2013, agora no Bahia. Enfim, a eleição de ontem me desestimulou totalmente. Voltarei a ver da telinha, só jogo em final de semana e sem chuva, que me farei presente no Barradão e ano que vem não farei o SMV, se confirmada a hipótese dita pelo “dono” do Clube, ontem à noite.

O Vitória, para Alexi e cia, não precisa ser campeão, não precisa da torcida votando, decidindo quem gerir o clube. Basta só participar das competições e ser trampolim para anseios maiores PESSOAIS. O futebol fica no segundo plano.

Anúncios

87 respostas em “O futebol fica no 2º Plano

  1. ABB você é um piadista cara kkkk. Ganhar a série B com essa corja aí? Kkkk.
    Esses caras se contentam só com subir em quarto lugar.
    AP mesmo falou que ia montar um time pra subir. *NOTE: (NUNCA para VENCER a série B!).
    Imotep é lógico, vai dizer amém a toda merda de AP e vamos continuar na mesmice de tentar entre os quatro de uma competição que temos reais chances de ganhar.
    Se nunca ganhou a série B, vai ganhar o que em nível nacional?
    SRN

    • Acho que está na hora de rever esquema tático também. Gostaria de ver mais um meia no time e apenas um entre Vander, Rhayner e Rogério.

  2. Verdade… Romario fez um jogo no ano e já passou nino em assistências… e olhe que o cara tá sem jogar uns 2 anos… Não é nenhuma brastemp, mas vai insistir na carniça do nino acabado é? Tem que estar Romario e dar sequência mesmo… Pelo menos em 2015 fez mais que nino em 3 meses…

  3. Rapaz, não acho Neto domina não. Se ele fosse esse fominha todo, Rayner não teria feito gol na última partida… Neto foi cobrador de penal aqui na sua última passagem, no Sport também.

    Pra mim ele é dos únicos que nunca se omitem… Diferente de certos medalhões como JW.

  4. Quem ver o resultado do jogo pode achar que o time jogou bem… Posso dizer que o resultado foi no acaso, uma vez que o time não jogou nada.

  5. o que eu critico na marcação tanto de Nino quanto de Romário é essa distância gigantesca que eles dão pro lateral que estão marcando.

    enquanto uns já chegam fungando os caras dão muito espaço, Claudinei tem que orientar isso ai.

    Mansur é outro, pqp

  6. O futebol fica no segundo plano.
    E mais do mesmo. Neto Baiano perdendo pênalti novamente.
    Será que só tem ele para bater?
    Jorge Vagner nem para bater pênalti presta?
    Meu Deus!

  7. Está aí o Romário que vcs elogiam tanto,lateral bem comum,falhou no segundo gol tomado contra o America de Natal,falhou no gol tomado hoje e não acerta cruzamento nenhum assim como Nino,sou muito mais Nino jogando mal desse jeito q está do q Romario.

      • Para mim Romário é uma merda igual a Nino Porcariba, mas torcedor é foda, Nino tem 500 chances e não faz porra nenhuma, Romário quase não joga, e quando joga tem que jogar igual a Daniel Alves em boa fase.

      • Pode até não ser craque, mas precisa de sequência.

        Tem 5 anos que Nino é uma merda.

        Mesmo que seja outra merda no lugar dele, prefiro uma merda nova do que a mesma merda de sempre.

      • O engraçado é que toda temporada que Neto está aqui ele tem um tratamento diferenciado, como se não pudesse ser contrariado, como se fosse o dono do time.
        Quem é mais especialista em bola parada? Ele ou Jorge Wagner?
        Ta faltando homem pra mandar Neto baixar a bola dele… Ou caso eu esteja errado, tem gente lá no clube que enche demais a bola dele.

      • Junior, Jorge Wagner é simplesmente omisso, frouxo, incompetente, medroso, jogador que nem fede e nem cheira, pois ele é que teria que assumir essa barca à deriva, aliás, está sendo muito bem pago para isso.

  8. Rapaz, concordo com absolutamente tudo que Fábio falou… Mas não sei porque, estou tão contente de Fracão ter saído da presidência do clube…

    Acho que agora acredito que não vamos descer para série C… Estou até pensando em renovar meu SMV…

  9. Fábio,

    Sinceramente tenho o mesmo sentimento descrito por você no texto. O Vitória esta acabando por causa de Portela e seus blue caps. Alias, esses mesmos que quase minaram o clube nas décadas de 80 e 70, oferecendo uma bela freguesia pro rival.

    Esse sr. toda vez que pode cita que ele emprestou dinheiro dele pro clube, como se a torcida implorasse por isso. Ninguém te pediu nada Portela, e não é por causa disso que você virou dono do clube pra ficar fazendo essa chantagem mesquinha.
    Também não perde a oportunidade de endemonizar a gestão passada mas não tem a hombriedade de reconhecer que eles deixaram o clube 30 vezes melhor do que a gestão do paizinho dele e seu comparsas. Não sou viúva de PC, mas é um FATO que a gestão dele trouxe muito mais pro clube (torcida, estrutura, reconhecimento, títulos etc) do que a política pés na lama.

    Mas essa luta só esta começando e a torcida esta de olho em você e esse conselho de merda Portela. Não podemos parar de levar faixas e protestar nos jogos até que as coisas mudem. O Vitória é da torcida.

    SRN

  10. Ontem, nosso mendigo contabilista Carlos Falcão conseguiu ganhar algo pela primeira vez, desde quando assumiu a presidência. Será que a ZICA largou ele?

  11. Deixar de ir ao estádio e de assinar o SMV não vai afetá-los, na verdade é exatamente isso que eles querem, que o torcedor pare de ir ao estádio e o clube fique totalmente dependente deles. Paulo Carneiro pra se perpetuar no Vitória fez exatamente isso, afastou o torcedor do estádio.

    Temos que continuar indo ao estádio, apoiando os jogadores que representam a instituição e cobrando desses caras. Infelizmente pra nós Portela é um cara muito influente, se não vencesse essa eleição era capaz de tentar foder o clube de algum jeito, vide o próprio PC que tentou arrancar 10 milhões. Eu acredito que eles não podem remar contra a maré a vida inteira, o caminho é a democracia e acredito que uma hora ela vai chegar.

  12. Como essa porra é uma cachaça, logo mais, junto com meu filho Thyago, estarei indo para Anápolis acompanhar o jogo e, que seja o que Deus quiser.

  13. Sobre o dito por Fábio no último paragrafo, o Sinval Vieira já me afirmava isso à mais de vinte anos.
    Para quem acompanha e torce pelo Vitória a tanto tempo como eu, esse resultado da eleição, absolutamente, não foi surpresa. O clube sempre foi comandado por membros de oligarquias familiares, vez por outra e, por interesses subjetivos, eles permitem que alguém de fora do grupo chegue a sua presidência, foram os casos de Raimundo Rocha Pires, PC e do próprio Raimundo Viana, mas sob controle dessas famílias. É triste, mas é a nossa realidade.

  14. por isso comungo com a ideia de não mais ir ao estádio, mesmo o time estando bem.
    eles tem que sentir na pele que, quem manda nessa porra é a torcida.
    gostas de futebol? quer ver seu time? isso tudo dar para saciar na TV.
    PUBLICO ZERO ATÉ ELES SAÍREM DE LÁ!

  15. Campanha: torcida zero no barradão. Só assim pra formarmos uma mudança. Boicote total, incluindo nas lojas do leão. Eles precisam entender que o Vitória existe por causa da torcida e por isso pertence a ela.

  16. Amigos rubro-negros, por isso não me animei com a saída de Falcão. Eu sabia que seria seis por meia dúzia. Muitos aqui já me estigmatizaram como um torcedor que só vê coisas ruins. Eu e alguns torcedores mais conscientes chamamos a atenção para o que acontece no nosso clube e somos taxados de ruins. Senti na pele tudo isso que foi relatado no texto e minha família ainda sofreu ameaças. Sei o que falo, diferentemente de muitos que se revoltam no estádio ou na internet, eu conheço os bastidores podres do Vitória. Falei que podemos ser até campeões do nordeste. Não duvido que aconteça. Até agora pegamos times fracos e fomos beneficiados pelo grupo ruim e pelo sorteio. Tudo pode acontecer. Mas, penso a longo prazo. O futuro é tenebroso.

    • Xará,

      Também conheço a fundo os bastidores do vitória.

      Já frequentei a casa de gente da diretoria e PRESIDÊNCIA que vocês NEM IMAGINAM.

      Conheço a HISTÓRIA PESSOAL e familiar de alguns que aí estão há muito tempo e posso garantir que não são contos de fadas.

      Como já disse em outro comentário:

      O vitória só vai sofrer alguma mudança através de INTERVENÇÃO JUDICIAL.

      É a única forma de democratizar e profissionalizar o clube.

      Enquanto continuarmos sendo esta capitania hereditária NUNCA seremos campeões nacionais. NUNCA seremos um time grande. NUNCA almejaremos nada além de campeonatos baianos e quiçá copas do nordeste.

      NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA NUNCA.

      • Marcelo perfeito. Sempre somos criticados aqui. Mas somos realistas

  17. Menos de 300 pessoas decidem os rumos do vitória. isso é time grande?
    Não entendo por que tantas pessoas na mídia tem essa necessidade corporativa de dizer que o vitória é time grande, quando estamos nas palafitas do futebol brasileiro.

    Se um tipo específico de sócio-torcedor poderá votar futuramente, notadamente os mais bem sucedidos financeiramente, por que alguém iria se associar a um clube que faz segregação dos seus próprios contribuintes? Não gostam de pobres?

    É esse sentimento babaca de elitismo e oligarquia que precisa acabar no clube.

    Quem comanda o clube, faz de tudo pra o vitória não ser popular. triste, muito triste.

  18. Excelente texto mais uma vez Fabio. Oremos pelo nosso amado Vitória.
    A única coisa q pode ter um resquício de bondade para nosso amado clube é que, se sua teoria ocorrer, AP eleito presidente da CBF pode beneficiar o Vitória de alguma forma.

    Concordo q a forma de protesto do torcedor contra essa corja é público zero.

    Sds

    • nem sonhe companheiro se dentro do vitória essa figura asquerosa só prejudica não vai ser atuando por fora que vai ajudar….ele visa o poder apenas isso….para ele….”o futebol no vitória está em segundo plano”…

  19. 1) Mais uma excelente análise Fábio.

    2) Fábio, por favor, nos explique como foi esse caso das expulsões do conselho. já ouvi outras pessoas comentarem isto mas não sei com detalhes como se dá o processo de expulsão.

    3)Como cantou Cazuza “a burguesia fede”.

  20. Por motivos que não posso revelar, não posso, não consigo torcer para o time de Raimundo Viana. Meu Vitória acabou, não existe mais, só existe o vitória de Raimundo Viana. O problema não é ser velho…Enfim. Encerro por aqui. Um abraço a todos. Tchau.

  21. Brilhante texto!

    Ontem foi realmente um belíssimo balde de água fria, embora já imaginássemos o desfecho.

    Só discordo em deixar que o desânimo se instale. Acredito que mais esse tapa na cara da torcida deve servir ainda mais como motivação para protestos e cobranças. Pegaram a opinião da torcida e jogaram no lixo.

    A revolta tem que aumentar. Esses caras têm que tomar vaia TODO jogo e em TODO local público no qual forem vistos. Eles podem até ser os atuais donos do clube, mas têm que se sentir indesejados e perseguidos por onde forem.

    Enfim, o futebol esse ano definitivamente é segundo plano.

      • Isso já era previsível!!!!

        O que me surpreendeu positivamente foi a reação da torcida — que está separando o campo da administração: incentivando o time e cobrando os cartolas.

        Prevejo muitas ações a favor das: Diretas Já!!!

        Eles vão querer dificultar, querendo que só os sócios patrimoniais votem.

        Alguém sabe o que fazer para se tornar um sócio-patrimonial???

        SRN

        Franklin

  22. Lamentável!
    Em pleno séc 21 ainda existir isso!
    Algo deve ser feito só não sei o que e como.
    Assim como na política, no futebol também há os interesses pessoais acima da coletividade.
    Como mencionado no texto, o cara envolvido em escândalos, já foi presidente do clube e péssimo presidente diga-se de passagem é eleito com larga vantagem.
    Não sei se esse problema em específico é somente do ECV ou se é o mal do brasileiro com suas coerências.
    Se PC foi expulso do clube, pq com essa ingestão é diferente? O que mudou?

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s