A escrotidão reina na Imprensa Esportiva Baiana

imprensa marrom

O torcedor rubro-negro sabe, de longa data, o quanto somos provincianos tratando-se da cobertura esportiva pelas mídias locais. O Vitória, por causa de uma briga de dirigente com um famoso redator da década de 60, teve seu bicampeonato estadual 64-65 OMITIDO pelo maior jornal impresso da época. Parecia que não existia campeonato baiano rolando naquela oportunidade. Isso deve ter sido o grande propulsor para um tratamento diferenciado pela imprensa baiana, pois eu cresci vendo críticas exageradas para o Vitória, ao passo de alívio, omissão de problemas internos da sardinha e puxação de saco descaradamente seja pela TV, impresso e mais rotineiramente pela Web.

A bola da vez agora cai para a equipe da Transamérica, que tem seu programa matinal de segunda à sexta, das 07h às 8h, liderados pelo “gentil” Silva Rocha (ligue pra lá e contrarie ele, pra você ver como ele responde no ar, numa “gentileza” de chorar!). No dia de ontem, 25/06, quem era de fora, e estava ouvindo a rádio no referido horário do programa, deve ter pensado que o Bahia está muito a frente do Leão e que nós estamos na zona do rebaixamento. As duas maiores equipes do estado estão com 1 ponto de diferença apenas. O Vitória está em quinto lugar e o Bahia em 7º, mas a forma como Silva Rocha detonou a irregularidade e a “gangorra” do rubro negro, parece que estamos à beira do precipício ou que esta irregularidade esteja acontecendo apenas com o Vitória.

imprensa

Estamos indo para a 9ª rodada. Nesta fase os times (todos) estão se ajustando, pegando entrosamento (já que no Brasil é comum ter o time do estadual e o time pro nacional). Com tantas mudanças nos elencos de todos os clubes e pela própria escassez de bons jogadores no país (estamos perdendo a nossa força, nosso futebol está niveladíssimo por baixo, a ponto de Rildo ser contratado pelo Corinthians, com ares de craque) é normal ser irregular. Parafraseando a frase típica do seriado Sobrenatural, “a estrada até aqui” do Vitória só contou com um deslize, que foi a derrota em casa, na estreia contra o Sampaio Correia. Perder para Botafogo e Paysandu em seus respectivos mandos de campos, não é demérito, nem humilhante. Estamos à 4 pontos do líder Botafogo, mas ontem ninguém tocou nisso, apenas fomos jogados à fogueira!

Já em relação ao Bahia, que continua atrás de nós pela segunda ou terceira rodada seguida, há um abrandamento nítido, avassalador e uma parcimônia acima do normal. Por mais que o rival tenha melhores jogadores do meio pra frente que nós, é o Vitória que está pontuando mais. Foi o rival que perdeu para o então lanterna Bragantino e empatou com o modestíssimo Macaé, do “matador” Pipico.

O curioso é que eles pedem profissionalismo na gestão dos nossos clubes, maior critério nas contratações e eles com os microfones nas mãos, agem como torcedores e não como cronistas, que devem ser isentos de paixão clubística na hora do trabalho. Pedem profissionalização dos clubes e eles são os primeiros a agir conforme se tem benesse pessoal ou não dos dirigentes da dupla Ba-Vi. Se for contrariado, usa do poder da mídia para inflamar a torcida contra o dirigente, e claro, atinge o clube, que tem seu valor imaterial e incalculável.

Para encerrar. A sardinha contratou dois jogadores desconhecidos do também obscuro Rio Branco-ES e não se vê críticas depreciativas a estas contratações. Já com André Castro e Pereira, trazidos pelo Vitória e que estavam jogando no estadual mais forte do país, chove “preconceito” e desmerecimento aos atletas, e sobrou até pra Vampeta que indicou o André Castro. Então amigos, tirem suas conclusões e não se deixem levar pelas opiniões destes “maravilhosos” e “talentosos” cronistas, que nunca serão lembrados para assumirem um Redação Sportv, Sportcenter (ESPN) ou Fox Sports.

Atenciosamente,

Fábio Monteiro (Redator Casa Rubro-Negra)

Anúncios

67 respostas em “A escrotidão reina na Imprensa Esportiva Baiana

  1. Ser escroto parece que está no DNA dos comentaristas esportivos, realmente são poucos que fazem isso de forma profissional, mas a verdade é que na Bahia, ao que conheço do brasil é a pior e mais arcaica modo de se fazer futebol, dirigentes que se confundem com proprietários e uma imprensa maliciosa, tendenciosa, suja e de péssima qualidade no quesito informação, a toda hora surgem boatos que logo correm pelas rádios da Bahia, realmente muito ridículo. Credibilidade 0. Uma pena que nosso povo também carece que um senso critico mais apurado, se nós o tivéssemos, esses cretinos já teriam mudado como da água ao vinho.

    Vamo que vamo!

    Acho que o Sar x Vi nos traram 3 pontinhos, espero mesmo e se isso acontecer nego quero ver como será a reação destes maldizentes da imprensa.

    Curtir

  2. A renovação de Escudero e Fernando Miguel, para me seria excelente para o Vitória. Mas, se tivesse que escolher entre os dois, ficaria com Fernando Miguel.

    Curtir

    • Rapaz a Diretoria foi se vangloriar de quaaaaaase ter contratado Riascos (do Cruzeiro emprestado ao Vasco) e Lorenzetti (não é o chuveiro).

      Não acredito mais em nada. Só quando estiver em campo, vestindo a camisa.

      Curtir

  3. O Vitória alega o alto custo para não renovar com Escudero. Contudo, após a provável saída dele do Vitória no final deste ano, se o mesmo fechar com o Bahia e fazer uma dobradinha de argentinos lá (Escudero e Maxi) e vier a fazer sucesso, não vão ficar chorando no pé do caboclo…

    Curtir

    • Nessa estou com a direção do club. O custo benefício de Escudero não justificado se pensar em renovação, inclusive pelo mesmo valor que ganha hoje. De minha parte não irei perder o sono se ele ou qualquer outro for para o Bahia.

      Curtir

      • Sou pela renovação com Escudeiro, talvez renegociando o seu contrato para um valor um pouco menor. Não está fácil encontrar jogador qualificado no mercado e não é desmontando as boas peças que iremos ter sucesso.

        Curtir

      • O problema é simples parceiro Unido… A reposição será na pegada de Rhayner e Rogério pro lugar de maxi e , e… sei lá quem pro lugar de cajá…

        Curtir

    • Rapaz, independente de custo-benefício sabemos mais do que ninguém que essa Diretoria nunca trará um jogador para substituí-lo. Daí eu pergunto: quem no nosso elenco atual é melhor que Escudero???

      Curtir

  4. Alguem viu a entrevista do presidente do Vitória hj na tv jaia? Horrível, o cara é totalmente despreparado, senti muuta vergonha em ouvi ele falar, como AP apoia um cara desse? Deve ser pra ter alguem pior do que ele na presidência. O presidente do Vitória falou que queria entrar no g4 só no 31 rodada, agora entendo porque não contrata ninguém agora, o Vitoria está lenhado com essa diretoria.

    Curtir

    • Nunca aparece acusação a PC, porem o boca de latrina emprenhou nos ouvidos do nosso torcedor que o mesmo e ladrao, ou porque nao pagava jaba nao era aceito, pois o outro paulo e o eterno presidente do rival um heroi.

      Curtir

    • Como sempre, nas mãos dos larápios. Cuidado jogadores, nada de fazer falta na área, porque Fernando Miguel, é um excelente goleiro, mas uma hora o pênalti entra. Vamos vencer esse jogo, contra tudo e contra todos.

      Curtir

  5. Absurdo! Não basta mureta no baiano, tem que ter no brasileiro…

    Ninguém respeita mais o Vitória… Sábado a cada falta invertida, vamos gritar: “É marmelada! É marmelada! É marmelada!”

    Isso lembra algo a vocês???

    Curtir

    • Por que fazer isso? falta invertida é uma das coisas mais recorrentes no futebol, além de faltas não marcadas.

      Se o vitória perder e não acontecer nada em termos de arbitragem espero que saibam cobrar do elenco e desse treinador.

      Não vou ficar me escorando em possíveis erros de arbitragem antes de acontecer de fato, se acontecer!

      vamos parar com isso!

      Curtir

      • É verdade! Porque é super normal, no campeonato brasileiro, árbitros locais apitarem os clássicos, não é mesmo?

        Inclusive, no jogo Palmeiras X São Paulo de domingo, foi um árbitro paulista que apitou… Não foi?

        Só porque Arílson sempre empena o babá, e é torcedor declarado do Bahia… Que que tem né?

        Curtir

  6. Eu sou Bahia e caí neste espaço depois de uma pesquisa no google sobre a imprensa baiana esportiva falando mal do meu Bahia depois que foi cortado o jabá, coisa que o vitória ainda não fez.
    Curiosamente, comecei a pesquisa exatamente pq a implicância com meu time por parte desses senhores da Transamérica, ultrapassa o limite do aceitável… mas pelo visto a insatisfação é compartilhada pelos rivais, ou seja, eles são horríveis comentando sobre qualquer coisa ligada a futebol.
    Só uma coisa devo discordar do autor do texto: o Bahia não foi e nem deve ser criticado pela contratação dos dois jogadores do Rio Branco. Eles vieram de graça! Entre salários e impostos, no total, não custam nem 10mil reais mensais aos cofres do clube. Já vimos muito isso quando nossos times cediam jogadores aos Cruzeiros da vida… as velhas parceiras CARACU… hoje o Bahia faz o contrário! Se der certo, boa pro Bahia…
    Não sei nada sobre os jogadores André Castro e Pereira (nem sabia que tinham sido contratados e muito menos sei quem são… quais posições?), mas tenho certeza que são as velhas contratações “cala a boca, torcedor”, que os mandatários eternos costumam fazer… “ah… vem do maior campeonato estadual do Brasil”… “jogou no 5º colocado do Paulista”… pra mim, tudo balela… Bahia trouxe um desses para a zaga e o titular veio da base, Robson… mas beleza… se estão felizes, continuem assim… só não pode reclamar de imprensa que fala mal dos dois times… rs… é isso…

    Curtir

  7. Segundona Baiana: Fluzinho de Feira 0 X 1 Flazinho de Guanambi. Flazinho campeão. Será que a torcidinha do time de Feira ainda tem moral para ironizar o Vitória? Chupa, Fluzinho!

    Curtir

  8. Pode anunciar promoção da camisa do Vitória aqui no Blog??
    Eu to pensando em comprar a camisa do Vitória, e no site oficial da Puma Brasil está por 100 reais. e quando eu botei meu CEP, deu frete grátis!! Eu não sei até quando é essa promoção, mas estou pensando seriamente em comprar por esse preço.

    Curtir

  9. Futebol brasileiro tá nivelado tão por baixo que a própria seleção pentacampeã do mundo é o retrato perfeito de tudo isso… Kkkkkkkk

    Curtir

  10. Tudo safado… Por isso que o vitória só dá entrevista pra CBN… Bocão janta respondendo processo de RV… Tudo safado nessa imprensa baiana…

    Curtir

      • Isto ,meu amigo Fabio, é patente. A parcialidade e a mendacidade da imprensa tricolorida é patente. A perda do campeonato do nordeste contou com a imprensa para minimizar a derrota(dupla por sinal) e hipervalorizar o campeonato baiano a ´ponto de dizer que foi uma goleada em cima do todo poderoso Vitoria da Conquista ainda invicto , quando que enfrentando um time da mesma envergadura e tambem invicto tomou dois sapeca iaia. Se fosse o rubro negro estaria na conta dos vexames. E eles sabem que se o time do VITORIA melhorar um pouco fatalmente acabará com esta “hegemonia” no baianão.

        Curtir

  11. A percepção que tenho é que a imprensa baiana parou no tempo. As críticas acontecem em maior ou menor grau, de acordo com o número de entrevistas ou informações “exclusivas” que os dirigentes dos clubes oferecem aos meios de comunicação. Se o fluxo de informações é grande, é tudo uma maravilha. Se as informações são escassas, as críticas aparecem.

    Sinto falta da crítica ao sistema políticos dos clubes baianos, em papel semelhante ao que o José Trajano e o Juca Kfouri fazem com a CBF, por exemplo. Alguém já ouviu críticas ao Ednaldo Rodrigues? O que este senhor faz pra merecer ser presidente da FBF por tantos mandatos repetidos? A imprensa ousa questioná-lo? Que nada…

    Por outro lado, também sinto falta de uma jornalismo baseado em fatos e dados, similar ao exercido pelo PVC, agora na Fox. É raro vc ler, ver ou ouvir debates criados a partir de estatísticas. Como a maioria dos narradores e comentaristas, e as vezes repórteres estão transmitindo o jogo assistindo pela TV, a coisa piora ainda mais. Aliás, se muitos desses profissionais têm dificuldades para falar, que dirá para lidar com números…

    Acredito que ainda temos um bom contingente de narradores, que conseguem transmitir a emoção das partidas. Alguns comentaristas ainda se salvam, ainda que a maior parte dos ex jogadores que comentam são fracos. Por fim, acho que os piores têm sido os repórteres. Tem gente que tenho vergonha de ouvir… Mas jamais ouse criticá-los que eles viram na porra!!! Eles vivem de falar dos outros, mas vá questioná-los no microfone que eles pegam ar fácil, fácil… Que saudades do Armando Oliveira… O melhor de todos os tempos…

    Quanto a Silva Rocha, pra mim, já foi o melhor repórter esportivo da Bahia, especialmente nos tempos da Sociedade e no início dos Galáticos. Hoje, realmente, ele caiu muito, e infelizmente segue uma linha parecida com a de Bocão, de sempre bater nos desafetos, e aliviar pros amigos, até o momento da vaca ir pro brejo. Ou não foi assim com MGF e Falcão?

    Hoje, das opções disponíveis, tenho dado preferência à ouvir a CBN. Pra mim, é a rádio que tem feito o futebol mais sério e menos parcial.

    Curtir

  12. não ouvi o programa do dia referido, não posso opinar. Acho Silva Rocha um bom repórter, muitos comentários deles são realistas e sem otimismo, talvez isso passe para alguns uma impressão de indiferença. Na transamerica acho o Emídio Pinto muito otimista sem causa. As vezes ouço suas colocações e penso até que o vitória é o dallas cowboys, tamanha a euforia de suas falas.

    Curtir

  13. Texto sensacional Fábio, pessoas como você sim mereciam espaço em mídias, mas infelizmente muitas vezes não é o talento que prevalece.

    SRN

    Curtir

  14. Fábio e mais um texto perfeito…

    É incrível como uma grande massa de torcedores se deixa levar por essa imprensa jabazeira da Bahia… Tenho visto muitos torcedores do Vitória desmerecendo nossos feitos, ao passo que exaltam o time rival… O time do Bahia é fraco! Ponto!

    A única coisa digna de nota no rival é seu presidente… Homem de visão, astuto… Mas isso não quer dizer que em campo o time seja maravilhoso, tampouco que tenha as virtudes do seu mandatário do momento…

    Vamos olhar para o nosso time com um pouco mais de carinho… Afinal ser nós mesmos não valorizamos nosso clube, ninguém o fará por nós… Muito menos essa imprensa corrompida!

    E Fábio, mais uma vez, parabéns por ter culhões de criticar essa corja, você é um cara que prefere trilhar o caminho mais tortuoso, e isso é para poucos!!! Poderia estar aí babando o ovo desses caras pra tentar arrumar uma boquinha no rádio, mas prefere ter compromisso com a verdade! O mundo precisa de mais pessoas como você e como o Juca Kfouri…

    Curtir

    • E eu sei Deivid que perdi muitos contatos dentro do Clube e na imprensa por eu ser autêntico. Eu ia pra treinos direto do Vitória, vários jogadores já me chamavam pelo nome (devido ao blog do GE). Alguns conselheiros que me passavam informações foram retirados do conselho também por serem mais ou menos como eu, isto é, falarem a verdade e mostrando o real sentimento das coisas sem florear, sem aliviar seja pra jogador, dirigente, amigo…

      Curtir

    • Deivid concordo em parte com sua escrita. Não concordo qdo vc diz que esse time do Bahia é fraco pra série B. Levando em consideração que há 4 vagas na elite,vc poderia me apontar 4 times que VAO BRIGAR pelas vagas,EXCETO O “FRACO” Bahia?Ou ainda 4 elencos INDISCUTÍVELMENTE SUPERIORES ao Bahia.

      Curtir

      • Você tem tido direito de discordar, mas para mim, o Bahia é fraco… O futebol está nivelado por baixo… Muito por baixo, por isso, o Bahia é candidato ao acesso… (Sim, ao acesso… Muitos diziam título…)

        Se fosse forte, teria ganhado o Nordestão, e estaria voando nesta fraca série B…

        Curtir

      • Será que um time forte, toma de 4 do lanterna do campeonato???

        Quando o Barcelona pega o lanterna do campeonato, o que acontece? Perde de 1×0? Ou mete uns 7, 8 a zero???

        Curtir

      • uhuheuhuehueheu Sua comparação foi simplesmente hilária…

        Quantas e quantas vezes no futebol um time mais forte teve dificuldade de ganhar de um mais fraco…kkkkkkkkk
        O vitória perdeu 2 baianinhos pra times amadores do interior DENTRO DE CASA…Vai dizer que Bahia de Feira e Colo-Colo eram MELHORES ???

        Mas me diga aí…Quais são os times fortes da série B..??
        Já que tem um “fraco”,PRESUME-SE que tem algum(ns) MAIS FORTES.
        Você poderia citá-los ??

        Ps.:O campeonato MAIS FORTE DO PAÍS é o paulista.
        QUEM GANHOU O PAULISTA ESTÁ VOANDO NA SÉRIE A ???
        O SEMIFINALISTA DA LIBERTADORES(INTERNACIONAL) ESTÁ “voando” na série A??
        Gente,vamos analisar o futebol sem o viés clubista…Que o bahia é um time LIMITADO é fato.Ninguém aqui está tratando de barcelona ou Bayern.
        Mas daí a fraco…Nivelado por baixo…Quer dizer que bahia,vitória,botafogo,náutico,Paysandu podem ser comparados com os de baixo…Oeste,Mogi Mirim????É isso mesmo??

        Curtir

      • Não há time forte na série B Danilo, eu já falei que o futebol brasileiro está nivelado por baixo… Isso responde a todos os seus questionamentos posteriores…

        Você afirmar que o Vitória perdeu campeonato baiano para times do interior, e blá blá blá, só confirma tudo o que eu disse… Precisa desenhar?

        SRN

        Curtir

      • Desculpe a minha dificuldade de cognição, afinal sou baea…Mas me fale aí… Se existe um “fraco”QUAL PARÂMETRO vc usou pra chegar à conclusão que esse ou aquele time é fraco. No exemplo do Baianinho, usei o VITÓRIA como parâmetro pra argumentar que colo-colo e Bahia FS são FRACOS. Ora,parece meio lógico, SE EXISTE UM ” FRACO “é pq existe um forte…E eu continuo na expectativa de saber QUAIS SÃO OS PARÂMETROS de força q vc utilizou pra definir o Bahia. Como fraco…

        Curtir

      • Acho que ele quis dizer no contexto geral. Ta tudo nivelado por baixo, inclusive, o “Barcelona do nordeste” kkkkkkkkkkkkkkkkjjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Entendeu Vitória enrustido

        Curtir

      • Kkkkkkkkkkkkkkkkkk… Do exposto,concluímos que o nivelamento por baixo bota no mesmo patamar o vitória do Mogi Mirim…O Botafogo do Oeste e por aí vai…hehehehehe. E se partir pro ” contexto geral “(by Netto),esses aí estão nivelados com Inter, São Paulo,Cruzeiro… Que por sua vez nivelam- se ao Barcelona… Kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vê se eu entendi agora?

        Curtir

      • Acho que ainda não. O fato do futebol estar nivelado por baixo – excetuando-se Barça, Real Madrid, Bayern e alguns times europeus – não quer dizer que todos os times estão no mesmo nível. Existem categorias de times fracos, muito fracos , ruins e bem ruins. Entendeu ou quer faça uma apresentação em PowerPoint.

        Ps- O fato de vc ter “dificuldade cognitiva” , para mim, deve-se a sua negação de aceitação do seu superego inconsciente ser Vitória.
        Sem mais, encerro minha fala.

        Curtir

      • hueheueheuheuheueheuhe

        O debate tá bom,em alto nível e sem ofensas…Fábio arreou o facão da moderação no chão…hehehehehe

        Ô Netto…vá embora não…Vc chegou no ponto onde eu queria que Deivid entendesse. Vc foi brilhante no seu raciocínio ao estipular esses degraus que vc mencionou.Concordo plenamente com vc ! Botar todo mundo num balaio só é incoerente…

        Afinal,Mogi Mirim não pode ser posto no mesmo saco que botafogo,bahia,vitória…Pelo menos assim penso.

        Era justamente isso que eu queria saber de Deivid,em se considerando a suas escalas “de times fracos, muito fracos , ruins e bem ruins”.

        Deivid ,vc acha que o bahia está em qual dessas escalas ?E quem estaria acima dele ??
        Pronto!
        É só isso,não precisa power point,corew,SAP,nada…

        Só listar esses times que na “ESCALA NETTO” estariam acima em qualidade do bahia e pronto!

        Curtir

  15. Bom e por essa e outros que parei de ouvir resenha da Itapuã e Transamerica, eles só sabem criticar o time, ninguém presta no Vitória para eles, melhor ler noticias entra em sites esportivos que se der respeito.TV hoje só Os Donos da Bola não defende e Cartão Verde que ainda tem respeito.

    Curtir

  16. Como ja havia me manisfestado em outra oportunidade.
    Esses caras estão mais virados nos 600 pq a diretoria atual está cortando um monte de regalia que eles tinham, ai querem detonar ao máximo o clube, o time…
    Bem que eles poderiam bater apenas na diretoria, mas não sabem, não conseguem, não querem separar as coisas.
    A má vontade é histórica mas no momento atual com a diretoria descendo a madeira na imprensa, eles vão ficar nesse massacre com o time, clube e diretoria.
    Silva Rocha sempre teve má vontade com o Vitória mesmo sendo “torcedor”.

    Curtir

  17. Fantastico texto Fabio.
    Acrescento mais, ela nao eh so MARRON como tambem ARCAICA e DESPREPARADA.
    Deixei minha cidade a 34 anos atras e hoje os mesmo nomes ainda nos enche os ouvidos de merda.
    Tem dois “comentaristas” em uma detrminada radio que juntos tem mais de 300 anos so de radio.
    Os caras nao dizem nada com nada.
    Isso sem falar da precaria qualidade tecnica. Sem excessao, parecem que estao transmitindo dentro de uma fossa.
    As vezers e ate comico. O reporter comeca a falar e o microfone do cara esta desativado, voce ouvi a voz do cara la embaixo. Triste.
    Parece que a imprensa da Bahia parou no tempo nao so tecnicamente falando mas tambem em termos de qualidade dos seus “professionais” (vide o boca de latrina).
    O pior de tudo eh que para nos, os “desterrados” (by Seu Francuel) vivemos a mercer dessa corja para tentar viver o dia a dia do nosso clube. Dai vem a importacia do seu blog, do Valmerson(anda sumido) e Seu Francuel, pois so assim nos mantemos informados.
    Um abraco

    Curtir

  18. Realmente, esse apresentador do programa matinal da Transamérica é de uma grosseria sem tamanho, perde fácil as estribeiras. Entretanto, Fábio, por um lado creio que as críticas acabam por nos fazer mais exigentes e fortes, a ponto de não ficarmos viajando na “maionese” como fazem os torcedores da sardinha. O que não aceito é o desmerecimento e o desrespeito com a Instituição EC VITÓRIA. Isso não! E isso é o que constantemente um jornaleco escrito de nosso Estado costuma fazer.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s