A foto diz o que foi o jogo

empate-xoxo2015

A foto que abre este post pós-jogo resume fidedignamente o que foi a partida. Jogo feio, desmotivante, terrivelmente irritante e sonolento como a fisionomia do ridículo Mansur, nosso “craque forçado” das forças obscuras que reinam no Vitória. O Leão da Barra entrou com três a menos na noite desta terça-feira contra o Boa Esporte: Vânder, Mansur e Elton. Sei que o time todo foi uma negação e nem de longe lembrou aquele Vitória arrasador do Clássico, mas estes três aí foram os que mais destoaram negativamente.

O que faz o Vitória, como clube, nunca ter sido campeão brasileiro nem nas divisões de acesso são perdas de pontos ridículos como o de ontem. Historicamente, o CLUBE vive uma gangorra eterna e não consegue emendar dois ou mais triunfos em sequência, mesmo tendo um dos maiores orçamentos dentre os adversários da Série B. Já são 11 jogos e apenas um triunfo fora, contra o Oeste, num jogo em que passamos um sufoco danado e que se não fosse a estrela de Fernando Miguel, seria mais um empate (no mínimo).

Vale a pena lembrar, que no ano em que a gente conseguiu ser forte dentro e fora de casa, na Série B de 2012, alguns elementos daquela época e com participação especial de Pedro Ken, conseguiram tirar o título e quase o acesso devido a pedido exorbitante de premiação, caso fossem campeões da B daquele ano. O próprio clube se deteriora até mesmo quando está em céu de brigadeiro. Vá entender! Fantasma Maligno do inferno.

Não aceito as desculpas de viagem longa, campo ruim, iluminação precária ou a posição da Lua em relação à Marte e outras palavras plácidas para acalentar bovinos. O Vitória está fazendo jus a ser aquele time de “mera participação” e de se vangloriar de apenas subir, nem que seja em 4º com risco de eliminação até o último segundo dos acréscimos da rodada final. Parece que nossa sina será sempre esta, de se contentar apenas com parcos títulos estaduais e regionais (e até isso tá ficando para trás).

Dormi triste, amargurado e desesperançoso (pelo título) ontem. Mesmo tendo eu a sapiência de separar o Clube do Time (parecem iguais, mas são duas coisas distintas), sei que o histórico do clube nos joga para trás. Não nascemos para ser campeão brasileiro, nem de divisão de acesso. Temos que dar um jeito de ELIMINAR esta pecha do clube, de alguma forma, seja com motivações financeiras (rodada a rodada), cobrança interna diária sobre a importância de ganhar título nacional e, sobretudo, FORMAR ELENCO COM VONTADE DE GANHAR O TROFÉU, sem mimimi. Repito, são pontos perdidos como este que nos tiram o brilho maior de levantar taças nacionais.

Para subir também é preciso vencer fora de casa. Matemáticos apontam que além de ter um rendimento próximo a 100% como mandante, aquele que quer subir tem que ter pelo menos 30 a 40% de triunfos como visitante. Sendo mais exato, dos 19 jogos fora o número tem que ser entre 6 a 10, sendo bastante forte em casa, é claro.

Vitória Sempre!

*Fim de novela. O volante Marcelo Mattos, ex Botafogo, está fechado com o Vitória. De acordo com setores da imprensa, o jogador chega hoje em Salvador para realizar os exames médicos e assinar o contrato. Trata-se de uma boa contratação, talvez o líder do time que precisávamos para acalmar e incentivar os mais jovens.

**As notas e avaliações dos jogadores e treinador abaixo representam a MINHA VISÃO PARTICULAR da partida e não as aplico como sendo o da “torcida” do Vitória. Cada torcedor ou cronista tem a sua visão sobre o jogo, sobre o rendimento de atletas e do técnico. Não aceito imposição de nota às minhas, assim como não imponho as minhas notas às de ninguém. Portanto, ao invés de rotular minhas notas, dê as suas, que eu verei quem você concordou e quem você deu nota diferente! Vamos respeitar a visão individual de cada um.

Notas e Avaliações

Fernando MiguelFernando Miguel esteve bem nas poucas intervenções. Nota 8,0

Diogo MateusDiogo Mateus foi um dos poucos que buscou o jogo. Nota 6,5

MattisMattis arrumou nossa defesa e fez Ramon crescer, mas ontem foi imprudente em dois carrinhos, que poderia gerar pênalti e expulsão. Nota 6,5

RamonRamon cresceu com a titularidade de Mattis, mas precisa jogar simples, sem inventar. Sua mania de querer sair jogando e recuar assusta. Nota 6,0

mansurMansur tem que vazar, jogador ridículo, sem fundamento algum. Louco de pedra. Tente o pronatec meu filho. Nota ZERO.

AmaralAmaral marca, marca e erra todos os passes do mundo. Nota 4,5

Pedro KenPedro Ken teve uma atuação mais apagada do que rua de bairro periférico à noite. Nota 4,5

Flavio MedeirosFlávio repetiu Pedro Ken. Nota 4,5

vanderVânder esqueceu o futebol do primeiro semestre. Nota ZERO

RhaynerRhayner foi guerreiro e útil táticamente. Nota 6,5

EltonÉlton continua sendo peça decorativa. Jogador sem gana de nada, improdutivo, letárgico, preguiçoso. Camisa 9 tem que fazer gol. Nota ZERO.

david15 David entrou no lugar de Amaral (acho) e tentou dar dinâmica a meiuca. Nota 6,0

 

Robert218 Robert entrou na etapa final da partida e com o time sem jogar nada, não apareceu. Nota ZERO.

Vágner Mancini

Vágner Mancini não soube extrair do grupo a vontade, disposição e usou mal o banco de reservas. Nota ZERO.

Anúncios

42 respostas em “A foto diz o que foi o jogo

  1. Galera, sei que muitos não gostam de Rogério, mas já tem time de olho no cara. Gosto dele porque faz gol. Continuo preocupado com a morosidade da diretoria para renovar com os melhores, que tem contrato prestes a vencer.
    Mancini, é necessário vencermos fora de casa, e não esqueça que na base tem bons jogadores. Estou sempre otimista, no retorno do Vitória para primeira divisão com título.
    Sábado temos que vencer o Paraná.

    • Que Rogério pegue sua mala e vá com Deus… Espero que a diretoria invista melhor o salário dele com uma contratação que renda mais.

  2. Continuo sem acompanhar o futebol desde que a múmia foi eleita. Mas, sem alguém tiver interesse, achei essa matéria sobre o quanto o São Paulo gasta com sua divisão de base:
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/07/10/venda-de-lucas-salva-sp-do-prejuizo-na-base-apos-10-anos-do-ct-de-cotia.htm
    O time paulista construiu um CT enorme em Cotia para a meninada e não economiza com isso. Acho que o Vitória tinha que fazer o mesmo no interior do estado onde os terrenos são bem mais baratos. Pensei em Feira de Santana.
    O que é mais importante modernizar o barradão ou construir um CT semelhante ao do São Paulo só para as divisões da base e ir jogar na fonte nova? O que daria mais resultado?
    Está aí a ideia. Vai que um futuro presidente do Vitória, novo e com projetos, lê essa mensagem…

  3. Concordo com o post.

    Mansur é difícil.

    Mas, segundo meu entendimento, o problema da postura fora de casa é crônico.

    Uma frase do líder diz tudo.

    Qdo. acabou o jogo contra o Payssandu, que o time teve uma atuação mediana (melhor do que contra o Boa Esporte – opinião pessoal) e levou um gol nos segundos finais o Sr. Mancini disse:

    “Perdemos um ponto e tal”.

    Qual a mensagem para o jogador:

    “Empate fora de casa está bom”.

    Não está.

    O objetivo é vencer e, portanto, o técnico deveria afirmar:

    “Jogamos para vencer, infelizmente, perdemos. Agora, é trabalhar, recuperar e ter uma sequência de vitórias”.

    Vamos ver a postura contra o Paraná Clube.

  4. Fábio me permita mudar um pouco o foco pra compartilhar esta matéria: http://espn.uol.com.br/post/525441_contrato-de-tv-coloca-coadjuvantes-ingleses-na-briga-por-grandes-nomes.

    Me incomoda muito torcedores de times médios e pequenos como nós repetirem por aí que esta fórmula de disputa do campeonato brasileiro é justo. pior ainda concordam que corinthians e flamidia devem receber mais dinheiro de tv. ué se só passam os jogos deles na tv como esperar que outras torcidas cresçam??

    O futebol é espelho de nossa sociedade elitista, conservadora e a desigualdade continua sendo o maior problema do país. o futebol é exemplo claro de desigualdade.

  5. Fabio, você foi perfeito no seu texto, a onde eu assino? Alguém sabe me informar a onde foi parar o tal do Costa que veio de São Paulo com fama de melhor passador do ultimo campeonato paulista?

    • É André Castro, e tbm me pergunto porque o ECV contrata certos jogadores e estes ficam aí…sem chance enquanto outros tem chances eternas (Vander e Mansur).

      • Valeu Elton, mas esse camarada ainda está no Vitória? Se estiver isso é um absurdo, estão brincando com o dinheiro do nosso amado club.

      • André Castro está no departamento médico se recuperando de uma lesão, deve voltar em duas semanas parece(ou antes).

      • Obrigado Marcelo por sua informação. Então esse cara já chegou bichado pois ainda não jogou nem uma partida de futebol pelo Vitória, e já ta bichado? isso é um absurdo.

    • Assim como o caso de Rômulo, destaque absoluto do campeonato baiano e no Vitoria entrou durante um ou dois jogos e só. Queria entender esse caso…

  6. Sempre quis Marcelo Mattos aqui, espero que jogue bem e creio que será idolo. Meu time fica assim por enquanto:

    ———————– Fernando Miguel ———————
    — Diogo —— Mattis —– Ramon —- Diego Renan —
    ———————— Marcelo Matos ————————
    — Flavio ——— Pedro Ken ——– Jorge Wagner —-
    ———- Robert ——————— Escudero ————–

      • Rapaz, cabeça de gente é terra que ninguém anda. Jorge Wagner com todo o respeito que tenho por ele não consegue jogar em alto nível.

      • Se ROBERT que nunca foi ninguém, beirando os 35 anos ainda pode jogar em “alto nível”, porque J. Wagner não pode? Só botei Robert pq Elton ta uma merda.

        Eu acredito que com um time arrumadinho ele pode sim render nesta serie B ridícula e nivelada por baixa, assim como na serie A. No primeiro semestre o time todo tava uma bosta, porque não da mais uma chance ao cara?

        O grande problema desse time ai, é que ficaria lento, porem TEORICAMENTE ganharia pontos em técnica e qualidade de passe, sem falar que os jogadores de velocidade que temos são malucos e nenhum dos 3 serve pra ser titular, a prova disso é esse rodizio entre Vander, Rayner e Rogerio. Ninguem sabe quem é o titular.

  7. Equipes como Santos, Botafogo, Internacional e outros, tem coragem para lançar os garotos da base sub-17. O Vitória tem um elenco excelente do sub-17, e não tem coragem de colocar alguns no profissional. Burrice!!!

  8. Pra mim os piores foram Mansur ( PQP ) e Pedro Ken não ouço o nome dele em momento nenhum e se Flávio no Vi x Ba não apareceu para a torcida pois teve uma função tática importante que foi anular o Paraguaio das sardinhas o Ken foi muito mal domingo e ontem.

  9. Entendo que não devemos esperar muito desse time. Mancini é pragmático e conservador na hora de armar taticamente e escalar seus times, e por tanto não veremos nada melhor do que o que temos acompanhado até aqui com o time jogando sempre por uma bola. Contra o Bahia ele achou quatro e contra o BOA fora de casa, nenhuma.

  10. O que mais merece zero ontem foi Mancini…
    O cara escala mal o time, com Mansur e Vander enceradeira, o caro pega todas as bolas e sempre tem que fazer uma volta, até quando ta sozinho… pqp
    O time não ta jogando nada! Nem chutando no gol (só me recordo de um chute tosco de Rhaynner) e ele só vai mexer do meio para o fim do segundo tempo??
    Ele bota 2 atacantes grande e não manda a bola para área? Só mandou nas falta, e não acertaram um cruzamento!!
    Pedro Ken ta invisivel em campo… Nem ouço o narrador falar o nome dele!!
    Tem que começar a dar mais oportunidade para os meninos da base, existem alguns meias bem interessantes no time sub-17… Tem que botar aos poucos…
    A zaga realmente melhorou consideravelmente mas ontem tentou dar varias entregadas… tanto Mattis quanto Ramon…
    Veremos como será o jogo sábado!!

  11. Se existiu algo ruim, foi esse jogo: Que coisa tétrica; que falta de tudo.

    O Vitória correu o que tinha que correr, fez os gols que tinha que fazer, pensou em alguma coisa chamada futebol só nos jogos dentro de casa.
    Ruim, ruim mesmo!

    A goleada fez a torcida não ver os chutões, a saída de bola com má qualidade. Sem Escudero hoje, a coisa piorou.

    Mancini não determinou quem iria armar as jogadas. Ninguém o fez. Não sei nem se treinou.
    Pedro Ken foi uma nulidade ofensiva, assim como Flávio (cadê seu futebol, meu filho), Elton, Robert (que entrou no segundo tempo)…

    Também, Mancini demorou a fazer mudanças sensatas. Flávio estava muito ruim na ofensiva, e deveria sair. Mas ele preferiu tirar Amaral, para colocar David. Este deveria ter entrado muito antes dos 36 minutos do segundo tempo.

    Salvaram-se Rhayner (mas bem menos atuante que no bavi) e Diogo Matheus, que fez boas investidas. Os cruzamentos é que não foram bons.

    Enquanto isso, na zaga…mais humildade a Mattis. Alguém disse que ele era o bambambam, e ele acreditou. Errou bolas bobas, e quase entregava o ouro. Fosse o Boa um time, fatalmente teríamos saído com derrota.

    Não, não aceito! Empatar com o Boa foi desastroso.
    Ainda bem que o coelho, náutico e o bota não tiveram bons resultados, e o jaia ficou próximo.

    Tem que achar urgentemente um jeito de não depender tanto de Escudero.
    O que já sabemos é que atuar com figuras responsáveis pelos desastres do primeiro semestre, como Mansur e Vander, não dá. Só faltou aparecer um Ednei.

    Abraços!

    • E mudar também a atitude fora de casa. O ritmo tem que ser igual ou parecido com as atuações em casa. Veste todos os adversários com o uniforme do palhaço bozo, pra ver se resolve.

  12. E agrava a situação é que entre os que há unanimidade de ruindade (mansur e vander) não são apostas desse ano. Pelo contrário já estão no elenco há algum tempo, já atestaram mais do que suficientemente a incapacidade de vestir a camisa do Leão, e ainda assim seguimos com os mesmos.
    O Vitória hoje é um time que tem a mukekinha pra entrar em campo de maneira digna, qualquer desfalque é um deus nos acuda.
    SRND!

  13. David tinha que começar o jogo no lugar do apático e mascarado Vander. Mansur não jogou nada outra vez. Não queria dizer isso, mas Rogério fez falta. Pelo menos é rápido e habilidoso, melhor que Vander. O meia do sub-17 é Geovane.

    • Geovane, ele mesmo brother; o time ta bem na tabela, sem muita pressão da torcida, acredito que seja o momento ideal p integra-lo ao elenco principal, qualidades tem de sobras…

      • Tinha salientado para Geovane antes.
        O que será que estão esperando?

  14. Fábio, tirando Fernando Miguel, eu daria zero para o time inteiro, e pra os 3 que você citou, eu daria -10…

    Mancini foi horroroso… Se encolher para o BOA? Na boa, não dá não… Mexeu mal… E nem fez as três alterações que tinha direito… Afinal em time que está ganhando não se mexe né Mancini??? Resultado tava bom pra você né?

  15. Excelente texto! Realmente o orçamento e o objetivo do Vitória é para subir de maneira tranqüila, sem precisar passar sufoco.Jogar contra um time chamado Boa Esporte para empatar é demais. Acha que pode vencer todas em casa?? E fora vai aventurar o acaso em vencer com as calças nas mãos?
    A série B é uma das mais fracas dos últimos anos. O Botafogo é fraco, mesmo assim deixa-o lá na frente com grande potência do futebol nacional. Agora me respondam, o Botafogo tem o quê? Vai chegar em primeiro pq é do eixo? Sem futebol nenhum.

  16. Muito bem Fábio. É sempre bom ganhar do jahia. Brocando melhor ainda. Mas voltemos a realidade. Apesar de haver uma enorme melhora em relação ao primeiro semestre o plantel do vitória ainda é fraco. Me surpreende estar pertinho do g4. Mas ainda assim não me animo. Não há nada que me leve a crer em disputa de título. Acesso a divisão superior ou vaga na libertadores a mim não diz nada mas serve pra acalentar bovinos. A ridícula e criminosa gestão ainda perdura. E eu continuo de cá observando de longe e sem me envolver emocionalmente.

    • Isento Mancine de qq culpa, não se faz limonada sem limao…alô Comissão, integrem o moleque do Sub 17, não lembro o nome, mas é o capitão(num 7) tem todas as características de um meia armador, posição que so temos Escudero.

Deixe a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s