Torcida do Vitória na PB comemora 10 anos com festa e ação social

caravana náuticoxvitória copa do brasil 2

Por: Marcos Thomaz

Há exatos dez anos e quase mil quilômetros distantes de Salvador, nascia a primeira torcida do Esporte Clube Vitória fora do território baiano. Era exatamente dia 16 de agosto de 2005, quando poucos, mas fiéis torcedores do Leão da Barra resolveram dar nome oficial aquelas “expedições” por bares de João Pessoa-PB na esperança de assistir as partidas do rubro-negro baiano.

Destas despretensiosas, porém assíduas aventuras nascia a NÊGO JAMPA, a Torcida do Vitória na Paraíba, que faz questão de se dissociar da caracterização de uma torcida organizada convencional e se define como um grupo de pessoas apaixonadas pelo ECV.

A escolha do nome une referências diretas entre o clube e a localidade. Da bandeira do estado paraibano aproveitamos as cores (vermelho e preto) e a inscrição “NEGO”, que adaptada, se tornou menção ao apelido do Vitória: “NÊGO”. Da capital paraibana nos apropriamos do termo carinhoso que os locais dão a João Pessoa: “JAMPA”.

Assim foi batizada a NÊGO JAMPA, que na próxima sexta-feira, 14 de agosto, se reunirá para celebrar seus 10 anos de existência durante a partida entre Vitória x Santa Cruz. Por estas coisas que só os deuses do futebol podem explicar, quis o destino que o adversário de agora fosse o mesmo do dia em que nasceu a ideia da torcida.

caravana américaxvitória (goianinha - série B)

 

Para celebrar esta primeira década de existência, além do tradicional encontro para acompanhar o Vitória, a Nêgo Jampa fará um grande festa para os seus membros e familiares com comida típica baiana e sorteio de material oficial autografado por jogadores do Esporte Clube Vitória. Ainda neste mês de agosto, as comemorações ganharão caráter de ação social com a arrecadação de alimentos e roupas para doação a instituições de caridade de João Pessoa.

Breve História

Apesar da Paraíba não ser uma rota tão comum a baianos como outros grandes centros, o quantitativo de “membros”, que a princípio se resumia a duas, três pessoas, logo foi se ampliando. De cruzamentos casuais com outros torcedores com camisa do vitória na rua, ou identificação via redes sociais, novos rubro-negros foram se integrando e hoje somam por volta de 30 rubro negros.

barradão 3

 

A Nêgo Jampa é formada, em sua maioria por baianos (filhos de Salvador, Juazeiro, Irecê, Itabuna, etc) que se mudaram para João Pessoa para trabalhar ou para estudar, e por lá ficaram. Entretanto, o inusitado está na presença de um integrante legítimo paraibano que optou por ser rubro-negro inspirado na boa fase do clube no final dos anos 90 e início deste século. Destas origens diversificadas nasceu, em torno e através do amor pelo Esporte Clube Vitória, este vínculo que se estende por uma década.

 Camisa Nêgo Jampa - 10 anos

Durante esses 10 anos de existência, a Nêgo Jampa já percorreu diversos estádios pelo Brasil e é presença constante nos jogos do nosso brioso Vitória nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Com o crescimento da torcida as “caravanas” para assistir jogos em cidades vizinhas também ganharam outra projeção. Das aventuras iniciais com cinco pessoas espremidas em um carro pequeno as comitivas saltaram para locação de transportes maiores, que neste período levou a Nêgo Jampa repetidas vezes a praças esportivas como Aflitos, Frasqueirão, Ilha do Retiro, Arena das Dunas, Presidente Vargas entre outros, além do nosso “santuário” Barradão.

 Flyer - Nêgo Jampa

 

Saiba mais: https://www.facebook.com/torcidanegojampa.

 

FESTA DE DEZ ANOS “NÊGO JAMPA”

Vitória x Santa Cruz (18ª rodada Série B)

Local: Passagem Bar – Bairro Quadramares, João Pessoa-PB

Data: 14 de agosto de 2015

Hora: a partir de 18h

 

Anúncios

17 respostas em “Torcida do Vitória na PB comemora 10 anos com festa e ação social

  1. Estive em Maceió na semana passada e assisti o jogo na barraca em Ponta Verde, tinha ido pela manhã a praia do mirante da sereia e avistei o bandeiraço tremulando, no retorno decidi ir até o local e saber sobre o jogo, fato confirmado me instalei e pra minha surpresa havia vários torcedores usando o manto rubro negro. Nada melhor com um grande triunfo bebemorado.

    Curtir

  2. Foi noticiado no programa Donos da Bola, que já tinha sido vendido 2.000 ingressos para o jogo, deve melhorar ainda essa vendagem, eu acredito em 15.000 pagantes, que não deixa de ser um bom público para as adversidades que o torcedor encontra para chegar ao Barradão no horário de 19:00 horas.

    Curtir

    • Apesar do horário horroroso, acredito em mais de 20 mil presentes. A propósito: vocês sabem quem são alguns dos zagueiros do Santinha? Danny Morais, ex-Itinga, que é titular; e Alemão “Entregão”, ex-Vitória, que é banco. Zaguinha mequetrefe esta. Temos que partir para cima do cintura dura do Danny Morais. Se jogarmos com raça e disposição, o Santinha vai sair de campo goleado.

      Curtir

  3. Aqui em Brasilia, também , temos a nossa torcida organizada: Vitória Candango. O grupo é bem numeroso e participativo, sendo a maioria sócio do SMV . Em dias de jogos sempre se reúnem em um bar, tá sempre viajando para acompanhar os jogos, faz sorteios de prindes, tem grupo super ativo no WhatsApp, e mais recentemente receberam aqui o diretor de marketing do clube para uma reunião.
    Acho muito positiva esse tipo de iniciativa e participação. Parabéns aos guerreiros lá da Paraíba.

    Curtir

  4. Estatística não entra em campo, mas o Santinha é freguês nosso de carteirinha. Dos pernambucanos, é o maior saco de pancadas do Leão. Nunca venceu a gente no Barradão. Acho até que nunca nem empataram, só porrada no lombo. É tipo o Vasco, que quando joga com o Leão já entra perdendo…KKKKK…Mas o importante é o time fazer isso prevalecer amanhã. Vamos vencer, Leão! Como disse um brother aqui, que não lembro que foi: “não vai ter grafite, nem esferográfica, nem nada. O Leão é que vai vencer”. É por aí.

    Curtir

  5. Grande! Grande!
    Num ambiente de torcedores flavascaínos, nada melhor que a presença de torcida do Vitória.
    Jampa (lagoa, Cabo Branco, Tambaú, Mangabeira, Bessa, Centenário) é massa! Com o Vitória é melhor ainda.

    Curtir

  6. Camaradas, a chamada para o jogo de sexta-feira, no site oficial do Leão, dá para arrepiar no # prá cima deles Leão, vejam na abertura antes de entrar no site. Boa iniciativa do marketing.

    Curtir

  7. Parabéns, NÊGO JAMPA!
    Pelo carinho ao clube e principalmente pela perseverança em manter a união do grupo por tantos anos.
    Sucesso sempre.

    Curtir

  8. Parábens a Nêgo Jampa , muito legal esta iniciativa.
    Fábio permita-me um comentário sobre programas esportivos aqui em Salvador.
    Por um bom tempo me afastei deste vicio nesfasto que é ouvir este senhores “crônistas” por achar primeiro que a maioria pra mim não entendem muita coisa e tb pelo protecionismo dado ao Bahia e o achincalhe eterno ao Leão.
    Pois é no matinal da transamerica de hoje o comentarista de plantão fêz questão de afirmar que o Luverdense não merecia perder o jogo por 2×0 que o placar não disse a verdade da partida e que o atacante da LEC perdeu um gol inacreditável e na outra pardida o Bahia merecia ganhar o jogo pelo que ele tinha ouvido.
    Putaquepariuéamulherdopadre , assistir a grande parte do jogo das sardinhas ( esperando o do Leão ) e lhes afirmo que o Fabiano Eller ( zagueiro do Nautico ) perdeu um gol este sim inacreditável quando o jogo estava 1×0 para as barbies , ele embaixo da trave com o goleirinho deles no chão caido e estes calhordas não comentaram nada vezes nada, sem falar que o time vermelho e branco colocou 02 bolas nas traves.
    Por estas e outras que a partir de hoje voltarei a não escutar esta corja parcial e cara de pau pois chega a a ser de um descaramento sem pudor.
    Não conseguem disfarçar a irritação pela liderança da equipe rubro-negra ou será por outros motivos ??????????

    Curtir

    • Lacerda, eu assisto os jogos com o som da TV no “mute”. Ontem, ao iniciar o Globo Esporte Bahia, Thiago Mastroiani disse que o Vitória era líder isolado da Série B, mesmo o América tendo o mesmo número de pontos que o Leão. Antes, quando estavam Vitória, Jahia e América com o mesmo número de pontos, ele fez questão de dizer que os baianos lideravam a competição. Ora essa, desde quando existem critérios de desempate e tais critérios mostram um time à frente, este é o único líder. Os outros são 2º, 3º, 4º e assim sucessivamente.

      Curtir

  9. Parabéns Nego Jampa!!!!!!!!!
    São guerreiros como vcs que transformam nosso Vitória em uma grande instituição!
    Mesmo nas adversidades crescemos como torcida, imagina quando tivermos uma diretoria que busque títulos incansavelmente, que tenha um projeto para acreditarmos?
    Imagina se conseguirmos um título de expressão maior como Brasileiro, Copa do Brasil ou Sula?
    Iríamos crescer assustadoramente em todo o Brasil!!!!!

    Curtir

  10. Excelente iniciativa. Vi muitos rubro-negros em Maceió e Aracaju, que poderiam se organizar como a Nêgo Jampa, a Leões da Garoa, a Vitória Candango, etc. Em Maceió, até bandeirão do Vitória tinha numa barraca de praia na Ponta Verde. Parabéns guerreiros torcedores espalhados pelo Brasil.

    Curtir

  11. Pensar que ano passado, enquanto estive em João Pessoa a trabalho, estava eu passeando com a camisa do ECV e logo um camarada veio falar comigo e me contou da existência da torcida. O orgulho que aquele gesto e o conhecimento de haver uma torcida há tantos km de Salvador me deram foi enorme! BORA LEÃO!!!

    Parabéns Nêgo Jampa! Que a torcida a partir de agora cresça a níveis exponenciais!
    Um abraço!

    Curtir

  12. Show de bola! Eu já morei em João Pessoa por 5 meses no ano de 2000. Cidade maravilhosa! Parabéns aos rubro-negros na Paraíba!

    SRN

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s