Eleições Diretas e Proporcionalidade no Conselho aprovadas. E aí qual será a sua desculpa para não se associar?

Eleições Diretas e proporcionalidade do Conselho são aprovadas em Assembleia Geral

Eleições Diretas e proporcionalidade do Conselho são aprovadas em Assembleia Geral

Ontem foi um dia histórico para os torcedores do Esporte Clube Vitória. Depois de 116 anos finalmente o Clube será regido pela torcida, e não mais por indicações de oligarquias de famílias tradicionais baianas que tratam o clube como uma pequena empresa particular, sem a obrigação ou vontade de prosperar, mas apenas para manter as benesses do status quo de ser dirigente de clube profissional de futebol.

Cerca de 300 sócios participaram da Assembleia Geral neste domingo (20/12) nas dependências da Arena Fonte Nova, onde aprovaram por unanimidade a modernização do estatuto do clube, que pela primeira vez terá Eleições Diretas para Presidente através dos sócios torcedores, patrimoniais e contribuintes desde que estes tenham 18 meses ininterruptos como sócios e sem nenhum tipo de inadimplência para com o plano que é associado.

Diferentemente do “sonhado” por Alexi Portela, o torcedor que queira ser candidato à presidência do clube não terá que ser sócio por 5 anos e sim por TRÊS ANOS, que ao meu ver é muito mais justo. Cinco Anos é muito tempo e sei que no fundo, no fundo, este grande filtro é para atingir Augusto Vasconcelos, líder de um grupo de oposição e que vem naturalmente pintando como grande alternativa para quem já se cansou do grupelho que gere o Leão desde a temporada 2006.

Outra grande novidade neste novo estatuto, que demonstrou outra derrota para os “Inimigos da Democracia Rubro-Negra” é a proporcionalidade no Conselho. Com isso vai acabar a escolha de “amigos de botequim e infância” para conselheiro do Clube. Chega do “Conselho do Amém”, da “Seita” que Sinval Vieira tanto fala nas resenhas radiofônicas. Agora toda eleição presidencial do clube, a chapa perdedora terá direito a ter algumas cadeiras do Conselho, sendo proporcional a quantidade de votos recebidos, garantindo assim que a chapa perdedora possa acompanhar de perto a política do clube, discordar e vetar ações que sejam julgadas como equivocadas, temerárias e antiéticas.

A assembleia deste domingo foi realizada após uma batalha judicial. No início da última semana, o juiz Gustavo da Silva Machado, da 1ª Vara de Juizado Especial de Causas Comuns, acatou ação movida por dois conselheiros e determinou que o Vitória não convocasse assembleia, sob pena de multa e anulação dos atos. Os advogados rubro-negros Dilson Raimundo de Souza Pereira Júnior e Juarez Dourado Wanderley alegaram irregularidades no processo de reforma.

Os dois conselheiros integram, coincidentemente, o grupo encabeçado pelo presidente Raimundo Viana e pelos ex-presidentes Aléxi Portela e Carlos Falcão. Eles defendem que houve um “atropelamento do estatuto” por parte do presidente do Conselho Deliberativo, José Rocha, que não apreciou algumas emendas sugeridas por conselheiros para o projeto de reforma.

Diante desta ótima notícia, qual será a desculpa agora para você torcedor não se associar? Agora você terá voz e atuará como protagonista no futuro do clube e não apenas como consumidor final de só comprar ingressos, camisas, acessórios e PFC. Aumenta a nossa participação ativa no clube e com isso vem uma grande responsabilidade. Se associe e ajude mudar o perfil do clube que amamos!

PRINCIPAIS PONTOS DO NOVO ESTATUTO DO EC VITÓRIA

Confira abaixo as principais alterações que o projeto propõe em relação ao estatuto que está em vigor hoje. Os artigos não estão reproduzidos na íntegra: o GloboEsporte.com elenca apenas os quesitos que mais destoam do conjunto de regras que vigora atualmente.

Art. 8 – São direitos exclusivos dos Associados Torcedor, Patrimonial e Contribuinte:
I. Votar, após 18 (dezoito) meses ininterruptos de associação, e ser votados para os cargos eletivos, na forma do presente estatuto;

Parágrafo único – Para exercer o direito de votar ou de ser votado, o associado deve estar em dia com os pagamentos de mensalidades sociais e demais taxas até 30 (trinta) dias antes das eleições.

Art. 16 – Os membros do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal, bem como o presidente e o vice-presidente do Conselho Diretor do Vitória são eleitos, dentre os associados, diretamente pela Assembleia Geral.

Art. 17 – Para o exercício dos cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo, de presidente e vice-presidente para o Conselho Diretor, bem como para integrar o Conselho Fiscal, constituem condições de elegibilidade:
III. ser associado há pelo menos 60 (sessenta) meses ininterruptos;

Art. 18, §1º – O exercício de cargo ou função para os membros eleitos para o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho Diretor, exceto o de presidente e o de vice-presidente deste último, é voluntário e gratuito, sendo vedado o recebimento de honorários, pró-labore, ajuda de custo e/ou qualquer outra forma de remuneração vinculada direta ou indiretamente ao exercício desses cargos ou funções.

Art.24 – A convocação da Assembleia Geral será feita por meio de edital fixado na sede do Vitória, também publicado, ao menos uma vez, um jornal local de grande circulação, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

Parágrafo único – Na mesma data da publicação do edital, deverá ser divulgada, no site oficial do clube e na sede administrativa, a lista de associados atualizada, identificando-se os associados aptos a exercer o direito de voto, sob pena de nulidade do ato convocatório.

Art. 29 – ao Conselho Deliberativo compete:
XXVI. fixar, no limite orçamentário, a remuneração do presidente e do vice-presidente do Conselho Diretor, que não pode ultrapassar, 65% e 55%, respectivamente, do limite estabelecido para remuneração dos servidores do Poder Executivo Federal, não sendo computada nesses limites verbas de representação.

Art. 51 – A eleição para membros do Conselho Deliberativo processar-se-ão através de chapas formadas por associados que, no gozo dos direitos estatutários, tenham inscrições no quadro associativo no clube por pelo menos 18 (dezoito) meses ininterruptos anteriores à eleição […].

§1º – cada chapa inscreverá obrigatoriamente 200 (duzentos) candidatos aos cargos de conselheiros, incluindo os cabeças de chapa, informando, ainda, seu tempo de associação ao clube.

§2º – cada associado votará em uma única chapa, em sua composição completa

§3º a chapa que obtiver maior votação, elegerá todos os seus integrantes, incluindo os candidatos a Presidente e Vice- do Conselho Deliberativo do Vitória

§4º as demais chapas que não obtiverem maior votação, desde que tenham obtido pelo menos 10% (dez por cento) da totalidade dos votos válidos, serão chamadas a compor proporcionalmente o quadro de conselheiros.

Anúncios

114 respostas em “Eleições Diretas e Proporcionalidade no Conselho aprovadas. E aí qual será a sua desculpa para não se associar?

  1. Eu nao acredito que continuem falando em Arthur Maia , o rapaz teve todas as oportunidades tanto no Vitoria como ele nao consegue se firma em time algum . Fico na torcida para que ele tenha Sucesso na carreira mas nao e Isso que vitoria precisa . O Vitoria precisa nao so passar para o seu torcedor que e um time grande e de seria A como seus dirigentes devem se comportar como gestores de um grande time

    • Antônio Bentes criticou quem fala em aproveitar Arthur Maia. Quem falou em Arthur Maia fui eu, que sempre critiquei o cara. Acho que se serve para Santos e Flamengo, não tem como não servir para o Vitória. Tem que testar o cara, dar oportunidades, se não der certo, traz outro meia. Agora sem Escudero, tendo Arthur Maia no elenco, vai fazer o quê? Deixar o cara no banco ou na geladeira?

  2. Vitória pisando na bola nas contratações/renovações:

    Sai Rhayner / Vem Alipio
    Sai Escudero/ Vem Tiago Real
    Sai Elton/ Vem Rômulo

    A coisa tá feia!!

  3. Primeiros “Refugos”

    Thiago Sardinha Real
    Alipio

    Minha opinião, 02 jogadores jovens, mas fraquíssimos

    Podem ser importantes, desde que o time, contrate bons jogadores e coloquem estes dois pra jogar compondo a equipe, mas muito aquém do que esperamos

    Mais uma prova da inconsistência no discurso da diretória, diz que a prioridade é a renovação
    e anuncia dois jogadores fracos, quando apenas renovou com 02 jogadores

    e você acredita no projeto?

    quem ai acredita que vamos ter bons reforços no meio do ano?
    quem ai acredita que o ECV tem um planejamento?

    Espero que venham dias melhores, porque por enquanto está dificil

    • Gostei de Tiago Real.

      Alípio é um bom nome pra compor elenco. Pode surpreender, mas a principio é banco.

      Agora ainda é muito pouco e mostra justamente a incoerência do discurso. Esse papinho de aguardar as renovações sempre foi pra enganar a torcida. Não tinha anunciado ninguém porque não conseguia/queria contratar.

      Não acredito no projeto.
      Acredito em bons reforços no meio do ano.
      O Vitória não demonstra ter planejamento sério.

      Vamos precisar de sorte.

      • Alípio é um jogador rápido, habilidoso, estilo Rhayner. Pode se destacar no Vitória se tiver quem o municie. Tiago Real é um jogador razoável, que pode ser importante. Temos que aproveitar Arthur Maia ou contratar alguém para a vaga de Escudero.

    • Essa CORJA está perto de deixar o Vitória, eles estão tirando onda com a torcida, rebanho de aproveitadores, o que resta a nós torcedores, é NÃO RENOVAR com essa diretoria pilantra.

  4. Indignada,com essa diretoria que só pode estar de brincadeira c o torcedor.
    “Os jogadores que devem estar na apresentação do elenco do Vitória:
    Goleiros: Fernando Miguel, Caíque e Ronaldo
    Laterais: Diego Renan e Euller
    Zagueiros: Maracás, Ednei, Josué, Matheus Salustiano e Ramon
    Volantes: Flávio, Marcelo e José Welison
    Meias: Mauri, Vander, Yan, Gabriel, Nickson e David
    Atacantes: Robert, Rômulo, Willie, William Henrique e Rafaelson”
    Ou seja não temos elenco(de goleiro a atacante precisamos contratar p série A) nem p disputar o campeonato baiano,estão esperando o que acontecer, o mesmo desastre do ano passado,q só não foi pior pq subimos.
    Vai sobrar q jogador?
    Os times estão procurando se reforçar,e o Vitória indo no caminho inverso,enfraqueçendo-se e perdendo os melhores jogadores q tinha.
    Será que os vexames de 2015, q custou a perda do baiano e do Nordeste,não foram suficientes p eles aprenderem?

    • Carecemos de um time

      Logico que temos boas peças, mas necessitamos de muitas contratações, pode parecer loucura minha, mas as vezes me questiono, se não seria melhor para o ECV não ter subido, porque essa turma ai, usa o acesso para se justificar da falta de planejamento.

      A unica coisa que deu certo ano passado foi o acesso
      pelo amor de Deus, não quero viver o ano passado denovo.

      Estão deixando passar o carnaval para fazer contratações a partir de março, e pagar só na folha de abril, assim economiza 04 meses de salario, mas Meus Deus quem vamos contratar
      Pereira, André Castro

      A Melhor conquista do time na verdade não foi o acesso
      foi a mudança de estatuto.

  5. Bom 2016 a todos. que deus abençoe a todos na casa.

    Essa falta de contatações “mata” o torcedor rubro-negro.

    Esse pensamento de que por que só vai disputar o baiano no 1º semestre, e por isso não contrata, não tá com nada!.

    o que vamos achar pra contratar no mercado? depois que já tiver todo bom jogador empregado nos clubes?

    JUSTAMENTE POR SÓ TERMOS O BAIANO COM CHANCES DE SER CAMPEÃO, É QUE DEVERÍAMOS INVESTIR LOGO.

  6. É ingenuidade acreditar que essa diretoria é apenas incompetente e canguinha. O que está acontecendo agora vai além disso, eles estão sucateando o clube de propósito. A trupe de Portela sabe que dificilmente conseguirão se eleger com eleições diretas, mesmo que montem um time bom eles estão totalmente queimados com a torcida, então estão fazendo o mesmo que Paulo Carneiro fez antes de sair: raspando os cofres pra deixar a bomba pro próximo presidente que vier. Não se assustem se no final do ano que vem tivermos notícias de vendas de jogadores da base na surdina, rombo nas finanças e coisas do tipo.

    Sinceramente, se o preço pra corja de AP sair for um rebaixamento que assim seja, já fomos rebaixados tantas vezes mesmo, uma mais outra a menos não faz diferença.

  7. Vitória não contratou ninguém e perdeu todos os jogadores com maior identificação com a torcida.
    Tchau Escudero
    Tchau Kanu
    Tchau Rhayner

    Parabéns diretoria!!!

    • Feliz Ano Novo Galera! Acredito que a falta de contratações é porque não vamos disputar o campeonato do nordeste, e baiano, pode ser disputado com o que temos.
      Quanto aos que foram embora como Escudero, Rhayner e Kanu, não fiquei satisfeita.

  8. E a jiripoca gemeu, mais uma vez, na reunião do Conselho Fiscal e Deliberativo do Vitória para aprovação do orçamento para 2016, vejam aí:

    http://arenarubronegra.com/noticias/discussao-sobre-aprovacao-de-contas-marca-ultima-reuniao-do-conselho/

    Fábio tem razão quando adverte: “Não se enganem com esta diretoria”.

    O conselheiro que merece meu respeito, deixa de ser feliz e até de merecê-lo, quando afirma que aprova o orçamento e as contas do clube porque é liderado pelo presidente. Ao afirmar tal pérola, efetivamente, assiste razão a quem disse que ele perdeu as condições de presidir o conselho fiscal na medida em que não terá a menor isenção para julgar as contas do seu líder. Lamentável.

    Portanto, a democratização do Rubro Negro ainda periga, pois o pacto de não agressão entre os amigos, pode virar a mesa a depender do cumpadrio e outras avenças, melando a eleição direta no fim do ano 2016.

    Quanto ao time, este caminha a passos largos e resolutos para começar do zero, literalmente: zero nas finanças; zero na qualidade; zero nos sonhos e esperanças. Resultado: média zero. Perdeu Banda Mel.

    • A TUI é uma instituição a parte.
      há tempos não se manifesta em relação ao clube, salvo a saída
      de Carlos Falcão, creio que a TUI entende que seu papel seja outro, ou que não seja necessário intervir constantemente.
      Não concordo com a posição da nossa principal torcida organizada, mas respeito e vejo um lado bom nisto; os torcedores sem camisa ( de organizada) vem se mostrando mais firme nas lutas, mas se não houver consenso, também não haverá discurso e por isso precisamos de organização para se fazer valer a voz da multidão.

      O silencio da TUI incomoda, mas temos 6 milhões calados/esquecidos e maltratados, isso me preocupa mais ainda.

      Não sei se sou corneta demais, mas parece que o barquinho do Leão furou, parece que os jogadores não acreditam no projeto, complicado mas é verdade.

      Poderiamos ter uma time forte no começo do ano,
      Trazer jogadores renomados
      Fazer uma aproximação com torcedores do interior do Estado,
      Negociar novos patrocínios
      Fazer uma pré temporada fora do brasil, aproveitando a deixa de não participar da Copa do Ne.

      Mas eles dizem que vai contratar em Fevereiro
      será?
      há um interesse dos clubes em bons jogadores e em fazer uma pré temporada forte, para entrosar e unir o grupo, e há um interesse dos jogadores em definir seu futuro e ganhar seu dinheiro, com base nessa observação, você acha mesmo que teremos como montar um elenco protagonista? pois é assim que dizem nossos dirigentes, eu confesso que não creio, muito embora gostaria.

      Abraços

  9. E o desmanche continua, Elton e Kanu estão indo embora, coitados dos meninos da base, vão entrar numa fria de dar gosto.

    • Graças a Deus que Elton foi embora.
      Jogador horroroso, caneleiro que só sabe ficar parecendo um cone no meio da área.
      Alguns vão dizer que ele deu passes, mas e daí? A função principal do centroavante é ser matador, fazer gols. Coisa que esse bisonho deixou muito a desejar.

  10. Foi divulgado, no mês de outubro de 2015, que o arquiteto Ivan Smarcevsky apresentaria a proposta de modernização do Barradão em 60 (sessenta) dias.

    O prazo expirou e o projeto não foi apresentado.

    É momento de se cobrar o referido projeto e a organização do clube para a execução da obra.

    Em 2009, o ecv divulgou protocolo de intenção para construir um estacionamento, campo de treinamento e um ginásio na área remanescente na toca do leão.

    O estacionamento ficou pronto e o restante esquecido.

    Considerando que somos um clube com equipes olímpicas e de formação de talentos as referidas obras seriam adequadas ao nosso patrimônio.

    Temos equipe de futsal/ voleibol/ basquete/ handebol em torneios estaduais/ regionais e locais.

    Disputamos a nbb 8 com o vitória universo.

    Enquanto isso, o Ceará (clube mais modesto do nós) divulgou o projeto de construção de um ginásio com o início da execução a partir de uma quadra com arquibancadas (a torcida contribuiu com festividades e produtos oficiais).

    A primeira fase foi concluída.

    http://www.cearasc.com/noticia/com-presenca-de-manoel-tobias-quadra-do-vozao-e-in

    O que nos falta ????

    • Robson, não temos nem elenco para disputar os torneios que nos restaram para 2016, será que eles vão se preocupar com Arena?

  11. De fato, a questão de jogadores que deixam nosso clube e estouram em outras equipes ocorre.

    Mas, em várias oportunidades, minguam.

    Vejam Marquinhos que nunca se firmou em uma equipe “do eixo”.

    No entanto, o jogador atinge o auge, normalmente, aos 24/ 25 anos e permanece no auge, normalmente, até os 30/ 31 anos (depois começa a descer a ladeira).

    É experiência e tempo de jogo.

    O problema é que a Diretoria, às vezes, não tem a sabedoria de encaminhar jogadores meeiros da base para outras equipes que disputam a série b do estadual, a série c ou d do brasileiro, (aos 20/ 21 anos e retornar para ver se prosperam ou não).

    O problema é que a Torcida, às vezes, não compreende que quem tem a obrigação de arrebentar é quem ganha mais e esta na fase do auge da carreira entre os 24 até os 31 anos.

    A Diretoria, muitas vezes, contrata jogadores com base em um passado remoto de 3 ou 4 temporadas atrás e o jogador rende pouco (é claro, ele está em decadência).

    Foi assim com Kleber Pereira, Geraldo, Lúcio Flávio, Geovanni, Jorge Wagner e Neto Baiano.

    É só observar como jogadores jovens de outros clubes vieram para cá, não renderam nada e, depois, começaram a jogar bola em outros clubes (ex. Fernando Bob – Escurraçado da nossa equipe e contratado como grande reforço pelo Inter/ RS).

    Volante, mais do que qualquer outra posição, em minha opinião, o jogador tem que estar no seu auge.

    Sou contra a cobrança excessiva da torcida para evitar dinheiro desperdiçado mas a demora da Diretoria é incompreensível.

    Após quase um mês do final da série b saíram:

    Escudero/ 2. Rhayner/ 3. Elton/ 4. Kanu e outros que não valem a pena tratar.

    Ainda não renovou com Gatito e Ken.

    Não contrataram ninguém.

  12. Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (28), na sala de imprensa do Barradão, Sócios SMV de estados como São Paulo, Distrito Federal e Roraima tiveram a oportunidade de debater e sugerir ideias aos departamentos de Marketing e Comunicação do Esporte Clube Vitória.

    O encontro foi agendado após contato da Rede Vitória Sem Fronteiras, grupo que organiza e mantém conectados torcedores do Rubro-Negro em todo o Brasil.

    As torcidas Vitória Candango (Brasília), Vitória Sampa (São Paulo) e Leões do Caburaí (Roraima) estiveram representadas.

    Na reunião, as dificuldades dos torcedores que residem foram de Salvador foram relatadas e registradas pelo clube, assim como sugestões ao plano Sou Mais Vitória e acesso a produtos oficiais.

    “O ano de 2015 ficou marcado pelo resgate do torcedor que mora fora do estado. Algumas ações foram muito interessantes, principalmente os encontros com os atletas em algumas cidades onde o Vitória jogou. O clube têm trabalhado pra trazer o torcedor pra perto”, analisou Tiago Bittencourt, integrante da Vitória Candango.

    Fotos: Francisco Galvão/EC Vitória

  13. Gabriel Paulista deu a vitória e a liderança ao Arsenal hoje pela Premier League. Quantos jogadores revelados por nossa base e ninguém consegue se firmar no time de cima. Aí são vendidos para o exterior e arrebentam. Putz!

    • Pois é. A torcida mesmo não tem paciência com os caras da base, o que os levam a procurar praças onde sem tanta cobrança e com um pouco de compreensão podem desenvolver seu trabalho profissional. O nosso torcedor é o exemplo perfeito disso.

    • Vi os gols, e gostaria de ressaltar a jogada de Ozil, o cara joga demais, até no toque da bola pra fazer o gol se percebe a categoria e frieza pra jogar pra rede, se fosse um Elton da vida…

      SRNS

      • Verdade, Roberto. A jogada do gol de Ozil foi demais! Tabela linda e conclusão de classe.

  14. Pobre E.C.VITÓRIA, mais um deixando o clube, segundo o site Bahia Noticias, Kanu já está na Bélgica para assinar com o Standard de Liege, essa diretoria deve largar o clube, não sei quando, mas vão deixar em ruínas, tanto no que se diz respeito ao futebol, e também em matéria de colocar o Vitória como um time pequeno.

    • só lembrando que ano que vem só teremos o campeonato baiano com chances de título, e se perdermos o ano acabou.
      (em termos de título)

    • Ele já foi do Standard de Liége e de lá foi para o Vitória de Guimarães, que é o atual detentor dos direitos federativos e econômicos dele. Não vi a notícia no site Bahia Notícias. Tem certeza dessa notícia, César?

      • Segue Oscar, “Destaque do Vitória no acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Kanu pode ser mais um a deixar o rubro-negro. O atleta está na Bélgica e deve assinar contrato nesta segunda-feira (28) com o Oud-Heverlee Leuven, clube que disputa a primeira divisão do país. Em contato com a reportagem do Bahia Notícias, o atleta confirmou que deve ficar no país europeu. “Vim resolver os documentos, mas acho que vou ficar”, resumiu. Kanu pertence ao Vitória de Guimarães de Portugal e tem contrato de empréstimo com o Leão até o dia 30 de junho de 2016. Além do defensor, os meias Rhayner e Escudero também saíram. Pensando na formação do elenco, o Leão renovou com o lateral Diego Renan e o goleiro Fernando Miguel. No entanto, nenhuma contratação foi realizada. A reportagem tentou contato com a diretoria rubro-negra, mas não obteve êxito.”

      • Desculpa, só me equivoquei no nome do clube, é o Oud-Heverlee Leuven e não o Liége.

      • Pode ser sim, mas ainda acho que é tumulto da imprensa
        porque ele tinha dado entrada no processo de naturalização
        Kanivis tem interesse em jogar pela Seleção Belga.
        Mas é obvio que pode surgir interesse de algum time, bem como deve haver interesse do jogador em aparecer por lá, já que quer jogar na seleção.

        mas por enquanto deve espero que seja apenas fumaça do fogo de palha da imprensa marron

      • Beleza, César. Como o contrato dele vai até o meio do ano que vem, em caso de ruptura contratual unilateral, o Vitória terá direito a multa rescisória. Vamos aguardar.

      • O problema do Vitória é não cair nos mesmos erros deste ano, ficamos em 5º no baianinho e como resultado, estamos fora da copa Nordeste, vai que acontece novamente.

    • É impressionante como a Direção do Vitória gosta de humilhar a sua torcida!!
      O jogador diz que quer ficar e eles botam os caras pra fora como se fossem mercenários, agora se o jogador diz que não quer ficar eles ficam se rastejando. O jogador meeiro do Rhayner disse que não ficaria e o “FUTURO” presidente do Manoel Matos fica correndo atrás…
      Essas coisas só acontecem no Vitória mesmo.

      • Não caia nessa não Guiu, como Rhayner já está com um pré contrato assinado com a Ponte e já falou que não joga mais no Vitória, eles jogam essa de última cartada, somente para tentar enganar a torcida, Rhayner não é esse jogador todo, mas foi um dos destaques na subida desse ano.

  15. Excelente texto.

    Pessoalmente, me associarei na primeira viagem que fizer a ssa.

    Lamento a não renovação de Escudero.

    Por outro lado, essa não é a pior notícia do momento.

    O Vitória fechar um contrato de televisão, por 03 anos, com cota inferior a do Bahia revela a incompetência da Diretoria.

  16. Alguém sabe informar quanto o vitória vai ganhar da globo em 2016? Vi que o rival.fechou um contrato de 53 milhões e n quero acreditar que essa diretoria letárgica n renegociou o contratoe vamos ganhar quase 20 milhões a menos que eles.

  17. Escudero é sem dúvida o jogador do Vitória mais importante dos últimos 3 anos. Mito ou deus? Longe disso. Vai fazer falta? Muita, principalmente pela sua disciplina tática e profissional. Conquistou a admiração da torcida em campo, especialmente pois nunca foi de dar entrevistas. É insubstituível? Não. O problema é o que essa diretoria vai fazer para substitui-lo.

    Desde o final da série B não contratamos. Terminamos o campeonato “no osso”, e cada vez mais acredito que subimos, não pelos méritos da diretoria, mas por causa de Mancini e um grupo de atletas que se uniu em torno do objetivo do acesso. É claro que Vovô Mundico ajudou, mas para a série A é preciso mais do que um animador de auditório.

    Durante os últimos dez anos, foi “vendido” por essa diretoria (e pela imprensa) um cenário em que o Vitória era um clube ajustado financeiramente. O que vemos é um patrimônio dilapidado, com campos de treinamento inutilizados e um estádio não modernizado (por opção, não por obra da natureza). A falta de contratações na série B, a decadência do nosso patrimônio, o surgimento de casos e casos de não pagamentos a jogadores e seus empresários, e a ausência de contratações para a série A evidencia que a situação financeira não é tão cor de rosa assim.

    É claro que é difícil passar 5 meses apenas com rendas do Campeonato Baiano. Não temos Copa do Nordeste esse ano (responsabilidade desse grupo que está no poder). É preciso mesmo apertar o cinto. Contudo, a diretoria (não a torcida) estabeleceu a meta de foco nas renovações. E mesmo assim, estabelecendo a sua própria meta, já estamos perdendo de goleada….

    • Engraçado eles falarem de boca cheia que vão ganhar o baiano, talvez vença por ser fraco, mas jogar a serie A é outra coisa.

      Uma pena não ter renovado com dois dos principais jogadores, não que sejam cracassos, mas poderiam render bem na serie A, além do mais não creio que eles tragam nada acima disso não e sim abaixo e apostas como vimos nos anos anteriores.

      SRNS

  18. Não. Esse aqui não é um desabafo lunático e sem procedentes. Esse aqui é apenas um contrato, um contrato que já vinha sendo conversado há muito tempo e que apenas foi assinado em pleno dia 23 de dezembro, um dia depois de o Vitória desejar, via e-mail, boas festas ao torcedor.

    Neste contrato temos várias cláusulas, entre elas, a não valorização de um ídolo. Sim, Escudero era ídolo de 99% dos rubro-negros que estiveram presentes no calvário da Série B. Ele era ídolo assim como foram Viáfara e Vanderson. A coincidência entre esses três jogadores fica para a não valorização da diretoria, que praticamente dispensou os jogadores sem nem pelo menos pensar no que o torcedor iria sentir.

    A não renovação de Escudero já vinha sendo desenhada há algum tempo, como disse um certo dirigente do Vitória ao Arena. Segundo ele, com o salário do argentino, três ou quatro atletas seriam pagos. Mas que atletas seriam esses? Pereira, Robert, Marcelo Mattos e Jorge Wagner? Triste imaginar que o pensamento dos nossos cartolas seja a quantidade e não a qualidade.

    Mais um ano se vai e o acesso já foi até esquecido. Digo mais! O acesso parece que nem veio. Todos os dias o noticiário leonino leva uma notícia ruim para aqueles que acompanham o time. O discurso de que “seremos protagonistas” parece coisa de novela, algo que não vai nem existir com esses passos dados até aqui.
    Ora, para ser protagonista, ou ser grande, é preciso investimento. Contar com a sorte toda hora é abusar muito do Altíssimo. O planejamento pode ser o melhor possível, mas sem ousadia nada será realizado.

    O Vitória é e sempre será maior do que Escudero ou qualquer outro jogador. Mas para ser grande é preciso ter história, e história é escrita por homens, por ídolos, e o antigo camisa 11 podia, sim, fazer parte dela.

    Lamentavelmente é isso. Mais uma vez o torcedor fica na esperança. Mais uma vez a marca Vitória se apequena e aposta na sorte.

    Foram semanas de negociação e burocracias e o contrato não foi renovado. As cláusulas foram mudadas em cima da hora. Com demos risadas ao final do ano com o acesso e fizemos valer o ditado popular “quem ri por último, ri melhor”, eu espero que outro dito popular não se encaixe no próximo ano dentro da Toca do Leão: “O mal do esperto é achar que todo mundo é besta”.

    Mais uma coisa eu digo ao torcedor do Vitória: valorize realmente quem se importa com você nessas festas. Não deixe que o sentimento de revolta interfira no seu final de ano e na sua confraternização familiar. Somos Série A, mas o contrato diz que somos Série B. E ao contrário do que Escudero fez, tem gente que já tá assinando o atestado (digo, contrato) sem perceber o que nele está escrito. Assim como fecharam o portão 16, espero que não fechem também o caixão.

    Escudero já foi. O último que apague a luz.

    Por Flávio Sande

  19. Chegando Alípio, atacante de 23 anos, com passagens por clubes Europeus , inclusive o Real Madri. Em 2015 esteve no Luverdense, onde fez 4 gols em 29 jogos.
    Feliz Natal a todos os pilares dessa casa.

      • Alípio, Diego Rosa, Osman e Tozin jogam bem e foram os destaques do LEC na Segundona. Alípio é rápido e habilidoso. Pode dar certo no Vitória.

  20. Ok, muitos aqui estao reclamando da nao renovacao de Escudero.
    Eu pergunto, ele vale $314 mil por mes mais 2 milhoes de luvas???
    Aonde iremos parar se o ECV aceitar uma proposta dessa?
    Gente, eu gravo TODOS jogos do Vitoria (quando os sacanas dao uma brecha para os times nordestinos) e tenho a doenca de assistir todos eles (quando a chefa deixa), e te digo com toda a honestidade…ele NAO vale essa grana toda. Talvez um 1/3 e olhe la.
    Parece ser um cara legal e tudo mas o custo beneficio nao justifica.
    Lembram se de Max??? Ele merecia os $220 por mes que pediu ao Vitoria? Mesma coisa.
    Agora, o que me deixa puto da vida e que nossos donos acertam na nao renovacao e depois vem com Pereiras, JWs sa vida e ainda querem que a torcida apoem. Isso e que me deixa indignado por acharem que somos ignorantes e tapados.
    Um abraco.
    P.S Nao mencionei a dividade muito mais de $500 mil (segundo o propio jogador) porque nao entra no assunto. E uma OBRIGACAO da diretoria paga la, nao interessa que gestao a adiquiriu. Quem de deve eh o VITORIA.

    • Cite jogadores melhores que o Escudero que ganha o mesmo ou menos que ele…
      E você ainda quer reclamar dos Pereiras e JWAgner da vida, assim fica difícil. ..

      • Nao e dificil nao Guiu, e so analizar o custo beneficio.
        Jogador que so jogava quando queria, historico de contusao grande. Mas entendo a necessidade de se criar um “idolo” apesar de nao concordar.
        Ainda verei o dia da nossa torcida ter a mesma paciencia e devocao com os meninos da base que ela tem com os gringos.
        Quanto a citar um jogador melhor ou igual a ele so posso responder que ele e muitos outros representam o qual inflacionado esta o nosso furtebol.
        Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades e conquistas.

      • Se for citar quantos jogadores da posição que jogam mais bola do que ele, no Brasil e em alguns países da America do Sul, vai faltar espaço aqui neste blog.

      • Não acho que Escudeiro seja insubstituível, mas lembrem-se do tipo de pessoas que dirigem o ECV hoje, vocês acham mesmo que se eles não conseguem manter os jogadores medianos e destaques desse ano, vão contratar alguém igual ou superior para a próxima temporada?

        Esses caras não tem o menor compromisso com o clube e torcida e agora que não poderão mais se perpetuar no poder não terão interesse algum em fazer do ECV um clube vencedor, aliás nunca tiveram tal interesse.

        SRNS

    • Claro que maxi merecia. Atacante que fazia gols e decidia não me interessa se no jahia ele foi ruim. Estranho esse sentimento de querer ganhar alguma coisa com jogadores de 80 mil reais. Então nunca um jogador que preste vai ficar aqui. E outra quem são esses jogadores que jogam mais que escudero e ganham que nem ele??? Aguardo nomes. Nomes!!!

  21. O Vitória vai jogar o baianinho! A política é de contratar no segundo semestre, porém a qualidade e o mercado não vão esperar a lerdeza dos dirigentes do ECV. Portanto não esperemos contratações vultosas e expressivas no clube, enquanto isso eles fazem os cortes de despesas para continuarmos com os “pés descalços” e sem título nenhum.

  22. eh so lembrar do caso maxi… Eles acertaram e em cima da hora mudaram a proposta , eles fazem pra o jogador nao aceitar e sair como o errado!!
    Muda os nomes mas sao os mesmos pensamentos.. Saudade de ver um petkovic,aristizabal, bebeto , tulio, etc… O vitoria jah foi gigante . Cresci vendo o vitoria com craques e ganhando tudo no nordeste , hj em dia nem o nordestao disputamos !!

  23. É um momento difícil pra mim dizer que não estarei no Vitória no próximo ano, até pelo que vivi nas últimas três temporadas com a camisa do Leão, que vai seguir sempre comigo. Foram mais de três semanas numa negociação direta entre meu empresário Dário Bombini e o Vitória, mas infelizmente não se chegou a tão esperada renovação. De fato, o principal entrave foi essa dívida do clube referente a minha renovação no final de 2013. Gostaria de esclarecer que a dívida nunca foi de R$ 500 mil, como muito se publicou. Se fosse esse valor, seria algo negociável, até por que minha intenção era permanecer no Vitória.
    Com o não acerto com o Vitória, recebi uma proposta muito boa para atuar no Puebla, do México, pelos próximos dois anos. Uma oferta muito superior a oferecida pelo Vitória, que propôs um contrato de um ano. Aí pesou o futuro da minha família. Diante disso, adianto que está praticamente acertada minha transferência para o Puebla.
    Se confirmado, será uma nova experiência em minha vida. Lógico que vou sentir muita falta da nação rubro-negra. Nunca tive uma relação tão intensa com uma torcida como aconteceu no Vitória. Os apelidos de Escumito e EscuDeus só reforçam o que vivi nesse clube, que está merecidamente de volta à elite do futebol brasileiro. Fico feliz por ter sido importante nesse retorno, coroado nula goleada de 4×0 diante de uma Fonte Nova lotada. Inesquecível, como todos os outros 99 jogos que fiz com esse manto.
    Também não poderia deixar de agradecer a todos os funcionários do clube. Todos, sem exceção. O alô especial ao pessoal do departamento médico e aos fisioterapeutas que fizeram um grande trabalho para que eu pudesse atuar mesmo quando eu não tinha condições. Enfim, o Vitória ganhou um torcedor argentino. Obrigado, Leão!.

  24. A politica de pés no chão e futebol na lama!

    Adeus Rhayner – Escudero – Luis Gustavo – Mattis ( não sei se já confirmou)

    Contratações: 0

    O Clube está de férias

    O papo do Manoel Matos é que o ECV só vai contratar depois que definir quem vai ficar, pelo visto não vai ficar ninguém então manoel já pode contratar
    Pra mim isso é prova da pirraça, da má vontade e do amadorismo, porque é simples
    o gestor já deveria ter em mente quais jogadores o time mantinha interresse e negociar e já procurar peças para outro setores, e possíveis substuições, isso é um trabalho honesto e sério.
    Outra possíbilidade é de que a diretoria acredie que este time que subiu seja compativél com a série A, por isso esperava renovar com praticamente todos e ter poucas ou nenhuma contratação. Esse time da serie B ainda deixou a desejar, uma serie b fraquissima, deveriamos ter sido campeões.
    Já podemos esperar que não haverá contratações boas e nada antes que acabe o paulista para trazer ” OS PEREIRAS” da vida.
    Ainda tem torcedor que acredita em AP naquela conversa fiada de ” AVENTUREIROS ” quero ver encontrar aventureiros maiores que esses aí.

    Infelizmente estou muito pessimista em relação a direção, mas feliz com o Clube, porque mais uma conquista que foi a efetiva participação da torcida nas decisões do clube, essa medida deve melhorar essa tensa relação da diretoria com a torcida.

    Abraços Familia Rubro Negra

    Dias Melhores virão

    • Segundo Escudeiro o problema não foi a questão salarial, e sim a dívida com o seu empresário que não seria os 500 mil anunciados pela mídia, ou seja, o buraco é bem mais embaixo.

      Onde está a diretoria que tira onda de bom pagador e tal?

      SRNS

      • Ele só não disse que fez uma proposta de dois anos de contrato com salário de 80 mil dólares e que o Vitória teria que pagar o que deve ao seu empresário de uma só vez, e convenhamos que por essa grana, ou até bem menos, o mercado aqui e lá fora tem muito jogador de mais qualidades do que ele.
        A esperança agora é a de que com as eleições no final 2016, o Mundico, que por certo será candidato, abra o cofre já em maio para não ficar fora do processo.

      • Mundico laranja, vai é para a casa da desgraça, junto com toda essa corja que comanda o Vitória, rebanho de FDP.

  25. Enquanto isso o rival traz hernani o “brocador”. e agente discutindo permanencia de Elton e pedro ken.

    façam-me o favor!

    • Hernane é ruim tbm, não se engane com ele, é do mesmo nível de Elton, Robert, Souza, Roger, etc.

      • Não concordo lucas. Hoje o vitória não tem nenhum atacante melhor que hernane. Nem sei como o Bahia convenceu ele a jogar aqui.
        O problema é que jogadores como Elton e Vander não tem como desequilibrar dentro de uma serie A.

        Fazer gols, tabelinha, toque de letra e etc, em luverdense, boa, abc, é uma coisa. outra coisa é no corinthians, grêmio, cruzeiro, entre outros.

      • Verdade! O brocador que fez quantos gols no Sport? Quanto estava no flamidia, praticamente ovacionado quando dava um “peido “, Agora com a bola furada vem para cá prometendo.

  26. Vamos montar um time bem mais limitado do que na série B? Reposição das peças que estão indo embora não terão substitutos similares ou melhores.
    As especulações ainda não começaram, Porém os sinais não agradáveis, visto a oferta de um jogador de nome esquisito e futebol duvidoso. Ofertar jogador para encostar no clube?? Isso lá é contratação!
    A tática fracassada vai continuar, ou seja, contratar no segundo semestre um time em cima da hora. O resultado já sabemos o que irá acontecer.

    • A diretoria deve estar confiando em Arthur Maia ou então apostando em Geovane. Se não der certo, vai de Pica-Pau. E nós a ver navios outra vez.

      • Se eu fosse Artur Maia, não ficaria nessa barca furada nem com a porra.

  27. Dizem que Escudero já teria acertado contrato de dois anos com o Puebla do México. Falam que ele queria ganhar em dólar (um dólar hoje vale quatro reais) e que isso não foi aceito pela diretoria, dificultando a renovação de contrato. Acho que tá na hora de Arthur Maia (se não for para o Santos) mostrar se serve ou não para o Vitória e assumir o protagonismo do meio-campo. Além dele, dizem que Geovane também deve subir para o time profissional. Vamos testá-los no Baiano, mas temos que contratar reforços. Só os meninos da base não garantirão bom desempenho nas competições.

    Quanto ao Jahia contratar Hernane Brocador ou Marinho ou qualquer outro, não fico olhando a grama do vizinho e achando mais verde que a nossa. Acho que a nossa continua mais viçosa, pois somos de Primeira e eles estão na Segundona. O que me deixa irritado é apenas a letargia e a demora em renovar os contratos dos destaques, pois já perdemos Rhayner e, possivelmente, Escudero. Isto denota que a política de pés no chão nunca deixou de existir no clube.

    Aproveito para desejar um Feliz Natal e um 2016 de bênçãos e paz para todos!

  28. Enquanto a nossa “ágil” diretoria anda a passos de tartaruga ,querendo manter Elton,o rival está para contratar Hernane brocador e correndo atrás de outros, teoricamente bons atletas.
    Se nem manter os jogadores que são razoáveis,estão conseguindo.
    Imagino o nível de contratacões q eles buscam.
    Agora tentar barrar as eleições com manobras,isso com certeza vão fazer c agilidade.
    Acorda, Raimundo Viana e companhia!
    Série A é p gente grande.

    • Se fala em Jonh Clay do Vasco, pelo visto, é um cracaço que se recusa a jogar na série B e nós estamos “roubando” do time do bacalhau, assim como chegou e não jogou o melhor passador do campeonato paulista da série A3- já esqueci até o nome do desinfeliz – e a grande revelação de não sei onde, Pereira.

      Neste nível teremos um rebanho identificado para defender o manto e entregá-lo rubro de vergonha.

  29. Parabéns ao Fábio e aos muitos que lutam pelas eleições diretas no clube. Eu que sempre o critiquei, também devo dar os parabéns ao José Rocha por conduzir esse processo. Sei que essa briga ainda vai rolar na Justiça, mas estamos cada vez mais perto desse grande objetivo.

    Quanto à associação em massa, não acredito. Muitos falam de que esperam que o clube lhe apresente motivos em campo pra se associar. Uma vez que não vimos grande volume de associações nem quando o Vitória foi à final da Copa do Brasil em 2010, nem quando chegou em quinto no Brasileiro de 2013, não será agora que isso vai mudar. Infelizmente. O torcedor baiano não gosta nem se motiva o suficiente para aderir a programas de sócio torcedor? Por quê? Não sei. Mas é um assunto que merecia uma pesquisa séria e profissional com os torcedores, assim como é feito por qualquer grande empresa que lança seus produtos no mercado.

    • o problema maior é dinheiro amigo! que aqui no nordeste temos de pouco!.
      nossa população, na maioria trabalha informalmente para sobreviver, essa é a mais pura verdade!

      • Leandro, sem dúvida essa é uma das causas. Mas vale pensar que temos uma média de público em estádio no Brasileiro de 10 a 15 mil pessoas e apenas cerca de 1,5 mil sócios habilitados a votar no domingo. Por quê quem vai no estádio (e teoricamente paga ingresso) não se associa ao SMV?

    • Eu sei o porque!!!
      Torcedor não otário pra ficar enchendo o cofre do clube pra esses safados desses dirigentes dividir entre eles…
      A conta no Vitória nunca fecha, os caras anunciam um orçamento de 80 milhões, mas não tem 500 mil para pagar ao empresário de Escudero e Gatito. Assim fica difícil colaborar não achas!

      • Falta de confiança na diretoria, taí mais um motivo a ser trabalhado. Corinthians, Palmeiras e Inter atingem mais de 100 mil sócios. Será que a diretoria desses clubes é tão mais confiável do que a nossa? Não sei, mas me parece que esses clubes têm eleições diretas. Enfim, o meu ponto de vista é que existem muitos motivos para a baixa adesão ao SMV, e o clube precisa atacá-los para realmente aumentar sua receita e mudar de patamar.

  30. Até o momento a defesa do primeiro semestre tá definida assim:

    Fernando Miguel, Norberto, Ramom, Kanu e Diego Renan.

    Estaria de bom tamanho se renovasse com Gatito, Matis, Diogo Mateus e Luiz Gustavo.

    Eu contrataria apenas jogadores do meio pra frente. 2 meias ( um armador e um meia rápido para o lugar de Rhayner) e 2 atacantes (um centroavante e um de beirada). Considerando a manutenção Pedro Ken e Amaral,

  31. O poder tem na maioria das pessoas um fascínio enorme, principalmente alimentado pelo dinheiro e status. Nesta condição, o Esporte Clube Vitoria é cobiçado a todo vapor a ser comadado por alguns ambiciosos que só pensam nos seus interesses.
    Atualmente o clube é viável de várias maneiras, mas não vejo nos gestores à vontade de fazê-lo grande, tão somente permanecer e usufruir das benefícios que um clube de futebol ganha em permanecer na primeira divisão. Podemos observar claramente nas contratações e patrocínios, na vinculação da imagem do clube.
    É preciso mais que democracia de fato e de direito, é necessário a quebra de uma história de ser nanico entre os grandes, administrar com perspectiva de crescer com direção condizente com uma visão do presente para um futuro glorioso. O que adianta eleições se não mudar a postura? É preciso terminar com o ciclo de horrores que fazem do nosso clube apenas um apêndice para aumentar suas fortunas, mas é preciso, certamente, mais que democracia. É preciso atitude e inteligência para gerir! Vitória sempre!!

  32. Agora existe a motivação de associar-me. Agora existe esse compromisso de todos nós, incentivarmos nossos parentes, amigos, filhos, que mesmo com uma parcela menor de contribuição possa ajudar o nosso time sair das garras desse atraso e amadorismo que sempre marcou as administrações conservadoras e atrasadas de nosso time. Mas vejo com cautela o silêncio da administração atual, para mim a guerra não acabou, o que é pior para o nosso clube. Confesso que tive uma euforia, depois do acesso, por Mundico, mas tal admiração está ruindo por terra porque, enquanto os outros times se reforçam, a gente perde tempo lutas internas que na verdade podem ser letais para o Leão. Lembrem-se que até a Sardinha já se prontifica a reforçar, e a gente perdendo um valioso tempo que não poderá ser recuperado, em nome de vaidades próprias, caprichos e ambições inconfessáveis. Vamos nos associar em massa, minha gente! Queremos ver um Vitória grande e respeitado no cenário nacional!

  33. ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ENGANADO: quem se associar agora, e honrar seus compromissos, só poderá votar nas eleições de 2019, correto? (eleições em triênio)

    apartir disso, muitos torcedores só achariam conveniente se associar no começo de 2018, para ter os 18 meses initerruptos, correto?

    Não tem muito sentido se associar agora, (a não ser para ajudar o clube), uma vez que não se completaria os 18 meses mínimos.

    obs: me corrijam se eu errei nos anos das próximas eleições.

    • Leandro!

      O Voto é uma conquista dos torcedores, mas se associar ao clube é mais que isso.
      O Voto é a forma de participação direta da torcida nas decisões do clube, mas o fato de está associado, é fortalecer toda a equipe, se queremos um vitória forte, precisamos de ter números.
      Com um numero expressivo de sócios, além da receita gerada, temos como comprovar a força da nossa torcida, perante muitos investidores.
      Para os sócios tem vantagens, no acesso aos jogos, desconto ou entrada livre e ainda descontos em produtos das marcas parceira do programa.

      Então faz sentido, ajudar o clube.
      Mas antes não fazia? olha fazia sim, mas era uma forma de protesto em relação aos grupos que menosprezava a opinião do torcedor e queria limitá-los a tão somente contribuir.

      Sobre o ano das eleições não sei ao certo.

    • Também penso nisso. e isso é ruim para o clube, se nos bastidores o “circo ta pegando fogo”, isso pode se transferir para dentro de campo.

  34. Parabéns Fábio,

    Não sou o conselho do vitória, mas para seus posts venho apenas dizendo amém.

    Detalhe: o Site oficial, não colocou nada referente a reunião, prova mais uma vez que o Vitória precisava desta quebra de paradigma.
    A torcida esperava anuncio de bons jogadores, e a diretória faz reunião para repudiar a carta e se posicionar contra a democracia.

    Não estão trabalhando certo não, eu até andava sonhando com um 2016 maravilhoso, mas como andam as coisas, já me ressurgiu o medo.

    e por ultimo, agradeço novamente a Wesley Carvalho, pelo acesso, ali foi a virada depois foi mais fácil manter, mas a galinha pulando caiu no colo do Wesley que soube mudar o quadro.

    Abraços

  35. Vence a democracia. Gosto desta diretoria. Vou votar nela quando tiver a possibilidade. Nada de aventureiros, como Marcelo Santana, no Vitória.

    • Ok, só vale experientes né! Ta bom!
      um bom exemplo é Carlos Falcão!

      Vou te falar viu, Marcelo Santana é a versão
      do Carlos Falcão, com poucas diferenças, uma dela que
      o Falcão foi escolhido por Portela e Santana pelos torcedores, ademais Munrá também foi nome sorteado pelo Portela, que já expôs o Portelinha ai, se quiser já se ligue, pois deve ser um nome ai para se aventurar em alguma eleição.

      Amigo, essa forma de expressar me incomoda, no sentido que ela remete a Alexi Portela, criador da celebre frase. Ela conota apenas que não há ninguém mais que possa ter a competência para gerir o clube, e o mesmo se contrapõe ao ter indicado e apoiado o Fracão. Quando o Portela, traz essa ideia, o mesmo mostra que para ele a opinião do torcedor é invalida, ou seja somos insignificante. Nada justifica manter eternamente no topo quem quer que seja, para cuidar do clube, não existem donos da verdade absoluta.

      Abraços e desculpe se de alguma forma não lhe agrado com minha mera opinião.

      SRN

      • Eu já acho que democracia é isso, voto livre, eu mesmo vou fazer de tudo para retirar esses abutres do poder, e não acho nada demais quem está gostando disso que está ai, ter o direito de votar no continuísmo e apequenamento do clube.

  36. Inspirador e necessário para oxigenar as estruturas carcomidas do nosso, agora sim, podemos dizer, nosso Esporte Clube Vitória, que nasceu em um bairro nobre, foi adotado pela periferia em Canabrava, e só começou a crescer a partir de então.

    Não sei qual era a dos Valente, mas também não se pode afastar a história do seu contexto, e naquela época, não resta dúvida, que surgiu de uma elite, porque somente a elite poderia viajar para o exterior e conhecer e trazer para o Brasil um novo esporte.

    É certo que eram abolicionistas, até por inspiração inglesa e sua revolução industrial, de onde se originou o futebol moderno.

    Mas, havia entre seus fundadores e primeiros dirigentes a nítida conotação patriarcal de ser dono, para que a criatura não fugisse ao controle do seu criador e assim permanecesse até os dias de hoje sendo comandado pela dinastia de seus herdeiros e sucessores ou por quem eles indicassem.

    Assim foi, não será mais. Laços fora soldados torcedores rubro negros, as cortes dirigentes queriam nos aprisionar, mas a liberdade chegou, ainda que tardia.

  37. Em momentos de crise política, social e econômica do País, crise ética do futebol, tudo isso criado pelo falta de caráter e ganância dos homens nas diversas esferas – agora citadas – nada melhor do que A democratização do Gigante ECV. Estou feliz porque a honestidade e transparência, tanto ensinada por Jesus Cristo e renegada por essa humanidade animalesca, vai prevalecer no nosso Vitória. Depois de dois anos de desilusões com os dirigentes voltarei a me associar. Parabéns mundo rubronegro.

  38. Perfeito, estou muito feliz!

    E eu q pensei q Zé Rocha ia enterrar o baba!!!!!

    Aparentemente foi peça importante para q as coisas acontecessem!

    Temos q estar atentos agora para não destruírem o clube antes d largar o osso!

    Que tenhamos uma democracia responsável no Vitória, com situação e oposição sempre pensando no melhor para o ” Clube” !

    Saudações rubro negras!

  39. Realmente uma data historica dentro do clube. Uma vitoria que tenho certeza que sera um trampolin para alcancarmos vitorias ainda maiores e esperada.
    Como disse o Martin L. King…”free at last, free at last, Thanks God almighty, we are free at last!!!”
    Sim, livre dos ‘senhores” que a muito tempo reinavam esse imperio chamado Esporte Clube Vitoria (e nao estou falando so de AP, Falcao e cia. Ainda tem muitos outros).
    Hoje eh o comeco do fim da oligaquia, Hoje e o comeco de um NOVO VITORIA.
    Mas com essa liberdade vem a RESPONSABILIDADE.
    Responsabilidade de estarmos sempre vigilante.
    Responsabilidade de entender que a democaracia vira acompanhada de oportunismo (veja o nosso Brasil) e por tanto, a presenca do TORCEDOR no dia a dia do clube e imperativa. Para isso, a importancia de ASSOCIAR SE e mais que um direito, e um DEVER. Afinal, foi justamente isso que sonhavamos.
    Minha esperanca eque agora surja um nome novo, com ideias novas modernas que nos guie em direcao a titulos relevantes.
    Um abraco.

  40. Perfeito Fábio!!!! Não acrescento uma vírgula ao seu texto!!!! Parabéns!!!

    Acabar com esse feudo que comanda e atrasa o lado do nosso clube!

Deixe a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s