Deixem o menino jogar, a culpa não é dele!

Todos sabem que não gosto do estilo “torcedor-modelo” ou “professor de como se torcer para time de futebol”, mas o assunto que vou colocar em questão quebra um pouco meus conceitos. Estou falando de Arthur Maia, jogador promissor da base, que tem talento e que já demonstrou isso em TODAS as categorias das divisões de base do Leão e ATÉ NOS PROFISSIONAIS, mesmo sendo escalado em pouquíssimos jogos e nunca tendo uma sequência sequer de 3 jogos começando a partida, ou, entrando no segundo tempo com tempo hábil para mostrar sua capacidade (com mais de 20 minutos).

Arthur Maia apareceu pela primeira vez no elenco profissional aos 17 anos em 2010, mas parece que tem algum problema interno nos bastidores, que sempre que começa a se destacar em um determinado jogo, é sacado dos seguintes, fica esquecido e só reaparece aos 35 ou 40 min do segundo tempo, quando o time todo está numa partida terrível, precisando a todo custo do resultado e a torcida, não sei de onde, acha que o menino tem que ser Messi, Pelé ou Maradona nestes momentos e de preferência em todos os jogos, seja faltando 45 ou 5 minutos.

No campeonato baiano de 2012, o treinador da época (Antônio Lopes) esboçou dar uma sequência ao meia canhoto nascido em Maceió e nos primeiros jogos fez este golaço (clique aqui) e de repente a diretoria trouxe de uma vez só vários meio-campistas como Tartá, Pedro Ken e Fernando Bob, que por terem “mais nome” terminaram tomando a vaga do menino, sem falar que o time já tinha o “famoso” Geovanne, ex-Barcelona, como principal armador do time.

arthurmaianabase

Maia foi o principal jogador do título da Copa do Brasil sub-20 de 2012. Enaltecido por cronistas do SporTV e ESPN Brasil em vários jogos.

Desde 2014, o meia habilidoso passou a ser sucessivamente emprestado e sempre começava bem nos times, como no América-RN e Flamengo, porém quando estava ganhando corpo nos dois times, quis o destino que ele se lesionasse e passasse bom tempo no estaleiro, perdendo não só o bom momento, como ritmo de jogo e dificuldade natural de voltar ao time titular depois que seu reserva imediato já se firmava. Não tenho informações como ele foi no futebol japonês, mas de antemão eu digo que não é todo mundo que chega num país completamente diferente do nosso e se adapta num passe de mágica.

Nestes anos o que andei lendo, ouvindo e assistindo sobre as posições de cronistas e torcedores sobre o desempenho de Arthur Maia não me convenceram. Já teve a tese de que ele foi SUPERESTIMADO pelas diretorias do Leão. Eu desminto esta tese com a seguinte argumentação: Se isso fosse verdade, a diretoria “compraria” briga com treinadores para a escalação do menino e de sua manutenção em mais jogos como já vimos com outros atletas, a exemplo de Gabriel Paulista e Anderson Martins (que são zagueiros e começaram muito mal entre os profissionais e mesmo com todas as críticas da torcida e da imprensa não foram sacados).

E a mais absurda das teses e a que acho que, infelizmente, a torcida incorporou é a de que a imprensa exagerou nos adjetivos a Maia, quando este estava nas categorias de base e que pelo alarde feito por parte da imprensa, a torcida passou a achar que Arthur Maia é um Messi ou um Cristiano Ronaldo brasileiro. E que por isso, o jogador tem que ser acima da média em todos os jogos ou em qualquer tempo de jogo que ele tenha de escalação.

Meia, baixinho, canhoto e com cara de argentino, mas não é Messi.

Meia, baixinho, canhoto e com cara de argentino, mas não é Messi.

Aí eu vou na origem da questão: Alguém aqui viu ARTHUR MAIA se autodeclarar craque? E se comparar às estrelas do Barcelona e Real Madrid?

Se foi verdade mesmo que parte da imprensa CRIOU ALTAS EXPECTATIVAS sobre Arthur Maia, a culpa é do jogador ou da imprensa? E quem deve ser criticado e tratado com ira (como vi no jogo Vitória x Confiança, em Pituaçu, pelo Nordestão de 2014), o jogador ou a imprensa que criou um MEGA CRAQUE que não existe?

Pensem nisso! Este exemplo da Copa do Nordeste de 2014 diz tudo e confirma minha tese de pessoa da área de Comunicação como as pessoas são influenciadas pela mídia e agem como “zumbis teleguiados”. No jogo de ida, em Estância, Arthur Maia destruiu o time sergipano, aí nos jogos seguintes FOI RETIRADO até dos relacionados, só voltando a ter chance no jogo da volta.

No jogo da volta, no Pituaçu, Maia entrou perto do final do jogo, placar de 1×1, o Vitória super apático, jogando mal pra caralho. Bastou Arthur Maia errar o primeiro passe com menos de 5 min em campo para uma vaia avassaladora, alta e vergonhosa ecoar no estádio. Nunca me senti tão envergonhado e enojado com a torcida do Leão naquele dia. Descontaram toda a frustração da partida ruim que o time fazia no dia, com o menino que acabara de entrar no jogo. Daí Maia foi emprestado outras vezes e nunca mais vestiu o manto do Leão e está retornando agora.

Por isso eu peço que sejam criteriosos, deixem o menino jogar e tirem esta pressão que a imprensa criou. Não é culpa do jogador esta aura de craque internacional que colocaram nele. COLOCARAM NELE, não foi ele que pegou a porra do microfone e disse que era craque do nível de Messi e de CR7. Arthur Maia pode não ser craque, mas tem talento de sobra para ser um novo Leandro Domingues ou até um novo Ramon Menezes. Deixem o cara jogar em paz! Ele só tem 23 anos, portanto ainda tem muito a evoluir e desenvolver no futebol. Tenham a paciência que vocês tiveram com Marcinho, Richarlysson, Hugo e Renato Cajá, com uma de nossas joias da base.

Anúncios

50 respostas em “Deixem o menino jogar, a culpa não é dele!

  1. LEANDRO ALMEIDA, zagueiro ex-Coxa está tendo seu nome ventilado no leão. Tomara que seja verdade, gosto do futebol desse cara, inclusive citei o nome dele em uma lista com alguns nomes que postei aqui no blog como opções para o nosso leão.

    http://www.zonaesportiva.com.br/futebol/palmeiras/noticia/sem-espaco-no-elenco-do-palmeiras-leandro-almeida-negocia-com-o-vitoria.html

    Tamos começando a ficar com um bom time para o baianinho. Entre Marinho e Rayner, eu sou mais Marinho, apesar do bom momento que Rayner vinha, o ideal seria ter os dois no elenco brigando por posição. Porem pra serie A, ainda precisa contratar muito, pois esse time ai ta bom pra serie B.

    Fernando Miguel – Maicon – Guilherme Mattis – Ramon – Diego Renan – Amaral – Willian Farias – Leandro Domingues – Artur Maia – Marinho – Rafaelson

  2. Na montagem do quebra cabeça ofensivo do time, é correto classificar os jogadores de acordo com as seguintes funções?

    Meias “armadores” – Leandro Domingues, Artur Maia, Nixon
    Meias ofensivos que também defendem – Tiago Real;
    Centro avante – Rafaelson
    Atacantes de beirada – Marinho, William Henrique, Alípio, David, Yan e Gabriel

    Essa distribuição está correta quanto ao perfil principal dos jogadores ofensivos? Peço a ajuda dos universitários!

  3. Teve um tecnico, nao lembro nome dele, que Artur maia era titular do time anterior a ele. E Quando assumiu colocou ele no banco de reservas, lembro como hoje , e perguntaram ao tecnico o porque. Ele disse que no futebol moderno todos tem que marcar e nao sobrecarregar atras. De la pra ele foi emprestado a outros times e nunca assumiu titularidade nos times. Chega bem mais depois cai porque e obrigado a marcar e de chupa sangue hoje em dia os times nao querem.Tomara que ele mude a postura caso contrario, vai ser emprestado de novo.

  4. Acho que já é cultural, o sujeito tem que vir de fora para ganhar os melhores salários, e ter as melhores oportunidades, como já foi dito, prefiro acreditar no Maia, obviamente com uma sequência de jogos, ao investir em medalhões em fim de carreira, muitas vezes descompromissados.

    Estou na torcida para Artur Maia, Deivid, Rafaelson, Yan, Flávio, Marcelo e toda equipe.

    Tem coisas que não entendo, Elkesson foi criticado quando estava aqui e li uma matéria dizendo que a negociação foi uma das mais caras, o Gabriel Paulista, muitas vezes chamado de bragueiro e outros adjetivos pejorativos está fazendo bonito no exterior…………..

  5. Eu vi alguns jogos do Maia no Flamengo, é um jogador útil, ainda mais por ter facilidade de jogar tanto de meia central como de ponta aberto pelos lados. Sempre achei a cobrança exagerada dele, mas isso começou depois que ele e seu empresário fizeram o maior auê pra renovar em 2011, inclusive o empresário chegou a ir nas rádios dizendo que colocaria o jogador no jahia e Portela teve que pedir penico pra Tiririquinha, isso foi amplamente divulgado. Não acho que isso seja motivo pra persegui-lo até por ser um patrimônio do clube, mas a torcida do Vitória adora sair pegando qualquer um pra cristo.

  6. Muito oportuno o seu texto, Fábio! Maia pode até não ser titular do time, mas tem plenas condições de fazer parte do elenco. Para pagar caro e dar chance a tantos veteranos ex-jogadores, prefiro apostar nele!

    Dia 26, o Vitória lança o padrão de camisas. Espero um dia ver o Vitória adotar a mesma dinâmica dos clubes europeus de lançar os seus uniformes 1 e 2 na pré temporada do ano. Acho que venderia muito mais!

    Um outro ponto importantíssimo mas que tem sido pouco discutido na mídia é a venda dos direitos de TV pelos clubes. Não tenho certeza, mas parece que o Vitória já fechou uma renovação com a Globo (não sei o período), enquanto sites esportivos dão conta de que o Bahia está negociando com a Turner, dona do Esporte Interativo. Pela minha pesquisa, nos acordos em vigor, o Vitória ganharia o mesmo que o Bahia na TV aberta, mas perde na TV fechada. Se o Bahia encaminhar uma negociação ainda melhor com a Turner, poderemos ficar ainda mais pra trás nessa fonte de receitas, com reflexos óbvios em campo. Se reclamamos tanto da disparidade com o futebol do Sul/Sudeste do país, a imprensa baiana deveria dar mais atenção a esse assunto. Tomara que o Arena Rubro Negra traga alguma luz sobre o assunto…

  7. Quero que ele (Arthur maia) jogue toda a temporada. E SE TIVER JOGANDO MAL, AÍ QUE TEM QUE PERMANECER COMO TITULAR MESMO.

    só assim vai cair a ficha!

  8. Vou torce para que o Arthur Maia realmente mostre seu futebol , mas esta historia de paciência com o menino , nao concordo primeiro porq ele nao mais menino a muito tempo segundo já e jogador com certa experiência. Porq já rodou em outro times , mas concordo que o rapaz precisa de oportunidade . Fico na torcida que o vitoria ajude o Arthur , contratando jogadores de talento no meio de campo

  9. Fábio, você mais uma vez botando pra quebrar!!!

    Eu só acrescentaria que nenhum jogador joga bem toda partida, (exceto os craques) por exemplo, ESCUMITO foi nosso melhor meia em anos… MESMO ASSIM, passou por momentos de ostracismo total… partidas sonolentas, se escondendo… e ninguém vaiou o cara…

    Também posso citar muitos outros meias, PIORES que Maia, que nunca fizeram nada aqui, e a torcida nunca vaiou….

    Por exemplo, Lúcio Flávio, Hugo, Tartá, Geraldo, Jorge Wagner… só pra citar alguns nomes… Vocês acham que Maia faz menos em campo do que esses filhos do capiroto? E por que eles nunca foram vaiados??? Fica a pergunta…

    SRN

  10. Concordo. E mais: maia sempre jogou em times do vitória medíocres, cheio de pernas de pau. Jogador como ele, precisa de outros jogadores talentosos ao lado, para tabelar. Jogar em time horroroso é difícil. Jogar com Bebeto, pet, ueslei, preto, Aristizábal, etc é muito fácil. Por isso, que na época de PC, o vitória revelava inúmeros jogadores. Agora, maia só jogou com carniça. Aí fica difícil. Quem joga bola, sabe o que é jogar com perna de pau, perde-se até o estímulo, pois eles não correspondem. Abraço

  11. Concordo com Fábio.

    Maia nunca se autoproclamou craque ou quis sobre si essa carga.

    Rogério e Rhyaner fizeram um péssimo início de ano em 2015.

    Eles estavam no elenco do pior fiasco da história no estadual e, depois, com o tempo, começaram a desempenhar seu melhor futebol.

    Sou contra o torcedor modelo que não pode vaiar etc ….

    Mas tudo deve ocorrer com o mínimo de lógica.

    Se todo time joga uma péssima partida, porque escolher o jogador que entra no meio do jogo e, com menos de 05 minutos, é massacrado.

    Aliás, como bem lembrou Fábio, Maia tinha feito uma boa partida em Estância e, estranhamente, fora sacado do time.

    Depois, com o time pressionado em Pituaçu, numa fogueira miserável, convocado a “salvar a pátria”.

    E a culpa é do jogador ???????

    Um bom jogador que se tivesse sido formado em outro clube seria recebido por nós como boa contratação.

    Não é craque. É um bom jogador.

    Se fosse treinador, escalaria Maia, preferencialmente, em jogos longe da Capital.

    No meu entendimento, precisamos de outro meia (com boa qualidade técnica e um pouco mais de experiência – entre 25 até 30 anos) para disputar a titularidade ou, em alguns casos, atuar junto com o Maia.

    Não sei a possibilidade de Leandro Domingues.

    Prefiro Maia a JW, Refhugo, Lúcio Flávio, Geraldo ou Marcinho.

    Qto. a renovar contrato, acho precipitado.

    Tem 02 anos de contrato.

    Então, espera o seguimento do Baiano.

    Caso o jogador confirme uma certa regularidade, estuda a possibilidade.

    • Falta a Maia e personalidade, ambiçao, mostrar como outros da base como Alex Alves (estreiou em BAVI), Vampeta, junior, matuzalem,impuseram no clube com o seu arrojo, tecnica e personalidades forte.

      • Rapaz, é todo moleque da base que tem o mesmo perfil psicológico é? PQP! Esta superou total. Não tem nada a ver com personalidade e ambição e sim por amadurecimento que é individual, pessoa a pessoa. Neymar só começou a ser titular efetivo do Santos em 2011…Leandro Domingues, que hoje é tido como DEUS pela torcida, demorou 5 anos para ganhar respeito da torcida do Vitória, Alecsandro idem.

  12. Embora eu não concorde com a política pirracenta de renovações/contratações, tenho que admitir que se o Vitória contratar os 3 jogadores de qualidade como prometido pelo Múmia Viana teremos um bom time para o primeiro semestre.

    Falta um centroavante, um jogador de beirada e um meia ( condição física de LD é duvidosa)

    Minhas sugestões Vinicius Araújo, Marinho e Felipe Menezes

    GOL: FERNANDO MIGUEL
    LD: MAICON SILVA
    ZAG: MATIS
    ZAG: RAMON
    LE: DIEGO RENAN
    VOL: AMARAL
    VOL: TIAGO REAL
    MEIA: ARTUR MAIA
    MEIA: LEANDRO DOMINGUES / Felipe Menezes*
    ATA: MARINHO*
    ATA:VINICIUS ARAÚJO*

    GOL: GUSTAVO
    LD: NORBERTO
    ZAG: VINICIUS
    ZAG:JOSUÉ
    LE: EULER
    VOL: WILLIAN FARIAS
    VOL: JOSE WELISSON/ FLÁVIO
    MEI: ALIPIO
    MEI: VANDER
    ATA: PICA PAU/ DAVID
    ATA: ROBERT/ RAFAELSON

  13. Vou torcer fervorosamente …. Concordo parcialmente… Acho qu Maia tem sua parcela de culpa pois quando entra se omite muito… Falta um pouco de fome de bola .. Mas não gosto de massacrar ninguém… Vou torcer …

    • Eu quebro facilmente este seu argumento de suposta “falta de garra” em Maia. Pois Marcinho, Renato Cajá, Hugo, Lucio Flavio, Juan e Richarlysson destilavam falta de vontade em campo e nunca foram copiosamente vaiados pela torcida…Outra coisa, Leandro Domingues também possui o estilo “preguiçoso” de jogar e tinha até apelido de Dormindo e desde 2009 é tratado como uma espécie de Riquelme pela torcida do clube, que desde dezembro daquele ano fica pedindo a sua volta, que só agora se concretiza. Não vejo falta de garra em Maia e sim uma perseguição dos seiscentos que inventam MIL E UM MOTIVOS para justificar e nenhum deles me convenceu até o momento. Eu já vi torcedor NÃO GRITAR GOL DE UM EMPATE DO LEÃO por ter sido feito por um jogador que não gosta (Roger, no jogo contra o Cruzeiro, que a gente tava tomando 2×0 e Roger fez o gol do 2×2). Nossa torcida é assim, quando elogia é ao exagero (papagaiada total), quando pega como lixo não valoriza nada que o jogador faça, inclusive quando faz um gol importante.

      • Isso mesmo, Fabio. Na cabeça de muita gente Maia tem que entrar e no primeiro lance arrebentar no jogo, coisa que nenhuma dessa carniças citados acima fez. Deixem o cara jogar, ter sequência que ele tem sim muita qualidade.

      • Eu acho que o ”problema” de Maia, se é que se pode chamar assim, é que o começo da carreira dele, criou-se muita expectativa em torno do seu futebol, os críticos pintavam o então menino como uma joia rara que em minha opinião ele não é, acho que ele é tão somente um bom jogador com um excelente potencial um pouco diferenciado dos demais e talvez por isso hoje ele sofra por não manter uma regularidade em campo até por conta de alguns times medíocres, como do próprio ECV em que ele atuou, como já foi dito aqui, no mais, ele é um jogador que joga em qualquer time do Brasil e só é criticado aqui por ser da base, o resto é conversa de torcedor. Abraço a todos e não me massacrem por isso rsrs.

  14. Fabio, concordo com vc em tudo que vc disse ,so tem um porem acho que o Arthur Maia deve se impor mais como jogador porq ele nao se dar bem no Vitoria podemos dizer que no Vitoria nao lhe deram oportunidades mas e no flamemgo, e no Japao porq nao se firmou como titular? O Arthur ja saio pra varios times e mesmo assim nao estorou, mesmo com todo talento que sabemos que ele tem.ficarei na torcida

  15. Texto perfeito, Fábio ! Mas, confesso que estou num dilema : quero que ele fique e cale as bocas malditas dos corneteiros; mas se não for bem, logo no início, os abutres cairão de pau nele. E não podemos esquecer que o técnico precisa gostar dele para que tenha chances como titular. Não sei se há clima pra ele ficar, inclusive já ouvi alguns cronistas esportivos dizendo que ele não quer ficar por causa da torcida.
    Posto isto, eu quero é ver esse rapaz detonando, seja aqui ou em qualquer lugar.

      • So um exemplo de cronistas que temos.
        Um certo cidadao abrindo o noticiario rubro negro “…Vitoria toma Goleada”.
        Isso no futebol femenino.
        Fiquei pensando, esse ai deixou de receber “regalias”!!!
        Sao esses os professionais.

  16. Esse rapaz aí, o Maia, é bom jogador. O que falta a ele é sequência como titular. Ele não teve nem 3 jogos seguidos começando. A temporada que ele mais jogou foi 2012, onde fez 30 jogos a maioria vindo do banco. Então, vamos ter paciência com o cidadão. Se não jogar bem no fraco baiano, aí podem fazer a caveira.

  17. Posso estar enganado, mas Arthur Maia joga no mesmo nível do Lucas Lima do Santos e que já jogou na seleção. Não consigo imaginar que haja tantos jogadores do nível dele no Brasil, mas nós temos e precisamos dar valor e apoiar muito. Seria difícil contratar um que faça a metade que ele faz e que dê certo aqui. Tendo Arthur Maia, não sentiremos falta de Escudero, claro que respeito e admiro sua capacidade, mas o que me leva a crer que esta foi a maior razão para a diretoria liberá-lo. Precisa dar a Maia sequência de jogos. Concordo com tudo o que Fábio escreveu. Vamos laçar: #ficaMaia e #jogaMaia
    SRN

  18. Elkeson, outro que a torcida pegava no pé, foi vendido por R$ 76 milhões do time que estava na China para outro, também chinês. Será que não seria o caso de aumentar o salário de Maia, o tempo de contrato, garantindo um bom valor em caso de negociação futura? Pelo que sei, o contrato dele só vai até o final do ano que vem. Seria bom estender até 2019, como o de Ramon, garantindo segurança para o Vitória caso ele se destaque e algum time queira levá-lo.

  19. Decisão acertada em mantê-lo. Temos carência na posição e ele tem tudo pra se firmar esse ano.

    Uma pena que novamente tenha se lesionado e não vá poder disputar esses primeiros jogos pra já ir cavando sua vaga, mas vamos aguardar!

  20. Perfeito, Fábio. Um dos textos mais lúcidos que já vi você escrever. Nem todo mundo sobe num ano e já arrebenta, como aconteceu com Dida, Dudu Cearense, Paulo Isidoro, David Luiz, Nadson ou Alex Alves. Às vezes o menino sobe de maneira precoce e necessita de tempo para se adaptar ao profissional. A nossa torcida é muito impaciente e isso às vezes queima os garotos. É uma espécie de bullying coletivo. Jogadores com Maia, José Wellison, Marcelo, Yan, Geovane, Rafaelson, Eron, Gabriel, Nickson e outros, precisam se sentir acolhidos, motivados, para mostrar nos profissionais o que já mostraram na base. Não vamos queimar nossos valores. Vamos ter paciência. Quem sabe não teremos um futuro craque em nosso time? Quantos da base saem muito cedo e pouco jogam no time de cima, aparecendo depois com destaque, como Hulk e Matuzalém? Vamos ser coerentes e pacientes. É só o que peço.

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s