Em jogo alucinante, Vitória vence o Corinthians de virada e quebra tabu de 20 anos

kieza2

Ontem o Barradão fez um teste surpresa para cardíacos. Vitória x Corinthians teve dois tempos distintos, sendo o primeiro da equipe paulista e o segundo nosso. Com um buraco no meio de campo e laterais que não fecham seus espaços, o Corinthians botou o Leão na roda e fez uma série incrível de passes verticalizados, tanto para o meio e principalmente nas laterais, onde as Avenidas José Welison e Diego Renan já começam a ganhar notoriedade nacional. E nesta toada, o time paulista abriu o placar aos 25 minutos, quando Uendel recebeu nas costas de Welison e de um ângulo difícil acertou o canto contrário de Fernando Miguel. A reação leonina foi rápida e o dorminhoco acordou, fez uma bela jogada pela ponta esquerda e da entrada da grande área chutou no cantinho de Walter. Vitória 1×1.

A torcida rubro-negra ainda vibrava, mas percebia que o sistema defensivo ainda estava bagunçado, com o Corinthians conseguindo encaçapar os chamados “passes de rasga-defesa” e novamente aproveitando das avenidas de nossos “laterais”, o time paulista fez o segundo gol aos 39 minutos, com outro lateral, Fágner, que recebeu cruzamento rasteiro que contou com falhas de Victor Ramos e Ramon. Daí ficou fácil para o lateral direito Fágner marcar. Corinthians 2×1.

Segundo Tempo – O que parecia o fim de jogo para o Vitória foi esquecido com a postura completamente diferente do time no segundo tempo. E apesar de não gostar muito de Vágner Mancini, pelo mesmo ser teimoso demais, o fato é que ele acertou o posicionamento dos nossos jogadores e ao mesmo tempo conseguiu motivar para buscar o resultado. Entretanto, como a teimosia é a sua marca, Mancini voltou com José Welison e bastou outras três entregadas do lateral improvisado, para a torcida trucidá-lo em vaias e somente com isso Mancini resolveu colocar Norberto, lateral de ofício, em campo.

O Vitória melhorou consideravelmente na partida. Atacando com mais eficiência e não mais tomando vareio e infiltrações na defesa. O resultado foi rápido e aos 11 minutos Vander puxou jogada pela esquerda e cruzou à meia altura na área, a bola bateu no ombro de Marinho e caiu na sua canhotinha nervosa, e quando cai ali é saco. Vitória 2×2.

ec-vitoria-marinho-corinthians_1637728

Finalmente Leandro Domingues deu o ar de sua graça, ele que já tinha feito o seu gol no primeiro tempo, deu uma assistência sensacional para Kieza, que passou como uma bala no meio de 4 corintianos e com a sua frieza na finalização fez a virada rubro-negra. Vitória 3×2, isso aos 20 minutos do segundo tempo. Estávamos, portanto, quebrando um tabu de 20 anos sem vencer o Corinthians em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro (a última tinha sido em 1996 quando vencemos por 2×0 também no Barradão). Mas ainda tinha muito jogo. E a partida reservou os 29 minutos finais (contando com os acréscimos) para fortes emoções.

O treinador Tite, famoso por ser super cauteloso e retranqueiro, partiu para o ataque colocando Marlone, Romero e Luciano, tirando inclusive um dos volantes. O Vitória se segurou com muita raça e dedicação e a torcida percebeu isso e ressuscitou o cântico “Guerreiro, time de guerreiro”. Fernando Miguel foi peça-chave para a manutenção do triunfo. O goleiraço já tinha feito defesas importantes na primeira etapa, mas na fase final da partida, com o Corinthians com dois meias e três atacantes, as chances foram aparecendo e Miguel catou todas. Inclusive, a mais emblemática de todas já perto dos acréscimos quando Luciano cabeceou a queima roupa e nosso arqueiro conseguiu desviar com o joelho esquerdo.

Enfim, resistimos à tormenta corintiana e garantimos o primeiro triunfo na competição nacional. Agora enfrentaremos o campeão mineiro, o América na quarta-feira, às 21h no Independência. Passada a semana “paulista”, começa agora a semana “mineira”, pois no domingo (29) enfrentaremos o Atlético Mineiro na Arena Fonte Nova.

Obs.: Antes do início do jogo os rubro-negros viram no telão do Barradão que a previsão da inauguração da Arena Barradão será no dia 13 de maio de 2019, nos 120 anos do Leão.

ATUAÇÕES*

Fernando Miguel foi importantíssimo, defendeu bolas incríveis. 10

José Welison não suporta jogar na lateral numa Série A. 3,0

Victor Ramos teve atuação discreta no primeiro tempo e boa no segundo. 6,0

Ramon vem em queda livre, já merece uma temporada no banco de reservas. 4,0

Diego Renan é lateral direito, não esquerdo. Continua sendo uma avenida. 5,0

Amaral fez o seu feijão com arroz. 6,0

Marcelo foi um pouco melhor que o seu companheiro de posição. 6,5

Leandro Domingues não fez aquela partida 100% em alto nível, mas foi decisivo com um passe e um gol. 10.

Vander alternou bons e maus momentos, foi expulso por idiotice dele. 5,5

Marinho meio apagado no primeiro tempo e peça-vital da virada no segundo tempo, com correria interminável pra cima do lateral esquerdo corintiano. 10

Kieza rende muito mais como o “falso nove”, abrindo pela esquerda, centralizando em outros momentos, confundindo a marcação. Fez o gol da virada. 9,0.

VÁGNER MANCINI – Começou com a escalação errada, insistiu demais na marcação avançada contra um time em que todos seus meio-campistas possuem técnica, visão de bola e bom passes, por isso foi aquele tormento de bolas verticalizadas em nossa defesa. Corrigiu isso no segundo tempo e teve a decência de tirar o péssimo José Welison da lateral. Pelo primeiro tempo nota nota zero, pelo segundo nota dez. Pelo conjunto da ópera sua nota final é 7,5.

11 Tiago Real entrou no lugar de Domingues e pouco apareceu. Sem avaliação.

22 Dagoberto entrou no lugar de Kieza e pouco participou dos lances. Sem avaliação.

32 Norberto entrou no lugar de Welison e tomou conta do setor direito. Fez cruzamentos perigosos, não deixou a sua lateral desguarnecida e parece ter convencido Mancini de que é o titular da posição.

*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Aqui são minhas avaliações de foro individual (pessoal). Não tento, com estas notas, falar em nome de toda uma torcida. Portanto, ao invés de debaterem sobre a minha avaliação pessoal, coloque as suas nos comentários que eu verei onde você discordou, sem para isso fazer campo de batalha. Preciso fazer isso porquê, em outros momentos, esta questão de minhas notas foram mal interpretadas e até ofensa já recebi aqui. Quero voltar a fazer isso, mas se eu perceber de novo certas posturas eu desisto de vez. Aquele abraço.

Anúncios

40 respostas em “Em jogo alucinante, Vitória vence o Corinthians de virada e quebra tabu de 20 anos

  1. Algo histórico aconteceu e a gente nem se dá conta direito: foram dois jogos seguidos, contra paulistas, em que saímos perdendo no primeiro tempo e viramos no segundo. Não me lembro disso já ter ocorrido antes na história do Leão da Barra. Lógico que isso não transforma o Vitória num super time. Claro que não. Mas a gente se acostumou com aquela ideia de que o Vitória, quando toma um gol, acaba sempre perdendo, por não ter poder de reação. Até nos 4 a 1 do Santa, o time esboçou uma reação, mas a avenida JW estragou tudo. K9 já deu a dica para ganharmos do América lá em Minas, marcar atrás da linha da bola e sair em contra-ataque. Justamente o que deu certo contra o Corinthians no segundo tempo e poderia ter dado certo em Recife, não fosse a má formação tática que Mancini impôs ao time lá e no primeiro tempo aqui. Não é demérito jogar recuado e partir para ganhar no contra-ataque, sabendo de suas limitações. Mancini tem que entender isso.

    Curtir

    • Detalhe: o Leicester foi campeão inglês jogando assim contra todo mundo. Defendia em seu campo, saía rápido para o contra-ataque. Fazia um gol e segurava o resultado. Não estou pedindo retranca, mas compromisso tático, boa marcação e ser cirúrgico nos lances ofensivos.

      Curtir

  2. Jogo difícil e com dois tempos, um pra cada lado.
    De virada é ótimo.
    Aqui na rua tinha sardinha gritando a cada gol do corinthians dizendo que a partir daquele dia seria Vitória, no final se deram mal.

    SRNS

    Curtir

  3. Jogaço… Muito tempo q n via um assim no barradão.
    Saiu as ordens do confronto contra o cruzeiro. Vamos jogar a primeira no barradas. Tomara que com essa pegada.

    Mas estou preocupado com esse confronto contra o cruzeiro. Peças como Marinho, Diego Renan e Farias são do cruzeiro, será que eles jogam ? Tensoo..

    Curtir

  4. Prêmios para Marinho e Domingues, que conseguiram fazer um time ridículo no primeiro tempo ser gigantesco no segundo.

    Quantos gols perdidos pelo curínthia!
    Sorte ter saído para o segundo tempo em derrota com placar mínimo.

    Mas Domingues finalmente foi ao Barradão, fazendo gol e dando assistência para o terceiro gol, de Kieza. Mas. lembrando, o time precisa de um meia melhor.

    O nome do jogo, além de Domingues, foi Marinho, que comandou a ofensividade do time. Manda bola pra Marinho e vê no que dá!
    Fez o gol do empate e deu calor na defesa.
    Kieza fez o gol da virada, com a movimentação que lhe é peculiar e que estava esquecida.

    Vencer o curinthia não quer dizer que o time está espetacular.
    É defensivamente fraco e ofensivamente instável.
    Tem muito a melhorar e que contratar.

    E Mancini?!…
    Vai matar o diabo! Teimosia e burrice a serviço do sofrimento alheio.
    E ainda queimou um jogador já chamuscado, deixando para tirá-lo do jogo no início do segundo tempo. A presença de Norberto, além de ajustar o posicionamento, deu mais confiança ao time, pois todos sabiam onde estava o erro.

    Mas ontem, apesar de alguns males, foi pra comemorar. Um monte de empate na rodada e um triunfo de virada.
    Ei, ei, ei, Marinho é nosso rei!
    E Leandro acordou de seu sono letárgico. Não sei até quando.

    Abraços!

    Curtir

  5. galera eu tava querendo saber a respeito do rumor de que o cardenas ou o datolo iria vir para o vitoria. É verdade?? e como anda a situação das contratações??
    Valeu SRN

    Curtir

  6. Coloca na conta, também, do Amaral o segundo gol que levamos por ter o lateral adversário entrado pelo meio da área e ele desistido, no meio do caminho, de combate-lo.
    Minha notas: FM = 9, JW = 3, VR = 4, Ramon = 4, Renan =6, Amaral = 5, Marcelo = 8, LD = 9, Vander = 7, Marinho = 9, Kieza = 9 e Mancini = 6.

    Curtir

  7. Feliz eu estou! Mas não me iludo. Muito já se falou aqui das carências do time e as opiniões do comentarista da SporTV ontem foram bem coerentes.
    Tanto o técnico precisa rever alguns de seus conceitos como a diretoria precisa contratar como já foi apontado por alguns aqui na CRN. No campeonato brasileiro tem que ter ELENCO, senão pode morrer na praia.
    Mas estou gostando do espírito de luta da equipe, isso também é importante num campeonato.

    Curtir

  8. A questão é a seguinte:
    Se for para fazer uma campanha sem sustos mas sem nenhuma aspiração ao título, este elencio está pra lá de bom. Agora se quisermos campanha p/libertadores/título, precisaremos de 03 reforços pontuais:
    01 atacante – Pode ser o Dinei
    02 – meio campistas
    02 – laterais(01 – dir/01 esq.)
    No mais este brasileiro está cheio de “japonês” e depois da segunda rodada, meu temor pela queda rteduziu em mais de 60%.
    SRN

    Curtir

  9. Tomara que Marinho se recupere bem, e a gente possa ter o trio Dagoberto, Marinho e K9 no proximo jogo, e que essa Readaptação e evolução de Domingues continue, um meia com a qualidade dele ativo, é de extrema importância.
    Norberto e Maicon são as opções na lateral, não tem mais porque Welisson jogar, e a Volta de W.Farias passa uma segurança melhor, porém Mancini tem que rever essa marcação individual, André tirou o Victor da área varias vezes, deixando um buraco pra infiltração dos meias adversarios, nossos volantes sempre chegando atrasado e correndo atrás dos meias do corinthians, e expondo os zagueiros, no primeiro tempo ficou parecendo que Victor era um zagueiro Ruim, e no segundo tempo, mais protegido ele jogou bem, tem que abrir o olho!
    Mas foi bom pra ver que temos um bom Ataque, ainda temos as opções de David e Dagoberto, Só falta um centroavante no elenco, se Domingues Joga bem, municia os atacantes, fazemos gols com certeza. Espero que essa Vitória possa ajudar na evolução do time, Mancini trabalhando e a diretoria trazer mais as 3 peças pontuais e chegaremos ao equilibrio.
    Saudações.

    Curtir

  10. Ramon tremeu mais uma vez (Kanu). JW nem em sonho na lateral(Noberto). Apesar de errar alguns passes, Marcelo foi um monstro. Amaral lento(Willian Farias). David no lugar de Vander.

    Curtir

  11. boa virada. no segundo gol do vitória marinho já havia percebido que a bola podia resvalar no zagueiro do corinthians e sobrar pra ele, então ele veio correndo antecipando a situação. é o tipo de jogador que precisaremos muito na temporada. tenho receio apenas dessa maldita janela internacional. kieza também será muito importante, claramente pode mudar o resultado de uma partida. Leandro Domingues ALELUIA! partiu pra cima da marcação no primeiro gol e deu passe pro terceiro.

    Realmente ainda estamos carentes de lateriais e essa zaga não sei não, já são 6 gols em apenas dois jogos, mas também com victor ramos não posso esperar muito.

    na quarta vamos pegar o américa de duas derotas seguidas, o desespero é deles mas o vitória precisa se impor e não ficar sendo um mero time caseiro, eles não tem um jogador criativo como marinho, então pra mim não tem desculpa, tem que ser 3 pontos na bagagem.

    boa semana a todos

    Curtir

  12. Análise perfeita do jogo.
    A expulsão de Vander acabou sendo boa,pq ele não vai jogar a próxima partida.
    O presidente está de brincadeira qdo diz que não é urgente contratar,os jogadores já deveriam ter vindo na segunda -feira depois do campeonato baiano ou ele pensa em ficar enrolando a torcida e ir empurrando com a barriga,como tem feito c as eleições diretas.
    A culpa de José welison estar nessa situação é de Mancini,em diversas entrevistas, ele disse :ah, mais no baiano ele servia,as pessoas elogiavam.Oi,será que não entendeu ainda que jogar na primeira divisão é totalmente diferente,enfrentaremos Atlético,Cruzeiro,São Paulo, Grêmio,Inter, Palmeiras,Fluminense,etc….

    Curtir

  13. Bom ao meu ver os Zagueiro não totalmente culpados não, veja bem,Mancini fala sempre que para os Volantes chegar de surpresa ou seja uma vez outra, pode ver sempre eles estão lá frente deixa um buraco no meio ai Zagueiros fica doida 2 contra 4,se já tem 4 homens frente não precisa subir sempre, veja Mancini fez isso segundo tempo por isso time melhorou,Vander precisar marca mas ele desistir sempre das jogadas diferente de Marinho.

    Curtir

    • Mancini errou pois no primeiro tempo quis marcar o corinthians na sua grande área com 5 jogadores… isso funciona bem com times sem qualidade mas com o bom time de Tite eles mesmo com essa marcação, saiam tabelando quando ultrapassa essa barreira o meio tinha um buraco onde aconteciam todas as triangulações. .. no segundo tempo ele parou com essa marcação alta e os espaços diminuíram

      O problema do sistema defensivo é coletivo, não só por erros individuais… Temos pouca gente no meio e precisamos mt do retorno marcação dos pontas senão sobrecarrega a zaga

      Curtir

  14. Vitória sensacional!!

    Marinho foi o melhor em campo com muita raça e velocidade. Leandro Domingues acordou, teve garra para fazer o gol e muita categoria para dar uma assistência perfeita.

    O sistema defensivo foi muito mal. Amaral caiu bastante de rendimento. Marcelo erra 1 passe por segundo. José Wellisson não pode jogar nem mais um minuto de lateral, não tem condições!!

    Mancini precisa ensinar o time a valorizar a posse de bola. O Vitória desperdiça a bola o tempo todo… não tem saída de bola. Isso é falha do treinador!

    Parabéns pela a entrega!!! Apesar de faltar organização tática, não falta vontade… o leão está aguerrido!!! PÉÉÉÉGA LEÃO!!!!!!!!!!

    É urgente a contratação de um meia, um lateral direito e 2 atacantes (um centroavante para disputar vaga com Kieza e um de beirada para o lugar de Vander). O melhor seria buscar no mercado sulamericano. No mercado nacional vejo as seguintes opções:
    LATERAL DIREITO: NINO PARAÍBA
    MEIA: ALEX DO INTERNACIONAL
    2º ATACANTE: NETO BEROLA
    CENTROAVANTE: RAFAEL MARQUES DO PALMEIRAS

    Curtir

  15. O que aconteceu com VR3 e Ramon? Os caras sabem do jogo…
    no mínimo um deve ter comido a mulher do outro.
    Jogão da zorra! Vamo vamo meu Leão! lógico que sem esquecer que precisamos contratar…
    SRND!

    Curtir

  16. Belo texto, Fábio.
    Que jogão ontem! Foi um dos mais belos jogos que já vi. Claro que preferiria um jogo mais fácil, mas é sempre bom um belo espetáculo.
    Sobre Wellison, não sei se a defesa melhorou com sua saída. Acho que Mancini acordou e colocou Marcelo la daquele lado, pq antes Amaral e ele só jogavam pelo meio e pela esquerda. Norberto tomou muita bola nas costas, mas tinha Victor lá na retarguarda.
    Mancini, com sua teimosia, mais uma vez fez Wellison ser vaiado. Se eu fosse Mancini pediu desculpas ao cara.

    No mais, 3 pontos importantíssimos.
    SRN

    Curtir

  17. Vencemos e isso é o mais importante, contudo, não dá mais para aturar a Avenida José Wellison. O cara é volante, todo lance ele tenta marcar no bico da grande área, deixando o lado direito todo desguarnecido. Fez isso ontem diversas vezes, por isso o Corinthians fez dois gols em jogadas em seu costado. Quando Norberto entrou, o time cresceu de produção. Só Mancini não enxerga isso? Leandro Domingues ontem queimou minha língua. Eu achava que ganharíamos o jogo se ele não jogasse e ganhamos com ele jogando bem, apesar dos momentos de preguiça. K9 e Marinho se entendendo na frente. Fernando Miguel salvando atrás. 3 pontos preciosos. Vander foi irresponsável e deveria sofrer punição por parte do clube. Expulsão ridícula. Vamos vingar o jahia comendo coelho assado na quarta-feira.

    Curtir

    • Foi muito bom os 03 pontos , mais precisamos analisar com friamente , o Cuuurintians poderia ter saído no primeiro tempo com uma vantagem elástica , Mancine é um treinador regular na minha opinião , o baianinho eu vi Amaral jogar bola , mais desde a ultima partida contra os excluídos ( da A ) ele caiu muuuito de produção.
      Victor Ramos não tem a mínima condição de ir marcar o centroavante do a adversário na intermediária , ele não tem velocidade e recuperação para recompor a defesa , Tite que não é otário percebeu e por J W não ter cacoete de lateral , na saída de VR até a meiúca perseguindo o caneludo do André as bolas foram jogadas nas costas tanto do JW como do VR com as suas perseguições.
      Wiliam Farias está fazendo muita falta , tem de voltar urgentemente.
      Quarta na falta de Vander eu iria de Tyago Real no lugar dele e completava com Domingues , Marinho e Kieza.
      Pouparia até o Marinho de ter de voltar tanto , guardar mais o gás para infernizar as defesas adversárias.
      Mundico deu ontem uma entrevista depois do jogo , que caso esteja falando sério ele está de sacanagem , precisamos contratar pra ontem sem esta de muito açodamento ( termo por ele utilizado ) porranenhuma se queremos algo temos sim de contratar urgentemente.
      Ramon caiu de produção , não sei se é por causa de VR3 ou é uma fase apenas.
      Mais valeu os 03 pontos.

      Curtir

    • Deixa eu ver se entendi. Voce tá me chamando de corneteiro/pessimista? Ah. Você queria texto de campeão mundial, cheio de floreios, poesias e cânticos por um triunfo simples que só vale 3 pontos? Isso pra mim que é surreal. Agora se você está falando em relação ao extremismo das derrotas mais recentes, realmente você é um “supertorcedor” mesmo rsrsr. Pois arriscamos perder o título estadual e a vaga para a Lusa (e não meros três pontos). Andre, se defina logo. Ou você gosta ou não gosta de mim (ou do blog). Não curto e nem permitirei estas provocações e ironias a mim não.

      Curtir

      • GOSTO MUITO DO SEU BLOG FABÃO… SO ACHO QUE AMOR NÃO FAZ MAL A NINGUÉM…SOU UM SUPERTORCEDOR SIM… POIS MESMO MORANDO LONGE SOU SOCIO TORCEDOR… FAÇO MINHA PARTE…

        Curtir

      • André, vou ser extremo, espero não ser grosseiro

        Você pode gostar muito do time…
        Você pode amar muito o time…

        Mas isso não anula nenhum sentimento alheio

        Critica, não é desmerecer, critica é apenas uma forma de demostrar preocupação.

        Aceitar tudo, achar que não há erro é ser irresponsável é como os país que acham que tudo que o filho faz ta certo, mesmo que roube, mate e por aí vai, ele não está educando, não está sendo leal com a sociedade e com os filhos, está sendo irresponsável.

        Um homem apaixonado, não crer na traição, mesmo quando ver o ato. ( é uma mera analogia, pelo amor de Deus) é absurda mesmo, é exagerada, mas é para se ter noção de que temos que ter cuidado com os extremos

        Na Marinha, em um treinamento antes de embarcar para haiti em 2007 ouvi a seguinte frase: EXCESSO DE VIBRAÇÃO MATA O COMBATENTE, ou seja, sua empolgação apesar de importante, nada substitui o profissionalismo e a serenidade, do mais o excesso pode te penalizar.

        Então amigo, também moro distante, sou sócio e sabe que me falou para ser sócio, FÁBIO e Walter Seijo, foram esses dois amigos que me orientaram a serem sócios.

        Abraços, estou a disposição para qualquer coisa amigo!!

        Forte Abraço, espero não ter sido grosso e não ser mal compreendido, qualquer coisa eu volto a explicar

        Abraçãoooo

        Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s