DEMOCRACIA | Ela sempre será melhor opção em todos os sentidos

democracia por ruybarbosa

Ao ler o comentário de um amigo nosso aqui no blog, no texto anterior, eu percebi que eu preciso reforçar algo que penso para coibir um pensamento que é recorrente não só aqui como nas redes sociais e nas arquibancadas do Barradão, Fonte Nova ou Pituaçu em jogos do Vitória. E aí você deve estar se perguntando que “pensamento” é este, não é mesmo? Pois bem, é o de achar que pelo fato do rival ter eleito “diretamente” pela torcida o jornalista Marcelo Sant’Anna, que vem sendo pífio na administração da Sardinha Podre de Itinga, não devemos apoiar a democracia no Vitória sobre o “medo” da nossa torcida fazer o mesmo, isto é, colocando um beócio na presidência do clube.

Minha opinião é o seguinte: Problema do Jahia e de sua torcida se eles fizeram uma péssima escolha para presidir aquele timinho-retrovisor. Mas de uma coisa eu tenho certeza, eles tentaram acertar. Acharam que naquele pleito o nome de Marcelo Sant’Anna era a melhor opção. Para mim é melhor a torcida “errar” tentando acertar, votando diretamente para seu presidente de clube do que ficar a mercê de eleições forjadas por famílias tradicionais de Salvador que estão entranhadas no clube desde a fundação 1899 e/ou de políticos influentes como José Rocha, Albérico Mascarenhas, família ACM, Silvoney Salles, etc.

falcao renuncia

Posso lembrar que o pior presidente na história recente do clube foi indicação do sir Alexi Portela? Alguém aqui se lembra de Carlos Falcão, que Portela comprou briga com o conselho, dissolvendo boa parte dele (eliminando do conselho quem batia firme contra a indicação de Falcão). Pois bem. Carlos Falcão veio de dentro do clube, imposto por outro presidente que pouco acrescentou a história do Vitória em termos de resultados em campo e de modernização de sua infraestrutura. Falcão em um ano e meio de clube não faturou nada no campo esportivo e não deu 1 dedo de melhorias nas nossas instalações e ainda rebaixou o clube para a Série B com uma campanha melancólica e com um time que já entrava em campo derrotado.

Depois da renúncia de Carlos Falcão, o “dono do clube” Aléxi Portela ainda se achou no direito de indicar mais outro nome para a sucessão do clube. E eis que ele apontou Raimundo Viana, 74 anos na época, para terminar o mandato de CF (que é até dezembro deste ano). Nem preciso lembrar que Raimundo Viana foi presidente do clube na década em que o rival foi heptacampeão estadual e que nosso time vivia num completo amadorismo, servindo apenas para sparring do rival e coadjuvante dos coadjuvantes nas competições nacionais. Fora que passados mais de 30 anos, Raimundo Viana está completamente desatualizado do futebol-bussiness que vem ganhando corpo a cada ano desde o fim da década de 1990.

raimundoviana-eleito

Com melhores resultados que o antecessor que renunciou, Raimundo Viana enganou muito torcedor rubro-negro, que confunde o jeito extrovertido e a simpatia de Raimundo Viana com a sua (in)capacidade como dirigente de futebol do século XXI. Com RV ganhamos um estadual depois de três anos e voltamos para a Primeira Divisão. Também foram realizados algumas obras no Complexo do Barradão, novos campos, arrumação do CT, mas ainda sim estamos vendo que VIANA não é a solução para o Vitória dar um upgrade em sua história e se estabelecer como um clube médio/grande no cenário nacional. Recentemente estamos vendo cada declaração bestial deste cidadão sobre nosso time, que nos envergonha. Fora sua relação permissiva, estreita e sem pulso com jogadores e o treinador Vágner Mancini, que em outros tempos já estaria demitido do Vitória, mas Viana sente medo de trocar o treinador por conta da relação de amizade que construiu com o mesmo.

Por fim, ao invés de querer minar a luta pela democracia no VITÓRIA baseado pelo que acontece no rival, por que não lembramos da origem da “democracia” no Bahia? Já esqueceram que esta democracia foi forjada? Já esqueceram que o ex-presidente tricolor Marcelo Guimarães Filho ofendeu o Ex-governador Jacques Wágner e a primeira dama? Esqueceram que no “golpe” que eles deram no Bahia, o primeiro a presidir foi um político ligado ao PT (Fernando Schmidt)? E que MGF é político do DEM/PSDB? E dizem as más línguas que MS é ligado ao PT e PC do B, PC do B este que está louco para entrar de vez em nosso clube.

Para encerrar, por que quem usa este argumento bufa da “democracia tricolor” ter eleito Marcelo Sant’Anna não lembra que as eleições de Fernando Carvalho (Internacional) e Alexandre Kalil foram pela torcida e que estes clubes faturaram os títulos da Libertadores e Mundial (Internacional em 2006)? Por que usam o pior exemplo para minar a luta pela democracia? Reflitam sobre a imagem que inicia este texto.

Atenciosamente,

Fábio Monteiro

redator Blog Casa Rubro-Negra

Anúncios

54 respostas em “DEMOCRACIA | Ela sempre será melhor opção em todos os sentidos

  1. Voltei para lembrar aqueles que me criticaram por falar que Dagoberto era fim de carreira. Aprenderam agora? Lembram que falei de Jorge Wagner?

    Curtir

      • Ele já vinha em decadência. Ano passado passou o tempo todo no dm do Vasco. Mas bola pra frente

        Curtir

      • O problema não é mandar Dagoberto embora, é contratar Ramalho que só é jogador por causa do pai, que só é convocado para a seleção boliviana porque o pai fez o gol que classificou o time para uma copa e por isso tem moral na federação. Pelo que vi desse Ramalho até hoje, prefiro Dagoberto com osteoporose.

        Curtir

  2. O time que terminou o jogo contra o coxa deveria ser o titular sempre. Com Serginho ao lado de Farias o time ganha em saida de bola e transição. F.Miguel-VR3:Ramon(Kanu)-D.Matheus:D.Renan-W.Farias:Serginho:Cardenas:Ramalho-K9-Marinho. Sou contra a saida de Dagoberto porque o elenco já é capenga e ainda perde jogadores, isso não é bom.

    Curtir

    • Mancini se quiser salvar a carreira dele dentro do Vitória tem que aceitar que vinha errando nas escalações. Creio que essa sua escalação é válida, assim como um 4-4-2 com um meio de campo e ataque assim, William Farias, Flávio (Marcelo/José Uelison), Cárdenas e Serginho; Kieza (Ramallo), Marinho. O Vander não o crucificaria, mas só serve para entrar num segundo tempo provável numa substituição do Marinho, quando esse ficar cansado ou ficar naqueles dias doidos em campo. Amaral é para substituição de Willian Farias quando não puder jogar ou cansar. A zaga é tudo seis por meia dúzia, difícil saber qual o pior ou melhor hoje.

      Curtir

      • Este time eu também escalaria. Burrecini é um treinador ultrapassado em conceitos e em seu feeling no escalar os jogadores. Neste jogo, cárdenas poderia ter jogado com Serginho e tirado o Boliviano, Ramulla. jogador fraquíssimo.

        Curtir

    • Pois é. Quem deveria sair não sai, é o caso de LD e outros que não contribuem com nada, a não ser mamar nas tetas do clube.
      Dagoberto pede não ter feito gols, mas tem qualidades como nenhum outro do atual elenco.

      Curtir

      • Macine é muito teimoso, ele vai afundar com essa teimosia em armar o time errado, o problema é que vai levar o Vitória junto.

        Curtir

  3. Sei q todo mundo “baba o ovo” de willaim Farias, mas por diversas vezes vejo ele parado sem marcar nimguem enquanto a região da frente de zaga esta totalmente desprotegida. Sei q ele tem um bom toque de bola e joga de cabeça levantada e com consciência, mas o primeiro papel do volante é marcar.

    Curtir

    • William Farias é o que menos tem culpa dessa deficiência de marcação do time. Só vejo o cara correndo de um lado para o outro cobrindo tudo. Não tem como ele marcar todos ao mesmo tempo. Com um meio de campo com só 3 jogadores ele faz até milagre ali para proteger a zaga.

      Curtir

  4. Duas considerações sobre o jogo de ontem:

    1 – O Vitória pagou por Kieza, mas recebeu Walker Maçal.
    2 – Já sabemos porque Marinho não ficou no cruzeiro, se jogasse ao lado dele o mandaria TNC umas 100x por jogo. Delegado filho da mãe!!! Corre olhando pro chão e não levanta a cabeça nenhuma vez para olhar o companheiro pedindo bola.

    Curtir

      • Teve uma jogada que Sherman deu de calcanhar pra ele e passou… Se ele toca o gringo ficaria de cara, mas na mente dele o “estrelo”, o “mais bonito”, o “pé de anjo” do time só pode ser ele. De vez em quando ele faz umas graças, é guerreiro, mas esse lado dele o prejudica demais.

        Curtir

      • Nao creio que seja por mesquinharia ou falta de companheirismo. É deficiencia tecnica mesmo

        Curtir

      • Marinho é esforçado, luta, mas ele tem uma visão estreita de jogada com os demais jogadores de equipe. Ele é bem peladeiro por assim dizer, e que parece que tem uma deficiência que vem da base dele, uma coisa que não foi corrigida.

        Curtir

      • Marinho é maluco. Ele não eh normal não. Basta lembrar as entrevistas dele, o jeito como ele fala, como age dentro e fora de campo. Ele tem um leve distúrbio mental, com certeza.

        Curtir

      • Ele precisa ser orientado, sabemos que burro velho não aprende truque novo, mas quem sabe Pirracini consegue lapidar esse rapaz. Chama no canto no treino e conversa com ele, pede pra ele priorizar o passe, etc.

        Curtir

      • As virttudes nao destcadas, ele quando esta sendo atacado vem marcar na lateral direita e da um pique de 100 mts, para levar a bola ao ataque, essa deficiencia de nao levantara cabeça era pra ter sido corrigido na base, agora e praticamente impossivl, como diz o ditado “papagaio velho nao aprende a falar”, e o que eu penso.

        Curtir

    • Ainda bem que em tempo estão aceitando a que já venho dizendo de muito sobre esse babeiro maluco. Marinho é literalmente um p… tonta, com ele é sempre uma no cravo e outra na ferradura.

      Curtir

  5. Vai cair mantendo o mesmo técnico vai ser incrível, o primeiro time da historia do brasileirão pobre ridículo time de 3 divisão.

    Curtir

    • Ele a cada dia dia se supera nas entrevistas.

      Esse cidadão precisa ser internado ontem! Nunca ouvi tanta babaquice em uma entrevista só. Fica com esses devaneios e ainda diz que a cobrança do conselho gera tititi e isso pode afastar investidor, pois eu se fosse um investidor eu não teria coragem de pôr um real em um clube que tem um esquizofrênico desses como presidente, imagina o cara comparar Grêmio, Corinthians, Palmeiras… com o Vitória? Eu sou Vitória mas sei as limitações do meu time. Meu Deus, estamos fud… nas mãos desse louco varrido.

      Curtir

  6. Treinador broxante, time broxado, ou seja, o time é o que seu treinador quer que ele seja. Não existe elenco bom na mão de Mancini. Ele muda as características dos jogadores e lhes dá função tática diferente daquela própria do atleta, punindo quem não lhe segue as ordens, suprimindo a criatividade e liberdade do jogador.

    Porque nenhum meia sobressai na equipe comandada por Burrecini? Porque tem a função primeira, segunda e terceira de jogar de costas para o ataque e longe dos finalizadores.

    Porque o ataque do Vitória finaliza pouco e as vitórias são raras, espremidas pelo placar mínimo? Porque pegam a defesa adversária montada, pela lentidão da saída de bola da defesa para o meio e para o ataque?

    Porque a defesa leva tantos gols? porque não há cobertura do único volante para ambas as laterais, sabidamente fracos, e Burrecini sismou de não jogar com três zagueiros, quando um deles fica na sobra pelo meio, daqueles dois que saem, cada um, para combater o adversário nas pontas.

    Assim, a culpa acaba sendo atribuída aos jogadores, ora de um lado, ora de outro, ora do único meias. Leandro Domingues, Cárdenas, Serginho, Flávio e quem quer que seja.

    Chega de Burrecini, chega de teimosia.

    Curtir

  7. Vejam a diferença de mentalidade; o Coxa ta lutando contra o rebaixamento(assim como nós), tem duas partidas fora de casa(Vitoria e São Paulo), mas, mesmo assim, vem com força máxima, enquanto isso…..triste Vitoria…o ultimo que sair, apague a luz.

    Curtir

    • No futebol do Vitória de hoje não existe ambição alguma em avançar nesses campeonatos. O que é amadorismo! O Coritiba não tem esse time todo, mas se mostra compromissado ao manter um time inteiro para esse jogo.

      Curtir

  8. Um pouco mais,da mesma coisa!
    O time sem vergonha,sai ano entra ano e é,a mesma coisa.
    Time brigando para não cair!
    Ou time para tentar subir,não muda nada,neste velhinho de mais de 100 anos.
    Até quando isso,vai ficar acontecendo?
    Só tem isso para todos anos?…não joga para ganhar de ninguém?…não identidade própria?
    E ainda falam em 100.000 associados em dias!?
    Para oferecer o que,mesmo!
    Time fraco,não briga por título nenhum,nem a copa do Brasil,que todos sabem,que é o caminho
    mas,rápido para um título nacional e libertadores.
    Só o baianinho,que não faz medo a ninguém!
    Vê se acorda!
    VITÓRIA SEMPRE!CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

    Curtir

  9. Medo de partido entrar no clube? Já entrou.
    Medo de um aventureiro entrar no clube? Já entraram… Lembro de AP, CF e MM. Por baixo.
    Medo de não ter uma oposição qualificada? Balela de gente medrosa que adora manter tudo na mesmice. Melhor que deixar um bando de bosta (conselheiros) errarem ao escolher o nosso presidente, prefiro que a torcida erre e tente acertar depois.
    O bahia pelo menos aprendeu com o erro de Marcelo, Pode errar de novo? pode! Mas é mlehor do que deixar nas mãos de um conselho comprado e ridículo, que nem o nosso. Ressalvado algumas exceções.

    Vitória sempre será pequeno se não derem um gás, um impulso novo. Somos um time/clube que sempre foi comandado por tradicionais e inescrupulosas famílias tradicionais soteropolitanas que mal fizeram algo pelo clube.

    Curtir

  10. Diretas já!! Dizer que apoia democracia, apenas, e se houver uma oposição qualificada não é ser a favor da democracia. É ser a favor do conservadorismo. Inclusive é a idéia contida na carta que a tui vergonhosamente escreveu dizendo que não apoiava aventureiros e apoiava a quadrilha. É óbvio que queremos que através da democracia venha algo melhor mas isso não é garantido. É o ônus da democracia. Estejamos preparados. Até porquê não temos como prever o que o candidato a ou b fará de positivo. Já chega desse caruru de interesses que é o sinistro e obscuro ambiente do vitória. Fora a quadrilha ainda tem que fazer as vontades dos 300 mauricinhos de meia idade que fingem zelar pelo clube. CHEGA. postagem acertada. APOIADO!

    Curtir

  11. Triste realidade, estamos na zona de rebaixamento,resta saber se vamos conseguir sair.
    O Atlético do Paraná, Ponte Petra,Chapecoense , sport e até o combalido Botafogo,o que esses clubes tem melhor que o esporte clube Vitória????????
    As desculpas são sempre as mesmas: cotas desiguais,menos dinheiro,etc…..será ,só isso mesmo??????

    Curtir

  12. Como diz a letra da música: ” e demorou, mas chegou”. Chegamos no z4, só nos resta torcer para o Vitória fazer como de costume: ganhar quando ninguém acredita.

    Curtir

  13. No texto você falou bem! No rival foi o governo do estado que acabou intervindo no clube, isso foi muito claro e aberto. E nessa intervenção teve muita jogada política no meio. Fizeram tudo de tal forma que as coisas ficassem facilitadas nas relações políticas dentro do clube deles com as pretensões do governo, principalmente com a utilização da Arena. No Vitória se ocorresse isso, não seria muito diferente.
    O Vitória tem que se entender é dentro da própria instituição, sem colocar política no meio, o que acho difícil de acontecer por ter muito político infiltrado no conselho do clube. O problema é que, sendo empresário a maioria desse conselho, uma parte dele tende a ir para a política. Vira um ciclo vicioso. Até o Paulo Carneiro na época caiu nessa onda. Sobe para a cabeça de muitos essa sedução…

    Curtir

  14. A democracia é sempre a democracia. Não a democracia popularesca, populista, onde a gente ver que, por qualquer coisa nego queima pneus e trava a vida de todo mundo. Se faltar um dentista um dia o pessoal queima pneus e é aquele panorama que todo mundo já passou, inclusive eu.Mas o seguinte: esse grupo que está aí nos deu a alegria, tudo bem de sair da terceira, reconheço. Mas como ele, perdemos por duas vezes a oportunidade do penta baiano para equipes ridículas amadoras, como Colo-Colo e Jahia de Feira.

    Curtir

  15. E dizem que futebol e politica não tem nada a ver rsrsrsrs já li muito isso e nunca concordei com essa afirmação, gestão de futebol por si já é política.

    Independente de qualquer coisa democracia acima de tudo.

    Mesmo que o time de Itinga esteja na pior pelo menos eles tem a certeza que mudança na gestão irá ocorrer. E mais uma vez o seu cardume terá a importante decisão de escolher o seu “ingestor”. Ainda há esperanças para eles e ela sempre irá se renovar quando as coisas derem errado e que sempre dê.

    E nós? Estamos na merda e não temos sequer o poder de decisão.

    Democracia é isso, nem sempre a maioria escolhe certo as vezes existe o fator sorte oooou escolha errada mesmo, ou por não conhecer os candidatos e suas respectivas propostas a fundo ou por ignorância mesmo. Assim como fazem na escolha dos candidatos ao legislativo e executivo de nosso país.

    Abraços.

    Curtir

  16. Tenho a mesma opinião do blogueiro.
    Excelente texto e com bons argumentos.
    Democracia sem dúvida é o caminho a ser seguido!
    Melhor ficarmos com um presidente ruim por quatro anos ,do que termos que aturar uma diretoria incompetente se perpetuando, passando de “amigo p amigo”.
    Quem for eleito pelo sócio saberá que p ser reeleito terá q realizar um bom trabalho.

    Curtir

  17. Já que você se referiu a mim, eu posso me defender né? Eu NUNCA falei hora alguma que prefiro ditadura, só falei que concordava com o comentário do amigo, que tinha dito que precisamos organizar uma oposição. Só isso. Do jeito que está hoje, é capaz de sair Chaos única, adianta alguma coisa a tal democracia nessas circunstâncias?

    Adianta também botar qualquer um lá pra passar vergonha e ter que esperar 4 anos pra tirar como acontece com o rival?

    Meio comentário foi justamente pra fazer com que a democracia funcione. Mas mais uma vez fui mal interpretado aqui, normal.

    SRN

    Curtir

    • Eu só gostaria que o honorável blogueiro provasse onde eu disse que preferia “ditadura” a democracia. Eu só falei que precisamos de uma oposição forte… A “democratização” do clube não terá efeito algum se não houver eleições por aclamação e com chapa única. Precisamos de pessoas preparadas para assumir o clube, não de paspalhos aventureiros como o Sr. Marcelo Santana. Esse é meu ponto. Onde eu disse que prefiro “ditadura”??? O meu ponto é justamente ter uma oposição forte para combater a tal “ditadura”… Os principais nomes da oposição hoje são mais sujos que pau de galinheiro. Precisamos de uma oposição feita por gente de visão, gente capacitada, e não por gente que tem como único intuito tomar o “poder” das mãos da atual direção… O que eles querem é tomar o poder para si.

      O método de distorcer o que as pessoas falam, e até de censura é que são metodos dos diretores… Estou muito decepcionado…

      Curtir

      • Relaxe Deivid. A crítica não foi pessoal, ela engloba a coletividadr anônima que pensa ou já pensou e que já externou o medo da democracia citando o rival. Só peguei seu gancho de sua postagem com certo receio da democracia, vc deixou esta impressão naquela postagem, nada das coisas duras aqui é dirigida a vc, indivíduo, e sim a quem pensa q o jeito atual de escolha de presidente seja melhor que pela participação direta da torcida.

        Curtir

      • Concordo com Deivid. Democracia é o caminho, mas exige cuidados para não virar baderna.

        Curtir

    • Mais uma coisa, só pra provar que eu estou certo no que falei, você mencionou aí eleições de bons dirigentes do Inter e do Atlético, certamente isso só foi possível, pq esses clubes tinham pessoas capacitadas na oposição, tinham uma oposição forte… E foi exatamente esse meu ponto. Não adianta democracia se é pra botar gente que só quer sugar o clube… Os bons exemplos servem pra mostrar que se você tem gente qualificada oposição, a democracia pode fazer muito bem, mas se você não tem boa gente pra colocar lá, dá a merda que está no baea, Marcelo Biba Santana já gastou boa parte, senão tudo, o que recebeu renovações de contato, na série B… Que provavelmente não vai conseguir o acesso.

      Digo é repito, a democracia é a melhor forma de governo, mas precisa de gente qualificada pra assumir, senão vira bagunça.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s