Conheçam o Panorama das Eleições do Vitória!

ivadealmeida

♦ CHAPA “VITÓRIA DO TORCEDOR” DIVULGA NOMES DE PRESIDENTE E VICE

vitoria-do-torcedor-logo

A chapa Vitória do Torcedor, a única verdadeiramente de oposição à atual administração do ECV, lançou na noite de ontem (10/11) os nomes do professor Ivã de Almeida e do ex-vereador de Salvador, Agenor Gordilho, para os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Executivo do Rubro-Negro. A reunião aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários, na Mercês, capital baiana e contou com a presença de mais de 90 apoiadores da chapa que elegeram por unanimidade a indicação de Ivã e de Agenor para os principais cargos diretivos do Esporte Clube Vitória, caso a chapa saia vencedora do pleito a ser realizado no próximo dia 10 de dezembro, nas dependências do Barradão.

Ivã de Almeida é professor universitário e sócio-diretor da Fundação Bahiana de Engenharia e tentou, sem sucesso, assumir o clube nas duas últimas eleições (2013 e 2015*, depois da renúncia de Carlos Falcão, onde foi derrotado por Raimundo Viana, que naquela altura tinha todo o apoio de Aléxi Portela Jr.)

Agenor Gordilho tem carreira política e já foi ex-vereador por Salvador e faz parte da tradicional família Catharino Gordilho, que já teve vários presidentes e dirigentes no Leão, sobretudo na primeira metade do século XX.

♦ AMADORISMO E DESESPERO #CADAVEZMAIOR

raimundo-viana

O atual presidente do clube, Sr. Raimundo Viana, parece que está encontrando sérias dificuldades para montar a sua própria chapa, intitulada como “Vitória Cada Vez Maior“, que mais parece uma grande ironia e tripudiação deles com a torcida do clube. Já colhi dezenas de denúncias de que ele está usando uma funcionária do clube de prenome Mônica, que está usando a base de dados do SMV para fazer telefonemas aos sócios-torcedores pedindo a inscrição na chapa da situação. E nos últimos dias, para piorar, já saíram depoimentos de que o próprio Viana está ligando para os torcedores pedindo apoio. Ou seja, fazendo o uso da máquina do clube para fazer serviço de telemarketing. A chapa VdT estará tomando as devidas providências em relação a isso.

Agora é interessante e, de certa forma, preocupante o tamanho do amadorismo destes caras. Ou eles acharam mesmo que não teriam concorrentes neste pleito e por isso não deram importância aos prazos (dia 20 é o prazo final para a inscrição das chapas), ou eles são muito desorganizados e amadores ao extremo (creio mais nesta hipótese). Nunca vi quem tá no Poder correr o risco de perdê-lo por incapacidade de formar a sua própria chapa no prazo estipulado. Já há boatos, que Viana estaria nos bastidores querendo reativar o Estatuto das Eleições Diretas, que exige a metade de apoiadores na chapa e permite que os derrotados tenham algumas cadeiras no Conselho Deliberativo.

♦ PAULO CARNEIRO LANÇA CHAPA COM WALTER SEIJO

Paulo-Carneiro

Walter Seijo tinha demonstrado apoio a chapa Vitória do Torcedor, que por sua vez, tomou a corajosa atitude de rejeitar a presença dele e de outros nomes ligados ao ex-presidente Paulo Carneiro (foto). Em virtude disso, PC que estaria também negociando o cargo de Gestor de Futebol na chapa de Viana, resolveu lançar, junto com Seijo, a Chapa Vitória Gigante, que começou ontem mesmo a correr atrás de apoiadores com página de facebook e outras mídias de recrutamento. PC deve estar vendo que Viana não conseguirá montar a própria chapa e resolveu se juntar aos membros da ex-chapa de 2013, “Vitória Século XXI” para recrutar e formar sua própria chapa. Vale ressaltar que por ter perdido o prazo de renovação do SMV, Paulo Carneiro não pode ter cargo de conselho deliberativo nem executivo, ele só pode voltar ao clube com cargo subordinado a exemplo de Diretor de Futebol ou de Marketing.

chapa-vitoriagigante

♦ FALCÃO É O PADRINHO OCULTO DA CHAPA “VITÓRIA DE TODOS NÓS”

falcao renuncia

Quem de fato pode ameaçar a chapa VITÓRIA DO TORCEDOR é a chapa dos conselheiros que romperam com Raimundo Viana e que são fieis a Carlos Falcão e ao seu mentor Aléxi Portela. A chapa “Vitória de Todos Nós” tem Ricardo David e Cristóvão Rios como presidente e vice-presidente executivo da chapa, respectivamente e conta com conselheiros que ajudaram a barrar o estatuto das eleições diretas no meio deste ano, sobretudo do advogado Dilson Pereira, que já causou muita polêmica em grupos de facebook pela sua postura explícita contra a democracia no clube e hoje eles usam o argumento das Diretas, sendo que eles foram contra.

Ciente de que seu nome gera muita resistência na torcida, devido ao seu período curto mas marcante de forma negativa no clube, Carlos Falcão apoia a chapa, só que nas sombras. Além disso constam vários parentes e amigos pessoais seus entre os membros da Vitória de Todos Nós.

vitoriadetodosnos

♦ COMO FUNCIONA AS ELEIÇÕES DO VITÓRIA

O Estatuto que previa eleições diretas já para este ano e a formação de conselho proporcional foi rasgado por ações de bastidores de Raimundo Viana no meio do ano. Portanto segue ainda os moldes da era Alexiana, onde é feita para favorecer quem está no comando do clube, pois exige que para concorrer é preciso juntar 270 pessoas entre sócios SMV ativos com 18 meses de associação consecutiva e conselheiros, por isso não é possível uma chapa 100% de renovação, sem conselheiros atuais (ou suplentes). ENTENDERAM que para formar chapas de oposição os interessados têm que “catar” conselheiros que estejam insatisfeitos com quem esteja gerindo o clube? Além disso, neste estatuto de 2008, a chapa vencedora tem as 270 cadeiras, ou seja, não há proporcionalidade do conselho que é algo muito comum em vários setores da sociedade, pois isso garante o mínimo do contraditório e evita um “Conselho do Amém” ou de “Irmandade”.

Enfim, para participar do processo eleitoral do clube, o sócio-torcedor tem que estar adimplente e com 18 meses de associação ininterrupta, enquanto os conselheiros devem estar em dia com as suas contribuições. A votação será secreta. A eleição é indireta. O sócio vota em uma chapa, formada por 270 nomes. Os componentes da chapa também precisam ser sócios adimplentes e ininterruptos por 18 meses.

Portanto torcedores, aí está o panorama das eleições rubro-negras, que pode ter de 2 a 4 chapas. Como dá para perceber, a chapa de oposição realmente é a que escolhi para apoiar (Vitória do Torcedor), pois Viana mostrou que não tem capacidade nem de formar sua própria chapa para se manter, Carlos Falcão e os fiéis escudeiros de Alexi Portela já tiveram sua vez e mostraram o quanto desconhecem do futebol, levando o Vitória a sucessivos vexames. Não creio que PC consiga montar a sua chapa pelo prazo apertado (são menos de 10 dias).

Por isso, quem aqui for associado há 18 meses compareça no dia 10/12 das 08 às 15h para votar na Chapa VITÓRIA DO TORCEDOR!

***No dia 21/11 conversei com Dilson e o mesmo me comprovou, em conversas por email com membros do conselho, que mudou de opinião sobre as diretas.

Anúncios

30 respostas em “Conheçam o Panorama das Eleições do Vitória!

  1. Fábio, o momento atual do vitória é crítico. Não podemos mais aceitar aventuras na administração do Vitória. Já perdemos o melhor momento do futebol brasileiro que foi a copa do mundo e o que crescemos em patrimônio?
    O nome de Paulo Carneiro é o nome exata para esse momento em que não podemos errar mais. Lembre-se que Paulo Carneiro esteve trabalhando no Atlético Paranaense e deu para se reciclar e aprender novos métodos de trabalho. Eu até votaria nessa Chapa Vitória do torcedor, mas como eles se dizem a favor de conselho composto pelos mais variados pensamentos e excluem Walter Seijo? Achei errado isso.
    Em relação a chapa de Raimundo Viana é mais do mesmo. E a Chapa Vitória de Todos Nós é aceitar o continuísmo e o peruismo da pior gestão do Vitória que foi a de Carlos Falcão.
    Junte-se a chapa de Paulo Carneiro, você tem muito o que contribuir.

    Curtir

  2. Também acho a série b um título importantíssimo e é frustrante disputá-lo 8 vezes sem sucesso.

    Não gosto de disputar a série b, mas se o ECV tiver que jogá-la deveria entrar na competição com firme propósito de disputar o título e não, simplesmente, “subir”.

    Curtir

  3. Belo texto Fábio. Como sempre, bastante informativo.
    Foi uma bela explanação de quem realmente compõe estas chapas, e quem são as pessoas “ocultas” que estão apoiando cada chapa. Sugiro um texto futuro com as principais propostas de cada chapa.
    Admiro a sua posição de externar sua preferência pela chapa Vitória do Torcedor, e bater de frente com essa galera que apoiou Viana e diz que quer mudanças, mas agora apoia uma chapa que tem Falcão apoiando “nas sombras”.
    Realmente, o Vitória só terá um futuro melhor quando sair das mãos deste grupo nefasto que só quer se perpetuar no poder, e não se importa com o principal objetivo do clube, que é dar um título nacional a torcida do Vitória, algo que tanto ansiamos.

    OBS: É inadmissível que um time centenário como o Vitória tenha disputado tantas vezes a série B e nunca tenha ganhado tal título. É claro que ansiamos uma COPA DO BRASIL ou SULAMERICANA, mas é incrível que o Atlético Goianiense mesmo disputando com o Vasco tenha ganhado, e o Vitória nunca ganhou este campeonato.
    Só na cabeça desta diretoria medonha e amadora, que campeonato baiano vale mais que uma série B.

    Sem mais, oremos para o Vitória ficar na série A, e que a chapa que seja eleita, seja a chapa da torcida, e não das mesmas caras de sempre.

    SRN

    Curtir

  4. Prezado Ranon,

    Pessoalmente, comecei a torcer pelo Vitória em 1989 (administração Adhemar Lemos).

    PC administrou o Vitória entre 1990 até 2003.

    13 anos.
    9 títulos estaduais e 3 copas do nordeste.
    vice brasileiro em 1993 e 3 colocado em 1997.
    4 colocado na copa do brasil de 2002.

    Sem dúvida, uma época de avanços. Mas poderíamos destacar as falhas de Paulo Carneiro e, até mesmo, alguns avanços dos outros presidentes.

    Cumpre destacar que, naquela época (até 2002), só dois clubes eram rebaixados (portanto, não sofreríamos nenhum dos rebaixamentos recentes, poderíamos mencionar que o clube acabou na série c, que contratou o argentino Gabrich (a peso de ouro) para participar de 09 jogos pífios e ser dispensado …..

    Poderia até comparar com o desastrado Alexi Portela (6 anos de gestão).
    4 títulos estaduais.
    1 copa do nordeste.
    vice da copa do nordeste 2010.
    5 colocado no brasileiro.

    (Na minha opinião, um desastre).

    Poderia dizer da sagacidade de Raimundo Viana cobrar do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa a execução de obras no entorno do Barradão ….

    Quem não tem absolutamente nada de positivo é Falcão.

    Mas, não se trata disso. Na verdade, a escolha do presidente do clube, em meu entendimento, envolve qualidades que Paulo Carneiro não tem (assim como, os outros dois).

    A qualidade de valorizar a participação da torcida no processo decisório (eleições diretas e conselho proporcional) …. .

    O ECV precisa, com urgência, de um presidente/ conselho com compromisso em reformular o estatuto do clube e não “empurrar com a barriga” como feito nos últimos anos com a estratégia de nomear uma comissão para estudos que não conclui o trabalho nunca.

    Concordo que a gestão deve estabelecer metas claras em relação ao futebol, estrutura, esportes olímpicos, marketing, associação dos torcedores, crescimento da torcida… .

    Mas, antes, precisamos reformar o estatuto.

    É retornar ao passado, do mesmo modo que o Vasco optou pelo Eurico.

    Curtir

    • A única diferença entre PC e essa galera que aí está é que na época de PC as cotas de TV não era tão elevadas como são hoje, praticamente 70% do orçamento garantido para o ano todo. PC tinha que administrar com patrocínio de camisa, venda de jogadores que por sinal não vendemos mais e bilheteria.
      Na época de PC o Vitória tinha jogadores convocados para seleção brasileira e hoje?!?
      As entrevistas de PC colocavam o Vitória entre os melhores, diferente dos atuais dirigentes que dizem que time GRANDE (INTER) não pode cair.
      Ou seja, não dá pra comprar!!!
      O Vitória só foi respeitado seja no âmbito regional ou nacional com PC.
      OBS. Não sou a favor da volta de PC, agora não podemos esquecer seus méritos que são infinitamente maiores que os deméritos.

      Curtir

  5. vejo a galera falando de PC, que é retornar ao passado, que deixou na série c, coisa e tal. Mas se eu não me engano foi na era PC que tivemos os melhores elencos e fizemos bons campeonatos batendo de frente com os “grandes” e chegando a ter um certo respeito. Uma grande parte da torcida hoje inclusive eu passou a ser Vitória graças a essa época, falhou? falhou, nos deixou na série c com dividas mais até hoje ninguém que ficou a frente do Vitória após ele fez um trabalho ao minimo semelhante. PC teve méritos e deméritos também, mas a maioria que assumiu até hoje foi tão insignificante ou incompetente que da motivos de PC ser lembrado até hoje. Nos dias atuais temos um clube com as contas equilibradas segundo eles mais e ai? qual o objetivo do Vitória? temos alguma meta? quais são? pois entra ano, sai ano ou é lutar pra se manter ou vamos subir negô, passamos a ser um clube golfinho que sobe faz uma graça e depois desce de novo. Cansativo isso por isso que nos apegamos a fantasmas do passado pra ver se volta um pouco da alegria de outrora.

    Curtir

  6. Infelizmente,não voto.
    Essa seria minha opção,por achar que no momento esse grupo pode administrar com mais profissionalismo o Vitória.Esperando q eles realmente modernizem e convoquem eleições diretas.
    Paulo Carneiro é retroceder demais,não podemos esquecer q ele nos deixou na terceira,entrou na justiça contra o clube e vestiu literalmente a camisa do Jaia,logo nós q dizemos sempre:quem vive de passado é museu,não deveríamos cogitar esse retorno,agradeço o que ele fez,mas já foi,está é minha opinião.
    Continuismo com Alex,Falcão, Raimundo Viana,manoel Matos e cia é a mesmice de sempre e nós estamos vendo o resultado em campo.

    Curtir

  7. Prezado Fábio,

    Excelente post.

    Também votaria na chapa “Vitória do Torcedor” mas, em razão de residir fora de Salvador há quase 15 anos, deixei de renovar o plano de associado há uns 3 anos.

    Em janeiro, quando retornar a Salvador, um dos primeiros compromissos meus será renovar o plano de associados seja quem forem os eleitos.

    “poder não se entrega, se conquista”.

    Os donatários do vitória não largará o osso enquanto não forem obrigados.

    Apenas uma chapa com predominância de opositores mudará o estatuto (com eleição direta e conselho proporcional).

    Esse é, no meu entendimento, prioridade para o clube.

    A chapa “vitória de todos nós” se conta com Falcão e Portela deveria ter vergonha em mencionar o termo democracia.

    O Vitória era um feudo total em uma época que as principais equipes optaram pela revisão dos seus estatutos.

    Afirmo o mesmo em relação a Paulo Carneiro.

    Apesar de visionário, em sua época, PC era um “déspota esclarecido”.

    Sem falar na mania de acreditar que éramos uma torcida de ricos.

    Quem é da minha geração lembra da infâmia decisão de colocar o ingresso na final do campeonato do nordeste de 2001 com preço de 20 inteira e 10 meia em 2001 que traduziu em um público de 3.000 torcedores.

    O Sport Recife, no jogo da volta, colocou o ingresso de inteira e 5 reais e lotou a Ilha do Retiro.

    Votaria na Vitória do Torcedor porque tenho a certeza que a democracia no clube é o melhor sistema, uma vez que, o dirigente deve prestar contas aos associados/ torcedores e fomenta a participação engajamento da torcida.

    Espero que o Vitória permaneça na série a, mas não acredito que a torcida se conforme com tão pouco.

    A maioria dos torcedores e associados tem demonstrado a existência de um “sentimento de mudança” e a exigência de maior participação, cedo ou tarde, modificará o estatuto.

    Neste sentido, acho que a Vitória do Torcedor tem chance de sair da disputa com vencedora.

    Curtir

  8. atlético goianiense campeão da serie B, desbancando Jahia e vasco, chapecoense fazendo boa campanha na sulamericana, e nossa diretoria dando eternas desculpas de orçamento inferior e mercado de contratações em baixa.

    Curtir

  9. Espero apenas que uma possível permanência do clube na serie A não dê margem para torcedores deslumbrados e fáceis de se jogar lábia continuem perpetuando o grupo que aí está

    Curtir

  10. Roger, o presidente, necessariamente, não precisa entender de futebol, mas da sua gestão administrativa. O diretor e gerente de futebol, sim.

    Curtir

    • Ubaldo, é importante o presidente entender de futebol, do contrário ficará sempre refém da opinião de terceiros, diretor de futebol vem e vai e o presidente fica, no fim é este quem sempre responde pelo sucesso ou insucesso do clube. SRN!

      Curtir

      • Continuo discordando. Já imaginou o presidente de um país, de uma empresa ter que entender de tudo, não precisariam de assessores, gerentes e de outros que lhe ajudem a fazer bem o trabalho.Ter discernimento, competência, isenção para escolher os melhores e, principalmente substitui-los quando julgar que não estão fazendo bem o seu trabalho, é sua função.

        Curtir

  11. Achei que ia ler um texto imparcial…. mas infelizmente é mais um texto que visa fazer política para uma determinada chapa, acho que votarei na chapa vitória gigante..

    Curtir

    • Ola Fred, o blog é parcial, aqui não é jornalismo esportivo tradicional. Sempre falei dos fatos do clube sob a minha visão. Pena que vc prefere arriscar com a volta de Paulo Carneiro do que se envolver com novas pessoas, nova mentalidade.

      Curtir

    • Fred, respeito o seu direito de votar em quem sua consciência achar melhor, mas votar em chapa apoiada pelo senhor PC, na minha opinião, é um ato retrogrado e de acreditar no passado. Esse senhor vem demonstrando que em verdade não é Vitória, mas sim ele mesmo. Depois da fatídica gestão que findou com sua saída do clube, virou dirigente profissional com projetos pessoais e visando se manter em evidência.

      Curtir

      • Os possiveis eleitores da chapa apoiada por PC , deveriam refletir um pouco sobre o que aconteceu no final da gestão dele no Vitoria: REBAIXADO PARA A SERIE C E FALIDO!

        Curtir

  12. 1 – Permanência na série A. 2 – Vitória da oposição na eleição. 3 – Formação rápida de um elenco qualificado para 2017. 4 – Democratização do clube. São as necessidades urgentes que possui o ECV, tudo isso para ser posto em prática nos próximos 3 meses. Acontecendo todos esses eventos o torcedor rubro-negro voltará a ter motivos para sorrir e acreditar no futuro do clube.

    OBS.: Pensei que a chapa do Vitória do Torcedor seria formada por Sinval Vieira e Augusto Vasconcelos, mas Ivã de Almeida tem muita história, é um bom nome, só não sei se conhece de futebol.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s