Quatro chapas são inscritas para as eleições rubro-negras

vitoria-do-torcedor-logo

Já que a mídia tradicional baiana não noticia em seus programas esportivos, cabe aos blogueiros e sites independentes sobre o ESPORTE CLUBE VITÓRIA tocar num tema importantíssimo que são as eleições no ECV, pleito este com ares de ineditismo no futebol baiano. Sim, pois na tal falada “democracia tricolor”, só havia um nome verdadeiramente forte que era o de Marcelo Sant’Anna, que obviamente ganhou as eleições do rival em dezembro de 2014.

Após uma “vida” inteira de eleições completamente indiretas, sem a  participação do torcedor, na qual o conchavo e força política regiam os “indicados” aos cargos de Presidente e Vice do Executivo e Deliberativo do Clube; neste ano de 2016 as eleições do Vitória terão 4 chapas na disputa, sendo duas de posicionamento opositor à diretoria atual rubro-negra regida na batuta de Raimundo Viana e Manoel Matos. Ontem foi o prazo final para inscrição e as chapas Vitória Cada Vez Mais Forte (Raimundo Viana), Vitória de Todos Nós (Ricardo David e apoio velado de Alexi Portela e Carlos Falcão), Vitória do Torcedor (Ivã de Almeida) e Vitória Gigante (Walter Seijo/Paulo Carneiro) ratificaram as suas participações no pleito, com cada uma exibindo o mínimo de 270 nomes para assumirem o Conselho Deliberativo, Executivo e os suplentes) em caso de vitória.

vitoria-do-torcedor-inscricao3

A “Vitória do Torcedor” foi a primeira a fazer a inscrição, logo pela manhã. Já pela tarde, por volta das 14h foi a vez da chapa de Ricardo David; e nos últimos minutos do prazo findar foram inscritas as chapas de Raimundo Viana e a do ex-presidente Paulo Carneiro, totalizando as 4 chapas. Entretanto, por conta de não contar com a presença do candidato ao cargo executivo do clube e sim por procuração de advogados, a chapa Vitória Gigante, de Paulo Carneiro e W. Seijo, pode ser impugnada. O pedido já foi feito pela chapa Vitória de Todos Nós e contou com a supervisão e apoio da Chapa Vitória do Torcedor, pois o regulamento é claro sobre a obrigatoriedade do candidato à presidência do clube fazer a inscrição formal, sem direito a procuração a qualquer quem seja. Após ser comunicado, Walter Seijo esteve no Barradão por volta das 18h, ou seja, acima do horário máximo. Sinal de celeuma à vista. De acordo com a “rádio-peão”, os atrasos das chapas de Raimundo Viana e Paulo Carneiro foi estratégia para ganhar tempo e formalizar a fusão das duas, ou na pior hipótese, tentar judicializar e travar o pleito.

whatsapp-image-2016-11-21-at-21-18-56

No dia 11/11 eu comentei sobre Dilson Pereira, apoiador da chapa Vitória de Todos Nós, ser contrário as eleições diretas. De fato rolou esta opinião dele num dos grupos do Vitória no face, em novembro de 2014. O mesmo entrou em contato comigo e enviou prints de emails e conversas com outros membros de sua chapa, mostrando que ele tinha mudado de opinião, quando se convenceu da sua ideia inicial, após verificar o movimento que vem crescendo em todos os grandes clubes do país e como eles estão colocando esta questão na prática. Portanto, foi dado aqui o Direito de Resposta do advogado Dilson, que de maneira educada conversou comigo em aplicativos de comunicação instantânea da internet.

whatsapp-image-2016-11-21-at-21-15-55whatsapp-image-2016-11-21-at-21-28-23

EM RELAÇÃO AS PROPOSTAS DAS CHAPAS

No geral, todas as quatro chapas apresentam o mesmo discurso de modernização do clube, fortalecimento das divisões de base, eleições diretas para o próximo pleito em 2020, contratações mais criteriosas e a busca, de forma planejada e incessante pelo primeiro título nacional. E já dando o meu pitaco, até porque aqui não é Jornalismo Esportivo Tradicional, eu digo que confio mais na Chapa Vitória do Torcedor, que é formada por 90% de torcedores de arquibancada, pessoas que conheço de encontrar no Barradão e que são bem participativas nas comunidades de facebook e whatsapp, alguns são ex colegas de escola meus e, claro, devido ao atual pleito ser regido pelo estatuto velho, há presença de políticos e ex-dirigentes que geram posicionamentos bem opostos de muito torcedores comuns não envolvidos diretamente no pleito.

Para encerrar, eu defendo a Chapa Vitória do Torcedor, além da base ser formada realmente por quem paga SMV e frequenta os estádios (Barradão, Pituaçu e Fonte Nova) nos jogos do Leão, pois já vimos que a Turma do Atraso (Raimundo Viana, AP, CF e RD) teve todas as chances de ganhar a torcida com belos times, belas campanhas e títulos sonantes, mas não fizeram nada além do sistemático apequenamento do clube em todas as esferas, perdendo inclusive as hegemonias estadual e regional, incluindo dois rebaixamentos e lutando agora para evitar o terceiro nos últimos 6 anos.

vitoria_gigante2

Já sobre Paulo Carneiro nem é preciso lembrar que o “mito” deixou o clube na Série C, em 2005, devendo a Deus e o Mundo e que precisou de Aléxi Portela ter sido o fiador do Clube até meados de 2009, colocando dinheiro próprio no clube para não ser acionado na Justiça, e isso eu tenho que reconhecer de Aléxi. Vale ressaltar que o dinheiro que ele aplicou já foi recuperado ao final da temporada 2010 (é o que foi veiculado à época). Além disso, PC, apesar de ter muito conhecimento de futebol, marketing e gestão, tem um perfil centralizador e explosivo que me permite em não acreditar que ele estará disposto a colocar as eleições diretas no clube, já para o ano de 2020, próximo pleito do ECV.

Não parecem um punhado de empresários riquinhos esta chapa?

Não parecem um punhado de empresários riquinhos esta chapa?

Ricardo David era do grupo de Carlos Falcão, simplesmente o presidente mais fracassado da História do Vitória. Em cerca de 18 meses no cargo, fomos rebaixados em 2014 com uma campanha vergonhosa, perdemos dois estaduais, não ganhamos um BaVi sequer na Era Falcão, o clássico ganhou a música Lepo-Lepo pelos constantes 2×0 favoráveis ao rival, fomos medíocres nas edições 2014 e 2015 do Nordestão e nem conseguimos disputar a edição 2016 da copa regional, pois havíamos sido eliminados nas quartas de finais do Baianão de 2015 para o nanico Colo-Colo de Ilhéus, que gerou a sua renúncia. Fato este louvável, até. Pois nada poderia tirar ele do cargo se não fosse pela abdicação da presidência. A sua renúncia foi o melhor ato de Falcão no clube.

raimundo-viana

Raimundo Viana teve um desempenho levemente superior a Falcão, com o acesso à elite ano passado, quando tirou a aura de possível rebaixado para a Série C para a terceira melhor campanha daquela competição, quando contratou cirurgicamente bem como Diego Renan, Rhayner, Pedro Ken e outros que se mostraram muito úteis na recuperação do clube da confiança da torcida. Entretanto, em 2016 jogou tudo para baixo com contratações medíocres e perda de jogadores importantes de 2015 para equipes menores, sendo as de Rhayner, Gatito Fernandez e Escudero as mais sentidas pela torcida, além de mentir para torcida falando em protagonismo e libertadores e investiu pior de quem disputaria o Intermunicipal, além de fazer chacota da torcida com declarações torpes e infelizes sobre o ECV, fora a bestial declaração de que o Inter merecia uma proteção contra rebaixamento por ter sido campeão mundial e ser “grande”.

vitoria-do-torcedor2

Por estas e outras, a chapa que merece meu apoio irrestrito e voto é a VITÓRIA DO TORCEDOR.

Anúncios

29 respostas em “Quatro chapas são inscritas para as eleições rubro-negras

  1. Espero q a nova diretoria aprenda com a Chapecoense,faz um brasileiro sem sustos,chegou a final da Sul -Americana e não tem Arena gigante,estádio próprio ,nem orçamento vultuoso,mas dispõe de um planejamento sério e competência.
    Parabéns,Chapecoense!
    Que o esporte clube Vitória se inspire e possa trilhar caminho semelhante.
    Sem as eternas desculpas q somos os coitadinhos,pobrezinhos do Nordeste.

  2. http://arenarubronegra.com/colunas/extracampo/video-onde-ricardo-david-se-coloca-contra-eleicoes-diretas-viraliza-na-web/

    Realmente, chapa ideal não existe.

    No entanto, um elemento que diz que não vai ser irresponsável de deixar que as eleições diretas ocorram e depois, de modo conveniente, muda de idéia merece apoio de quem ?

    Incrível como consegue defender que num sistema com conselho proporcional, onde os opositores terão amplo acesso a contabilidade e contratos do clube, o “espertalhão” poderia ter mais chance de se dar bem (a tese de Ricardo David era surrealista).

    Ele não mudou de opinião, apenas, percebeu que era insustentável manter a tese sem modificação.

    Se esse povo for eleito, fará o estatuto mais rígido possível.

    Não acho de todo improvável a aproximação entre a Vitória Gigante e a Vitória de Cada Vez Maior, uma vez que, Paulo Carneiro já elogiou Manoel Matos.

    Apesar de torcer pela Vitória do Torcedor, não acredito que PC seja uma “ave de rapina” com superpoderes para dominar o clube.

    Ele quer um contrato semelhante ao do CAP (rentável economicamente para ele) e que seja uma vitrine para seu trabalho por 3 anos.

    Depois, ele vai querer é sair daqui para outros clubes (é só ver os vídeos atuais da campanha e no CAP para verificar que, hoje, PC é um executivo/ gerente do futebol).

    No entanto, acho que a Vitória do Torcedor reflete a cara da nossa torcida.

    Gostaria de sugerir a observação da campanha do ceará para construção de ginásio olímpico com doação de notas fiscais.

    Não é possível fazer o mesmo no nosso clube ?

    http://www.cearasc.com/o-clube/campanhas/sua-nota-vale-um-ginasio

    Frise-se, fizeram cobertura/ lance de arquibancada e estão em fase de acabamento.

    • Sobre o vídeo… Que argumento pífio… Comprar o voto do torcedor por 40 reais… tsc tsc tsc Com 40 reais o torcedor não consegue nem ir ao estádio se for contar transporte, ingresso, cerveja e churrasco de gato. Com quarenta reais você compra voto em uma área remota do sertão onde não chega água, luz, nada… Mas no ECV? Essa declaração soa no mínimo como desrespeito para com o torcedor e mostra despreparo. Como disse o Robson… É escolher o menos pior.

  3. É bom a gente ver 4 chapas disputando a direção do Vitória, pois ultimamente só víamos eleição por aclamação. A princípio torço por Vitória do torcedor, pelo que tenho lido e ouvido, inclusive vai ter um debate na Transamérica, se não me engano, na sexta à noite. Agora, confesso que gostaria de ver o PC como diretor de futebol, pois acredito que ele tenha aprendido muita coisa nesse exílio a que se submeteu. O importante é que essa eleição não crie desavenças como antigamente, onde se via a vaidade e prepotência levar o time as agruras do inferno. Acho também inconveniente essa eleição no mês de dezembro, já deveria ter sido realizada, porque a diretoria que vai entrar já não encontrará os bons jogadores da temporada no mercado, já que a grande parte deles já estarão contratados por outras equipes.

  4. Infelizmente, o sistema de voto é só para a chapa, a incompetência e falta de vontade do atual Conselho e da atual gestão não permitiram que votássemos de forma direta para o Conselho diretor (presidente e vice) e para o Conselho Deliberativo com a proporcionalidade. Mas o voto para a chapa é de extrema importância, pois será essa chapa eleita que terá o poder de alterar o estatuto e fiscalizar a gestão do clube. No lamentável formato atual não existe proporcionalidade Ou seja, a chapa que ganhar vai ter as cadeiras do Conselho Fazendo um paralelo com o congresso nacional, seria o mesmo que ter um Presidente com todos os deputados da mesma coligação, existem chapas que estão se comprometendo com a alteração do estatuto para que, nas próximas eleições, tenhamos eleições diretas para presidente / vice do Conselho diretor e para o conselho deliberativo de forma proporcional, ou seja as cadeiras serão ocupadas de acordo com o percentual de votos que cada chapa receber. Os torcedores são inteligentes e espertos, vão saber decidir bem o seu voto.

  5. Ontem teve debate de presidenciáveis na radio excelsior.
    Por não ter candidatos ao conselho diretor, as chapas de PC e RV não participaram
    Ouvi todo, assistindo o Inter peder (no mute) e com o fone no ouvido.
    Cara, o Ivã de Almeida é totalmente despreparado no que tange a discussão dos assuntos questionados.
    Só fazia atacar o Ricardo David.
    Se atrapalhou nas respostas, não respondia o perguntado, gaguejando… PQP!
    Torço para que a chapa que o Ivã foi colocado como presidente do conselho diretor, mas ele me decepcionou. Fiquei com aquela sensação de vergonha alheia.
    Tomara que o staf por trás dele saiba o direcionar, por que pelo discurso…
    Aguardemos

      • Beleza. Em determinados momentos Ricardo David foi melhor. Mas diante as anteriores entrevistas de Ivã, eu achei que ontem ele foi bem melhor.

      • você fala a linguagem do torcedor, mas ele(Ivã de Almeida) ontem, não chega ao seus pés em oratória

  6. Como já me manifestei anteriormente, acredito na intuição de Fábio, torcendo pela eleição da chapa Vitoria do Torcedor, pela esperança da democratização do clube e participação do sócio na vida administrativa, política e diretiva do clube, sepultando o mandonismo e o feudo histórico do clube.

    Agora, não sabemos a correlação de forças nem a preferência dos votantes ante as manobras realizadas nos bastidores, porém se esta chapa não for a vencedora sugiro um ranking preferencial na seguinte ordem:

    a) Vitória do Torcedor;
    b) Vitória Gigante
    c) Vitória Cada Vez Mais Forte
    d) Vitória De Todos Nós

    Nesta sequência, analiso o que podemos esperar das chapas com base nas pessoas que encabeçam cada uma delas e no que já fizeram, ou podem fazer pelo Clube.

    Não posso ignorar, por exemplo, os feitos da gestão de Paulo Carneiro, nem o seus erros, também gigantes, mas, ele não deverá ser dirigente administrativo, apenas gestor de futebol onde mostrou estar atualizado após sua recente passagem pelo Atlético Paranaense, montando este time atleticano que vai brigando do meio para cima da tabela.

    Se houver a junção das chapas de Paulo Carneiro e a de Raimundo Viana, é possível que se sagre vencedor, juntando a parte administrativa do segundo com a ambição esportiva do primeiro, sem esquecer da modernização da estrutura do Barradão.

    Ouvi entrevistas de Ricardo Davi e Walter Seijo no Programa de Tillemont na Rádio Metrópole e pude tirar importantes conclusões: 1) Quanto a Ricardo Davi é notória a tentativa de esconder a participação de Falcão como apoiador da chapa, chegando a afirmar que o mesmo se retirou do processo de escolha da eleição e que acredita que Falcão sequer votaria nele, dando a entender que os demais esportes do clube seriam negligenciados cuidando unicamente do futebol profissional, já tendo iniciado entendimentos com jogadores profissionais para uma possível nova e forte equipe desde o início; 2) Quanto A Seijo, demonstrou uma grande mágoa com as perseguições que afirmou ter sido vítima ele e Carneiro e evitou falar mal de outros nomes, talvez pela costura da chapa com Viana, defendendo a gestão dele e de Carneiro garantindo uma divisão de base com outra mentalidade geradora de talentos aproveitáveis no time principal com pelos menso 04 jogadores no mínimo no profissional como filosofia a ser adotada.

    É hora de ouvir, votar e rogar sabedoria na escolha dos novos/velhos dirigentes, cobrando um debate público entre as chapas para firmar compromissos com a democracia no clube.

    • Geno, não confio plenamente em chapa nenhuma, mas prefiro a Vitória do Torcedor. A de PC e Seijo tem somente Larissa em quem votaria, mas PC (que vestiu a camisa do rival, criou o fatídico Vitória S/A, gerando dívida com o Exxel Group da Argentina, e processou o clube querendo R$ 10 milhões) e Seijo (que também processou o clube, querendo indenização), tô fora. Seijo dizer que aproveitaria ao menos 04 jogadores da base no profissional é menos do que temos atualmente, com VR3, Euller, Marcelo, David, Caíque, Wallace, José Wellison, Ramon e outros com menos oportunidades, como Nickson, Yan e Gabriel. Votar em Ricardo David seria concordar com a política dos pés no chão implantada por Aléxi Portela (que injetou dinheiro dele no clube, mas também vendeu a preço de banana a sede de praia em Armação para tirar o time da Série C em 2006) e tão criticada por todos nós. Abrir mão de outros esportes, como Basquete (líder da NBB) e Remo (tradicionalíssimo) não dá. Ter Falcão de volta, infiltrado, não dá. E Raimundo Viana, que realmente trabalhou bastante na parte estrutural, com o novo CT para a base, a nova concentração, o centro de fisiologia só para base, dentre outros, mas que deixou a parte do futebol nas mãos de Mattos, inclusive com choque de opiniões com Anderson Barros, como no caso Escudero. Por tudo isso, acompanho o voto do relator Fábio: Vitória do Torcedor na cabeça.

  7. Eu acho fundamental ressaltar que Paulo Carneiro não concorre como presidente ou vice, e do que me consta, nenhum cargo eletivo, pois o mesmo foi expulso pelo conselho na ocasião de sua ida para o rival E. C. Bahia, além disso, ele não é sócio do Vitória (se se associou foi por esses dias) não podendo concorrer aos referidos cargos.

    O que dizem é que seu apoio é moral, e que o apoio dele está condicionado a ser diretor de futebol caso a chapa “dele” ganhe.

    SRN

  8. Não tenho definido apoio a nenhuma dessas chapas, até por achar que nenhuma delas tem o que acho necessário pro nosso clube …. infelizmente estas eleições estão um mangue (espelho geral do nosso clube no momento ) e sinceramente não acho que o resultado de quem ganhar refletirá os anseios da nossa torcida!!

    Agora sinceramente espero que não tenhamos continuidade na gestão do nosso clube e que a ave de rapina /câncer não tenha outra chance de destruir nosso clube !

    Infelizmente quem tem conhecimento e experiência pra alavancar o clube tem seus problemas e pendências e quem pode ser o novo tem experiência zero e o tempo para aprender tudo isso pode custar caro ao nosso clube.

    Que vença o menos pior é que Deus nos ajude🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s