Vitória Maiúscula do Torcedor. Derrota Gigante da concorrência!

vitoria-do-torcedor-eleita-2016

É com muita emoção, ansiedade e poucas horas de sono nas últimas três noites que chego ao dia de hoje. Ontem, pouco antes da meia-noite, aconteceu um dos grandes momentos históricos do ESPORTE CLUBE VITÓRIA. O Clube terá, pela primeira vez, o seu TORCEDOR como protagonista na condução do clube. O trabalho de quase 10 anos, iniciados lá atrás com o Movimento Somos Mais Vitória e que teve tantos outros grupos colaboradores, finalmente conseguiu o objetivo! A chapa VITÓRIA DO TORCEDOR não venceu apenas uma eleição, venceu os últimos 4 presidentes do clube, pessoas de certo destaque regional, ricos e poderosos, pessoas como Paulo Carneiro (Vitória Gigante), Aléxi Portela e Falcão (Vitória de Todos Nós) e o atual presidente Raimundo Viana, que já tinha sido presidido clube nos anos 70 e também presidiu a Federação Bahiana de Futebol nos anos 80. Vitória maiúscula do Torcedor, que terá voz ativa a partir de agora e uma Derrota Gigante dos concorrentes.

Apesar de marcada em meio de semana, dia útil, a torcida rubro-negra mostrou o quanto deseja participar das coisas do clube, sobretudo de eleições. A abstenção foi mínima possível. Dos 1800 sócios-torcedores aptos, cerca de 1600 compareceram ao Barradão para votação. A chapa Vitória do Torcedor venceu com 528 votos, 103 votos acima da segunda colocada Vitória de Todos Nós (Ricardo David, Falcão e Portela) com 425 votos; em seguida veio a chapa Vitória Gigante (Paulo Carneiro) com 391 votos (137 votos a menos que a chapa eleita) e em último lugar ficou a chapa Vitória Cada Vez Mais Forte, de Raimundo Viana, evidenciando que a torcida não tolerou o ano de 2016, quando RV prometeu muitas coisas e entregou tudo ao contrário, fora ter falado que iria fazer eleições diretas e no meio do ano deu um golpe na torcida, anulando a AGE que tinha aprovado o Estatuto Reformado com as Diretas já para este ano. A chapa de Raimundo Viana teve a proeza de fazer apenas 246 votos, número menor do mínimo exigido de formação de chapas (270). Ou teve gente da chapa dele que migrou votos ou que não compareceu.

Após o anúncio da Vitória esmagadora da nossa chapa rolou uma grande festa na frente do Barradão com os novos membros do Conselho Deliberativo e Conselho Diretor. Agora como possível membro do conselho (seja como efetivo ou suplente) aumenta a minha responsabilidade, sobre acompanhar o clube, dar sugestões, ouvir críticas e também dar críticas nas futuras reuniões.

NOSSOS NOVOS LÍDERES

ivaalmeida2

Com a nossa vitória no pleito, o nosso Conselho Diretor será composto por Ivã de Almeida (Presidente) e Agenor Gordilho (Vice-presidente). Já para o Conselho Deliberativo teremos Paulo Catharino (Presidente do Conselho) e Robinson Almeida (Vice). Notem que nos dois conselhos temos, em cada um, uma pessoa conhecida por simpatizar por partidos de esquerda e outra simpatizante de partidos da direita. Digo isso para quebrar de vez que nossa chapa não tem fechamento a nenhum partido ou a sindicato. Não temos, nos dois conselhos eleitos, nenhum político exercendo mandato eletivo atualmente. E para dar o fatallity cerca de 80% do Conselho Deliberativo são eleitores tradicionais dos partidos de Direita e odeiam o PT. Mas esta eleição que vencemos não era de Política Partidária e sim de CLUBE DE FUTEBOL, onde qualquer torcida tem eleitores das mais diversas correntes ideológicas e classes sociais. As concorrentes quiseram vincular a moda do “antipetismo” e “antissindicalismo” em nossa chapa, mas graças a Deus isso não colou e a nossa “militância política-esportiva” foi eficaz na captação de votos, o que nos deu este triunfo folgado perante a chapa vice-campeã.

Agenor Gordilho, Vice Presidente do Conselho Diretor.

Agenor Gordilho, Vice Presidente do Conselho Diretor.

Paulo Catharino, Presidente do Conselho Deliberativo.

Paulo Catharino, Presidente do Conselho Deliberativo.

Robinson Almeida, Vice Presidente Conselho Deliberativo

Robinson Almeida, Vice Presidente Conselho Deliberativo

Anúncios

44 respostas em “Vitória Maiúscula do Torcedor. Derrota Gigante da concorrência!

  1. Agora eu me associo, ou melhor, volto ao plano de sócios, que deixei de renovar em 2014, época do pior presidente do vitória.

    Curtir

  2. Festa fantástica! Saí do meu interior somente para votar na eleição do Conselho Deliberativo. Sistema Bate-volta.

    No caminho do estacionamento até a entrada do Estádio, fui abordando por várias moças contratadas pelas chapas.

    Lá chegando, encontrei armadas as tendas das chapas do lado de fora do Barradão. Cumprimentei os candidatos que encontrei. Na Tenda da chapa por mim escolhida, Vitória do Torcedor, falei com Jorginho Sampaio, trocamos umas idéias, perguntei se, em caso de sucesso da chapa, quem seria o treinador, se Argel continuaria. Ele respondeu que ainda não tinham a caneta. Colei um adesivo da chapa na camisa. Ivã de Almeida não estava aí.

    Dali saí e entrei na Tenda da Vitória Gigante, encontrei e cumprimentei, ali perto, Paulo Carneiro fazendo Boca de Urna na esquina do acesso da triagem, junto a um poste perto do muro onde começa o estacionamento dos Conselheiros. Camisa de malha cinza, sem óculos. Estava alegre, leve, comunicativo, como nunca antes na história deste clube. Incrível o poder da eleição e da democracia.

    Mais adiante, já dentro da triagem dos eleitores, estava a tenda da Vitória Cada Vez Mais Forte, Raimundo Viana sentado ao lado de outros integrantes da chapa. Parecia abatido. Apertei a sua mão e lhe dei um abraço forte. Falou da sua alegria com as eleições e de ver toda a cidade falando das coisas do Vitória. Não pediu o voto, Detalhe: as meninas de apoio da chapa, todas de mini shorts, pareciam as dançarinas do Gera Samba, será que foi em homenagem a seo Franciel?

    A Tenda da Vitória de Todos Nós, estava dispersa, não identifiquei ninguém conhecido, mas minha mulher ganhou uma camisa branca com um adesivo da chapa, que ela aceitou e pendurou no ombro.

    Cheguei na triagem, fui identificado, apresentei identidade, estava na lista(ufa! suspirei) entrei na Van que levava para o acesso às urnas dentro do Barradão. A van estava cheia, cada um falando de suas preferências. Percebi ali, entre os passageiros, uma discreta maioria da Chapa Vitória do Torcedor. Fui observando. A Van desceu a ladeira do pelô, quero dizer, do Barradão. O clima, a atmosfera pareciam mágicos. Organização retada!

    Lá dentro, perto do local de votação, vi sentados em uma mesa os dois outros candidatos. Ivã de Almeida e Ricardo Davi. Me dirigi a Ivã de Almeida, que sorridente, se levantou e me deu uma abraço, eu apenas disse: ” Presidente!”

    Ricardo Davi, estava fazendo contas, cabeça baixa, ia anotando em um papel, não sei o que. Não quis interromper seus pensamentos. Fui direto para a fila de votação. Lá, na minha frente tinha um eleitor com sotaque diferente, eu ouvi ele se identificado para Paulo Catarino: Sou Tiago, da Vitória Candango, trocaram um abraço. Pensei: Este veio de longe, de Brasília, somente para votar e participar deste momento. Paulo Catarino me cumprimentou, apertou a mão, com um sorriso aberto. Estava confiante.

    Dali, segui para a urna da fila da letra A até K. Assinei a lista de votação, recebi uma cédula com o nome das chapas. Apoiei em cima da urna, mirei bem a opção VITÓRIA DO TORCEDOR, e para não errar, apoiei o bico da caneta no lugar devido e fiz um X várias vezes no sentido de ida e vinda. Lembrei das provas de múltipla escolha que já houvera feito e as recomendações para cobrir todo o retângulo – ali era um parêntese.

    Terminada a votação, peguei a Van de volta, subimos a ladeira e saímos novamente perto da Tenda do presidente Raimundo Viana. Bateu uma nostalgia. Lá estava ele perto de toda aquela gente, entrando, clamando com os olhos: “Não se esqueça de mim”, no meu caso, eu esqueci. É uma sensação estranha, porque, a gentes se afeiçoa a alguém que cuidou de algo que a gente gosta e que sabemos estamos nos despedindo. Vá entender.

    Fiquei peruando por ali. Peguei minha mulher na Loja Planeta Vitória. Ela já tinha escolhido uma camisa para ela e outro kit para o neto. Paguei. Vim embora.

    Acompanhei à distância a apuração. Abri os blogs de notícia. Na Rádio Metrópole, a última resenha que fica até as 23:00h vi os boletins se sucedendo.No último que vi no fim da noite, vitória parcial da Chapa Vitória de Todos nós com margem de 08 votos sobre a Vitória do Torcedor. Eu pensei, será?

    Finalmente, já pela manhã, o resultado: Vitória do Torcedor eleita. Satisfação da zorra.

    Cumprimentar a todos, até aqueles que não quiseram a eleição, os que venceram, mas os outros que participaram e perderam. O Vitória nunca mais será o mesmo. Tenho certeza.

    Abraços!

    Curtir

      • “Detalhe: as meninas de apoio da chapa, todas de mini shorts, pareciam as dançarinas do Gera Samba, será que foi em homenagem a seo Franciel?”

        Hahahahaha essa daí é só pra quem acompanhou o extinto canalecvitoria!! Muito bom!
        E sobre Tiago, nossa! Um camarada que conheço desde criança e pra minha surpresa estará agora no Conselho, um torcedor exemplo de amor ao clube e de competência!
        Um relato que fiz questão de ler até o fim e que mostra que a essência das eleições do dia 15/12/2016 está em ser o dia da mudança no Esporte Clube Vitória!

        Curtido por 1 pessoa

  3. Estou satisfeito com a eleição de Ivã Almeida em razão do protocolo de intenções da chapa eleita.

    No entanto, ninguém se engane, o time de Ivã Almeida ainda será distante daquele almejado pela maioria.

    Tem como melhorar muito, mas tem o problema da limitação orçamentária.

    Por ora, é trabalhar com o “erro mínimo” sempre.

    O Vitória deve buscar mecanismos de aumentar as receitas, uma vez que, nenhum clube do nordeste será competitivo enquanto as cotas de tv representa mais da metade da receita.

    Cota de TV não pode representar mais do que 35% – 40% da receita do clube.

    Precisamos aumentar a renda com marketing, com bilheteria, com plano de associados e, até mesmo, com uma política de negociação de atletas (aquisição de atletas de qualidade com custo aceitável para jogar no clube e, posteriormente, renegociá-los).

    A questão de Marinho, no meu entendimento, é simples.

    Se pagar a multa está tudo certo. O clube terá capital para reinvestir e continuar sua vida.

    Ivã Almeida tem pouco tempo, mas acredito que já devem ter ciência dos atletas que ainda tem contrato em 2017.

    Portanto, é buscar nomes para completar o elenco (alguns atletas já consolidados no mercado) e alguns de clubes menores que buscam incrementar a carreira (o que exige um estudo muito inteligente).

    A divisão de base do Vitória, nos últimos 10 (dez) anos, revelou Anderson Martins, Elkesson, Wallace, Victor Ramos e Caíque.

    É ridículo em comparação o investimento.

    Gabriel Paulista não foi cria da base, assim como, Artur Maia, infelizmente, nunca confirmou a projeção de destaque.

    Não sei qual o problema (e não sou especialista), mas tem algum problema sim.

    Não é normal. Honestamente, não entendo como o Vitória não aproveita a Copa do Governador do Bahia para conferir maior experiência aos atletas sub 20 ou, até mesmo, articula parceria com algum clube do nordeste (de outro estado) para que os mesmos possam disputar outro estadual no primeiro semestre como experiência.

    Por outro lado, apesar da gestão Raimundo Viana ter privilegiado o investimento em estrutura (com a modernização do CT), com a conclusão da via expressa, é chegado o momento de discutir a modernização possível no Barradão, se possível, atrelado ao uso de naming rights desde o início para minimizar o impacto no orçamento do clube.

    Curtir

  4. A primeira prova de fogo da nova diretoria será manter Marinho. Se o fizer mostrará a que veio. Espero que batam pé firme e só deixem sair se o clube interessado pagar 100% da multa. Estou acompanhando o “vai e vem do mercado” e a foto de Dimarinho aparece umas 5 vezes especulado em vários clubes.

    Curtir

  5. Eleição muito bonita… bem organizada… votei com tranquilidade ….elogiar a organização … vitoria maiúscula da Chapa do Torcedor… Sinval tem um enorme e desafio pela frente … tem dinheiro pra isso (mérito de RV), tem estrutura (mérito de Rv)… só quero ver se os erros (que certamente ocorrerão) levarão as mesmas críticas ácidas que ouvi aqui ao longo de tanto tempo…

    Acho que cada um que passou, tem a intensão de acertar…. dão sua contribuição.. precisamos ter serenidade e paciência … acabou a disputa… agora é apoias…

    Espero que continuem as coisas boas (são muitas) e corrijam as coisas ruins (são muitas)…. dentre as coisas que acho que será um erro gigantesco não levar adiante… certamente está a arena!

    O vitoria precisa ! A torcida merece! O Coritiba já está finalizando seu projeto, deverá implodir o couto pereira… e gastar, 500 mil… o nosso projeto aproveita muita coisa.. ,é menos da metade disso (230 mil)…

    Espero que haja RESPONSABILIDADE!

    Curtir

  6. Ja que venceu a chapa do torcedor vou dar algumas sugestões de contratação.

    Zagueiro – Felipe Santana : ex.(Borussia Dortmund) atualmente sem clube
    Meia armador – Datolo: Sem clube, van der vaart (foi oferecido ao santos no inicio do ano)
    Lateral esquerdo: Carlinhos (deve ter salario alto), e reinaldo ambos do são paulo
    Lateral direito – Maicon sem clube
    Atacantes – Adebayor (32 anos e vai alavancar o sócio torcedor e as vendas de camisas) sem clube desde agosto, Barcos

    Sei que é dificil trazer alguns nomes ai dessa lista mas fica a dica

    Curtir

    • Alguns impossíveis rsrsrs

      Tem Caju, do Santos, e Rodinei, do flamengo.
      Sugiro que a nova diretoria fique atenta a jogadores de times médios da Argentina, Uruguai, e times grandes dos outros países da América do Sul. As oportunidades estão aí, é preciso ficar atento a todos os cantos. Campeonato Paulista vai chegar aí também.

      Curtir

  7. Essa eleição realmente foi histórica. Agora sinto que alguma coisa desamarra o centenário Vitória, cuja torcida está tão sedenta de títulos nacionais. As velhas amarras de um estatuto arcaico, feito tão somente para eternizar certas elites retrógradas e conservadora, finalmente vão dar lugar a um presente e futuro de passos ambiciosos. É isso que a nossa torcida merece, tão castigada durante décadas de amadorismo. Agora vou me associar! SRN.

    Curtir

  8. Boa noite galera. Há muito tempo que não tenho o prazer de comentar aqui no blog, apesar de sempre ler os posts. Fiquei muito feliz com a eleição da chapa do Torcedor. Sei que nem tudo serão flores para a nova diretoria, mas sei que o caminho será totalmente diferente dos seus últimos antecessores “pés na lama”.
    Muitos acham que Ivã não está preparado para ser o presidente pq não foi bem nos debates, mas não é pq ele não tem uma boa retórica e bom discurso como Paulo Carneiro e Ricardo David que ele não tenha capacidade de fazer uma grande administração no Vitória. Sabemos que neste inicio ele pode cometer erros até começar os acertos que tanto queremos e precisamos no nosso Vitória. A sua história de vida mostra que ele é um grande administrador e empresário, e isso será muito importante na condução do clube. Quanto ao futebol, nosso carro-chefe, a presença de Sinval será muito importante, pois o mesmo já demonstrou que entende de futebol.
    Sei que muitos irão me criticar por esta opinião, mas logo após a eleição foi pregado por todos a união do clube, e sabemos que o Vitória tem duas fases bem distintas, antes e depois de PC. Sabemos que ele foi o maior presidente do clube, fez um trabalho sensacional, mas depois jogou fora tudo que conseguiu. Como foi dito por alguns aqui antes, PC poderia ser muito útil dentro do futebol do clube, pois ele entende muito do futebol.

    Abraços a todos

    Kercius

    Curtir

  9. Fábio, já que você tem a possibilidade de fazer parte do conselho, eu vou te dar algumas sugestões para técnicos: Marcelo Oliveira e Ricardo Gomes.
    O que você acha? Tem alguma coisa contra os dois?

    Curtir

      • Com o Ivã de Almeida tenho certeza de que não vai ser “gestão pés na lama”. Coloque o nome do Marcelo em pauta.
        Foi chutado sem necessidade do Atlético Mineiro. Achei um disparate.
        Aproveite que agora tudo está em off, porque se for pra deixar depois de Janeiro, o caldo vai engrossar. Há times com orçamento maior do que o nosso que vai fazer o impossível para contratá-lo.

        Curtir

      • Foi chutado do Atlético-mg porque já não é o mesmo…

        ele dividiu a conta com a defesa do ATLETICO-MG que pelos lados de lá, ninguém percebe que é fraquinha.

        lá em minas, virou moda contratar do meio pra frente…

        um time forte começa na zaga e não no ataque.

        essa coisa de melhor defesa é o ataque, já caiu definitivamente por terra

        sem ter uma defesa forte você não é campeão de nada…

        Curtir

      • Marcelo Oliveira não soube se reinventar após a saída do Cruzeiro. Prestem atenção nos times dele, sempre o mesmo esquema, comete as mesmas falhas, e é ofensivo demais, deixando a defesa exposta sempre. Provável que ganhe muito dinheiro também. Existem melhores opções. Fernando Diniz e Jair Ventura podem ser boas, se um dos dois não for pro Corinthians. Acho Ricardo Gomes um nome interessante também. Tambem existem outros emergentes que seriam ótimas escolhas.

        Curtir

  10. Já era tempo de uma mudança significativa nessa mesmiçe de anos e anos passados. Desejo boa sorte a toda a chapa e que trabalhem duro para dar ao torcedor do vitória as alegrias que merecemos. Aquela doutrinação de “pés no chão” precisava acabar. Eu prefiro uma falência tentando ser alguém, do que ficar parado não sendo ninguém. Aquele discurso que o clube ficaria nas mãos de aventureiros é típico dos medrosos.

    CLUBE FALIDO NÓS JÁ SOMOS: 117 ANOS SEM TER UM TÍTULO NACIONAL. É melhor arriscar tudo agora e tentar o melhor do que ficar sempre pensando pensando pensando…….
    Uma existência só vale a pena quando se tem motivos para viver, o que os antigos dirigentes propuseram foi uma eterna acomodação, MEDO DE MORRER! Aliás acho que na cabeça de muitos dirigentes eles se sentiam imortais, pensando que podem ver o vitória campeão brasileiro daque há uns 200 anos.

    Viva o novo!

    Curtir

    • É típico dos medrosos ou dos aproveitadores!!
      Não podemos esquecer que muita gente viveu às custas do Vitória por longos anos, ou alguém acha mesmo essa galera prestava serviço de graça ao clube!! Não que eu seja contra remunerar as pessoas que prestam serviços, porém não era isso que acontecia. Eles diziam sempre que faziam por amor ao clube, mas agiam na calada…
      OBS.: Não tenho nada contra a pessoa, mas tá na hora de mandar FLÁVIO TANAJURA procurar o que fazer em outro lugar, não jogou nada pelo clube e anda mudando de cargos como se fosse uma empresa da família dele…
      Chega meu filho dá um tempo… vai procurar outra freguesia.

      Curtir

  11. Parabéns a todos pela luta!!
    Enfim o Vitória poderá alcançar objetivos relevantes! Vai ser fácil? Claro que não! Precisa de muita entrega e união de todos os envolvidos em prol de um único objetivo: Esporte Clube Vitória, diferente do que acontecia nas últimas gestões do clube, onde os dirigentes se preocupavam apenas com o próprio ego, administrando sem transparência e perpetuando no poder como se fossem donos do clube.
    Futebol não existe mágica e sim muito trabalho, esperamos contratações dentro das limitações financeiras do clube, porém, que sejam dignas da GRANDEZA do E.C. VITÓRIA.
    Um fato muito importante são as eleições diretas, se for concretizado a reforma do estatuto já será um grande feito para essa turma.
    Parabéns Fábio, espero que mantenha este espaço para continuarmos interagindo.
    Não poderia deixar de falar: só em não ter ouvir aquela célebre frase ‘porteliana’ POLÍTICA DE PÉS NOS CHÃO! Já estou satisfeito.
    SRN

    Curtir

  12. Fábio, tem meias no mercado que o clube já poderia correr atrás como Escudero ou Thiago neves ou Cícero ou Dátolo, vê se consegue conversar com Sinval sobre isso, do contrário eles serão contratados.

    Curtir

  13. Parabéns!
    Continue próximo do torcedor, este espaço aqui é ótimo para nos dar informações de primeira mão sem ser noticiado pela imprensa marrom de forma errônea.
    Fico no aguardo do novo plano para ser o mais novo sócio torcedor.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Fabão ! Que bom, ter o clube nas mãos de pessoas desejosas de Vitórias

    Então como torcedor vou dar logo um norte pra nossa chapa…

    Sem sucesso em campo e revelação das categorias de base, nada importa…

    Nada importa mesmo …

    O futebol pode não estar bem, mas não pode NUNCA estar mal. (compreende a sutileza…?)

    E outra… O pessoal que estava aí não errava as contratações somente por incompetência…

    Mas porque realmente é difícil mesmo…

    E talvez esse seja o MAIOR DE TODOS os desafios da chapa Vitória do Torcedor.

    Uma dica que dou pra chapa de vocês contratarem é a seguinte:

    Assistam os jogos da libertadores e campeonato paulista. (TODOS sem exceção, anotem, observem os destaques das partidas…)

    Mantenham o seguinte padrão clássico de formação que vocês verão a mágica acontecer.

    Goleiro, Lateral direito, Lateral esquerdo, Zagueiro direito, Zagueiro esquerdo (é importante ter um zagueiro canhoto), volante de pegada, volante de saída (mais qualidade no passe),
    meia de armação (foco absurdo no bom passe), meia atacante (foco nas finalizações, cabeceio), ponta e centroavante.

    É tão simples ! Há jogadores que se destacam em sua funções e nem são comentados nos grandes clubes, nem observados.

    Cito vários exemplos de contratações fáceis e baratas para os últimos anos, que poderiam ter sido feitas com apenas observação do campeonato brasileiro…

    Bruno silva, – VOL- Botafogo
    Eduardo – LAT – CAP
    Dener Assunção – LAT – Chapecoense

    Curtido por 1 pessoa

    • Alguns jogadores que estão no exterior e não são muito badalados podem ser ótima alternativa,por exemplo Camilo do Botafogo e Moisés(para muitos o jogador mais importante do Palmeiras no Brasileiro) que estava na Croácia!

      Curtir

      • exatamente, é muito difícil eu falar desse jeito assim…

        mas buscar opções no mercado internacional é muito interessante.

        a dupla da portuguesa senão me engano em 2011 ou 2012 era Léo Silva e Moisés, doi excelentes volantes, que foram muito bem cotados o campeonato inteiro.

        O Moisés inclusive, deixou vários gols

        Curtir

      • muito fácil*

        porque realmente, monitorar o mercado internacional deve dar um belo trabalho

        Curtir

  15. Vamos pra cima mestre Fábio!! Agora que começa nossa real mudança e importância! vamos fazer valer todo suor e luta, transformando em definitivo nosso clube amado!!

    Curtir

  16. Torci muito por essa chapa! Que tempos áureos cheguem ao ECV, e que a partir de agora pensemos num futuro vencedor e num clube gigante!
    A esperança, a democracia e o desejo de mudança venceram o medo, o continuísmo, a política de pés na lama e o autoritarismo.
    BORA VITÓRIA!

    Fábio, agora que vc fará parte da mudança do clube é bom sempre cuidar para manter sempre a sua postura independente e crítica ao ECV. Um abraço!

    Curtir

  17. Parabéns Fabio, peço a Deus que ilumine a todos vocês nessa nova empreitada, e que a humildade seja o carro chefe dessa nova diretoria , Vitoria sempre acima tudo e todos ..

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s