Conselho Diretor x Conselho Deliberativo | Diferenças e Responsabilidades

O Vitória homologará na noite de hoje os membros do Conselho Diretor e do Conselho Deliberativo, que formaram a chapa vencedora do pleito do dia 15/12, Vitória do Torcedor. Como todos sabem, Ivã de Almeida e Agenor Gordilho serão presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Diretor. Já Paulo Catharino e Robinson Almeida serão presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo. Agora vale diferenciar as diferenças e responsabilidades de cada um para o torcedor.

CONSELHO DIRETOR

É onde atua o Presidente e o Vice-Presidente. Para ficar mais fácil de entender, é como se fosse o Poder Executivo. É o Conselho Diretor que é responsável pela contratação de atletas e funcionários para todos os setores do clube, que traçam metas esportivas e administrativas. Enfim, em resumo, é o setor que estará mais ligado à gestão efetiva do clube, desde as divisões de base, esportes olímpicos, Recursos Humanos e Futebol Profissional. (Em termos municipais, o C.Diretor seria equivalente a um Prefeito e Vice-prefeito, por exemplo).

CONSELHO DELIBERATIVO

É onde atua o Presidente e o Vice-presidente do Conselho. Suas atribuições estão elencadas na página 13 (art.33 do Estatuto vigente do Clube). Quem quiser, clique aqui e localize a página 13 para leitura. Em resumo, compete ao Conselho Deliberativo aprovar/reprovar contas do Conselho Diretor e orçamentos anuais, aprovar e avaliar o Regime Interno, enfim. É como se fosse o Poder Legislativo e isso significa que cada um tem seu limite de atuação, sem interferir no outro, pois cada um tem sua autonomia. Não cabe ao Conselho Deliberativo influenciar o Conselho Diretor em contratação ou dispensa de atletas e isso já foi criticado por ex-diretores de futebol sobre o costume do C. Deliberativo do Vitória, em gestões passadas, querer dar pitaco no futebol, assunto exclusivo do Conselho Diretor. Uma coisa é opinar informalmente sobre, sem pressionar, outra é o C.Deliberativo querer impor quem deve ou não ser contratado pelo C. Diretor. (Em termos municipais, o C. Deliberativo seria como a Câmara de Vereadores).

Portanto, ciente disso espero que sendo ou não homologado como membro do Deliberativo as pessoas não achem que eu ou os demais conselheiros possam vetar contratações ou mesmo contratar jogadores ou tomar parte de outros assuntos exclusivos do Conselho Diretor.

Anúncios

24 respostas em “Conselho Diretor x Conselho Deliberativo | Diferenças e Responsabilidades

  1. Essa de Léo Moura prefiro esperar se concretizar, caso aconteça Ivã e seus coligados já estão começando muito, mas muito, errado!

    Espero que seja apenas especulação e que eles ouçam a torcida.

    SRNS

    Curtir

  2. Bom dia,

    Fábio acompanho suas matérias.

    Você como novo conselheiro do clube, quero fazer um pedido.

    Pelo amor de Deus, peça a nova diretoria para não trazer Luxemburgo. Se e para começar uma mudança no clube trazer Luxemburgo e retroceder demais.

    Grande abraço

    Curtir

  3. Mudam os diretores, mas continuam a fazer as mesmas burradas e a torcida iludida que as coisas podem melhorar. Trazer Léo Moura em fim de carreira? PQP! Eles acham que somos ou burros, ou idiotas, ou abestalhados ou tudo junto ao mesmo tempo. E ressuscitar Jorginho Sampaio para o futebol do Vitória? Ele entende de festa, não de futebol. Já Joel Zanata entende de futebol, aprendeu e ajudou muito na gestão PC. Mas que renovação é esta com tantos nomes de antigamente?

    Curtir

  4. Fábio, sou um leitor silencioso do seu blog a 8 anos. Vi a Casa no seu crescimento e auge, desde os tempos do GE. Aqui nesses comentários passaram figuras fantásticas, como Oscar, Jéssica, Danilo, Abbehusen, Jr Magestade, Geraldo, Deivid, Robson Leão e até o polêmico Mocota. Vi diversos debates aqui. Roger, Bida, Ricardo Silva, a base, torcida, etc. Nesses 8 anos foram 5 títulos baianos, final de Copa do Brasil, 2 rebaixamentos, 2 acessos e tantas outras coisas…o tempo voa. Mas o seu papel como comandante dessa tribuna na minha visão como torcedor é imenso. Aqui eu tive o primeiro contato com o principal do futebol: a resenha. E em todas as vezes em que você parou de escrever revoltado com os absurdos que os “dirigentes” do leão, eu pensava. Ele vai voltar. Ele sempre volta. E porque? O amor que tu tem pelo clube é gigantesco e nem quando deixar esse plano material ele se acaba. E agora foi recompensado com essa cadeira no conselho. Nada mais justo com uma pessoa que dedicou parte da vida a uma instituição. Vibrei quando vi seu nome na chapa e desejo sucesso absoluto nessa empreitada nova, a começar pela reforma do estatuto que vem aí.

    Grande abraço e vida longa à Casa e seus seguidores.

    Curtir

  5. O que nos resta é torcer para a nova diretoria. Agora, estou com receio da parte do futebol ser formada por Joel Zanata, Jorge Sampaio e Sinval Vieira.

    Sinval Vieira foi muito bom no passado, passado este que o clube não tinha muito dinheiro e ele se especializou em contratar revelações do próprio Estado, assim como revelar bons meninos na base. Contudo, tem um bom tempo sem atuar diretamente em contratações e sinceramente não sei se irá atrapalhar no seu desempenho na atualidade.

    É torcer!!! Inclusive torcer para não contratar Leo Moura, uma vez que a diretoria começaria com um tiro no pé.

    Vamos confiar, cobrar e torcer!

    Curtir

    • Adendo: Como o futebol hoje tem mais dinheiro, não cabe ficar contratando só destaques do Estado (Baiano), da série B e da C. Tal discurso era o usado sempre por Sinval Vieira no passado. Não cabe mais tal discurso! Pode até contratar tais jogadores, todavia, todos os clubes têm mais dinheiro e contratam destaques nacionais e, inclusive, destaques sulamericanos.
      Diretoria, vamos abrir os olhos…

      Curtir

    • VAMOS ESPERAR SAIR OFICIALMENTE! MEU DEUS. PASSAM-SE OS ANOS E NINGUEM APRENDE QUE NESTA EPOCA SURGEM BOATOS E MAIS BOATOS LOUCOS!! VAMOS PARAR DE DAR CORDA!!! VAMOS ESPERAR SAIR NO DIACHO DO SITE OFICIAL!

      Curtir

      • Verdade, ele confirmou.
        Exatamente por isso que acho que a torcida não pode esperar nota oficial, tem que manifestar para a diretoria recuar em situações de contratações totalmente erradas assim.

        Curtir

      • O presidente Ivã de Almeida, numa certa rádio, quando questionado sobre a contratação de Léo Moura, não confirmou estar fechado, mas também não negou haver a negociação. Se formos esperar o anuncio oficial, será tarde pra reclamar. Então será a torcida quem terá de aguentar mais essa bucha por toda a temporada. Qual é a diferença de critério nas contratações em relação à ultima gestão ? Essa contratação seria um péssimo início de trabalho.

        Curtir

      • Não estamos comentando boatos, é real. Jorginho Sampaio é o “novo” nome do futebol do Vitória e todos já confirmaram a negociação em curso por Léo Moura.

        Mas a culpa é do torcedor. Do sócio, por eleger; e do não-sócio, por não participar da vida de clube para impedir essa catástrofe anunciada.

        Curtir

      • Vc ouviu Jorginho falar isso em algum lugar? O Arena apoiou Ricardo David e anos atras postou que Ronaldinho Gaucho tava fechado com o Vitoria. Vcs devem acreditar no site oficial do Vitoria ou em jornais esportivos mais conceituados como globoesporte, placar e esporte interativo, por exemplo. Eu n acredito em.nome algum entre dezembro e janeiro. Neste periodo os jornais esportivos nao tem assunto, precisam especular pra movimentar. Mostre-me JS ou qualquer outro do clube FALANDO que ta trazendo tal jogador. Eu tbm posso citar umas aspas dizendo que Sinval ta trazendo Guatavo Scarpa e Cazares.

        Curtir

  6. Espero que seja só especulação da imprensa, afinal de conta, Léo Moura anda apresentou no Santa Cruz. O futebol dele ficou no passado, quando ainda vestia a camisa do Flamidia.
    Chega de atletas para ficar encostados no DM! O Vitória não é clínica geriátrica.

    Curtir

  7. Rapaz, Léo Moura terminou o campeonato brasileiro jogando bem e seria uma boa veja bem…

    APOSTA!

    BOA APOSTA!

    Mas eu preferiria todos aqueles que citei na minha postagem.

    Jonathan, Eduardo, etc…
    Inclusive Jonathan estará sem contrato velho ! PQP !

    Curtir

    • Jonathan jogou bem pelo Fluminense quando entrou, pra mim seria uma opção mais válida que Leo Moura, bem mais novo que o ídolo do Flamengo.

      Curtir

  8. Fábio, sobre Leo mora ser contratado e verdade?
    Se for, acho que está indo no caminho errado, vejo que Leo mora não tem lenha para queimar na seria (A) na minha visão.
    Boa noite a todos..

    Curtir

  9. Jorginho Sampaio é? Vai auxiliar Sinval é? só que ele está fora do futebol desde 2009, espero que consiga, torço por isso, mas me dá um medo.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s