Blog CRN encampa campanha contra o preconceito regional no Futebol Brasileiro

DIGA NÃO AO PRECONCEITO REGIONAL NO ESPORTE

É hora da torcida lotar o Barradão

Acho que já passou da hora dos clubes nordestinos e suas grandiosas e apaixonadas torcidas bolarem algo impactante, para rechaçar os constantes preconceitos regionais existente no esporte brasileiro, principalmente no futebol. Em pleno século XXI, já perto da segunda década deste novo milênio, ainda se vê técnicos, jogadores e membros da imprensa desdenhando o futebol de região, enquanto só enxerga qualidade em outra. Mal comparando, a base do nazismo é essa: A de enxergar os outros como inferiores e somente uma porção da fatia como superiores e que isso, na visão deles, é imutável.
ceara torcida
 
Além das arbitragens tendenciosas quando há algum representante do futebol nordestino  bem na fita, seja disputando liderança do Campeonato Brasileiro ou fases decisivas de Copa do Brasil, os clubes do NE sofrem com declarações infelizes de comentaristas esportivos, atletas e até de técnicos que atuam no tão propalado “Sul Maravilha”, englobando, sobretudo, a região sudeste.
Torcida-Santa-Cruz-Foto-DivulgacaoCoralNet_LANIMA20111016_0148_26
 
Já cansei das centenas de vezes que já vi e ouvi em transmissões abertas ou no PFC, comentaristas e narradores fazerem desdém de nossos times e atletas, de narrarem e comentarem torcendo para o “time maior”, de não dar o mesmo tipo de destaque com replays em lances duvidosos a nosso favor, mas que quando são contra eles (coisa rara), eles repetem toda hora.
joel-1470522
 
Joel Santana chamou o Bahia de Sardinha, em 2013 (ou 12), quando perguntado se estava de volta à Bahia para treinar o tricolor, e ele respondeu “que estava esperando um peixe maior e não uma sardinha”. Meses depois foi anunciado nas bandas de lá, na maior cara de pau.
 
Agora, em 2017, novamente outro treinador faz desdém do Bahia, mas que seria feito com qualquer outro time nordestino. Abel Braga, que treinou o Vitória na década de 80, antes de virar “técnico de nome”, criticou o volante Matheus Sales, do Palmeiras, que preferiu ir o Bahia ao Fluminense. Abel declarou sobre a preferência de Matheus Sales: “Tinha um jogador bem encaminhado que me surpreendeu. Ele poderia ter trocado uma BMW por um Audi, mas preferiu um Fusca. Não entendi. Mas não foi o atleta, foi ganância do empresário. Essa ganância fez isso, deixou de pensar no lado esportivo. Mas esse tipo de empresário também não serve para nós”.
abel-braga
 
Está evidente aí, um claro desrespeito ao EC Bahia, pelo simples fato deste clube ser da região nordeste, pois na visão majoritária deles, só os times do RJ-SP-MG-RS são clubes grandes, dignos, capazes de grandes feitos e de ter os jogadores de maior nível. Eles até toleram os maiores clubes do PR e SC, mas enxergam o nordeste com uma carga imensa de preconceito, como se aqui fosse o destino de jogadores inservíveis, já perto da aposentadoria, como se esta região não tivesse valor algum no futebol.
 
Gostaria de ver este texto ser repassado por todos os torcedores nordestinos que já se cansaram deste apartheid no futebol brasileiro. O futebol do Nordeste merece respeito, aqui já surgiu muitos ídolos que foram vencedores em clubes do sul-sudeste e pela seleção, a exemplo de Bebeto, Rivaldo, Júnior (lateral esquerdo), Júnior Baiano, Nunes, Givanildo, Vampeta, Edílson, Dida, Jorge Wagner, Obina, Daniel Alves, Marcelo Ramos, Uéslei, Juninho Pernambucano, entre outros. Somos todos brasileiros.
 
#RESPEITEMOFUTEBOLNORDESTINO
#MenosPreconceitoMaisRespeito
#SomosTodosBrasileiros
Anúncios

30 respostas em “Blog CRN encampa campanha contra o preconceito regional no Futebol Brasileiro

  1. Com a chegada de Paulinho (boa contratação se tiver afim de jogar futebol) só fica faltando um centro avante para fechar o elenco do primeiro semestre.

    Time titular:
    Caique
    Salino, Kanu, Fred e Geferson
    Willian Farias, Dátolo, Pisculichi e Gabriel Xavier
    Paulinho e ???? ( Eu tentaria trazer Vagner Love)

    Time reserva
    Fernando Miguel
    Norberto, Alan Costa, Ramon e Euller
    Uillian Correia, Marcelo, Cleiton Xavier e Cardenas
    Pineda e Kieza

    Curtir

  2. Segundo Marcio Martins, quando ventilou-se o nome de Paulinho, falaram para Sinval sobre os problemas extra-campo do jogador. Resposta de Sinval Vieira: “É desses que eu gosto…”
    E aí?

    Curtir

  3. Não tenho solidariedade com a Sardinha…. por mim ia pra 3a Divisão,.. fechava as portas….

    Digo isso pq toda sacanagem que a imprensa faz contra nós… ( e não são poucas)… elas sempre batem pesado…

    Curtido por 1 pessoa

  4. A resposta dos times do Nordeste deve se dar em campo, fazendo grandes times e surrando esses sulistas.
    Tô nem aí para a opinião deles!
    Sobre preconceito, ele existe e em todas as impressas e torcidas. Nós mesmos aqui da Bahia fazemos pouco caso de times de menor expressão, da própria região, do Centro Oeste e do Norte.

    Curtir

  5. Por isso não assisto mais aos programas esportivos, assisto somente o ge ba. Porém, por esses dias fui ver o central fox e passou uma matéria falando sobre os gringos que chegaram para essa temporada no futebol brasileiro, e como o esperado citaram todos os novatos do sul sudeste e “esqueceram” de pisculiti e pineda.

    Curtir

  6. Ótimo texto. A resposta as diretorias dos clubes do Nordeste devem dar com a nossa nova gestão!
    Não abrir mão do jogador mais importante do clube sem o seu devido valor, caso (Marinho). Contratar bons jogadores e que não precise ser estrelas, apenas bons jogadores. E acredito que essa diretoria do Vitória está fazendo certo. Desejo muita sorte, pq competentes já demonstraram ter!

    Curtir

  7. Abel Braga dando uma declaração dessas? Mas rapaz, parece que ele esqueceu de suas origens como treinador. Até o Galícia ele já treinou. E sinceramente, que grande porcaria tem esse time do Fluminense pra ser comparado a um Audi. É a xenofobia muito forte que existe entre os representantes do sudeste. As vezes se manifesta assim, outras de forma velada. Engraçado é que quando eles falam do futebol daqui é sempre o mesmo discurso: *adoramos o futebol do Nordeste, tem grandes times e coisa e tal…”. Nunca deram espaço a nós em coisa alguma na TV. Tratam de forma folclórica os clubes. Obviamente, não são todos, há gente séria. Mas é uma coisa extremamente indignante.

    Curtido por 1 pessoa

  8. 👏👏👏👏👏👏 Parabéns Fabio! Falou tudo que estava intalado na minha garganta há muito tempo. Essa corja de preconceituosos, que se acham melhores. Que na realidade, o que eles são é medrosos, pois no fundo eles sabem da qualidade que nós temos. O grande exemplos são as grandes revelações a níveis nacional aqui descobertos. Eu tenho nojo e não assisto o canal da FOX! São muito metidos a besta, e não tem o que o periquito roa.SRN.

    Curtir

  9. Parabéns Fábio.

    Vc que me conhece há tempo sabe que desde 1997 que eu torço contra a seleção da CBF justamente por um preconceito de zagalo em relação a Bebeto disputar a copa jogando no vitória.
    Apesar de torcedor do Bahia,achei aquilo uma agressão gratuita ao povo da Bahia.Isso já havia ocorrido na copa America em 1989 com Charles q foi desconvocado por Eurico Miranda(então diretor da CBF) pra convocar Sorato,do Vasco.

    Apesar da gozação e da rivalidade ,esse tipo de comentário somente reforça a xenofobia desses idiotas.

    Curtir

  10. Ainda acho que o problema está em nossa região, ao invés de torcer para clubes locais, torcem para clubes falidos do eixo. Quando a carniça do flamengo /curintia e outros vem jogar no norte e nordeste dependendo do time a torcida adversária é superior no estádio. Assim fica difícil se nós não valorizarmos o que é nosso, eles é que não vão.
    Por isso é que eu só torço para o Vitória, dificilmente assisto jogos de times do eixo, para não dá ibope.
    Temos que parar de ter um segundo time.
    Para mim futebol é o Vitória, o resto é resto. E digo mais nem a seleção dou mais importância.

    Curtir

  11. Achei um desrespeito com o fusca ficar com fedor de sardinha kkkkk.
    Brincadeira a parte belo texto pena que a torcida do jahia na tenha essa maturidade e estaria se vangloriando se fosse ao contrário plac plac Fabio.

    Curtir

  12. Belo texto. Esse também é o meu pensamento, o jahia é nossa puta e somente a gente pode zuar! Agora cabem aos nossos dirigentes montarem elencos competitivos para batermos de frente com esses fdps!

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s