Vitória vence, de virada, amistoso no Barradão

A Tarde Online

Como qualquer início de temporada, a primeira partida do Vitória no ano de 2017 não foi marcada pela exuberância tática e técnica. O Leão dominou boa parte da partida, mas está evidente a falta de entrosamento e de condicionamento físico e técnico dos novos jogadores do plantel. Já a equipe do Atlântico, que vem treinando forte desde meados de dezembro, mostrou que pode ser um time forte neste Campeonato Baiano que se aproxima. Muita organização tática e jogadores com alguma qualidade como o camisa 10 Miro Bahia e o atacante Júnior, camisa 9, que fez o gol do caçulinha da elite baiana.

PRIMEIRO TEMPO – O Vitória tinha maior posse de bola e envolvia o adversário, mas não finalizava a contento. O castigo veio aos 8 minutos quando, em cobrança de escanteio, Fernando Miguel falhou grosseiramente (começou o ano fazendo as besteiras de 2016, hein FM?) e Júnior não desperdiçou o rebote. Atlântico 1×0. A tônica do jogo seguia com o Vitória tendo domínio na faxia do meio de campo, com bons toques de Pisculichi e Gabriel Xavier, mas nenhum chute exigiu o goleiro Gutierres, do time de Lauro de Freitas. Pisculichi foi o que chegou mais perto com um arremate na direção do ângulo direito, mas por cima!

Já no segundo tempo, a equipe da RMS se fechou mais ainda e explorava os contra-ataques. O Vitória começava a irritar os torcedores mais exigentes, pois Kieza e os demais homens de meio e ataque não estavam assustando a meta do goleiro adversário. Para piorar, na única boa jogada construída, David passou para Cleiton Xavier perder, bisonhamente, uma clara chance de gol. Entretanto, o meia cerebral e candidato a ídolo se redimiu aos 31 minutos, quando numa tabela entre Jhemerson e Salino, a bola sobrou para Cleiton, de fora de área, acertar o canto. Vitória 1×1. Três minutos depois, em outra jogada pela ponta direita, Jhemerson abriu para Salino, que cruzou rasteiro para o menino Euller bater de primeira e virar o placar. Vitória 2×1 para o acalento dos mais exaltados.

Fernando Miguel se notabilizou por pegar vários pênaltis, mas comete erros crassos em fundamentos mais importantes.

F. Miguel se notabilizou por pegar vários pênaltis, mas comete erros crassos em fundamentos mais relevantes.

Enfim, foi uma boa primeira impressão deste jovem da base Jhemerson, além de Pisculichi, Cleiton Xavier e Leandro Salino. Os demais tiveram atuações que eu daria notas entre 6 a 7. O destaque negativo foi a falha bizarra de Fernando Miguel. Para mim, Caíque tem tudo para tomar a titularidade. Já falei em todo o ano de 2016, não acho Fernando Miguel um goleiro confiável para uma Série A e para aspirações maiores. Já é um goleiro acima dos 30 anos e que disputou pela primeira vez a elite nacional ano passado e foi reprovado (minha avaliação).

As falhas grotescas contra Ponte Preta, Botafogo, Santos e outros erros menos graves, em 2016, estão registrados no meu HD orgânico. Ele pode ser um profissional exemplar e uma pessoa de índole angelical, mas ao meu ver, isso não pode ser requisito para ele ser titular ad infinitum. Se não confiam em Caíque, que tragam um goleiro de maior lastro na Série A. Quem pretende ser Campeão do Nordeste, Copa do Brasil e chegar bem nas competições latino-americanas, não pode ter um goleiro tão instável, que até num amistoso simples comete uma falha tão ridícula e infantil. Em jogos mais “duros” este tipo de falha pode nos causar uma eliminação ou uma perda de título importante. Eu prefiro mil vezes um goleiro que não pegue pênaltis, mas que tenha melhores fundamentos de saída de gol, comando de área, elasticidade, saúde e que o nível de erros são raros, do que o contrário, que é justamente Fernando Miguel.

Anúncios

58 respostas em “Vitória vence, de virada, amistoso no Barradão

  1. Pois é pessoal! Parece que com a contratação de Carlos, Sinval fechou a conta por enquanto. No geral, gostei muito das contratações! Minha ressalva também vai para o gol, já que FM nunca passou confiança. Traria um goleiro com toda certaza.
    Meu time:
    Caique, Salino, Fred e Ramon, Geferson, Correia e Farias, Dátolo, Pisculichi, Fernandinho e Carlos.
    André Lima e Kieza são boas opções mas prefiro um ataque com mais mobilidade.
    Na reserva: kanu, Alan Costa, Euler, Norberto, Wellison, GX, CX, Jhemerson, Kieza, André Lima.
    Dá pra fazer muita coisa com esse elenco!
    SRN

  2. Também acho a contratação de André Lima arriscada.

    Em todo caso, não sei qual a condição física do sujeito nem o valor do contrato.

    Concordo com Fábio que o Vitória precisa de outro goleiro sim.

    FM e três goleiros na casa dos 20 anos ?

    A impressão pessoal é que Caíque tem uma condição em virtude de ter certa experiência.

    Já disputou bavis, a final do estadual em 2016, jogos pela seleção sub 20 e do brasileirão.

    Tenho esperança que ele cresça nos próximos anos.

    E os outros ??? Não seria o caso de emprestar um dos mesmos para um clube de menor expressão onde pudesse ter sequência em 2017 e contratar outro goleiro (ainda que não fosse um destaque inquestionável) mas com experiência e relativa capacidade técnica para disputar a vaga com Fernando Miguel e Caíque.

    • Gostei da contratação de André Lima, apesar de ser um pouco lento é um verdadeiro centroavante e bom cabeceador. Não lembro o último bom centroavante q o Vitória teve… acho q foi Dinei q ainda ganhava umas bolinhas de cabeça.

      Qto ao goleiro. Tem q dar chance a Caíque q é um jogador muito promissor… provavelmente os únicos da base q terão chance neste elenco serão ele e Euller. Eu contrataria apenas no segundo semestre, se Caíque não rendesse. Mas acredito nesta jóia do Leão!!

      Bora Vitória!! Ganhar 3 títulos este ano!!!

      • Allém de Caíque e Euller, Jhemerson, David e Ramon também terão chances, principalmente no Baiano.

  3. Gostei do texto, na minha opinião do faltou falar de Correia que na minha opinião foi um dos destaques dá partida.

    Quanto a FM, falhou muito ano passado, mas botaram Caique também e ele entregou, e ainda foi bater boca com a torcida. É claro que pode evoluir porque é novo, mas também tem o lado que vai ser muito convocado… Então o certo mesmo era contratar um novo goleiro. FM tem histórico de lesões…

    SRN

    • Nao acho que precisa contratar não, tem o Ronaldo e Wallace. O Segundo quando exigido se comportou bem. Não precisa trazer goleiro.

      • Discordo. Os dois não possuem experiência. Eu iria dar chances reais a Caique no primeiro semestre. Ele rendendo permaneceria como titular, caso não se firmasse partiria SIM para trazer um goleiro de maior lastro. O fato é que Fernando Miguel tá destoando do elenco que tá se formando e desde o último Brasileirão vem cometendo falhas grotescas e de forma sucessiva.

  4. Sério que vocês estão criticando André Lima ?

    Pessoal tem que saber fazer uma análise melhor …

    André Lima foi muito bem no Grêmio de 2010 até 2014, saiu pra China, onde parece não ter ido muito bem no Beijing Guoan

    Recebeu proposta do Vitória, e se lesionou gravemente no primeiro jogo…

    Agora veja, o que o cara poderia fazer ? Não jogou os jogos que deveria jogar porque estava lesionado… E se jogasse tenho quase certeza que tomaria o lugar de Dinei, sem dúvidas…
    Isso é culpa dele ?

    Foi bem no péssimo time do Avaí em 2014 e foi bem disputando posição com Pablo e Walter no
    Atlético – PR que é um time que marca poucos gols por tem um esquema defensivo.
    O Atlético – PR teve o 4º pior ataque do brasileirao com 38 gols.

    Então acho que acertou em cheio, uma contratação barata, sem muitos custos.

    Dá para tirar muito proveito do amadorismo dos dirigentes no Brasil.

    Uma prova de que o brasileirão sofre gravemente de gerência e expertise, é o Bahia ter Welligton Silva de lateral e o Palmeiras se desdobrar para tentar ter Samuel Xavier em seu elenco, um jogador inferior.

      • Pergunta aos torcedores do Atlético se ele foi mal em 2016. O cara foi o artilheiro do time no ano e a torcida está triste com sua saída.

      • Santa Teimosia! Ele foi reserva durante todo o Brasileirão. Só fez cinco gols. DUVIDA? Vá no site da CBF e confira lá a tabela completa da artilharia da Série A. Eu assisti vários jogos do Furacão ano passado.

      • Essa suposta contratação de André Lima está muito nebulosa :perguntado sobre a vinda do atacante em um programa de TV hoje a noite Sinval respondeu que havia um problema interno e preferia não se manifestar sobre o assunto!

    • Gostei da contratação do André Lima, é bom na bola aérea e tem uma ótima esquerda, com esse meio de campo acredito que ajudará bastante.

    • Concordo com vc Bruno! Mesmo não sendo titular absoluto, ele fez 14 gols no fraco ataque do CAP. Pelo que demonstrou está com vontade de vestir nossa camisa, e se tudo der certo no nosso meio de campo kiesa que abra o olho…

      • Ranon, dos 14 gols em 2016. Cinco foram no BR, o restante foi na Copa do Brasil e Paranaense (totalizando 9 gols). Vc acha estes numeros bons mesmo? Eu acho muito fraco.

    • Pra mim André Lima é fraco, principalmente olhando para o nível das contratações esse ano. Mas se é só para compor o elenco, tá valendo. Kieza não vai aceitar banco mesmo… É mimado. Engraçado que a culpa era de Marinho… O cara já saiu…

      Mas também tá muito cedo pra falar, vamos esperar pelo menos umas 5 partidas para não tirar conclusões precipitadas.

      SRN

      • Alguém sabe dizer se o Leão já recebeu o valor da multa? Vi uma matéria dele com uma caneta na mão como se já tivesse assinado com o time chinês.

        srns

    • Se for assim, é estranho CX não ficar no Palmeiras; Dátolo não ficar no Galo; Pisculichi não ficar no River; Paulinho não ficar nem no Fla nem no Peixe; Fred não ficar no Grêmio. Puxa vida, o fato dele não ficar no CAP é estranho? Então é estranho Zé Love, Diego Renan, Victor Ramos e outros não ficarem no Vitória?

  5. Gostei do time de quarta, Pineda parece ser bom, Jhemeson se continuar vai ser craque e Cardenas com um meio melhor vai render esse ano. Já Kieza a mesma coisa ruim de sempre.
    Não acho que André Lima vá tomar a vaga dele nem sequer ameaçar a titularidade, até porque ele era banco para Pablo no fraco ataque do CAP ano passado.

  6. Fala-se por aí em André Lima, veio na primeira passagem com muitas expectativas, mas se contundiu no primeiro jogo em que vestiu a camisa do Vitória, lesão grave do joelho, tendão patelar, a mesma que Ronaldo, Fofômeno, teve, fez cirurgia e foi descartado pelo departamento médico, pois se supunha que ele não desenvolveria mais futebol em alto nível, Para mim contratação de risco. Não traria.

    • Eu tambem nao traria nao Geno. Espero que seja boato da imprensa. Sobre Viafara ainda nao tem nada oficial dele vir para ser treinador de goleiros do clube. Atualmente ele é chef de cozinha nos Estados Unidos.

  7. Fábio meus parabéns por apoiar essa chapa. Não me sinto tão empolgado com o Vitória desde o ano de 1997 com aquele timaço que foi formado. Enfim, essa nova diretoria está mostrando que tem ambição para vencer os campeonatos. Espero que os resultados positivos aconteçam para dar mais combustível a esse projeto ambicioso. Pega Leão.

  8. Viram as numerações fixas? Cárdenas com a 8. Isso é sinal de que não sairá este ano? Tomara que mantenham. O futebol dele pode crescer com esses bons meias que temos este ano. Além disso, muitos jogos, suspensões, contusões, competições diferentes. Ele é novo, parece que tem 26. Ano passado foi adaptação. Este ano tem tudo para fazer uma temporada melhor.

    Minha preocupação abora se chama BID. Temos uma semana apenas para regularizar todo mundo na CBF. Nada de ITC e TMS como foi VR3. Chega de tapetão, pelo amor de Deus. Merecemos uma temporada de sucesso e um pouco de tranquilidade. Já merecemos um título nacional há tempos.

  9. Impressões sobre o amistoso:

    Como em todo início de temporada, temos que levar em consideração a falta de entrosamento, treino e outros atenuantes. O futebol jogado ontem foi pobre, o que é compreensível. Sobrou posse de bola, faltou profundidade. Quis o destino que o menino Jhemerson fosse o fator de desequilíbrio. Entrou e participou dos 2 gols. Melhor em campo pra mim. Destaco também Salino (2 assistências) e Pisculichi muito inteligente ocupando os espaços e não ficando preso ao centro do campo.

    A falha grosseira de Fernando Miguel, realmente é irritante. É um goleiro que já ajudou muito sim, mas suas falhas são bizarras. Tem Caique aí, vamos dar cancha ao menino. Kieza ontem também esteve muito mal. O resto, atuações intermediárias. Vamos acompanhar o decorrer.

  10. Concordo com sua avaliação em relação ao desempenho dos atletas, L.Salino, Jheimerson, Pisculichi e C. Xavier foram os destaques. Gostei também do Geferson, dentre outros. Pelo que estou vendo Salino sabe jogar bola, não é aquela ruína que eu imaginava, por isso, desde já reconheço que me precipitei ao criticar a sua contratação. Estou com boas expectativas em relação a esse grupo que o Vitória está formando. Quero ver mais esse Bryan Bacca, o Pineda e até mesmo o Cárdenas, poderão ser úteis ao longo do ano.

  11. FÁBIO, como anda o papo de que Viáfara poderia ser contratado para ser treinador de goleiros do Vitória? O atual treinador poderia ser assistente ou ser rebaixado para as divisões inferiores.

    A meu sentir Viáfara agregaria muita experiência aos goleiros de todas as categorias, além de ser exímio com a bola nos pés, fundamento hoje extremamente necessário à uma boa escola de goleiros.

    Tentei assistir as imagens do jogo via internet, mas a péssima OI não permitiu, tendo que me contentar com as vias sonoras do rádio e uma ou outra imagem.

    Ainda assim, deu para ver a boa movimentação do Pisco e de Pineda, a boa presença de Alan Costa e já deu para ver que Fred vai sofrer com atacantes rápidos, tendo que ser pensado uma boa cobertura e uma sobra.

    O adversário mostrou um bom entrosamento, jogadores fortes fisicamente e altos, ganhando a maioria das bolas disputadas no corpo a corpo.

    Pelo nosso lado, houve uma indecisão quanto ao posicionamento, sobretudo dos volantes Wilian’s, quem fazia o primeiro e o segundo, as vezes alternavam e ocupavam o mesmo espaço.

    O ataque vai precisar mexer, mas vamos dar um tempo de observação para o Kieza para ver se a fase lerdeza é só impressão ou acomodação com o contrato longo, só vence em 2018.

    O resto é tempo e tempo.

  12. Minhas primeiras impressões… (com o desconto do jogo treino e etc):

    Fernando Miguel – continua dando braga – nota 3
    Gefessor – Forte, boa chegada. Nota 7
    Fred – Lento, fora de ritmo – 6
    Alan Costa – voluntarioso 7
    Leandro Salino – boa técnica 7
    William Faria – fora de ritmo , mas líder de sempre – 8
    Willian Coreia – se deu bem com Faria – 8
    Piacuiliti – Grata surpresa ! Técnico, agudo, cabeça erguida. Gostei muito – 8
    Gabriel Xavier – Perdido. Nota 6
    David – tá crescendo.. mais à vontade – nota 6
    Kieza – o mesmo de 2016 – nota 4

    Substituicoes
    Pineda – 2a boa surpresa da noite . Técnico , drible curto , movimentação . Gostei! Não me pareceu um Centro Avante… nota 8
    Jheferson “Galego”- arisco … nota 7
    Cárdenas – mais presente – 7
    Cleiton Xavier – Lento, fora de forma nota 7
    Euler – crescente ! Nota 7

    • Nem fale viu. Pior que se RV se reelegesse, Diego Renan e VR3 seriam renovados…Fernando Miguel só ficou ao final de 2014 e renovado ao final de 2015 porque era o mais barato dentre Wilson e Gatito.

  13. Fernando Miguel foi o pior goleiro da Série A ano passado junto com Tiago Cardoso do Santa e de presente ganhou um contrato de 3 anos, bomba que Vovô Mundico deixou pra gente. Kieza também foi muito mal, totalmente disperso, perdeu um gol de cabeça num cruzamento de Geferson que qualquer centro-avante mediano teria feito. Espero que venha logo um atacante pra colocá-lo no banco, quem sabe assim acorda pra vida.

    Gostei muito de Geferson, Pisculichi, Leandro Salino e Uillian Correia, Geferson muita gente criticou e queimou a língua ontem, o garoto sabe jogar e aqui vai estar mais perto da família, tenho certeza que vai render bem.

    Sobre o time achei até arrumadinho, jogadores buscando tabelas e inversões de jogada ao invés dos chutões e chuveirinhos do ano passado, pelo menos parece que Argel tá treinando mesmo o time.

    • Esqueci de comentar também sobre os garotos David e Jhemerson. David muito bem quando jogou de centro-avante, será que não seria essa a posição ideal pra ele? Jhemerson entrou muito bem, jogador veloz e inteligente, tem um passe muito bom, Argel teve visão e pediu pra subir ele, espero que o garoto mantenha o nível.

  14. Bom amistoso. Atlantico arrumadinho, me surpreendeu.

    Gratas surpresas: Pineda, Salino, Jhemerson, David

    Promissores: Piscu, G. Xavier, C. Xavier, Geferson

    Ficaram devendo: Kieza, Alan Costa, Euller (como é irritante…), Fernando Miguel

Deixe a sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s