Leão faz dever de casa, despacha Bragantino e segue na Copa do Brasil

fichaposjogo-vitoria_vs_bragantino

O Vitória despachou o Bragantino ontem à noite por 3×2 e segue firme no ambicioso plano de faturar seu primeiro título nacional. Durante a partida o time treinado por Argel Fucks alternou bons e maus momentos, botou 2×0 em menos de 30 minutos de jogo, mas permitiu a reação do Massa Bruta e desperdiçou três claras chances de gols no final da partida, chances estas que poderiam cravar uma goleada e tirar a má impressão do placar apertado, além de evitar as costumeiras e irracionais críticas a Kieza, pois o K9 deixou Pineda e Cleiton Xavier de cara, além de ter iniciado a jogada que terminou com o gol incrível que David perdeu.

PRIMEIRO TEMPO – Conforme tinha predito, o Bragantino é uma equipe muito inferior ao Vitória, não tem o “peso” necessário para disputar uma Série A e até mesmo uma Série B com este elenco. Não é a toa que eles foram rebaixados à terceirona nacional ano passado e estão em 4º na Série A2 Paulista (segunda divisão estadual de SP). O Leão começou bem, sufocando o adversário mas o primeiro gol só saiu aos 21 minutos quando José Welison bateu escanteio na medida para André Lima, com uma forte e certeira cabeçada, abrir o placar. Vitória 1×0. Não demorou muito para sair o segundo gol, por volta de seis minutos após a abertura do placar, o agora lateral José Welison fez um maravilhoso cruzamento na área para Cleiton Xavier, também de cuca legal, ampliar para 2×0.

Quando o primeiro tempo parecia tranquilo e pronto para acabar com esta bela vantagem no marcador, eis que Welison voltou a agir infantilmente no sistema defensivo (quando é que ele vai amadurecer neste sentido? Depois se diz vítima da torcida!) e fez um pênalti mais bobo que filme de Os Trapalhões. Na cobrança, Vitor Braga mostrou que Fernando Miguel é um goleiro comum e que nem sempre defenderá penalidade (até o dito ponto forte de FM está indo para as cucuias).

vitoria3x2bragantino-copadobrasil17-01

SEGUNDO TEMPO – Logo aos 8 minutos em uma tabelinha entre Kieza, André Lima e Cleiton Xavier, este último foi derrubado. Na cobrança de falta, Fred botou na gaveta contrária do goleiro Renan Rocha. VITÓRIA 3X1. Com este gol no começo da etapa final todos imaginaram uma iminente goleada à favor do Leão. Lêdo Engano. Mais uma vez, novamente e de novo, o Vitória se fechou como uma concha e puxou o freio de mão depois de achar que o “placar” estava decidido. Este é um grande mal que marca a passagem de Argel no Leão. Desde o ano passado é esta mesma sina. Somente aos 25 minutos, num contra-ataque, Cleiton Xavier deixou Paulinho de cara, mas o bandeirinha acusou impedimento, equivocadamente.

Após este “insight”, o Vitória voltou a se fechar em copas e viu o Bragantino crescer, crescer, até sair o segundo gol do time paulista aos 32 minutos. Em uma bola cruzada por Mattis, a redonda rolou por toda a entrada da pequena área, Fernando Miguel cochilou (ou achou que tava sozinho) e ao invés de interceptar a bola, fez golpe de vista (achando que a bola sairia para tiro de meta), mas encontrou Daniel Ferreira que diminuiu o placar. Já não tenho tanta simpatia pelo camisa 1 (acho-o fraco, inseguro, assombrado e irregular), para piorar, no minuto seguinte aconteceu lance parecido e quase a bola chegava para conclusão de outro carinha do Bragantino, vindo de trás no segundo pau. Fernando Miguel me convence, a cada dia, que não é goleiro para ser titular ad infinitum do ECV.

vitoria3x2bragantino-copadobrasil17-02

Somente depois do segundo gol e deste susto, o Vitória voltou a produzir alguma coisa, apesar de insistir na transição direta da defesa para o ataque (chutão) e de explorar mais as falhas dos oponentes do que propor um sistema de jogo (#foraargel). Apesar de não ser característica de Kieza, ser aquele ponta incisivo, velocista e driblador, K9 ajuda como pode na função e na reta final de jogo participou diretamente de 2 lances e indiretamente de mais um que culminaram em incríveis perdas de gols de Cleiton Xavier, Pineda e David. Por isso rechaço as críticas que escutei na saída do jogo, nas redes sociais e nos comentários aqui. Reafirmo que esta “perseguição” a K9 é devido a passagem dele pelos sardinhas e por algumas atitudes que ele fez por lá, inclusive com camisa da Bamoça. Neto Baiano nunca conseguiria atuar como Kieza atua, já que NB serve de parâmetro para alguns.

Realmente, Kieza não pode atuar como um extremo no estilo Marinho, Marquinhos Robben ou CR7 (que joga bem aberto pela esquerda no Real Madrid). Kieza não tem velocidade nem o ímpeto agressivo destes 4 exemplos aí, pois para ser um ponta eficiente, é preciso aproveitar os flancos e descer na correria para a linha de fundo ou cortando para a entrada da área, onde se chuta ou dá um passe “quebra-defesas” para o centroavante ou lateral que esteja acompanhando o lance. Kieza funciona bem como segundo atacante, que é diferente de ponta extremado. Mais uma teimosia de Argel, que já acontecia algumas vezes com Mancini, com K9 e Zé Love.

Enfim, o importante foi que vencemos, estamos firmes e fortes para a sequência da Copa do Brasil. Nosso próximo adversário será decidido no confronto Vila Nova (GO) x Vasco, e seja quem for, temos totais condições de passar o rolo compressor. Vale ressaltar que a partir de agora serão eliminatórias de 180 min, ou seja, duas partidas. Se não fossem os gols perdidos bisonhamente, o placar de ontem seria 6×2 e não estaríamos ouvindo e lendo tantas cornetagens dos torcedores mais afobados.

#VitóriaSempre

#FechadoComOLeão

#OsonhoÉpossível

OBSERVAÇÃO: As eleições do VITÓRIA acabaram em dezembro de 2016. Estamos começando o Carnaval de 2017. Críticas FUNDAMENTADAS e CONSTRUTIVAS serão sempre bem-vindas, mas acusações sem fundamentação, com puro ódio e cheiro de recalque serão moderados. Não TOLERO também ironias a minha pessoa ou a outros que apoiaram a chapa vencedora do último pleito. Antes de proferir bobagens, pergunte se você torce mais pelo clube ou para a chapa que você apoiou. RECADO DADO!

Anúncios

45 respostas em “Leão faz dever de casa, despacha Bragantino e segue na Copa do Brasil

  1. Informação de utilidade pública. Saiu a proposta da reforma do estatuto do ECV. Quem tiver interesse olhe lá o link:
    http://www.ecvitoria.com.br/reforma-do-estatuto-2/

    Fábio, sugiro que você faça um texto dando uma pincelada nos principais pontos desse proposta, principalmente na parte das eleições. É um momento fundamental na história do clube. A conquista da democracia, tão sonhada, está próxima.

    Curtir

  2. Gente… Jogar mal e ganhar é uma falácia !

    Percebam isso ! Qual time ganhou alguma coisa jogando mal ?

    É interessante isso… aahuahauuaa

    Quando foi que não começamos ganhando a grande maioria das partidas no início do ano seja pelo estadual ou copa do nordeste ?

    O time do jeito que está aí eu espero é rebaixamento, não título de Copa do Brasil.

    Agora eu sei que a água que esta aí pode rapidamente virar vinho, mas não vai ser com Argel não, ah não ser que ele mude esse esquema e a ideia de jogo dele…

    Pelo que conheço de treinadores em geral, isso nunca vai acontecer…

    Os caras desenvolvem um estilo e seguem nele até o fim…

    É difícil o cara ter mais de uma ideia de jogo.

    Curtir

    • Perguntar não ofende !

      Esse time de 2017 contra o time de 2016 ganharia qual?

      A mesma pergunta se outra forma…

      Mestre Sinval contratou 15 jogadores… ontem o time titular tinha 6 jogadores remanescente de 2016… que ele dizia não prestar, que reformularia 90% do elenco ! Se colocar W. Correia seriam 7 jogadores de 11 contratados “da diretoria de merda”.

      Kanu , agora é solução pra Zaga….

      Curtir

      • Aposto mil vezes no de 2017. Uillian Correia estreou em 2017 e não em 2016. VELHO, vamos parar de ironias, bravatas e provocações gratuitas? A DESGRAÇA DO RAIMUNDO VIANA PERDEU AS ELEIÇÕES. GRAÇAS AO DIVINO ESPÍRITO SANTO. QUE AQUELE SENIL CURTA BASTANTE O FIM DA VIDA DELE LONGE DO VITÓRIA. E graças a Deus também o clube não voltou para as mãos de Paulo Carneiro (como presidente) ou para o continuísmo enojante de AP na figura eloquente, mas enganador do Ricardo David.

        Curtir

      • Individualmente, o grupo de 2017 é claramente superior ao de 2016. A gente tem que avaliar todo o elenco e não só o time titular de um jogo.

        Curtir

  3. O Vitoria não pode mais continuar neste esquema de 4x3x3 não temos ninguém que faca o diabo da bola chegar nos atacantes , o Cleiton Xavier ótimo meia mas, como armador de jogadas deixa a desejar , por isso temos que ter outro meia , o Datalo e nosso esquema tem q ser 4×4 x2, ate o Cardenas seria melhor do o que eu vir ontem, toma chutão pra frente e seja o que deus quiser…….

    Curtir

  4. Eu sinceramente estou apostando no que dizem, que o time jogue mal e ganhe, do que jogue o fino da bola e aconteça o que aconteceu com a seleção de 82. #foraargel, ontem não fui ao jogo, pois decidir ir na avenida, até pq não me empolguei com esse time ainda, devido ao fraquíssimo #foraargel e sua insistência nas ligações diretas, o mal posicionamento dos meias e a falta de pontaria dos nossos atacantes, alem de que todo o jogo isso já e um carma, o time pode está dando 34 x 0, ele vai tomar um gol, nunca mais tivemos uma defesa solida pelo menos agora temos um zagueiro que, uma das suas principais virtudes seja a bola parada, mas na minha visão resumida, falta treinador #foraargel, falta tática, #foraargel, falta treinamento de finalização #foraargel não aguento mais vê farias e correá praticamente armando o time e defendendo, mas vou me segura no futebol de resultado até pq quero que meu time sempre vença, então #foraargel vou mandar um recado para ti :JOGUE MAL E VENÇA #FORAARGEL, diante dessa raciocinio, Parabens Argel vc está fazendo um otimo trabalho, continue assim. #joguemalevença, #joguemalevença #joguemalevença #joguemalevença #joguemalevença #joguemalevença#joguemalevença

    Curtir

  5. Concordo em número, gênero e grau com você Fábio, em relação a Fernando Miguel. Aliás, no meu grupo de amigos só eu tenho essa opinião.

    Porém o caso dele é algo mais extenso que passa somenete a questão dos penaltis defendidos; FM entro como titular na fase CAQUÉTICA do time em 2015 – portanto com uma defesa com Ednei e Maracás era chumbo grosso no gol toda hora! Ele naquele tempo fez varios jogos com muitas defesas difíceis, mas nada que evitasse derrotas. Então é aquilo: time ruim pode consagrar goleiro, porque toda hora é sufoco! Me lembra uma fase do Vitória na serie b de 2007 que o HORROROSO goleiro Nei pegava tudo até sem querer – fato que fez ele ficar para o outro ano e no campeonato baiano toda a torcida ver que tipo de goleiro ele realmente era…
    A “idolatria” (ou proteção, chamem como quiser) por FM para mim é muito mais uma gratidão pelos tempos de vacas magras, pois tecnicamente é um goleiro bem fraco que por falhas individuais nos tirou muitos pontos na série a do ano passado além de estar na casa dos 30 e nunca ter se destacado em nenhum nível relevante.

    Ou coloca Caique para amadurecer ou contrata outro, pois estamos montando um time de série a com um goleiro de série b.

    Curtir

  6. O problema é que falta compactação, jogadas ensaiadas, triangulações, etc. A marcação é frouxa e até Mattis atacou e deu assistência. Welison bom no apoio e muito mal na defesa. A coisa tá nebulosa ainda.

    Curtir

  7. Reconheço que tirar um treinador que mesmo o time jogando mal, mas com resultados positivos, é complicado. Entretanto a de ser considerado que até agora nessa temporada o Vitória não teve pela frente nenhum adversa com a mínima qualidade técnica. Sorte nosso e do “professor”

    Curtir

    • A saída dele seria aprovada pela imensa maioria da torcida. Um time que tem 10 jogos e não tem triangulações, não tem jogadas em profundidade, os atacantes não se movimentam e não passam por trás dos zagueiros, um meia que não arma jogadas, um time que dá espaços absurdos na marcação…Vai ser só pegar um time mais arrumadinho pro fumo entrar. Vamos esperar uma tragédia acontecer? Vamos esperar perder um título? A paciência com Argel acabou faz tempo, 5 partidas já foram, já temos 10! Tempo de treinamento? É sempre essa desculpa. Se não evoluiu nada até agora é pq esse entregador de coletes não vai dar padrão tático nunca!
      FORA ARGEL!

      Curtir

  8. Alguns centímetros o Bragantino empatava a partida! O Bragantino é muito fraco, inclusive permitiu o Vitória abrir 2×0 quando nada jogava. Agora se jogar com um adversário com um ataque eficiente e rápido já era! Continuar levando gols bobos prova que o time não está bem treinado, pois a desorganização é clara em campo.
    Quanto os gols perdidos no segundo tempo foi irritante, mas é preciso aprimorar a pontaria. Não é todos os dias que encontraremos um Bragantino fraquinho para vencer.

    Curtir

  9. Sua leitura de jogo sobre Kieza foi perfeita. Argel não consegue dar cara ao time e só vai sair quando a trajédia acontecer, infelizmente essa é a verdade! Vamos esperar o pior… Acredito que contra o vasco ele caia, pq vai ser o adversário mais forte que o Vitoria vai enfrentar. Pelo jogo de ontem deu pra perceber que o time ta perdido e Ze wellison é enganação pura, por mim esse cara seria emprestado hoje mesmo.

    Curtir

  10. O Vitória está com os números bons por dois motivos: o elenco é muito bom e os adversários foram até agora muito ruins! Mas o time tá um bando!!! Não adianta vc dar caviar pra um cara que não sabe a diferença entre um alho e uma cenoura, que ele vai fazer merda! A questão com relação a Argel é que ele não dá padrão tático. Se o time jogasse mal, mas ao menos tivesse uma cara, ainda seria sensato ter um pouco mais de paciência… Mas do jeito que tá, ele tem que sair o mais rápido possível pra que não percamos algum título ou oportunidade que está plenamente ao nosso alcance!

    ABRE O OLHO, SINVAL!!!

    Curtir

  11. Começo a achar que podemos reforçar um pouco a zaga, uma contratação de um zagueiro que coloque os atuais pra treinar mais, alguém de futebol de titular pra ver se força os do atual elenco a se esforçarem mais.

    Curtir

  12. Bom dia galera, na minha opinião não vi Fernando Miguel falhando nos gols, o que eu percebi foi um bando em campo sem tática nenhuma parecia que o bragantino era algum time de mídia do Sul e ainda tava jogando em casa, lastimável esse Argel Fucks.
    Até quando esse cidadão na frente do ECV?

    Curtir

  13. Acho que alguns comentários são ainda em relação as eleições passadas e pra mim não é o caso neste momento.
    A chapa que assumiu era a melhor opção ( minha opinião) tem feito muito boas contratações , agora é imperioso MUDAR O TREINADOR que neste momento será muito mais proveitosos do que contratarem :
    Zagueiros e 01 lateral esquerdo que é o clamor da vez.
    O time não tem a mínima organização , FM abusa dos chutões pra frente e seja o que Deus quiser , este ano o Vitória ainda não pegou um adversário um poooucooo mais qualificado só pegou GALINHA MORTA e provavelmente pegará o Vasquinho ( Copa do Brasil )mais mesmo hoje sendo o Vasquinho esta equipe mesmo sendo inferior a nossa , tem toda chance de eliminar o nosso clube pelo futebol que o Vitória vem jogando , será que vai ser necessário ser eliminado para que as providencias sejam tomadas ?
    Sei que Sinval não é bôbo e deve estar atento , só espero que a sua atenção vire ação.

    Curtir

  14. Mais um teste para o “Professor” vem por aí. E deve ser contra o Vasco da Gama.
    Já pensei até na síndrome do ex (me refiro a Escudero).

    Curtir

  15. eu acho que alguns estão se arvorando demais com relação a grandes exibições.
    anotem, o time vai dar liga no momento certo.
    é praticamente intuitivo, esse freio de mão puxado.
    a tradição dos adversários não permite que nosso jogadores se entreguem mais, joguem o seu máximo.
    aí vão dizer que, não interessa o adversário, eles tem a obrigação de fazer valer o posto deles
    como bem disse o Fábio no texto ontem era para ter sido 6 ou 7 X 2, o time jogou pro gasto.
    precisamos realmente melhorar tática e tecnicamente, ter alguma definições.
    sabemos que existem surpresas no futebol, muitas nuances, tem dias que o adversário, mesmo pequeno, encaixou um bom jogo, que um dia Farias poderá jogar mal e por aí vai… mas no geral, observando os números, estamos muito bem.
    acho que, poderemos realmente emitir nossa avaliação, quando pegarmos adversários de tradição que botem pilha em nossa equipe,
    somos exemplo claro disso. o que nos motiva num baba? uma equipe desconhecida com pé duros ou uma boa equipe que nos faça frente? o que mais lhe motiva, um baba só com os jogadores ou um baba com bons jogadores e um publico assistindo?
    como disse são muitas nuances, qualidade e tradição de adversários, campo, quantidade de público, psicológico individual de cada jogador…
    somos muito céticos, imediatistas e damos muito ouvido e essa impresinha que para ganhar audiência criam coisas incríveis (outro dia o cara implicou que Fernando Miguel estava de Azul, e que o Vitória não deveria permitir isso…)
    aguardemos…

    Curtir

  16. O principal problema do Vitória se chama Argel Fucks. O Vitória foi um bando no 1º tempo e defensivamente foi uma lástima quase o jogo todo, sempre com buracos entre a defesa e o meio, nesse espaço de campo os jogadores do Bragantino transitavam tranquilamente e armavam as jogadas.
    Comentários acerca de alguns atletas:
    1- F. Miguel é muito inseguro, não sabe sair do gol e não repõe bem a bola, uma hora ou outra vai perder a titularidade;
    2- José Wellison foi excelente no apoio, mas horrível na marcação, ou seja, oscilou bastante, essa improvisação não pode durar muito tempo;
    3- Kieza não pode jogar como extremo do lado esquerdo, ele não produz por ali, não consegue dar assistências nem finalizar.

    Curtir

  17. Ontem o Vitória fez uma de suas atuações mais medíocres do ano. Que o time é espaçado e confuso, isso a gente já sabe. Agora o que não dá pra aceitar é a insistência irritante em chutões a esmo e bolas esticadas. É como dizer aos pontas: se virem aí. Não existe meio campo. Cleiton Xavier errou bastante ontem. Fruto da péssima capacidade do time se organizar com a bola. Aí não tem armador que aguente. Vai ser engolido sempre. Zé foi até uma grata surpresa, com duas assistências. Kanu também me agradou. O resto, perdido em campo.

    Sinval Vieira sempre foi um nome razoavelmente lúcido da imprensa baiana. E sempre teve sensibilidade para enxergar talentos, enxergar bons jogadores. No entanto, sempre me incomodou nele a falta de percepção do papel de um técnico. Sempre usou o discurso: dê bons ovos que sairá uma boa omelete. Isso tem sua verdade, mas precisa também de um bom cozinheiro. E o do Vitória, com todo o respeito, não está sabendo ferver uma água. Infelizmente estamos aprendendo na dor. Fizemos boas contratações sim, mas faltam ideias de futebol.

    Você falou de Kieza, e eu assino embaixo. A cobrança a ele jogando nessa função é absurda. Não é a dele, e difícil seria jogar bem por ali. A culpa é de quem escala. Ano passado Argel insistiu nessa formação com Zé Love e agora mantém com Lima. Torcedor, tenha calma. Kieza não é um grande jogador, mas também não é um perna de pau qualquer.

    Curtir

    • Perna de pau não, cabeça de bagre sim. A pergunta é onde ele sabe jogar para apresentar o potencial que alguns acham que ele tem? Já foi tentado como fixo no meio, aberto na direita, aberto esquerda e de segundo atacante, e nada produziu.

      Curtir

      • A posição dele é centroavante. Pode jogar também de segundo atacante, onde não foi testado aqui. Não vejo ele com grande potencial. É um jogador mediano, faz seus golzinhos, tem alguma mobilidade. Peca na falta de técnica e condução de bola. É um jogador, num time arrumado, útil. Não espere dele grande futebol porque não vai haver. Talvez tenha sido superestimado por imprensa, torcida, diretoria antiga, sei lá.

        Curtir

  18. Kieza jogou bem, e fez o possível para ajudar , ganhou varias bolas no alto em chutões da defesa. Não entendi o porque de argel não ter colocado o cardenas para dar uma cadenciada no jogo junto com o cleiton ou ate mesmo no lugar do mesmo para dar uma renovada na meiuca.

    Curtir

  19. Será que vai ser necessário acontecer uma tragédia para o Vitória contratar zagueiros e lateral esquerdo?!?!?
    Todo ano a torcida nota as deficiências desde o baiano e os dirigentes ficam na mesma teimosia.
    Mudam os nomes e a teimosia continua. A diferença é que contrataram bem para o meio de campo e ataque.

    Curtir

  20. Entre as (muitas) deficiências de Fernando Miguel, a que mais me irrita é a sua incapacidade extrema de sair jogando com as mãos; definitivamente FM não é goleiro para ser titular no Vitoria!

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s