JÁ SE PASSARAM 10 JOGOS. CADÊ O FUTEBOL?

k9-america-vs-vitoria

Mais uma atuação fraca do Vitória sob o comando de Argel Fucks. O prazo de paciência que tenho e que boa parte dos comentaristas sensatos possuem é de 10 jogos para ver a evolução (ou não) de qualquer treinador em começo de temporada. E sobre isso já posso cravar que Argel não vai conseguir organizar este novo elenco do Rubro-Negro.

Ainda que empatar fora de casa não seja considerado um resultado ruim, também não é excelente, e se torna preocupante quando olhamos quem é o adversário e o que ele vem fazendo nos últimos tempos. O América-RN caiu para a Série D – o subsolo do futebol nacional – e em seu modestíssimo estadual não conseguiu passar às finais do 1º turno, portanto, colocando o prisma da contextualização do oponente, vos digo: O empate em 0x0 contra este time foi um resultado ruim (péssimo seria a derrota).

É inaceitável que o Vitória chegue na partida de número 10 com o mesmo tipo de atuação da partida 01. Continuam os chutões, os “lançamentos” a esmo seja pelo goleiro ou pelos zagueiros e volantes. Sempre jogamos pelos flancos, e apostando na jogada aérea e com um espaçamento enorme entre os setores do campo. O diretor de futebol traz “500” meias de qualidade, com gabarito, e Argel morre de paixão pelo esquema com um só armador e com um estilo de jogo que não favorece nenhum camisa 10, podem botar Messi na nossa meiuca, que não vai mudar nada.

650x375_ec-vitoria-copa-do-nordeste-americarn_1683292

O argentino até que decidiria alguns jogos bem no estilo Marinho, ou seja, pela força de seu talento individual e não do esquema de jogo. E convenhamos, que apesar de um bom jogador, Cleiton Xavier não é Messi e não tem o mesmo ímpeto ofensivo que Marinho, fora que Cleiton já jogou em vários momentos da carreira como segundo volante. Em minha visão para CX render mais, precisa ter um outro meio-campista ofensivo ao seu lado, para auxiliar a criação de jogadas com ele. Se tivéssemos extremos mais goleadores, velozes e habilidosos, até que este esquema de Argel poderia ser mantido, mas não temos.

Ainda que tenhamos tido melhor posse de bola durante boa parte do jogo, esta posse não resultou em jogadas objetivas e com finalizações a contento. Estamos jogando mal e deixando de vencer equipes bem menores que a nossa e que estão em divisões nacionais inferiores e isso preocupa com o passar do tempo…logo logo chega Maio e o início do Brasileirão.

Temos um bom elenco sim e cravo que é o Melhor do Nordeste, mas falta a este “melhor elenco do Nordeste” ter a melhor atuação do nordeste e isso não temos. Neste aspecto Sport e Bahia estão à frente (com o atenuante que são praticamente o mesmo elenco de 2016 e o mesmo treinador, o que facilita ter uma organização tática melhor de quem reformulou o elenco). Enfim, acredito que já é hora da diretoria rever a permanência de Argel o quanto antes. Espero que não seja necessário um vexame para esta tomada de decisão. Já se passaram 10 jogos e o Vitória vem ganhando pela extrema fragilidade dos adversários somado com o talento individual de nossos jogadores, quando estes estão mais inspirados. Não temos consistência tática e jogadas ensaiadas.

Triste 0x0. Partida fraca, sem força, sem energia. Por estas e outras eu também concordo com o #ForaArgel que a torcida leonina começa a viralizar nas redes sociais.

Um abraço e feliz carnaval e Palco do Rock a todos!

Fábio Monteiro

Anúncios

14 respostas em “JÁ SE PASSARAM 10 JOGOS. CADÊ O FUTEBOL?

  1. O Vitória vacilou e Mena esta fechando com o Sport, perdemos uma boa oportunidade de ter um lateral esquerdo. Se confirmar a venda de David vai ficar devendo dois atacantes de beirada, uma vez que Carlos não acertou a vinda, e não trouxeram outro no lugar. Gostaria de ver o Renê Santos jogando, assinou contrato e até agora nem esquentou banco.

    Curtir

  2. Fábio parabéns pelo seu texto, concordo com tudo e digo mais o vitoria com esse esquema no qual o Argel mata todos os nossos meias , em um confronto com Sport o nosso Vitoria pode ganhar por isso faz parte do futebol mas certamente acho time de Pernambuco melhor taticamente melhor distribuído em campo , Nao adianta trazer meias de qualidade por o burro do nosso treinador nao vai mudar nada , por isso digo tem q mandar embora antes que seja tarde e aí vou responsabilizar o sr Sinval por todos estão vendo que o Argel nao tem gabarito pra estar a frente de elenco deste do Vitoria

    Curtir

  3. Pra mim, Futebol se ganha no meio do campo. Nosso meio é totalmente despovoado. Jogamos diversas vezes com 3 atacantes, e apesar disso, nosso ataque é por vezes estéril.

    SRN

    Curtir

  4. O treinador é um enganador! O cara serve para entregar camisa e mais nada. Ficar gritando na beira do qualquer um fez. Como ele não tem mais um jogador decisivo, resolve ficar improvisando, ou seja, recai na obra do acaso.
    O Vitória precisa de títulos e o treinador não ganhou nada na carreira, portanto a propria retrospectiva profissional não se encaixa as pretensões da diretoria, que de certo modo, tem buscado garantir boas peças de reposição.

    Curtir

  5. Engraçado é que sempre vou de encontro a maré.

    Eu acho que o time até melhorou um pouco sim, mas isso se deve ao rendimente físico do time ter aumentado um pouco.

    Velho, porque não traz Levir Culpi ?

    Nelsinho Bapstista ? Ricardo Gomes ? Fernando Diniz (o mais difícil parece talvez…)

    Curtir

    • O Vitória mal das pernas e vocês discutindo situação das enlatadas. Pouco estou me lixando para a situação de momento delas. Se desaparecerem do mapa, tô nem aí.

      Curtir

      • Não estou discutindo a situação das Sardas, só rebatendo o que Fábio disse deles estarem melhores que nós. Também quero que se lasquei.

        Curtir

      • Eu não daria bola pro Itinga no brasileirão que eles dificilmente passam do meio da tabela.

        Mas quero ganhar o campeonato baiano e copa do nordeste e pra isso precisamos estar melhor que eles.

        Conheço o itinga porque sou apostador, então eu conheço os números deles e os jogadores também.

        De vez em quando é bom comparar, porque eu sei que o Vitória tem um time amplamente superior, no entanto o futebol praticado pelo nosso time na maioria das vezes é inferior ao deles sim, sem sombras de dúvidas e isto é inadmissível.

        Curtir

  6. Disse tudo e assino embaixo, com exceção do trecho que diz que o Jahia joga um futebol melhor que o nosso. Eles só pegaram perebas também e, apesar de ainda não terem perdido, empataram 2 no fraco Baiano, inclusive contra o Fluminense de Feira com 10 jogadores o segundo tempo todo, e o Jacuipense. Ainda sofreram pra ganhar do Sergipe. Empataram com Fortaleza Série C e Altos do Piauí sem série nenhuma. Onde está a superioridade do Jahia? Não enxergo isso.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s