Agora vem o Brasileirão

Depois de conquistar o Campeonato Baiano pela 29ª vez no último domingo, chegou a hora do Vitória “trocar a chave” e pensar no jogo deste domingo, que já é pelo Campeonato Brasileiro. Nossa diretoria precisa adiantar o lado e anunciar ótimas contratações, tanto para o elenco como definir o treinador certo e torço muito para que seja Eduardo Baptista, Levir Culpi, Marcelo Oliveira ou o próprio Nelsinho, pai de Eduardo Baptista. Por mais que eu reconheça o currículo de Ricardo Gomes e sua passagem na temporada 1999 onde fez a dobradinha sendo campeão estadual e regional, não consigo enxergar Gomes como a “solução” para o material humano que nós temos.

Dizem as “más línguas” que depois do AVC, Ricardo ficou com uma leve sequela na dicção e na velocidade do pensamento e que isso foi preponderante para ele ter ficado tão pouco tempo no São Paulo Futebol Clube. Boatos e preconceitos à parte, RG nunca foi um treinador vibrante, de botar o time pra cima. Ele é da linha mais cautelosa, sem ser excessivamente defensivo.

Nosso elenco precisa ser fortalecido ou vamos repetir a pífia campanha do ano passado e com o agravante de não ter um “doido endiabrado” como Marinho, que nos livrou do rebaixamento, na melhor temporada de sua carreira, já com 26 anos de idade e 7 de carreira profissional. Considero que precisamos dar a titularidade a Caíque ou partir para trazer um goleiro mais rodado e experiente na Série A, pois Fernando Miguel é muito inconstante e sentiu demais sua primeira participação na 1ª Divisão. Além disso, é necessário que a diretoria prospecte e busque, com carinho, um lateral esquerdo de verdade, dois zagueiros, um meia avançado central, que tenha mais vigor e habilidade que Cleiton Xavier, dois pontas com maior leitura de jogo (não basta só saber correr) e um centroavante mais eficaz e vívido que Kieza e André Lima. Ou seja, só aí eu listei 7 reforços.

Não há como negar, que só estamos na Série A neste ano por conta da excelente fase vivida por Marinho no Brasileirão passado.

Não acredito que Thallyson que está para ser anunciado hoje é este lateral esquerdo, conheço ele das passagens no Ceará e Flamengo e ele é do estilo Euller, isto é, razoavelmente bom no apoio, mas fraquíssimo na recomposição defensiva. Acho interessante a aposta em Todinho, que pode ser uma surpresa boa como foi Neto Berola entre 2009 e 2010, mas precisamos de dois extremos que já tenha disputado a Série A como titular e com relativo sucesso. Série A não é campeonato baiano. Enfrentar os 12 maiores clubes do eixo RJ-SP-PR-MG-RS é bem diferente de jogar contra as babas do boi cansado de nosso futebol, além de que vamos jogar 19 jogos fora de casa, e encarar estádios e torcidas grandes como Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, etc.

Infelizmente, este elenco montado às pressas até devido pelo processo eleitoral ter sido na 1ª quinzena de dezembro, parecia ser um time muito bom, com várias opções interessantes para o treinador. Só que não deu liga, fora que os meias mais famosos tiveram sucessivas lesões  jogaram menos de 5 partidas pelo rubro-negro, como Pisculichi e Dátolo, além do fato de Cleiton Xavier estar muito modesto do que já foi num passado recente, como no começo dos anos 2000, até boa parte de 2010. A intenção do Departamento de Futebol foi montar um elenco com duas ou três opções para cada setor, mas quem está conseguindo manter regularidade são os remanescentes de 2016 e a boa fase de David, que lembra um pouco a evolução de Elkeson durante a temporada 2010 e início de 2011.

Como não gosto de pintar o pavão, creio que com este grupo de jogadores que temos à disposição só posso dizer que brigaremos contra o rebaixamento. Este elenco precisa melhorar muito na atuação e consistência da mesma, para mudar minha opinião. Só com reforços pontuais e certeiros, além de um técnico verdadeiramente competente vejo uma saída para o Leão buscar a parte superior da tabela, ou seja, 10ª a 6ª posição.

Vitória Sempre!

Anúncios

23 respostas em “Agora vem o Brasileirão

  1. Diretamente:

    Hoje brigamos com avaí, vasco, atlético-GO, chapecoense, sport, atlético-PR e coritiba, contra o rebaixamento. Ponto.

    Nosso elenco vai de mediano a baixo (novidade!), necessitando de seis reforços. Os atletas que estão sendo apresentados não dão boas perspectivas. Caso já houvesse um esqueleto, uma estrutura competitiva ao time, seria mais fácil encaixá-los. Mas o time terá que crescer durante a competição, o que sempre é um risco.

    Não ter um time competitivo foi resultado da escolha da manutenção de Argel, fazendo o time perder quatro meses de preparação. Por que indico o time sem competitividade? O triunfo foi contra o vasco e contra o bahia. Depois, nada acontece contra o paraná (série B), nem contra o próprio bahia na CN. Ainda, o time não fez nenhum gol nas decisões do estadual, embora tenha colocado alguma pressão no adversário.

    Ponto positivo no brasileiro, vários times do primeiro pelotão estarão envolvidos até boa parte do ano em mais competições (sul-americana, copa do Brasil e Libertadores), o que pode desequilibrar a favor do Vitória. Ponto negativo, também esta participação em outras competições favorecerá os outros times que, no momento, nivelam com o Vitória, dando a mesma vantagem.

    Voltando ao primeiro parágrafo, a margem de disputa é muito tênue, com oito times para quatro vagas. Poderíamos pensar, num copo cheio, que existem seis vagas possíveis para o Vitória antes da zona de degola, pois dez times estão acima dele, devido ao inter na série B.

    Que comece o brasileiro que, comparado com as principais ligas européias, perde em organização, estrutura e nível tático. Ganha em competitividade, com mais times disputando o título.

    Na mídia, só dois times serão mencionados como mantra: flamengo e corínthians. A mim, por isso, hora de esquecer qualquer noticiário ou programa de debate nacional (?). Focar no Vitória e esperar pelos erros de arbitragens que nos tirarão vários pontos. Só um time competitivo pra minimizar isso. Não há ilusões, nem falsas perspectivas. Realidade nua e crua, mas nada de pés de política de pés no chão.

    Abraços!

    Curtir

  2. Kd o novo técnico? Porq no vitoria tudo e assim ,mal planejado , já sabendo da saída do Argel já deveriam esta preparados para iniciar o brasileiro com o novo técnico e já estar iniciando a contratações que realmente venha pra vestir a camisa de titular

    Curtir

  3. Parabéns pelo texto, concordo e acho que é mais ou menos por aí mesmo. Precisamos de sete ou até mais reforços para sermos competitivos no Brasileirão, visto que você não mencionou um volante e um lateral direito (caso se confirme que Salino e Norberto deixarão o clube). Por outro lado, devemos estar cientes da dificuldade de conseguir tantos reforços de qualidade para nosso clube, muito difícil encontrar tantos jogadores que estejam disponíveis no mercado devido à proximidade do Brasileirão, e também, seria prudente esperar o técnico assumir o cargo para que ele indique quais peças ele precisará de imediato.

    Com relação ao técnico, espero que não se cometa o mesmo erro do início do ano. A contratação deve levar em conta o perfil e o estilo do técnico para que não precise demiti-lo no meio do campeonato e gerar mais prejuízos ao Vitória. Dentre os nomes que ventilados pela imprensa, os que mais me agradam é Eduardo Baptista e Jorginho, por conta de terem realizado trabalhos razoáveis nos últimos anos. Marcelo Oliveira vêm tendo insucessos na carreira, pegou times com bons elencos (Atlético-MG e Palmeiras) e não conseguiu dar um padrão tático montando equipes frágeis defensivamente.

    Infelizmente acho que não virá todos os reforços necessários, contudo com a contratação de um bom técnico e um bom lateral esquerdo nosso time apresentará uma evolução significativa. Espero que os erros cometidos esse ano (o que é normal para o primeiro ano de gestão) sirvam de aprendizado para montarmos um elenco mais forte no próximo ano.

    Curtir

  4. Prezados colegas,

    Eu, pessoalmente, não efetivaria Wesley Carvalho.

    E a razão é simples. Um clube com pretensão de ser um formador (e essa é a ambição) deve pensar em ter um elenco sub 23.

    Discutir a inclusão do clube na copa do estado da fbf sub 23.

    Discutir com outros integrantes do Clube dos Treze e da Liga Nordeste um torneio com equipes sub 23.

    Discutir um calendário de excursão para as equipes sub 23 ganhar experiência e viabilizar a negociação de atletas formados.

    O auge do atleta profissional, normalmente, ocorre entre os 24 até 30 anos.

    Antes, só os que amadurecem mais cedo (minoria).

    E, no meu entendimento, Wesley Carvalho é profissional ideal para assumir o sub 23 (transição entre a base e a equipe principal).

    Esta equipe, eventualmente, poderia ser utilizada em determinados jogos do estadual em caso de calendário apertado.

    Para o brasileiro, tentaria Eduardo Batista como primeira opção.

    Obs. David não é craque, mas dizer que ele não é nada é equívoco.

    Bom jogador que tende a crescer.

    Curtir

  5. Bom dia, torcida Bi-Campeão invicta! Agora é hora da onça beber água, acabou o baianiho, agora é jogo pra homens. A gente precisa, além de bom técnico, preencher as nossas deficiências com jogadores mais eficazes. Agora não podemos mais errar.

    Curtir

  6. Boa noite nação rubro-negra.
    Na espectativa do nosso novo treinador ser Levir ou Eduardo, sobre as despensa de jogadores que não deram certo qual a demora? Será que geferson, Alan Costa e Bruno Ramires vão ficar para o brasileiro? São horríveis e não merecem vestir mais a camisa do Vitória.
    Fábio me adiciona no cartola?
    CR Avatar e o meu time.

    Curtir

  7. Ouvi um repórter do canal ESPN perguntando a Beto Campos (Novo Hamburgo) se ele iria a Salvador para passear ou trabalhar e a resposta foi que seus agentes que iria definir seu futuro. Alguém sabe dizer se está havendo contatos atuais da diretoria do Vitória com esse treinador?

    Curtir

  8. O maior problema de Fernando Miguel é quando a bola vem para ele sair do gol, mesmo com o zagueiro dando proteção, e ele não sai. No domingo tiveram dois lances, um em que Kanu protegeu, ele não saiu, e o zagueiro teve que botar para escanteio. E outro que Alan Costa protegeu, ele não saiu de de novo, e o zagueirão levou até a lateral e despachou a bola com um chutão para frente, sendo pressionado pelo atacante adversário. Parece que falta confiança nesse quesito. Ano passado perdemos para o Botafogo em lance assim.

    Também espero reforços, mas não acho que o elenco atual é tão mequetrefe como alguns pintam. Nas mãos de um bom treinador, esses caras podem render. Percebam que Wesley deu maior compactação no jogo de domingo e o time já rendeu mais. Ontem, no GE, estavam Patric, Farias e Cleiton, além do presidente Ivan de Almeida. Que time do Brasil não queria ter esses três jogadores no elenco? São bons de bola e jogam em qualquer time do Brasil.

    Se não chegarem reforços até a estréia, ou se só vierem Todinho e Thallyson, iria assim: Fernando Miguel, Patric, Kanu, Alan Costa e Euller (Thallyson); Farias, Correia (Renê), Cleiton Xavier e Gabriel Xavier; David e Kieza. Queria ver Renê jogando de zagueiro, sua real posição, mas ele entrou bem como volante no domingo. Jogaria compactado, explorando os espaços que o Avaí certamente irá proporcionar.

    Curtir

    • Achei Rene meio amalucado no primeiro sarvi qd ele entrou… Tava parecendo menino quando entra no baba do pai, correndo parecendo um doido…

      No segundo sarvi ele entrou bem melhor e desarmou bolas importantes… Não me empolguei muito de cara, mas seria uma opção pra ser TESTADA em algum jogo menos difícil… Era pra ser testado antes mas…

      Curtir

    • Grande reforço, Todinho… Deus ajude que eu esteja errado, o rapaz ainda não teve uma chance e todo mundo merece pelo menos uma na vida. Se ele souber (e puder) aproveitar, ótimo. Senão será mais uma perda de tempo, e de pontos preciosos, nesse que é um dos campeonatos mais difíceis do mundo.

      Curtir

  9. “pois Fernando Miguel é muito inconstante e sentiu demais sua primeira participação na 1ª Divisão”.
    bolas cruzada no limite da pequena área o cara não sai em uma! quando tenta faz M.
    Ricardo Gomes, 90% da torcida está rejeitando, concordo.
    Ou Eduardo Batista ou efetiva Wesley, o resto citado no texto, acho que só irão querer engordar a conta bancária.

    Curtir

  10. Cara, isso aí de que ele ficou com sequela na dicção e na velocidade do pensamento, meu Deus do céu, isso é falácia. Até pq ele estava muito bem no Botafogo ( campeão da Série B em 2015 ), e vinha fazendo boa campanha no Brasileirão do ano seguinte. Tanto que recebeu proposta do São Paulo. Também acho que ele não é o nome ideal para assumir o ECV, mas dizer que o cara não tá 100% aí já é demais… Sei que vc ressaltou o “dizem as más linguas”, mas por favor, vamos deixar os boatos infundados p/ os sensacionalistas de plantão, vide, Boca Grande e afins…
    SRN

    Curtir

  11. David precisa ser mais letal! Ta faltando confiança, calma para decidir oportunidades importantes que chegam em seus pés. Perdendo muito gol!

    Curtir

    • Ou humildade – que se adquire – ou talento que é inato? O que é a verdade é que não tem faltado oportunidades para esse jogador e até agora, nada!

      Curtir

      • Meus caros colega rubro negros , veja só vamos ter um pouco de calma com David , veja o caso de marinho estourou no vitoria com 26 anos , já expulsamos vários jogadores nosso da base e que estão hoje jogando muita bola em outros clube tai o ex : elkeson , David tem futebol sim o que falta e confiança nele mesmo.

        Curtir

    • David joga como um falso ponta, nunca vai fazer muito gol. Ele tem que atuar com Kieza ou André Lima no ataque. Nunca, jamais, com os dois. Até uma criança conseguia enxergar isso, menos Argel-Já-Foi-Tarde.

      Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s