Vitória 0x1 Corinthians | A eficiência e a qualidade fazem toda a diferença!

Começo o pós-jogo de hoje com o seguinte axioma: Olha quanto tempo que o Vitória perdeu com Argel Fucks no comando técnico. A preguiça e a falta de capacidade em trazer um treinador mais gabaritado no começo do ano custou caro ao clube e a sua torcida, que continua sem ver futebol atrativo e eficiente do Leão desde a temporada 2013, ou seja, são QUATRO LONGOS ANOS em que a torcida do Vitória está sendo tolhida de ver seu time do coração jogar futebol.

Desde aquela campanha do 5º lugar da Série A, em que encantamos o Brasil com Maxi Biancucchi, Renato Cajá, Escudero, Marquinhos e Dinei, o rubro-negro vem praticando o bufo-bufo como sua marca de jogo e isso ficou bastante acentuado nesta passagem de Argel no ECV. Aquela história de time veloz, letal e insinuante do início das décadas de 90 e primeira metade dos anos 2000 virou mero lampejo nas temporadas pós-2013, o que atenua um pouco a culpa de Argel e potencializa as sucessivas diretorias de futebol do clube, desde então.

Em apenas duas rodadas e 1 semana de trabalho, o novato treinador Dejan Petkovic mostrou o quanto Argel foi prejudicial ao Clube. Com as mesmas peças do ex-treinador e com o agravante de 7 desfalques, o Vitória é outro time nas mãos do sérvio. Acabou-se o “chutão à esmo” que era carta-magna de Argel. Vimos contra Avaí e ontem, contra o Corinthians, o Leão tentar sair a partir de sua defesa, inclusive com Fernando Miguel jogando com passes curtos para zagueiros e laterais, coisa que não víamos poucos dias atrás. Era praticamente mecânico a seguinte situação: FM defende e devolve num chutão quase que instantaneamente, e na sequência, a posse de bola já está com o adversário, pois não temos mais o perito em casquinha, Dinei, nem meias e pontas habilidosos e entrosados com este lance como na temporada 2013.

Os primeiros 20min de jogo, ontem à tarde, confirmam o que citei no parágrafo anterior. O Vitória teve mais posse de bola, justamente, por evitar chutões, dominou o Corinthians e só não saiu na frente por limitação absurda dos homens de criação e finalização. É deprimente ver a falta de capacidade ofensiva de nossos extremos. Por mais que tenha melhorado, Paulinho continua sendo um engodo. Não tem aquela fibra goleadora e aqui não faz 1% do que fez no Flamengo, também na temporada 2013. David caiu vertiginosamente nos últimos 5 jogos, não sei se a ligeira boa fase lhe subiu à cabeça ou que realmente ele só consegue sobressair-se contra adversários fraquíssimos do nosso interior e das equipes menores do Nordestão. Nos jogos “mais pegados” ele sumiu, produtividade zero. Não dá para confiar a titularidade 100% dele numa Série A.

Já o Corinthians, inflamado mais pela Mídia Nacional e Local, não é lá estas coca-cola toda. Olho para a escalação deles e só destaco os dois laterais e o meia Jádson, o restante do time titular é bem meeiro, assim como a maioria de seus reservas. Jô e Romero têm mais “grife” que talento individual e o próprio goleiro Cássio fica num rodízio com Walter, alternando a titularidade. Eles faziam uma partida pífia, sem vibração, sem grandes atuações individuais e só venceram o jogo porque não aproveitamos as poucas oportunidades criadas, sobretudo àquela de Pisculichi que deixou Rafaelson de cara, mas nosso camisa 20, que está com um corpanzil de um zagueiro veterano ruim, mostrou toda a sua falta de intimidade com a bola. O troco veio – Bastou para o Corinthians a eficiência e qualidade de Marquinhos Gabriel, que achou Jô livre na área, que não desperdiçou. Corinthians 1×0. Lance muito parecido com o de Piscu e Rafaelson, mas convenhamos que Jô é mais experiente e de maior talento que nosso centroavante “da base”, apesar de não ser nenhum suprassumo do futebol brasileiro.

Enfim, se por um lado ficou evidenciado que UM TREINADOR COMPETENTE faz sim um time limitado ter uma postura e atuação mais convincente, por outro ficou ratificado que com este elenco que aí está, o VITÓRIA é forte candidato ao rebaixamento. Perdemos tempo demais com Argel, que sobreviveu a estatísticas fakes de um campeonato engasga-gato, que é o estadual, e que sofremos alguns perrengues na primeira fase do Nordestão, num grupo onde os adversários eram oriundos das Séries C e D. O discurso ultrapassado de Sinval Vieira de que “qualquer treinador faz um time bom jogar” caiu por terra mais uma vez. Além de não termos este time bom, muito pelo contrário, o novato da área em menos de 15 dias já deu outra feição à equipe, que aliás o próprio interino, Wesley Carvalho, já tinha conseguido em 48h, diga-se de passagem. Por sinal está rolando a informação de que Carvalho foi convidado a treinar o sub-20 do Palmeiras. Se for confirmada esta situação é mais um ótimo profissional de nosso staff que sai para o eixo sul/sudeste sem ter o devido reconhecimento dentro do Vitória.

#REFORÇOS

#OUCONTRATAOUVOLTAPRASEGUNDONA

#QUEREMOSFUTEBOLMAISATRATIVO

#CHEGADEBUFOBUFO

Vitória Sempre!

Anúncios

47 respostas em “Vitória 0x1 Corinthians | A eficiência e a qualidade fazem toda a diferença!

  1. Extraído do “Diário de Pernambuco”:

    “Não se brinca em uma final de campeonato. E não se fecha os olhos para os erros. De planejamento da diretoria e do treinador. Da cúpula leonina que disse uma coisa e fez outra, desgastando os jogadores em partidas menos importantes ao longo da temporada, entre elas algumas do Estadual, e perdendo jogadores por conta disso, com desgaste muscular, para a hora da decisão.

    E do técnico Ney Franco que inventou uma escalação nunca utilizada e treinada apenas por uma hora e meia, na véspera, para decidir uma Copa do Nordeste. A fatura custou caro demais e deve custar o cargo do treinador. Merecidamente. Com uma atuação patética, o Sport foi dominado do início ao fim pelo Bahia. A derrota de 1 a 0 foi até barata na Arena Fonte Nova, diante do tamanho domínio dos donos da casa. Mas dói no torcedor do mesmo jeito. Bahia, que talvez nunca tenha disputado uma final tão fácil, campeão por méritos. Sport, que foi a Salvador passar vergonha, vice também por incompetência.”

    Lendo o primeiro parágrafo, não nos lembra o Vitória em momentos recentes?

    Curtir

  2. Era bom se desse pra contar com Erik e Neilton , os dois. Isso manteria David desconfortável.

    Bressan para zagueiro é muito bom e ele pode jogar de volante também eu acho.

    Curtir

  3. Gostaria de ver o meio de campo e ataque com os seguintes jogadores:
    Farias, Cleitor Xavier, Gabriel Xavier e Pisculichi, David e Kieza.
    Acho que para jogos em casa vale a pena a formação com apenas 1 volume e tentar dar uma dinâmica maior no meio campo.
    SRN

    Curtir

    • Pensar em um ataque para a primeira divisão com David é pensar pequeno. Qual foi o penalty que David sofreu até hoje?Quantas assistências para gol ele deu? Quando foi que ele fez o último gol? Quando foi que na última temporada ele entrou e resolveu? Pra quem teve um Marinho no ano passado e ficar esperando David “amadurecer” para virar craque, é ir na conversa da imprensa tricolor!

      Curtir

      • Concordo! Mas me refiro ao ataque com os elementos que temos HOJE!
        Precisamos de reforços mas com o que temos hj ainda acho David e Kieza as melhores opções para o ataque.
        Lembro que nosso meio campo e ataque que fizeram a campanha do 5 lugar tinha: Michel, Cárceres, Caja e Escudero, Maxi e Dinei.
        Pra mim esse time só tinha um volante, o Cárceres era um Meia que ajudava na marcação. Esse meio campo fazia a bola chegar no ataque.
        Quero ver Farias, Cleiton, Gabriel e Pisculichi, David e Kieza.
        SRN

        Curtir

  4. Nota-se uma evoluçao na filosofia de jogo, mais controle, tentativas de transiçao entre os setores, so que estamos jogando como se fosse inicio de temporada, os jogadores ainda fazer isso com certo esforço, e é natural, e fica nitido que o esquema de argel, nos causou um atraso imenço, agora é esperar reforços e torcer para a filosofia de pet evoluir mais rapido. Tambem estou claro que esse trio de atacantes nao tem condiçoes nenhuma de serem titulares. Assim como cleiton nao funciona como meia de criaçao ainda mais sozinho.

    Curtir

  5. Parabéns para Wesley Carvalho, mostrou que tem dignidade, se aqui não é reconhecido, tem buscar novos ares. (Só em pensar que Ivã de Almeida teve a ousadia de dizer que Pet tem mais experiência que Wesley como treinador e que tinha planos para ele como auxiliar, que ele ia viajar como o grupo, e blá, blá…)

    Todo mundo dizendo que o time melhorou, que agora toca a bola e coisa e tal. Mas a quantos jogos não faz um gol? Tudo bem Argel ganhava e não prestava!! Ok, agora joga bem e não ganha. Isso só acontece com nosso time.
    Gostaria de saber por que Cleiton Xavier é titular absoluto? O cara não acerta um passe, não consegue definir uma jogada, Cárdenas deveria ter mais chances, sinceramente, não entendo.

    Curtir

  6. Que melhora? Criou quantas oportunidades? Cassio fez alguma defesa? Até quando claiton xavier? Nem nisso o Vitoria da sorte. No palmeiras essa boamba se lesionava todo mes, aqui segue jogando esse futebol ridiculo

    Curtir

    • Cássio não fez defesa nenhuma? Kkkkkkkk.. .
      Rapaz é difícil viu? Não estou querendo dizer que o Vitória jogou como o Barcelona ontem, Mas jogou bem melhor sim e criou algumas oportunidades, só não foram aproveitadas.

      Precisamos reforçar e acredito que se as contratações forem boas podemos fazer um bom brasileirão.

      srns

      Curtir

      • Rapaz, simplismente colocar “kkkkk” no final da frase não te faz o rei da retorica. So fale em qual momento da partida Cassio realizou uma defesa que a conversa anda, por que, sinceramente, não vi nenhuma….

        Curtir

      • Nossos atacantes nesses 2 jogos sao fracos. Ainda que piscu e pineda sao bem mais incisivos que paulinho, Devid e rafaelson ( nao existe).

        Curtir

      • 1 de David, outro de Cleiton dentro da área (ambos defendidos por Cassio) e ainda a cabeçada. Houveram mais lances e o Vitória jogou bem, só não teve qualidade na finalização.

        srns

        Curtir

  7. Bom, estamos evoluindo e coisa e tal, mas temos que ganhar do Coritiba ou a agonia começará mais cedo, quanto a possível saída de Wesley e só ele olhar o caso de Amadeu que ficou aqui o tempo todo nunca foi efetivado, agora que ele tá na seleção, teve seu nome especulado pra vir treinar o time principal, é mole? se o Wesley quiser pagar pra ver. SRN.

    Curtir

  8. 5 jogos sem balançar as redes adversárias. Não conto o gol contra o jahia porque quem fez foi Armero, o time melhorou porém continua faltando o ”detalhe do gol”. Apesar de Geferson e Salino não terem comprometido, não da para jogar com dois laterais que não chegam a frente com qualidade, tem que ter ao menos um que chegue para cruzar ou chutar. Tem que dar sequência a Pineda como centroavante ou homem de frente circulando, Cardenas tem que jogar com o Cleiton ou com Piscu antes de ser mandado embora, até porque nenhum dos nossos meias rendem bem armando o jogo sozinho. E se for analisar, a maioria dos times jogam com dois meias armadores, ou um meia e um volante que sabe armar jogo e chega para chutar.
    Quanto as contratações, já tem concorrência em todos os nomes ventilados pela imprensa no Vitoria, tomara que cheguem, mas todos sabem o que acontece quando o Leão entra em briga pública por jogador.

    Curtir

    • Boa leitura, se temos jogadores mais qualificados para meio, temos que aproveita-los. O esquema tem que aproveitar o que temos de melhor e não utilizar um esquema onde os jogadores são limitados. David e Paulinho são jogadores pra compor elenco, pra serem utilizados em uma determinada situaçao de jogo nao funcionam como titulares.

      Curtir

  9. Getulio\Irece

    Náo perco um jogo do meu time, assim como gosto de ler os seus comentários, porem há uma contradição quando falam que o time melhorou.
    Não vi, no jogo de ontem, nenhuma melhora, pelo contrário, o time vem caindo de produção desde o ultimo ba-vi e o que é pior, entrada de Rafaelson na formação do ataque com Paulinho e david acabou com a criatividade e os gols, pois falta MPS três técnica e Oktalento.
    As substituições de Pet foram horríveis à excessão da entrada de Pisculich…No lugar de Rafaelson deveria entrar Pisculich que é centro avante e muito mais jogador.
    Nas goleadas contra Flamengo Guanambi e Flu de Feira, quando entrou de primeira, mostrou um futebol alegre, de entrega e pra frente. Quem não lembra da “deixada” de cabeça para trás de uma bola quase perdida que ele deu para Datolo fazer aquela pintura de canhota… Não sei o que se passa, mas Pisculichi merecia mais chances, afinal este ataque que está aí não faz gol em time nenhum. Ontem quando vi a escalação disse ao meu neto que seria zero a zero ou perderiamos. Náo esse futebolzinho limitado sem ser leyal ,ou simplesmente não atacar. O goleiro defendeu um chute de longe e só… É muito pouco…acho que Pet sempre estará em minha lembrança como um dos maiores jogadores que já vi em meu time,porem não é tecnico. Pineda náo pode ser banco pra Rafaelson, Paulinho e David desperdiçam as chances de gol, então, só nos resta torcer… Eu tenho 67 anos, e testemunhei Osni.Gibira,André e Mario Sergio no campeonato do sesquicentenário 1972, mais tarde Rick, Arturzinho, Zé Roberto,Davi, Ramon Menezes e outras feras é duro ter que engolir, numa série A um ataque cardíaco, mesmo com opção melhor no banco.
    Mas tenho certeza que verei meu Vitoria acima de todos os times fo Brasil, da América e do mundo…
    Quem viver verá…

    Curtir

  10. Também acho que o ECV evoluiu.

    Apesar de não considerar Pet um treinador para nosso clube, é inegável que desde a saída de Argel o time tem um certo padrão de jogo.

    Certamente, com o retorno de algumas peças a tendência é evoluir em algumas rodadas.

    Ouvi na rádio que Sinval se mostrou preocupado e que o Presidente e Conselho devem liberar verba para outras contratações e tal.

    Também acho que o ECV tem que promover algumas contratações.

    Mas Sinval precisa prestar contas:

    Qual o orçamento de 2016 ?

    Qual o orçamento do futebol em 2017 ?

    Como foi gasto ? Dos contratados pelas fábulas, quais foram os aprovados ?

    Ora, se o sujeito gastou mais do que em 2016 com um time pior como acreditar que acertará agora ?

    Como dizia você, esse time tem que melhorar para ficar ruim.

    Contratar é preciso mas, honestamente, não tenho nenhuma confiança que Sinval tenha capacidade de fazê-lo a julgar pelas péssimas contratações do primeiro semestre.

    Curtir

  11. De grão em grão…
    Na primeira rodada Cleixon Xavier participou do garrancho da rodada (globo esporte), dessa vez foi Rafaelson…
    Tá difícil!

    Curtir

  12. Parabéns a pet pela evolução tática em pouco tempo de trabalho. Gostei da participação de Salino. Estava pra ser mandado embora. Sacanearam ele. Não deram maiores oportunidades para fazer uma melhor avaliação. Ele merece mais oportunidades. Gerferson, apesar da boa partida em termos defensivos, eh limitado tecnicamente. Não tem muitos recursos técnicos. Não sabe jogar na diagonal. Parece um lateral da década de 80.
    Pisculishi mostrou que Cleiton Xavier merece ir para o banco ou pelo menos uma tentativa dos dois jogarem juntos.
    Rafaelson( dentro de suas limitações) fez uma boa partida. Fez bem o papel de pivô. E incomodou a zaga do Corinthians nos cruzamentos. Porém ele eh muuuito limitado tecnicamente.
    Para mim está mais q provado que Cleiton Xavier não eh jogador para ser titular absoluto. Necessitamos urgentemente de um meia rápido, driblador, que faça jogadas agudas e faça essa bola chegar com qualidade nos atacantes.
    Paulinho eh outro engodo. São nesses jogos cascudos q vemos quem eh quem. Ele tem uma função tática importante, tem boa recomposição, mas tecnicamente inoperante. Eh um verdadeiro enfeite de pavão…
    David está também mostrando irregularidades. Numa série A isso é péssimo.
    Necessitamos de um ponta de qualidade. Rápido e goleador. O Erick seria uma boa contratação. Não acho a vinda de Neílton( caso se confirme) uma boa. Ele eh muito instável.
    A saída eh contratar jogadores dos países vizinhos Sulamericanos. Vide pisculishi.

    Curtir

  13. Quero saber até quando Sinval continuará? Infelizmente, assisti ao jogo de ontem, rezando para terminar logo, pois o empate seria uma grande vitória. Ao final, percebi que com este elenco, estamos lascados!!! Este presidente tem a cara do Falcão 2014, vai esperar a 1a fase terminar para contratar um monte de refugos, resultado, serie B 2018.
    SRN

    Curtir

  14. Pelo que o time vinha jogando no início do ano, foi um avanço e tanto!!! Vitória fez uma partida boa, não comprometeu tanto e o Corinthians não é esse time todo, mas têm peças de qualidade e um técnico a mais tempo com seu sistema de jogo implantado.
    O time já rodou mais a bola, trocou passes, buscou jogadas… não ficou com medo da posse de bola. Tem muito a evoluir ainda e espero essa evolução, creio que com o time inteiro a sua disposição esse time possa dar mais. Pecamos na qualidade, o adversário foi feliz na chance e ganhou o jogo.
    Essas semanas inteiras para trabalhar serão perfeitas para aprimorar o esquema e reabilitar os jogadores, esse DM precisa ficar vazio!! Gostei da entrada de Piscu, procurou movimentação, disposição, chegou mais perto dos pontas para troca de passes, pra mim Cleiton Xavier precisa de um outro meia para auxilia-lo, o time renderia mais.
    E essa de Wesley Carvalho cobiçado pelo Palmeiras, dará um passo para trás e com competência e trabalho, conseguirá dar dois pra frente. Com certeza uma proposta dessa faz a pessoa pensar e querer seu melhor. Aqui no Vitória a diretoria dá perspectiva de quando ele terá a sua chance?? De quando terá sua oportunidade de assumir o time principal?? O Vitória precisa aproveitar seus talentos e valorizá-los, prepará-los e dar oportunidade para eles. Carlos Amadeu permaneceu como técnico das categorias de base do Vitória, ganhou títulos com a base, não teve a oportunidade de assumir o time, foi para a Seleção e depois foi sondado para ser técnico aqui, com o Wesley Carvalho pode acontecer o mesmo. Complicado…planejamento, organização e reconhecimento trazem grandes resultados.

    SRN.
    Abs.

    Curtir

  15. Quando eu vi ontem Rafaelson ao ser substituído receber os aplausos da torcida, me convenci de que nós merecemos Rafaelson, David, Flávio e outras enganações da base! A propósito, quando foi o último gol de David pelo Vitória? Quando foi sua última assistência? Para a imprensa tricolor ele é apenas um garoto que se transformará em craque no futuro e nós, pobre torcedores temos que ter paciência. Me poupe!

    Curtir

      • Cleiton Xavier também não merece aplauso pelo que não está jogando. Quero que o jogador faça meu time ganhar independentemente de quanto ganha ou de onde veio.

        Curtir

  16. No gol do curíntia, não tinha que ter alguém cobrindo a lateral direita onde estava Jô? E afinal, onde estava Salino na hora do gol curintiano?

    Curtir

      • havia subido, pois estávamos atacando.
        Jhemerson perdeu a bola na meia esquerda.
        Reparem que o passe de M Gabriel para Jô, passa na frente de U Correia

        Curtir

  17. Temos um centroavante mais qualificado que Rafaelson na base e que não é utilizado, tampouco testado nos profissionais. Falo de Eronildo, vulgo Eron. Já mostrou ser goleador na base, inclusive na Seleção Brasileira. Se não contratar logo, precisamos olhar para a base e tentar preencher as carências do time. Agora Jhemerson entrou ontem muito mal, não acertou nada e ainda perdeu a bola do jogo. Ninguém fez falta tática para matar o contra ataque nos gambás. Resultado: derrota na conta. Não vi o primeiro tempo, mas Milton Neves disse que o Vitória teve um pênalti não marcado a seu favor, conforme link abaixo:

    http://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2017/05/21/apito-amigo-garante-a-primeira-vitoria-do-corinthians-no-brasileirao/

    Curtir

  18. Achei que o time fez uma partida regular, o jogo foi equilibrado e como você mesmo disse Fábio sobressaiu a melhor qualidade técnica do Corinthians, assim como o jogo contra o Avaí tenho a sensação que se tivéssemos com o time completo teríamos vencido.

    Nossos pontas são muito fracos, Paulinho e Pineda são péssimos e David é um operário, não vai carregar como Marinho fez ano passado. Precisamos urgentemente de dois pontas e um volante mais veloz que saia para o jogo. Grande surpresa desse jogo foram Salino e Geferson, jogaram muito bem defensivamente, Salino não perdeu uma e ainda se arriscou bem no ataque.

    Sobre Rafaelson, eu geralmente tenho paciência com a base, mas esse rapaz não tem condições de jogar futebol profissional. Poderia tentar fazer algum curso no Senai.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s