O QUE ESTÁ POR TRÁS DA TENTATIVA DE AGE PELAS OPOSIÇÕES?

Recebi nos últimos dias, num grupo de whatsapp, o documento para colheita de assinaturas de sócio-torcedores do ECV para o chamamento de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com a intenção de antecipar as eleições gerais do clube (Conselhos Diretor, Fiscal e Deliberativo), programada pelo Estatuto para ser realizada na primeira quinzena de setembro de 2019. Uma AGE com tema tão importante deveria ser feita com uma denúncia forte, embasada e com muitos indícios de que há algum tipo de malfeito sendo feito no clube, principalmente no tocante a finanças.

Acontece que não há elementos, de fato, comprometedores em relação a desvio de verbas ou qualquer outro indício de corrupção e o próprio documento reconhece isso quando fala que mesmo à falta de materialidade da gestão temerária – expressão do presidente do Conselho Deliberativo – sobram exemplos, e as consequências se amontoam, do que bem pode ser chamado de gestão desastrosa”. Bem, à luz do estatuto, não existe a figura da Gestão Desastrosa e sim o da Gestão Temerária, o que é bem diferente e que tem seus critérios muito mais objetivos (corrupção, malversação do financeiro do clube, dilapidação do patrimônio, descumprir parte ou em todo o estatuto, assinar documentos, comprar ou vender bens que acarretem prejuízo ao clube e sem os ritos estatutários de consulta aos conselhos Fiscal e Deliberativo, etc).

O simples chamamento desta AGE visa tão somente antecipar a chance do mais forte grupo de oposição em chegar mais cedo ao comando do clube. A sua verdadeira motivação são os resultados pífios em campo do ano de 2018, quando o Vitória não ganhou uma competição sequer em sua categoria profissional, não venceu nenhum clássico, foi eliminado pelo Sampaio Correia na Copa do Nordeste e coroou o ano com o triste rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Só que para destituir um presidente é preciso comprovar que ele esteja cometendo algum ato administrativo ilícito e não por campanhas medíocres nas diversas competições esportivas. O Estatuto é claro quanto a isso. Querer trocar o presidente a cada campanha ruim ou derrota vergonhosa é transformar o maior cargo do clube numa espécie de “treinador de futebol” e que fatalmente deixará o clube numa instabilidade gerencial interminável. Faz parte da democracia, também, esperar o tempo certo para tentar voltar a comandar o clube e este tempo será em setembro de 2019. Por isso as perguntas que surgem são:

1) Por que essa pressa toda?

2) Por que este grupo que está tentando voltar ao comando do clube desde 2016 não pode esperar setembro de 2019? Será medo de morrer antes? Medo de alguma profecia apocalíptica?

3) Será medo de pegar o time em 2020 na Série C? Mas quem garante que seremos rebaixados da B pra C em 2019?

4) Ou será medo de uma improvável (mas não impossível) recuperação de Ricardo David com uma campanha forte na Série B, título baiano e copa do nordeste? Tal fato poderia sim, recolocar o atual presidente na briga. E apesar desta probabilidade ser muito pequena, não significa que já pode ser descartada, afinal ninguém sabe o dia de amanhã.

O curioso é que os idealizadores desta tentativa de AGE foram presidentes do clube e também tiveram vários dissabores no campo de jogo. Um deixou o time na Série C e o outro perdeu dois pentacampeonatos para times do interior e em casa, Colo-Colo (2006) e Bahia de Feira (2011), além de ter rebaixado o clube para a Série B em 2010. E nenhum deles foi “impitimado” na temporada seguinte. Ambos concluíram seus mandatos, se bem que Paulo Carneiro sofreu tanta pressão, que renunciou ao fim da temporada 2005. Mas ele já tinha sido rebaixado em 2004 e em 1991, seu primeiro ano como presidente do clube, pra quem não sabe.

Se for apresentado uma denúncia real e com embasamento de algum ato administrativo ilícito por parte de Ricardo David, aí sim teria meu apoio e eu poderia muito bem assinar numa boa. Entretanto, os motivos que eu identifico nesta petição são apenas políticos, oportunistas e que querem aproveitar o momento de raiva e frustração dos sócio-torcedores para aplicar um revanchismo político de baixo nível. Eu até estava levando a possibilidade de votar na chapa de PC nestas eleições de 2019, mas quando vejo uma atitude dessa, com ar golpista e com um odor forte de oportunismo, eu começo a recuar desta ideia.

E digo mais, se a atual diretoria tiver mesmo que sair, incluindo os Conselhos Fiscal e Deliberativo, que seja por uma INTERVENÇÃO. E que o interventor seja uma pessoa alheia às últimas disputas políticas do ECV, bem nos moldes do que aconteceu com o Bahia, quando o advogado Carlos Rátis foi nomeado interventor. Ele não fazia parte de nenhuma corrente política do rival e dizem até que nem tricolor era, passou a ser depois de ser sido interventor e pelo carinho que recebeu por parte da torcida rival.

Agora, por que não vejo essa hipótese de intervenção ser levantada pelos grupos de oposição? Vale ressaltar que para se ter uma INTERVENÇÃO no clube é preciso denúncias robustas de ato administrativo ilícito e/ou lesivo tanto às finanças quanto ao patrimônio material do clube. Também não se faz intervenção por perder título estadual, regional e rebaixamento. Frise-se.
O proposital esquecimento de uma tentativa de “intervenção” e da lembrança apenas de antecipação de eleições gerais só mostram que, de fato, eles tão pouco se lixando pelo resgate institucional do clube. A ideia é de apenas facilitar o retorno ao comando do Esporte Clube Vitória, já que neste exato momento não há nenhuma outra chapa (ou candidato) que possa lhe atrapalhar. Se fosse feita uma eleição agora, a chapa Vitória Gigante ganharia sem dificuldades. Agora, uma improvável recuperação de RD, com conquistas estaduais e regionais, além duma campanha forte na Série B pode sim inviabilizar a terceira tentativa de quem quer retornar ao clube. E também, de janeiro a agosto podem surgir chapas que possam brigar voto a voto com o grupo VG. Talvez esteja aí o motivo por trás dessa tentativa de AGE.
Abre o olho, torcedor!
VITÓRIA SEMPRE!

27 respostas em “O QUE ESTÁ POR TRÁS DA TENTATIVA DE AGE PELAS OPOSIÇÕES?

  1. Ano passado, o cara deixa de contratar Gilberto pra contratar Walter Bou.

    Deixou de contratar um cara que teve boa fase no Toronto, São Paulo e Portuguesa, pra apostar numa bostinha do Boca Juniors.

    Agora vai montar um time competitivo pra série B ?

    Vamos ficar é patinando e olhe lá… nessa série B isso sim.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Eu até compartilho do seu medo acerca do prejuízo institucional que o ECV poderia sofrer com essas trocas “prematuras” de direção, Fábio. Acontece que já estamos na merda há, pelo menos 4 anos. Agora estamos perto do fundo do poço. O repertório de caganças administrativas de Ricardo David parece não ter fim. Ele já anunciou que existem propostas por nossas maiores joias, Luan e L Ribeiro. O problema é que as circunstâncias são as piores possíveis: o clube quase falido. Certamente, estes jogadores sairão para algum time nacional, por um valor irrisório, para diminuir o rombo nos cofres do Vitória. E ainda está transformando o nosso time em um Inter C. Este cidadão vai nos levar à série C. Você ainda tem alguma dúvida ?
    Por fim, este é o primeiro texto que você publica que eu considero infeliz devido ao que fala sobre uma possível recuperação de RD.
    Sem querer ofender !
    Gosto muito de seus textos, exceto este !

    Curtido por 1 pessoa

      • Não. Assim como não é impossível ganhar na mega da virada. Contudo as chances são quase nulas. Da mesma forma, acho que RD já demonstrou que, com ele, nossas chances de retorno a série A são quase nulas. Basta ver o que foi feito por ele até aqui e o que pretende de agora em diante. Nada nos leva a acreditar nele. Desta vez, quem quiser acreditar nele não poderá dizer que foi enganado.
        Só sei que meu apoio para afundar o Vitória aquele charlatão não terá. Mas, respeito sua opinião, Fábio.

        Fooora David !!!

        Curtido por 3 pessoas

      • Se eu não votasse em Ricardo David, ele seria o vencedor do pleito com 944 votos e não mais com 945. Meu voto individual não fez a menor diferença. Agora se vc quiser ser RESPEITADO e não ter seu nome bloqueado aqui pra comentar, RESPEITE quem pensa diferente de ti. Eu votei e voto em quem eu quiser, em que eu achar o melhor e não no que vc pensa ser o melhor. Não te pedi opinião pra votar e nem preciso disso. Penso por mim mesmo. Tô cagando e andando pro que a torcida do bahia pensa. Se vc se importa com isso, a culpa do sentimento de inferioridade é seu e não meu.

        Curtido por 1 pessoa

  3. Parabéns pelo texto! Falou tudo!

    Respeito a opinião de todos, mas vou dar a minha:

    Estou muito triste com a situação do nosso clube, mas David foi eleito de forma correta e nas regras do estatuto, então, só deve sair no final do mandato ou por renúncia.

    Com esses grupos de conselheiros brigando entre si e aparentemente torcendo contra, ficará difícil uma recuperação rapida da instituição. Muito complicado!

    Ficou mais uma vez provado para mim que, não importa o sistema político de um clube ou uma nação, se não tivermos pessoas de boa fé e competentes a frente, não se chega a lugar nenhum. Infelizmente os dirigentes do clube provam a cada dia que não tem capacidade administrativa para unir e transformar o nosso Clube no gigante que esperamos.

    SRN

    Curtir

  4. É isso ai Fábio. O importante é a legalidade. Se estamos sem perspectivas e sem projetos, isso é apenas um detalhe. Se estamos mortos desde 2014 e há seis anos sem ir nem a uma final de nordestao (ate campinense e Sampaio Correa ja foram campeoes), se o bahia está se reestruturando, tomando conta da fonte nova e sua diretoria omissa e, ainda, se estamos falidos e voltando a dever salários, isso são apenas pequenos detalhes diante da magnitude da legalidade protegida.
    Só espero uma coisa: se esse declínio que estamos vivendo ha mais de cinco anos, sem um time capaz de empolgar o torcedor e elevar a auto estima de nós pobre coitados rubro negros, continuar por mais quatro anos (basta a torcida eleger um outro qualquer em Setembro ou Janeiro, exatamente como Ivan e Ricardo), com real possibilidade de serie C, nao mude o seu discurso. Sofra calado e defendendo a sua legalidade. A torcida do bahia sera eternamente grata a você. Eles estão adorando seu blog. Mandam o link pra mim direto. Amam Ricardo Davi e morrem de medo da volta de paulo carneiro. Sabem o que sofreram com o responsável por 80% dos títulos da HISTÓRIA do clube. Sds rubro negras.

    Curtido por 1 pessoa

    • Esse Ricardo Davi é a imagem da incompetência vide ( Walter bou Meli centro de burrugência é uma serie de derrame de dinheiro pelo ralo sem falar que deixa outro incompetente assumir a direção de futebol transformar o time em Vitoria em Inter ” D” ou seja tudo que não presta lá vem pro Vitoria nunca senti tanta vergonha de torcer pro Vitoria, esse cara vai levar o clube para a serie C e não haverá nenhum Alex Portela para bancar o retorno a serie B ou A pois ele vai se picar e deixa a merda feita pois eu já vi ninguém me contou não esse merda com a camisa do Flamengo no camarote do Flamengo aqui no Maracanã nem Vitoria essa coisa É , defender Ricardo Davi diante de tanto terror administrativo profissional futebolístico é assinar um atestado de burro ao quadrado ele é horroroso em todos os sentidos “Fora Ricardo já “

      Curtido por 2 pessoas

  5. Como não tem indícios meu velho? Você sabia que no dia 25/11/2017 uma AGE determinou que uma comissão investigasse Iva de Almeida? Você sabia que além de não realizar a investigação o presidente do conselho nunca publicou essa ata da AGE?
    O que o presidente do conselho teme em uma investigação?

    Curtido por 1 pessoa

  6. Hoje sai a notícia de que o Ceará tem interesse no único centroavante da temporada que teve o mínimo de rendimento aceitável…

    Que é o Léo Ceará…

    Então como não vamos desanimar me diga aí…

    Como não concordar com esta AGE ? O coração do torcedor é fraco e fala mais alto.

    Apesar de que sei que o certo é dar estabilidade a democracia do clube !

    Curtir

  7. O clube afundado em uma cota pequena de receita, vai ter que conviver com a saída de Neílton.

    Neílton foi horroroso ano passado. Quem daqui do blog foi um dos que mais pediu a saida dele do time ?

    Só que Neílton é um jogador de CLARA QUALIDADE COMPROVADA e que poderia nos ajudar MUITO na série B.

    Ele vai mandar pro inter …

    Quando deveria tentar algum tipo de redução salarial ou algo do tipo e tentar motivar ou melhor ainda… provocar o jogador.

    Deixou o Rhayner sair também, que é outro jogador que fez a série B aqui com a gente lembra ?

    Se lembra das passagens dele no Fluminense e na Ponte Preta ?

    Então… como neste cenário nós poderíamos nos livrar deste jogador ?

    Curtir

  8. Vou te dizer uma coisa Fábio, eu acho que a democracia faz bem pra qualquer instituição.

    Desde que tenha regras de disputas mais igualitárias é claro.

    Olha Fábio tu pode até nutrir alguma esperança de que Ricardo David pode desfazer uma parte deste fracasso dele…

    E olha que este loroteiro me enganou também.

    Mas é só eu que estou desesperado ?

    Porque as últimas movimentações desta diretoria são absolutamente desastrosas.

    Não acho que porque o ano virou o David vai melhorar não.

    Sabe o que está marcado pra acontecer ?

    Uma humilhação nunca antes vista no primeiro semestre já !!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Folgo em saber dessa sua postura e de ficar na linha do correto.
    Parabéns pelo texto que reflete sem subterfúgios a política rasteira dessa banda podre que tenta tomar o clube de assalto.

    Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.